PDA

Ver Versão Completa : Puro Sangue

RogérioNunes
17/03/2009, 21:40
Mais um puro sangue passou por aqui....
Serviços executados:

1- Revisão no cambio com troca de rolamentos,sincronizadores e retentores
2- Revisão t-case com troca de retentores e rolamentos
3- Revisão de freio com troca de fuído, lonas, pastilhas e tambor traseiro.
4- Troca dos rolamentos dos semi eixos traseiro com inspeção por líquido penetrante
5- Reforço dos suportes da panhard dianteira
6- Troca da cruzeta da caixa de direção pelo modelo da 709
7- revisão/regulagem nos munhões

Na "baia" o Engesão do nosso amigo CARLOS SIQUEIRA para instalação de:

1- T-case Band
2- Correção de soldas nos suportes do motor
3- Correções diversas no eixo dianteiro...(esse vai dar trabalho)!!
4- Correção de problemas de frenagem

Fotos em breve!!

[]´s

Eduardo Velo
20/03/2009, 14:56
Hummmm , o Siqueira apelou heim ... rsrs ... jogou o bixo na mão do professor ...
Rogerio , Ja tinha falado com ele antes de levar aí pra Campos , ele tava querendo que vc fizesse o trampo por ter experiencia ... ainda não senti muita necessidade de colocar a T-case da Band , mas acho que deveria até sair de fábrica com essa configuração ...

Vc colocou que vai fazer reforço nos suportes das Panhards , é no eixo ? ou no suporte do chassi ?? está com problema onde ???

Boa sorte na empreitada camarada ...

FIDELIS
20/03/2009, 18:47
Edu/Siqueira,

Sou suspeito de elogiar os serviços do professor; a minha pangaré meio sangue (Pick-up Bicudinha) está rodando a mais de 1000km sem problemas nos serviços feitos pelo professor.

Com certeza o Siqueira vai ter a mesma sorte minha.

Hoje mesmo estive lá e os serviços estão andando.

Abs.

Hummmm , o Siqueira apelou heim ... rsrs ... jogou o bixo na mão do professor ...
Rogerio , Ja tinha falado com ele antes de levar aí pra Campos , ele tava querendo que vc fizesse o trampo por ter experiencia ... ainda não senti muita necessidade de colocar a T-case da Band , mas acho que deveria até sair de fábrica com essa configuração ...

Vc colocou que vai fazer reforço nos suportes das Panhards , é no eixo ? ou no suporte do chassi ?? está com problema onde ???

CARLOS SIQUEIRA
20/03/2009, 23:19
Edu e Fideles, o "PROFESSOR-MECA", como diz o Guilherme, revisará a adaptação do eixo willis(rural), que comparando com a viatura do Guilherme, está com o ângulo do caster incorreto, e aproveitará para substituir os terminais pelos dos tratores MF, instalados na sua F-75, com "hi-ster" ou SOS, de fabricação própria. Também verificará a vibração excessiva dos freios dianteiros. Estou solicitando a PIRADIESEL, o suporte para fixar a "t-case" na travessa original, que não faz mais parte do kit. Vai dar muito trabalho, mas resolverei todos os detalhes mecânicos, para possibilitar passeios tranquilos daqui para frente. No início do proximo mês irei buscá-lo, e direi como ficou. Estou disposto a ficar alguns dias na cidade e rever a galera de Ibitipoca.

[]'s Carlos Siqueira

RogérioNunes
21/03/2009, 13:09
Camarada Euardo Velo!

Estive conversando hj com o Doctor e acabamos de comentar esse assunto do pq já não vir com transf. da Band com reduzida já que na época já era ítem de linha da toyota.
Adaptar essa Transf. no 240V realmente torna o conjunto tão bom e confiável como o da band,porém, em alguns aspectos como custo de aquisição, manutenção, ect, na minha opinião tem custo benefício até melhor.
A viatura do amigo Carlos Siqueira que já conta com Q20B turbo, flutuante na traseira, um ótimo acabamento interno entre outras coisas que a deixaram um belo exemplar da "raça", agora terá a suavidade,confiabilidade e força da tranf. com reduzida Band.
Como o recebí no sábado passado já a noite, só pude ver ver o eixo dianteiro no dia seguinte e pude constatar que
O reforço nas panhards que mencionei foram feitos no engesa vermelho ,das fotos, que passou aqui. Os alojamentos dos parafusos estavam tão folgados que foi necessário refazer todo suporte tanto do chassis quanto no eixo.

grato pela força!!

abraço!

RogérioNunes
21/03/2009, 13:12
Camarada Euardo Velo!

Estive conversando hj com o Doctor e acabamos de comentar esse assunto do pq já não vir com transf. da Band com reduzida já que na época já era ítem de linha da toyota.
Adaptar essa Transf. no 240V realmente torna o conjunto tão bom e confiável como o da band,porém, em alguns aspectos como custo de aquisição, manutenção, ect, na minha opinião tem custo benefício até melhor.
A viatura do amigo Carlos Siqueira que já conta com Q20B turbo, flutuante na traseira, um ótimo acabamento interno entre outras coisas que a deixaram um belo exemplar da "raça", agora terá a suavidade,confiabilidade e força da tranf. com reduzida Band.
Como o recebí no sábado passado já a noite, só pude ver ver o eixo dianteiro no dia seguinte e pude constatar que na adaptação que fizeram alinharam o pinhão em função do cardã e não se preocuparam com o cáster, está uns 4 graus negativo.
O reforço nas panhards que mencionei foram feitos no engesa vermelho ,das fotos, que passou aqui. Os alojamentos dos parafusos estavam tão folgados que foi necessário refazer todo suporte tanto do chassis quanto no eixo.

grato pela força!!

abraço!

RogérioNunes
22/03/2009, 22:28
As primeiras fotos da empreitada!

Cabelo F1
23/03/2009, 13:45
As primeiras fotos da empreitada!

Colega pode ir de olho fechado que este show, tenho o mesmo na minha F1 a 5 anos, outra, vce poderá colocar um guincho mecanico, eu coloquei, ficou 100%, se possivel vce reforce a travessa central de apoio do cambio, pois com o peso do conjunto com o tempo tende a flanblar, (acotenceu comigo).

boa sorte em sua empreitada

sds
cabelo f1

CARLOS SIQUEIRA
23/03/2009, 15:23
Cabelo, creio que não seja possível um guincho mecânico, pois a "t-case" só tem duas saídas, e a tomada de força seria na caixa de marcha. Vou aguardar a resposta do "professor" Rogério, pois tenho um amigo que está com um, na dúvida se instala ou não em sua Band, caso desista, posso adquiri-lo.

[]'s Carlos Siqueira

CARLOS SIQUEIRA
25/03/2009, 01:49
Cabelo e Rogério, busquei aqui no tópico das BAND e achei dois sistemas de adaptação de tomada de força. Acho que para o meu caso não poderei usar a saida trazeira, pois alí sera instalado o suporte do conjunto caixa + t-case. Rogério, por favor confirme a possibilidade, pois tem um grupo sendo formado para aquisição, com um bom desconto e um forista vendendo um usado. Seguem fotos.

[]'s Carlos Siqueira

CARLOS SIQUEIRA
25/03/2009, 02:00
Esqueci de comentar que a seta vermelha na primeira foto, mostra a tampa lateral, onde é instalado o conjunto de engrenagens das outras duas. Aqui, nesta foto, onde deve ser na minha.

[]'s Carlos Siqueira

Cabelo F1
25/03/2009, 16:32
Cabelo, creio que não seja possível um guincho mecânico, pois a "t-case" só tem duas saídas, e a tomada de força seria na caixa de marcha. Vou aguardar a resposta do "professor" Rogério, pois tenho um amigo que está com um, na dúvida se instala ou não em sua Band, caso desista, posso adquiri-lo.

[]'s Carlos Siqueira

Boa tarde Carlos Siqueira, no meu caso veja como ficou nas fotos abaixo

sds
Cabelo F1

Cabelo F1
25/03/2009, 16:54

[]'s Carlos Siqueira

continua fotos
sds
Cabelo F1

RogérioNunes
26/03/2009, 11:39
Cabelo, obrigado pelas fotos! Parece que o serviço ficou bom...Mas esse cambio não é o 240v original dos engesas, esse tem saida lateral para tomada de força o que facilita bastante o serviço. No 240V com transf. band até daria para instalar a tomada de força na parte traseira da transf. com algumas alterações na engrenagem intermediária como mostrado numa das fotos que o Carlos postou.

continua fotos
sds
Cabelo F1

RogérioNunes
26/03/2009, 13:06
Algumas "gambis"....

Cabelo F1
26/03/2009, 13:28
Cabelo, obrigado pelas fotos! Parece que o serviço ficou bom...Mas esse cambio não é o 240v original dos engesas, esse tem saida lateral para tomada de força o que facilita bastante o serviço. No 240V com transf. band até daria para instalar a tomada de força na parte traseira da transf. com algumas alterações na engrenagem intermediária como mostrado numa das fotos que o Carlos postou.

Boa tarde Roger, no cambio de minha Engesa nada mais é que o da Band, 4 marcha sincronizado, com tomada de força original pela lateral.

sds
Cabelo F1

RogérioNunes
26/03/2009, 14:04
Boa tarde cabelo!
Depois que postei a mensagem, observei as suas fotos mais atentamente e ví que era da Band...vc acabou confirmando.
Aí facilita o trabalho....

[]´s

Boa tarde Roger, no cambio de minha Engesa nada mais é que o

da Band, 4 marcha sincronizado, com tomada de força original pela lateral.

sds
Cabelo F1

RogérioNunes
31/03/2009, 19:35
Mais algumas fotos do trabalho no eixo dianteiro do engesão do Carlos Siqueira.

foto 1- Munhão cortado e posicionado a 5 graus positivo esperando solda.
foto 2- Cubo dianteiro,manga de eixo e rolamentos da band pré montados no D44.
foto 3- Cubo com disco.
foto 4- D44 com os agregados engesa

O trampo toma é tempo...mas parece que vai ficar bom!!

[]´s

Kim
31/03/2009, 23:09
Caramba!

Está ficado show em grande Roger Nunes!:concordo:

Continue postando os serviços, pois não perco um capitulo desta novela!:palmas:

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
01/04/2009, 00:19
Caramba!

Abraços.

Kim.

AMIGO KIM

Estou tão impressionado com a qualidade do serviço que o ROGER NUNES esta fazendo no ENGESA do nosso amigo CARLOS SIQUEIRA com relação ao FAMIGERADO " CÁSTER " , que estou animado em ele fazer o mesmo serviço no meu ENGESA , ao invez de fazer como vc fez para corrigir o maldito CÁSTER , fazendo o serviço nas BARRAS LONGITUDINAIS .

O serviço do munhão com as pinças da BAND esta SHOW , era uma GAMBIARRA BRABA nas fotos que o ROGÉRIO colocou não dá para ver como realmente tinha GAMBIARRA alí ao vivo , víu o rolamento como estava no cubo ? Não sei como o CARLOS SIQUEIRA conseguiu chegar aqui sem quebrar .

Acredito que o CARLOS nunca tinha andado nele da forma que vai ficar , acredito que ficará 100% .

Sem falar na adaptação da T-CASE BAND que esta SHOW tb , mas o CARLOS comprou a FLANGE DE ADAPTAÇÃO na PIRADÍESEL assim como eu , só que ele teve a infelicidade do KIT não vir COMPLETO como veio no meu , NÃO ENTENDO ÍSTO .

O cCARLOS ligou para a PIRADÍESEL e eles responderam que o KIT que eu co mprei estava dando muita reclamação , SÓ QUE ESTE QUE ELES ESTÃO VENDENDO É PIOR DO QUE O QUE COMPREI , VAI ENTENDER ÍSTO .

NA MINHA OPINIÃO ELES RETIRARAM 3 ÍTENS DO KIT QUE EU COMPREI E ESTÃO VENDENDO PELO MESMO PREÇO , E NO MEU O FLANGE FOI DE AÇO E NO DELE DE ALUMÍNIO FUNDIDO , ACHO NÃO , TENHO CERTEZA QUE FOI PARA AUMENTAR O " LUCRO " , E DANE-SE NÓS MORTAIS AFICCIONADOS PELOS NOSSOS 4X4 .

ÍSTO É UM PROTESTO CONTRA A " PIRADÍESEL " QUE DEVERIA TER MAIS RESPEITO AOS CONSUMIDORES .

No meu a tampa taseira T-CASE que vinha no KIT que serve para dar apoio do suporte da T-CASE na travessa do chassi não encaixava com a furação da T-CASE , ou se encaixasse o resssalto da tampa , a furação dos parafusos não batia , NO KIT QUE O CARLOS COMPROU , SIMPLESMENTE NÃO MANDARAM ESTA TAMPA , ASSIM COMO NÃO MANDARAM O SUPORTE DA ALAVANCA DA T-CASE QUE FAZ 4X4 E 4X4+REDUZIDA .

O ROGÉRIO vai ter que fazer estas duas peças , e se não fosse o ROGER NUNES , ficaria complicado para fazer esta adaptação , É UM ABSURDO .

Eu não tenho nervos para ísto mas ACONSELHARIA O CARLOS SIQUEIRA A ENTRAR NA JUSTIÇA CONTRA A PIRADÍESEL , " EU SEREI TESTEMUNHA NESTE CASO " ABSURDO , É O FIM DA PICADA .

EI ? PIRADÍESEL ? ESTOU FALANDO DE VCS , VÊ SE TOMA UMA ATITUDE DIGNA .

Vou parar de falar senão acabo infartando .

ABRAÇOS ENRAIVECIDOS

CARLOS SIQUEIRA
01/04/2009, 13:02
Rogério, se o Kim está admirado, imagine eu, que conviví com todas estas "gambi". Estou ancioso para ver como realmente é um ENGESA "original", pois "paraguaio" já achava bom, agora então.
Guilherme,quanto a PIRADIESEL, comprei o "kit" em função da qualidade da adaptação da engrenagem, com o entalhado do eixo piloto fundido em uma única peça, sem necessidade de solda, não sabia da composição do restante do pacote. Creio que devido a exclusividade desta engrenagem, tenham valorizado isto e melhorado a flange, passando também a ser fundida em alumínio. Para outros que optarem por esta adaptação, aconselho checar os itens e pechinchar preço, devido ao que foi relatado pelo Guilherme. Só estou aguardando as fotos dos "finalmentes" para ir aí pegar a "máquina":twisted:.
Guilherme, pode combinar com a galera que foi a Ibitipoca que vai ter "bebemoração":concordo: da empreitada do Rogério.

[]'s Carlos Siqueira

guilhermeabreu
01/04/2009, 14:22
Rogério, se o Kim está admirado, imagine eu, que conviví com todas estas "gambi". Estou ancioso para ver como realmente é um ENGESA "original", pois "paraguaio" já achava bom, agora então.
Guilherme,quanto a PIRADIESEL, comprei o "kit" em função da qualidade da adaptação da engrenagem, com o entalhado do eixo piloto fundido em uma única peça, sem necessidade de solda, não sabia da composição do restante do pacote. Creio que devido a exclusividade desta engrenagem, tenham valorizado isto e melhorado a flange, passando também a ser fundida em alumínio. Para outros que optarem por esta adaptação, aconselho checar os itens e pechinchar preço, devido ao que foi relatado pelo Guilherme. Só estou aguardando as fotos dos "finalmentes" para ir aí pegar a "máquina":twisted:.
Guilherme, pode combinar com a galera que foi a Ibitipoca que vai ter "bebemoração":concordo: da empreitada do Rogério.

[]'s Carlos Siqueira

AMIGO CARLOS SIQUEIRA

Valeu amigo , com certeza estaremos lá em IBITIPOCA novamente , e vamos entornar aquela caninha deles sim .

ABRAÇÃO

FIDELIS
02/04/2009, 12:01
...

[]'s Carlos Siqueira

Grande amigo Carlos Siqueira,

Vamos fazer uma bebemoração em Campos antes da próxima de Ibitipoca...

Estive ontem no Rogério para fazer um ajuste na Bicudinha Pick-up, e fiquei apavorado com as gambis que estavam no Puro Sangue, mas com certeza agora vai ficar ótimo com as modificações que o professor está fazendo.

"É mais fácil e rápido fazer bem a primeira vez, do que desmanchar o mal feito para refazer".

Abs.

CARLOS SIQUEIRA
02/04/2009, 21:46
Grande Fidélis, quanto as "gambis", nem vale a pena comentar, mas a "bebemoração", você entedeu o "espírito da coisa", estava referindo-me a Campos, quando for buscar o engesão. Quando o Rogério der como concluida a empreitada, negociarei o dia com a "radiopatroa" e peço a ele para comunicar a vocês:concordo:.

[]'s anciosos, Carlos Siqueira.

RogérioNunes
03/04/2009, 20:11
Mestre Kim, de fato é uma novela mesmo...cada dia um capítulo diferente, um desafio diferente.
Essa semana passei mais tempo desfazendo soldas, ajustando os alojamentos das barras longitudinais e transversais do que na montagem...e se foi mais uma semana!
Mas a certeza de ter um conjunto 0 km e montar sem nenhum receio vale todo trabalho e algumas vezes tenho que segurar a ansiedade de ver tudo pronto.

"Rogério, se o Kim está admirado, imagine eu, que conviví com todas estas "gambi". Estou ancioso para ver como realmente é um ENGESA "original", pois "paraguaio" já achava bom, agora então"

CARLOS, nem me fale em ansiedade...algumas vezes fico horas analisando,ponderando, modificando, tentando chegar ao melhor resultado possível e qdo vejo, se foi mais um dia!
Mas valerá a pena todo trabalho , com cerveja!!!

[]´s

Caramba!

Abraços.

Kim.

Kim
12/04/2009, 23:13
Cadê as novidades????:shock:

Já se foram dez dias desde a última postagem...

Eatou sabendo que o Sr. Roger é mestre, então quero acompanhar o serviço.

Abraços desolados sem notícias...

Kim.

guilhermeabreu
13/04/2009, 00:17
AMIGO KIM

Amanhã , acredito que o ROGER já esteja com as fotos prontas , tenho ído lá e esta ficando tudo zerado como se estivesse saindo da fábrica , com pouquíssima adaptação , quase tudo com peças da TOYOTA BANDEIRANTES , para futuras reposições , SERÁ SÓ TIRAR UMA PEÇA E COLOCAR OUTRA NOVA , mas estas peças da BAND vai demorar muito , mas muito tempo para que tenha nescessidade de trocar , pq BAND É BAND né ?

ABRAÇÃO

Kim
13/04/2009, 07:55
Opa grande Dr. GFuilherme!

Então vou esperar as fotins....

RogérioNunes
14/04/2009, 20:21
Fica desolado não companheiro!!!
Em breve postarei algumas fotos, é que o tempo tá curtíssmo e pra "ajudar" perdí minha máquina aí dependo dos amigos...
Mas pra deixar um ânimo, algumas fotos pra matar a curiosidade..
Amanhã, montarei definitivamente os cubos com pinças e discos e o novo "pivôzinho" de direção da retro Massey Fergusom 86HS.
Pra semana tem mais.
[]´s

Cadê as novidades????:shock:

Já se foram dez dias desde a última postagem...

Eatou sabendo que o Sr. Roger é mestre, então quero acompanhar o serviço.

Abraços desolados sem notícias...

Kim.

RogérioNunes
14/04/2009, 20:40
Esses são os terminais que serão instalados no engesão do Carlos Siqueira, os mesmos que uso na minha F75 com Q20B a 4 anos sem sombra de desgaste/folga e olha que é viatura pra todo dia o dia todo!!
Material de primeira qualidade, rolamentos, cubo,etc,ect.

[]´s

Kim
15/04/2009, 18:38
Roger Nunes!

Você libera os direitos autorais da imagens?

Aí poderei guardar essas belas imagens para eu ficar admirando!:concordo:

Mais me responda uma coisa, que me intriga...

Qual a função da falange no cubo dianteiro, tendo em vista que que se trata de um eixo D44, linha Willys?

Notei que é para o suporte de pinça, antes que venham com pedras.

Roger, mais uma vez, parabéns pelo serviço, quero um dia ir ai nte conhecer.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
15/04/2009, 19:29
GRANDE AMIGO KIM

Respondendo pelo ROGER NUNES , sou assessor dele né ? Trocamos idéias inclusive , mas o ROGER é o bicho GOSTA E SABE O QUE FAZ .

Mas voltando a sua dúvida/intriga e sem pedrada , o eixo dianteiro é o DANA 44 da linha WILLYS como vc falou , só que ESTAVA COM A MANGA DE EIXO + CUBO + RODA LIVRE originais WILLYS , e TINHA uma baita de uma gambiarra com o DISCO DE FREIO DA BAND + PINÇA DA BAND , sendo que para funcionar como estava , A GAMBIARA ERA MUITO BRABA , FEIA E INSEGURA , vide as fotos que ele postou , o estojo que prendia tuda esta geringonça tinha +-15 cm , soldado a lavamosimbora , foi sorte do CARLOS SIQUEIRA chegar aqui sem acidente , nas fotos não da para ver a realidade das GAMBIARRAS .

Mas vamos lá na solução do ROGER : SE TINHA O DISCO E PINÇAS DA BAND , pq não colocar a MANGA DE EIXO + CUBO + CAVALETE PARA A PINÇA DA BAND , aí ficaria tudo padronizado da BAND , APENAS o eixo , o munhão e a roda livre seria da linha WILLYS , para fazer manutenções , PASSARIA TUDO A SER DA BAND . E para ísto , ele TEVE QUE FAZER A TAL " FLANGE " Para fixar a MANGA DE EIXO da BAND no MUNHÃO do WILLYS .

E por fim para o CARLOS SIQUEIRA não gastar muito , a única coisa que o ROGER fez no CUBO DA BAND foi fazer uma REFURAÇÃO no CUBO BAND para FIXAR A RODA LIVRE DO WILLYS , e PRONTO .

FICOU LINDO/LIMPO/ESBELTO/COM CARA DE ORIGINAL SEM ADAPTAÇÕES . Conforme as fotos que ele ainda irá colocar depois do conjunto montado .

Tenho acompanhado de perto a evolução de todo o processo , tenho o PRIVILÉGIO de ter o ROGER NUNES aqui em minha cidade . E o CARLOS SIQUEIRA que embora more no Rio de Janeiro 265 km distante daqui teve a sabedoria de trazer o ENGESA dele para cá para fazer os acertos das coisas erradas que eram muito .

O freio mesmo dele que o pedal ficava subindo e descendo qdo freava , um DISCO DE FREIO ESTAVA MUITO EMPENADO , e o CARLOS pagou por este serviço lá no Rio .

Me desculpa ROGÉRIO por dar esta notícia de 1ª mão para o CARLOS . E assim vai .

Estou querendo logo que ele desocupe a moita ( ENGESA do CARLOS SIQUEIRA ) para eu poder resolver o meu problema do CÁSTER que estou com a tendencia de RESOLVER do modo que o KIM RESOLVEU O DELE , ísto é : TRABALHANDO NA BARRA LONGITUDINAL .

ABRAÇÃO A TODOS

ABRAÇÃO

Kim
15/04/2009, 22:17
Grande Dr. Guilherme!!!!

Acho que já sei onde se encontra quando não está clinicando!!!!:mrgreen:

Sobre a falange, agora compreendi o por que dela.

Bem, pelo que pude observar, mais uma vez está ficando muito bom, e da forma que está fazendo, ficará tudo padrão para quando for efetuar a manutenção dos eixos.

Sobre a regular o cáster, pode fazer sem medo, perceberá que estará dirigindo outro veículo, a mudança e brutal.
Venho descobrindo no fórum, que muitos passam por esse problema quando efetuam a mudança na suspensão de seus veículos. (digo veículos porque não se restrige a gipes (achei bonita essa grafia))

Bem acessor Dr. Guilherme, sempre que possível nos traga novas notícias!!!:concordo:

Abraços.

Kim.

Rodrigo Ielpo Bastos
15/04/2009, 23:39
Kim estou trocando ideias com o Dr Guilherme e acho que vou fazer nas duas campers o modokim de mudar o caster tmb.

E melhor patentear logo e vender barras em serie rsrsr

Qual seria o caster ideal?

Kim
15/04/2009, 23:53
Fala Rodrigo!

Vou providenciar!

Já entrei em contato com o departamento jurídico...

Mais pensando bem, estão faltando as ferramentas especiais que tenho.:putz:

Olhe bem as fotos de meu álbum!:shock:

Falta o "inclinômetro" e a chave inglesa/chave de cano nº 24 presa ao eixo diferencial!:mrgreen::mrgreen:

Sem essas ferramentas, é impossível tal regulagem...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Caso forem fazer, existe uns macetes, que passarei via email kimcavazin@yahoo.com.br

Abraços.

Kim.

Rodrigo Ielpo Bastos
16/04/2009, 00:16
vamos sim o Dr guilherme deve fazer com o Roger assim que a vaga liberar e eu vou fazer in home manda as dicas por email rodrigo@entelvix.com.br

Abraços

Rodrigo Bastos

RogérioNunes
24/04/2009, 22:43
Kim to em falta com vc, desculpe pela demora pra responder mas sabe como é vida corrida...As imagens são nossas, além de tudo ainda to treinando pra fotógrafo..
Sobre as suas dúvidas o meu ACESSOR PARA ASSUNTOS ALEATÓRIOS são respondeu e com um entusiasmo que só o doctor tem, FIGURAÇA!!!Algumas vezes ele fica mais empolgado com o desenrolar do trabalho que eu!!!
Obrigado pelo elogios e como o Doctor disse, gosto do trampo!
Será muito bem vindo e recebido qdo quiser aparecer!!!
No momento, tem algumas fotos da semana passada da "novela"...Qdo concluir, postarei as demais.

[]´s

Roger Nunes!

Você libera os direitos autorais da imagens?

Aí poderei guardar essas belas imagens para eu ficar admirando!:concordo:

Mais me responda uma coisa, que me intriga...

Qual a função da falange no cubo dianteiro, tendo em vista que que se trata de um eixo D44, linha Willys?

Notei que é para o suporte de pinça, antes que venham com pedras.

Roger, mais uma vez, parabéns pelo serviço, quero um dia ir ai nte conhecer.

Abraços.

Kim.

Kim
24/04/2009, 22:58
Hummmmm...

Muito bom!!!!

CARLOS SIQUEIRA
05/05/2009, 19:05
Galera, neste final de semana prolongado, fui a Campos para resolver problemas familiares e aguardar o fim da montagem do Engesão, pelo Rogério. Sábado, na oficina, encontrei o "Doctor" Guilherme, com a calorosa recepção de sempre e o Rogério ainda no trampo. Andei no "bicho" em 4x2, pois não deu tempo para montar/adaptar o cardã dianteiro e peças do acionamento da t-case. Consegui, pela primeira vez, freiar sem vibrações no pedal e sentir a eficiência do sistema, que demonstrou-se seguro e confiável. Também, pela primeira vez, pude ouvir o "som" do Q20b, pois sem a tampa de proteção da caixa/alavanca, não se ouvia outro ruído a não ser o do motor, a t-case simplesmente não emite qualquer barulho, fiquei impressionado. A dirigibilidade ficou ótima, muito firme e confiável, mesmo necessitando ainda de pequenos ajustes, segundo Rogério. A qualidade do serviço das peças é um detalhe a parte, muito bem elaboradas e executadas com capricho. Estou ainda mais ancioso para trazê-lo de vez, mas já deu para matar as saudades de mais de mês.

[]'s Carlos Siqueira

Kim
12/05/2009, 23:46
Nos deixou ófãos????

guilhermeabreu
24/05/2009, 13:52
AMIGO CARLOS SIQUEIRA

Já tirei o meu ENGESA do ROGER NUNES , ficou 1000% o que ele fez , que foi corrigir o CÁSTER e colocar aqueles PIVÔS parrudos do MASSEY-FERGUSSON , como os dele da F-75 e os seus do ENGESA e colocar as MOLAS NOVAS DE FIO DE 16mm iguais as do seu ENGESA .

A direção ficou SHOW e a suspensão com estas MOLAS , MELHOR AINDA , só chegando em IBITIPOCA pra vcs verem e experimentarem pra ver como ficou , tenho certeza que depois de IBITIPOCA vai ter muito ENGESEIRO trocando de molas .

AGORA :

Dá um jeito URGENTE de fixar estes bancos seus , pq como estão , da uma impressão muito ruim ao dirigir , a gente balança pra todo lado , não sei se são os suporte dos bancos que estão folgados ou os trilhos ou se são os próprios bancos que estão folgados na estrutura dele .

Outra coisa : O assento esta um pouco na horizontal , O CERTO , é a parte de tras do assento que fica encostada no encosto FICAR MAIS BAIXO DO QUE A FRENTE DO ASSENTO , desta forma dá mais firmeza no corpo , do jeito que esta , ME DÁ DOR NA COLUNA , e a senssação que a gente vai cair para a frente , é coisa a toa , mas FAZ UMA DIFERENÇA MUITO GRANDE no conforto e segurança .

Outra coisa ainda : A altura do banco esta muito alto , eu tenho que ficar abaixando a cabeça para olhar pra frente , igual nas BANDs , só que na BAND não tem muito recurso para abaixar o banco não , mas no ENGESA tem , no meu os meus olhos ficam na altura do meio do parabrisa .

ABRAÇÃO e até IBITIPOCA .

Ralado/SP
25/05/2009, 18:59
Carlos,

que câmbio é ese que não faz barulho algum??? isso é NIRVANA pra engesa - rsrsrsrs

Roger,
pra colocar os terminais de MF tem que fazer esse esquema, tipo barra SOS, ou existem outras possibilidades...

Abraçones

Ralado

RogérioNunes
27/05/2009, 10:49
Ralado, o câmbio é o original 240V com transferência da Band com reduzida, se os dois estiverem em boas condições o nível de ruído é praticamente zero e fica um conjunto mecânico muito resistente.
Depende do munhão,no caso dos D44 da rural as barras SOS resolvem mas nos engesas é necessário usinar o munhão e o pítmam,nada de complicado.

Algumas fotos.

[]´s

Carlos,

que câmbio é ese que não faz barulho algum??? isso é NIRVANA pra engesa - rsrsrsrs

Roger,
pra colocar os terminais de MF tem que fazer esse esquema, tipo barra SOS, ou existem outras possibilidades...

Abraçones

Ralado

fpandur
28/05/2009, 16:42
Parabéns pelo excelente tópico, o trabalho do Roger é realmente digno de aplausos. :palmas:

Esses terminais do MF, qual a especificação, como peço no balcão para comprar ? No caso de colocar no munhão Engesa, basta abrir o cônico na medida dos terminais ? A rosca serve nas barras de direção originais ?

RogérioNunes
01/06/2009, 20:36
Os terminais da direção linha Massey Fergusom( reto escavadeiras e alguns tratores de pneu) tem o código: 1481534, é só chegar no balcão de qualquer loja do ramo e pedir os terminais com adaptador. Esse adaptador tem o diâmetro interno maior 1mm que barra da direção original engesa ele tem rosca padrão MF de um lado e do outro é para soldar.
No munhão engesa, dependendo do estado, é tornear o cônico para nova dimensão e tá pronto!

Parabéns pelo excelente tópico, o trabalho do Roger é realmente digno de aplausos. :palmas:

Esses terminais do MF, qual a especificação, como peço no balcão para comprar ? No caso de colocar no munhão Engesa, basta abrir o cônico na medida dos terminais ? A rosca serve nas barras de direção originais ?

fpandur
02/06/2009, 22:27
Roger, obrigado pelas informações. Me permita abusar um pouquinho mais de sua paciência e conhecimento:
- creio que a diferença dos cônicos deva ser pouca coisa, de modo que mesmo com o alargamento ainda sobre parede suficientemente segura no braço do munhão, correto ?
- no Engesa / Camper, o lado direito da viatura utiliza os terminais mais compridos. Esses terminais que postou fotos parecem ser todos curtos. A barra não fica curta com eles ? Teria que fazer outra barra nesse caso ?
- por último: na 1º foto que postou agora, o terminal mais da direita tem um adaptador diferente, com um porca no lugar da braçadeira. Alguma diferença a ser considerada ?

RogérioNunes
05/06/2009, 19:01
fpandur, se o munhão estiver em ordem a diferença de diâmetros não é grande. O problema é que muitos qdo desmontam os terminais para reparo não usam sacadores apropriados e é prática comum dos "mexanicos" usar aquela ferramenta indispensável, MARTELO, para bater no terminal e também no alojamento ovalizando-o de tal maneira que a parede fica bem fina em alguns casos.Já tive que recuperar alojamento várias vezes por conta disso.
Se achar que complicado usar esses terminais por conta do seu diâmetro, pode optar por um menor como da mercedez 608.
O terminal que aparece mais a direita tem um sistema de travamento da rosca diferente,com porca..fabricante diferente só isso.
Todos os terminais vem com adaptador que é a parte curta que aparece nas fotos.Eles são para solda como já disse anteriormente. Depois dos terminais instalados nos alojamentos,pitmam e munhão, é só pegar a barra original ou outra de diâmetro compatível medir, encaixar nos terminais e soldar.

[]´s

Roger, obrigado pelas informações. Me permita abusar um pouquinho mais de sua paciência e conhecimento:
- creio que a diferença dos cônicos deva ser pouca coisa, de modo que mesmo com o alargamento ainda sobre parede suficientemente segura no braço do munhão, correto ?
- no Engesa / Camper, o lado direito da viatura utiliza os terminais mais compridos. Esses terminais que postou fotos parecem ser todos curtos. A barra não fica curta com eles ? Teria que fazer outra barra nesse caso ?
- por último: na 1º foto que postou agora, o terminal mais da direita tem um adaptador diferente, com um porca no lugar da braçadeira. Alguma diferença a ser considerada ?

Eduardo Velo
05/06/2009, 20:36
A ferramenta que o Roger se refere é o Saca , uso o saca pivo , com parafuso na extremidade , custa na faixa de 200,00 a 250,00 e tem o saca terminal com parafuso central que as vzs não consegue encaixar pra sacar o pivo do pitmam e custa entre 60,00 e 70,00
De qqer maneira , investir em ferramentas muitas vzs fica mais barato que levar num meca e vc tem como confiar no serviço ...