Conectar

Ver Versão Completa : como faço pra trocar a turbina da ranger

michel4x4
18/03/2009, 21:22
comprei uma ranger 2.5 e a turbina esta zuada, comprei uma turbina nova e como gosto de mexer estou tentando trocar eu mesmo a turbina consegui tirar a caixa fria mais a caixa quente é um trampo tem algum segredo para eu tirar os prisioneiros do coletor e do escapamento pq é de dificil acesso. obrigado

Walter L. L. Casitta
18/03/2009, 21:55
comprei uma ranger 2.5 e a turbina esta zuada, comprei uma turbina nova e como gosto de mexer estou tentando trocar eu mesmo a turbina consegui tirar a caixa fria mais a caixa quente é um trampo tem algum segredo para eu tirar os prisioneiros do coletor e do escapamento pq é de dificil acesso. obrigado

Você tem que tirar a roda e a saia do pra-lamas e então fica tudo na sua cara com acesso bem mais fácil...

mak (SP/ZN)
18/03/2009, 23:33
e da-lhe WD40 nos parafusos...

sergiomfff
19/03/2009, 09:38
Você tem que tirar a roda e a saia do pra-lamas e então fica tudo na sua cara com acesso bem mais fácil...

Sds.
Pegando carona no tópico, como posso saber se minha TGV está funcionando corretamente (não tenho manômetro), pois qd chega a 1900 rpm a turbina da um coice, mas também qd vai passando de 1000 ja sente aquele delicioso assovio.
E agora? ela já começa a pressurizar ou existe dela "colar"?
Desde já agradeço a ajuda.

Abs.

Anthoniusnikos
19/03/2009, 12:20
Michel, a sua turbina nova deve ter vindo com um manual de instruções para montagem. Seguindo os passos fica mais fácil.
Sergio, quem dirige maneiro, em 1900 rpm é quando se faz a mudança de quase todas as marchas. Se ela está dando coice, deve estar com problemas: lubrificação, eixo, hélice, ...
Quando a turbina não está mais produzinda pressão, o desempenho do motor cai pela metade, e talvez menos. :pensativo::pensativo::pensativo:
Abs
Anthon

sergiomfff
19/03/2009, 13:09
Sergio, quem dirige maneiro, em 1900 rpm é quando se faz a mudança de quase todas as marchas. Se ela está dando coice, deve estar com problemas: lubrificação, eixo, hélice, ...
Quando a turbina não está mais produzinda pressão, o desempenho do motor cai pela metade, e talvez menos. :pensativo::pensativo::pensativo:
Abs
Anthon

Valeu, amigão.
Vou ficar atento na turbina e vou instalar um manômetro.

Abs.

ubuntu2009
22/03/2009, 18:23
Os dutos de ar do motor que vem do filtro ficam melados de oleo, meu "velho e experiente mecanico" me disse que minha turbina ta quase pra dar pau, mas não me aconselhou troca-la por uma nova porque o motor com 130000km não vai aguentar, aconselhou deixar como tá. Tem fundamento isso? (ranger 3.0)"

Walter L. L. Casitta
22/03/2009, 20:14
Os dutos de ar do motor que vem do filtro ficam melados de oleo, meu "velho e experiente mecanico" me disse que minha turbina ta quase pra dar pau, mas não me aconselhou troca-la por uma nova porque o motor com 130000km não vai aguentar, aconselhou deixar como tá. Tem fundamento isso? (ranger 3.0)"

Esse melado de óleo pode ser normal e só isso não é suficiente pra condenar turbina nenhuma...

Edintruder
22/03/2009, 22:50
130.000km o motor não iria aguentar uma turbina nova??? HAahahah!
Manda esse mecânico pro espaço que ele não sabe nada de motores diesel!!! Se fosse mais de 300.000 km até teria algum fundamento, mas 130.000!!!
:odedo: pro teu meca!

Oidagua
27/03/2009, 19:15

Amigo, onde vc comprou e quanto custou?

obrigado:palmas:

Raposo
28/03/2009, 13:03
Valeu, amigão.
Vou ficar atento na turbina e vou instalar um manômetro.

Abs.
Boa idéia! O manômetro sai barato e você pode gerenciar o funcionamento da turbina.
Acho esse instrumento fundamental. Deveria ser item de série.
Abraços.

esbaptista
27/02/2010, 13:44
130.000km o motor não iria aguentar uma turbina nova??? HAahahah!
Manda esse mecânico pro espaço que ele não sabe nada de motores diesel!!! Se fosse mais de 300.000 km até teria algum fundamento, mas 130.000!!!
:odedo: pro teu meca!

ola pessoal,

A minha ranger 2.5 ficou umas 2 semanas parada na oficina, quando o mecanico foi liga-la a oficina ficou cheia de fumaça branca ! Ela estava la para mexer em outras coisas, nada de motor. Alguem sabe dizer pq esta fumaceira toda pode ter aparecido?

Agora ele quer trocar a turbina pq esta melando de oleo, mas diz q o motor nao vai aguentar. Isso tem fundamento? Quanto gasto com uma turbina?

ps. O km do painel eh 140k km, mas ele e eu achamos q tem pelo menos o dobro (infelizmente cai no conto do vigario, mas me apaixonei pela ordinária e casei)

Edintruder
27/02/2010, 15:16
Esbaptista, de qualquer forma, o que ele fez pra dizer que a turbina está ruim? Tem muito mecânico chambão que tira a mangueira do ar na turbina e vê tudo melado de óleo, logo imagina que a turbina está ruim, e mal sabe ele que normalmente a turbina solta óleo pelo lado quente, e pra soltar pro lado frio a turbina tem que estar com o eixo muito ruim...

Essa turbina tem folga no eixo? o escapamento tem resíduo de óleo? quando anda com a Ranger, solta fumaça azul? Tem ruído de metal roçando na turbina?

Esse mecânico quer pagar as contas dele e depois dizer que esse motor é ruim e tal...
Procura outro mecânico antes de gastar dinheiro. Se quiseres botar dinheiro fora, posso te dar o nro da minha conta... ahahahah!

Em relação à kilometragem, picapes usadas em trechos urbanos duram MUITO menos que as usadas em rodovias. Mesmo sendo usada em trabalho de fazenda, o conjunto dura muito mais km rodados que o uso exclusivo urbano.. Isso tudo pode enganar muito mecânico de automóveis. Uma embreagem por exemplo, pode durar 250.000km e uma picape com uso urbano pode durar 60.000km apenas... Essas dicas de desgaste de volante e pedais são furadas também nesse ponto. O uso urbano desgasta muito mais a transmissão, motor, pneus, suspensão, sistema de diração e acabamentos do veículo que o uso rodoviário. Exemplos disso não faltam.
Pode encostar a minha Ranger no lado da do Pequenojr ou do Walter, e apesar das deles terem mais que o dobro da kilometragem da minha, é certo que as Rangers deles devem estar em melhores detalhes de desgaste dos acabamentos, suspensão, e transmissão que a minha...
Eu já fiz bomba e setor da direção hidráulica da minha Rangfer com uns 100.000km, a do Walter acredito que ainda esteja original com quase 300.000km...
Chuta o traseiro desse teu porcânico!

A fumaça branca pode ser ar nos bicos, bicos ruins e desgastados, etc... A Maxion recomendava a troca ou revisão dos bicos com 150.000km.

Voltando na turbina, se tens o hábito de ligar o motor e aguardar uns 20, 30 segundos antes de acelerar e ao desligar deixar o motor na lenta uns 30 segundos também, essa tua turbina deve durar tanto quanto o motor.

eduardo1968
27/02/2010, 15:59
ola pessoal,

A minha ranger 2.5 ficou umas 2 semanas parada na oficina, quando o mecanico foi liga-la a oficina ficou cheia de fumaça branca ! Ela estava la para mexer em outras coisas, nada de motor. Alguem sabe dizer pq esta fumaceira toda pode ter aparecido?

Agora ele quer trocar a turbina pq esta melando de oleo, mas diz q o motor nao vai aguentar. Isso tem fundamento? Quanto gasto com uma turbina?

ps. O km do painel eh 140k km, mas ele e eu achamos q tem pelo menos o dobro (infelizmente cai no conto do vigario, mas me apaixonei pela ordinária e casei)[/quote]

Esbaptista

Vc está entrando na onda desse meXânico explorador.

Primeiro passo: tira ela dessa oficina.

Faça uns testes antes de qualquer decisão:
- Veja quantos segundos o arranque gira de manhã, ao ligar o motor;
- Veja com quantos rpm a tua ranger pega 120 Km/h no alfalto;
- Escute a turbina, ao rodar normalmente tentando identificar os barulhos que o Edin citou.

Poste aqui no forum esses resultados, que os companheiros vão te ajudar a descobrir o que ela tem.

Conforme o caso, vc pode mandar limpar os bicos, revisar a BI e fica tudo bem.

Abs

Eduardo:concordo:

Edintruder
28/02/2010, 11:15
Opa... a 120km/h a ranger 2.5 dá 3000rpm... isso não tem nada a ver com nada, apenas relação dos diferenciais...

eduardo1968
28/02/2010, 12:05
Opa... a 120km/h a ranger 2.5 dá 3000rpm... isso não tem nada a ver com nada, apenas relação dos diferenciais...

Eu sei Edin. Mas perguntei pq mesmo com a turbina e BI boas, se ele não pega 120 km/h com 3000 giros, pode ser problema nos anés, camisa, cabeçote, etc. Vc discorda desse teste?

Ps: A minha ranger, antes de ter que fazer o motor, pegava no máximo 120 Km/h e com 3800 giros. Estava com rachadura no cabeçote e anéis desgastados. Fiz o motor, não mexi na turbina, nem fiz BI e hoje pega 120 com 3000 giros na reta.

Abs

Eduardo

LeoLeone
28/02/2010, 12:20

X2.
Relação velocidade x rpm tem a ver com diferencial, independente da qualidade o motor, turbina ou qq outra coisa. Se o giro chega a 3000 a velocidade tem que ser proporcional, dependendo apenas da marcha engrenada.

LeoLeone
Ranger xl 2000 CD 4x4:-D

TylerNTL
28/02/2010, 17:56

X3 a minha é mais um Ranger 2.5 que em 5ª a 120km/h está 3000rpm.

eduardo1968
28/02/2010, 18:51
X3 a minha é mais um Ranger 2.5 que em 5ª a 120km/h está 3000rpm.

Leo, Edin, Thelmo, estou aqui pra aprender, poderia alguém me explicar pq na subida tem que ter 3100 giros pra chegar a 120 Km/h e na descida 2700. É nesse raciocínio que eu pensei que um motor baleado tem q chegar a maiores giros pra atingir uma determinada velocidade, comparando com um motor normal.
Quando o motor da minha ranger estava baleada, eu não conseguia subir nenhum aclive a 100 Km/h com um giro de quase 4000 rpm...

Abs

Eduardo

Rogerrm
28/02/2010, 20:16

Edi, danifica o motor HS 2.5 da Ranger numa viagem de 600 km a 120km/h(3000 RPM)? Ou tem que ir na calma a cemzinho?

Rogerrm
28/02/2010, 20:19
Leo, Edin, Thelmo, estou aqui pra aprender, poderia alguém me explicar pq na subida tem que ter 3100 giros pra chegar a 120 Km/h e na descida 2700. É nesse raciocínio que eu pensei que um motor baleado tem q chegar a maiores giros pra atingir uma determinada velocidade, comparando com um motor normal.
Quando o motor da minha ranger estava baleada, eu não conseguia subir nenhum aclive a 100 Km/h com um giro de quase 4000 rpm...

Abs

Eduardo

Como tava a embreagem?
Acho que tu colocava a 4ª.........:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

TylerNTL
28/02/2010, 20:49

Abs

Eduardo

É física pura a Ranger 2.5 em 5ª marcha
rpm - km/h
2000 = 80
2500 = 100
3000 = 120
3500 = 140
4000 = 160
Independente do motor estar ruim, bom, com X voltas na BI, etc.

E isso só vai mudar se for alterada alguma relação do diferencial ou da caixa de marchas.

Se vc estava a 4000rpm e a 100km/h com certeza a marcha não era a 5ª

eduardo1968
28/02/2010, 21:24
É física pura a Ranger 2.5 em 5ª marcha
rpm - km/h
2000 = 80
2500 = 100
3000 = 120
3500 = 140
4000 = 160
Independente do motor estar ruim, bom, com X voltas na BI, etc.

E isso só vai mudar se for alterada alguma relação do diferencial ou da caixa de marchas.

Se vc estava a 4000rpm e a 100km/h com certeza a marcha não era a 5ª

Negativo: numa subida vc não chega a 120 com 2700 rpm? e na descida isso é barbada. Na minha opinião tem outra variável aí que é a compressão ou força motriz que é transmitida à tração e ela pode interferir na geração da velocidade. Pra tirar essa dúvida, tudo vai depender de onde está localizado o sensor de rotação da ranger, na caixa ou na roda?

Abs

Eduardo

LeoLeone
28/02/2010, 22:17
Negativo: numa subida vc não chega a 120 com 2700 rpm? e na descida isso é barbada. Na minha opinião tem outra variável aí que é a compressão ou força motriz que é transmitida à tração e ela pode interferir na geração da velocidade. Pra tirar essa dúvida, tudo vai depender de onde está localizado o sensor de rotação da ranger, na caixa ou na roda?

Abs

Eduardo

Eduardo, Veja bem.
As únicas variaveis possiveis são:
Contagiros Mentiroso,
Velocímetro faltando com a verdade, ou
Embreagem patinando,
Fora isso não saberia explicar.

Abç

eduardo1968
28/02/2010, 23:44
Rogerm, Leo, Edin, Thelmo.
Agradeço pela explicação, devo ter me enganado na época em que vi aquela rotação e relacionei-a com o motor ruim. Realmente, não tem nada de nada...

Esbaptista
Tire esse teste do giro aos 120 do escript.

Abs

Eduardo

Edintruder
28/02/2010, 23:54
Xará Eduardo, não te preocupa não. Somente com a embreagem patinando ou câmbio automático é que pode existir diferença de rpm na mesma velocidade e na mesma marcha. Fora isso, o conjunto é constante, as rodas estão ligadas com o virabrequim através de um sistema continuo e sem deslizamentos.

Rogerrm
01/03/2010, 11:48
Xará Eduardo, não te preocupa não. Somente com a embreagem patinando ou câmbio automático é que pode existir diferença de rpm na mesma velocidade e na mesma marcha. Fora isso, o conjunto é constante, as rodas estão ligadas com o virabrequim através de um sistema continuo e sem deslizamentos.

Edi, danifica o motor HS 2.5 da Ranger numa viagem de 600 km a 120km/h(3000 RPM)? Ou tem que ir na calma a cemzinho?

dudas_308w
01/03/2010, 17:00
Roger,
o motor pode rodar a 3000 rpm por muitos KMs, mas obviamente, desgasta mais.
Gasta mais, esquenta mais, faz mais ruido, mas nao vai quebrar por conta disso, e sim por outros fatores como falta de oleo, ou agua.
Att
Eduardo

dudas_308w
01/03/2010, 17:04
Reparei que a minha turbina começou a babar. Era seca ate pouco tempo, agora poe um pouco de oleo pelo duto de entrada da caixa fria.
A explicaçao, eu ja sabia, são os manobristas dos estacionamentos onde sou obrigado a deixar, que insistem em trazer o carro o mais rapido possivel.
Vou ter que arrumar um embuchador de turbinas e mandar a minha lá. Isso quando arrumar o resto dos problemas, citados em outro topico.

abs

esbaptista
09/03/2010, 14:17
Agradeço a todas as dicas e explicações, foi de muita valia.

Finalmente o mecanico "descobriu" que o problema não estava na turbina e sem sim no motor ! :putz::putz::putz::putz:

O oleo que estava acumulando na turbina, no escapamento e fazendo uma fumaceira dos diabos vinha do do motor e acumulava na turbina.

Tiramos a mangueira (colocamos um filtro de na ar no lugar) e a turbina ficou seca e sem residuos.

O problema é q o motor esta soprando bem ! Assim que o motor esquenta um pouquinho comeca sair fumaca pelo anti-chama e claro pelo capô.

O mecanico diz q tenho q fazer o motor, mas eu prefiro a opniao do forum.

Entao o que vcs me dizem, tem que fazer o motor mesmo ? E onde eu devo fazer, alguem conhece alguma oficina/retífica próximo e de confiança ? (estou em Indaiatuba/SP)

dudas_308w
09/03/2010, 18:29
Batista,
quantos KM esta esse carro?
e tem agua no oleo? Ta sumindo agua?
abs

esbaptista
09/03/2010, 19:39
Batista,
quantos KM esta esse carro?
e tem agua no oleo? Ta sumindo agua?
abs

Nao tem agua no oleo e nao esta sumindo agua.

So esta fraca (o teste de velocidade x rpm nao bate) e demorando um poquinho para ligar de manha.

Mas o que me incomoda mesmo é a fumaceira.

TylerNTL
09/03/2010, 21:28
So esta fraca (o teste de velocidade x rpm nao bate)

Para RPM x Velocidade não "bater" tem que ter alguma coisa diferente do original nas relações de diferencial, caixa de marchas ou pneus.

Senão tem que bater...
...como motor ligado, fraco, quebrado, desligado, etc.

Edintruder
09/03/2010, 21:33
O tamanho dos pneus influencia apenas entre o velocímetro e o gps, não altera em nada a relação rpm x velocidade indicada.

TylerNTL
10/03/2010, 07:07
O tamanho dos pneus influencia apenas entre o velocímetro e o gps, não altera em nada a relação rpm x velocidade indicada.

Ok. Falha minha!

O tamanho dos pneus só faria diferença se sinal de velocidade viesse de uma fonte diferente da rotação do eixo (GPS, etc)