Ver Versão Completa : Em busca de um semi-eixo traseiro (F-75)
flaviovs
20/03/2009, 17:49
Pessoal, a quanto tempo sem visitar o fórum...
Bom, quebrei o semi-eixo traseiro (vulgo "bengala") da No.2. Braçada total... Estava carregando uns entulhos da obra e o carro não quis subir uma rampinha. Para não forçar o conjunto, engatei a reduzida mas... esqueci de travar a roda-livre.
Tléc... semi-eixo quebrado.
Castigo, escrever cem vezes para lembrar:
NÃO SE DEVE LIGAR A REDUZIDA SEM TRAVAR A RODA-LIVRE
NÃO SE DEVE LIGAR A REDUZIDA SEM TRAVAR A RODA-LIVRE
NÃO SE DEVE LIGAR A REDUZIDA SEM TRAVAR A RODA-LIVRE
...
:parede:
Tudo muito bem, vamos atrás de um semi-eixo. Eis o problema... Já rodei tudo aqui em busca de um e nada. Pelo que ouvi, vai ser difícil. Aqui no Rio já tentei na JAP, Carlinhos (Itaboraí), Ricardo (Manilha), seu Carvalho... Quem é daqui já percebeu o drama.
Em tempo: é o esquerdo (motorista), estria grossa. Não é chavetado (prato). Tem mais ou menos uns 84cm (da ponta da estria ao prato).
Sendo assim, pergunto: alguém tem idéia de onde acho um semi-eixo deste para vender?
RogérioNunes
20/03/2009, 19:37
Acho que tenho um semi eixo desses aqui.
Vou confirmar...ele tem 84cm da ponta da estria a face interna ou externa do prato?
Dê graças a Deus por ele ter quebrado numa situação dessas, já pensou se fosse em alta velocidade?
Sei não, mas só por ter ligado a reduzida sem engatar a roda livre não seria motivo para causar a quebra, será que já não estava pelas pontas pra quebrar?
[]´s
Pessoal, a quanto tempo sem visitar o fórum...
Bom, quebrei o semi-eixo traseiro (vulgo "bengala") da No.2. Braçada total... Estava carregando uns entulhos da obra e o carro não quis subir uma rampinha. Para não forçar o conjunto, engatei a reduzida mas... esqueci de travar a roda-livre.
Tléc... semi-eixo quebrado.
Castigo, escrever cem vezes para lembrar:
NÃO SE DEVE LIGAR A REDUZIDA SEM TRAVAR A RODA-LIVRE
NÃO SE DEVE LIGAR A REDUZIDA SEM TRAVAR A RODA-LIVRE
NÃO SE DEVE LIGAR A REDUZIDA SEM TRAVAR A RODA-LIVRE
...
:parede:
Tudo muito bem, vamos atrás de um semi-eixo. Eis o problema... Já rodei tudo aqui em busca de um e nada. Pelo que ouvi, vai ser difícil. Aqui no Rio já tentei na JAP, Carlinhos (Itaboraí), Ricardo (Manilha), seu Carvalho... Quem é daqui já percebeu o drama.
Em tempo: é o esquerdo (motorista), estria grossa. Não é chavetado (prato). Tem mais ou menos uns 84cm (da ponta da estria ao prato).
Sendo assim, pergunto: alguém tem idéia de onde acho um semi-eixo deste para vender?
flaviovs
20/03/2009, 20:05
Acho que tenho um semi eixo desses aqui.
Vou confirmar...ele tem 84cm da ponta da estria a face interna ou externa do prato?
Dê graças a Deus por ele ter quebrado numa situação dessas, já pensou se fosse em alta velocidade?
Sei não, mas só por ter ligado a reduzida sem engatar a roda livre não seria motivo para causar a quebra, será que já não estava pelas pontas pra quebrar?
[]´s
Salve Roger.
O semi-eixo tem uns 84cm da ponta da estria até a face interna do prato. Vou tirar as medidas exatas e passo aqui...
Sim, também dou graças a Deus por ele ter quebrado assim! Foi a primeira coisa que pensei...
Ao reduzir sem ligar a RL, todo o torque de saída da caixa de transferência é direcionado para o eixo traseiro, que não foi feito para aguentar este tranco todo. Tem (tinha) uma mensagem aqui no fórum aonde alguém fez o cálculo e provou isso. Nota: estava em uma subida de uns 30° com +ou- uns 800-1.000kg na caçamba...
Porém... acho que há algo mais aí sim. No ponto de ruptura o aço está com aspecto de que possivelmente havia alguma microfissura alí. Aí com a força toda...
Veja aí se você tem o eixo. Se tiver, quiser vender, for igual ao meu e fizer um preço camarada :mrgreen:, então está falando com o futuro comprador... ;-)
flaviovs
23/03/2009, 20:36
Salve Roger.
Medi o semi-eixo (SE). Ele tem "cerca" de 84cm do lado interno do prato até a ponta, e 85cm para o lado de fora do prato (não contando os prisioneiros).
Digo "cerca" porque se vê que foi feito um trabalho de esmeril na ponta estriada, aparentemente para diminuir o tamanho do SE. Um mecânico uma vez me disse que aquilo era porque na verdade o SE era de carro da GM, de C-10 mas especificamente. Não sei se procede isso.
Eu particularmente acho que esmerilharam a ponta para diminuir em alguns milímetros o SE para encaixá-lo em um diferencial com "toquinho" na planetária (o miolo deve ter sido aproveitado de diferencial chavetado -- e devem ter ficado com "preguiça" de desmontar tudo para tirar o "toquinho"). No ferro-velho me afirmaram que aquele SE tem uns 84,5cm, portanto acho que minha teoria é válida.
Mas... enfim. São 84cm e alguns quebrados :-), estria grossa. Vê aí se é igual ao que você tem... Se for e quiser fechar negócio, me manda uma MP para combinarmos tudo.
Obrigadão!
flaviovs
24/04/2009, 17:39
Só pra dar um fechamento ao tópico: foi difícil, mas consegui comprar um SE novo, zerado.
Paguei R$ 350 pela peça -- ou seja, o preço que os ferro-velhos daqui da área estavam cobrando por uma usada (se tivessem, claro). Aliás, muito cuidado: tem loja de gente boa muito conhecida aqui no fórum que orçou a peça em mais de R$ 700. Ou seja, tem que pesquisar antes de fechar...
A peça foi encomendada na Jeeponta (http://www.jeeponta.com.br), que tinha para pronta-entrega. O atendimento lá foi de primeira e o pessoal demonstra entender muito bem do assunto. O Jorgiño que me atendeu deu certeza que sabia exatamente qual era a peça e me garantiu que se o semi-eixo não servisse bastava eu mandar a peça de volta que ele me reembolsava o valor pago e o frete. Não é qualquer um que trata o cliente assim...
(Não, não estou fazendo propaganda nem levando comissão. Só acho que a gente tem que divulgar quando é bem atendido também.)
No mais agradeço a todos as respostas, principalmente ao colega Roger que se habilitou a sujar a mão de graxa pra ver se um dos SE dele servia pra mim... :-)
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