Ver Versão Completa : Cruzeta Samurai
Samurai_MOA
26/10/2004, 14:30
Alguem teria informações de que cruzeta é mais facilmente adaptavel no Samurai? Quebrou a que conecta no dif traseiro... :lol:
Rafael_Reis
26/10/2004, 17:45
No meu site, na secao Mecanica, tem um artigo q ensina a adaptar a de opala. É barbadinha...
Qualque coisa da um grito ae!
Abracao,
lg_gustavo
26/10/2004, 17:54
Não sei se é o mesmo que o Rafael falou, mas aqui vai o link para um artigo do Manoel Alves da suzuki-net.
http://suzukioffroad.com.br/tecnica/cruzeta.pdf
[]s e boa sorte
Rafael_Reis
26/10/2004, 20:20
Exatamente o mesmo!!!
Ambos são do Manoel Alves!!!
Vc encontra dicas do Grande Manoel nos melhores sites do ramo hehehe.
Da uma olhada no domínio do meu q vc já entende tudo... :wink:
Abração,
Samurai_MOA
27/10/2004, 13:26
Valew a dica, jah to providenciando!
Minha cruzeta está prestes a se aposentar.
No entanto essa solução apresentada não me agrada nem um pouco.
Alguém tem outra dica de cruzeta P&P para o Samuka?
[]´s
qual o motivo de nao agradar ? o que vc ve de errado ?
Posso estar errado, mas essa luva externa pode acumular sujeira que não é eliminada por não ter como engraxar... fora isso o atrito pode gerar calor e danificar a cruzeta... ou não?!?
andre veiga
15/07/2005, 22:07
Oi
Não sei se é exatamente o que precisa, mas vi em algum lugar que alguém (sic !!!) adaptou uma de L200 num vitara, inclusive era MUITO + barata que a original.
É só uma ideia/possibilidade mas lembro de ser PnP .
Espero ter ajudado.
[]s André
WELINGTON TEPASSE
15/07/2005, 22:37
Também li a respeito. Era cruzeta da L200 ano 93 , sem necessidade de adaptação.
[ ]´s
Periquitooffroad
25/07/2005, 10:55
Posso estar errado, mas essa luva externa pode acumular sujeira que não é eliminada por não ter como engraxar... fora isso o atrito pode gerar calor e danificar a cruzeta... ou não?!?
Se as peças forem feitas com as medidas indicadas, não teria como entrar sujeira. Fica tudo muito justo e assim também não teria o indicado atrito pois não haveria movimento entre as peças, funcionariam como uma só.
Mas pelo que vi tem que ser feito em aço bom como indicado, um aço de baixa qualidade como 1020 por exemplo, amassaria dando folga ,sujeira e atrito.
Periquitooffroad
25/07/2005, 10:57
Oi
Não sei se é exatamente o que precisa, mas vi em algum lugar que alguém (sic !!!) adaptou uma de L200 num vitara, inclusive era MUITO + barata que a original.
É só uma ideia/possibilidade mas lembro de ser PnP .
Espero ter ajudado.
[]s André
Cruzeta dianteira da L200 tem as mesmas dimensões mas só servem as de fabricante genérico, a original Mitsubishi também custa os :shock:
xadventure
25/07/2005, 18:24
Todo mundo que a do chevette dava, fui adptar no meu e é um trampo danado, melor coisa doi arrancar a cabeça do cardan e a saida do diferencial e soldando a do chevette, claro em uma oficina decente deixando alinhado e balanceado, fica show
Periquitooffroad
25/07/2005, 21:58
Todo mundo que a do chevette dava, fui adptar no meu e é um trampo danado, melor coisa doi arrancar a cabeça do cardan e a saida do diferencial e soldando a do chevette, claro em uma oficina decente deixando alinhado e balanceado, fica show
A da L200 mercado paralelo sai entre 50 e 60 reaus, não tem dor de cabeça.
Periquitooffroad, a cruzeta dianteira d L200 seira da ano 93?? e ela serveria como cruzeta do cardan dianteiro do samurai??? Alguem sabe se da pra por algum cardan d outro carro no samurai?? o meu dianteiro ta um lixo...e a loja q faz aqui em fortaleza - ce, onde estou agora quer 1000 reais...oq vc acha?? abraço eaguardo respsotas.
dudubhte
14/12/2005, 10:52
Uso as do chevete no cardan dianteiro (Caixa/transf) o trabalho não foi tão grande não.
A respeito da adaptação que está no link acima tb não sou favorável a ela, não acredito que o copinho vá acumular sujeira, mas normalmente o copinho quebra.
Será que terei que refazer a adaptação sempre? Essa foi minha dúvida, por isso optei em instalar a do chevette troco o conjunto e mais nada como a original.
Uso essa adaptação a quase 4 anos e recentemente troquei a cruzeta, depois da adaptação feita uma vez, é melzinho na chupeta.
Vou tirar umas fotos sábado.
Abraços
dudubhte
15/12/2005, 01:09
Na foto da para ver o cardã feito para a CâmbioXCx.transf. usando claro a luva do chevette. No alto a chapa com a adaptação da luva do chevette.
vejam que em julho deste ano troquei as cruzetas, agora imagina se tenho que fazer os copinhos outra vez. Se derem zoom veram que o copinho vai pro saco mesmo.
Fabiano tá aí o motivo pelo qual optei por usar a cruzeta da GM Chevette. No meu caso ficou simples e barato
Agora cada caso é uma caso, como dira o mestre Álvaro cada um com seu cada qual.
Olá á todos ! Sou mais um iniciante no fórum e no mundo 4x4, amante da natureza e do off-road !
Meu Samurai 95, quebrou a cruzeta do cardã trazeiro, após uma subida íngreme ( serra de asfalto ).
A alavanca de redução ( ? ) começou á vibrar muito, e logo após, o carro perdeu tração e notei que o 'cardã traseiro' havia caído no asfalto.
Estou á 3 semanas esperando pela cruzeta, por uma loja especializada da qual recebi a informação e entrei em contato, mas está demorando demais; afinal, o Samurai é hoje meu único veículo..
Minhas dúvidas:
- Será que eu estava usando a 'tração' ( 4x2, 4x4 ) de maneira errada ?
- A troca da cruzeta por uma nova 'original', resolve de vez o problema, ou isso ocorre normalmente ? ( Farei bem poucas trilhas pesadas com ele, apenas mesmo, caminhos por estradas de terra, e alguns obstáculos naturais, nada de muita lama ou valas..)
- O eixo cardã, em sua parte traseira ( a que foi ao chão ), danificou-se um pouco, fato notado pelo 'amassamento'\'abaulamento' da estrutura.. ( tipo, amassou um pouco o local onde a cruzeta é fixada, sem quebrar o 'pino ou calço' metálico original) .. isso acarretará em alguma nescessidade de serviço de ajuste ou 'usinagem' do mesmo ( cardã\diferencial ); ou ainda sua substituição ?
- Ouve-se ( lê-se ) muito dizer em adaptações, mesmo trocas de cardãs e coisas do tipo.. Isso é realmente nescessário no caso do Samurai ? Sei da capacidade\qualidade de tais servços, e da preferência por quem opta por tais casos, mas gostaria de manter o jipe o mais original possível, pelo menos, nesse início de 'carreira'..
Desculpem o infortúnio de dúvidas talvez tão inocentes, e mesmo a quantidade delas.. Moro em Rio Claro\S.P., e meu jipe encontra-se hoje parado em frente á casa de um amigo, em outra cidade, por motivo da falta da peça no mercado e do meu desconhecimento sobre oficinas ou mesmo profissionais especializados\capacitados e honestos para me prestarem o serviço nescessário de reparo.
Se algum usuário for de minha região, peço encarecidamente que se puder ter a bondade de intervir com tais informações, estou totalmente ás ordens e ficarei imensamente grato.
Por mensagens aqui mesmo, posso passar maiores informações pessoais ou receber as dicas preciosas que tanto preciso.
Muito obrigado por hora, e meus parabéns por tão profissionalizada e amistosa comunidade off road na internet.
Abraços..
Ricardo Passoni
20/12/2011, 19:10
Meu camarada compra a cruzeta dianteira da L 200 quadrada com bico graxeiro ela cabe direto sem adaptação deve ter a venda no mercado livre ou melhor em uma loja de cruzetas ai na sua cidade !!
Abraço
Eduardo Alemão
23/12/2011, 18:02
- Será que eu estava usando a 'tração' ( 4x2, 4x4 ) de maneira errada ?
Ao que entendi tu tava rodando no asfalto com o carro traçado... :( NÃO pode. No Samurai só liga a tração em pisos sem aderência como terra, barro, lama, cascalho. Asfalto, jamais!
OK.. Vejamos:
Pelo que me lembro, o aviso 4WD no painel NÃO estava aceso, portanto eu estava em 4x2, certo ?
Observando o jipe agora que está novamente na ativa ( MARAVILHA, foi muito simples recondidcionar as 'luvas' do cardãzinho com solda, recolocar a cruzeta nova, original Suzuki que comprei na SUZUCAR (http://www.suzucar.com.br/loja/) - R$ 79, 00 ), os RL's ( ? ) das rodas dianteiras, estão na posição FREE...
Dúvidas:
- No asfalto, forçando ( serras, subidas íngremes, mas com certa velocidade, acelerando), devo usar apenas 4x2 ?
- O que significam e como devo usar as diferentes posições da alavanca - 2H, 4H e 4L ?
- Em que situação devo acionar as RL's pra FREE ou LOCK ?
Se alguém puder continuar ajudando, agradeço muito, pretendo sair em viajem agora em janeiro com o Suzuki, devo andar uns 1000, 1200 kms, entre asfalto e terra.
P.S.:
Lì algumas vezes os tópicos que tratam sobre RL's e Tração nos Suzukis, não tendo ainda desanuviado estas minhas dúvidas. Peço perdão pela repetição dos questiionamentos, pela falta de experiência e agradeço desde já a boa vontade dos colegas.
Boas trilhas e òtimo Ano Novo á todos, com muito 4x4 e Off Road !
Abraços !
marcus.augusto
03/01/2012, 17:50
Pelo que me lembro, o aviso 4WD no painel NÃO estava aceso, portanto eu estava em 4x2, certo ?
Sim e não... você pode muito bem estar com o circuito defeituoso e nunca ver essa luz acender como é o meu caso já que não tenho mais a cebolinha da t-case e isso faz com que a luz do painel não se acenda. Para facilitar o entendimento, digamos que você sempre estará em 4x2 quando não tiver acionado a roda livre do seu veículo ou quando não tiver engatado a alavanca da 4x4 do seu veículo após isso.
Dúvidas:[/B]
- No asfalto, forçando ( serras, subidas íngremes, mas com certa velocidade, acelerando), devo usar apenas 4x2 ?
Usar 4x2 no asfalto sempre será o mais indicado, afinal de contas a 4x4 foi feita pra te tirar de situações complicadas ou com piso pouco aderente onde o carro precisa de mais tração. Mas nesse caso você pode dar uma forcinha usando a 4x4... simplesmente reduzindo-o e utilizando o benefício da LOW em 4x2 (rodas traseiras) para não precisar descer do carro e virar as rodas livres.
- O que significam e como devo usar as diferentes posições da alavanca - 2H, 4H e 4L ?
2h é a 4x2
4h é a 4x4 hight (para desenvolver o carro num estradão por exemplo)
4L é a 4x5 low (apenas para situações extremas e que você precise ter uma relação mais curta de marchas)
- Em que situação devo acionar as RL's pra FREE ou LOCK ?
Toda vez que você não estiver utilizando tração 4x4 a posição deverá estar em FREE, do contrário você estará desgastando componentes sem a menor necessidade. Quanto for utilizar a 4x4 você obrigatoriamente deverá estar em LOCK, senão o sistema não irá transferir a força para o diferencial dianteiro e seu carro apenas vai utilizar a redução nas rodas traseiras. FREE é a posição normal para o uso urbano ou quando você não precisar reduzir o carro.
Procure ler o manual do seu veículo, procurar no fórum e postar nos tópicos adequados. Isso é o mais indicado.
valeu Marcus Augusto, muito elucidador teu post.
Meu carro acende o 'aviso' 4WD sim !
Nessa semana usei bastante o Samurai, tanto em asfalto como em estradas de terra, neste caso de diversas maneiras..
Usei da forma correta o acionamento das reduzidas com as RL's; fiquei muito contente com o desempenho do carro em estradas de terra íngremes, com bastante barro, na região de Socorro, Serra Negra e Amparo, por oonde me ' enfio' com certa frequência pra treinar de bike, heheheh
Realmente o pessoal aqui do site é muito bacana e adulto, estou contente de estar aprendendo e me desenvolvendo por aqui..
Tenho lido os tópicos todos, inclusive o de adaptações e peças pra samurai, matei várias dúvidas lá.. ( ainda tou na pág. 60 e poucas, hahahah )
Forte abraço á todos, e muitas boas trilhas.
Usar 4x2 no asfalto sempre será o mais indicado, afinal de contas a 4x4 foi feita pra te tirar de situações complicadas ou com piso pouco aderente onde o carro precisa de mais tração. Mas nesse caso você pode dar uma forcinha usando a 4x4... simplesmente reduzindo-o e utilizando o benefício da LOW em 4x2 (rodas traseiras) para não precisar descer do carro e virar as rodas livres.
Cara essa era uma duvida pertinente para mim, nunca usei dessa forma colocar a alavanca na posição 4x4L com as rodas livres na posição FREE, o uso desta forma pode acarretar algum dano?
ps.: meu cunhado pegou o meu samurai e foi brincar em um terreno com umas poças, lama e alguns buracos disse que ligou o 4x4 nao sabe se foi na posiçao 4x4H ou 4x4L porem nao mexeu na RL... aparentemente esta tudo funcionando normalmente usou muito pouco... e como nao sabia se o uso da reduzida pode ser feito com a RL em FREE nunca usei....
Geraldo Vaz
18/11/2014, 20:04
Cara essa era uma duvida pertinente para mim, nunca usei dessa forma colocar a alavanca na posição 4x4L com as rodas livres na posição FREE, o uso desta forma pode acarretar algum dano?
ps.: meu cunhado pegou o meu samurai e foi brincar em um terreno com umas poças, lama e alguns buracos disse que ligou o 4x4 nao sabe se foi na posiçao 4x4H ou 4x4L porem nao mexeu na RL... aparentemente esta tudo funcionando normalmente usou muito pouco... e como nao sabia se o uso da reduzida pode ser feito com a RL em FREE nunca usei....
Ola pessoal. Sou novo no 4X4 também, como nosso amigo adquiri um samurai que alias já pertenceu a alguém deste site, tópico samurai velho guerreiro, estou com problema na cruzeta tambem, nao quebrou ainda mas está tremendo o cardam que é uma beleza, minhas duvidas são : o cardam que vai pra roda traseira tem duas cruzetas, são iguais?
a cruzeta original já vi que tem na suzucar mas se eu achar a da l200 93 aqui perto de casa da na mesma? assim não teria que esperar a entrega da suzukar.
Daniel Engelbrecht
23/11/2014, 21:34
Ola pessoal. Sou novo no 4X4 também, como nosso amigo adquiri um samurai que alias já pertenceu a alguém deste site, tópico samurai velho guerreiro, estou com problema na cruzeta tambem, nao quebrou ainda mas está tremendo o cardam que é uma beleza, minhas duvidas são : o cardam que vai pra roda traseira tem duas cruzetas, são iguais?
a cruzeta original já vi que tem na suzucar mas se eu achar a da l200 93 aqui perto de casa da na mesma? assim não teria que esperar a entrega da suzukar.
Certa vez, numa viagem a Argentina, troquei uma cruzeta do samurai. Levei a peça numa loja e disse que queria uma igual (não falei de qual carro era). O dono da loja mediu as dimensões, consultou na tabela e trouxe uma cruzeta da Mistubishi.
joao da gaiola
25/11/2014, 12:03
bom dia a cruzeta da L200 dianteira serve mas vc tera de levar o cardan q ai esperimenta e na hora e p&p e rodar
eu uso e essa
Geraldo Vaz
04/12/2014, 20:17
Obrigado pelas dicas, levei o samurai em uma oficina especializada em cardam, na verdade o problema era na luva, aquela parte estriada do cardam, segundo o mecânico, mesmo sem usar a tração dianteira, ela tem um atrito devido ao movimento da suspensão, como estava sem graxa desbastou um pouco a ponta do cardam. mas agora ta zerado.
valeu.
Oficina fica na rua atraz do crematório da vila alpina.
Joao Baeta
12/01/2024, 18:16
:arrow:Povo!
O meu Azul está com folga no cardan dianteiro p/ 4x4....!
Pois alavanca treme d+ ao rodar ou seja... "roncando"
Comprei 1 cruzeta ASH 04M079 (o de l200)
Medida: tamanho é 25mm + diametro 64mm contra 25mm e 63.8mm do o original!
Teria cortar a luva e ponteira original e adaptar ....!
Algem dá :idea::?: