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Ver Versão Completa : Curiosidade sobre retífica de motor



Fabiano-SL
26/10/2004, 15:50
Olá amigo!

Gostaria de saber qual é a última retífica para motores willys (hurricane, continental e BF).

O banho que é dado na retífica tira toda a ferrugem??? como saber se há trincas do bloco?

Comprei um motor continetal de um jeep 1948 (que parece ter sido retirado do fundo do mar :D ). Comprei pois me interessava alguns periféricos dele...desmontei todo!! o bloco está bem enferrujado por dentro, em vez de óleo, saiu água do motor.... será que tem retífica pra ele???

O comando de válvulas apresenta poros ( de ferrugem) já era ou tem retífica???

O virabrequim também está todo enferrujado...

Chato de areia?? nem pensar???


Muitas partes já separei para sucatear.... e outras para vender....


[]´s

Afonso Carlos
26/10/2004, 15:57
Ok, a ultima medida para motores willys São: Mancal e biela 0,40 Pol ou 1 mm / Cilindros o mesmo.

Mas antes de usinar, primeiro certifique-se que encotrara as peças nas respectivas medidas.

Um abraço Afonso Carlos.

Fabiano-SL
26/10/2004, 16:22
Olá Afonso!

Eu nem penso em retificá-lo, pois já retifiquei o meu hurricane 1954 e sei que vai muito $$$$$. É mais por curiosidade mesmo!!!
Apesar de achar o Go Devil (Continental) um dos motores mais bonitos da willys... aquelas velas em cima do bloco é muito singular....legal!!!

As peças do meu hurricane eu consegui fácil, porém $$$$!

Sao estas medidas (0.40 pol ou 1mm) é que estao inscritas nos casquilhos, pelo que sei é ali que se ve quando é a ultima retífica..

[]'s

Afonso Carlos
26/10/2004, 16:36
Sao estas medidas (0.40 pol ou 1mm) é que estao inscritas nos casquilhos, pelo que sei é ali que se ve quando é a ultima retífica..

[]'s

Ok, se forem estas as medidas de seu vira, nãom pode fazer mais nenhuma retifica.

Um abraço Afonso Carlos.

Elmer_Jeep
26/10/2004, 16:58
Olá amigo!

Gostaria de saber qual é a última retífica para motores willys (hurricane, continental e BF).

O banho que é dado na retífica tira toda a ferrugem??? como saber se há trincas do bloco?

Comprei um motor continetal de um jeep 1948 (que parece ter sido retirado do fundo do mar :D ). Comprei pois me interessava alguns periféricos dele...desmontei todo!! o bloco está bem enferrujado por dentro, em vez de óleo, saiu água do motor.... será que tem retífica pra ele???

O comando de válvulas apresenta poros ( de ferrugem) já era ou tem retífica???

O virabrequim também está todo enferrujado...

Chato de areia?? nem pensar???


Muitas partes já separei para sucatear.... e outras para vender....


[]´s

:D retífica, vamos lá :D

1 - As últimas medidas do BF161 e hurricane é 060" ou 1,50mm para cilindro e eixo virabrequim. Não encontrei especificações do continental. O Georgia(2.3 OHC) vai à 060"/1,50mm no cilindro e 040"/1,00mm no eixo virabrequim.

2 - Apenas o banho químico não tira a ferrugem, talvez vc tenha que botar de molho no óleo diesel pra afrouxar a ferrugem e raspar essa camada de ferrugem pra atingir níveis satisfatórios. Pra detectar trincas só com uma inspeção visual minuciosa, não sei te dizer qual é o ponto fraco onde aparecem trincas nesse motor. No bf 161 sempre aparecem trincas nas sedes das válvulas de escape que ficam no bloco.

3 - Foi justamente pro continental que não encontrei as especificações, mas deve existir sim peças de reposição, quanto à retífica pra esse motor só se a ferrugem já não tiver apodrecido as galerias/paredes internas.

4 - Os poros de ferrugem do comando penetram e não tem como eliminá-los, uma retífica do eixo comando é algo meio delicado, porém seria mais indicado substituir o comando (isso é, se vc encontrar uma raridade dessa) :lol:

5 - Pode até mandar o jato de areia no virabrequim, depois tem q fazer uma boa limpeza nos dutos de lubrificação, antes de fazer a retífica do mesmo.

Espero ter ajudado, se restar dúvidas pode perguntar. 8)

[]'s

Afonso Carlos
26/10/2004, 17:08
[
1 - As últimas medidas do BF161 e hurricane é 060" ou 1,50mm para cilindro e eixo virabrequim. Não encontrei especificações do continental. O Georgia(2.3 OHC) vai à 060"/1,50mm no cilindro e 040"/1,00mm no eixo virabrequim.


[]'s

Ok, RR, concordo com vc nas medidas, o problema é que 0.60 não existe no mercado para estes motores pelo menos eu nunca achei.

Fabiano-SL
26/10/2004, 17:20
Fala Elmer!!

Pode-se jatear o bloco todo???

[]'s

Elmer_Jeep
26/10/2004, 17:45
Fala Elmer!!

Pode-se jatear o bloco todo???

[]'s


Não recomendo, pois vc pode ter dificuldade na limpeza posterior já que vai ficar alguns detritos de areia.
Daí vão dizer, "ah mas pode dar jato de água, jato de ar pra limpar depois, blablabla". Tudo bem, pode até ser que limpe, mas não recomendo.

David Augusto
26/10/2004, 18:24
Eu ouvi falar que está extremamente proibido por lei o uso do jato de areia, será que é verdade? :?: :?: :?:


Respondendo a primeira pergunta feita nesse tópico, quando o bloco está trincado, eles aconselham a retificar outro bloco que esteja ruim mesmo, menos o trincado.
Obs: Não que não tenha jeito de retificar o bloco trincado....

andretomasi
26/10/2004, 19:50
Eu ouvi falar que está extremamente proibido por lei o uso do jato de areia, será que é verdade? :?: :?: :?:


Que eu saiba não é expressamente proibido, mas tem que ter "aval" pra poder usar.. o problema é o uso sem equipamentos de proteção e em locais indevidos, isso sim é proibido. Estando tudo ok, pode usar..

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