Conectar

Ver Versão Completa : F-75 GM-6cil CÂMBIO 3M DE C-10 MTO REDUZIDA(AJUDA)

Lindomar Kestring
20/03/2009, 00:47
Buenas gurizada..

Tenho uma Picku-up willys(F-75) 4x4 ano 1968 e a uns 4 meses troquei o motor Ap 1.8(carburado santana) e o cambio original 4 m na coluna da minha F para colocar um Gm-6 á alcool + um cambio 3 marchas de C-10...Porém a "xeroza" ficou mto reduzida e ta esquentando d+..

A 3500 rpms ela pega apenas 70 km/h, sinto que tá sobrando mto motor e talvez o motivo de ter ficado reduzida seja a causa por estar esquentando...

Levando em conta que uso ela mais para sair nos finais de semana para ir em festa,,encontro de veículos antigos estas coisas,,mais durante a semana uso ela para o lida do campo(interior).

Motor esquentando:
Nas retas "falta marcha"(ficou mto reduzida),,tem que andar cm o pé embaixo e esquenta bastante,, a temperatura vai a 90/95 graus na reta,,e em subidas acentuadas vai á 105/110 graus..Tenho uma ventoinha auxiliar que é ligada em um botão para evitar q esquente mais mesmo assim continua esquentado d+...A bomba d'agua foi tirada fora, e coloquie um reservatório de água para o radiador pois antes vazava pelo retorno,,agora não mais pois o retorno passa pelo reservatório..
É normal o GM-6 á alcool esquentar tanto assim?

Eis as dúvidas..:rolleyes:

Muito reduzida:
1) Seria melhor eu trocar o câmbio 3 marchas da C-10 e colocar loho um 5 marchas com over driver ou trocar somente a relação do diferencial?

2) Se comprar um câmbio 5 marchas qual colocar? Se for trocar relação do diferencial qual seria a ideal?

3) Se eu colocar o câmbio original 4m dela vai aguentar(meu mecânico acha q aguenta:parede:,,eu acredito que estore na primeira pegada!!)?

Ajudem ai pessoal..Sou novo no ramo,...rsrsrs

Depois posto algumas fotos da "xeroxa" ....

Abss.

Zepi
20/03/2009, 01:12
O câmbio original não guenta nem o bf...

Qual é a sua relação atual?Qual o pneu que usa?

Abraço

Kim
20/03/2009, 08:28
Buenas gurizada..

Tenho uma Picku-up willys(F-75) 4x4 ano 1968 e a uns 4 meses troquei o motor Ap 1.8(carburado santana) e o cambio original 4 m na coluna da minha F para colocar um Gm-6 á alcool + um cambio 3 marchas de C-10...Porém a "xeroza" ficou mto reduzida e ta esquentando d+..

A 3500 rpms ela pega apenas 70 km/h, sinto que tá sobrando mto motor e talvez o motivo de ter ficado reduzida seja a causa por estar esquentando...

Levando em conta que uso ela mais para sair nos finais de semana para ir em festa,,encontro de veículos antigos estas coisas,,mais durante a semana uso ela para o lida do campo(interior).

Motor esquentando:
Nas retas "falta marcha"(ficou mto reduzida),,tem que andar cm o pé embaixo e esquenta bastante,, a temperatura vai a 90/95 graus na reta,,e em subidas acentuadas vai á 105/110 graus..Tenho uma ventoinha auxiliar que é ligada em um botão para evitar q esquente mais mesmo assim continua esquentado d+...A bomba d'agua foi tirada fora, e coloquie um reservatório de água para o radiador pois antes vazava pelo retorno,,agora não mais pois o retorno passa pelo reservatório..
É normal o GM-6 á alcool esquentar tanto assim?

Eis as dúvidas..:rolleyes:

Muito reduzida:
1) Seria melhor eu trocar o câmbio 3 marchas da C-10 e colocar loho um 5 marchas com over driver ou trocar somente a relação do diferencial?

2) Se comprar um câmbio 5 marchas qual colocar? Se for trocar relação do diferencial qual seria a ideal?

3) Se eu colocar o câmbio original 4m dela vai aguentar(meu mecânico acha q aguenta:parede:,,eu acredito que estore na primeira pegada!!)?

Ajudem ai pessoal..Sou novo no ramo,...rsrsrs

Depois posto algumas fotos da "xeroxa" ....

Abss.

Bem Lindomar Kestring!

Colocou um belo power-train!

Mais está com a relação errada.

Retirou um AP, que é um motor de torque em alta, é um motor que chega a 7000rpm.
O motor GM é de baixo giro, máximo, esguelando, 5000 rpm, mais om muita força.

O cambio 3m que tem, é excelente, difícil de quebrar, o original que tinha, se o recolocar, será igual a açúcar na água...

Respondendo suas perguntas.

1) - Somente trocar as relações do diferencial, onde até um pneu 33" a relação 9x44 seria ideal;

2) - 9x44:concordo:;

3) - Derrete.

Abraços.

Kim.

FIDELIS
20/03/2009, 10:22
Lindomar,

Passei por isto na minha pick-up bicudinha e só resolvi depois da terceira troca de radiador, onde o que deu certo foi o radiador usado também com este motor que é o da C-10 de cobre e 3 carreiras com a hélice de ferro também da C-10.

Não passa de 83 graus.

Abs.

Lindomar Kestring
20/03/2009, 10:32
O câmbio original não guenta nem o bf...

Qual é a sua relação atual?Qual o pneu que usa?

Abraço

Realmente...Como previa o câmbio original ñ irá suportar o motor..!!

A relação ainda não abri o diferencial para ver,,mais deve ser original...

Pneu estou usando Militar 650/16 no momento,,mais ja esta no projeto um jogo de rodas 20'' para os encontros no finais de semana:concordo:,,porém durante a semana ficará com os pneus militares msmo!!

Lindomar Kestring
20/03/2009, 10:36
Bem Lindomar Kestring!

Colocou um belo power-train!

Mais está com a relação errada.

Retirou um AP, que é um motor de torque em alta, é um motor que chega a 7000rpm.
O motor GM é de baixo giro, máximo, esguelando, 5000 rpm, mais om muita força.

O cambio 3m que tem, é excelente, difícil de quebrar, o original que tinha, se o recolocar, será igual a açúcar na água...

Respondendo suas perguntas.

1) - Somente trocar as relações do diferencial, onde até um pneu 33" a relação 9x44 seria ideal;

2) - 9x44:concordo:;

3) - Derrete.

Abraços.

Kim.

Obrigado pelas dicas Kim...

Agora qto ao motor estar esquentando mto...é normal chegar a 95 graus na reta e 105/110 nas subidas mesmo com a ventoinha auxiliar ligada?

Abç

Lindomar Kestring
20/03/2009, 11:19
Segue algumas fotos antes da reforma com carroceria de madeira e depois ja com o motor 6cil e caçamba de lata..

Kim
20/03/2009, 11:27
O motor Gm não gosta de altos giros por um longo tempo!

Ele gosta de trabalhar em baixo giro, onde tem como despejar seu torque.

Ele está esquentando em demasia por andar no limite do giro.

Diminua o giro, diminuirá a temperatura.

Abraços.

Kim.

Lindomar Kestring
20/03/2009, 11:37
Depois ja com a caçamba de lata...

Lindomar Kestring
20/03/2009, 11:43
Em breve vai para a pintura,,depois comprarei o jogo de rodas 20'' ...

Zepi
20/03/2009, 11:59
,

A relação ainda não abri o diferencial para ver,,mais deve ser original...

,!

Amigo, saíram vários tipos de relação.Se não me engano de 45/11 a 53/8.

Abs

Lindomar Kestring
20/03/2009, 12:02
Lindomar,

Passei por isto na minha pick-up bicudinha e só resolvi depois da terceira troca de radiador, onde o que deu certo foi o radiador usado também com este motor que é o da C-10 de cobre e 3 carreiras com a hélice de ferro também da C-10.

Não passa de 83 graus.

Abs.

Ja troquei o radiador que estava bem "acabado"(era do opala 6cil), comprei outro usado mais em ótimo estado do opala 6 cil tbm..Ja senti diferença,,esquentou menos que antes.

Tbm coloquei um reservatório para a água pois como está sem a bomba d'água vazava água pelo retorno que saia +ou- 1 litro p/ fora do radiador cada vez que eu saia com o carro, este problema acabou pois agora a mangueira do retorno passa por dentro do reservatório.

Vc teria alguma foto do radiador instalado? É mais largo que o do opala?

O problema na minha pick-up é a falta de espaço na frente com o motor 6cil do opala,,somente coube o radiador do opala que é mais fino,,já o original da willys não entrou pois é bem mais largo.

Grato.

Lindomar Kestring
20/03/2009, 12:12
O motor Gm não gosta de altos giros por um longo tempo!

Ele gosta de trabalhar em baixo giro, onde tem como despejar seu torque.

Ele está esquentando em demasia por andar no limite do giro.

Diminua o giro, diminuirá a temperatura.

Abraços.

Kim.

Humm...Realmente, a viatura ta andando mto de alta, a solução será trocar a relação do diferêncial dela para baixar o giro do motor..

Terei que abrir o diferencial e ver com qual relação ela está..

Falei com um amigo que mexe somente com jeep's e willys, ele me disse que era quase 100% de certeza que a relação dela é 9x44(original), e que o ideal seria colocar uma 11x45 levando em conta que não precisaria trocar a caixa satélite, somente coroa e pinhão.

Qto gastarei para comprar o jogo(2) de coroa e pinhão 11x45?

Att.

Pedro....
20/03/2009, 13:02

Vai variar de R$ 350,00 chegando até o valor do carro:shock:, dependendo do louco que te ofereça.:mrgreen:

Eu comprei na recuperg.

www.recuperg.com.br (http://www.recuperg.com.br)

abs

Pedro....
20/03/2009, 13:07
Esqueci de comentar.

Coloquei no Pomodoro relação 11x47, ficou lindo, 90km 2000rmp. Não sei a velocidade máxima, não tive coragem de continiuar acelerando depois de 120km.

Motor 4.9i

Pode trocar sem medo.

abs

Lindomar Kestring
20/03/2009, 13:25

Vai variar de R$ 350,00 chegando até o valor do carro:shock:, dependendo do louco que te ofereça.:mrgreen:

Eu comprei na recuperg.

[/URL][url]www.recuperg.com.br (http://www.recuperg.com.br)

abs

Preço do carro....!!:putz:..heheh..Ai nem rola..

Vou abrir pra ver a relação original...

Mais qse de certeza que vou na 11x45, pra andar mais na boa.

Vlw pela dica.

Lindomar Kestring
20/03/2009, 13:36
Esqueci de comentar.

Coloquei no Pomodoro relação 11x47, ficou lindo, 90km 2000rmp. Não sei a velocidade máxima, não tive coragem de continiuar acelerando depois de 120km.

Motor 4.9i

Pode trocar sem medo.

abs

Rsrsrs...Qdo eu tava com o Ap 1.8 coloquei 150km/h...pensa no "zuadão" da caixa original,,uma Sprinter nem conseguiu podar,,colocava no lado mais num conseguia podar...hahaha,..Ñ subestimem nossas viaturas!!!

Porém dava até medo,,a estabilidade deixa mto a desejar, e ainda tava com a direção original naquela época nem era hidraúlica.

Vi uma rural com o 4.9i da F-1000,,,ficou mto forte, mais no começo tbm teve o mesmo problema de ficar mto reduzida, então ele colocou a mesma relação q vc esta usando na sua viatura, ai ficou 10..Falei com o msmo cara que colocou o motor nessa rural, ele disse q posso colocar a 11x45:concordo: tranquilo q vai ficar bem "longa" a relação e terei um ótimo resultado..

Grato pelas dicas..

Duda Lopes
20/03/2009, 14:26
Em breve vai para a pintura,,depois comprarei o jogo de rodas 20'' ...

Caraio, vai assassinar a Viatura.:putz:

Pq não compra um Kadett para fazer isso:?::mrgreen:

Lindomar Kestring
20/03/2009, 16:24
Caraio, vai assassinar a Viatura.:putz:

Pq não compra um Kadett para fazer isso:?::mrgreen:

Báhhhh...6 cilindros é moda,,,Kadet eh foda....:parede:

Mais é só nos finais de semana mesmo, participar de encontros de veiculos antigos..heheh

Pra fazer trilha vou ficar com as originais.....Roda 20 em trilha dói no bolso..:rolleyes:rsrsrs.

Sempre haverá pós e contras ...Faz parte..Quem sabe em breve eu compre outra F ou uma rural somente para trilhas:dance::dance:..

Abç

Kim
20/03/2009, 16:39
A 11x45 é do Willys Itamarati, Troller, S10 a diesel 06, 07, 08.

Fica muito bom como já escrevi.

Tua F deve estar com menor que 9x44, pois esta ficaria frouxa com o AP.

Vai nos classificados aqui do fórum, foi onde eu achei.

Abraços.

Kim.

Lindomar Kestring
20/03/2009, 19:31
A 11x45 é do Willys Itamarati, Troller, S10 a diesel 06, 07, 08.

Fica muito bom como já escrevi.

Tua F deve estar com menor que 9x44, pois esta ficaria frouxa com o AP.

Vai nos classificados aqui do fórum, foi onde eu achei.

Abraços.

Kim.

Obgdo pela força mais uma vez Kim..

Vou dar uma pesquisada..:concordo:

Abçs

danilo kid
26/03/2009, 21:02
toma cuidado pra não colocar uma relação muito longa e depois vai ficar sofrendo nas subidas das trilhas...breve conselho de quem já sofreu desse mal.
primeiro abra seu diferencial e veja realmente qual relação está lá dentro.

abs

Rafael Cavalheiro
11/06/2009, 20:42
Amigo, concerteza o problema está na sua relação, coloca uma 11x47 ou até 12x47 que vai ficar de bom tamanho. no jeep do meu tio ele tem um 4.1 injetado com relação 12x47 e tiro boas colocações em arrancadões de cat. força livre no asfalto por ser bem longa ;) e não pensa que no barro falta que fica bom tb, para andar numa 2° reduzida.

Estou colocando um 4.1 carburado na minha e vou ter que tirar minha 43x8 e colocar umas 12x47 que tenho de reserva, se não vou ficar no lugar patinando. abraço

Lindomar Kestring
12/06/2009, 14:01
Amigo, concerteza o problema está na sua relação, coloca uma 11x47 ou até 12x47 que vai ficar de bom tamanho. no jeep do meu tio ele tem um 4.1 injetado com relação 12x47 e tiro boas colocações em arrancadões de cat. força livre no asfalto por ser bem longa ;) e não pensa que no barro falta que fica bom tb, para andar numa 2° reduzida.

Estou colocando um 4.1 carburado na minha e vou ter que tirar minha 43x8 e colocar umas 12x47 que tenho de reserva, se não vou ficar no lugar patinando. abraço

Sim, em breve estarei abrindo para ver a relação e trocarei elas com certeza,,pois ficou mto reduzida..Ja era pra ter aberto e modificado mais fiquei sem dinheiro no momento..A prncipio por enquanto ficará assim, mis qdo sobrar uma verba trocarei..

Att.

Rafael Cavalheiro
01/08/2009, 11:07
Não te falei amigo... coloquei o motor na minha f75 e fico mais reduzido que trator! =( estou procurando umas 11x47 p/ colocar na minha f75 no lugar das 43x8. estou achando que as 12x47 que tenho vai ficar muito longa, então estou procurando umas 11x47 p/ trocar pelas minhas 43x8.

Abraço:-P

Lindomar Kestring
01/08/2009, 17:01
Não te falei amigo... coloquei o motor na minha f75 e fico mais reduzido que trator! =( estou procurando umas 11x47 p/ colocar na minha f75 no lugar das 43x8. estou achando que as 12x47 que tenho vai ficar muito longa, então estou procurando umas 11x47 p/ trocar pelas minhas 43x8.

Abraço:-P

Sim,,.. Deve ter ficado igual a minha..rsrsr..Sobe até em "coqueiro" deste tipo...

Vou colocar o cambio do chevette 5 m e se não mudar muito vou mudar a relação do diferencial dela..

-Vou optar por mudar o cambio pois vou pegar um praticamente de graça(R$200 cambio e o dimensionado 6x2 do opala)..:grin:

Assim que instalar ele posto aqui pra dizer como ficou, e se vai aguentar o GM-6..:rolleyes:..

Vlw