PDA

Ver Versão Completa : Viagem pelo Brasil.



andrehbc
17/03/2009, 16:46
Oi pessoal. Sou novo aqui no fórum e recente (feliz) proprietário de uma Hilux SR dupla TB 2002. Estou me organizando pra uma viagem em julho/agosto de Sao Paulo a Sao Luis do Maranhao pela costa do Brasil, na verdade minha primeira grande viagem pelo nosso pais (ja que realizei algumas pelo Chile/Peru/Argentina, mas somente com alguns trechos de carro).

Gostaria de saber dicas dos integrantes do forum que já viajaram por essa regiao, de lugares pra visitar, dormir, etc.... inclusive a partir de Natal -RN pretendo viajar um trecho pela areia.

Além disso de quais cuidados especiais preciso ter em relação a areia e mar.

Valeu!

José Ordele
17/03/2009, 20:11
Oi pessoal. Sou novo aqui no fórum e recente (feliz) proprietário de uma Hilux SR dupla TB 2002. Estou me organizando pra uma viagem em julho/agosto de Sao Paulo a Sao Luis do Maranhao pela costa do Brasil, na verdade minha primeira grande viagem pelo nosso pais (ja que realizei algumas pelo Chile/Peru/Argentina, mas somente com alguns trechos de carro).

Gostaria de saber dicas dos integrantes do forum que já viajaram por essa regiao, de lugares pra visitar, dormir, etc.... inclusive a partir de Natal -RN pretendo viajar um trecho pela areia.

Além disso de quais cuidados especiais preciso ter em relação a areia e mar.

Valeu!



Olá amigo, seja bem vindo. Não posso dar dicas porque nunca fiz essa viagem, exceto para o sul da Bahia. Más uma dica importante. Evite viajar a noite e em estradas desertas naquela região. São freqüentes os roubos nas estradas. Preferencialmente viaje em comboio. Boa viagem!!!!

abraços

Julio Militão
17/03/2009, 20:44
Caro Companheiro,

Pela BR 101,na Bahia, visite Porto Seguro, passe uns dias e faça o passeio de barco!
Siga, depois, para Maragogi, litoral norte de Alagoas.
Cuidado comas curvas da BR101, sao sinuosas e perigosas. Conheça Recife, Olinda, Joao Pessoa, NAtal, Fortaleza, Parnaiba e praias.
Nao fique em qualquer hotel, prefira os que estao dentro das cidades.

Um abraço

Nando
27/03/2009, 11:11
Fui até de SP até Itacaré em 2001 ou 2002 sozinho, praticamente todo trajeto por estradas de terra e areia com minha ex-Hilux SR5 CD com pneus 33 AT. Vou ver se encontro um relato que coloquei por aqui com detalhes do trajeto, mas ai vai o que acho imprescindível vc visitar:

Buzios (em julho tem festival de jazz e blues)
Itaúnas (ES) Coma uma moqueca capixaba de lagosta.
Va de Itunas até Porto Seguro por estrada de terra passando por:
Costa Dourada (BA)
Cumuruxatiba (um dos lugares mais maravilhosos que ja vi)
Ponta do Corumbau (idem)
Caraíva
Praia do Espelho
Trancoso
Pule arraial da Juda e Porto Seguro que é um lixo.
Queime asfalto até Itacaré
Va a Barra Grande e praia de Taipus de Fora (contrate um guia ou va seguindo o pessoal que faz passeio, tem muita lama e areia nesse percurso)
Largue o carro e va pra Boipeba e Morro de São Paulo de barco.

Dicas boas:
O guia de Praias da 4Rodas é essencial.
GPS é essencial.
Leve mais um step.
Leve um galão de comustível extra.
Se puder coloque um par de farois de milha (Hella)
Leve caixa de ferramentas
Compre um guincho, tudo vai ser mais tranquilo, apesar de que quando fui não tinha e não atolei.
Faça uma bela revisão no carro todo, suspenção, caixa de transferência, cardan, cruzetas, amortecedores, elétrica, etc.
Evite trafegar pelas BRs a noite.

Acho que é isso... essa foi uma das melhores viagens da minha vida. Aproveite!

Abraços

Fernando Abdalla
Band CD 1996

andrehbc
27/03/2009, 15:05
Fernado,

dei uma bela pesquisada nos lugares que vc indicou, e com certeza essa tem tudo pra ser a melhor da minha vida tbm! :mrgreen::-D:mrgreen:

Valeu a força!

Marcelo_Taz
27/03/2009, 15:23
Que beleza.

Agora em Junho farei algo parecido, só que vou embarcar a viatura e pegar em Fortaleza.

Sairemos de Fortaleza para o interior do estado, depois iremos para o interior do Piauí - Teresina - Barreirinhas - Jericoacoara e voltamos descendo pelo litoral (a maior parte possível pelas praias) até o Rio de Janeiro.

Levaremos 30 dias nessa aventura, eu, minha mulher e nossa cria de 6 anos.

Já estou comprando um GPS e iremos sem guincho, tentarei em algumas partes me incluir em algum comboio para não passar perrengue.

Assim que tiver mais detalhes do meu roteiro vou colocar aqui e aproveitar e pegar carona nesse seu tópico.

Abraços

Marcelo Taz

AlexandreJB
27/03/2009, 15:59
Marcelo Taz,

Qual a transportadora que você contratou e por quanto para fazer o transporte da sua viatura, mês passado fiz um cotação para trazer minha Bandeirante de Aracaju para o Rio de Janeiro e me cobraram R$ 1.250,00.

Um abraço,

Alexandre Corrêa
Band Amarela

Marcelo_Taz
27/03/2009, 16:51
Marcelo Taz,

Qual a transportadora que você contratou e por quanto para fazer o transporte da sua viatura, mês passado fiz um cotação para trazer minha Bandeirante de Aracaju para o Rio de Janeiro e me cobraram R$ 1.250,00.

Um abraço,

Alexandre Corrêa
Band Amarela

Alexandre http://www.veredatransportes.com.br/home.htm (http://www.veredatransportes.com.br/home.htm) essa eles me cobraram R$ 1.200,00 e http://www.contatotransporte.com.br/home.htm (http://www.contatotransporte.com.br/home.htm) R$ 1.050,00.

Eu so estou esperando eles me passarem as cláusulas do contrato para decidir em qual embarcar a viatura.

Mais as 2 foram indicadas por amigos virtuais e que conhecerei em Fortaleza.

Abraços

AlexandreJB
27/03/2009, 18:06
Marcelo Taz,

Vou fazer uns calculos de valores e de tempo para ver o que vale mais a pena, pois os valores estão batendo bem próximos, só estranhei porque no meu caso, o frete seria de retorno para o sudeste o que deveria ser mais barato.

um abraço,

Alexandre JB
Band Amarela

Marcelo_Taz
28/03/2009, 00:25
Marcelo Taz,

Vou fazer uns calculos de valores e de tempo para ver o que vale mais a pena, pois os valores estão batendo bem próximos, só estranhei porque no meu caso, o frete seria de retorno para o sudeste o que deveria ser mais barato.

um abraço,

Alexandre JB
Band Amarela

Alexandre, não sei se é o caso mais as 2 empresas que te passei são do CE, acredito que no seu caso para vc ter um preço mais em conta a Matriz da transportadora deveria ser do Sudeste - isso no seu caso - aí sim seria no retorno.

Abraços

guilhermeabreu
28/03/2009, 11:14
Alexandre, não sei se é o caso mais as 2 empresas que te passei são do CE, acredito que no seu caso para vc ter um preço mais em conta a Matriz da transportadora deveria ser do Sudeste - isso no seu caso - aí sim seria no retorno.

Abraços

ANDREHBC

É o NANDO deu uma boa pincelada/DICA MUITO BOA .

Mas eu citaria ainda :

NUNCA ANDAR A NOITE , NA BAHIA É MUITO PERIGOSO ( ASSALTO )

Dicordo do NANDO só em uma coisa , ARRAIAL D'AJUDA a noite é lindo .

ITACARÉ , com todos os detalhes que o NANDO citou + as prais de JERIBUCAÇÚ , ITACAREZINHO , HAVAIZINHO E PÉ DA SERRA .

Mais para cima , Praia de GUARAJUBA , logo acima de SALVADOR , MANGUE SECO , divisa com SERGIPE .

Em MACEIÓ , e proximidade , PRAIA DO FRANCES , PRAIA DO GUNGA .

De MACEIÓ para RECIFE , em MARAGOGÍ tem uma CALDEIRADA DE FRUTOS DO MAR DIVINA num restaurante a beira da praia .

ESTAS DICAS , são complementando as DICAS DO NANDO que foram excelentes , só que não gostei de MORRRO DE SÃO PAULO , pq não perdcorrí todas as praias , se caso visite toda a ilha , aí sim é muito linda , mas eu não fui em tudo só no centrinho e nas duas praias , são 5 no total + a volta na ilha que só pode ser feita de barco , dizem que é MARAVILHOSO .

SE FOSSE PARA DAR TODAS AS DICAS , FALARIA + DE UM DIA INTEIRO , MAS O GROSSO ESTA AÍ .

ABRAÇÃO , e com muitas saudades da viagem que fiz até NATAL-RN partindo de CAMPOS-RJ foram 7.000 km de ida/volta SÓ EU E MINHA ESPOSA NUMA HILUX SW4 93 e nem um pneu furado , SÓ ALEGRIA , MUITA ALEGRIA .

COMO É BOM SONHAR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

andrehbc
03/07/2009, 16:13
Que beleza.

Agora em Junho farei algo parecido, só que vou embarcar a viatura e pegar em Fortaleza.

Sairemos de Fortaleza para o interior do estado, depois iremos para o interior do Piauí - Teresina - Barreirinhas - Jericoacoara e voltamos descendo pelo litoral (a maior parte possível pelas praias) até o Rio de Janeiro.

Levaremos 30 dias nessa aventura, eu, minha mulher e nossa cria de 6 anos.

Já estou comprando um GPS e iremos sem guincho, tentarei em algumas partes me incluir em algum comboio para não passar perrengue.

Assim que tiver mais detalhes do meu roteiro vou colocar aqui e aproveitar e pegar carona nesse seu tópico.

Abraços

Marcelo Taz


Marcelo,

a essa altura vc já deve estar chegando em casa já hehe...

Estou nos preparativos finais pra sair daqui dia 17 de agosto, retornando dia 16 de Setembro, só que com uma pequena alteração nos planos: como eu queria ter a oportunidade de conhecer de verdade e não ficar correndo contra o tempo, coloco o carro na cegonha em Fortaleza e volto de Gol! (não o VW e sim a companhia aérea!).

Assim que você voltar, queria saber qual a situação das estradas que você pegou na região de Barreirinhas e Jeri já que vou passar por la também.

Aos interessados, fiz bastante pesquisa e fechei o seguinte roteiro:

OURO PRETO
VITORIA
TRANCOSO (BA)
ITACARE (BA)
ARACAJU (SE)
MACEIO (AL)
RECIFE (PE)
JOAO PESSOA (PB)
NATAL (RN)
FORTALEZA (CE)
BARREIRINHAS (MA)
JERICOACOARA
fORTALEZA

Mas incluí aí a região da Península da Maraú (BA) e o que mais der pra ver!

Dicas e sugestões são muito bem aceitas como sempre!

link pra rota com alguns erros do Google Maps: Link: <http://maps.google.com.br/maps?f=d&source=s_d&saddr=sao+paulo,+sp&daddr=MG-353+to:Rod.+Jones+dos+Santos+Neves+to:Av.+An%C3%A9 zio+Jos%C3%A9+Sim%C3%B5es+to:Estr.+Trancoso%2FR.+N s.+Dajuda+to:Vicinal+to:BR-367+to:Via+desconhecida+to:Vicinal+to:Vicinal+to:B R-030+to:BA-001+to:BR-324+to:Av.+Francisco+Porto+to:R.+do+Sol+to:Av.+Boa +Viagem+to:Av.+Pres.+Epit%C3%A1cio+Pessoa+to:Av.+H ermes+da+Fonseca+to:BR-101+to:Av.+Quarto+Anel+Vi%C3%A1rio+to:barreirinhas +to:Jijoca+de+Jericoacoara+-+CE+to:Fortaleza+-+CE&geocode=%3BFay2sv4d9P5p_Q%3BFToCxf4dKMKV_Q%3BFVDYy f4dgHaY_Q%3BFWLYAv8d3n2r_Q%3BFQ0FBP8dV2Kr_Q%3BFTws CP8dtois_Q%3BFZQ6Hv8dpkus_Q%3BFRUpJv8die6s_Q%3BFaN VJf8dbkOo_Q%3BFUTrKP8d9y-t_Q%3BFaKcK_8dnz6r_Q%3BFfYvOv8dzuO0_Q%3BFR4qWf8dgp LK_Q%3BFbqYbP8dXqze_Q%3BFaiIhP8dLL3r_Q%3BFXRdk_8d4 mXs_Q%3BFfhqp_8dltrm_Q%3BFfN8sP8dR3_i_Q%3BFW5yxf8d Lu-y_Q%3B%3BFbpE1f8dcd2V_Q%3B&hl=pt-BR&mra=ls&via=1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,1 9&sll=-4.269724,-38.776245&sspn=4.091155,8.453979&ie=UTF8&ll=-3.776559,-39.144287&spn=2.047136,4.22699&t=h&z=9>

andrehbc
03/07/2009, 16:23
Marcelo Taz,

Qual a transportadora que você contratou e por quanto para fazer o transporte da sua viatura, mês passado fiz um cotação para trazer minha Bandeirante de Aracaju para o Rio de Janeiro e me cobraram R$ 1.250,00.

Um abraço,

Alexandre Corrêa
Band Amarela

Alexandre:

Primeiro desculpa a demora pelas respostas :putz: ! O trabalho tá uma loucura!

Fiz contato com várias empresas tanto daqui de São Paulo como da região Norte/Nordeste. Os preços variam entre R$900,00 a R$1.300,00.

Porém acabei fechando com a Brasil Transportes www.brasilautostransportes.com.br pela confiança que a empresa me passou, por R$1.100,00 com seguro e tudo. Por R$1.300,00 eles entregam na sua casa com plataforma.

Abraço,
André

guilhermeabreu
03/07/2009, 17:39
ANDREHBC

Itacaré e arredores ( TAIPÚ DE FORA é na extremidade da península , JERIBUCAÇÚ , HAWAIZINHO , ITACAREZINHO ) . Para conhecer a península de Maraú , vale muito a pena e precisaria de vc reservar 7 dias para esta região toda , tem um passeio de escuna na península de Maraú que percorre 32 ilhas é divino ( lado do continente ), eu estive em Itacaré por 3 x e não deu tempo ainda de fazer este passeio , mas as pessoas que foram , disseram que vale o dinheiro investido .

BOAS FÉRIAS E BOA VIAGEM

ABRAÇÃO

andrehbc
03/07/2009, 18:25
Guilherme,

como eu queria ter uns 7 dias só pra essa região viu! heheh

Umas férias de 3 meses, um dia quem sabe....

Valeu, abraço,

André

Marcelo_Taz
03/07/2009, 20:47
Marcelo,

a essa altura vc já deve estar chegando em casa já hehe...

Estou nos preparativos finais pra sair daqui dia 17 de agosto, retornando dia 16 de Setembro, só que com uma pequena alteração nos planos: como eu queria ter a oportunidade de conhecer de verdade e não ficar correndo contra o tempo, coloco o carro na cegonha em Fortaleza e volto de Gol! (não o VW e sim a companhia aérea!).

Assim que você voltar, queria saber qual a situação das estradas que você pegou na região de Barreirinhas e Jeri já que vou passar por la também.

Aos interessados, fiz bastante pesquisa e fechei o seguinte roteiro:

OURO PRETO
VITORIA
TRANCOSO (BA)
ITACARE (BA)
ARACAJU (SE)
MACEIO (AL)
RECIFE (PE)
JOAO PESSOA (PB)
NATAL (RN)
FORTALEZA (CE)
BARREIRINHAS (MA)
JERICOACOARA
fORTALEZA

Mas incluí aí a região da Península da Maraú (BA) e o que mais der pra ver!

Dicas e sugestões são muito bem aceitas como sempre!

link pra rota com alguns erros do Google Maps: Link: <http://maps.google.com.br/maps?f=d&source=s_d&saddr=sao+paulo,+sp&daddr=MG-353+to:Rod.+Jones+dos+Santos+Neves+to:Av.+An%C3%A9 zio+Jos%C3%A9+Sim%C3%B5es+to:Estr.+Trancoso%2FR.+N s.+Dajuda+to:Vicinal+to:BR-367+to:Via+desconhecida+to:Vicinal+to:Vicinal+to:B R-030+to:BA-001+to:BR-324+to:Av.+Francisco+Porto+to:R.+do+Sol+to:Av.+Boa +Viagem+to:Av.+Pres.+Epit%C3%A1cio+Pessoa+to:Av.+H ermes+da+Fonseca+to:BR-101+to:Av.+Quarto+Anel+Vi%C3%A1rio+to:barreirinhas +to:Jijoca+de+Jericoacoara+-+CE+to:Fortaleza+-+CE&geocode=%3BFay2sv4d9P5p_Q%3BFToCxf4dKMKV_Q%3BFVDYy f4dgHaY_Q%3BFWLYAv8d3n2r_Q%3BFQ0FBP8dV2Kr_Q%3BFTws CP8dtois_Q%3BFZQ6Hv8dpkus_Q%3BFRUpJv8die6s_Q%3BFaN VJf8dbkOo_Q%3BFUTrKP8d9y-t_Q%3BFaKcK_8dnz6r_Q%3BFfYvOv8dzuO0_Q%3BFR4qWf8dgp LK_Q%3BFbqYbP8dXqze_Q%3BFaiIhP8dLL3r_Q%3BFXRdk_8d4 mXs_Q%3BFfhqp_8dltrm_Q%3BFfN8sP8dR3_i_Q%3BFW5yxf8d Lu-y_Q%3B%3BFbpE1f8dcd2V_Q%3B&hl=pt-BR&mra=ls&via=1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,1 9&sll=-4.269724,-38.776245&sspn=4.091155,8.453979&ie=UTF8&ll=-3.776559,-39.144287&spn=2.047136,4.22699&t=h&z=9>

Caro Andre, no meio de maio devido as chuvas na região, mudados radicalmente o nosso passeio.

Saímos do RJ no dia 6 de junho e fomos para o Sul.

RJ-Curitiba-Blumenau-Florianópolis-Urubici-São Joaquim-São José dos Ausentes-Cambará do Sul-Canela-Gramado_nova Petrópolis-Bento Gonçalves-Cambará do Sul-Floripa-RJ

Chegamos na segunda dia 29.

Infelizmente não poderei te ajudar.

Abraços

helton1
04/07/2009, 19:03
Andre,
parabens pelo sucesso da aventura.
Apesar de morar na Bahia, em Salvador, ainda nao conheço as atrações ecoturisticas do extremo sul do estado.
Gostei tb da rota no google maps. Como se faz isso? É possivel fazer um up load para gps ou palm/celular/etc?
Manda fotos.

andrehbc
05/07/2009, 19:44
Andre,
parabens pelo sucesso da aventura.
Apesar de morar na Bahia, em Salvador, ainda nao conheço as atrações ecoturisticas do extremo sul do estado.
Gostei tb da rota no google maps. Como se faz isso? É possivel fazer um up load para gps ou palm/celular/etc?
Manda fotos.

E aí Helton, beleza?

entao cara no endereço maps.google.com.br você coloca a origem e o destino e o sistema constroi a rota pra você (assim como um gps automotivo comum), porém ao clicar e arrastar nas ruas e estradas você pode alterar a rota ao seu gosto!:-D Em alguns celulares (como o iphone e nokia n95 por exemplo) existe a opcao de se usar o Google Earth ou o próprio Maps, por;em esxiste a necessidade de se estar conectado a internert (3g por exemplo) o que torna inviável em vários lugares e situações :(.

Uma alternativa é o Ovi maps (www.ovi.com (http://www.ovi.com/)) para os celulares Nokia (n95, n96...) aonde vc monta sua rota pelo site e baixa no celular.

É isso aí, grande abraço

André

wflolaria
05/07/2009, 20:11
Olá amigo, seja bem vindo. Não posso dar dicas porque nunca fiz essa viagem, exceto para o sul da Bahia. Más uma dica importante. Evite viajar a noite e em estradas desertas naquela região. São freqüentes os roubos nas estradas. Preferencialmente viaje em comboio. Boa viagem!!!!

abraços

Execelente dica! Prepare-se para ver praias espetaculares e comer muito bem! :-D
Mas não viaje à noite, principalmente em Pernanbuco/Ceará, onde a marginalidade domina as estradas a ponto da Polícia Rodoviária Federal escoltar comboio de ônibus.

andrehbc
22/10/2009, 17:14
E aí pessoal do fórum!

Voltei da aventura há um mês e até agora não consegui organizar todas as fotos (cerca de 3mil!) de tão espetaculares os lugares que passei.

No total foram cerca de 6200 km com apenas 2 dois imprevistos: um retentor estourado (me arrancaram quase R$500 com mão de obra e troca de correia dentada em Parnaíba - PI):evil: e uma árvore no caminho do meu pára-choque/para-lama em uma estrada de areia entre as dunas (Barreirinhas - Paulino Neves) :putz: fora isso, tudo certo.

Hospedagem - Por ser baixa temporada, todos os hotéis e pousadas foram muito baratos. Em Trancoso, por exemplo, pagamos 70 reais o casal/diária em uma ótima pousada com café da manhã na varanda do seu quarto - no fim do ano a semana sai por R$4.700,00.

Diesel - Mais barato que São Paulo (capital) em 90% das ocasiões e de boa qualidade.

Estradas - Na média a BR 101 está boa de asfalto, sem muitos buracos, mas perigosa como sempre devido a caminhões e pessoal apressado fazendo ultrapassagens imbecis, pra não dizer menos... Em um grande trecho no sul da Bahia, o exército realiza obras de recapeamento do asfalto e até duplicação em alguns trechos, com anda-e-para das pistas, cheguei a demorar quase 9 horas pra andar 350 km antes de trancoso.

Na maior parte do percurso a partir de Aracaju - SE andei pelas estradas litorâneas. Mais tranquilas, sem trânsito, visual bem mais agradável e no mesmo tempo que demoraria pela BR101.

Os piores trechos de asfalto: BR 222 de Fortaleza pra Sobral no Ceará - muuuuuuito buraco e trechos em que o asfalto não existe mais. Vale muito mais a pena pegar a CE 354. Na PI 210 entre Camocim - CE e Parnaíba - PI, além de muitos buracos com velocidade média de 40 km não há acostamento. Não dá pra acelerar nos trechos sem buracos, pois quando surge um não há pra onde ir - além de um milhão de Jegues, burros, porcos, patos, galinha, etc... na estrada.

ATENÇÃO AOS MAPAS E GUIAS: várias estradas e caminhos sinalizados nos guias, mapas e gps quatro rodas e outros na região de Lençóis Maranhenses (Barreirinhas, Paulino Neves, Tutóia, etc...) simplesmente não existem ou são apenas trilhas de areia pesada entre as dunas ou caminhos de terra que mudam constantemente devido as chuvas e rios. Não existe nenhuma sinalização. A melhor pedida na região é seguir as jardineiras carregadas de gente e acertar um "agrado" com o motorista - uns 20, 30 reais.

Pra quem quiser dar uma conferida em algumas imagens: www.flickr.com/andrebittencourt

Semana que vem vou postar mais umas informações sobre as trilhas dessa última região (algumas coordenadas lat/long, etc...)

Abração e agradecimentos a todos do fórum que deram dicas valiosíssimas.

André

Pato jipeiro
25/10/2009, 21:51
Andre

Parabens pela expedição, deve ter sido otima pelo seu relato;

Como voce acertou a volta do carro de caminhão? quanto custou? recomenda a transportadora?

Ps... para quem tiver lendo, uma dica que dou é a rota ecológica, entre Alagoas e Recife, passando pela praia dos Carneiros.

Obrigado

Girti
25/10/2009, 23:36
E aí pessoal do fórum!

Voltei da aventura há um mês e até agora não consegui organizar todas as fotos (cerca de 3mil!) de tão espetaculares os lugares que passei.

No total foram cerca de 6200 km com apenas 2 dois imprevistos: um retentor estourado (me arrancaram quase R$500 com mão de obra e troca de correia dentada em Parnaíba - PI):evil: e uma árvore no caminho do meu pára-choque/para-lama em uma estrada de areia entre as dunas (Barreirinhas - Paulino Neves) :putz: fora isso, tudo certo.

Hospedagem - Por ser baixa temporada, todos os hotéis e pousadas foram muito baratos. Em Trancoso, por exemplo, pagamos 70 reais o casal/diária em uma ótima pousada com café da manhã na varanda do seu quarto - no fim do ano a semana sai por R$4.700,00.

Diesel - Mais barato que São Paulo (capital) em 90% das ocasiões e de boa qualidade.

Estradas - Na média a BR 101 está boa de asfalto, sem muitos buracos, mas perigosa como sempre devido a caminhões e pessoal apressado fazendo ultrapassagens imbecis, pra não dizer menos... Em um grande trecho no sul da Bahia, o exército realiza obras de recapeamento do asfalto e até duplicação em alguns trechos, com anda-e-para das pistas, cheguei a demorar quase 9 horas pra andar 350 km antes de trancoso.

Na maior parte do percurso a partir de Aracaju - SE andei pelas estradas litorâneas. Mais tranquilas, sem trânsito, visual bem mais agradável e no mesmo tempo que demoraria pela BR101.

Os piores trechos de asfalto: BR 222 de Fortaleza pra Sobral no Ceará - muuuuuuito buraco e trechos em que o asfalto não existe mais. Vale muito mais a pena pegar a CE 354. Na PI 210 entre Camocim - CE e Parnaíba - PI, além de muitos buracos com velocidade média de 40 km não há acostamento. Não dá pra acelerar nos trechos sem buracos, pois quando surge um não há pra onde ir - além de um milhão de Jegues, burros, porcos, patos, galinha, etc... na estrada.

ATENÇÃO AOS MAPAS E GUIAS: várias estradas e caminhos sinalizados nos guias, mapas e gps quatro rodas e outros na região de Lençóis Maranhenses (Barreirinhas, Paulino Neves, Tutóia, etc...) simplesmente não existem ou são apenas trilhas de areia pesada entre as dunas ou caminhos de terra que mudam constantemente devido as chuvas e rios. Não existe nenhuma sinalização. A melhor pedida na região é seguir as jardineiras carregadas de gente e acertar um "agrado" com o motorista - uns 20, 30 reais.

Pra quem quiser dar uma conferida em algumas imagens: www.flickr.com/andrebittencourt

Semana que vem vou postar mais umas informações sobre as trilhas dessa última região (algumas coordenadas lat/long, etc...)

Abração e agradecimentos a todos do fórum que deram dicas valiosíssimas.

André

Lindas fotos, parabéns!

Segundo a informação que recebi quando estive lá, em 2.007, a Pedra Azul recebeu este nome devido ao fato de aquirir a cor azulada, dependendo da incidência da luz solar sobre ela.

andrehbc
27/10/2009, 00:26
Andre

Parabens pela expedição, deve ter sido otima pelo seu relato;

Como voce acertou a volta do carro de caminhão? quanto custou? recomenda a transportadora?

Ps... para quem tiver lendo, uma dica que dou é a rota ecológica, entre Alagoas e Recife, passando pela praia dos Carneiros.

Obrigado

Pato,

nesse mesmo tópico, na segunda página - se não me engano - eu descrevi algumas transportadoras. Fechei com a Brasil Autos de São Bernardo do Campo www.brasilautostransportes.com.br por R$1.100,00. O carro chegou em 5 dias em São Paulo, tudo certinho, com seguro contra furto e roubo e sem um arranhão. Ps: ainda lavaram o carro em Fortaleza pois tava com muito óleo e areia.

Abraços,

André

jeisonk
29/10/2009, 08:28
André, fora de série tuas fotos, parabéns, impressionante.

Abs

plopes
29/10/2009, 09:53
Fantásticas as fotos, bicho. :concordo:

konai
29/10/2009, 10:35
André.

Parabens pela viagem e pelas fotos espetaculares. Já passei pela maior parte dos lugares que você mostrou e algumas fotos me chamaram a atenção. Aquela foto do riozinho no caminho de Barro Duro/Barreirinhas me pareceu a do rio que fica uns 4 ou 5 kms após Barro Duro. Depois é um areião de muitos kms até chegar em terra firme. Fiz esse caminho em sentido inverso, acho que em 2002.

A falésia e dunas ao sul de Canoa Quebrada é na praia de Ponta Grossa. As cores da falésia ... (que saudades !!!). Ali almocei uma das melhores lagostas da minha vida.

A estrada de Camamu para Barra Grande parece que continua a mesma (horrível). Fui por ela de Itacaré a Barra Grande, mas na volta vim pela praia. Anos atrás ainda era permitido.

Obrigado pela postagem. Me fez reviver momentos felizes.l

Osvaldo.

andrehbc
29/10/2009, 15:48
Galera, valeu pelos elogios das fotos!

O bom dessas viagens é poder juntar duas paixões: a fotografia e a descoberta de novos locais e pessoas. É impagável!

Abração,

André

MMacaé
08/11/2009, 21:02
Ótimas dicas estas. Já fiz algumas viagens pelo Nordeste e concordo plenamente com todas as dicas. Dou destaque especial à Boibepa. Lugar par ficar, para namorar e relaxar. Imperdível.
Messias Regilio