Conectar

Ver Versão Completa : sistema d direção da RANGER

Moisés S.M
19/03/2009, 17:54
Olá a todos!!!
Venho pedir ajuda no sistema de direção hidraulica da ranger 4x4 v6.Td começou quando meu setor d direção começou a vazar,levei numa oficina especializada aki de POA e fui obrigado a trocar o setor uma paulada por sinal...mas passando uns 2 meses ele estourou novamente e a garantia cobriu,só q ja estou no 4 setor d direção todos na garantia obviamente,mas quando troquei o ultimo o pessoal da oficina resolveu fazer uns testes na minha bomba d direção hidraulica até pq eles não entendiam como poderia ter estourado 3 setores!!!então quando colocaram o 4 fizeram o maldido teste e chegaram a conclusão q o problema tá na bomba d direção ela q está estourando o setor,me falaram q a bomba em funcionamento 100% manda 9 litros por mminuto ou segundos pro setor não sei ao certo se é minuto ou segundo só q a minha tá mandando d 10 a 11 litros e q vou ter q trocar a bomba q no total vai me sair 950 reais com mão d obra,alguem sabe se isso procede pq eu to na duvida é q eu tive 4 ranger e nunca tive esse maldito problema...e a garantia me informou q se eu não trocar a bomba e o setor estourar d novo eu me ralei pq eles não querem mais saber só q se eu trocar a bomba dai qualquer problema eles pagam...

Edintruder
19/03/2009, 20:33
Bem, podes consultar o procon, até porque eles deveriam ter testado so sistema antes. O volume é 9 litros por minuto mesmo. Na minha passei um trabalho pois o rerentor interno virava do avesso quando batia fim de curso no setor, tive que desmontar 4 vezes até acertar.
tenta procurar outra opinião antes de comprar outra bomba ou tenta negociar um descontão por conta do setor trocado sem necessidade.

Moisés S.M
20/03/2009, 09:43
Pois é não tinha pensado q o problema sempre foi a bomba e não o setor...se tivessem visto antes teria economizado uns 1700 reais...procurei outra opinião e realmente o problema é a bomba,resolvi troca-la,vai sair meio caro mas fico tranquilo pq agora sei q vai ficar 100% e não pretendo vender a Ranger tão cedo então não tem diferença em gastar agora ou mes q vem,vou pegar ela essa tarde na oficina,eu perguntei pro dono se aquele maldito zumbido q ela faz quando vira o volante vai parar,ele disse q sim hehehehehe duvido!!!pode até ser q melhore mas concerteza logo logo o barulho volta!!

Anthoniusnikos
20/03/2009, 21:26
Edin, bem que você poderia dar pra gente um passo-a-passo, com fotos, dos reparos que fez na sua DH. Tirou fotos ? Na prática, como se mede essa vazão de 9 l/min ?:pipoca:
Abração
Anthon

Edintruder
21/03/2009, 10:27
Pra medir a vazão não faço idéia de qual equipamento o pessoal usou, mas na pergunta dele a coisa é lógica, pois se fosse 9L/S, o fluído daria 9 voltas no sistema todo em 1 segundo...

Eu cheguei a colocar o passo a passo da desmontagem com fotos no fórum, o problema é que eu usei um tópico já aberto com nome similar e não criei um novo e o pessoal acabou não se prendendo no tópico. Foi em algum tópico que falava na bomba da direção hidráulica da ranger.

rogeriomasih
24/03/2009, 21:22
Aproveitando o tópico, gostaria de tirar uma dúvida com os colegas:

Um amigo possui uma hilux (2004 / 150mil km / 3.0 aspirado) e está reclamando que a direção hidráulica dá uma espécie de retorno (tranco no sentido contrário ao movimento que ele está fazendo) quando está realizando manobras com o carro parado ou em pouco velocidade.

Quais os possíveis problemas que podem causar este defeito?

Walter L. L. Casitta
24/03/2009, 21:49
Aproveitando o tópico, gostaria de tirar uma dúvida com os colegas:

Um amigo possui uma hilux (2004 / 150mil km / 3.0 aspirado) e está reclamando que a direção hidráulica dá uma espécie de retorno (tranco no sentido contrário ao movimento que ele está fazendo) quando está realizando manobras com o carro parado ou em pouco velocidade.

Quais os possíveis problemas que podem causar este defeito?

Ar no sistema...

rogeriomasih
24/03/2009, 22:14
Ar no sistema...

o ar só entra se o fluido estiver baixo ou pode entrar no sistema de outra forma?

basta drenar o ar ou necessita de algum tipo de reparo?

Como fazer para drenar o ar?

Edintruder
24/03/2009, 23:17
Pra entrar ar é justamente por falta de fluido. Para tirar o ar, basta deixar o motor funcionando a cerca de 3000rpm e virar as rodas dianteiras de batente à batente umas 15 vezes, de preferência sobre piso de baixa aderência ou com os pneus dianteiros no ar.

rogeriomasih
24/03/2009, 23:19
OK.

Vou completar o fluido e tentar retirar o ar.

alguma recomendação adicional?

Obrigado pelas dicas.

rogeriomasih
01/04/2009, 23:22
Problema resolvido. Era apenas a correia folgada.