PDA

Ver Versão Completa : bloqueio de roda

thiago pupo fonseca
17/03/2009, 13:11
ola pessoal , estava pensando , nao sei se estou certo ou nao , mais se o veiculo esta atolado , ai voce bloqueia a roda completamente , nao vai ser pior , ja q o carro alem de sair do atoleiro tem que levar uma roda arrastada? o ideal nao seria se a roda girasse menos , mais nao chegasse a travar, apenas para transferir a tracao , pois li em varios topicos , o pessoal querendo travar a roda , qual a melhor opcao , travar a roda ou apenas parcial?

Matheus MG
17/03/2009, 13:23
na minha opinião tem q ser parcial mesmo

rafaelcardoso
17/03/2009, 13:25
Amigo a melhor opção é bloquear mesmo, imagine a situação em que você tem uma roda em uma rocha ou em um atoleiro e a outra roda no ar, a atuação do diferencial é transferir a tração para a roda que está no ar, se você tem a opção de bloquear a roda que está no ar (totalmente) a tração será transferida para a roda que está em contato com o solo, com grandes chances de tirar a gaiola daquela situação...

Então, o melhor é bloquear mesmo, 100%...

O ideal seria bloquear o diferencial todo (duas rodas) fazendo com que as duas girassem sempre em algumas situacões isto é necessário... mas em gaiolas o mais usado é um dispositivo de freio traseiro seletivo, onde você escolhe a roda que deve ser bloqueada por alavancas, tenho fotos deste dispositivo na nossa gaiola se quiser ver... é como o "select traction" dos Gurgel...

ola pessoal , estava pensando , nao sei se estou certo ou nao , mais se o veiculo esta atolado , ai voce bloqueia a roda completamente , nao vai ser pior , ja q o carro alem de sair do atoleiro tem que levar uma roda arrastada? o ideal nao seria se a roda girasse menos , mais nao chegasse a travar, apenas para transferir a tracao , pois li em varios topicos , o pessoal querendo travar a roda , qual a melhor opcao , travar a roda ou apenas parcial?

bajeiro do sul
18/03/2009, 16:00
Tiago

O melhor nesta situação é realmente então bloquear 100%, ou seja, as duas rodas vão dar tração ao mesmo tempo, o diferencial não vai ter atuação (uma roda andar mais que a outra), e sem nenhuma roda bloqueada por freio, que isto fara realmente levar uma roda adiante meia freiada.
tenho meu baja com as planetarias soldadas, 100% bloqueada, no barro as duas rodas sempre na mesma velocidade, empurrando sempre, dificel ficar em algum lugar. Bloqueia e pisa fundo

um abraço

Eduardo

cRiPpLe_rOoStEr
18/03/2009, 17:12
tenho meu baja com as planetarias soldadas, 100% bloqueada, no barro as duas rodas sempre na mesma velocidade, empurrando sempre, dificel ficar em algum lugar. Bloqueia e pisa fundo

ando interessado em comprar uma kombi, e não descarto a possibilidade de bloquear o diferencial... a minha preocupação é que eu tb usaria ela no asfalto... será que fica perigoso para fazer curvas a até 80 km/h? se for, vou acabar partindo para o selectraction...

rafaelcardoso
18/03/2009, 17:24
Mas bloqueado 100% do tempo não fica ruim para andar em local pavimentado, dado que ele arrasta uma das rodas nas curvas?

Tiago

O melhor nesta situação é realmente então bloquear 100%, ou seja, as duas rodas vão dar tração ao mesmo tempo, o diferencial não vai ter atuação (uma roda andar mais que a outra), e sem nenhuma roda bloqueada por freio, que isto fara realmente levar uma roda adiante meia freiada.

um abraço

Eduardo

bajeiro do sul
19/03/2009, 08:40
Rafael
Claro que dificulta um pouco as manobras no asfalto, mas nada que impossibilite de andar em qualquer terreno, ou em qualquer situação. O ganho em performance no barro , areia e erosões é muito grande em relação ao original, pois as duas rodas estão sempre com tração total. Como uso meu baja para trilhas, e o uso no asfalto somente para deslocamentos ou para levar o carro na oficina (quase sempre), compensa para mim deixar bloqueado

um abraço

eduardo

Mas bloqueado 100% do tempo não fica ruim para andar em local pavimentado, dado que ele arrasta uma das rodas nas curvas?

Matheus MG
19/03/2009, 11:59
ow galera andei pensando aqui
pode até ser q nao da certo mas quem sabe nao fica bom
o seguinte : fusca baja ou gaiola é pra trilha e nao pra asfalto entao solde as planetárias da caixa pra fica bom na ''trilha'' e ponha freio de mao seletivo e quando vc estiver no alfalto e for virar puche parcialmente a lado q vc está virando assim essa roda vai rodar um poco mais devagar

oq acharam da ideia ?

fag.online
20/03/2009, 09:35
Matheus, não conheço mto de mecânica, mais pensa "acá" comigo.
Se vc soldar as planetárias é pra ficar 100% full. Pra trilhas pesadas quando uma roda está no ar ou em uma posição menos resistente que a outra roda, rodar as duas juntos.
Como você quer colocar um freio seletivo se as 2 estão rodando 100%. Se você freiar uma, freia a outora automaticamente.
A menos que eu esteja errado, mais foi isso que pensei.
Pq não colocar bloqueio de 75% como eu fiz?
abracos

cRiPpLe_rOoStEr
20/03/2009, 21:39
ow galera andei pensando aqui
pode até ser q nao da certo mas quem sabe nao fica bom
o seguinte : fusca baja ou gaiola é pra trilha e nao pra asfalto entao solde as planetárias da caixa pra fica bom na ''trilha'' e ponha freio de mao seletivo e quando vc estiver no alfalto e for virar puche parcialmente a lado q vc está virando assim essa roda vai rodar um poco mais devagar

oq acharam da ideia ?

se fizer isso vai dar merda... vai frear as duas rodas, mas um tambor de freio vai acabar sofrendo um esforço desnecessário e acabar provocando uma quebra de ponta de eixo...

ZCC
20/03/2009, 23:47
Pela minha experiência com modelos, eu diria que travar a roda em falso é melhor até mesmo que bloquear e deixar as 2 girando juntas

quando se bloqueia a roda de um lado, o torque na outra roda simplesmente dobra... se as duas giram ao mesmo tempo, o torque ainda é dividido

Essa é a conclusão que cheguei

thiago pupo fonseca
21/03/2009, 21:55
eu tambem sou da opiniao de nao bloquear totalmente tambem , se existisse algum sistema de bloqueio acionavel seria muito bom , quando precisasse ultilizava o diferencial 100 porcento e quando nao deixava trabalhar normal

rafaelcardoso
24/03/2009, 22:50
Bloqueio "acionável" 100% é o canal mesmo, como os da Ensimec para dana 44, não sei se é possível, quer dizer, não sei se é viável, porque possível deve ser sim! Vou solicitar a ajuda do Bill e do Marcel da Minas 4x4 pra ver se eles viram algo parecido!

eu tambem sou da opiniao de nao bloquear totalmente tambem , se existisse algum sistema de bloqueio acionavel seria muito bom , quando precisasse ultilizava o diferencial 100 porcento e quando nao deixava trabalhar normal

cRiPpLe_rOoStEr
24/03/2009, 23:02
Bloqueio "acionável" 100% é o canal mesmo, como os da Ensimec para dana 44, não sei se é possível, quer dizer, não sei se é viável, porque possível deve ser sim! Vou solicitar a ajuda do Bill e do Marcel da Minas 4x4 pra ver se eles viram algo parecido!

teve uma época que a kombi (ainda era o modelo split-window) chegou a ser oferecida com blocante de diferencial como opcional...

roxgp
25/03/2009, 00:48
Vi uma reportagem da dana diferenciais que progetou um p/ o rali dos sertões, bom nao sei tambem mas tenta entra em contacto com eles e ver alguma informação.
O eixo deles garantiu a vitoria da gm e nao quebrou hehe..:pipoca:

equipeminas4x4
25/03/2009, 12:23
não sou expert em gaiolas, mas de bloqueio eu entendo um pouco. Eu uso na minha Explorer de uso diário, assim como usava anteriormente no meu samurai, bloqueio do tipo Full Lock, ou seja, ele anda 100% bloqueado, porém em algumas situações, como manobras em terreno firme ele tem um sistema q faz a compensação permitindo que 1 roda gire mais q a outra.
Existem algumas opções nacionais principalmente para Dana44, como o Full-lock da ENSIMEC e o Kaiser. Dos importados o mais usado principalmente em Suzukis é o Lock Right e o Detroit locker, q apesar de terem diferenças o princípio básico aplicado é o mesmo.
Além dos 100% full-lock, existem tb os 100% selecionáveis, que permite vc optar por 100% bloqueado ou diferencial aberto, como o AIR LOCK e o nacional macrotorque por acionamento de cabo, contudo com preço bem maior q os demais.
Se eu tivesse uma gaiola com uso 100% off-road e não encontrasse 1 bloqueio 100% full-lock, q é esse q compensa em algumas situações, eu soldaria as planetárias e boa.
Esse papo q em curva é perigoso, não é bem assim. Basta se acostumar com o novo comportamento do veículo em todas as situações.

Espero ter ajudado.

[]´s

billj
25/03/2009, 16:34
Isso que o Marcel falou...........

Abraços,

Bill

bajeiro do sul
04/05/2009, 22:43
não sou expert em gaiolas, mas de bloqueio eu entendo um pouco. Eu uso na minha Explorer de uso diário, assim como usava anteriormente no meu samurai, bloqueio do tipo Full Lock, ou seja, ele anda 100% bloqueado, porém em algumas situações, como manobras em terreno firme ele tem um sistema q faz a compensação permitindo que 1 roda gire mais q a outra.
Existem algumas opções nacionais principalmente para Dana44, como o Full-lock da ENSIMEC e o Kaiser. Dos importados o mais usado principalmente em Suzukis é o Lock Right e o Detroit locker, q apesar de terem diferenças o princípio básico aplicado é o mesmo.
Além dos 100% full-lock, existem tb os 100% selecionáveis, que permite vc optar por 100% bloqueado ou diferencial aberto, como o AIR LOCK e o nacional macrotorque por acionamento de cabo, contudo com preço bem maior q os demais.
Se eu tivesse uma gaiola com uso 100% off-road e não encontrasse 1 bloqueio 100% full-lock, q é esse q compensa em algumas situações, eu soldaria as planetárias e boa.
Esse papo q em curva é perigoso, não é bem assim. Basta se acostumar com o novo comportamento do veículo em todas as situações.

Espero ter ajudado.

[]´s
Caro Marcel
O diferencial que vc usa é o sonho de todo gaioleiro ou fuqueiro, ou ainda bajeiro como eu. bloqueio 100% mas no caso de manobras libera o sistema. o que acontece é que para mecanica de vw não existem estes ótimos sistemas de bloqueio, muito usados em veiculos de maior porte. sobra para nós bloquearmos 100% soldando as planetarias

um abraço

Ninja4x2
04/05/2009, 23:07
a gaiola overkill usa um auto blocante

YouTube - www.no12.com.br Gaiola Cross

equipeminas4x4
05/05/2009, 10:16
Caro Marcel
O diferencial que vc usa é o sonho de todo gaioleiro ou fuqueiro, ou ainda bajeiro como eu. bloqueio 100% mas no caso de manobras libera o sistema. o que acontece é que para mecanica de vw não existem estes ótimos sistemas de bloqueio, muito usados em veiculos de maior porte. sobra para nós bloquearmos 100% soldando as planetarias

um abraço
:concordo::concordo::palmas::palmas:ótima solução pra quem quer melhorar o desempenho off-road, mas assim como no caso dos 4x4 tem gente que não gosta de usar nem o full-lock por causa dos estalos q faz qd manobra. Paciência, sendo 4x2 ou 4x4 uns vão optar pelo desempenho e outros continuarão indo pro shopping a passeio.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]´s

bajeiro do sul
05/05/2009, 15:19
:concordo::concordo::palmas::palmas:ótima solução pra quem quer melhorar o desempenho off-road, mas assim como no caso dos 4x4 tem gente que não gosta de usar nem o full-lock por causa dos estalos q faz qd manobra. Paciência, sendo 4x2 ou 4x4 uns vão optar pelo desempenho e outros continuarão indo pro shopping a passeio.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]´s
É isso ai Marcel, no meu caso soldo e vou ser feliz. Quanto ao Schoping, eu odeio, nao sei nem escrever direito

um abraço

eduardo

tjmthiago
17/08/2010, 17:38
É isso ai Marcel, no meu caso soldo e vou ser feliz. Quanto ao Schoping, eu odeio, nao sei nem escrever direito

um abraço

eduardo

Amigo vc teria fotos da solca feita pra bloquear 100% pois aq onde morro parece que eu falo grego com os MEXANICO (mecanico rsrs) os caras não sabem de bloqueio rsrs. :parede:

Franco Fileppo
17/08/2010, 21:48

tem esse que o fabricante diz ser engatavel por alavanca dentro do veiculo,ja postei sobre ele mas ninguem comentou nada,e ai vai de novo a pergunta:será que presta?alquem já viu?porque nao compramos um numa vaquinha e copiamos pra todo mundo aki do forum?ou umas fotos dele desmontado?

só uma coisa:é pra kombi e gol a ar(homocineticas)!

BLOQUEIO EMV-100
http://www.gaiolama.com/

bajeiro do sul
18/08/2010, 09:39
Amigo vc teria fotos da solca feita pra bloquear 100% pois aq onde morro parece que eu falo grego com os MEXANICO (mecanico rsrs) os caras não sabem de bloqueio rsrs. :parede:
Amigo
Não tenho fotos agora, pois o sistema esta montado e não tirei nenhuma, mas é simples, soldar as planetárias entre si e contra a carcaça do diferencial, usando eletrodo 48 ou similar, vale ate colocar pedaços de aço junto da solda pra aumentar o "bolo" de solda sem usar somente os eletrodos. O sistema perde o diferencial as rodas traseira vão tracionar sempre iguais, independente de curva. Tudo muito simples e duravel

abraços

tjmthiago
18/08/2010, 11:31
Amigo
Não tenho fotos agora, pois o sistema esta montado e não tirei nenhuma, mas é simples, soldar as planetárias entre si e contra a carcaça do diferencial, usando eletrodo 48 ou similar, vale ate colocar pedaços de aço junto da solda pra aumentar o "bolo" de solda sem usar somente os eletrodos. O sistema perde o diferencial as rodas traseira vão tracionar sempre iguais, independente de curva. Tudo muito simples e duravel

abraços

Bajeiro da uma olhada nesta foto é assim que tem que ficar a solda?
eu soldo as planetarias tudo num bolo só e soldo com a caixa das planetarias tudo no bolo?:dance:
240144

bajeiro do sul
18/08/2010, 13:01
Bajeiro da uma olhada nesta foto é assim que tem que ficar a solda?
eu soldo as planetarias tudo num bolo só e soldo com a caixa das planetarias tudo no bolo?:dance:
240144
É isso ai amigo. Estranho qualquer mexanico saberia te dizer isto, é um tema relativamente simples, mas a idéia e esta mesmo
abraços

tjmthiago
18/08/2010, 13:17
acho que é a má vontade mesmo de fazer!!!
consegui uma maquina de solda eletrica aq e vou começar meu projeto logo mais vou postar aq pra galera ver.
Abraço vlw

Costella
18/08/2010, 19:02
Tenho na minha gaiola freios seletivos e bloqueio da caxa satelite, bloqueio é muito melhor pq vc não precisa parar para acionar é só pisar q ela sai msm.

bajeiro do sul
19/08/2010, 08:41
Tenho na minha gaiola freios seletivos e bloqueio da caxa satelite, bloqueio é muito melhor pq vc não precisa parar para acionar é só pisar q ela sai msm.
Costella

Foi realmente o que pensei quando fui bloquear, pensei no freio seletivo, mas teria de fica acionando o freio da roda que estivesse girando solta, e quando vc ta no pau numa travessia longa vc nem tem tempo de pensar em ficar freiando alguma roda, no caso do bloqueado é so pisar e pilotar.
abraços

marcelo cenora
19/08/2010, 11:28
o problema do bloqueio é no alfalto principalmente em curvas fechadas e baixa velocidade, dá até dó. já pra pilotar na terra é o bicho, pra fazer curva de lado..

a melhor solução é o 75% com freio seletivo. pois com certeza vai ter hora que a roda vai sai do ar e o engate 75% vai transferir pouca força pra roda que está no buraco, diferente se for no terreno plano com as duas rodas calçãdas no chão.. ae é 100% direto

então no caso de perder tração pra roda mais livre é só acionar no manual..

http://www.dansperformanceparts.com/buggy/tcbh/dpp%20us2000x.jpg

minha caixa tá com diferencial normal 50/50 e com bloqueio via cabo de aço, já esses hidráulicos estão na minha lista de desejos rssss..

leonardocanale
20/08/2010, 17:39
o problema do bloqueio é no alfalto principalmente em curvas fechadas e baixa velocidade, dá até dó. já pra pilotar na terra é o bicho, pra fazer curva de lado..

a melhor solução é o 75% com freio seletivo. pois com certeza vai ter hora que a roda vai sai do ar e o engate 75% vai transferir pouca força pra roda que está no buraco, diferente se for no terreno plano com as duas rodas calçãdas no chão.. ae é 100% direto

então no caso de perder tração pra roda mais livre é só acionar no manual..

http://www.dansperformanceparts.com/buggy/tcbh/dpp%20us2000x.jpg

minha caixa tá com diferencial normal 50/50 e com bloqueio via cabo de aço, já esses hidráulicos estão na minha lista de desejos rssss..

na minha tenhu 2 cilindros de feio de fusca,onde seria a entrada de fluido fiz rosca e coloquei o cano de freio e a saida saida fica normal como do fusca...,mt bom ...