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Ver Versão Completa : Check Engine Samurai98



marcelojordao
26/10/2004, 02:42
Olah,
Estou precisando de ajuda!
Comprei um samurai 98 em minas e trouxe ele para teresina PI. Aqui nao possui oficina que concerte suzukis.]
Apareceu a mensagem check engine nele, so que quando eu vou ate o mecanico a mensagem repentinamente some. Aparece e some o tempo todo!! O mecanico disse que so pode dar o diagnostico quando a mensagem estiver aparecendo no painel... e quando eu chego lah a mensagem jah desapareceu ( ele disse que pode ser mal contato).
Jah fiz uma revisao completa nele com esse mecanico e ele disse nao ter encontrado nada de anormal... troquei correia dentada chequei cabos....
Alguem jah passou por este problema? oque pode ser?
Gostaria de ajuda se possivel, o carro eh muito novo.. tah com 34000km.
Muito obrigado a todos, belo portal
Marcelo Jordao Fortes[/b]

Rogerio Fernandes Macedo
26/10/2004, 07:41
Vc ja fez o teste de falha do módulo de injeção ?? Se sim o que mostra no painel ?

Fabil
26/10/2004, 17:48
como a chave FORA da ignicao faca o seguinte

existe um conector branco de 6 polos ( com um capinha preta de borracha), fica na parede cortafogo bem perto da bateria... basta fazer um "jump" conforme a figura.

_^_
ABC
DEF

Conectar B com D
azul com preto


ligue o motor e observe qual codigo piscará no check engine e nos fale, que dai podemos idenficar o defeito..

T+

xadventure
26/10/2004, 23:57
Tem um jeito mais fácil de uma olhada no link
http://www.suzukioffroad.com.br/portal/modules.php?name=News&file=article&sid=47

Abraço

Fabil
27/10/2004, 08:13
se nao em engano os procedimentos descritos só se aplicam aos Samurais ATÉ 1995 ( com conector de 4 polos e ponto de checagem no porta fusiveis) nos Samurais ACIMA de 1996, o conector é de 6 polos, entao fica valendo a msg que postei acima.. o resto é igual, inclusive a tabela de codigos...

T+
Fabiano

Rafael_Reis
27/10/2004, 09:16
Pode ser o inicio de um defeito em algum sensor sensivela variacao de temperatura, como a sonda lambda or exemplo.
Vc vai ter q aprender a fazer o teste sozinho e executa-lo no exato momento em q ascender o CHECK.

No cabrito o defeito de sonda lambda comecou assim... depois o motor comecou a falhar... ate o check ficar aceso direto.

Boa sorte!

marcelojordao
28/10/2004, 00:06
olah pessoal,
Obrigado a todos pelas respostas. Fiz o teste assim como foi dito. Me confundi se eh codigo 13 ou codigo 31. Levei no mecanico de suzukis (achei um aki em the), e ele disse sem muita confianca que era codigo 13, ou seja Sonda Lambda aquecida- sinal nao flutua..... se for codigo 31 eh baixa voltagem no sinal do sensor de pressao absoluta. OK.. OK.. Mas oque quer dizer isso afinal? O carro vai dar pal??Rafael, o teu carro deu problema no motor depois disso?? O mecanico disse que jah que isso so apareceu agora e o carro esta muito novo, que deve ser gasolina adulterada ( e na verdade foi a unica vez que abasteci em um posto diferente).... sera??? ou vcs acham que o mecanico esta soh com merere!? Desculpem tantas perguntas,
Sem mais para o momento,
Obrigado,
Marcelo Jordao Fortes
-------------------------
Samurai 98
Teresina-PI

Rafael_Reis
28/10/2004, 00:32
Eita mais uma mecanico pra lista dos q não sabem nem contar... :roll:
Ainda poe a culpa na gasolina... essa é velha!!! Apesar de q pode ter um fundo de verdade... :?

Marcelo, faça o teste vc mesmo q nao tem erro. A luz pisca uma vez, vaz uma pequena pausa e depois pisca tres vezes, em seguinda faz uma pausa bem maior e re-inicia a sequencia.

Bom, supondo q seja a sonda aos pouco vao começar a aparecer umas falhadas na aceleração e o consumo vai amumentar bastante.

Se confirmar o codigo, troque a sonda. Vc pode usar uma de motor AP MI 4 fios. Na seção mecânica do meu site tem uma indicação da correspondencia das cores dos fios.

No Cabrito foi trocar a sonda e o motor ficou redondinho novamente, alem de parar de beber como um V8 e andar como um 1.0.

Abrção,

Fabil
28/10/2004, 08:53
Faca o seguinte...

desligue a sonda ( desconecte os fios no soquete) ligue o carro com o procedimento de check engine e veja se ainda pisca o 13, ou se agora alem de piscar o 13 vai piscar tb o 31...

se piscar só o 13, sua sonda foi pro saco mesmo ( compre uma de AP MI 4fios, custa uns 130,00 nas concessionarias VW)

se piscar o 13 + 31, entao muito provavelmente a sua sonda está boa o problema e no outro sensor.. dai só arrumando um bom p/ testar e ver se o problema desaparece...

PS: a vida util de uma sonda é p/ mais de 80mil km, entao se for a sonda, "de duas uma" ou vc foi azarado e sonda pifou prematuramente ou seu carro já rodou mais de 80mil km..

vc disse que comprou aqui em BH, certo ? por acaso é um Samurai metal vermelho com o interior ( bancos e painel) pretos?

T+

Rafael_Reis
28/10/2004, 09:04
Mais ou menos... :?
O procediemnto correto deteste da sonda deve ser feito com multimetro (caro ligado) e medir na entrada do modulo a oscilacao. Nao precisa arrumar outra para teste. Desconctar pode ser uma boa... mas eu prefiro confia no multimetro.
É raro, mas pode existir um problema na conducao do sinal da sonda ate o modulo e vice-versa. E ate mesmo umdefeito eletrico q a central interpreta como sonda... No cabrito testei TUDO na eletrica para me certificar q era sonda mesmo.
Ja vi defeito de sonda sumir com um spray de limpa contato no conector... :wink:

A sonda do cabrito durou exatos 65.000Km..

Abracao,

Fabil
28/10/2004, 17:42
sim.. o correto seria usar um multimetro DIGITAL ( será que ele teria um? ) e alem de ter o multimetro ele teria de saber interpretar a leitura...
por isso dei a ideia de desligar a sonda, pq dai qualquer um pode notar se deu alguma diferenca...

se ele arrumar um multimetro, coloque a ponta preta do multimetro no fio branco da sonda e a ponta vermelha do multimetro no fio azul da sonda.. ponha o multimetro na escala de VCC e ligue o motor.. em marcha lenta a leitura deve variar rapidamente entre 100mV a 800mV..
se estiver diferente disso, tem algum problema na sonda...

T+
Fabiano

nepomuk
29/10/2004, 08:03
Galera,
Aproveitando a "viagem", será que vocês poderiam me dizer se o procedimento é o mesmo para o Vitara 97 3p? Estou sentindo meu motor meio "bobo".

Abraços,
Paulo

Fabil
29/10/2004, 15:37
mesma coisa... vitara 97 = sonda de 4 fios

T+

Periquitooffroad
29/10/2004, 22:25
[quote="marcelojordao"]olah pessoal,
Obrigado a todos pelas respostas. Fiz o teste assim como foi dito. Me confundi se eh codigo 13 ou codigo 31. Levei no mecanico de suzukis (achei um aki em the), e ele disse sem muita confianca que era codigo 13, ou seja Sonda Lambda aquecida- sinal nao flutua..... se for codigo 31 eh baixa voltagem no sinal do sensor de pressao absoluta. OK.. OK.. Mas oque quer dizer isso afinal? O carro vai dar pal??

Companheiro, ai em Terezina tem mecânico Suzuki sim, lembro de já ter parado na concessinária em janeiro de 2001 quando a mesma estava fechando. Pare donos de Suzuki na rua e pergunte, eles devem saber onde foram parar os mecanicos.

Falha no Sensor de Pressão Absoluta ou MAP, o carro falha e se brincar não anda. De qualquer sorte, examine as mangueiras que alimentam esse sensor e seus dutos de encaixe no motor quanto a entupimentos.
Em algum lugar tem um arquivo, do Manoel Alves acho, que tem a foto do sensor.
Realmente é mais provavel que seja sonda lambda pois pisca o erro e some, sendo isso um sinal característico de que naquele momento o motor não consegue corrigir o tempo de abertura do bico com auxílio da sonda. Se te um cilindro queimando mal, dá erro de sonda mesmo que ela esteja funcionando pois a ECU entende que a informação tá errada ja que não consegue corrigir o enriquecimento da mistura.

Boa Sorte!

nepomuk
09/11/2004, 11:35
Galera,

Sinto muito a insistência, mas já procurei de cabo a rabo no meu vitara e não achei "diagnosis terminal" nenhum.
Na caixa de fusíveis abaixo do volante tem a descrição de cada função dos fusíveis, mas nada parecido como "check-engine" ou "diag. Terminal".

Perto da bateria só tem conectores do estilo simples, sem acesso aos contatos, e não tem aquela caixinha com terminais A B C D como mostra no diagrama no começo do tópico.

no Vitara 3p modelo 97 não tem como fazer o check-engine?

Gostaria de fazer o teste antes de mandar ele para fazer uma limpeza e inspeção interna.

Obrigado,
Paulo

Periquitooffroad
09/11/2004, 15:14
Galera,

Perto da bateria só tem conectores do estilo simples, sem acesso aos contatos, e não tem aquela caixinha com terminais A B C D como mostra no diagrama no começo do tópico.

no Vitara 3p modelo 97 não tem como fazer o check-engine?

Gostaria de fazer o teste antes de mandar ele para fazer uma limpeza e inspeção interna.

Obrigado,
Paulo

Calma Nepó, nos Vitaras 97 o socket teste fica junto ao farol mas não lembro se direito ou esquerdo pois muda de lado enrtre o 5p e o 3p. Acho que no 3p fica do lado direito, ele ta lá coberto com uma capinha de borracha escrito UP

Rafael_Reis
09/11/2004, 18:13
o socket de teste nos 97 fica laaaaaa na frente junto ao farol e ao reservatorio de aqui dos esguichos no lado do caroneiro.
O artigo do Manoel Alves q o eriquito falou te la no meu site.

Se nao conseguir achar o socket, me avisa q providencio uma foto e te mando.

Abracao,

nepomuk
10/11/2004, 07:22
Valeu Rafael e Peri.,

Acredito que não é necessário foto não, é que eu sempre ficava procurando perto da bateria. Mas o jumpeamento p/ Vitara 97 continua o mesmo certo (B e D)?

Obrigado,
Paulo

Rafael_Reis
10/11/2004, 12:37
Sim, o procedimento continua o mesmo, os caras so mudaram o socket de lugar para deixar agente maluco... :lol:

Peri? :shock: PTZ q viadagem...

Alias o "Peri" (cruz credo!) podia usar o nome de verdade, q tal?
Esse negocio de nick é para chat de adolescente... :wink:
E de mais a mais "periquitoofroad" é um nick grande pra KCT!
"Peri" (cruz credo!), se usar teu nome de verdade, evita essas contraçoes de masculinidade duvidosa.

:wink: :lol: :lol:

Abracao,

nepomuk
11/11/2004, 16:25
:oops: Hehe... Pois é... :oops: Peri Peri, porque você não muda o nick pra "Periquitaoffroad", pelo menos alguns gaúchos aqui não iriam ficar duvidando de nossa masculinidade :twisted: :D .

Brincadeira Rafinha!!! :shock: :? Sou de lá também e não troco o RS por nada :!:

Mas a dica é boa, com o nome fica mais fácil de referenciar as respostas.

De qualquer modo obrigado aos dois. Fiz o teste e deu código 12! Tudo ok!! :D :D :lol:

Abraços,
()'s que fazem piadas da terra natal.

Rafael_Reis
11/11/2004, 16:52
Blz q funcionou!!! O Socket tava la mesmo entao...

Agora, "Rafinha" é a &%#@#$#@$%?¢§§¶¢¶?¢¶§¢¶¢¶!!!! :twisted:

Abracao,

Periquitooffroad
11/11/2004, 17:19
:oops: Hehe... Pois é... :oops: Peri Peri, porque você não muda o nick pra "Periquitaoffroad", pelo menos alguns gaúchos aqui não iriam ficar duvidando de nossa masculinidade :twisted: :D .

Brincadeira Rafinha!!! :shock: :?

Se preferirem também sou conhecido com "Ave" ou "Ave de rapina domesticada" ou "Grande Ave" :D :mrgreen: Em qualquer clube de jipeiro no nordeste alguém já viu ou ouviu falar do Grande Periquito.

O Nepó pode até perguntar ao Joca de Terezina e ele provavelmente ainda lembra do Periquito da Bahia

Pedro Montanha
29/06/2005, 17:10
E AI PESSOAL BLZ?

COMPREI UM SAMURAI METAL TOP 97 FAZ 2 MESES E ESTOU MUITO CONTENTE PELO DESEMPENHO DELE.

NO ULTIMO DOMINGO VOLTANDO DE UM PASSEIO PELO RIACHO GRANDE O VELOCIMETRO PAROU DE FUNCIONAR E LOGO EM SEGUIDA A LUZ NO PAINEL CHECK ENGINE ACENDEU E NAO APAGOU ATE AGORA

ALGUEM CONHECE ALGUMA OFICINA NO ABC QUE POSSA VERIFICAR O PROBLEMA OU SE TIVEREM ALGUMA SUGESTAO???????

OBRIGADO

Beto Lacerda
29/06/2005, 17:17
deve ser cabo do velocimetro ...
e a ecu do samuca é chatinha pede info p/ o velocimetro por isso a luzinha check engine ...
[]'s

Pedro Montanha
29/06/2005, 17:28
E AI BETO BLZ?

POR ACASO O VELOCIMETRO TEM CABO + SENSOR DE VELOCIDADE OU
SO CABO. PODERIA SER SENSOR DE VELOCIDADE QUE PIFOU?
VOCE JA VIU QUE SOU LEIGO

OBRIGADO PELA PACIENCIA

Fabil
29/06/2005, 19:36
Pedro..
no samurai se o cabo arrebenta, o check engine acende mesmo.. toque o cabo e tudo volta ao normal...

o cabo ate'onde seu só original mesmo$$$$$$... o que o povo faz e fica bom, é levar o cabo numa especializada em velocimetros e pedir p/ recondicionar...fica bom e barato

T+

Pedro Montanha
29/06/2005, 19:53
FABIL

VALEU PELA DICA VOU TIRAR O CABO OU LEVAR EM UMA CASA DE VELOCIMETRO PARA VER SE RECONDICIONAM O MESMO.

OBRIGADO

Pedro Montanha
30/06/2005, 11:34
FABIL BLZ......

TROQUEI O CABO DO VELOCIMETRO E A LUZ DO CHECK ENGINE APAGOU .
E O MAIS IMPORTANTE CABO + MAO DE OBRA (TROCA) R$60,00

OBRIGADO PELA DICA

Fabil
30/06/2005, 15:33
cabo original ou recondicionou o velho ?

Pedro Montanha
30/06/2005, 17:47
OI FABIL

FOI FEITO UM NOVO , NAO ORIGINAL MAS FIZERAM IGUAL O QUE ESTAVA , O PESSOAL DA LOJA SAO MUITO BONS E PRESTATIVOS
VALEU OS R$60,00.

Flavio Miranda
16/09/2005, 19:07
Cabras,

Após uma pesquisa básica .... vai a pergunta....

O check engine do meu Samuca está piscando 1 vez + espaço + 2 vezes + espação e repete a sequencia... Devo entender que é codigo 12 ?!

E se for.... o que siginifica e como resolvo a parada !??!

[ ] s

Periquitooffroad
17/09/2005, 00:37
REsolve ficando quietinho, sem mexer em nada pois significa que os sensores estão OK e portanto sistema Ok.

Flavio Miranda
17/09/2005, 01:23
Periquito,

Era isso não..... :discordo:
Graças aos comentários deste tópico, pesquisei um pouco mais e deduzi a solução... :wink:
O fusivel do DIAG estava plugado ! :lol: Bastou is na caixa de fusíveis e retirá-lo.... !! 8)

Valeu Cabras... aprendi + uma .. ! :concordo: :dance:

[ ]s

Ramiro - Bin Lôco
22/09/2005, 09:49
Pessoal, preciso de ajuda:

Tenho meu samurai 92 injetado a uns 8 meses e nesse período nunca tive problema com o check engine, faço as revisões regularmente. Só que de repente à uns 15 dias a luz do "check engine" do painel acendeu sem mais nem menos e o comportamento do jipe não alterou em nada. a luz não acende e apaga em determidadas situações, ela acendeu e permanece acesa o tempo todo em que o motor está funcionando. Levei-o num centro automotivo que tem o aparelho que "espeta" no plug do samuca para fazer o diagnóstico, R$ 80,00 só pra "espetar" mas antes de fazer o diagnóstico o mecânico me falou que o carro "parece estar normal" e que o "check engine" desses carros acende após atingir uma determinada quilometragem apenas avisando que o veículo precisa de "revisão de rotina", e que ele "espetaria" o aparelho apenas para zerar o código de falhas!?!?

Pois bem, ocorre que hoje percebi que o ponteiro da temperatura está marcando uma temperatura do motor bem mais baixa que antes e se eu pego muito vento pela frente o ponteiro chega a zerar!!!

Perguntas: será uma coisa tem relação com a outra? Será que é o sensor da temperatura pifou, se for, alguém sabe quanto custa isso? Se só serve o original ou tem algum genérico? Tem como testar isso sem ter que gastar os R$ 80,00 com o tal aparelho? Andar com a temperatura tão baixa prejudica o motor?

Desculpe tantas perguntas, mas quem puder me ajudar já agradeço de ante-mão!!!

[]'s esfriados e aceso!

Fabil
22/09/2005, 12:16
PQP!!!! lhe cobraram 80,00 só para espetar o short key???? eu chamaria a policii p/ esse ladrao!!!!
vc mesmo pode fazer o check engine, basta fechar o curto no jumper certo ou colocar o fusivel no lugar indicado na caixa de fusiveis ( se o seu samurai tiver, pois nem todos vem com o lugar na caixa de fisveis).

como a luz do seu está acesa direto e o carro nao apresenta anomalia, é bem provavel que seja o aviso de troca de correia dentada ( seu velocimetro marca 100.000????) ou algun curto na ficacao fazendo ela ficar acesa..]

faca o seguinte, desligue a bateria do seu carro por uns 30 min. e depois ligue, veja se a luz apaga agora, pois com isso vc resetou a centralina.

quando a temperatura, pode ser que a valvula termostatica estaja com problemas..

T+

Ramiro - Bin Lôco
22/09/2005, 13:25
Fabil, obrigado pela resposta!

Já tentei fazer o check engine tanto colocando o fusível quanto jampeando, eu faço o seguinte: desligo o motor do jipe, tiro a chave da ignição, tiro a tampinha dos fusíveis coloco um fusível no local indicado (conforme mostra no site suzuki offroad.com.br), coloco a chave na ignição, giro até acender as luzes inclusive o check engine, faz aquele som caracteristico, pára o som mas o check engine continua acesa sem piscar.

A correia dentada eu troquei recentemente (a 60 dias) acredito que não seja e meu velocímetro marca 80.000 km.
Quanto a bateria, eu também já fiz isso, desliguei o cabo negativo por umas 8 horas, voltei a ligar o cabo e nada mudou.

Vou verificar a válvula termostática, pode ser que ela esteja pifada e o check engine fica acusando!

Alguém tem mais alguma sugestão que possa me ajudar????

[]'s e muito obrigado!!!

Teo
22/09/2005, 13:30
Ramiro, prometo ler o manual e ver se acho alguma dica.

[]s

Fabil
22/09/2005, 16:46
o mal funcionamento da valvula termostatica nao influi no check engine, como vc já fez tudo e inclusive ressetou a centralina e continua acesa e causa mais provavel seja algum curto na fiacao da luz espia/contatos do short plug

Retire o fusivel do diagnostico
pegue um multimetro analogico e coloque-o na escala de resistencia, no short plug ( atras da bateria) coloque as pontas de prova nos pinos B e D ^ e veja se há resistencia.
AB
CD

ou pegue uma ponta de prova e coloque no lugar onde e encaixado o fusivel e a outra em qualquer ponto da lata.

se houver resistencia é pq tem curto em algum lugar da ficacao..

o fio correespondente a o chek engine vai p/ o soquete A3 da centralina, vc pode com o auxilio de uma chave de fenda fina retirar o pino do soquete ( sem danificar) e recolocar o soquete no lugar, ligue a carro e veja se a luz acende e no momento que o motor pegar ela se apaga ???

Ramiro - Bin Lôco
23/09/2005, 12:58
Pessoal, tudo resolvido!!!

Levei meu samuca na Alternativa 4X4 e o mecanico especialista em suzuki resolveu o problema da temperatura trocando o termostato, pois o meu estava com a ponta onde se conecta o fio quebrada.
Quanto a luz do check engine, ele deitou embaixo do painel do lado do motorista mexeu, mexeu, mexeu sabe Deus onde, saiu e falou "pode ligar agora que a luz vai apagar" e de fato a luz apagou!!!
E Ele explicou que a luz do check engine estava acesa apenas avisando que eu deveria leva-lo numa "concessionária suzuki" para fazer um check-up geral, pois quando o carro atinge uma determinada quilometragem a tal luz avisar!!!

Fabil, muito obrigado cara... voce acertou na mosca!!!

[]'s

Fabil
23/09/2005, 15:22
entao a luz agora acende quando vc vira a chave e assim que o motor pega ela apaga??

Ramiro - Bin Lôco
26/09/2005, 13:19
entao a luz agora acende quando vc vira a chave e assim que o motor pega ela apaga??

Fabil,
agora quando eu viro a chave a luz do check engine acende e simultaneamente faz um som intermitente. Quando a som cessa a luz apaga. Se eu não quiser aguardar o término desse processo eu dou partida no motor e tudo bem, o processo acaba normalmente!!!

[]'s

Fabil
26/09/2005, 17:48
ok.. tudo normal... o barulho intermitente que vc ouve deve ser a bomba de combustivel..
T+

tmrsled
16/12/2005, 20:20
Aê galera meu samuka 93 ta assim....vc acelera e ele da uma travada depois responde desenvolve rapido, passou amanha assim...dai decidi fz uma viagem rapido pra uma cidade aqui perto...foi melhorando...falhava mas voltava e agora por ultimo começou a piscar codigo 13 no check engine - falha no sensor de sonda lambda, é preciso troca -la?? como faço pra saber se ela ta estragada? Lembrando q mandei regular o ponto do carro e chegar tudo pra ter certeza q não era bomba de combustivel ou algo parecido...a troca da sonda é facil??? abraço aguardo ajuda.

Fabil
16/12/2005, 20:34
samurai 93 se nao me engando a sonda é de 1 fio, certo?? pode troca-la por uma de CORSA ( os primeiros, monoponto) ou qualquer outra de 1 fio...

mas se quiser verificar a sonda, pegue um multimetro DIGITAL, coloque na escala de VCC, ponta de prova positiva no fio da sonda e ponta negativa na lata, ligue o carro e observe a leitura.. em marcha lenta devera oscilar entre 0 a 0,8 V... se nao oscilar ou ficar travada nos extremos, pode comprar outra sonda....
T+

tmrsled
16/12/2005, 21:54
Fabil, checar d quantos fios é minha sonda e digo a vc´s, mas a priore é so testar com o multimetro né? E a do corsa seria PnP??? To ansioso pra consertar o carro tem mais de 2 semanas que não vou na trilha e domingo é dia... :twisted: abraço galera...

Fabil
16/12/2005, 22:28
sendo seu samurai 93 é de 1 fio sim... a do corsa ( de 1 fio) é PNP, obvio só precisa trocar o conector da nova pela antiga..
no mais.. é isso.. arruma um multimetro digital e testa..

tmrsled
17/12/2005, 06:48
como ainda estou sem o multimetro fiz o testa da seguinte forma, liguei o carro e vi q o codigo era o 13, desliguei e a sonda e religuei o carro o cod. continuava 13, agora so falta testar com o multiimetro pra tirar a duvida certo? Ja que na ausencia da sonda não acendeu nenhum outro codigo....?

Fabil
17/12/2005, 07:07
exatamente

tmrsled
17/12/2005, 09:52
Fabil, consegui o multimetro...mas tem um problema num sei como se usa...huahahuahuhauhauhua, o meu é um desses ai...se naum for encher mto mais o saco vc poderia dizer como uso?? abraço....
ha ta ai no link :http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-37452332-multimetro-digital-dt-830b-multiteste-teste-medidor-testador-_JM, la na foto 2 tem ele direitinho... :D

Fabil
17/12/2005, 20:54
coloca o botao redondo na escala de VCC .20 ou .200, pega a ponta de prova vermelha e liga no fio da sonda, pega a ponta preta e liga na lata. ligue o motor e observe a leitura no display

T+

tmrsled
18/12/2005, 16:27
Fabil, aê testei a sonda e ela tava morta...ehhehe ja troquei o carro voltou ao normal, a sonda nova é uma da delphi, custou 80 reais, oq deu mais trabalho foi tirar a sonda velha, acho q era original...so saiu na base do calor, teve q soldar uma porca em cima da original pra poder sair...mas agora ja ta tudo bem,,,valeu pela aula d multimetro...abraço.

Garfield
22/12/2008, 19:05
Engraçado, fui verificar por curiosidade o conector perto do corta fogo e notei que o meu realmente tem 6 polos, mas os fios só tem 5 apenas, isso eh normal? :pensativo: