PDA

Ver Versão Completa : Kia Sorento



Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [11] 12 13 14 15 16 17

daniel gw
25/07/2017, 11:36
Bom dia pessoal, sou novo no forum. Faz mais um mês que adquiri uma Sorento diesel 2008/09 com 127.000 km. Estou Gostando muito do carro. Estou com uma dúvida muito cruel, sobre o oleo do cambio automático... Já falei com diversos mecanicos e a maioria diz que devo trocar o oleo, no entanto não sabem me dizer exatamente qual óleo usar. Na concessionaria só me falam que não recomendam fazer a troca do oleo. Fiquei meio perdido, ao meu ver acho que deve ser trocado, no entanto minha duvida é quanto a que oleo utilizar... Se alguém que passou por isso puder me dar uma luz ai, ficarei muito agradecido. Abraço.

sandrocalmeida
25/07/2017, 13:46
Bom dia pessoal, sou novo no forum. Faz mais um mês que adquiri uma Sorento diesel 2008/09 com 127.000 km. Estou Gostando muito do carro. Estou com uma dúvida muito cruel, sobre o oleo do cambio automático... Já falei com diversos mecanicos e a maioria diz que devo trocar o oleo, no entanto não sabem me dizer exatamente qual óleo usar. Na concessionaria só me falam que não recomendam fazer a troca do oleo. Fiquei meio perdido, ao meu ver acho que deve ser trocado, no entanto minha duvida é quanto a que oleo utilizar... Se alguém que passou por isso puder me dar uma luz ai, ficarei muito agradecido. Abraço.

Blz Daniel, eu passei por isso!!! Da uma olhada nesse relato do Almir que acredito ira tirar suas dúvidas. Troquei faz pouco tempo o óleo da minha caixa., e não achava o original para vender aqui em Belo Horizonte. Usei o Motul Multi ATF.


Amigo minha sorento é ano 2007 diesel...minha desde de zero...esta atualmente com 298000 kilometro isso mesmo duzento e noventa e oito mil...nesses anos todos...decidi fazer a seguinte rotina...a minha primeira troca fiz com 80.000 dai em diante troco a cada 50 mil...e posso te garantir que vale a pena...apenas fija das oficinas que contam um monte de historias e cobram um absurdo...procure uma maquina que faz a troca do oleo como se fosse uma hemodialise...ou seja sai o oleo antigo e entra o novo em torno de 8 a nove litros...sempre vai ficar uma quantidade do antigo no sistema...amigos nesses 10 anos desse meu sorento posso dizer que todos os problemas complicados desse carro acabei descobrindo a solução...algumas cabeludas como tranco nas passagens das marcha em baixa da caixa automatica...e o famoso apagão do motor em alta velocidade e giro ...alto...alias esse levei 2 anos com o problema...sanado com a descoberta aqui de um forista...por tanto...nada me assusta mais nesse carro...corrente de comando já troquei...e por ai vai...se alguem andar no meu carro s impressiona com a qualidade da mecanica...sem contar nesses anos,,,discos, rolamentos de roda e mesmo de uma polia da correia poli v...por isso que digo e um carro muito bom...mas pagamos caro...por ter poucos mecânico competentes pra dar solução nos probleminhas que aparecem...coisa comum de qualquer carro...por isso estou casado com meu sorento...rsrsr porque hoje dificilmente tomo susto...e por ultimo uma dica...nunca use oleo do motor que não seja 5w 30...p/ motores a diesel....valeu galera...e desculpe o texto longo...mais a intenção e somar com a turma...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles-/53730-kia-sorento-181.html

E caso queira saber qual óleo usar.. da uma olhada a partir dessa página:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles-/53730-kia-sorento-192.html

ffsias
25/07/2017, 16:56
Pessoal,

Depois de observar que haviam algumas informações incorretas quanto ao atuador da turbina da VGT, resolvi tirar umas fotos e mostrar o que é o que nesta peça, e o que é o problema que mais ocorre.

A borracha preta, é só um tapa pó, não tem ação nenhuma no funcionamento. Não adianta fazer nada nela, para que o atuador funcione melhor, já que ela não tem outra função que não seja proteger o local, nem mesmo tem a mesma elasticidade do componente de borracha que é o atuador de fato. Nas fotos é possível perceber o componente elástico (alaranjado) e, nesta peça, onde ele se rompeu, deixando o atuador sem funcionar. Não adianta amarrar o tapa pó na haste, já que ele não vai funcionar como a membrana interna.

550411550412550413550414550415

Abraço,

Marcio Ssa
26/07/2017, 06:24
[QUOTE=ffsias;2440939]Pessoal,

Depois de observar que haviam algumas informações incorretas quanto ao atuador da turbina da VGT, resolvi tirar umas fotos e mostrar o que é o que nesta peça, e o que é o problema que mais ocorre.

A borracha preta, é só um tapa pó, não tem ação nenhuma no funcionamento. Não adianta fazer nada nela, para que o atuador funcione melhor, já que ela não tem outra função que não seja proteger o local, nem mesmo tem a mesma elasticidade do componente de borracha que é o atuador de fato. Nas fotos é possível perceber o componente elástico (alaranjado) e, nesta peça, onde ele se rompeu, deixando o atuador sem funcionar. Não adianta amarrar o tapa pó na haste, já que ele não vai funcionar como a membrana ...

Qual seria o Problema quando ele tá ruim? E você tem a referencia dele?

sandrocalmeida
26/07/2017, 07:05
Ffsias, uma pegunta: tem alguma sequencia na instalação do Microcat?

ffsias
26/07/2017, 07:35
Qual seria o Problema quando ele tá ruim? E você tem a referencia dele?

Agora não tenho o código, mas este atuador é o mesmo para todas as VGT. WGT é diferente...

Quando ele fura, fica sem ação ou com muito pouca, e não atua na turbina.

ffsias
26/07/2017, 07:38
Ffsias, uma pegunta: tem alguma sequencia na instalação do Microcat?

Tem aquelas duas pasta, além das ISO. É o crack para funcionamento. Ele vai simular a chave de hardware. Só funciona em Win 32bits.

Dá uma olhada neste link. Tem as instruções de instalação.

Microcat KIA 2012.02 (http://www.soft4car.net/microcat-kia-201202)

daniel gw
26/07/2017, 13:25
Blz Daniel, eu passei por isso!!! Da uma olhada nesse relato do Almir que acredito ira tirar suas dúvidas. Troquei faz pouco tempo o óleo da minha caixa., e não achava o original para vender aqui em Belo Horizonte. Usei o Motul Multi ATF.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles-/53730-kia-sorento-181.html

E caso queira saber qual óleo usar.. da uma olhada a partir dessa página:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles-/53730-kia-sorento-192.html

Opa, valeu mesmo pela dica Sandro... Ah vi que o Ph Abreu postou um link onde encontro o oleo original... Valeu ai Ph pela dica tbm.
EGYDIO MOTORS - ÓLEO PARA CÂMBIO AUTOMÁTICO (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.egydiomotors.com.br%2Fp roduto%2F258%2F%3Fleo%2Bpara%2Bcambio%2Bautom%3Fti co.html)

Alguém sabaria me informa o codigo da peça da junta do carter do cambio e o filtro interno do oleo do cambio?? e onde posso encontrar?? Grato e abraço a todos.

alejsdias
26/07/2017, 14:55
Opa, valeu mesmo pela dica Sandro... Ah vi que o Ph Abreu postou um link onde encontro o oleo original... Valeu ai Ph pela dica tbm.
EGYDIO MOTORS - ÓLEO PARA CÂMBIO AUTOMÁTICO (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.egydiomotors.com.br%2Fp roduto%2F258%2F%3Fleo%2Bpara%2Bcambio%2Bautom%3Fti co.html)

Alguém sabaria me informa o codigo da peça da junta do carter do cambio e o filtro interno do oleo do cambio?? e onde posso encontrar?? Grato e abraço a todos.

Tentei comprar mas não apareceu a opção de pagar o frete mandei um e-mail para eles e me informaram que o óleo acabou

ffsias
27/07/2017, 19:34
Olhem que estrago....

D4CB. Kia Sorento. Москва. Мотор в мясо (и еще раз про ЕГР) - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=XWMDshEKgxk)

sandrocalmeida
28/07/2017, 06:39
caralho que estrago...
vc conseguiu identificar o motivo? corrente arrebentou ou deu o tal calço hidráulico?

ffsias
28/07/2017, 09:37
caralho que estrago...
vc conseguiu identificar o motivo? corrente arrebentou ou deu o tal calço hidráulico?

Não, este idioma é tinhoso. Só entendo o "Kia Sorenta"....kkkkk:mrgreen:

Tancredo Moreira
28/07/2017, 09:48
Que atentação aconteceu com esse motor!?
Chega arrepiar, que judiaria.

ffsias
28/07/2017, 09:50
Que atentação aconteceu com esse motor!?
Chega arrepiar, que judiaria.

Parece muito ser calço hidráulico, por causa de bico travado aberto. Foi só em um cilindro.

volmirbaranoski
28/07/2017, 10:14
bom dia galera ,mais parece que ele tirou toda a parte da egr ?????

ffsias
28/07/2017, 10:36
bom dia galera ,mais parece que ele tirou toda a parte da egr ?????

Na prática, se isolar a saída do escapamento e a entrada no coletor de admissão, o resto é dispensável. Mas fica feio, fica muito claro que está faltando componente.

sandrocalmeida
28/07/2017, 11:15
Não, este idioma é tinhoso. Só entendo o "Kia Sorenta"....kkkkk:mrgreen:

kkkkkk... essa frase tb peguei!!!

GENETICO10
28/07/2017, 12:11
Parece muito ser calço hidráulico, por causa de bico travado aberto. Foi só em um cilindro.

A alguns posts anteriores teve um forista com um problema parecido mas, parece que a causa foi biela. Ele inclusive teve que entrar na justiça ou em contato direto com a KIA Coreia para resolver o problema.

daniel gw
31/07/2017, 11:17
No meu caso foi Mal-contato nos conectores do rail e da bomba
Bom dia Sando, então, to revisando o cambio da minha e queria ver contigo, vc trocou a junta e o filtro do cambio automatico? Ou só fez limpeza no filtro... onde vc conseguiu o filtro e a junta do carter (cambio) ? teria o codigo dessas peças para me informar... a junta pelo que vi é cod: 45285 mas o filtro estou em duvidas... Desde já fico grato. Abraço
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suv-s-sport-utility-vehicles-/549926d1500114773t-kia-sorento-f2.jpg



SORENTO 2008/09 EX 2.5 VGT 4x4 Diesel 170cv

daniel gw
31/07/2017, 11:32
No meu caso foi Mal-contato nos conectores do rail e da bomba


Bom dia galera!
Fiz uma revisão geral no carro e vou compartilhar com vc´s os gastos caso ajude alguma coisa:
Demorou 3 semanas por causa do bendito do intercooler que estava com defeito. Mas graças a um beta do nosso amigo Márcio Sa, consegui recuperar ele em uma empresa de recondicionamento de radiadores.
No geral eu gostei muito do serviço, achei um pouco puxado a mão de obra, mas acompanhei de perto os serviços e não é mole tirar os radiadores e tudo mais... muito parafuso...aff

Óleo Caixa de Macha (Motul - Mult Atf): R$ 87,27 x 11 litros = R$ 960,00Óleo do Motor (Shell 5w30 - HX8): R$ 27,78 x 9 litros = R$ 250,00
Filtro de Combustível (Wega jfc-K05/4) = R$ 128,00
Filtro de Óleo = R$ 50,00
Filtro de Ar = R$ 25,00


Recondicionamento Radiador do Motor: R$ 150,00
Recondicionamento Intercooler: R$ 650,00


Mão de Obra: R$ 2.592,00
- Troca os óleo da caixa de macha, motor, diferenciais, direção.
- Troca do fluído do radiador motor.
- Limpeza do sistema EGR, entrada de ar turbo e intercooler.
- Remoção e instalação do radiador motor e intercooler.
- Lubrificação dos cardans.
- Limpeza as partes elétricas do acionamento 4x4.
- Limpeza externa dos radiadores. (Motor, Caixa, Arcon)
- Verificação das polias, rolamentos, correis, pastilhas e suspensão.


Total Geral: R$ 4.805,00

Segue as fotos:
54992354992454992554992654992754992854992954993054 9931549932549933549934549935549936549937
O galera, foi mal ai... acho que cliquei no post original errado... desculpa ai

volmirbaranoski
31/07/2017, 13:21
boa tarde amigos do fórum queria saber uma opinião de vocês estou querendo por rodas aro 20 na minha sorento sera que não terei problemas futuros ???

ffsias
31/07/2017, 15:11
boa tarde amigos do fórum queria saber uma opinião de vocês estou querendo por rodas aro 20 na minha sorento sera que não terei problemas futuros ???

Eu não colocaria. Vai afetar demais o conforto. Pra mim, 16 é um bom tamanho....Tenho experiência com 16 e 17, e prefiro o conforto das 16 (com pneus originais).

GENETICO10
31/07/2017, 15:29
Bom dia Sando, então, to revisando o cambio da minha e queria ver contigo, vc trocou a junta e o filtro do cambio automatico? Ou só fez limpeza no filtro... onde vc conseguiu o filtro e a junta do carter (cambio) ? teria o codigo dessas peças para me informar... a junta pelo que vi é cod: 45285 mas o filtro estou em duvidas... Desde já fico grato. Abraço
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suv-s-sport-utility-vehicles-/549926d1500114773t-kia-sorento-f2.jpg



SORENTO 2008/09 EX 2.5 VGT 4x4 Diesel 170cv

Esse filtro, se não estou enganado, é lavável, e só se troca se houver algum tipo de rompimento da trama do mesmo.

GENETICO10
31/07/2017, 15:43
Esse filtro, se não estou enganado, é lavável, e só se troca se houver algum tipo de rompimento da trama do mesmo.

Caso queira comprar um novo veja este:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799259772-kit-filtro-junta-carter-do-cambio-2005-2009-kia-sorento-38-_JM

daniel gw
31/07/2017, 15:55
No meu caso foi Mal-contato nos conectores do rail e da bomba


Caso queira comprar um novo veja este:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799259772-kit-filtro-junta-carter-do-cambio-2005-2009-kia-sorento-38-_JM

Opa, valeu mesmo pela dica ai Genetico10. Abraço.

daniel gw
31/07/2017, 15:59
No meu caso foi Mal-contato nos conectores do rail e da bomba


Tentei comprar mas não apareceu a opção de pagar o frete mandei um e-mail para eles e me informaram que o óleo acabou

Então Galera falei como o pessoal do Egydio Motors pelo Zap e acabei fazendo a compra de 8 litros de ole... pelo site. Espero que eles me mandem o oleo rsrsr... Mantenho todos informado... Grato.

caiobrunosousa
31/07/2017, 16:11
Boa tarde amigos, me tirem uma dúvida, o que tem nesse lugar que está marcado na foto? Existe alguma mangueira e se estiver para onde ela vai?

550646

volmirbaranoski
31/07/2017, 16:44
valeu ffisias pelo seu esclarecimento fico grato

daniel gw
31/07/2017, 17:30
Então pessoal, estou com uma dúvida, pode ser até meio "tola", mas o óleo do cambio é recolocado ou completado pelo tubo onde fica a vareta do nivel do oleo? Grato.
550648

ffsias
31/07/2017, 17:32
Então pessoal, estou com uma dúvida, pode ser até meio "tola", mas o óleo do cambio é recolocado ou completado pelo tubo onde fica a vareta do nivel do oleo? Grato.


Sim, é por aí mesmo. E depois, verificado com o motor em funcionamento e em temperatura de trabalho.

sandrocalmeida
31/07/2017, 18:09
O galera, foi mal ai... acho que cliquei no post original errado... desculpa ai

Fala Daniel, só fiz a limpeza do filtro com gasolina... O mesmo é um filtro de metal, acho que não vale a pena trocar, so a limpeza fica bom. Mas sou um pouco leigo nesses assuntos, alguém melhor qualificado aqui no forum pode dizer se isso procede.

Quando chegar em casa eu olho para vc os códigos.

Abraço

daniel gw
31/07/2017, 19:25
No meu caso foi Mal-contato nos conectores do rail e da bomba


Sim, é por aí mesmo. E depois, verificado com o motor em funcionamento e em temperatura de trabalho.

Valeu ffsias, obrigado pela dica ai. :) Abraço.

sandrocalmeida
31/07/2017, 21:14
Fala Daniel, só fiz a limpeza do filtro com gasolina... O mesmo é um filtro de metal, acho que não vale a pena trocar, so a limpeza fica bom. Mas sou um pouco leigo nesses assuntos, alguém melhor qualificado aqui no forum pode dizer se isso procede.

Quando chegar em casa eu olho para vc os códigos.

Abraço

Daniel, segue a dica do GENETICO10. Ele sabe mais que eu e ao cubo.


Caso queira comprar um novo veja este:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799259772-kit-filtro-junta-carter-do-cambio-2005-2009-kia-sorento-38-_JM

mas segue os número caso precise.. favor conferir tb. Abraços
550658550659

daniel gw
01/08/2017, 09:52
Daniel, segue a dica do GENETICO10. Ele sabe mais que eu e ao cubo.



mas segue os número caso precise.. favor conferir tb. Abraços
550658550659
Maravilha... valeu ai Sandro. Acho que vou seguir tua dica, e só lavar o filtro mesmo, não tem necessidade de troca... Abraço:curtir:

GENETICO10
01/08/2017, 16:15
Maravilha... valeu ai Sandro. Acho que vou seguir tua dica, e só lavar o filtro mesmo, não tem necessidade de troca... Abraço:curtir:

Aê galera do fórum. O cara, na minha opinião, que mais tem conhecimento sobre Sorento aqui no fórum é o ffsias.
Já que tirou o cárter do câmbio, verifique atentamente o estado de conservação da junta usando se possível uma lupa.
Verifique também a borda do cárter onde vai encaixada a junta. Se estiver com rugosidade, dê um polimento fino na mesma usando pasta Cristal e estopa. Nade de usar lixa ou escova de aço ou latão.

ffsias
01/08/2017, 17:43
Aê galera do fórum. O cara, na minha opinião, que mais tem conhecimento sobre Sorento aqui no fórum é o ffsias.

Sempre a disposição para ajudar no que estiver ao alcance. :concordo: O fato de ter duas em casa e meu gosto pelo assunto (fora o tempo que trabalhei na área), contribuem bastante.

Rogerio Gross
01/08/2017, 17:43
Boa Tarde pessoal após ler este tópico resolvi comprar uma Kia Sorento a diesel 2009, porem li relatos que o consumo dela na estrada fica em torno de 12 km por litro. Porém a minha não esta fazendo 10. Andando a 100 km por hora.Oque eu tenho que verificar para corrigir este consumo?

ffsias
01/08/2017, 20:07
porem li relatos que o consumo dela na estrada fica em torno de 12 km por litro. Porém a minha não esta fazendo 10. Andando a 100 km por hora.

E é por aí mesmo. A minha faz um por volta de 12,5km/l, já que ando quase sempre abaixo desta velocidade (170cv AT). Já fez uma revisão? Trocou os filtros?

Rogerio Gross
02/08/2017, 13:00
E é por aí mesmo. A minha faz um por volta de 12,5km/l, já que ando quase sempre abaixo desta velocidade (170cv AT). Já fez uma revisão? Trocou os filtros?

Só troquei filtro de óleo e do ar o filtro de combustível não.
Obrigado pela atenção ffsias.

daniel gw
02/08/2017, 19:21
Então galera to prestes a fazer a troca do oleo do cambio e limpeza do filtro interno (carter) seguindo a dica da galeara ai. Li alguma coisa em algum lugar que quando se faz a troca deste oleo é necessário resetar o cambio... Alguém mais experiente, será que essa informação procede? E pra fazer isso será é so na agencia da Kia... Desde ja fico grato.

almir.lemos
03/08/2017, 08:01
Amigo a pouco tempo não sei se foi vc...que publicou as possiveis causas dos apagões...meu carro no ano passado dava isso direto...troquei o filtro de combustivel...e retirei a boia do Tanque...e realmente esta podre e impedindo a passagem do oleo...pois bem...1 ano depois voltou p problema...novamente fui fazer os procedimentos de praxe...e p/ minha surpresa minha peneira na boia ainda estava limpa...e lembrei que alguem publicou aqui todas as possiveis causas desse problema...o amigo teria como me passar essa mensagem...p/ eu ver qual as outras opções dessa causa...desde já agradeço antecipadamente a todos

sandrocalmeida
03/08/2017, 09:00
Amigo a pouco tempo não sei se foi vc...que publicou as possiveis causas dos apagões...meu carro no ano passado dava isso direto...troquei o filtro de combustivel...e retirei a boia do Tanque...e realmente esta podre e impedindo a passagem do oleo...pois bem...1 ano depois voltou p problema...novamente fui fazer os procedimentos de praxe...e p/ minha surpresa minha peneira na boia ainda estava limpa...e lembrei que alguem publicou aqui todas as possiveis causas desse problema...o amigo teria como me passar essa mensagem...p/ eu ver qual as outras opções dessa causa...desde já agradeço antecipadamente a todos

bom dia Almir, segue abaixo:


Boa noite galera!
Fiz um apanhando geral dos principais problemas postados aqui e suas soluções pelos "mestres" aqui no forum.
Peço desculpe se estiver equivocado em alguns itens. Mas fiquem a vontade para corrigir. Foi só uma maneira mesmo de ajudar, já que sou bem leigo em mecânica de carros, mas muito curioso. Ainda mais que adquiri uma recentemente. Abraço a todos.

Perda de Potência / Luz Check / Fumaça Preta:
Possíveis Causas:
1. Filtro Combustível Sujo
2. Bomba de Combustível Sujo
3. Revestimento do Tanque soltando
4. Sensor magnético do Filtro com Defeito
5. Mal-contato nos conectores do rail e da bomba
6. chave de vácuo que fica sobre o motor, perto do parafuso da tampa do motor, prox. ao motorista (quando ocorre falha, o sistema corta o motor)
7. Problema com a válvula de alívio da pressão máxima do common rail
8. Bicos Injetores desregulados
9. Posicionamento da vedação entre o guarda pó e o eixo do atuador da turbina
10. Limpeza do coletor de admissão da EGR
a. Tampão no flange do (escapamento – EGR) – Caso haja fiscalização de emissão gases, pode dar multa.
b. Tampão no flange do(EGR – coletor de admissão) ) – Caso haja fiscalização de emissão gases, pode dar multa.
11. Rachadura na mangueira que liga o intercooler ao turbo
Página Forum 4x4 Brasil: 3, 14, 15, 34, 57, 62, 63, 74,77, 79, 80, 92, 93, 94, 141, 149

Falta de Potência em baixa
Possíveis Causas:
1. Problemas com a solenoide ou no atuador do VGT
Página Forum 4x4 Brasil: 103, 125, 145

Vazamentos de Óleo ref. turbina e conexões do Intercooler
Possíveis Causas:
2. Turbina passando óleo, pressão excessiva no cárter (que faz subir vapor de óleo para a admissão de ar)
Página Forum 4x4 Brasil: 131, 132, 144

Problema 4 x 4
Possíveis Causas:
1. Interruptores podem estar com mal contato por corrosão nos contatos
2. Mangueira de Ar desacoplou
3. Falta de Uso. Oxidação dos contanto do motor de acionamento da tração
Página Forum 4x4 Brasil: 27, 115, 127, 128, 129, 162

Pingos de óleo no intercooler
Possíveis Causas:
1. Evaporação elevada de óleo no blow by -
Página Forum 4x4 Brasil: 100,

Fumaça Branca
Possíveis Causas:
1. Setup de fábrica feito pela Kia para o diesel em dias frios onde a mistura fica mais rica até o aquecimento do motor
Página Forum 4x4 Brasil: 64,

Estalo/trancos na mudança de marcha D/R/N
Possíveis Causas:
1. Falta de lubrificação e graxa no eixo do cardan
Página Forum 4x4 Brasil: 22, 174, 175

Partida começando a Ratear
Possíveis Causas:
1. Defeito no Comutador
2. Defeito no motor de partida
Página Forum 4x4 Brasil: 165

sandrocalmeida
06/08/2017, 19:56
Galera,

Hoje voltando do meu sítio a 100km de Belo Horizonte, chegando aqui essa Luz acendeu no painel. Senti a famosa falta de potência. E chegando aqui na subida da minha casa o carro só subiu de primeira macha, e mesmo assim bem fraco, quase apagando.
Logo fui ver no manual que diabos é essa luz... Fala sobre acumulo de água no filtro de sedimentos... onde fica isso??.. é o filtro de combustível???.. será que a causa é a qualidade do diesel que abasteci no sábado... posto de bandeira Shell e filtrada aditivada... acho que é isso ou o tanque meu que está sujo... notei uma sujeira um pouco preta pregada na parede do tanque, passei meu dedo e ficou a marca, quando fui limpar o filtro pescador dentro dele..
.. sugestões ?? Fiz um revisão de vários itens importantes recentemente que poderia causar esse sintoma.
550880550881

ffsias
06/08/2017, 21:11
Galera,

Hoje voltando do meu sítio a 100km de Belo Horizonte, chegando aqui essa Luz acendeu no painel. Senti a famosa falta de potência. E chegando aqui na subida da minha casa o carro só subiu de primeira macha, e mesmo assim bem fraco, quase apagando.
Logo fui ver no manual que diabos é essa luz... Fala sobre acumulo de água no filtro de sedimentos... onde fica isso??.. é o filtro de combustível???.. será que a causa é a qualidade do diesel que abasteci no sábado... posto de bandeira Shell e filtrada aditivada... acho que é isso ou o tanque meu que está sujo... notei uma sujeira um pouco preta pregada na parede do tanque, passei meu dedo e ficou a marca, quando fui limpar o filtro pescador dentro dele..
.. sugestões ?? Fiz um revisão de vários itens importantes recentemente que poderia causar esse sintoma.


Está indicando acumulo de água no filtro de Diesel sim. Para drenar, tem que abrir em baixo, mas só desapertar, sem retirar o sensor, e bombear no cabeçote do filtro.


Pode ser o combustível que tu abasteceu? Pode. Mas também pode ser algo que já estava por acontecer. Eu trocaria o filtro. Seria bom recuperar o combustível que está nele para ver se tem ou não água. Deixa ele descansando em uma vasilha, que vai separar.

sandrocalmeida
07/08/2017, 11:22
Vc acha que vale a pena esvaziar o tanque com esse diesel, e colocar outro novo?
O filtro de combustível ele é novo.. tem 3 semanas que troquei...
Estive pensando aqui.. acho que eu devo ter dito azar... com as greves dos caminhoneiros... os postos ficaram um tempo tem recarga.. ai eu devo ter pego o fundo do tanque que deve ter mais águas e impurezas...

ffsias
07/08/2017, 11:51
Estive pensando aqui.. acho que eu devo ter dito azar... com as greves dos caminhoneiros... os postos ficaram um tempo tem recarga.. ai eu devo ter pego o fundo do tanque que deve ter mais águas e impurezas...

É uma possibilidade.....

Se o filtro é novo, retira ele e vê como está o diesel. Só em último caso eu drenaria o tanque, a menos que tivesse com pouco combustível.

sandrocalmeida
07/08/2017, 17:57
...então, fiz a retirada do diesel dentro do filtro e coloquei ele dentro de um vidro para decantar...a luz apagou do painel, tive que fazer três vezes o procedimento de tentar ligar o carro e bombear o filtro até ele pegar...
Fui sair da garagem para testar ele quase morreu de primeira marcha.. mas pisei fundo e depois de uns 4 a 5 segundos a potência apareceu... parei novamente e acelerei para ver se a resposta seria de 4 a 5 segundos... deu a mesma coisa.. parece que esta um pouco engasgado...
olhei o diesel no vidro para ver se conseguia ver a água... fiquei na dúvida se tem água na parte de cima do pote.. pq acho que se tiver vai ser bem sutil a lamina de água... depois posto a foto.. mas acho que vai ser difícil ver tb

sandrocalmeida
08/08/2017, 07:11
quem tiver um olho mais clínico segue as fotos do diesel que estava no filtro.
550937550938550939

ffsias
08/08/2017, 08:21
Não consigo identificar.....estas gotinhas no frasco até podem ser, mas não tem como afirmar.

Ela não se estabilizou ainda?

sandrocalmeida
08/08/2017, 08:35
Não consigo identificar.....estas gotinhas no frasco até podem ser, mas não tem como afirmar.

Ela não se estabilizou ainda?

Até ontem, nas voltas que deu no quarteirão, ele estava com uma potência tardia... mas hoje fui trabalhar com ele e parece que voltou ao normal.. graças a Deus.

Valeu Ffsias

GENETICO10
09/08/2017, 10:30
quem tiver um olho mais clínico segue as fotos do diesel que estava no filtro.
550937550938550939
Olho clínico... Isso eu não tenho, mesmo assim vamos lá:
Se tiver água nesse diesel, é muito pouca e não deveria interferir no funcionamento do motor. Quando tem muita água, ela fica decantada no fundo do vasilhame permitindo ver nitidamente a interface que se forma (a água fica decantada no fundo do vasilhame).
Pela coloração esse diesel parece ser o S-10 ( 10 ppm se enxofre) e, justamente devido a menor quantidade de enxofre ele absorve menos umidade do ambiente.
O mais provável, é que esse diesel esteja contaminado com solvente, o que ocasiona perda de potência.
Espero ter ajudado.

sandrocalmeida
09/08/2017, 11:57
Valeu filhote!!

PH ABREU
09/08/2017, 15:40
Boa tarde amigos, me tirem uma dúvida, o que tem nesse lugar que está marcado na foto? Existe alguma mangueira e se estiver para onde ela vai?

550646

Esta é a entrada da Admissão do modelo 140cv, vem um duto do intercooler.
Segue esquema:
550981

ffsias
09/08/2017, 16:03
Esta é a entrada da Admissão do modelo 140cv, vem um duto do intercooler.
Segue esquema:

Acho que ele se referiu a entrada menor, marcada com a seta preta. Este motor, ou é da 140cv antiga (antes de 2006), ou não é da Sorento.


edit: É da Sorento sim....fui olhar as fotos que tenho do motor.

Marcio Ssa
10/08/2017, 07:03
ffsias conseguiu o código da peça que você postou a foto? Aquela ligada na turbina.

Abraços

ffsias
10/08/2017, 09:04
ffsias conseguiu o código da peça que você postou a foto? Aquela ligada na turbina.

Abraços

O atuador? Não peguei.... Mas ele é único para todas as VGT. Vou ver o número e posto.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-888673043-atuador-turbina-kia-sorento-170cv-bv43-_JM


Abraço,

Marcio Ssa
10/08/2017, 09:33
O atuador? Não peguei.... Mas ele é único para todas as VGT. Vou ver o número e posto.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-888673043-atuador-turbina-kia-sorento-170cv-bv43-_JM


Abraço,

Esse seria o mesmo ? Índica de 2006 em diante

Turbocharger Wastegate Actuator KKK BV43-144 fits Hyundai Kia Sorento CRDI 2.5L (https://www.ebay.com/itm/322439551448)

sandrocalmeida
10/08/2017, 09:41
Esse seria o mesmo ? Índica de 2006 em diante

Turbocharger Wastegate Actuator KKK BV43-144 fits Hyundai Kia Sorento CRDI 2.5L (https://www.ebay.com/itm/322439551448)

parece ser igual mesmo, mas tem que conferir certinho...
Se não tiver com urgência vale a pena comprar por esse preço.. mesmo se chegar aqui no Brasil e eles taxarem o produto vale a pena ainda.

Estou pensando em comprar um tb. :)

PH ABREU
10/08/2017, 10:38
Acho que ele se referiu a entrada menor, marcada com a seta preta. Este motor, ou é da 140cv antiga (antes de 2006), ou não é da Sorento.


edit: É da Sorento sim....fui olhar as fotos que tenho do motor.

Juro que não tinha visto a seta preta... desculpem.

ffsias
10/08/2017, 10:40
parece ser igual mesmo, mas tem que conferir certinho...

No caso do atuador, não tem erro. É WGT ou VGT, sem mudanças no mesmo motor. Os atuadores são bem diferentes.

GENETICO10
10/08/2017, 14:09
Esse seria o mesmo ? Índica de 2006 em diante

Turbocharger Wastegate Actuator KKK BV43-144 fits Hyundai Kia Sorento CRDI 2.5L (https://www.ebay.com/itm/322439551448)

Já tentou ver no AliExpress?
Quando precisei, comprei a minha por lá e na época custou menos de R$ 100,00.
Bem, o dólar na época tava 1real e 60 centavos.
Marcio, tá fazendo a manutenção da sua aonde?

GENETICO10
10/08/2017, 14:29
Já tentou ver no AliExpress?
Quando precisei, comprei a minha por lá e na época custou menos de R$ 100,00.
Bem, o dólar na época tava 1real e 60 centavos.
Marcio, tá fazendo a manutenção da sua aonde?

BV39 Turbo Atuador Seat Leon/Skod * Octavia/V W Caddy III, Passat B6, BLS Touran 1.9 TDI motor 54399700029, 03G253019K AAA Turbo em Entradas de ar de Automoveis & Motos no AliExpress.com | Alibaba Group (https://pt.aliexpress.com/item/BV39-Turbo-Vacuum-Actuator-Wastegate-54399880029-54399700029-5439-988-0029-5439-970-0029-03G253019K-AAA-Turbocharger/2032266123.html?spm=a2g03.10010108.100008.4.8a139b 5IMxMhc&traffic_analysisId=recommend_2056_null_null_null&scm=1007.13438.37934.0&pvid=eeec1249-4474-4981-89f8-44918c6f20bb&tpp=1)

GENETICO10
10/08/2017, 14:34
[QUOTE=GENETICO10;2443227
Desculpe, fiz confusão.
Veja este:

BV43 turbocharger wastegate turbo atuador 53039880127/53039880145/53039880122/53039880144 para KIA Sorento 2.5 CRDi em Entradas de ar de Automoveis & Motos no AliExpress.com | Alibaba Group (https://pt.aliexpress.com/item/BV43-turbocharger-wastegate-turbo-actuator-53039880127-53039880145-53039880122-53039880144-for-KIA-Sorento-2-5-CRDi/32576706859.html?spm=a2g03.search0104.3.16.lbZVgX&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_3_10152_10 065_10151_10068_5400011_5430020_5410020_10307_1013 7_10060_10155_10154_10056_10055_10054_10059_100031 _10099_10103_10102_10052_10053_10142_10107_10050_1 0051_10173_5380020_5390020_10084_10083_5370020_100 80_10082_10081_10110_10111_5420020_10112_10113_101 14_10312_10313_10314_10315_10078_10079_10073,searc hweb201603_1,ppcSwitch_2&btsid=9a2c59ee-5510-4e66-a196-5d33cf5ba9eb&algo_expid=8ba4224a-62e0-4b57-9bc6-f08a269f05f0-2&algo_pvid=8ba4224a-62e0-4b57-9bc6-f08a269f05f0)

Marcio Ssa
10/08/2017, 21:51
BV39 Turbo Atuador Seat Leon/Skod * Octavia/V W Caddy III, Passat B6, BLS Touran 1.9 TDI motor 54399700029, 03G253019K AAA Turbo em Entradas de ar de Automoveis & Motos no AliExpress.com | Alibaba Group (https://pt.aliexpress.com/item/BV39-Turbo-Vacuum-Actuator-Wastegate-54399880029-54399700029-5439-988-0029-5439-970-0029-03G253019K-AAA-Turbocharger/2032266123.html?spm=a2g03.10010108.100008.4.8a139b 5IMxMhc&traffic_analysisId=recommend_2056_null_null_null&scm=1007.13438.37934.0&pvid=eeec1249-4474-4981-89f8-44918c6f20bb&tpp=1)

Fala Genético10, valeu pela indicação! o segundo aparenta ser melhor e ainda mais em conta que do ebay.
Eu troquei os rolamentos do diferencial em uma oficina chamada Aliança colada com a loja Varejão da Vasco da Gama. Um dos mecânicos deles foi mecanico de Izael quando ele era gerente da mecânica da Kia Samurai. Não gostei muito do Dionísio e o Izael está se recuperando de uma cirurgia. A viatura ficou show! Recomendo.

sandrocalmeida
11/08/2017, 08:34
[QUOTE=junior_martins;2373087]


Olá Junior,

Para testar o atuador, retira a mangueira que saí da válvula solenóide até ele e faz sucção (chupa) com a outra ponta ainda conectada no atuador. Ele deve se mover. Caso o ar esteja fluindo sem resistência e sem mover a haste, é sinal que ele está com problema.

Eu comprei no ML (Valvula Turbina Kia Sorento 170cv Pn 5303 970 0122 Crdi - R$ 500,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-742826254-valvula-turbina-kia-sorento-170cv-pn-5303-970-0122-crdi-_JM)). CCS não dá pra meter...é facada.


A questão é que a troca deve ser feita com cuidado, marcando exatamente as posições de ajuste da anterior, para que não haja danos e a turbina trabalhe de forma correta.

Abraço,

Companheiro, fiz o teste de sucção no atuador conforme vc citou, e não esta tendo fuga de ar.. parece que esta bom ainda meu atuador... mas notei que a vávula solenóide esta presa com uma fita hellerman, não está presa com aqueles dois parafusos.. parece que o ponto de fixação do parafuso que é de plástico, quebrou... achei estranho.. pode ser que já deve te dado defeito e o antigo dono deve ter feito uma ganbiarra...
como que faço para testar a vávula solenóide??... tem mais algum componente em série para testar?
Estou fazendo esses testes pq olhei em algum posts antigos que vc comenta que a arranca do seu Sorento estava um pouco amarrada... estou achando isso da minha tb!
abraço
551097

ffsias
11/08/2017, 09:08
como que faço para testar a vávula solenóide??... tem mais algum componente em série para testar?
Estou fazendo esses testes pq olhei em algum posts antigos que vc comenta que a arranca do seu Sorento estava um pouco amarrada... estou achando isso da minha tb!
abraço


O teste desta válvula já é mais chato. Quando o motor está desligado, o atuador fica com a haste longe do batente. Quando está em marcha lenta, a haste vai quase nele (batente) mas não encosta. Tem que pedir para alguém acelerar e ver o movimento do atuador. Nas acelerações, ele atua no vácuo que vai para o atuador, movimentando a haste para cima e para baixo. Também é possível desmontar o solenóide para limpar o filtro de esponja e ver se não está trancado, mas é melhor passar ela no scanner pra ver a atuação dele.

A minha esteve amarrada depois que limpei a EGR.

Abraço,

lexmendes
11/08/2017, 13:34
Pessoal, boa tarde. Meu Sorento ano 2008 ex 2.5 diesel adquirida em Janeiro deste ano, recentemente apresentou uma sequencia de ruidos, tipo uns estalos dentro do carro, consultando algumas pessoas me disseram ser atuador do ar, outro negócio é o assobio do teto solar. Alguém já teve este problema, como resolveu?

sandrocalmeida
11/08/2017, 13:51
Pessoal, boa tarde. Meu Sorento ano 2008 ex 2.5 diesel adquirida em Janeiro deste ano, recentemente apresentou uma sequencia de ruidos, tipo uns estalos dentro do carro, consultando algumas pessoas me disseram ser atuador do ar, outro negócio é o assobio do teto solar. Alguém já teve este problema, como resolveu?

Com relação ao teto solar, a guarnição, borracha de vedação, pode esta velha e ressecada.
Meu teto não faz barulho, mas a borracha ja esta bem ressecada e saindo. Até comprei pelo site KORAPS mas ainda não chegou.... Resolvi trocar antes das chuvas.. segue o link caso precise do código.
http://www.koraps.com/shop/item.php?it_id=1404750

ffsias
11/08/2017, 17:27
Pessoal, boa tarde. Meu Sorento ano 2008 ex 2.5 diesel adquirida em Janeiro deste ano, recentemente apresentou uma sequencia de ruidos, tipo uns estalos dentro do carro, consultando algumas pessoas me disseram ser atuador do ar,

Isto é o mecanismo de alternância das saídas da circulação interna do ar, quando tu seleciona uma posição. Geralmente, quando se está com o ar direcionado para o parabrisa e se seleciona outra posição. O mecanismo meio que "engasga", acredito que por folga ou desgaste, e não vai. Daí os estalos.

GENETICO10
11/08/2017, 17:37
Fala Genético10, valeu pela indicação! o segundo aparenta ser melhor e ainda mais em conta que do ebay.
Eu troquei os rolamentos do diferencial em uma oficina chamada Aliança colada com a loja Varejão da Vasco da Gama. Um dos mecânicos deles foi mecanico de Izael quando ele era gerente da mecânica da Kia Samurai. Não gostei muito do Dionísio e o Izael está se recuperando de uma cirurgia. A viatura ficou show! Recomendo.

Valeu, Marcio.
Eu sempre dou manutenção da minha Sorento lá com o Dionísio, mas, sempre acompanho os serviços de perto.
Na oficina dele sempre aparece carros coreanos: Kia, Ssagyang, Hyundai, e agora carros alemães já via varias Mercedes, BMW e Audi, por lá.
A oficina dele realmente não é lá muito apresentável, mas eu, particularmente não tenho o que reclamar.
Forte abraço.

ffsias
11/08/2017, 17:50
ffsias conseguiu o código da peça que você postou a foto? Aquela ligada na turbina.

Abraços

Márcio,

Não tem o atuador separado da turbina, nem código...:neutral:. Tem que comprar só pelo modelo (VGT).

GENETICO10
11/08/2017, 17:54
Pessoal, boa tarde. Meu Sorento ano 2008 ex 2.5 diesel adquirida em Janeiro deste ano, recentemente apresentou uma sequencia de ruidos, tipo uns estalos dentro do carro, consultando algumas pessoas me disseram ser atuador do ar, outro negócio é o assobio do teto solar. Alguém já teve este problema, como resolveu?

Teto solar assoviando: No meu caso eu resolvi o problema basculando e depois abrindo e fechando totalmente o teto várias vezes até parar de assoviar. Isso com o carro em movimento. Verifique também se o teto está fechado totalmente até o fim de curso. Se o problema for esse tem que usar a chave ( alavanca ) e movimentar o teto até ele fechar totalmente.
Barulho ao comutar as posições do ar condicionado: Na Minha Sorento esse problema é recorrente, principalmente quando eu uso o ar quente. Eu resolvo isso comutando a saída para o para-brisa com o ar condicionado ligado no máximo e deixo assim por uns trinta minutos + ou- . No meu caso resolve. agora, o que causa isso eu ainda não descobri. Talvez o ffsias tenha mais informações a respeito e possa nos ajudar.

ffsias
11/08/2017, 18:43
No meu caso resolve. agora, o que causa isso eu ainda não descobri. Talvez o ffsias tenha mais informações a respeito e possa nos ajudar.

A minha já apresentou isto algumas vezes. Não cheguei a relacionar com o uso do ar quente, já que uso muito pouco. Mas quando dá isto, eu deixo estalando e mexo no mecanismo, pelo lado do motorista (por baixo do painel, em direção centro) e destravo o mecanismo. Tem as alavancas, que fazem a abertura/fechamento das saídas, e elas trancam e o motor fica estalando e não vai.

lexmendes
11/08/2017, 20:15
Isto é o mecanismo de alternância das saídas da circulação interna do ar, quando tu seleciona uma posição. Geralmente, quando se está com o ar direcionado para o parabrisa e se seleciona outra posição. O mecanismo meio que "engasga", acredito que por folga ou desgaste, e não vai. Daí os estalos.

Obrigado pessoal pela dica, meu carro esta com apenas 67000 rodados, era de um sujeito cuidadoso, esta impecável, pois vim do RJ ao RS sem problemas. Se não se importarem, vou pedir dicas pois é meu primeiro veiculo diesel e 4x4, comprei cheio de medo, pois a familia aumentou e mulher criança, mala exigem espaço, mas esrou gostando. Obrigado mais uma vez. a
Ah, se tiverem um bom Mecanico pela até porto alegre me indiquem.

ffsias
11/08/2017, 20:44
Em Porto Alegre eu te indico o Cristiano. Era mecânico da Sun Motors.

Google Maps (https://www.google.com.br/maps/place/C+R+Pe%C3%A7as+e+Servi%C3%A7os+Automotivos/@-30.0627025,-51.168655,18.5z/data=!4m5!3m4!1s0x0:0xbfcea4ebe570e63!8m2!3d-30.062085!4d-51.167745?hl=pt-BR)

Marcio Ssa
11/08/2017, 21:01
Márcio,

Não tem o atuador separado da turbina, nem código...:neutral:. Tem que comprar só pelo modelo (VGT).

Valeu! Comprei no aliexpress mesmo.

Marcio Ssa
11/08/2017, 21:02
Valeu! Comprei no aliexpress mesmo.

Tem algum segredo a instalação dela?

ffsias
11/08/2017, 21:07
Tem algum segredo a instalação dela?

Procura o post #1735. Compartilhei um anexo que trata da substituição dele. Tem que cuidar a posição do batente, para deixar na mesma posição (mesma posição MESMO). Eu comprei um vacuômetro para fazer a regulagem da haste.

lexmendes
12/08/2017, 10:36
551117 Esta é a máquina. Qual o melhor jogo de pneus, pois o original aqui nesta região não é muito resistente e já sofri com furos causados por pedras e uma bolha do lado após passar num buraco na estrada de terra aqui

Carlos4x4
12/08/2017, 11:47
Pessoal, gostaria de deixar registradas umas dicas para quem tem problemas com infiltração de água pelo teto solar.

Com o teto solar aberto é possível localizar dois drenos na parte dianteira do mesmo, próximos às colunas do parabrisa, bem na quina. Ficam um pouquinho escondidos mas com atenção dá para localizar e ter acesso.

Eu fiz três coisas, na sequência, que acabaram resolvendo meu problema.

Com um fio elétrico é possível introduzir nos drenos, mas não tive muito sucesso com essa técnica.

Depois introduzi um pequeno pedaço de mangueira de aproximadamente um centímetro de diâmetro que entrou bem justinha e adaptei a outra ponta em um aspirador de pó (onde diminuí a boca do tubo com fita adesiva), fazendo a sucção. Saiu bastante poeira e até alguns pequenos pedaços de folhas. Como o aspirador que eu estava usando servia também para água, joguei um pouco no duto e repeti a operação de sucção. Saiu uma verdadeira lama, por causa da sujeira.

Depois, aproveitei a mesma mangueira e adaptei a ponta em um compressor de ar e liguei. Pronto, em três segundos deu para ouvir o assovio do ar saindo pela ponta do dreno, que fica na base do parabrisa, logo abaixo dos limpadores. Repeti a operação umas três vezes, inclusive colocando água no dreno e resolvi o problema.

Depois disso peguei uma chuva que era um verdadeiro dilúvio e não entrou sequer uma gota de água.

Não consegui identificar se também existe algum dreno na parte traseira do teto solar.

Ficam as dicas. Caso volte a enfrentar problemas, adotarei apenas a solução do compressor de ar, mas não me responsabilizo se alguém usar a mesma técnica e eventualmente desencaixar alguma conexão, beleza?

Abraços a todos.

Pessoal, que tem sorento com teto solar essa dica é muito valiosa. Estou com a minha a 04 meses parada e o motivo foi entrada de agua que se acumulou no assoalho sob o tapete, que não dá pra perceber, dai a umidade oxida o modulo de injeção que fica logo acima. Tentei arrumar o módulo e não deram conta tive que comprar um usado e o vendedor relatou ter vendido mais de 20 módulos da sorento por causa desse problema. Meu modulo chegou hoje e vou testa-lo na segunda. Se tudo der certo é tirar o carro da mecanica e fazer o procedimento que o colega indicou. o Preju é grande paguei 3.500,00 no modulo usado. Vou verificar tambem se não pode ser o "ladrão" do ar condicionado, pois tenho a impressão que já vi pingar agua do ar bem naquela localidade. Fiquem atentos. Abraços

sandrocalmeida
13/08/2017, 08:51
Ffsias, bom dia!

Deixa te perguntar uma coisa... a versão do Sorento 08/09 170Cv VGT no programa Microcat é o Europeu né.
551125

ffsias
13/08/2017, 09:50
Ffsias, bom dia!

Deixa te perguntar uma coisa... a versão do Sorento 08/09 170Cv VGT no programa Microcat é o Europeu né.


Bom dia!

A minha é Oriente Médio. A melhor maneira de acertar, é digitando o chassi no campo VIN. Vai carregar todos os dados do teu carro (número de motor, caixa, eixos....)

sandrocalmeida
13/08/2017, 10:51
Bom dia!

A minha é Oriente Médio. A melhor maneira de acertar, é digitando o chassi no campo VIN. Vai carregar todos os dados do teu carro (número de motor, caixa, eixos....)

ooo nao sabia disso.. valeu!

sandrocalmeida
13/08/2017, 14:18
O teste desta válvula já é mais chato. Quando o motor está desligado, o atuador fica com a haste longe do batente. Quando está em marcha lenta, a haste vai quase nele (batente) mas não encosta. Tem que pedir para alguém acelerar e ver o movimento do atuador. Nas acelerações, ele atua no vácuo que vai para o atuador, movimentando a haste para cima e para baixo. Também é possível desmontar o solenóide para limpar o filtro de esponja e ver se não está trancado, mas é melhor passar ela no scanner pra ver a atuação dele.

A minha esteve amarrada depois que limpei a EGR.

Abraço,


Ffsias, depois se não for incomodo é claro, olha se a haste do seu atuador sobe depois de atingir +- 3000 giros. Já que a sua esta com a calibragem em dia!!! rsrsrs..
Fiz um video olha ai... a solenoide parece que esta funcionando. Se aumentar o volume eu buzinei quando atingiu 2000 giros e quando passou de 3000 giros... sei que esse teste é bem grosseiro na sua precisão.. mas só para ver se tem muita discrepância com um sistema calibrado de acordo com o manual do veículo. Acho que a minha esta alterada.

https://youtu.be/QBMtqcTU4uk

ffsias
13/08/2017, 19:03
Vou gravar um vídeo.....a regulagem eu fiz só com o vacuômetro, aplicando o vácuo indicado.

ffsias
14/08/2017, 18:25
Dá uma olhada aí Sandro!

Motor Sorento - funcionamento VGT - YouTube (https://youtu.be/bhfb5FRijYs)

sandrocalmeida
14/08/2017, 20:00
Dá uma olhada aí Sandro!

Motor Sorento - funcionamento VGT - YouTube (https://youtu.be/bhfb5FRijYs)

ficou ótimo o angulo! Melhor que o meu. Valeu de mais.. vou até fazer outro com esse angulo.
Sabe o que notei... o seu quando liga a haste fica um pouco afastada do parafuso (chamado de batente né?). O meu quase encosta. Pode ser isso que o meu é um pouco mais lento na arrancada.. sei lá
A Buzina que vc deu foi quando atingiu 3000 giros né?

Acho que vou comprar um vacumetro para fazer esses ajustes que vc fez de acordo com o manual. Se tiver uma indicação qual o modelo mais baratinho que de conta do recado, manda ai.

Mais um vez obrigado Filipe!

ffsias
14/08/2017, 20:08
O vacuômetro eu comprei na LojadoMecanico.com.br - Maior Loja de Máquinas e Ferramentas do Brasil (http://www.lojadomecanico.com.br). Na realidade é uma bomba de vácuo (nome correto). Vacuômetro é só o relógio.

Bomba de Vacuo Manual - PLANATC-BVM6000 - R$ 199.90 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/20556/3/148/bomba-de-vacuo-manual-planatc-bvm6000)

Eu repeti as tuas "buzinadas" (2 mil e 3 mil rpm). Depois deste vídeo, testei novamente a regulagem da haste, e está certa. Esta diferença que tu percebeu, o responsável é o solenóide....que manda mais ou menos vácuo pro atuador. Mais vácuo, mais perto do batente.

sandrocalmeida
14/08/2017, 20:17
entendi... e para testar o solenóide só com Scanner né..

ffsias
14/08/2017, 21:22
No scanner vai aparecer se tem algum erro. A questão é que muitos destes testes, só com o scanner da CCS.

Dá uma olhada neste anexo:

ffsias
14/08/2017, 21:30
Mais dois documentos:

volmirbaranoski
14/08/2017, 21:56
boa noite ffisia eu queria aproveitando q vc esta online ,hoje fui em duas oficinas e em uma retifica ,por causa de um castanhado q esta acontecendo apos os 2000 giros ,mais porem com o carro parado não faz.nas oficinas falaram q era bico e na retifica correntes ou balanceador do motor ?????? e agora q sera ??????

volmirbaranoski
14/08/2017, 21:59
lembrando que a minha é uma sorento at 140 cv

ffsias
14/08/2017, 22:06
Nesta questão vou ficar te devendo Volmir....

Quando tu diz que não faz parado, mas é sem acelerar ou acelerando? Eu começaria verificando os bicos, mas em uma oficina com experiência neste motor. Não sei se as correntes fariam este tipo de barulho....

volmirbaranoski
15/08/2017, 08:37
bom dia a todos do fórum,respondendo ao ffisias não faz parado acelerando !!! pode acelerar q o motor funciona redondinho ha e não é sempre q faz é um mistério..........

sandrocalmeida
15/08/2017, 20:13
Filipe, blz...

Uma dúvida... como é definido o tamanho (C) do batente (parafuso) do atuador? O meu esta com 1,3 cm. Pelos vídeos, da a impressão que o meu é esta menor que o seu.
551213

O ajuste da haste através da bomba de vácuo eu entendi perfeitamente... mas veio essa dúvida, e não vi explicando no GDS...

ffsias
15/08/2017, 20:44
Filipe, blz...

Uma dúvida... como é definido o tamanho (C) do batente (parafuso) do atuador? O meu esta com 1,3 cm. Pelos vídeos, da a impressão que o meu é esta menor que o seu.

Oi Sandro,

A questão é que não diz mesmo. Por isto tem que medir antes de desmontar e depois, montar exatamente com o mesmo tamanho. Se deixar muito curto, as aletas móveis vão ir além do que pode. Se deixar maior, ele não vai alcançar todo o potencial que pode. Acho que só abrindo a turbina para saber qual o tamanho certo, e isto não consta no manual, já que a turbina é uma peça única. Eles não vendem em partes (só o conjunto rotativo, por exemplo).

sandrocalmeida
15/08/2017, 20:48
entendi.. que coisa hein! Mas vou fazer o ajuste somente da haste mesmo com a bomba de vácuo, não vou tirar o atuador... depois te falo se teve melhora.

por curiosidade.. o "C" seu estava com quantos cm?

ffsias
15/08/2017, 20:54
Não lembro mais....tem uns dois anos que fiz a troca.

landosp
16/08/2017, 12:06
Ola pessoal,
Sou novo por aqui, e tenho uma Kia Sorento 2005 Diesel, eu costumo fazer trilhas (Dunas e Lamas) com ela, nunca tive problemas mas estou com uma duvida básica (sorry), até que altura seria recomendado entrar com ela na agua? Aonde fica a sucção de ar?

Uma outra duvida se alguem puder ajudar, eu gostaria de colocar um quebra mato nela e/ou um "peito de aço" por baixo para proteger de pancadas e pedras...

Alguem ja fez isso?

Jovairjr
16/08/2017, 20:42
Boa noite, sou novo no forum!
Sou proprietario de uma sorento diesel 2008 unico dono! O veiculo está com 147000km rodados.
Nesse momento apresenta o seguinte defeito: Andando normalmente no asfalto a baixa velocida entre 60 e 80km/h a tração ameaça armar sozinha. A luz de tração ascende e o motor de tração tenta armar.
Alguem saberia me orientar qual a origem do problema?

Desde já agradeço.
Jovair

Jovairjr
16/08/2017, 20:44
Olha tenho o carro desde 2008 e meu ormao adquiriu uma 2008 a uns 5 anos. Ele usa muito no barro ( descuidado) e esse ano foi obrigado a trocar a corrente dentada! Na minha opinião não abusaria do carro!

bmarconi
17/08/2017, 10:51
Isso parece alguma espécie de curto circuito que acionaria indevidamente o sistema.

sandrocalmeida
17/08/2017, 12:27
Hoje fiz um teste na Sorento do meu amigo.. e olhe que a dele é a 140cv e automatica...
A arrancada dele é melhor que a minha... a rotação sobe linearmente e rápida.... a minha realmente esta com um problema (fraca).. assim que chegar a bomba de vacuo vou fazer o ajuste no atuador para ver se resolve.. se não vou testar a solenoide.. e assim por diante.. até chegar nos bicos injetores que são mais caros....

PH ABREU
17/08/2017, 13:51
Ffsias, depois se não for incomodo é claro, olha se a haste do seu atuador sobe depois de atingir +- 3000 giros. Já que a sua esta com a calibragem em dia!!! rsrsrs..
Fiz um video olha ai... a solenoide parece que esta funcionando. Se aumentar o volume eu buzinei quando atingiu 2000 giros e quando passou de 3000 giros... sei que esse teste é bem grosseiro na sua precisão.. mas só para ver se tem muita discrepância com um sistema calibrado de acordo com o manual do veículo. Acho que a minha esta alterada.

https://youtu.be/QBMtqcTU4uk

Boa tarde caros colegas!
Ffsias vou pegar carona no assunto e pedir que veja o vídeo da minha vtr.
Atuador VGT Sorento PH Abreu - YouTube (https://youtu.be/BG24NAMHVVE)
O atuador se move ao ligar e desligar a vtr mas durante o funcionamento, acelerei e buzinei aos 2k e 3k giros como vcs, não se move...
Fiz o teste retirando a mangueira da válvula solenoide e "suguei" mas não percebi qualquer movimento...
O que acham do vídeo?
Será que é o atuador ou a válvula solenoide?

PH ABREU
17/08/2017, 14:20
A minha vtr acabou de fazer motor, revisão de bicos, bomba e está rodando redondinha, mas... sinto que pode render melhor em baixas rotações, que acredito ser a maior função da geometria variável da turbina.

Acabei de saber que preciso de um compressor de ar condicionado novo... R$1800,00... tô morto.

PH ABREU
17/08/2017, 15:13
Olá Carvalho RN,
Verifique o post àcima (#882) e faça o procedimento 2 pois poderia estar com grande vazamento de ar e na marcha lenta e na baixa rpm a carcaça móvel do VGT estar aberta demais por inoperancia do sistema de atuação à vácuo --- Nesse caso, além da fuga de ar detectavel conforme procedimento #2, observe que a a alavanca onde atua o pistão de vácuo não fica lá embaixo, proximo do parafuso de ajuste do limite inferior do movimento dessa parte móvel e sim fica bem mais alto, afastado do parafuso.
Quando tudo está em ordem, essa ponta da alavanca (que se move para cima nas altas rpms), fica lá embaixo, proxima do limite do parafuso de ajuste minimo, na marcha lenta e, conforme o regime de rpm aumenta, vai subindo, se distanciando desse batente feito pelo parafuso de ajuste, abrindo espaço para uma mair saida dos gases, sem travar o motor nas altas rpms.
No entanto esse problema que vc citou pode ter inumeras outras causas, especialmente no sistema de injeção(bicos, pressão, etc).
ABÇs,
Cezar

Que aula Dr. Cezar. Você faz a regulagem do seu atuador? Possui o Vacuômetro? Ou pode me indicar onde eu possa fazer essa regulagem aqui no RJ?
Obrigado!

ffsias
17/08/2017, 15:40
O atuador se move ao ligar e desligar a vtr mas durante o funcionamento, acelerei e buzinei aos 2k e 3k giros como vcs, não se move...
Fiz o teste retirando a mangueira da válvula solenoide e "suguei" mas não percebi qualquer movimento...
O que acham do vídeo?
Será que é o atuador ou a válvula solenoide?

Boa tarde PH,


Testa de novo o atuador. Ele tem que dar pressão quando tu suga. Aproveita e sopra também. Se o ar fluir sem dificuldade, é sinal que o atuador está furado.

Uma coisa é certa: tem problema, no atuador ou na válvula solenóide.

Com o motor ligado, retira a mangueira do atuador e vê se tem vácuo. É só colocar a ponta do dedo e fechar a mangueira.

sandrocalmeida
17/08/2017, 17:15
realmente o seu esta com problema PH ABREU... a haste do seu atuador nao movimenta hora nenhuma.... ou é o atuador ou a solenoide.... faz esse teste que o Fsias falou para eliminar as possibilidades

PH ABREU
18/08/2017, 11:33
Bom dia,
Com relação a este problema, é comum que o acionador da turbina VGT esteja furado ou com vazamento de ar no eixo do acionador (existe um guarda-pó que é "amarrado" no eixo por uma linha que costuma arrebentar e o acionamento fica prejudicado, faltando torque nas baixas rpms e dando entrada de ar que reduz o vácuo e compromete os freios principalmente quando usados repetidas vezes).
Para testar faça o seguinte procedimento:
1 - com o carro desligado, solte a mangueira de vácuo que conecta no acionador da turbina;
2- acople uma pequena mangueira (dessas que usa-se para conduzir gasolina, etc) no acionador da turbina e sugue o ar com a boca;
3- se o acionador estiver OK, ele vai movimentar a alavanca que aciona as pás fixas do VGT ( dá pra ver a alavanca descendo até bater no parafuso de limite inferior);
4- Caso ao sugar o ar continue a vir mais ar ( tem que sugar até interromper o fluxo de ar), então o acionador está com problema de vazamento (membrana furada ou vazamento entre o eixo e o guarda-pó (muito comum)).

Muitas vezes o problema ocorre na vedação do guarda-pó com o eixo pois a linha que amarra o guarda-pó ao eixo se rompe e passa a vazar ar para o interior do acionador.

Nesses casos podemos dar um jeitinho que fica muito bom e evita trocar o atuador ( Mesmo comprando um novo, são poucos os mecânicos que conseguem ajustar a posição ideal da porca de ajuste existente nesse eixo de atuação, pois tem que, a plena carga, dar uma pressão na saida do intercooler de 0,5 a 0,7 bares a 2500 rpms e, nessa região ( 2200 a 2400 rpm) sente-se um grande aumento de potencia.

É o seguinte>

1- soltar a caixa do filtro se ar ( desconectar a mangueira que vai da saída do ar filtrado para a entrada da turbina) e o conector do sensor de massa de ar e soltar os parafusos; e abraçadeira do ar de entrada.
2- No acionador da turbina, verificar se a extremidade do guarda-pó/vedador de borracha está amarrada de forma a vedar entrada de ar pelo eixo de acionamento - quando está solta está vazando),
3- para refazer essa vedação temos 2 opções:
a) Utilizar uma linha tipo rococó (grossa) , dando algumas voltas na borracha do guarda-pó e vedando contra o eixo e amarrando com alguns nós.
b) Utilizar uma abraçadeira de nailon (bem fina) e apertar a borracha contra o eixo e cortar o excesso.

Na minha Sorento 170cv (+ 35cv de chip CRmap)=205cv), utilizei a abraçadeira (duas) e após 3 anos continua firme. Fiz isso porque achei muito difícil dar nó na linha pois minhas mãos são "gordinhas".

Quando meu atuador estava com esse problema, os sintomas eram:
a) Ao ligar o carro imediatamente via-se que a alavanca indicadora da posição do atuador do VGT continuava no alto ( atuador inoperante) e ao testar o atuador com sucção (usando uma tubo de borracha conectado nele) sugava-se muito e sempre vinha ar e o atuador só mexia com uma sucção muito forte mas não retinha o vácuo).
b) aceleração muito chocha , só ficava boa àcima de 2500 rpm ( quando as aletas fixas ficam na posição mais alta, abrindo o fluxo de ar) e a alavanca externa fica no alto (atuador inativo),
c) ao descer montes e serras, usando muito o freio, acendia a luz do freio e ficava quase sem freio pois grande parte do vácuo se perdia na falha de vedação entre o guarda-pó e o eixo do atuador.
****
Mas também pode ser a cuíca furada ou falha nas mangueiras, e, finalmente, problema na bomba se vácuo.
Boa Sorte !!

Prezados bom dia!

Depois de ler o relato acima fiz novamente o teste de sucção e o atuador não se mexeu, parti para a solução de vedar o guarda-pó junto do eixo, fiz com a abraçadeira de nylon. Antes de montar tudo no lugar fiz o teste de sucção e o atuador se moveu, pouco, mas muito mais no que antes.
Montei tudo e liguei a vtr e o atuador percorreu todo o curso quase encostando no parafuso limitador, se comportou de maneira bastante parecida com o vídeo postado pelo Ffsias.
Vou colocar o carro na pista para testar, mas de antemão agradeço a todos!

A vtr está com motor retificado, bicos e bombas revisados, atuador da turbina operante e compressor do Ar novo... Agora é começar a curtir a estrada!!!

ffsias
18/08/2017, 11:53
Prezados bom dia!

Depois de ler o relato acima fiz novamente o teste de sucção e o atuador não se mexeu, parti para a solução de vedar o guarda-pó junto do eixo, fiz com a abraçadeira de nylon. Antes de montar tudo no lugar fiz o teste de sucção e o atuador se moveu, pouco, mas muito mais no que antes.
Montei tudo e liguei a vtr e o atuador percorreu todo o curso quase encostando no parafuso limitador, se comportou de maneira bastante parecida com o vídeo postado pelo Ffsias.
Vou colocar o carro na pista para testar, mas de antemão agradeço a todos!

A vtr está com motor retificado, bicos e bombas revisados, atuador da turbina operante e compressor do Ar novo... Agora é começar a curtir a estrada!!!

"Muitas vezes o problema ocorre na vedação do guarda-pó com o eixo pois a linha que amarra o guarda-pó ao eixo se rompe e passa a vazar ar para o interior do acionador.
"

Isto não funciona.....olha umas fotos que postei alguns dias atrás. O tapa-pó é só para proteção. O diafragma é dentro do corpo do atuador e é ele que faz o serviço. Só a elasticidade dos dois componentes já é suficiente para alterar o funcionamento da peça. E a borracha de vedação, como é mais fina, em breve vai romper.

PH ABREU
18/08/2017, 11:59
Que pena... pelo menos ganho um tempo pra peça chegar... e um fôlego pra pagar!!! :putz:

ffsias
18/08/2017, 12:05
Dá uma olhada no post #2505. Tem as fotos do atuador. Não existe "linha" que prenda o tapa-pó ao eixo.

PH ABREU
18/08/2017, 12:32
Dá uma olhada no post #2505. Tem as fotos do atuador. Não existe "linha" que prenda o tapa-pó ao eixo.

Mas vou te dizer que deu resultado, depois posto o antes e depois.... serve de paliativo.
Encontrei o atuador a 399,00 no ML, vou encomendar...

PH ABREU
18/08/2017, 14:43
Boa tarde
Alguém pode postar a sequência de montagem da correia nas poliasa
Minha vtr é a 170cv AT
Troquei o compressor do ar e acho que montaram errado...

ffsias
18/08/2017, 15:01
Boa tarde
Alguém pode postar a sequência de montagem da correia nas poliasa
Minha vtr é a 170cv AT
Troquei o compressor do ar e acho que montaram errado...

É igual para as duas.


551294

daniel gw
18/08/2017, 18:53
Então Galera falei como o pessoal do Egydio Motors pelo Zap e acabei fazendo a compra de 8 litros de ole... pelo site. Espero que eles me mandem o oleo rsrsr... Mantenho todos informado... Grato.

Então galera, chegou o oleo do cambio original Red - 1. O pessoal do Egydio Motors me entregou tudo certinho. Já consegui a junta do carter do cambio na agencia da kia aqui em blumenau - R$ 155,00 (achei o preço razoável).
Amanhã vou botar a mão na massa galera, vou fazer a troca do oleo e limpeza do filtro do cambio. Eu mesmo gosto de por a mão na massa... rsrsr. Reparei no cambio que existe 2 canos que saem da lateral do cambio e vão até um radiador (na frente do carro) que serve para refrigerar o oleo do cambio. Imagino que aquele esquema de fazer a troca por "hemodiálise" deve ter a ver com estes dois canos, pq pela logica o óleo deve vir de um destes canos, passar pelo radiador e em seguida retornar para o cambio....(dedução minha rsrsr). Vou investigar mais a respeito. Qualquer novidade ou informação nova compartilho com todos. Abraço.

sandrocalmeida
19/08/2017, 15:29
Senhores, só para confirmar.

De acordo o posto (#946) do nosso colega WOLLEO, para isolar o EGR é esses dois pontos né.. so colocar um flange cego.
Mais alguma recomendação?
551315

ffsias
19/08/2017, 16:09
Senhores, só para confirmar.

De acordo o posto (#946) do nosso colega WOLLEO, para isolar o EGR é esses dois pontos né.. so colocar um flange cego.
Mais alguma recomendação?


Só neste pontos já é suficiente.

sandrocalmeida
19/08/2017, 20:18
Só neste pontos já é suficiente.

um pergunta...esse tubo liga onde? vem de uma das duas ligação que tem que isolar? aquela que vem do escapamento?
551316

ffsias
19/08/2017, 20:50
Aí é a refrigeração dos gases, tá ligado no sistema de refrigeração do motor.

sandrocalmeida
19/08/2017, 20:56
Aí é a refrigeração dos gases, tá ligado no sistema de refrigeração do motor.

Entendi.. por isso alguém comentou aqui no forum, que seria bom também tampar no "X" para nao correr risco futuramente de entrada de liquido na admissão.... é isso?
551317

ffsias
19/08/2017, 22:02
Entendi.. por isso alguém comentou aqui no forum, que seria bom também tampar no "X" para nao correr risco futuramente de entrada de liquido na admissão.... é isso?

Acho uma possibilidade bem remota....o material desta peça não me parece ser de fácil oxidação a ponto de furar. Até por que , nem todos isolam a EGR.

sandrocalmeida
20/08/2017, 08:08
Vai neste post um modelo do flange bloqueador (tampão) e uma foto do coletor limpo já instalado.
Como já comentei, o tampão do escapamento fiz de inox e o do coletor de alumínio.

Alguém sabe a espessura desses flanges para bloquear a EGR... pela foto parece que tem por volta de 4mm.

ffsias
20/08/2017, 15:29
4mm é muita coisa. Eu usei uma chapa de fonte de PC. A junta original é de alumínio, do tipo deformável quando apertada.

sandrocalmeida
20/08/2017, 16:27
4mm é muita coisa. Eu usei uma chapa de fonte de PC. A junta original é de alumínio, do tipo deformável quando apertada.


... saquei, mas ela esta aguentando a temperatura da saída dos gases?... la deve ficar muito quente!!! o Wolleo fez uma de inox para essa ponto né!

ffsias
20/08/2017, 17:18
Até agora aguentou bem.

sandrocalmeida
20/08/2017, 20:59
Até agora aguentou bem.

...mas vc já conferiu para ver se esta inteira a chapa... não duvidando de vc tá Filipe, longe disso... só estou levantando essa questão pq parece que o antigo dono da minha Sorento ele isolou com uma chapa de metal.. ai na ultima revisão que fiz e limpei a EGR achamos o flange cedo, mas com um buraco no meio.. acho que foi o calor que corroeu... mas a chapa que ele usou parece ser de lata de cerveja.. kkkkk olha a foto:
551376

abraço meu jovem!

ffsias
20/08/2017, 21:33
...mas vc já conferiu para ver se esta inteira a chapa...

Não tirei mais do lugar....agora, colocar alumínio não dá....kkkk

Ela ficou bem "amarrada" depois que destravei a EGR e voltou ao normal depois que isolei. Se tivesse furado, acho que teria sentido alguma coisa. Qualquer hora destas eu tiro para ver.

Abraço!

PH ABREU
21/08/2017, 10:45
É igual para as duas.


551294

Obrigado!, realmente estava errado, com isso o esticador não estava exercendo a pressão correta e fazia um barulho estranho.... correia no lugar, problema resolvido!

Matheus Abreu
22/08/2017, 08:01
Bom dia, amigos do fórum! Alguém tem aquele chip/módulo para aumento de potência para venda? Na ultima viagem que fiz as quinas das canaletas do vidro dianteiro simplesmente sumiram, ocasionando muito barulho, ao pesquisar no ML e CCS essa peça é extremamente cara, na faixa de 800 reais. Alguém conhece algum local de venda mais em conta ou que faça a vulcanização?

ffsias
22/08/2017, 08:25
Bom dia, amigos do fórum! Alguém tem aquele chip/módulo para aumento de potência para venda? Na ultima viagem que fiz as quinas das canaletas do vidro dianteiro simplesmente sumiram, ocasionando muito barulho, ao pesquisar no ML e CCS essa peça é extremamente cara, na faixa de 800 reais. Alguém conhece algum local de venda mais em conta ou que faça a vulcanização?


Eu tenho um CRMapp que não estou usando. Comprei do Cezar Castelloes.

Sobre esta questão das canaletas, acho que procurar em um desmanche seria mais negócio.

bmarconi
22/08/2017, 15:57
Prezados, informo que o amortecedor do porta-malas do VW/Gol G3 é compatível com os amortecedores do capô das nossas Sorentos.

De qualquer forma, como é mais uma dica da "seção gambiarra", quem quiser adotar, faça por sua conta e risco. Não dou garantia. :)

Também me sugeriram usar amortecedores de móveis planejados para a vigia de vidro da tampa traseira, mas não testei ainda

Marcio Ssa
22/08/2017, 22:20
Também me sugeriram usar amortecedores de móveis planejados para a vigia de vidro da tampa traseira, mas não testei ainda[/QUOTE]

Já testei e não ficou legal. O curso de abertura ficou muito curto e rígido. Como postei anteriormente comprei os originais na Koraps.com por U$19,00 cada e estão ótimos.

almir.lemos
23/08/2017, 13:13
Pessoal...infelizmente minha sorento voltou a dar o tal apagão...depois de um ano...aqueles procedimentos de praxe eu já tinha feito...pelo menos 2...limpesa da peneira do filtro que fica dentro do tanque...e a troca do filtro de combustivel...gostaria de opinião da galera...so que desta vez um fato me chama atenção nos apagões...que o tanque estando com menos de 1 quarto de diesel...alguem poderia explicar o porquer? quando o tanque esta cheio dificilmente eu tenho esses apagões...gostaria que alguem analisasse o porque dessa nova condição...meu próximo passo e conferir as tais conexões...gostaria de uma ajuda nesse sentido..desde já agradeço a galera.

ffsias
23/08/2017, 19:13
Almir,

Para dar problema por baixo nível de combustível, só se tiver alguma rachadura no pescador do tanque. Já tivemos problemas de apagões na D20, e era isto. Quando baixava o nível, o pescador puxava ar, pois estava trincado.

sandrocalmeida
23/08/2017, 19:29
Não tirei mais do lugar....agora, colocar alumínio não dá....kkkk

Ela ficou bem "amarrada" depois que destravei a EGR e voltou ao normal depois que isolei. Se tivesse furado, acho que teria sentido alguma coisa. Qualquer hora destas eu tiro para ver.

Abraço!

Minha bomba de vácuo chegou.. fiz um teste rápido para ver a pressão que esta quando a haste bate do batente... Foi de 12.5inHg.... teria que ser 17.4inHg... deve ser por isso que a minha esta um pouco amarrada...
Bom,...fds vou regular o atuador certinha e dou retorno..

Marcio Ssa
23/08/2017, 19:53
Minha bomba de vácuo chegou.. fiz um teste rápido para ver a pressão que esta quando a haste bate do batente... Foi de 12.5inHg.... teria que ser 17.4inHg... deve ser por isso que a minha esta um pouco amarrada...
Bom,...fds vou regular o atuador certinha e dou retorno..

Sandrocalmeida Faz um vídeo mostrando como se faz e posta aqui. O meu vai chegar em 2 meses, queria essas dicas.

sandrocalmeida
23/08/2017, 19:56
claro.. vou tentar com gopro...,mas so vou fazer a regulagem que é bem mais simples.. nao vou tirar o atuador. Como vc vai trocar é bom seguir o passo a passo do Ffsias.. Posto #1318, página 110

Filipe, esta certo se eu afirmar que, com essa pressão desregulada, a haste esta demorando a subir.. com isso as aletas do turbo não abre na hora devida.. assim causando a falta de potência!!

ffsias
23/08/2017, 20:47
Sandro,

Dá uma olhada neste vídeo. Lá pelos 17min, ele desmonta a turbina. É do Hyundai Starex, mas é o mesmo motor da Sorento (D4CB, 170CV VGT).

D4CB VGT. Как заменить картридж турбины от А до Я. - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=RykJ2pXzkME)

As aletas, quando em baixa rotação, ficam fechadas...dando mais força. A medida que a rotação sobe, elas abrem... Então, se a pressão pra fechar está menor, ela estão mesmo abrindo antes do tempo.

ffsias
23/08/2017, 20:49
551421

Uma figura da VGT.

PH ABREU
24/08/2017, 15:52
Boa tarde, após eu prender o guarda pó do atuador da turbina (paliativo) o carro passou a ter mais força nas baixas rpm's.
Como nunca tive o carro em plenas condições de funcionamento, pergunto aos senhores: é normal ouvir um sopro tipo de ar vazando quando enche a turbina?, já procurei por vazamentos nas tubulações e mangueiras, já reapertei as abraçadeiras e não encontrei nada de errado...

PH ABREU
24/08/2017, 16:06
Obrigado Drosssor51, vou providenciar a válvula para as duas. Se não conseguir original, vou colocar esta que tu indicou.


Abraço!

Boa tarde Ffsias, chegou a colocar as válvulas nas suas vtr's? Pois a de 170 não tem retorno de óleo para o cárter... pensei em colocar um "Y" no retorno do óleo da turbina para o cárter... será que dá certo?

ffsias
24/08/2017, 16:08
Boa tarde PH,

Nunca reparei algum barulho deste tipo...

ffsias
24/08/2017, 16:11
Boa tarde Ffsias, chegou a colocar as válvulas nas suas vtr's? Pois a de 170 não tem retorno de óleo para o cárter... pensei em colocar um "Y" no retorno do óleo da turbina para o cárter... será que dá certo?


Fiz e depois retirei....justamente por ela não ter o retorno para o cárter. Na de 140 não cheguei a instalar. Eu não mexeria no circuito de lubrificação da turbina, por receio de alterar a pressão do óleo nele.

Matheus Abreu
24/08/2017, 16:12
Eu tenho um CRMapp que não estou usando. Comprei do Cezar Castelloes.

Sobre esta questão das canaletas, acho que procurar em um desmanche seria mais negócio.

Não está usando por achar que não vale a pena? Já rodei nos desmanches da Pedro II aqui é não encontrei nada, vou ter que morrer na CCS mesmo. Outra dúvida as velas aquecedores da Eklass são boas? O kit delas tá saindo por menos da metade da NGK.

ffsias
24/08/2017, 16:20
Não está usando por achar que não vale a pena? Já rodei nos desmanches da Pedro II aqui é não encontrei nada, vou ter que morrer na CCS mesmo. Outra dúvida as velas aquecedores da Eklass são boas? O kit delas tá saindo por menos da metade da NGK.

Quando comprei, o Cezar queria que eu usasse na posição 4 (segundo ele, a melhor). Eu tenho muito receio de forçar tudo, e deixei na 3. Quando tive problema na EGR, tirei e não coloquei mais.

Não conheço esta marca de velas....

GENETICO10
24/08/2017, 17:17
Não está usando por achar que não vale a pena? Já rodei nos desmanches da Pedro II aqui é não encontrei nada, vou ter que morrer na CCS mesmo. Outra dúvida as velas aquecedores da Eklass são boas? O kit delas tá saindo por menos da metade da NGK.

Galera, vai aí uma dica sobre as velas aquecedoras: Se precisar trocar aconselho a usar as NGK. Quando precisei trocas as minhas fui usar de outra marca bem mais barata e elas dilataram a haste de aquecimento e ficaram presa no alojamento. Quando precisei substituir novamente elas simplesmente quebraram dentro do alojamento e só consegui retirar com um torneiro mecânico e deu uma trabalheira danada.
Bem como aqui na Bahia tem lugar que faz 40ºC com a porta da geladeira aberta eu acabei retirando o fusível das velas de aquecimento e só coloco novamente quando viajo para lugares muito frio.

alejsdias
24/08/2017, 17:32
Eu uso na posição 4 no modo esportivo o carro parece uma nave anda muito e não sinto que força pelo contrario as mudanças de marchas ficaram mais suaves na minha opinião ja estou usando a uns 2 anos varias viagens e até agora tuso tranquilo.



Quando comprei, o Cezar queria que eu usasse na posição 4 (segundo ele, a melhor). Eu tenho muito receio de forçar tudo, e deixei na 3. Quando tive problema na EGR, tirei e não coloquei mais.

Não conheço esta marca de velas....

Matheus Abreu
24/08/2017, 18:29
Eu uso na posição 4 no modo esportivo o carro parece uma nave anda muito e não sinto que força pelo contrario as mudanças de marchas ficaram mais suaves na minha opinião ja estou usando a uns 2 anos varias viagens e até agora tuso tranquilo.

Galera obrigado pelo retorno! O meu carro esta chato para pegar, demorando mais que o comum e o mecânico disso que o problema é a vela aquecedora, não sei se num local que tem uma temperatura ambiente de 35°c ela traria tanta transtorno na partida. Quanto a potência, a minha é a manual com 140cv e sinto que falta um algo a mais nela para ficar mais esperta para viagens, qual o valor desse chip?

ffsias
24/08/2017, 18:57
Quanto a potência, a minha é a manual com 140cv e sinto que falta um algo a mais nela para ficar mais esperta para viagens, qual o valor desse chip?

Não foi "barato", mas também era só ele que vendia este chip (CRMapp). Dá uma olhada no ML...tem alguns de outra marca. De repente, podemos negociar este meu.

daniel gw
25/08/2017, 15:02
Então galera, chegou o oleo do cambio original Red - 1. O pessoal do Egydio Motors me entregou tudo certinho. Já consegui a junta do carter do cambio na agencia da kia aqui em blumenau - R$ 155,00 (achei o preço razoável).
Amanhã vou botar a mão na massa galera, vou fazer a troca do oleo e limpeza do filtro do cambio. Eu mesmo gosto de por a mão na massa... rsrsr. Reparei no cambio que existe 2 canos que saem da lateral do cambio e vão até um radiador (na frente do carro) que serve para refrigerar o oleo do cambio. Imagino que aquele esquema de fazer a troca por "hemodiálise" deve ter a ver com estes dois canos, pq pela logica o óleo deve vir de um destes canos, passar pelo radiador e em seguida retornar para o cambio....(dedução minha rsrsr). Vou investigar mais a respeito. Qualquer novidade ou informação nova compartilho com todos. Abraço.

Saudações a todos, efetuei a troca do óleo do cambio automático, fiz 2 videos sobre o assunto...
Video 1 oleo cambio automatico kia Sorento - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=e2zYg_7N028)
video 2 oleo cambio automatico kia Sorento - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Oj7IFARSqp0)
Abraço a todos.

ffsias
25/08/2017, 15:42
Show de bola Daniel,

Ainda não fiz este serviço, mas é uma das manutenções que pretendo fazer em breve.

Abraço!

sandrocalmeida
25/08/2017, 16:45
Boa Daniel!!!

Teve a manha dos vídeos. Fiz exatamente o mesmo procedimento quer vc fez.

Abraço

sandrocalmeida
26/08/2017, 20:30
A pedido do nosso coleta Mário Ssa, fiz um vídeo relativamente simples para regular o atuador com a bomba de váculo.

Bom, depois de regular do atuador notei um desempenho melhor na rotação mais linear... eliminou um pouco aquela sensação de esta amarrada quando pisa no acelerador.... mas não foi 100%... acho que a arrancada ainda esta amarrada. Mas melhorou de mais. Recomendo quem puder verificar essa regulagem, porque é bastante simples de executar

Outra coisa.. ainda estou encucado com o tamanho do batente (parafuso) do atuador. O meu esta com 1,3cm.
Mandei um email pedindo essa informação para Kia e Borgwarner, fabricante do turbo... se eu tiver retorno eu posto aqui.

Útima coisa é que fui medir o nível do óleo com o carro ligado, e quando tirei a vareta, ficou espirando óleo pra cima... alguém sabe a causa??


https://youtu.be/gMPfAAzCTao

ffsias
26/08/2017, 20:46
Útima coisa é que fui medir o nível do óleo com o carro ligado, e quando tirei a vareta, ficou espirando óleo pra cima... alguém sabe a causa??


A causa é compressão no cárter. A minha faz isto, pouco, mas faz. Se é normal? Não sei....

Uma coisa que me foi perguntado pelo PH Abreu, sobre a válvula blow-by (recirculação dos gases do cárter). Tinha colocado porque a minha estava acumulando óleo no intercooler. Ou era pressão interna alta ou minha turbina tinha ido pro espaço... Só que depois de trocar o atuador da turbina, esta questão foi praticamente resolvida, e então retirei a "gambiarra".... Digo gambiarra, pois não era original.

Marcio Ssa
27/08/2017, 01:29
A pedido do nosso coleta Mário Ssa, fiz um vídeo relativamente simples para regular o atuador com a bomba de váculo.

Bom, depois de regular do atuador notei um desempenho melhor na rotação mais linear... eliminou um pouco aquela sensação de esta amarrada quando pisa no acelerador.... mas não foi 100%... acho que a arrancada ainda esta amarrada. Mas melhorou de mais. Recomendo quem puder verificar essa regulagem, porque é bastante simples de executar

Outra coisa.. ainda estou encucado com o tamanho do batente (parafuso) do atuador. O meu esta com 1,3cm.
Mandei um email pedindo essa informação para Kia e Borgwarner, fabricante do turbo... se eu tiver retorno eu posto aqui.

Útima coisa é que fui medir o nível do óleo com o carro ligado, e quando tirei a vareta, ficou espirando óleo pra cima... alguém sabe a causa??


https://youtu.be/gMPfAAzCTao

Muito Bom! Valeu!

Matheus Abreu
27/08/2017, 07:23
Não foi "barato", mas também era só ele que vendia este chip (CRMapp). Dá uma olhada no ML...tem alguns de outra marca. De repente, podemos negociar este meu.

ffsias, bom dia. Encontrei os chips da TDC, Power Chips, Race Power Chips e Maxxchips, com uma variação enorme se preço de 400 a 1200 reais... esse seu tá em qual faixa de preço?

sandrocalmeida
27/08/2017, 10:23
A causa é compressão no cárter. A minha faz isto, pouco, mas faz. Se é normal? Não sei....

Uma coisa que me foi perguntado pelo PH Abreu, sobre a válvula blow-by (recirculação dos gases do cárter). Tinha colocado porque a minha estava acumulando óleo no intercooler. Ou era pressão interna alta ou minha turbina tinha ido pro espaço... Só que depois de trocar o atuador da turbina, esta questão foi praticamente resolvida, e então retirei a "gambiarra".... Digo gambiarra, pois não era original.,

Acho que sei porque está espirrando óleo... na revisão que fiz.. comprei 9litros de óleo.. .e no manual pede para colocar 8,2litros... Vi aqui agora o que sobrou do último vidro.. e só tem 300ml.. ou seja.. ele colocou 8,7litros.. e eu coloquei ainda dois tubos de 200ml de Militec... total de 400ml...
Resumindo, era para ter 8,2 litros e tem 9,1litros!!! Acredito que foi isso!
Será que vale pena tirar um pouco?

ffsias
27/08/2017, 10:55
Será que vale pena tirar um pouco?

1L é uma quantidade considerável, acho que vale a pena sim. Eu sempre coloco 8L redondos, mesmo com a troca do filtro. Excesso de pressão acaba prejudicando outros pontos, como os retentores, por exemplo.

ffsias
27/08/2017, 10:57
ffsias, bom dia. Encontrei os chips da TDC, Power Chips, Race Power Chips e Maxxchips, com uma variação enorme se preço de 400 a 1200 reais... esse seu tá em qual faixa de preço?

Bom dia Matheus,

Não sei se o Cezar ainda vende....ele tinha dito que iria vender a Sorento dele, e não apareceu mais por aqui. Na época, paguei R$1500.

Tancredo Moreira
29/08/2017, 09:04
Saudações a todos, efetuei a troca do óleo do cambio automático...
Abraço a todos.

daniel gw!
Que aula em!? Show de bola, quero também fazer a troca da minha, na próxima semana chega uma "carroçada" de ferramentas que comprei e como bom entusiasta quero seguir o seu método e trocar o óleo do câmbio, valeu pelos videos!

Tancredo Moreira
29/08/2017, 09:11
Senhores, só para confirmar.

De acordo o posto (#946) do nosso colega WOLLEO, para isolar o EGR é esses dois pontos né.. so colocar um flange cego.
Mais alguma recomendação?
551315

Aproveitando o gancho e a imagem do colega sandrocalmeida.
Tenho uma dúvida, o isolamento da EGR deve ser feito:
-Nos dois pontos da imagem?
ou
-Em um dos dois pontos ?
Por acaso possuo uma chapa grossa de aço inox e pretendo dar um "killer" na EGR, obrigado!

sandrocalmeida
29/08/2017, 14:33
Aproveitando o gancho e a imagem do colega sandrocalmeida.
Tenho uma dúvida, o isolamento da EGR deve ser feito:
-Nos dois pontos da imagem?
ou
-Em um dos dois pontos ?
Por acaso possuo uma chapa grossa de aço inox e pretendo dar um "killer" na EGR, obrigado!

Fala Tancredo.

Tem que ser feita nos DOIS pontos.

Agora sobre a chapa, eu tinha perguntado isso aqui e o Ffsias achou grande a espessura que sugeri de 4mm. Eu acho que na saída da exaustão caberia um mais grossa sim, pq ali a temperatura vai ser bem maior!!... mas no ponto da EGR, acho que tem que ser uma da mesma espessura da outra saída (logo do lado) fina mesmo, para não causar desalinhamento da peça, e causar escape dos gases do intercoller.

Tancredo Moreira
29/08/2017, 17:23
Tem que ser feita nos DOIS pontos......

Valeu Sandro! Quero isolar a bendita EGR pq eu lí em outro post sobre os benefícios que traz para o desempenho da nossa engine.
Vou ver se faço isso na próxima semana, um abraço e obrigado pela dica!

daniel gw
30/08/2017, 19:12
daniel gw!
Que aula em!? Show de bola, quero também fazer a troca da minha, na próxima semana chega uma "carroçada" de ferramentas que comprei e como bom entusiasta quero seguir o seu método e trocar o óleo do câmbio, valeu pelos videos!
Tranquilo Moreira, qualquer dúvida no que eu puder ajudar estamos ai... Abraço.

Rogerio Gross
31/08/2017, 17:08
Boa tarde ! Gostaria de saber onde consigo a bomba de vácuo que aciona a traçao 4 x4 da sorento 2008 diesel ou se tem outra que a substitue. Pois a minha esta produzindo pouco ar e não tem força para acionar o 4x4.

sandrocalmeida
01/09/2017, 10:17
Olá GENETICO10, o problema é que não está apenas soprando está exatamente como o relato do wferigatto: (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/109036-wferigatto.html)



Vou levar esses relatos para a oficina pra ver o que descobrimos...

PH ABREU, blz!
Como foi o desfecho desse assunto? Conseguiu resolver?
Acho que a minha pode estar com esse problema tb!

Abraço

Tancredo Moreira
04/09/2017, 12:52
Boa tarde pessoal! Não estou encontrado para comprar as: BANDEJAS SUPERIORES DIANTEIRAS, AMBOS OS LADOS.

Gostaria da indicação dos colegas, seja para alguma loja ou até mesmo algum vendedor do ML.
Valeu!

bmarconi
04/09/2017, 14:24
Vc está precisando realmente trocar as bandejas ou está com problemas nas buchas?




Boa tarde pessoal! Não estou encontrado para comprar as: BANDEJAS SUPERIORES DIANTEIRAS, AMBOS OS LADOS.

Gostaria da indicação dos colegas, seja para alguma loja ou até mesmo algum vendedor do ML.
Valeu!

Tancredo Moreira
04/09/2017, 15:47
Vc está precisando realmente trocar as bandejas ou está com problemas nas buchas?

Boa tarde bmarconi!
Segundo o moço da geometria sim, mas foi bom vc me questionar, como eu não acompanhei o serviço vou eu mesmo levantar e testar as bandejas, vou fazer isso hoje mesmo.
Abraço!

caiobrunosousa
04/09/2017, 17:48
Boa Tarde amigos, alguém sabe o nome dessa peça? As vezes ela fica soltando.

551805

ffsias
04/09/2017, 18:05
Boa Tarde amigos, alguém sabe o nome dessa peça? As vezes ela fica soltando.

Isto aí é a saída do filtro. Andar assim é certeza de muitos problemas no futuro. Tá puxando pó direto.

caiobrunosousa
04/09/2017, 18:55
Isto aí é a saída do filtro. Andar assim é certeza de muitos problemas no futuro. Tá puxando pó direto.

Sabe alguma maneira de prender de forma paliativa, até eu comprar uma peça nova?

ffsias
04/09/2017, 19:36
Sabe alguma maneira de prender de forma paliativa, até eu comprar uma peça nova?


Fui olhar na minha....na verdade isto é a entrada, antes de passar pelo filtro. Na minha tem uma abraçadeira, prendendo o tubo a caixa do filtro. Esta tua é só de encaixe, acho que só colando.

almir.lemos
05/09/2017, 07:07
551821 Cheguei lá...rsrsr

Tancredo Moreira
05/09/2017, 07:19
551821 Cheguei lá...rsrsr

Show de bola Almir, quase a distância para ir da Terra até a Lua!
Com essa Kilometragem ela ainda tem um bom desempenho como por exemplo consumo, retomada, desenvolvimento na aceleração etc.. ?
Abraço Almir, e que venham os 400k e 500k kkkkkkkk

Tancredo Moreira
05/09/2017, 07:32
Vc está precisando realmente trocar as bandejas ou está com problemas nas buchas?

551822
Ontem eu e meu filho levantamos e constatei o seguinte, a peça em si não está torta quebrada ou trincada mas as buchas estão com uma boa folga e também aquele "PIVÔ" da ponta esta batendo seco.
Para as buchas tem solução mas esse "pivô" está todo "estoporado", onde ele é encaixado na peça não é vazado e parece que não tem como tirar o bicho!

bmarconi
05/09/2017, 08:31
Será que vc não consegue resolver o problema do pivô com um torneiro mecânico? Ou vc está falando da parte de borracha?

A bucha dá para mandar fazer.


551822
Ontem eu e meu filho levantamos e constatei o seguinte, a peça em si não está torta quebrada ou trincada mas as buchas estão com uma boa folga e também aquele "PIVÔ" da ponta esta batendo seco.
Para as buchas tem solução mas esse "pivô" está todo "estoporado", onde ele é encaixado na peça não é vazado e parece que não tem como tirar o bicho!

Tancredo Moreira
05/09/2017, 10:03
Será que vc não consegue resolver o problema do pivô com um torneiro mecânico?

Fala bmarconi!
Encontrei na internet os kits de buchas, e quanto ao pivô vou tentar essa solução que vc disse, o aço da bandeja é muito robusto e a troca das "borrachas" é uma boa alternativa para baixar o custo e manter a qualidade, abraço!

caiobrunosousa
06/09/2017, 13:50
Boa arde amigos, surgiu a oportunidade de comprar um filtro de ar K&N para a sorento, será que vale a pena?

551873

PH ABREU
06/09/2017, 15:38
PH ABREU, blz!
Como foi o desfecho desse assunto? Conseguiu resolver?
Acho que a minha pode estar com esse problema tb!

Abraço

Prezados boa tarde!
A saga do motor da minha vtr iniciou em Fevereiro/17... óleo vazando pelo intercooler, pouca potência, alto consumo, forte sopro saindo pela vareta do nível de óleo e pela tampa de óleo do cabeçote, além de baixar óleo quase 1 litro por semana.

Procurei retíficas consolidadas no mercado (RJ) onde o carro entrasse rodando e saísse da mesma forma (retífica + oficina para evitar o “jogo de empurra em caso de problema) e obtive o mesmo diagnóstico e custo similares. Optei por uma que me foi indicada por um amigo que fez um motor MIT.
Foi feita a troca de todas as bronzinas, polimento dos eixos, encamisamento do bloco, anéis de segmento novos, buchas de biela novas, além de todas as juntas e retentores. As bielas e pistões foram aproveitados (segundo a retífica estavam perfeitos e não era necessário).
Tive dificuldade com as conexões plásticas da bomba de combustível Alta/Baixa, estavam ressecadas e quebraram, não achava o modelo para o carro e acabei encontrando da Mercedez que serviu perfeitamente.
A oficina recomendou que eu fizesse revisão de bicos e bomba para que o resultado final do reparo fosse o melhor possível, e assim foi feito, em bombista indicado por eles.
Recebi o carro em Maio/17, rodei três dias e achei que estava tudo igual, quando começou a vazar óleo pelo intercooler novamente. Retornei com o carro novamente para a oficina/retífica.
Foi feito o serviço novamente, o proprietário disse que não iria procurar o defeito, preferia partir do zero e acompanhar cada passo pessoalmente.
Depois da retífica refeita e do motor montado, para minha surpresa, o carro não funcionava... Me disseram que a bomba de alta não estava gerando pressão suficiente, como o serviço de revisão de bomba e bicos estava na garantia (e a oficina incluiu na nota fiscal deles, assumindo assim a garantia legal) solicitei que eles resolvessem pela garantia.
O bombista condenou a bomba, mas como assim se a 1 mês ele a revisou??? Pois é, como fui irredutível na responsabilização dos mesmos eles providenciaram uma bomba para aplicação no carro (usada, mas revisada e com garantia).
Bomba no lugar e... nada feito... dois bicos estavam injetando demais e o motor oscilava muito... foram novamente enviados para o bombista para revisão em garantia.
Após toda essa novela com o infeliz do bombista (Bosch Truck Service) o carro finalmente ficou pronto em meados de Agosto/17... levamos o veículo numa ccs e fizemos a leitura do scanner para garantir que estava tudo Ok, e de fato estava.
O carro ganhou potência, força, na estrada andando como nunca havia andado comigo.
Rodei 10 dias feliz e satisfeito com o resultado.
Contudo... na última sexta-feira saí do trabalho e ao entrar numa rodovia a 80Km/h ouvi um barulho junto com perda de potência, encostei imediatamente e o barulho era horrível, vindo do motor... chamei o reboque e o encaminhei imediatamente para a Oficina/retífica.
Primeira suspeita: Esticador da corrente de sincronismo... intacto.
Segunda suspeita: Balancinho / tuchos... Intactos.
Já sabemos que é no primeiro cilindro, mas ainda estão desmontando pra saber o que de fato aconteceu.
A suspeita é de que o bico do primeiro cilindro tenha travado aberto ou fechado, gerando calço ou aquecimento, quebrando a biela e ou pistão.
No aguardo para a solução definitiva dessa novela.
Dessa vez fiquei todo animado... mas não pude aproveitar o carro ainda, dá até um desânimo, mas sei que o problema não está no carro e sim nos profissionais que apesar de parecer competentes fazem lambanças para obter lucro.

sandrocalmeida
06/09/2017, 16:59
Nossaaa PH Abreu,.. que ossooo hein! Da vontade de pegar esses caras pelo pescoço!!!! pqp afff!

Tinha perguntado sobre o vazamento de óleo pela vareta pq o meu aparentou isso tb.. mas fui ver que era excesso de óleo que o pessoal colocou.. tirei um pouco e resolveu..

Tomara que tudo resolva com sua máquina!
Abraço

ffsias
06/09/2017, 19:45
Dessa vez fiquei todo animado... mas não pude aproveitar o carro ainda, dá até um desânimo, mas sei que o problema não está no carro e sim nos profissionais que apesar de parecer competentes fazem lambanças para obter lucro.

Confesso que sempre tive um pé atrás com carros Diesel por causa da mão de obra muito pouco qualificada. E estes carros mais novos, pior ainda...já que são sensores pra todo o lado. Tem horas que dá vontade de voltar para um carro a gasolina, só que para ter o mesmo que a Sorento oferece, vou ter que me associar a um posto de combustível.

Boa sorte. Tomara que eles arquem com tudo.

sandrocalmeida
06/09/2017, 19:54
Ffsias, por acaso vc já trocou a embreagem do seu? Não lembro ter visto no manual com quantos km tem que trocar.

ffsias
06/09/2017, 20:07
Ffsias, por acaso vc já trocou a embreagem do seu? Não lembro ter visto no manual com quantos km tem que trocar.

Sandro,

Embreagem depende mais do motorista do que de km. A 140 CV é manual e fazia barulho quando pisava no pedal. Mandei tirar a caixa, ela estava com pouco mais de 60 mil km, e era só o rolamento que estava com problema. Disco e prensa ainda com muito tempo de uso. Se o cara não judiar da embreagem, dura muito.

Tancredo Moreira
07/09/2017, 13:38
Falando de M.O. qualificada!
Vejam o resultado de serviço de limpeza de bico malfeita, aperto exagerado e sem o uso do famoso e prático torquímetro. Fiquei empenhado cerca de 3 horas com meus filhos, recebi ajuda de um eletricista de beira de estrada. O probema foi em Julho e já foi resolvido. (video brucutu,não se importe com a qualidade)

https://www.youtube.com/watch?v=Mf8P9XVAdrA

551889

sandrocalmeida
10/09/2017, 17:47
kralho... que merda hein!!! Nunca tinha visto isso!

PH ABREU
11/09/2017, 10:30
Confesso que sempre tive um pé atrás com carros Diesel por causa da mão de obra muito pouco qualificada. E estes carros mais novos, pior ainda...já que são sensores pra todo o lado. Tem horas que dá vontade de voltar para um carro a gasolina, só que para ter o mesmo que a Sorento oferece, vou ter que me associar a um posto de combustível.

Boa sorte. Tomara que eles arquem com tudo.

Obrigado, pelo menos com isso eles estão sendo honestos e estão arcando com tudo.
Agora estou com medo do carro ficar bom, acabar o período da garantia e um dos bicos travar novamente... se isso acontece eu terei que pagar tudo novamente.. estou pensando muito seriamente em colocar 04 bicos novos.
Alguém indica onde comprar com bom preço e procedência, vi no ML girando em torno de R$1.500,00 cada.

sandrocalmeida
11/09/2017, 13:49
Obrigado, pelo menos com isso eles estão sendo honestos e estão arcando com tudo.
Agora estou com medo do carro ficar bom, acabar o período da garantia e um dos bicos travar novamente... se isso acontece eu terei que pagar tudo novamente.. estou pensando muito seriamente em colocar 04 bicos novos.
Alguém indica onde comprar com bom preço e procedência, vi no ML girando em torno de R$1.500,00 cada.

Se tiver com tempo sugeriria KORAPS - KORea Auto Parts Service - HYUNDAI KIA GM SSANGYONG RENAULT Genuine Parts! Low Price! (http://www.koraps.com/index.php) ou Ebay.....
Estou até pensando, mais para frente, em comprar tb 4 bicos para deixar como backup... pq se precisar de imediato vai ser foda pagar caro... que já é caro comprando fora...

volmirbaranoski
11/09/2017, 19:28
boa noite povo do fórum , ffisias se tiver por ai e poder me ajudar fico grato...... o acontece quando a egr não funciona direito quais os sintomas ?

ffsias
11/09/2017, 19:35
boa noite povo do fórum , ffisias se tiver por ai e poder me ajudar fico grato...... o acontece quando a egr não funciona direito quais os sintomas ?

Boa noite Volmir.

Eu desmontei a EGR das duas daqui de casa, para ver como estavam. As duas estavam travadas. A de 140cv ficou normal, não percebi diferença. Já na 170cv certamente está ficando aberta direto....perdi potência na arrancada. Ela ficou xôxa e a lenta ruim. Foi isolar a EGR e ela voltou ao normal.

Como ela deve estar com problema e não fechava (sujeira ou outro problema), ficava recirculando os gases do escape sempre e eles são quentes, bem ao contrário do que é melhor para o motor.

Também aumenta o consumo, já que o motor acaba por ter que ser mais exigido.

volmirbaranoski
11/09/2017, 20:44
muito obrigado ffisia pela explicação, é muito bom a gente poder contar com a sua experiencia.

sandrocalmeida
12/09/2017, 11:58
Galera, postando algumas fotos da troca do couro do volante, que estava bem gasto, e coloquei tb um couro na manopla do cambio...

Só estética mesmo.. mas gostei muito do resultado. Deu um ar de novo no carro.

552028552029552030552031

lexmendes
12/09/2017, 13:24
Pessoal boa tarde.
Foi postado no grupo uma lista de peças para a manutenção, nesta lista constava óleo, filtros e outros itens. podem me informar em que post foi feita?

PH ABREU
12/09/2017, 16:50
Se tiver com tempo sugeriria KORAPS - KORea Auto Parts Service - HYUNDAI KIA GM SSANGYONG RENAULT Genuine Parts! Low Price! (http://www.koraps.com/index.php) ou Ebay.....
Estou até pensando, mais para frente, em comprar tb 4 bicos para deixar como backup... pq se precisar de imediato vai ser foda pagar caro... que já é caro comprando fora...

No Site tá U$425... dá uns R$1.376,00 são 4 mais IOF e taxa de importação... não rola.

PH ABREU
12/09/2017, 17:21
Galera, postando algumas fotos da troca do couro do volante, que estava bem gasto, e coloquei tb um couro na manopla do cambio...

Só estética mesmo.. mas gostei muito do resultado. Deu um ar de novo no carro.

552028552029552030552031


Muito bom!!! Pode nos passar uma idéia de custo? E em quanto tempo o serviço é feito?

sandrocalmeida
12/09/2017, 18:19
Muito bom!!! Pode nos passar uma idéia de custo? E em quanto tempo o serviço é feito?

Volante R$ 140,00
Manopla R$ 60,00

3 horas de serviço

JOVITA
14/09/2017, 06:27
Obrigado, pelo menos com isso eles estão sendo honestos e estão arcando com tudo.
Agora estou com medo do carro ficar bom, acabar o período da garantia e um dos bicos travar novamente... se isso acontece eu terei que pagar tudo novamente.. estou pensando muito seriamente em colocar 04 bicos novos.
Alguém indica onde comprar com bom preço e procedência, vi no ML girando em torno de R$1.500,00 cada.

Bom dia PH ABREU, comprei em maio os 4 bicos para a minha na Itarel retifica aqui na minha cidade mesmo um ótimo preço 3.000,00 os 4 bicos. Da uma ligada para eles 73 2102 8300.

sandrocalmeida
14/09/2017, 09:07
Bom dia PH ABREU, comprei em maio os 4 bicos para a minha na Itarel retifica aqui na minha cidade mesmo um ótimo preço 3.000,00 os 4 bicos. Da uma ligada para eles 73 2102 8300.

JOVITA, esse preço que vc pagou foi em bicos retificados né!?

JOVITA
14/09/2017, 11:54
JOVITA, esse preço que vc pagou foi em bicos retificados né!?
Sandro, vieram em caixas novas da própria BOSCH, Na verdade comprei 3 na itarel e anteriormente eu comprei uma na ourodiedel, por 1.600,00 e na Itarel ele fez os outros 3 bicos por 3.000,00, mais todos novinhos e na caixa e na embalagem plástica da própria BOSCH.
Peço desculpa na informação na Itarel foram 3 bicos que custaram 3.000,00, mais o preço estava muito bom.

ffsias
14/09/2017, 12:42
Tem que observar se são os bicos da 140cv ou da 170cv. São diferentes.

sandrocalmeida
14/09/2017, 13:01
Sandro, vieram em caixas novas da própria BOSCH, Na verdade comprei 3 na itarel e anteriormente eu comprei uma na ourodiedel, por 1.600,00 e na Itarel ele fez os outros 3 bicos por 3.000,00, mais todos novinhos e na caixa e na embalagem plástica da própria BOSCH.
Peço desculpa na informação na Itarel foram 3 bicos que custaram 3.000,00, mais o preço estava muito bom.

Tranquilo filhote... Valeu pela info.

Abraço

PH ABREU
14/09/2017, 16:10
Os meus são Bosch referência 0445110275.

sandrocalmeida
14/09/2017, 19:52
Galera,

Isolei a EGR!!! É muito nítido como o carro fica mais ágil.. principalmente na arrancada.
Gostei e recomendo.

JOVITA
14/09/2017, 21:25
Os meus são Bosch referência 0445110275.

Essa referência foi alterada para 0445110274, pode ser verificada na tabela da BOSCH, pois o final 275 não se encontra mais.

JOVITA
14/09/2017, 23:23
Pode Pesquisar no google CAT_SIST_INJ_DIESEL-2016-LowRes.pdf pagina 30 e a 80

sandrocalmeida
15/09/2017, 08:45
Pode Pesquisar no google CAT_SIST_INJ_DIESEL-2016-LowRes.pdf pagina 30 e a 80

pô.. catalogo completo, bom achado!

sandrocalmeida
15/09/2017, 09:03
Os meus são Bosch referência 0445110275.

PH ABREU, achei o bico injetor no Aliexpress... Nao sei se o vendedor é confiável, mas o preço esta bom, da uma olhada.

Original Injector Common Rail 0445110274, 338004A500/33800 4A500/55200259, 0445110275 em Injector de combustivel de Automoveis & Motos no AliExpress.com | Alibaba Group (https://pt.aliexpress.com/item/Original-Common-Rail-Injector-0445110274-for-HYUNDAI-KIA-OPEL-338004A500-55200259/1460091711.html?spm=a2g03.search0306.4.2.ZHuC0q)

DanielRM
16/09/2017, 22:29
Boa noite Pessoal!!
Sou de Porto alegre/Rs, e me surgiu a proposta de uma Kia Sorento Ex 2.5 Aut. Diesel 2009 a top de categoria com teto e etc, pelo meu carro atual.

Gostei bastante da camionete, porem ela esta ja com seus 160mil km e me preocupo sobre quais os gastos terie talvez com esta KM? Ouvi falar que ela tem o mesmo motor usado nas Kia Bongo e Hyundai HR 2013 em diante se não me engano, alguem sabe se confere esta informação? E os problemas frequentes com Cabeçote e Bicos?

Alguem sabes me ajudar nas duvidas e falar mais sobre a camionete, se vale a pena ou se é um bom negocio eu pegar ela e ficar?
Aguardo a ajuda, desde ja agradeço!!!

wferigatto
17/09/2017, 00:43
https://youtu.be/5_kZp_mU6BI
Caros amigos, estou precisando de auxílio
Em uma viagem que fiz a Passo Fundo/RS está semana notei que havia um barulho estridente que parecia de correia. Ao analisar o motor constatei que o barulho vinha da turbina, porém havia escape de água via reservatório de expansão ( a princípio uma coisa não está relacionada à outra). Completei a água após resfriamento do motor e por incrível que pareça o barulho na turbina reduziu pela metade. Aqui em Porto Alegre foi indicado por especialista em Turbinas que a válvula moduladora de vácuo era a causa do barulho, porém ao substitui-lá hj o problema continuou.
A válvula Gate (é assim mesmo que se fala?) da turbina ao ligar o motor desce até o parafuso de regulagem, porém não movimenta em alta ou quando movimenta é muito sutil. É possível a membrana estar furada causando ao invés de descompressão apenas barulho? O que me sugerem?
Não há perda de potência, fumaça preta ou arrasto na arrancada... Desde já agradeço!

sandrocalmeida
17/09/2017, 07:50
https://youtu.be/5_kZp_mU6BI
Caros amigos, estou precisando de auxílio
Em uma viagem que fiz a Passo Fundo/RS está semana notei que havia um barulho estridente que parecia de correia. Ao analisar o motor constatei que o barulho vinha da turbina, porém havia escape de água via reservatório de expansão ( a princípio uma coisa não está relacionada à outra). Completei a água após resfriamento do motor e por incrível que pareça o barulho na turbina reduziu pela metade. Aqui em Porto Alegre foi indicado por especialista em Turbinas que a válvula moduladora de vácuo era a causa do barulho, porém ao substitui-lá hj o problema continuou.
A válvula Gate (é assim mesmo que se fala?) da turbina ao ligar o motor desce até o parafuso de regulagem, porém não movimenta em alta ou quando movimenta é muito sutil. É possível a membrana estar furada causando ao invés de descompressão apenas barulho? O que me sugerem?
Não há perda de potência, fumaça preta ou arrasto na arrancada... Desde já agradeço!

Com relação ao barulho eu nao sei te falar, mas testa se seu atuador esta funcionando... tira a mangueirinha preta que vai dele para solenoide..(retire a ponta que vai na solenoide), e faça um teste de sucção (com a boca).. se vc sentir que esta vazando ar, ele esta furado mesmo.. ai tem que trocar... o teste é bem simples mesmo...
mas nao sei se isso tem a ver com o barulho.
abraço
nesse link abaixo eu mostro a mangueira certinho... estava regulando o atuador com a bomba a vacuo.. mas da para fazer com a boca o teste.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles-/53730-kia-sorento-222.html#post2445261

ffsias
17/09/2017, 11:09
Se a alavanca está descendo, o atuador não está furado.

Wferigatto, um teste que tu podes fazer, é retirar a mangueira do atuador e ver se o barulho persiste. Difícil ser por causa de refrigeração.

DanielRM
17/09/2017, 12:54
Boa tarde Pessoal!!
Sou de Porto alegre/Rs, e me surgiu a proposta de uma Kia Sorento Ex 2.5 Aut. Diesel 2009 a top de categoria com teto e etc, pelo meu carro atual.

Gostei bastante da camionete, porem ela esta ja com seus 160mil km e me preocupo sobre quais os gastos terie talvez com esta KM? Ouvi falar que ela tem o mesmo motor usado nas Kia Bongo e Hyundai HR 2013 em diante se não me engano, alguem sabe se confere esta informação? E os problemas frequentes com Cabeçote e Bicos?

Alguem sabes me ajudar nas duvidas e falar mais sobre a camionete, se vale a pena ou se é um bom negocio eu pegar ela e ficar?
Aguardo a ajuda, desde ja agradeço!!!

wferigatto
17/09/2017, 14:28
Obrigado Sandro pelo retorno. Fiz o teste manual de vacuo e aparentemente não tem vazamento de ar. Amanhã vou fazer o teste com a bomba de vácuo e posto o resultado.
Ffsias realmente quando desligo o chicote da válvula moduladora ou retiro a mangueira do vacuo da turbina o barulho some. A moduladora apresenta vacuo quando ligada, inclusive fizemos teste em bancada para certificar que não houvesse falha de alimentação do módulo nela.
Fiz teste com a moduladora da S10 2.8 tb, que segundo uma oficina é compatível com nossas viaturas. O barulho continuou o mesmo...

ffsias
17/09/2017, 14:54
Obrigado Sandro pelo retorno. Fiz o teste manual de vacuo e aparentemente não tem vazamento de ar. Amanhã vou fazer o teste com a bomba de vácuo e posto o resultado.
Ffsias realmente quando desligo o chicote da válvula moduladora ou retiro a mangueira do vacuo da turbina o barulho some. A moduladora apresenta vacuo quando ligada, inclusive fizemos teste em bancada para certificar que não houvesse falha de alimentação do módulo nela.
Fiz teste com a moduladora da S10 2.8 tb, que segundo uma oficina é compatível com nossas viaturas. O barulho continuou o mesmo...

A questão é que se o barulho some sem ter a ação do vácuo na turbina, então é problema interno nas aletas. Já experimentou ver como está a folga no eixo dela? Tira a mangueira da entrada e puxa o eixo com a mão, testando também a folga axial (para os lados).

wferigatto
17/09/2017, 16:50
A questão é que se o barulho some sem ter a ação do vácuo na turbina, então é problema interno nas aletas. Já experimentou ver como está a folga no eixo dela? Tira a mangueira da entrada e puxa o eixo com a mão, testando também a folga axial (para os lados).

Ffsias, fiz o teste e parece que há uma pequena folga axial. O eixo tem que ficar imóvel ou há uma folga de tolerância?

ffsias
17/09/2017, 21:57
Ffsias, fiz o teste e parece que há uma pequena folga axial. O eixo tem que ficar imóvel ou há uma folga de tolerância?

Tem uma folga, mas muito pequena. Mal se nota.

daniel gw
18/09/2017, 19:10
Fala bmarconi!
Encontrei na internet os kits de buchas, e quanto ao pivô vou tentar essa solução que vc disse, o aço da bandeja é muito robusto e a troca das "borrachas" é uma boa alternativa para baixar o custo e manter a qualidade, abraço!
Fala Tranquedo, então a minha eu troquei essa peça (bandeja superior) do lado direito (carona) pois estava com folga no pivô. Se for só as buchas é facil, tem como substituir, mas se for pivô aí ferro, pois esse pivô é direto na peça, e aí nego tem que trocar a peça toda... Na concessionaria aqui em blumenau me pediram a bacatela de 1.200,00 pela peça... Como sou de Marechal Candido Rondon PR e tenho um amigo lá que trás peças de foz do iguaçu e Paraguai, ele me trouxe por R$ 400,00. Como estive por lá visitando minha mãe a 1 mes mais ou menos, já aproveitei e pedi para ele trazer pneus tbm , já troquei os 4 também - R$ 315,00 cada.

daniel gw
18/09/2017, 19:14
Saudações pessoal, tenho reparado que a minha viatura anda fumaciando um pouco, mas somente quando dou uma afundada no pé (tipo ultrapassagem) ou quando subindo morro que força mais o motor... Já verifiquei e não está baixando o nivel do oleo do motor. Então pessoal, é normal isso??
Abraço.

sandrocalmeida
20/09/2017, 07:30
Saudações pessoal, tenho reparado que a minha viatura anda fumaciando um pouco, mas somente quando dou uma afundada no pé (tipo ultrapassagem) ou quando subindo morro que força mais o motor... Já verifiquei e não está baixando o nivel do oleo do motor. Então pessoal, é normal isso??
Abraço.

Eu acho que a minha tb faz isso... acho que é normal quando exigimos mais do motor

PH ABREU
20/09/2017, 11:02
Bom dia! Um pouco de fumaça principalmente quando se sobe o giro descendo uma ou duas marchas (kick down nas AT) para ultrapassagens e subidas é normal, mas nada que chame a atenção pelo retrovisor. Se a fumaça for excessiva pode ser a EGR travada, Regulador da turbina desregulado ou inoperante ou sistema de injeção desregulado ou sujo (bicos e bomba), problemas geralmente atrelados a falta de potência nas arrancadas e retomadas.

daniel gw
21/09/2017, 12:10
Bom dia! Um pouco de fumaça principalmente quando se sobe o giro descendo uma ou duas marchas (kick down nas AT) para ultrapassagens e subidas é normal, mas nada que chame a atenção pelo retrovisor. Se a fumaça for excessiva pode ser a EGR travada, Regulador da turbina desregulado ou inoperante ou sistema de injeção desregulado ou sujo (bicos e bomba), problemas geralmente atrelados a falta de potência nas arrancadas e retomadas.
É realmente acho que o problema está no regulador da turbina, tirei a manqueira do vacuo e dei um puxada e vejo que puxa ar... deve estar com a membrana furada. Percebi tbm que quando ligo o caro ele não se movimenta... além da perca de potencia que venho reparando nos ultimos dias.
Valeu pelas dicas ai... Vou ver se consigo a peça e fazer a troca.

sandrocalmeida
21/09/2017, 12:24
É realmente acho que o problema está no regulador da turbina, tirei a manqueira do vacuo e dei um puxada e vejo que puxa ar... deve estar com a membrana furada. Percebi tbm que quando ligo o caro ele não se movimenta... além da perca de potencia que venho reparando nos ultimos dias.
Valeu pelas dicas ai... Vou ver se consigo a peça e fazer a troca.

Quando vc trocar o atuador que esta com o problema, vc vai notar uma diferença boa na potência.. Lembra de regular ele certinho e pegar a medida do parafuso que limita a haste do atuador... muito importante. Betas importantes que o Ffisias me passou.
552278

daniel gw
21/09/2017, 14:03
Quando vc trocar o atuador que esta com o problema, vc vai notar uma diferença boa na potência.. Lembra de regular ele certinho e pegar a medida do parafuso que limita a haste do atuador... muito importante. Betas importantes que o Ffisias me passou.
552278
Opa valeu ai Sandro, pode deixar valeu a dica ai :concordo:. Tem o esquema de regular com a bomba de vácuo tbm que vi no fórum ai que o pessoal postou.
Comprei o bichinho no aliexpress... Agora aguardar vim e esperar a facada da receita... :-D
Bv43 atuador 28200 4a480 turbina wastegate 28200 4a421 53039880097 53039880144 53039880145 para kia sorento 2.5 crdi 170 hp d4cb em Entradas de ar de Automoveis & Motos no AliExpress.com | Alibaba Group (https://pt.aliexpress.com/item/BV43-turbine-wastegate-actuator-28200-4A480-28200-4A421-53039880097-53039880144-53039880145-for-Kia-Sorento-2-5CRDi/32802981344.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.z0iPYr)

sandrocalmeida
21/09/2017, 19:36
boa!! Mas mesmo se a receita taxar vai valer a pena!

sandrocalmeida
21/09/2017, 21:01
Galera, olha só o que descobri por acaso... Fiz um cadastro para ver se achava mais informação no site da KIA (Global Service Way - Technical Information (http://www.kia-hotline.com)) ai consegui um acesso temporário (... imagino eu, pq tem que pagar),... coloquei meu chassi e visualizei todos os reparos que foram feitos na KIA.. Total de 6 reparos de 2009 à 2015... fui buscar o que era cada um... consegui ver pelo número da peça com defeito (Causa Part). O que me chamou atenção foi o penúltimo que era sobre o atuador... e o último bico de injeção... os outros quatro restantes era sobre o Radio e o filtro de óleo.

Outra coisa que chamou a atenção tb é o update da ECM do Turbo.. não entendi muito bem essa parte.. não sei se fizeram ou é recomendável fazer. São três artigos. Caso alguém precise eu salvei eles em pdf, tem umas 9 páginas, ensina como executar a atualização.. achei um pouco complicado.. rsrsrsrs...
Segue imagem do site.
552293

ffsias
21/09/2017, 22:01
O acesso a estas informações era livre....até que em 2015 ou 16, não recordo, eles começaram a cobrar. A relação de "problemas" da minha deu bem diferente da tua.

Coloca o PDF para nós!

Abraço!

sandrocalmeida
22/09/2017, 07:02
O acesso a estas informações era livre....até que em 2015 ou 16, não recordo, eles começaram a cobrar. A relação de "problemas" da minha deu bem diferente da tua.

Coloca o PDF para nós!


Abraço!

Olha ai se da para baixar:
Sorento.rar - Google Drive (https://drive.google.com/file/d/0BwAJc9QpeOVKbzBub1d3WGNSVXc/view?usp=sharing)

Marcio Ssa
22/09/2017, 14:52
Ai o da minha viatura, alguém traduz??:shock:

sandrocalmeida
22/09/2017, 18:57
Ai o da minha viatura, alguém traduz??:shock:

Acho que vc usou o meu número do chassi...

daniel gw
25/09/2017, 19:47
Saudações pessoal, reparei que que a viatura está com um vazamento de oleo na saída do eixo da tração dianteira lado esquerdo (saída da caixa de transferencia) . Imagino que deve ser um retentor... Se alguém souber o código desse retentor ficarei grato, pois estou em dúvida na compra da peça certa... Abraço. 552481

ffsias
25/09/2017, 20:09
Imagino que deve ser um retentor... Se alguém souber o código desse retentor ficarei grato

Olá Daniel,


O código deste retentor é 535503E100

Abraço,

sandrocalmeida
25/09/2017, 20:50
Ffsias, conseguiu ver se vale a pena fazer esses procedimentos ai de update da ECM?

ffsias
25/09/2017, 21:04
Ffsias, conseguiu ver se vale a pena fazer esses procedimentos ai de update da ECM?

Sem o scanner original da ccs não tem como fazer update. E eu consultei se tinha alguma coisa a ser feita na minha na ccs, informando o chassi, e eles disseram que não. Só troquei o interruptor do freio, que era um recall.

daniel gw
26/09/2017, 07:47
Grande ffsias, valeu mesmo. Grande abraço.

PH ABREU
26/09/2017, 14:06
Boa tarde!
Pesquisei um pouco e pretendo passar a usar o lubrificante Havoline Ultra S SAE 5W-30 ou 5W-40:
https://www.texaco.com.br/negocios/lubrificantes/produtos/Havoline-Ultra-S-SAE-5W-40.aspx
https://cglapps.chevron.com/msdspds/PDSDetailPage.aspx?docDataId=421375&docFormat=PDF

(https://cglapps.chevron.com/msdspds/PDSDetailPage.aspx?docDataId=421375&docFormat=PDF)Comparei com o recomendado pela KIA (Inclusive a 1 mês quando estive na ccs) TOTAL QUARTZ INEO MC3 5W-30 e as especificações e aprovações são equivalentes.

A diferença principal está no preço... Aqui no RJ R$26,00/l o Havoline contra R$46,00/l do TOTAL.

Tancredo Moreira
28/09/2017, 09:31
Bom dia galera!

Fuçando na internet encontrei um "manual de concessionária" que tem informações sobre inspeção, remoção, reparo e instalação de componentes da Sorento, não sei se alguém já postou, mas de qualquer maneira segue o link para baixar, talvez seja útil para os colegas.

Sorento_Manual (http://www.mediafire.com/file/iiw7cpircrdx3an/Sorento_Manual.rar)

O arquivo tem 49.2 mb está em inglês e no formato PDF e Word.

sandrocalmeida
28/09/2017, 18:28
boa Tancredo! Informação a mais nunca é de mais nunca.

.. chegou a guarnição do teto solar que comprei no site da KORAPS. Sábado vou tentar trocar e posto como foi.

Tancredo Moreira
29/09/2017, 17:42
...site da KORAPS. Sábado vou tentar trocar e posto como foi.

Fala Sandro, sobre a peça demorou muito pra vir? Vem direto da Coréia não é?

daniel gw
29/09/2017, 17:50
Boa tarde!
Pesquisei um pouco e pretendo passar a usar o lubrificante Havoline Ultra S SAE 5W-30 ou 5W-40:
https://www.texaco.com.br/negocios/lubrificantes/produtos/Havoline-Ultra-S-SAE-5W-40.aspx
https://cglapps.chevron.com/msdspds/PDSDetailPage.aspx?docDataId=421375&docFormat=PDF

(https://cglapps.chevron.com/msdspds/PDSDetailPage.aspx?docDataId=421375&docFormat=PDF)Comparei com o recomendado pela KIA (Inclusive a 1 mês quando estive na ccs) TOTAL QUARTZ INEO MC3 5W-30 e as especificações e aprovações são equivalentes.

A diferença principal está no preço... Aqui no RJ R$26,00/l o Havoline contra R$46,00/l do TOTAL.

Fala PH , eu to usando o Valvoline 5W 40 sintético, R$ 27,00 o litro. É a segunda troca que estou fazendo com este óleo. 552588

PH ABREU
29/09/2017, 18:05
Boa noite pessoal, o motor da minha vtr foi refeito mas não quer pegar... Novo diagnóstico apontou defeito no sensor de pressão do rail... 0 281 002 863 Bosch. Alguém sabe se tem outro compatível ou onde achar.... Procurei e não estou achando, só no AliExpress e não posso esperar tanto.

PH ABREU
29/09/2017, 18:08
Este Valvoline não atende a especificação Acea C3...

Tancredo Moreira
29/09/2017, 18:16
... trazer pneus tbm , já troquei os 4 também - R$ 315,00 cada.

E ai Daniel! Não teve jeito tive que comprar as bandejas superior, tava tudo estuporado. E esses pneus ai tá é muito barato, qual a bitola e a marca que vc comprou?
Tá quase na hora de trocar os "sapatinho" da minha jabiraca. Valew!

sandrocalmeida
29/09/2017, 19:16
Fala Sandro, sobre a peça demorou muito pra vir? Vem direto da Coréia não é?

Tancredo, veio direto da Coréia mesmo. Demorou 1 mês e meio. Mas isso varia viu... tem um amigo meu que comprou outra peça uma semana antes de mim e até agora não chegou.... O lance que quando chega no Brasil, em específico Curitiba, eles verificam o produto e decidem se iram taxar ou nao.. assim que é decidido isso eles tem um prazo de 40 dias para entregar no nosso endereço... foda...pode até chegar no Brasil rápido.. mas ai pode agarrar aqui dentro

caiobrunosousa
02/10/2017, 14:15
Amigos a sorento de um amigo ta com esse vazamento, será que deve ser a junta e sabem me dizer se tem que trocar os parafusos? Ele foi fazer um orçamento e disseram que tem que trocar a tampa inteira, será que é necessário? Esse vazamento está nessa lateral e na parte de trás.

552656

daniel gw
02/10/2017, 14:25
E ai Daniel! Não teve jeito tive que comprar as bandejas superior, tava tudo estuporado. E esses pneus ai tá é muito barato, qual a bitola e a marca que vc comprou?
Tá quase na hora de trocar os "sapatinho" da minha jabiraca. Valew!
Coloquei o importado mesmo, 235/70 a minha é roda 16. Por aqui ( Brusque SC) estava tudo na faixa de 500,00 o importado tbm...552658552658

daniel gw
02/10/2017, 14:29
Boa noite pessoal, o motor da minha vtr foi refeito mas não quer pegar... Novo diagnóstico apontou defeito no sensor de pressão do rail... 0 281 002 863 Bosch. Alguém sabe se tem outro compatível ou onde achar.... Procurei e não estou achando, só no AliExpress e não posso esperar tanto.
Putz que bucha, o cara da loja de oleo me garantiu que atendia todas as especificações... Não dá pra confiar mesmo. E vc vai optar pelo Texaco? E o Mobil 5W 40 será que atende as especificações.
Abraço.

PH ABREU
02/10/2017, 14:52
Da Mobil acredito que só atenda o Mobil Super Sintético Diesel 5W-30:
Mobil Super Sintetico Diesel 5W-30 | Mobil (http://mobil.moovelub.com/pt-br/veiculos/carro/mobil-super-sintetico-diesel-5w-30)

Contudo essa linha é mais cara, não sei se compensa.
Vou de Havoline mesmo...

PH ABREU
02/10/2017, 16:03
Este Valvoline não atende a especificação Acea C3...

Desculpe Daniel gw, achei outro material que confirma que o Valvoline 5w-40 atende a norma ACEA C3.
Segue: http://www.valvoline.com.br/imagens/Synpower.pdf