PDA

Ver Versão Completa : Troca do líquido de arrefecimento

Otávio Vieira
16/03/2009, 23:53
Olá, pessoas!

Com o objetivo de cuidar bem da Cheroka (Sport 98') estou querendo trocar o líquido de arrefecimento.

Já comprei o líquido e ia seguir as instruções do Manual para realizar a troca, porém, algumas pessoas desaconselharam a fazê-lo!

O motivo apresentado é de que, com o tempo cria-se uma crosta nas paredes internas do radiador e do circuito. Para fazer a troca, isto poderia provocar o descolamento desta crosta e aparecerem vazamentos por causa das paredes já finas neste pontos...

Alguém tem alguma experiência com a troca do líquido de arrefecimento? Experiência boa ou ruim?

O que vocês acham?

Forte abraço,

raven
17/03/2009, 08:46
Gastei um dinheiro de pinga numa casa de radiadores para trocar o líquido e fazer a limpeza do sistema. Se você nunca fez e está com dúvidas leva o carro numa empresa especializada.
A crosta que cria deve ser o ferrugem nas galerias do sistema. Mas só cria se o aditivo perdeu suas propriedades .

Abs

cao
17/03/2009, 12:01
Olá, pessoas!

Com o objetivo de cuidar bem da Cheroka (Sport 98') estou querendo trocar o líquido de arrefecimento.

Já comprei o líquido e ia seguir as instruções do Manual para realizar a troca, porém, algumas pessoas desaconselharam a fazê-lo!

O motivo apresentado é de que, com o tempo cria-se uma crosta nas paredes internas do radiador e do circuito. Para fazer a troca, isto poderia provocar o descolamento desta crosta e aparecerem vazamentos por causa das paredes já finas neste pontos...

Alguém tem alguma experiência com a troca do líquido de arrefecimento? Experiência boa ou ruim?

O que vocês acham?

Forte abraço,

Otávio Vieira,

Tudo isto depende da maneira que esta sendo administrada a manutencao do carro, ou como foi administrada!!!!:mrgreen:

Eu particularmente troquei o liquido da minha apos 6 meses da aquisicao, e realmente comeca a aparecer problemas... na valvula termostatica, nas mangueiras... e poderia ate ter ocorrerido na bomba e no radiador... mas isto nao aconteceu no meu caso....:dance:

Tudo isto eh uma questao de sorte e tambem de necessidade....

abs

Rones Jr
17/03/2009, 12:11
Otávio Vieira,

Tudo isto depende da maneira que esta sendo administrada a manutencao do carro, ou como foi administrada!!!!:mrgreen:

Eu particularmente troquei o liquido da minha apos 6 meses da aquisicao, e realmente comeca a aparecer problemas... na valvula termostatica, nas mangueiras... e poderia ate ter ocorrerido na bomba e no radiador... mas isto nao aconteceu no meu caso....:dance:

Tudo isto eh uma questao de sorte e tambem de necessidade....

abs

Por isso entendo importante revisar/trocar certas coisas qd se compra um usado. Fluídos e freios em geral são essenciais e não muito caros para troca. O prejuízo causado por eles não vale o risco de dormir sem saber como estão...

oda
17/03/2009, 13:40
nada que uma varetada nao resolva, nao eh?

num outro thread vc comentou que tinha vazamentos, ja arrumou? se vc levar numa casa de radiadores ele tiram o radiador, arrumam esses vazamentos, varetam e depois colocam a mistura certa.

Epa
17/03/2009, 14:20
Olá, pessoas!

O que vocês acham?

Forte abraço,

Eu penso que a manutenção deve sempre ser feita. Se está na hora de trocar o líquido de arrefecimento do motor, tem que trocar. Se depois começar a dar problemas em outras partes ligadas a isso, acredito que de qualquer maneira estas outras partes já estavam começando a ter problemas . Então meu caro, se você está no inferno, abraça o capeta. Troca o líquido porque senão as coisas pioram.

Leve em uma oficina especializada, que a dor de cabeça é menor. Agora, se for fazer em casa, lembre-se de retirar e limpar também o reservatório. Eu costumava usar detergente neutro e arroz. Tapava as saídas e chacoalhava bem forte. Depois de um tempinho, ficava branquinho novamente :). Então metia mangueira para tirar todo o sabão e montava tudo de volta.:concordo:

Sombra
17/03/2009, 15:43
Otávio,

Troca e manda varetar, verificar as borrachas de vedação, a tampa e a caixa lateral do radiador (lado esquerdo de quem olha o carro pela frente) - o plástico dessa caixa resseca com o tempo/temperatura e trinca, gerando vazamentos.

Faça direitinho e rode tranquilo - seja na rua ou na pior estrada que você encontrar... :concordo: Em São Paulo com o trânsito e os buracos não tem tanta diferença entre uma e outra... hehehehe...

Abraços a todos,

Otávio Vieira
18/03/2009, 07:06
Pessoas, obrigado pelas respostas!

Concordo com vocês, vou fazer a troca, sim. E, como foi citado, se tiver que aparecer algum 'furo' é porque a peça já estava na hora de trocar.

É sempre melhor deixar a viatura pronta para qualquer coisa.

Eu havia pensado em fazer este serviço em casa, mesmo, seguindo o manual, mas essa primeira vez, vou levar em um lugar especializado...

Se alguém tiver alguma dica de lugar na região de Pirituba e arredores, eu agradeço.

Forte abraço a todos!

Depois eu conto o que aconteceu... :-D

Otávio Vieira
18/03/2009, 07:08
nada que uma varetada nao resolva, nao eh?

num outro thread vc comentou que tinha vazamentos, ja arrumou? se vc levar numa casa de radiadores ele tiram o radiador, arrumam esses vazamentos, varetam e depois colocam a mistura certa.

Olá, Oda!

Arrumei sim. E já coloquei em prova: trânsito de São Paulo, Nove de Julho, calor, ar condicionado ligado... e a temperatura se manteve sem grandes alterações. :palmas:

[]´s

zé dedão
18/03/2009, 18:04
O proposito de troca de aditivo.
Sei que é uma pergunta idiota, mas a proporção de aditivo é 50/50, portanto seria 5 litros de aditivo mesmo?
Me desculpem a pergunta imbecil :oops:, mas confirmar não custa nada.
Desde já grato.

raven
19/03/2009, 09:53
Zé na minha eu coloquei 5 litros. mas o sistema comporta 11 litros e pouco.

zé dedão
19/03/2009, 11:46
Zé na minha eu coloquei 5 litros. mas o sistema comporta 11 litros e pouco.

Vou manter 5lt então.
Abraços.