Conectar

Ver Versão Completa : Cambão

Binaro
26/10/2004, 16:50
Fala povo,

Bom, estou pensando em compra um cambão pra carregar meu jipe, já que o consumo dele não ajuda muito... Bom, estava pensando em um cambão do tipo "Y" no parachoque dianteiro, mas daí me veio uma dúvida. Como o jipe fica? com a direção fixa ou com tudo solto mesmo? Seria indicado para viagens acima de 300 km? Será que aquelas carretinhas que erguem os pneus dianteiros não seria mais indicado? Bom, qualquer sugestão será bem-vinda...

Valeu e abraços...

Afonso Carlos
26/10/2004, 17:00
O cambão na forma de Y ao qual se refere, deve ser o Tow bar.

Eu nunca tive problema algum com este, já reboquei vários Jeeps por distancias até superiores a que vc mencionou.

É só ter bom censo, e lembrar que está rebocando um carro de até 1.5 Ton com centro de gravidade alto e sem estabilidade.

O carro motriz deve sempre ter o peso maior em relação ao rebocado, no caso o Jeep, por contar somente com o freio do rebocador.

Um abraço Afonso Carlos.

Eduardo Velo
26/10/2004, 18:21
O Towbar conduz o rebocado , acompanhando o puxador , pode puxar tranquilo , isso já foi bem discutido aqui - http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=639&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=

Se for rodar muito é aconselhável que ligue lanternas e freios junto com o puxador ...

[]s...

Ian Moreira
26/10/2004, 19:01
Um conselho que todos esqueceram de dar, foi que com o Jeep cambado, não se pode dar ré, toda a vez que for preciso dar ré, você têm de desengatar ele do rebocador, eu digo isso por experiência própria, quando acabei de fazer meu (ex) jeep reboquei ele por +- 100 Km, em uma F-250, não tive problema nehum, quando cheguei em minha cidade me lembrei das palavras do Reinaldo(da oficina que eu peguei ele) "nunca dê ré cambado", quis fazer para ver o quê acontecia, estorei dois terminais da direção(do munhão).

Espero que tenha ajudado, abraços

Ian :D

Binaro
26/10/2004, 19:12
Ae pessoal,

Muito obrigado pelas respostas... é isso mesmo que eu vou fazer... colocar o towbar somente. E desculpa pelo tópico repetido, marinheiro de primeira viagem, na próxima eu uso a busca. :oops:

Abraços...

Klendatu
26/10/2004, 19:45
Se for rodar muito é aconselhável que ligue lanternas e freios junto com o puxador ...[]s...

Realmente eh aconselhavel, caso contrario leva multa nos dois carros e o rebocado fica apreendido, até que vc arrume alguem pra dirigir ele.

andretomasi
26/10/2004, 19:59
Um conselho que todos esqueceram de dar, foi que com o Jeep cambado, não se pode dar ré, toda a vez que for preciso dar ré, você têm de desengatar ele do rebocador, eu digo isso por experiência própria, quando acabei de fazer meu (ex) jeep reboquei ele por +- 100 Km, em uma F-250, não tive problema nehum, quando cheguei em minha cidade me lembrei das palavras do Reinaldo(da oficina que eu peguei ele) "nunca dê ré cambado", quis fazer para ver o quê acontecia, estorei dois terminais da direção(do munhão).

Não entendi.. quando tirei o VB da oficina, rebocado por uma Saveiro, teve que dar ré pra tirar da oficina, mas não estragou nada :roll: Estraga por quê?

[ ]´s

Sergio Rocha
26/10/2004, 20:05
Não esqueça de colocar a caixa em Neutro

[]'

Binaro
26/10/2004, 22:15
Eu de novo... :roll:

Sérgio, você falou sobre a caixa em neutro.... Só a caixa de marchas ou a de tração tb? Acho que as duas né... aí ele fica livre mesmo e não corre o risco de forçar nada, não é mesmo :?: :?: :?:

abraços

Wallace
27/10/2004, 08:52
Até onde sei não é permitido por lei o uso do cambão.
Mas estamos no Brasil.

Eduardo Velo
27/10/2004, 09:04
Um conselho que todos esqueceram de dar, foi que com o Jeep cambado, não se pode dar ré ...:D

Se não tiver ninguém conduzindo o rebocado pra acompanhar a trajetória com o volante pode quebrar algo sim , pq qdo o puxador dá ré a tendência é forçar a roda do rebocado , virando , como se empurrase um carrinho de peças que o eixo é giratório , e pode arrastar com a roda virada por ser limitada , se p pneu for borrachudo , agarra pra valer e acaba quebrando alguma coisa na direção , principalmente cimento rústico e asfalto ...

[]s...

andretomasi
27/10/2004, 12:56
Um conselho que todos esqueceram de dar, foi que com o Jeep cambado, não se pode dar ré ...:D

Se não tiver ninguém conduzindo o rebocado pra acompanhar a trajetória com o volante pode quebrar algo sim , pq qdo o puxador dá ré a tendência é forçar a roda do rebocado , virando , como se empurrase um carrinho de peças que o eixo é giratório , e pode arrastar com a roda virada por ser limitada , se p pneu for borrachudo , agarra pra valer e acaba quebrando alguma coisa na direção , principalmente cimento rústico e asfalto ...

Fala Edu! Suspeitava desde o princípio.. :D :D Tá explicado, realmente na hora tinha um magrão (eu) no CJ virando as rodas dele tb :lol: :lol: :lol:

[ ]´s

Klendatu
27/10/2004, 13:04
E permitido sim, desde que o rabocado esteja sem passageiros, e com a fiação para que as lanternas funcionem simultanamente com o rebocador.
E o motorista prescisa ter carteira categoria D.

Sergio Rocha
27/10/2004, 21:37
Eu de novo... :roll:

Sérgio, você falou sobre a caixa em neutro.... Só a caixa de marchas ou a de tração tb? Acho que as duas né... aí ele fica livre mesmo e não corre o risco de forçar nada, não é mesmo :?: :?: :?:

abraços

As duas, é claro.

[]'

Wallace
28/10/2004, 10:07
E permitido sim, desde que o rabocado esteja sem passageiros, e com a fiação para que as lanternas funcionem simultanamente com o rebocador.
E o motorista prescisa ter carteira categoria D.
Não é o que diz um amigo nosso jipeiro é Capitão da policia militar.

Afonso Carlos
28/10/2004, 10:40
Ok, Wallace o capitão em questão tem que se informar melhor.

E não precisa de carta D.

Carta D somente para carros com mais de 7 pessoas.

Wallace
28/10/2004, 11:22
Sera mesmo que é ele que tem que se informar melhor!
O codigo de transito regulamenta o que é permitido.
Assim o que não esta descrito lá não é permitido.
Onde esta escrito lá que pode-se usar cambão?

Ian Moreira
28/10/2004, 18:29

[]s...

:D :D :D UFA !!!!!!!!!!!!!!

Luca
28/10/2004, 19:30
Assim o que não esta descrito lá não é permitido. Isso é uma piada? Vc deveria ter vergonha.

Afonso Carlos
28/10/2004, 20:00
OK, Wallace procure um advogado, que o mesmo vai poder lhe esplicar, porque é permitido o uso de tow bar, talves o capitão da policia deva ir junto.

Repito, é permitido o uso de towbar no Jeep.

Se algum lhe abordar fazendo uso do towbar, e quiser prender ou multar os veículos, peça para lhe mostrar o artigo que trata de tal assunto.

Digo por experiencia propria.

Um abraço Afonso Carlos.

dero
12/12/2004, 15:29
Como se enquadra nesse caso o carro rebocado? como reboque? ou como veículo autonomo?

Pq se for reboque ele pode estar todo modificado q o codigo de transito nao o alcança, mas se for autonomo ai se equipara a um veiculo normal rodando.

Da uma luz ai...

Dias
13/12/2004, 07:41
All, essa explicação do Klendatu procede, pois meu amigo tem um jet e o leva na carreta nas viagens. . . . e ele sempre anda com uma nota de R$ 50,00 p pagar pau p os guardas, pois eles sempre o param, pois se vc tiver um reboque, vc precisa da carteira D, que é a carta pra quem dirige carretas, com os cavalos e a carreta. . .
Não são todos que param e pedem a carta D, mas como foi discutido no tópico da Cherokee que foi apreendida na Dutra, existe os bons e os maus policiais. . .

Dias

billj
13/12/2004, 09:06
O teu amigo é:

1) corrupto igual o policial.............

2) burro, pois paga sem necessidade..........

http://www.senado.gov.br/web/codigos/transito/cnt00036.htm#E15E14

Segue o Artigo 143, que fala das categorias de habilitação..

============

Art. 143. Os candidatos poderão habilitar-se nas categorias de A a E, obedecida a seguinte gradação:

I - Categoria A - condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;

II - Categoria B - condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

III - Categoria C - condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas;

IV - Categoria D - condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

V - Categoria E - condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer.

§ 1º Para habilitar-se na categoria C, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.

§ 2º Aplica-se o disposto no inciso V ao condutor da combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total.

================

Se é para ser interpretada que seja obrigada uma categoria diferente que a B, seria a categoria E, pois se refere ao "trailer". Categoria D não tem nada haver com a história........... :roll:

De qualquer maneira, a coisa toda está furada, pois a Categoria E menciona um tal de ëquadramento "trailer". Mas não há outra menção disso no documento inteiro. Então como é que o cidadão vai saber se ele se enquadra nisso??

Abraços,

Marcelo
13/12/2004, 11:17
Pessoal,

Para encerrar essa discução: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=639&postdays=0&postorder=asc&highlight=towbar&start=20

[s] pesquisados,

Jeferson_steffen
28/10/2005, 10:42
Já reboquei, e muito, jipe com cambão, e nunca tive problemas com fiscalização, a não ser as várias vezes que me paravam para ver minha ex, uma pick-up "cachorro louco" que acabei vendendo. E sobre a interpretação da Lei, vivemos sob o Direito Romano - onde o que não está previsto não é crime (isso se fosse o caso). Mas meu problema é outro, hoje não tenho mais a F-1000 com que rebocava, e sim uma Palio Weekend, e ouvi falar de cambão com sistema de acionamento de freio do rebocado, alguém pode me ajudar a conseguir informações a respeito???

RegisCandeia
29/10/2005, 13:39
Eu sempre rebocava (até mais ou menos um mês atrás, pois vendi minha F-1000 4x4) o Teimoso daqui prá Passo Fundo (+ ou - 500 km ida e volta) e nunca tive problemas. Fui parado várias vezes pela Polícia Rodoviária, e eles sempre examinaram a documentação e a parte elétrica. Nunca me pediram nada além dos documentos. Minha carteira é "B" (deve ser de "B"om motorista, ou "B"em comunzinha). Uma vez eu estava até sem placas, pois tinha reformado o jipe inteiro em Marau. O policial certificou-se que as lanternas estavam funcionando, e "Boa Viagem". Não acho que seja apenas sorte. Os policiais da PRE são bastante exigentes por aqui.

Agora vai minha pergunta: No manual da camionete nova (L-200 "Polenta" Savana) diz que posso rebocar até 500 kg em reboque sem freio e 2.200 kg com reboque com freio. Isso quer dizer que não posso mais puxar o jipe?

Edintruder
30/10/2005, 10:46
500 kg em reboque sem freio e 2.200 kg com reboque com freio

Isso vale para qualquer veículo, basta ler o manual, apenas muda o limite de peso para cada veículo. mandar alguém ir lá atrás para acionar o freio é uma boa alternativa. :mrgreen:

Sandro Tannuri
30/10/2005, 23:48
500 kg em reboque sem freio e 2.200 kg com reboque com freio

Isso vale para qualquer veículo, basta ler o manual, apenas muda o limite de peso para cada veículo. mandar alguém ir lá atrás para acionar o freio é uma boa alternativa. :mrgreen:

Qualquer caminhonete media vai ter numeros parecidos.
Essa de alguem ir no rebocado é uma otima dica .................para o cara se f....... :parede:
De vez em quando eu me preocupo, sera que alguem vai achar que voce esta falando serio e fazer isso? :pensativo:

Abraços,

Raphael Diniz
31/10/2005, 12:02
Galera,
aproveitando o tópico, eu posso rebocar um CJ-5 com towbar utilizando um Volkswagem Gol 2.0? Pode ser um pergunta besta, mas lí aí em cima que o condutor só pode rebocar outro veículo ou carreta que tenha peso inferior ao que está rebocando.....no Código de trânsito diz isto?? Não encontrei.........já ví várias pessoas rebocando jeep´s com um carro normal......Quem está certo?

[ ]´s duvidosos

Rogério Tortato
31/10/2005, 21:56
Rafhael,

o problema, neste caso, está na sua segurança. se estiver rebocando um jeep com um gol, ele pode até ter força, mas se der uma freada brusca, o jeep acaba atropelando o gol e fazendo um "L" o que pode ficar sério.

já li em muitos tópicos a seguinte regra básica de segurança: o veículo rebocador deve ter, no mínimo, uma vez e meia o peso do rebocado, o que diminui as chances de acidente.

abraços.

Rogério Tortato
31/10/2005, 22:31
pessoal,

vou dar meu pitaco na discussão sobre possibilidade de rebocar em cambão.

em nosso direito, existe uma velha "máxima" (princípio jurídico) que diz mais ou menos assim: tudo o que não for "expressamente" proibido está "tacitamente" permitido.

em outras palavras (me desculpe discordar de você Wallace) vivemos em um sistema de liberdade que só pode ser restringida por lei. assim, o que a lei não restringir não está proibido.

pois bem, nosso amigo Marcelo, acima mencionou um tópico para "encerrar a discussão", que seria a resposta de uma consulta pelo próprio denatran:

"Em atenção à sua consulta informamos que somente constitui infração de trânsito o ato de rebocar outro veículo com cabo flexível ou corda (art. 236 do CTB).

Atenciosamente,

Central de Atendimento ao Cidadão - DENATRAN"

realmente esta colocação encerra "em parte" o assunto. neste caso, a lei proibe reboque com cabo flexível ou corda. o fato é proibido e constitui infração.

interpretanto "contrariu sensu" aquele dispositico legal, devemos entender que rebocar outro veículo com algo rígico, como o tow bar, não está proibido.

parte da discussão, ao meu ver, morreu.

outra parte aida está pendente. poder, pode, mas precisa de habilitação especial?

o velho companheiro bill foi direto ao ponto mencionando:

"Segue o Artigo 143, que fala das categorias de habilitação..

Art. 143. Os candidatos poderão habilitar-se nas categorias de A a E, obedecida a seguinte gradação:

I - Categoria A - condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;

II - Categoria B - condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

III - Categoria C - condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas;

IV - Categoria D - condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

V - Categoria E - condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer.

§ 1º Para habilitar-se na categoria C, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.

§ 2º Aplica-se o disposto no inciso V ao condutor da combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total."

com esta citação, fica claro que o reboque de outro jeep não se enquadra no inciso "V" do artigo em questão.

sobra, entretanto a interpretação do § 2º acima que manda aplicar o inciso "V" "ao condutor de veículos com mais de uma unidade tracionada". podemos pensar xiiii, ferrou!

o rebocador por óbvio é tracionado e o rebocado (jeep) também é. então, exite mais de uma unidade tracionada nesta combinação. será que preciso de carteira "E"?

entendo que não. explico. embora ambos sejam tracionados, o rebocado (jeep) no caso não está exercendo a sua tração, ou seja, está funcionando como uma carretinha normal. está desengatado, só "rolando" mesmo.

assim, não se enquadraria na exceção do § 2º. saliento que é só a minha interpretação jurídica do caso. outras pessoas podem interpretar de forma diversa.

fundamento: tal lei é restritiva, ou seja, restringe um direito do motorista. as leis restritivas devem ser interpretadas "restritivamente". (puxa, o que é isso?) explico: quando uma lei restringe o seu direito, ela deve ser interpretada de modo a restringir o mínimo possível. vejam que se houver duas maneiras de interpretá-la, deve prevalecer a interpretação que restrinja menos possível o seu direito, garantindo a maior liberdade.

daquele dispositivo (§ 2º) surge esta dúvida: para se encaixar naquela definição legal de "tracionado", quer significar exercendo efetivamente a tração ou tambem tracionando? ou basta ser tracionado e assim deve ser entendido mesmo sem "estar tracionando"?

parece que a interpretação que restringe menos é a primeira, ou seja, o reboque (jeep) é tracionado, mas não está tracionado ao ser rebocado, aí funciona como uma carretinha normal. assim, o motorista do rebocador não precisa de carteira especial.

é claro que se um guarda te multar ou embaçar por causa disso, voce não terá muito como argumentar, aí só um recurso de trânsito, mas, isso é Brasil.

abraços.

Sandro Tannuri
31/10/2005, 23:00
Rogerio,

Unidade tracionada se contrapoe a unidade tratora, quem puxa é a tratora e quem é puxada é a tracionada. Por isso o jipe sendo puxado e a unica unidade tracionada da composição.

Duas unidades tracionadas são os bitrens que possuem um trator e dois semi-reboques.

Abraços,

Raphael Diniz
01/11/2005, 09:01
Rogério e Sandro,

Suas colocações se complementam........pra mim está claro que é permitido rebocar um jeep com Towbar mesmo tendo carteira com categoria B, mesmo porque já lemos relatos neste tópico de amigos que já rebocaram jeep´s e foram parados pela PRF ou PRE e foram liberados sem nenhum problema.

Com relação a segurança, o que você falou Rogério, tem muito sentido, realmente é muito perigoso, mas não é proibido.....de qualquer forma não vou arriscar :discordo: :discordo: ......obrigado pelas dicas.....SEGURANÇA ACIMA DE TUDO !!!

[ ]s com todas as dúvidas esclarecidas.....este FORUM é SHOW :palmas: :palmas: !!!!

Emerson s
02/12/2008, 13:17
Ei Ei Ei Ei, eu tenho um Polo 1.6, e queria rebocar no cambão uma Rural 4x4, será que pode??? Coisa pouca, uns 50 km até a cidade vizinha, onde eu voo de parapente... As vezes 100 km até outra cidade, isso só ida, claro. :?::?::?::?:

Amauri Marques Farias
02/12/2008, 13:30
emerson S

50, 100 km ??? vai rodando com ela ne...
Polo 1.6 ??? vai... vai.... vai... ver a merda que vai dar na hora que vc subir a serra e,se vc chegar la em cima quero ver os freios do polo segurar uma rural na descida , nem se voce abrir o parapente pela janela vai segurar aheeheh
abraços

MARCELO VITARA SUBMARINO
02/12/2008, 13:46
É isso aí, e se voce precisar de freiar bruscamente, voce verá a Rural 4x4 passar por coima de voce sem cerimonias. Carnificina!!!!! O Rebocador tem que ser no minimo 1 1/2 vez mais pesado que o rebocado para a segurança sua e dos demais.

Falo