Ver Versão Completa : Buggy Rally dos Sertões
Rodrigo K.
20/03/2009, 15:16
Para os entusiastas, seguem fotos do buggy 4x2 que estou fabricando para o Rally dos Sertões 2009. Chassi fabricado na Bergertec www.bergertec.com.br (http://www.bergertec.com.br)
Ficha Técnica
Piloto: Rodrigo Khezam
Navegador: João Víctor Ribeiro
Motor: Nissan V6 central
Cambio: Fortin Sequencial (americano)
Amortecedores: Desert-Runner (americanos)
Entre-eixos: 2800 mm
Bitola dianteira: 1950 mm
Bitola traseira: 2200 mm
Peso: 1400 quilos (estimado)
Patrocinadores: Reebok, Garrett, Sermec, Bergertec e Bio Bonte
Ninja4x2
20/03/2009, 15:29
o X2 não correu.. será se esse corre hauhauhaa show de bola o projeto, já conhecia abs!
paulo henrique amorim
20/03/2009, 15:39
Realmente parece que vai ficar um Show.
Quero ver-la quando estiver carenada, boa sorte e abraços
Paulão.
Marcelo A. Marchiodi
20/03/2009, 16:03
Rapaz, gostei demais!!!
Alto nível, suspensão de verdade!! ...falar nisso, os braços inferiores são do tipo "boxed arms"?
Gostei da mesa de chassis, to a fim de fazer uma pra mim também, mas menor um pouco.
Que bom que estão começando a aparecer construtores de verdade, já estava de saco cheio de ver só Mitsubishis e Trollers nos ralis.
Rodrigo K.
20/03/2009, 16:34
Marcelo,
Não sei o que você entende por "boxed arms"; Eu chamo de duplo "A"
A mesa é fundamental pra fazer um chassi bem feito, senão o carro não dá alinhamento nunca. Sem contar que é mais fácil de se construir e soldar.
Além do meu crro, o Sertões desse ano devem ter outros protótipos. Um deles é o Sherpa, que deve aparecer com um numero significativo de unidades correndo. É um projeto top de linha que está dando trabalho pra evolution. Veja em www.workmem.com.br (http://www.workmem.com.br)
Outra equipe que está com um buggy é a Off-limits. Ano passado eles estreiaram um monoposto e esse ano já estão fazendo um 2 lugares.
Tem também a BHaja (www.bhaja.com.br (http://www.bhaja.com.br)). Não sei se o carro deles fica pronto a tempo.
Abs
Marcelo A. Marchiodi
20/03/2009, 16:54
Legal Rodrigo!
A mesa da Bergertec é de chapa de aço? Qual a espessura? 1/2"? Tenho que fazer logo a minha, pra poder terminar meu projeto, dê uma olhada se puder, o link tá na minha assinatura.
Gostei dessa informação, já guardei os sites no favoritos, bom saber que tem um pessoal mudando essa cena por aqui!:concordo:
Rodrigo, foi mal, não me expliquei direito, sei que é uma "duplo A".
O que quiz dizer com "boxed arms" (mais ou menos "braços em caixa") é a técnica de construção, veja nas fotos anexas, são chapas cortadas em laser ou jato de água (preferencialmente no jato de água) e encaixadas como quebra-cabeças tridimensionais, e tudo soldado com TIG, forma um conjunto muito forte, e leve.
É que fiquei com a impressão que pelas fotos o braço de suspensão inferior era feito nessa técnica.
Mantenha-nos informados do progresso!
marcelo cenora
20/03/2009, 17:10
que legal, é o flavio berger que tá construindo pra vc? acho o trabalho dele sensacional.
Rodrigo K.
20/03/2009, 17:51
Marcelo, neste caso a resposta para a sua pergunta é SIM; os braços dianteiros inferiores e os traseiros são feitos de chapas soldadas. O superior dianteiro é feito de tubos.
O Flávio é um velho amigo meu (conheço ele desde 2004). Sempre ficavamos imaginando vários projetos, ele querendo projetar e eu pilotar. Depois de muitos anos, ele montou a empresa dele e eu formei minha equipe de rally... o resultado está sendo isso... eu já fiz 3 Rally dos Sertões e ele já fez vários chassis...
Abs
cRiPpLe_rOoStEr
20/03/2009, 22:54
esse motor nissan v6 por acaso é o do 350z?
Ninja4x2
21/03/2009, 11:44
nos EUA, buggy rally raid é o que comanda né... aos poucos os brasil vai entrando nessa tb..
as "saveiros" da work e os prototipos da MEM motrs sport mandaram bem, tem o fordinho da equipe fischer de rally q é muito bom.. tem o cheeta...
a s10 da off limits.. entre outros... e isso ai.. quem sabe um dia não faço um tb! heheEHEH ABS!
Ninja4x2
21/03/2009, 11:45
Rodrigo, pq o X2 não correu no sertoes??
Rodrigo K.
21/03/2009, 17:44
Caro,
O X2 foi feito e construido pelo Flavio quando ele estava no primeiro ano de engenharia mecânica. É um carro conceito, não um carro de corrida. Ele tem a mecanica completa mas só pra movimentar, dar a volta no quarteirão... nada mais é do que uma maquete em escala real. Além disso, o Flávio não é piloto.
Esse buggy que estou fazendo é uma evolução de um buggy que eu tinha, desenvolvido pela Fiat e com carenagem de Doblo. Ou seja, é um carro de corrida de verdade, feito pra andar rápido. O X2 não correu e nem vai correr... alias, ele nem precisaria ter motor, pois o objetivo era experimentar conceitos novos.
Abs
Marcelo A. Marchiodi
21/03/2009, 17:57
Rodrigo, qual o curso da dianteira e traseira? Os coilovers, você importou?
Rodrigo K.
21/03/2009, 20:43
Na dianteira há 300 mm de curso, em quanto que a traseira tem 46 mm.
Os amortecedores e molas são americanos da marca Desert-Runner.
Abs
Ninja4x2
22/03/2009, 09:46
hun..... o doblo q participou em 2003 no sertoes? que o Cacá Clausete e o tedesco correram? com motor do stilo abarth?
Rodrigo K.
22/03/2009, 12:14
Sim, esses mesmos. Esses dois buggys foram desmontados e fiquei com todas as peças para fazer o meu novo. Bandejas, amortecedores, cambio, caixa de direção...isso tudo veio dos doblos.
Era dois carros. Eu estou com as peças dos dois. Um dos carros foi totalmente destruido, outro está na fiat, porém só resta o chassi mal conservado e a fibra.
Marcelo A. Marchiodi
22/03/2009, 22:09
Estou negociando um jogo de coilovers desses com o Caca, 2 de 14 polegadas e 2 de 16 polegadas de curso.
Ainda não defini, mas a minha suspensão vai ficar por aí, entre 30 e 35 cm de curso.
Rodrigo K.
23/03/2009, 13:11
Pode comprar os amortecedores porque são muito bons. Sei que ele tem amortecedores sem uso.
Abs
Rodrigo K.
23/03/2009, 13:20
Marcelo,
Me mande fotos do seu Gurgel no meu email. Fiquei curioso! rodrigokhezam@yahoo.com.br
Abs
Ninja4x2
23/03/2009, 14:20
marcelo posta fotos dele ai melhor hehehehe abraços tb fiquei curioso!
Marcelo A. Marchiodi
23/03/2009, 15:49
Ihh pessoal, vou ter que decepcioná-los, ainda não tenho nada pronto, to juntando algumas peças ainda pra poder começar a projetar.
Mas resumindo vai ser com motor Subaru 2.2 (provavelmente sobrealimentado, com blower, ainda em estudos...), suspensão duplo A na frente e talvez atrás (ainda to pensando se vou fazer trailing arm na traseira...), tração 4x4... tá sendo um problema encontrar solução para a transmissão, to negociando uma caixa de transferência de Pajero aqui e tentando inventar algo pra poder usar ela, talvez um tork tube, meio como era no Carajás. Diferencial de Omega ou similar... coilovers... direção pinhão e cremalheira rápida, alavanca de engate rápido e por aí vai.
De Gurgel só vai sobrar a casca!
To penando e demorando pois eu mesmo to fazendo tudo, e para cada coisa que penso, tenho que às vezes fazer a ferramenta, como no caso da estrutura tubular, que tive de fazer uma curvadora, vou ter que fazer uma mesa de chassis, entre várias outras coisas. E ainda o foato de ter que me virar pra estudar e aprender nos fóruns gringos, não sou engenheiro, sou designer e técnico mecânico, mas vou me virando, sendo um autêntico autodidata!
To encarando ele mais como um aprendizado, construindo como se fosse um carro de rali mesmo, e com esse aprendizado, construir algo maior pra entrar no Sertões também! E um dia, chegar ao Baja 1000!
Tem um tópico sobre ele aqui no fórum: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40391
Ninja4x2
23/03/2009, 18:15
beleza cara boa sorte no projeto! seu sonho é o mesmo do meu... o meu baja tb um dia vai ser para rally e não para trilha. um dia vou fazer um class11 :-) abs!!!
Flávio Cadore
23/03/2009, 19:32
Sim, esses mesmos. Esses dois buggys foram desmontados e fiquei com todas as peças para fazer o meu novo. Bandejas, amortecedores, cambio, caixa de direção...isso tudo veio dos doblos.
Era dois carros. Eu estou com as peças dos dois. Um dos carros foi totalmente destruido, outro está na fiat, porém só resta o chassi mal conservado e a fibra.
"O cara tem costas quentes."
Rodrigo K.
23/03/2009, 19:39
Costas quentes nada.... peguei um monte de peças usadas com o Cacá, que não serviam pra mais ninguem, pra tentar fazer um carro de corrida. De dois carros velhos e ruins fazer um novo e bom... HEhehehehe
Ninja4x2
24/03/2009, 15:33
:mrgreen: costa quente ahauhauha posta mais foto do projeto
Marcelo A. Marchiodi
24/03/2009, 15:39
Rodrigo, dá uma olhada nesse projeto: http://www.race-dezert.com/forum/showthread.php?t=59281
Rodrigo K.
24/03/2009, 16:56
Cara, bem legal esse projeto. Tenho quase certeza de que quando esse carro não está com o 4x4 engatado, ele fica tração dianteira apenas. Tá aí um projeto fácil de ser executado usando componentes de qualquer 4x4 normal que tem no mercado. Porém, segundo as normas da FIA, um carro 4x4 tem que ter o motor da metade do entre-eixo pra frente, enquanto um 4x2 é livre. Ou seja. 4x4 só com motor na frente.
Se a intenção não for correr, dá pra copiar esse.
Abs
Para os entusiastas, seguem fotos do buggy 4x2 que estou fabricando para o Rally dos Sertões 2009. Chassi fabricado na Bergertec www.bergertec.com.br (http://www.bergertec.com.br)
Ficha Técnica
Piloto: Rodrigo Khezam
Navegador: João Víctor Ribeiro
Motor: Nissan V6 central
Cambio: Fortin Sequencial (americano)
Amortecedores: Desert-Runner (americanos)
Entre-eixos: 2800 mm
Bitola dianteira: 1950 mm
Bitola traseira: 2200 mm
Peso: 1400 quilos (estimado)
Patrocinadores: Reebok, Garrett, Sermec, Bergertec e Bio Bonte
O Buggy é bacana, mas a dupla de tripulantes, sei não hein!? kkkk Abração piloto.
Marcelo A. Marchiodi
04/05/2009, 09:54
Atualizações?
Ninja4x2
04/05/2009, 11:31
pois é né... tb quero atualizaçoes!!!!!!! :-) vou proucurar algo :-)
Ninja4x2
04/05/2009, 11:33
marcelo fiz um topico no rally forum.. cadastra lá
http://www.rallyforum.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=9
Ninja4x2
04/05/2009, 11:35
ah... o rodrigo é aqui do forum ele podia colocar algo né hehehe
Rodrigo K.
11/06/2009, 12:09
Está quase pronto. A má notícia é que não vai dar tempo de ir por Sertões. Essas fotos não são as mais atuais não. Logo publico mais.
Ninja4x2
11/06/2009, 12:14
que pena em rodrigo, o meu baja tb não vai ficar pronto a tempo hauhauhauahuahha quem sabe daqui uns 10 anos ele não fica pronto huauhauahuahauha... mas ainda da para pegar umas etapas do brasileiro de CC né?
Está quase pronto. A má notícia é que não vai dar tempo de ir por Sertões. Essas fotos não são as mais atuais não. Logo publico mais.
Fala Khezam,
Cara, é uma pena que não deu esse ano, mas ao mesmo tempo vai sobrar mais tempo para preparar e testar o carro.
O nosso (www.bhaja.com.br (http://www.bhaja.com.br)) tá indo, estamos terminando as adaptações da dianteira, suspensão e direção, conseguimos as homocinéticas do Porsche 930,
e a expectativa é andar no fim do ano.
Pelo visto vamos bater uns pegas no Sertões do ano que vem.
Abraço,
Fred
Acho muito lindo ver essas construções sendo feitas no Brasil.
Ví que muita gente da equipe já participou do Sae Baja. Também participo e pretendo assim que formar seguir o mesmo caminho que vocês. Parabéns.
Quais softwares vocês estão usando? Solidworks, Adams, Car Sim?
Ninja4x2
09/07/2009, 12:32
Em maio meu baja já vai estar pronto para correr... MAIOmenos uns 10 anos hauhauhauha.. se não em agosto... a gosto de Deus huahauhauha... mas quem sabe um dia... o cenoura já está em um nivel bem proximo para competir... falta só a sup. e uns detalhes hehehe né marcelão??
Estamos usando os seguintes softwares:
SolidWorks - projeto geral, Ansys - simulação de chassi e peças, MatLab - simulação de salto, Adams - simulação suspensão
Novas fotos do RK1, com a carroceria já pronta! Estamos esperando o motor ficar pronto, falta fazer elétrica, painel, e montagem final!
cRiPpLe_rOoStEr
12/07/2009, 20:36
me lembrei agora dos protótipos fiat doblò que correram o sertões em 2003...
São parentes distantes, bemmmmmmmmmmmmm distantes, afinal já se vão 6 anos de evolução, do velho Doblo só sobraram os amortecedores desert-runner, o câmbio Fortin e o formato do acrílico das portas, o resto todo é novo!
São parentes distantes, bemmmmmmmmmmmmm distantes, afinal já se vão 6 anos de evolução, do velho Doblo só sobraram os amortecedores desert-runner, o câmbio Fortin e o formato do acrílico das portas, o resto todo é novo!
João,
Bacana, é muito bom ver esse carro de volta depois de tantos anos.
Apesar de todas as mudanças, ainda tem muito cordão de solda meu nesse carro hehehe.
A carenagem pelo visto deu muito trampo, mas parece que falta pouco para andar
novamente.
Bom trabalho! Abraço!
Tá quaseee! Logo o v6 vai falar alto e ela volta a fazer bonito nas pistas!
Ninja4x2
14/07/2009, 13:30
to de olho nesse prototipo faz tempo..falando nisso kd o rodrigo.. sumiu hein...
to de olho nesse prototipo faz tempo..falando nisso kd o rodrigo.. sumiu hein...
Coloquei ele de castigo em Brasilia, enquanto ele nao terminar o carro, nao pode sair de la! hehehehe Brincadeira, esta trabalhando, mas ja aparece aqui.
Ninja4x2
15/07/2009, 12:48
ahh é.. vi um topico no rallyforum ele falou q estava em brasilia eu acho..
Rodrigo K.
19/07/2009, 00:09
E aí Ninja, beleza?
Eu estou por aqui...as vezes fico um tempo sem entrar no fórum, mas de vez em quando dou uma espiada... to vendo que o meu navegador João Victor (Joviari) está mantendo vcs atualizados...
Acabando o motor, mais duas semanas roda.
Abs
Ninja4x2
19/07/2009, 18:25
blz rodrigo!!!
O jão victor está mantendo contato sim e respondendo tudo heheheheh... estou curioso para ver está maquina acelerando hehehehe.. o rally forum está fora do ar né?
Abração!!
Detalhes da suspensão do Buggy.
iae galera blz?
alguém sabe o desfecho dessa historia??? fiquei curiosão pra saber como ficou essa maquina:pipoca:... se alguem souber oq está rolando posta ia.
vlw.
:concordo:
Felipe.C.A
23/10/2010, 17:29
eu fiquei sabendo que o buggy ja esta pronto, desde a epoca dos sertoes, porem estava em Brasilia fazendo testes, não sei mais o que rolou, mas ja vi umas fotos dele carenado e ficou joia! esse ano ele começou o sertoes de s10 e termiou de gaiola hauhauah
No prologo:
http://www.vipcomm.com.br/upload/reeboksertoes_doni_100810002.jpg
Na chegada:
http://www.vipcomm.com.br/upload/reeboksertoes_fad_2008100003.jpg
abs!
Felipe.C.A
23/10/2010, 17:33
http://www.rallyforum.com.br/forum/download/file.php?id=1
http://www.rallyforum.com.br/forum/download/file.php?id=3
Fotos do motor Motor Nissan V6 3.0
http://www.tagracing.com.br/conteudo.php?cont=54&modulo=7
Gordinhocross
23/10/2010, 21:12
http://www.rallyforum.com.br/forum/download/file.php?id=1
http://www.rallyforum.com.br/forum/download/file.php?id=3
Fotos do motor Motor Nissan V6 3.0
http://www.tagracing.com.br/conteudo.php?cont=54&modulo=7
Qual o custo de uma obra dessa?
Rodrigo K.
18/04/2011, 23:28
Fala Felipe.
2011 vamos largar e chegar de gaiola. Conto com a torcida. Abs
Rodrigo K.
18/04/2011, 23:29
To por aqui!
Arthur Makoto
19/04/2011, 01:59
Cara, ano passado estava lá de apoio da Equipe MS Rally aqui de Brasília e ví a S-10, vocês são guerreiros por terem chegado, parabéns.
Esse ano vamos novamente.
Posta fotos da gaiola.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.