PDA

Ver Versão Completa : Ar condicionado para defender

Paulo Victorino
16/03/2009, 15:10
Boa tarde a todos.

Onde posso comprar o ar condicionado trazeiro para defender 110?

Obrigado

marcio pajero
16/03/2009, 20:13
comprei em uma casa de ar condicionados para autos uma caixa evaporadora universal que foi instalada na parte superior junto a porta trazeira no lado do motorista. Retirado o forro do teto foi instalado uma barra de aço chata fixada nos 2 lados na união do teto com a lateral. nesta barra é fixado a caixa do ar condicionado. apos determinado o local exato da instalação é feito o recorte no forro. O chicote eletrico vem pelo teto descendo pelo acabamento da coluna do parabrisas e instalei o comando no painel. A mangueira do gas vai por baixo do carro e é fixada na parte de cima do chassis para proteger de pedras. O furo para a mangueira deve ser no paralamas trazeiro junto as lanternas e esta foi passada por traz das mascaras de plastico dos vidrinhos trazeiros, junto com a mangueira do dreno. Nota 10

Lin
17/03/2009, 01:19
Ola!
Marcio

Teria as fotos ?
estou em busca de um evaporador similar p/ ar duplo do 110,
mas já contatei com inumeros de oficinas,
nenhum se interessou de fazer adaptação,
alegam muito trabalhoso.

Abraços

Lin
Defender 110 / 90

comprei em uma casa de ar condicionados para autos uma caixa evaporadora universal que foi instalada na parte superior junto a porta trazeira no lado do motorista. Retirado o forro do teto foi instalado uma barra de aço chata fixada nos 2 lados na união do teto com a lateral. nesta barra é fixado a caixa do ar condicionado. apos determinado o local exato da instalação é feito o recorte no forro. O chicote eletrico vem pelo teto descendo pelo acabamento da coluna do parabrisas e instalei o comando no painel. A mangueira do gas vai por baixo do carro e é fixada na parte de cima do chassis para proteger de pedras. O furo para a mangueira deve ser no paralamas trazeiro junto as lanternas e esta foi passada por traz das mascaras de plastico dos vidrinhos trazeiros, junto com a mangueira do dreno. Nota 10

Paulo Victorino
17/03/2009, 09:52
Muito obrigado pela informação.
Como nosso amigo falou, sera que poderia postar fotos!!
Onde fica a oficina que instalou?
Agradeço desde ja.

marcio pajero
17/03/2009, 16:40
Amigos, não tenho fotografado não. Estou viajando e chego a Bhz este fim de semana, tentarei fazer algumas imagens e colocar as fotos no forum. Quanto a dificuldade de se colocar o 2º ar é praticamente nenhuma. Já instalei em 2 defender 110 e tenho varios conhecidos que fizeram esta adaptação. Marcio

Bispo - land defender-98
20/03/2009, 22:12
Olá...
Eu usei uma cx da H100, para instalar um ar na parte trazeira da viatura...
Ela está fixada no teto, com saida e entrada de conxões, pelas laterais.
O compressor talves não aguente, seria bom consultar um tecnico, para saber
se ele aguenta a compressão do sistema. de resto é fazer uns acabamentosinhos,
laterais e fazer uma instalação para controle dianteiro

marcio pajero
31/03/2009, 14:46
Amigos, não tenho fotografado não. Estou viajando e chego a Bhz este fim de semana, tentarei fazer algumas imagens e colocar as fotos no forum. Quanto a dificuldade de se colocar o 2º ar é praticamente nenhuma. Já instalei em 2 defender 110 e tenho varios conhecidos que fizeram esta adaptação. Marcio
Amigos, o assunto não esta esquecido não. Tornei a viajar e não pude fotografar para voces. Marcio

marcio pajero
21/04/2009, 19:16
Amigos, o assunto não esta esquecido não. Tornei a viajar e não pude fotografar para voces. Marcio
Amigos, anexo imagens do ar trazeiro em uma defender 110. Desculpem a demora. Qualquer duvida estou as ordens para exclarecer. Marcio

marcio pajero
21/04/2009, 19:22
Legendas das fotos anteriores
Foto 1 interruptor do ar trazeiro com 3 velocidades
Foto 2 ar trazeiro instalado
Foto 3 derivação do compressor para a caixa evaporadora trazeira
Foto 4 local po onde passam as mangueiras do gas e do dreno
Foto 5 detalhes do dreno e da fiação que vem escondida pelo acabamento do teto

educme
22/04/2009, 12:14
pessoal este modelo que estou procurando, este ar é de uma land do Rio de janeiro, se alguem souber onde consigo esta caixa favor mandar endereço.

marcio pajero
22/04/2009, 15:39
educmq esta caixa se parece com as que vinham nas defender 2004 e 2005 original de fabrica ao preço de $7.000,00 na epoca. Marcio

educme
22/04/2009, 17:19
educmq esta caixa se parece com as que vinham nas defender 2004 e 2005 original de fabrica ao preço de $7.000,00 na epoca. Marcio

Márcio segundo o dono desta land ele pos em fortaleza ao preço de R$ 2.900,00 como fica este seu sistema ele gela bem? acho que vou partir para esta caixa.
abraço

edu

marcio pajero
22/04/2009, 18:41
educme, esta caixa gela muito bem. Ja viajei para locais muito quente com 4 ou 5 passageiros e ela melhora consideravelmente o conforto termico. A unica adaptação feita é a extenção da mangueira para a caixa trazeira, o complemento da carga de gas e a instalação eletrica. A mangueira é passada sobre o chassis e travessas para ficar protegida de pedras e obstaculos. O pessoal de Fortaleza tem uma grande experiencia em adaptações de ar condicionado pois fazem muito estes serviços por la e em varios tipos de veiculos. Marcio

Ferdinando Jr
20/09/2009, 21:02
Amigos, anexo imagens do ar trazeiro em uma defender 110. Desculpem a demora. Qualquer duvida estou as ordens para exclarecer. Marcio
boa noite Marcio , gostaria de saber quem pode me instalar esse ar e + ou - o custo . obrigado.

marcio pajero
27/09/2009, 08:15
ferdinando, instalei este ar a 7 anos atraz em 2002. Na epoca custou R$1500,00. Acredito que hoje não fique muito mais caro que isto pois a caixa evaporedora é universal e o maior custo alem disto são as mangueiras e a nova carga de ar que ´tem um volume quase o dobro da original. Acho que qualquer instalador de ar pode fazer este serviço. Marcio

rafaelfernandez
27/09/2009, 11:57
ferdinando, instalei este ar a 7 anos atraz em 2002. Na epoca custou R$1500,00. Acredito que hoje não fique muito mais caro que isto pois a caixa evaporedora é universal e o maior custo alem disto são as mangueiras e a nova carga de ar que ´tem um volume quase o dobro da original. Acho que qualquer instalador de ar pode fazer este serviço. Marcio

Se voce ja tiver um compressor na land, a caixa vai ficar mais ou menos nesse valor. Quanto a gelar bem, posso dizer que foi a grana mais bem gasta na minha Defender até hoje. O ar agora GELA de verdade. Alem de gelar mais, gela mais rapido tambem.
Como ja foi falado, qualquer empresa competente que trabalhe com A/C consegue fazer essa instalação. Lembrando que a caixa traseira precisa de um suporte de ferro que fica por baixo do forro para dar sustento a mesma.

[]´s
Rafael

LFB
04/10/2009, 14:00
Pessoal,

A foto do post 10 é com certeza original. Tenho visto algumas 110 e nas black, o ar traseiro é de série.
Várias peças saem bem mais em conta se importadas (ainda não importei nada pois ainda não encontrei a 110 como quero). Será que seria muito difícil importar esta caixa evaporadora também? Alguem sabe os códigos das peças.
Pergunto pois um dos fatores que me faz procurar uma black é esse ar traseiro. Se der para importar, se isso não for uma particularidade das lands brasileiras, parto para uma CSW e depois importo e instalo.
Agradeço a ajuda.
Abraços,
Leandro

cerbero
12/11/2009, 00:45
Boa noite,

Amigo, tenho uma caixa de ar condicionado que tirei quando vendí a minha Defender 110, está em perfeito estado, é em fibra de vidro, veio no meu carro qdo o antigo dono comprou em Fortaleza. Agora está ocupando um espaço danado no meu apartamento. Caso ainda queira uma caixa de ar condicionado, podemos negociar, ligue (91) 82443838 Alonso.:dance:

Loras
12/11/2009, 01:56
Amigo,

Tenho interesse na caixa evaporadora, se for traseira.

Te enviei MP.

Aguardo contato.

Abraço,

Miecz
12/11/2009, 13:44
Amigos, sei que o assunto não é bem este, mas alguém saberia me indicar o código ou especificação da válvula expansora do ar condicionado - Defender 110 - 2003 ?
Obrigado.

rafaelfernandez
12/11/2009, 22:33
Amigos, sei que o assunto não é bem este, mas alguém saberia me indicar o código ou especificação da válvula expansora do ar condicionado - Defender 110 - 2003 ?
Obrigado.

Teu ar é original!? Ou foi adaptado!?

[]´s
Rafael

Miecz
13/11/2009, 10:02
Olá, Rafael.
Não sei dizer.
Estou com a Land há 3 meses, e já comprei com o ar (e não estou conseguindo contato com o vendedor para perguntar).
Pelo que parece, é original.
Coloquei uma foto em anexo que talvez te ajude a tirar uma conclusão.
Um gande abraço.

rafaelfernandez
13/11/2009, 18:55
Cesar,

Pela foto parece ser original.
Tu conheces alguma empresa que trabalhe com Ar condicionado ai em Curitiba que seja de confiança? Acredito que uma boa oficina consiga essa valvula.
Estou tentando achar os manuais de serviço para baixar, pois o meu antigo hd pifou e acabei perdendo os que tinha. Quando eu achar, vou ver se consta la essa valvula.

[]´s
Rafael

Miecz
16/11/2009, 10:04
Obrigado, Rafael.
Abçs

hmoq
31/08/2011, 14:31
educme,
Conseguiu encontrar a caixa evaporadora original?
Estou a procura...
Henrique

pessoal este modelo que estou procurando, este ar é de uma land do Rio de janeiro, se alguem souber onde consigo esta caixa favor mandar endereço.

Xavier4x4
19/09/2011, 11:40
Amigo, tambem estou a procura da caixa original do ar condicionado, algem pode ajudar?

nfigueiredo
20/09/2011, 07:38
Oi Pessoal vai uma duvida. Eu instalei há uns 3 meses o ar condicionado traseiro com uma caixa universal como boa parte do pessoal aqui já fez. Na época eu perguntei ao tecnico se o compressor daria conta de 2 ar condicionados uma vez que iria dobrar a demanda, ele me disse que aguentava sim sem problema. Bom 3 meses depois meu compressor deu pau, o tecnico me disse que provavelmente ele estava velho e não aguentou a sobrecarga (meu carro é uma 110 ano 1999). A questão é vou comprar outro compressor (condensador tb.) mas será que ele aguenta ou vai levar mais uns meses e dar pau novamente? Alguem ja teve este problema? Abraços a todos... Ah em tempo aproveito para perguntar se alguem conhece qual o condensador genérico para a 110?

Xavier4x4
20/09/2011, 08:41
Amigos será que eu consigo encontrar um painel novo e um ar condicionado novo para a 110 2001?

nfigueiredo
20/09/2011, 12:37
Oi vai uma informação que pode interessar. Andei fazendo cotação de preço p/ o compressor da Defender (110 ano 1999), ele é o mesmo usado no caminhão Volvo (só muda de 24V no volvo p/ 12 V no defender) que é o SENDEN 7H15, 12 Volt, saida de tubos traseira, parafuso passante e com a polia 4pk (a polia dificilmente vc vai encontrar igual, dai tem que usar a sua original). O melhor preço é numa revenda indicada pela propria distribuidora da Senden no Brasil que é a Distak ar condicionado automotivo LTDA. fone (19) 3406-3544 ou ..: Distak :.. - o preço que me deram lá foi R$ 670,00 (nos outros lugares o mais barato foi R$870,00), devo comprar amanhã e se receber tudo direitinho e funcionar legal eu aviso aqui. Abraços a todos

Xavier4x4
20/09/2011, 19:14
Ta certo meu amigo, ficamos no aguardo.
E quanto a caixa que vai presa por baixo do painel, voce conseguiu em algum lugar?
Um abraço

Oi vai uma informação que pode interessar. Andei fazendo cotação de preço p/ o compressor da Defender (110 ano 1999), ele é o mesmo usado no caminhão Volvo (só muda de 24V no volvo p/ 12 V no defender) que é o SENDEN 7H15, 12 Volt, saida de tubos traseira, parafuso passante e com a polia 4pk (a polia dificilmente vc vai encontrar igual, dai tem que usar a sua original). O melhor preço é numa revenda indicada pela propria distribuidora da Senden no Brasil que é a Distak ar condicionado automotivo LTDA. fone (19) 3406-3544 ou ..: Distak :.. - o preço que me deram lá foi R$ 670,00 (nos outros lugares o mais barato foi R$870,00), devo comprar amanhã e se receber tudo direitinho e funcionar legal eu aviso aqui. Abraços a todos

Gianf
30/09/2011, 21:59
Xavier 4x4:

O kit que falas podes encontrar neste link: Land Rover Defender 90, 110, 130 Cooling Air Conditioning Kit Parts Available from RoversNorth.com (http://www.roversnorth.com/store/c-136-air-conditioning-kits.aspx)
Está por US$ 2.629,00, + frete + impostos.
TEnho o mesmo kit usado de uma 90 2001. Se tiveres interesse podemos conversar.

Gianf

Alexandre Souza
30/11/2011, 09:21
Bom dia!
Gostaria de aproveitar o tópico e perguntar o seguinte:
Alguem ja andou ou tem Defender com o ar condicionado não original instalado, daquele modelo que tem uma caixa pequena e que fica do lado do passageiro ? Estou com dificuldade em encontrar a caixa original (até encontrei mas o preço é muito alto) e queria saber se gela razoavelmente bem dentro do normal para Defender.

Abraços,

Sergio Mendes
30/11/2011, 11:12
Bom dia!
Gostaria de aproveitar o tópico e perguntar o seguinte:
Alguem ja andou ou tem Defender com o ar condicionado não original instalado, daquele modelo que tem uma caixa pequena e que fica do lado do passageiro ? Estou com dificuldade em encontrar a caixa original (até encontrei mas o preço é muito alto) e queria saber se gela razoavelmente bem dentro do normal para Defender.

Abraços,

Alexandre,

eu tive um 90 com esta caixa do lado do passageiro, eu não indico!
no caso do 90tinha que é pequeno ela gela muito bem, mas quem vai sentado no banco do passageiro vai reclamar bastante,
no meu caso, quando viajavamos no verão minha mulher levava uma manta para se cobrir e não congelar de frio, e olha que ela
adora ar condicionado, por mim ia de janela aberta tomando vento na cara, mas ela preferia ligar o ar e usar a manta! hehehe

hoje tenho um 110 e quando comprei não tinha ar, tive que instalar,
existe um kit que se não me engano é fabricado no paraná, tem 2 modelos, o ar que vai no painel(mais feio, mas mais funcional porque o ar e melhor distribuido) e o que vai em baixo do painel igual ao modelo original.
eu instalei o meu no Fraga, com tudo eu gastei 4 mil na ocasião, valeu a pena,
hj tô querendo colocar uma caixa na traseira tbm porque a criançada reclama de calor lá atrás.
entra em contato com o Fraga, ele te indica o fornecedor e quem sabe vc consegue comprar só a caixa por um preço bom.

valeus
abxx
Sergio-SP
Def 110-93

Mergulhador
06/12/2011, 16:51
Mandei hj colocar na refricentro. Saiu por 4500 td ( compressor adaptado , caixa evaporadora na frente e acabamento original do painel Em 4x

Por hora n coloquei 2 cobdensadoras pq meu carro n tem banco atras... Somente uma cama

Depois posto o resultado qund ficar pronto

Mergulhador
06/12/2011, 16:52
Mandei hj colocar na refricentro. Saiu por 4500 td ( compressor adaptado , caixa evaporadora na frente e acabamento original do painel Em 4x

Por hora n coloquei 2 cobdensadoras pq meu carro n tem banco atras... Somente uma cama

Depois posto o resultado qund ficar pronto

scadufax
01/03/2012, 22:42
Pessoal,
estou estudando em colocar uma caixa evaporadora na traseira da 110, a vtra já tem ar condicionado original, queria saber daqueles que possuem uma segunda caixa evaporadora se na adaptação foi instalado um segundo eletroventilador (ventilador do ar, na frente do radiador) e se sabem o tamanho (10 / 12 pol) ..

obrigado

rafaelfernandez
01/03/2012, 23:15
Carlos,

Sim, no meu caso mandei instalar um segundo eletro de 10" a frente de condensador. Melhora a capacidade de refrigeração do sistema.

[]´s
Rafael

gustavogr
02/03/2012, 09:21
Tenho uma 90 e estou pensando em colocar a evaporadora no Cubbox.
O ar gela saco tá muito fraco. Vou fazer uma revisão na próxima semana. Caso não melhore, devo fazer a adptação.

[ ]´s

Gustavo

fbarreto
05/03/2012, 09:25
Meus caros encomendei o kit para 110 na thecnoauto de Goiânia com frete 2.000,00 caixa de 45 000 btu chega esta semana posto quando instalar!!!

gustavogr
05/03/2012, 10:10
Bom dia!
Qual modelo vai colocar Fbarreto? Tem o part number dele?

[ ]´s

Gustavo

fbarreto
05/03/2012, 12:19
Olhe no site...
Peças para ar condicionado automotivo - TechnoAuto.com.br (http://www.technoauto.com.br/)
plano tem 02 modelos de 30.000 e de 45.000 como o meu nao tem gela saco...optei por 45.000

gustavogr
05/03/2012, 13:56
Vai fixar no teto, junto da porta traseira?

paje_tapuya
05/03/2012, 14:08
Olhe no site...
Peças para ar condicionado automotivo - TechnoAuto.com.br (http://www.technoauto.com.br/)
plano tem 02 modelos de 30.000 e de 45.000 como o meu nao tem gela saco...optei por 45.000

Em dezembro compramos um de 30 mil btus nessa loja, fomos muito bem atendidos, e o ar compensa cada centavo gasto. Foi instalado na traseira da defender 110 de minha namorada e trabalha em conjunto com o gela saco. Nunca chegamos a usar o termostato no máximo por gela muito a ponto de fazer frio quando nessa posição. Em janeiro viajamos por 23 dias saindo daqui do Rio para o RN e o fez toda diferença.

gustavogr
05/03/2012, 14:13
Boa tarde Paje!

Tem como enviar foto do novo ar?

[ ]´s

Gustavo

Alexandre Tietsche
05/03/2012, 15:52
Paje Tapuya e Fbarreto, muito me interessa a aquisição de vocês. To no Rio tb e minha land sequer tem ar, por hora nem estou usando ela devido ao calor infernal que tem feito aqui, soma-se a isso uma patroa grávida toda enjoada e ai já viu.

Eu já conhecia o site desta empresa. Queria saber se compraram o kit completo com eles incluindo o compressor e onde levaram pra instalar. Sou natural de SP e aqui no Rio por hora tenho a referência da Refricentro, o amigo do forum mergulhador colocou o sistema de ar orginial na dele ao custo de 4.5k

Obrigado pelas dicas.

Abs,

paje_tapuya
05/03/2012, 16:14
Paje Tapuya e Fbarreto, muito me interessa a aquisição de vocês. To no Rio tb e minha land sequer tem ar, por hora nem estou usando ela devido ao calor infernal que tem feito aqui, soma-se a isso uma patroa grávida toda enjoada e ai já viu.

Eu já conhecia o site desta empresa. Queria saber se compraram o kit completo com eles incluindo o compressor e onde levaram pra instalar. Sou natural de SP e aqui no Rio por hora tenho a referência da Refricentro, o amigo do forum mergulhador colocou o sistema de ar orginial na dele ao custo de 4.5k

Obrigado pelas dicas.

Abs,

Alexandre o meu foi instalado aqui na land voguel mesmo. Ficou bem legal mas ainda não fizemos o acabamento de console para terminar. Precisou ser feito um reforço no teto para ficar bem firme. Recomendo fazer com eles por que o funileiro que trabalha lá é de primeira linha (principalmente)além da honestidade do pessoal.
Qualquer coisa me manda uma mp que eu te levo lá.
O Kit pode vir com e sem compressor. O nosso não foi com o compressor por que já tínhamos um na land que dava conta do recado.
Vou postar as fotos assim que a viatura ficar totalmente pronta, pois tivemos um pequeno acidente com ela. Aí posto as fotos da reforma toda.

fbarreto
05/03/2012, 21:14
O meu ainda esta vindo vou instalar e posto sem falta...quanto ao amigo pajé .....fala piolho..........

scadufax
06/03/2012, 16:31
Pessoal,
então, estou colhendo informações sobre esta adaptação, talvez faça um DIY (parcial pelo menos).
1) Eletroventilador, instalar um segundo, tamanho de 10"
2) Caixa evaporadora temos várias opções, eu estou preferindo a de 30000, tendo em vista que o acabamento da minha 110 é cinza, tenho 2 opções, que aparentemente são as mesmas:
Caixa Evaporadora Mini Bus (http://www.crestana.com.br/caixa-evaporadora-mini-bus.html)
Caixa evaporadora universal 30.000 Btu 12V 5 Difusores - Cinza - TechnoAuto.com.br (http://www.technoauto.com.br/9,caixa-evaporadora-universal-30000-btu-12v-5-difusores---cinza.aspx)
Crestana r$499 e Technoauto r$599
3) Mangueiras
Alguém sabe a especificação de mangueira utilizar? diametro interno? baixa/media pressão?
1/2/3 tramas?
Para instalação de mangueiras, segue link útil para DIY, http://www.hennings.com.br/PDF/refrigeracao.pdf

paje_tapuya
06/03/2012, 17:10
O meu ainda esta vindo vou instalar e posto sem falta...quanto ao amigo pajé .....fala piolho..........

Tá falado!
O Ar é esse mesmo que nosso amigo Barretão postou aqui. Só tem que pedir para vir as conexões que eles mandam em "Y" vir em "T", por que aqui no Rio nenhum lugar consegue conectar as mangueiras nessa conexão em "y". E esse pode ser um problema na sua cidade tb.

Pessoal,
então, estou colhendo informações sobre esta adaptação, talvez faça um DIY (parcial pelo menos).
1) Eletroventilador, instalar um segundo, tamanho de 10"
2) Caixa evaporadora temos várias opções, eu estou preferindo a de 30000, tendo em vista que o acabamento da minha 110 é cinza, tenho 2 opções, que aparentemente são as mesmas:
Caixa Evaporadora Mini Bus (http://www.crestana.com.br/caixa-evaporadora-mini-bus.html)
Caixa evaporadora universal 30.000 Btu 12V 5 Difusores - Cinza - TechnoAuto.com.br (http://www.technoauto.com.br/9,caixa-evaporadora-universal-30000-btu-12v-5-difusores---cinza.aspx)
Crestana r$499 e Technoauto r$599
3) Mangueiras
Alguém sabe a especificação de mangueira utilizar? diametro interno? baixa/media pressão?
1/2/3 tramas?
Para instalação de mangueiras, segue link útil para DIY, http://www.hennings.com.br/PDF/refrigeracao.pdf

Vou tentar descobrir a especificação e posto, mas não sei se eles saberiam me dizer.

gustavogr
12/03/2012, 19:39
Carlos,

Sim, no meu caso mandei instalar um segundo eletro de 10" a frente de condensador. Melhora a capacidade de refrigeração do sistema.

[]´s
Rafael

Rafael,

Consegui fazer o ar funcionar perfeitamente. Agora gela muito (na frente) chega a forma placa de gelo. O eletro que você colocou foi dentro do ar original? Estou pensando em furar a tubulação (onde o ar passa até o motorista) e colocar um duto com um exaustor, pasando ao lado do cubbox e forçar o o ar para parte traseira.

Alexandre Tietsche
12/03/2012, 20:37
Fábio, vc disse que sua viatura não tem ar ainda né? Ta colocando a caixa do lado ?
E o compressor, vc comprou com eles tb ?

Abs,

rafaelfernandez
12/03/2012, 21:12
Rafael,

Consegui fazer o ar funcionar perfeitamente. Agora gela muito (na frente) chega a forma placa de gelo. O eletro que você colocou foi dentro do ar original? Estou pensando em furar a tubulação (onde o ar passa até o motorista) e colocar um duto com um exaustor, pasando ao lado do cubbox e forçar o o ar para parte traseira.

Gustavo,

O eletro a que me referi é o que vai na frente do condensador. Normalmente os carros possuem somente um.
Quando instalamos a segunda caixa evaporadora, achamos melhor otimizar a troca de calor do condensador com um segundo eletro de 10" instalado ao lado do 1o (a frente do condensador).

Outra coisa, já que pretendes melhorar a distribuição do ar gelado no carro, acredito que a melhor solução seria a instalação de uma segunda caixa evaporadora, dessas comumente usadas em vans e micro-ônibus. Aqui no fórum já tem um tópico tratando desse assunto.

De uma pesquisada e se depois ainda tiver alguma duvida, é só falar. :concordo:

[]'s
Rafael

fbarreto
12/03/2012, 21:15
Fábio, vc disse que sua viatura não tem ar ainda né? Ta colocando a caixa do lado ?
E o compressor, vc comprou com eles tb ?

Abs,
Recebi tudo hoje!!!! Comprei o kit de 45.000 que instala somente na mala....pois nao acho que o gela-saco e a melhor solução vou instalar esta semana e digo como foi...veio com compressor sim....

gustavogr
12/03/2012, 22:59
Manda foto!

Alexandre Tietsche
12/03/2012, 23:15
Curioso pra ver o resultado e eficácia!

Alexandre Tietsche
29/03/2012, 18:18
Instalou o ar Fábio ? Conta ai para os mortais que ainda passam calor..rs

fbarreto
04/04/2012, 23:09
Instalou o ar Fábio ? Conta ai para os mortais que ainda passam calor..rs
Galera voltei..tava fora mas ja estou na area....esta semana esta marcada a instalacao ja consegui alem da instalacao o local para fazer o acabamento..assim que tudo estiver no local posto foto e opiniao

fbarreto
30/04/2012, 18:10
Fala meus amigos...ar condicionado instalado a 3 semanas ..falta o acabamento mas por minha culpa nao foi feito....muito trabalho...mas vamos aos resultados....
1) instalação ...feita com um amigo que tem bastante experiência por um valor justo ( os que quiserem me mandem mensagem privada)
2) equipamento comprado na technoauto Goiás recebido kit completo de 45.000 btus para instalação na parte traseira tipo split, como meu carro nao tinha o modelo frontal (gela saco) optei por um modelo mais potente para a parte traseira com 6 saídas de ar.
3) resultado bem nao peguei ainda os dias de calor do rio ( quem mora aqui sabe do que estou falando) mas posso falar que de potência e de temperatura..nao deixa a devera nenhum carro que já tive até hoje...e olhem que nao passei da velocidade 2 potência media)

Por fim recomendo

Alexandre Tietsche
30/04/2012, 19:44
Tem foto ai Fábio ?

fbarreto
24/05/2012, 22:36
Tem foto ai Fábio ?
Faltou postar fotos mas estive viajando e voltei a poucos dias...vou tirar varias fotos agora e depois de colocar o acabamento

hmoq
04/06/2012, 11:21
No site da Technoauto tem algumas fotos dos kits comercializados: KIT AR CONDICIONADO DA LAND ROVER DEFENDER 110 COM CAIXA DE 30.000 BTU - TechnoAuto.com.br (http://technoauto.com.br/86,kit-ar-condicionado-da-land-rover-defender-110-com-caixa-de-30000-btu.aspx)

Estou cogitando instalar essa caixa, pois perdi as esperanças de encontrar a caixa traseira original.

Alexandre Tietsche
04/06/2012, 13:56
Eu coloquei o original frontal mas deu algum pau na parte elétrica. Se ligar o ar + alguma outra coisa elétrica como farol, som o ponteiro da temperatura bate no vermelho. Uma vez desligado o problema passa...

Camilo JR
29/07/2012, 21:14
Tenho uma black 2006 2.5, ela tem esse ar traseiro de fabrica...

Peguei ela agora no inverno, entao nao tenho como dizer se faz uma diferença realmente significativa ainda...

o sistema é todo independente do ar dianteiro.. o sistema fica dentro da caixa de roda traseira esquerda.

se quiserem bato fotos pra postar aqui.

paje_tapuya
31/07/2012, 12:23
Boa notícia para os cariocas, a tecnoauto agora tem seu estoque aqui no Rio e uma oficina especializada. Isso pode resolver todos os problemas decorrentes de má instalação que estão sendo citadas aqui.

Alcides Freire
31/07/2012, 18:38
Turma,

O meu "gela saco" estava funcionando bem (instalei peças originais usadas), mas o condensador furou.
Na pesquisa para substituição, inclusive vi o anúncio do kit da TechnoAuto e a tentação coçou.
Alguém pode me ajudar na questão do condensador (modelo, seria number ou troca por não original)?

Obrigadão!

Alcides

paje_tapuya
31/07/2012, 23:55
Alcides, tô com esse problema também. O Condensador do gela saco é de cobre e tava todo apodrecendo. Fui atrás de um e me indicaram um cara lá no Catonho p fazer um igual. O cara fez, combinou um preço, cobrou mais, tava a coisa mais horrenda que que já ví e mandei ele introduzi-lo seus orifícios por conta da arrogância. Bom, levei o condensador lá onde será a tecnoauto aqui no Rio e estou para resolver isso essa semana. Vamos ver como será...

Alcides Freire
01/08/2012, 07:20
Alcides, tô com esse problema também. O Condensador do gela saco é de cobre e tava todo apodrecendo. Fui atrás de um e me indicaram um cara lá no Catonho p fazer um igual. O cara fez, combinou um preço, cobrou mais, tava a coisa mais horrenda que que já ví e mandei ele introduzi-lo seus orifícios por conta da arrogância. Bom, levei o condensador lá onde será a tecnoauto aqui no Rio e estou para resolver isso essa semana. Vamos ver como será...

Valeu Paje,

Vamos continuar nos falando sobre a busca...

Um frt abc, Alcides

Alcides Freire
02/08/2012, 16:18
Em dezembro compramos um de 30 mil btus nessa loja, fomos muito bem atendidos, e o ar compensa cada centavo gasto. Foi instalado na traseira da defender 110 de minha namorada e trabalha em conjunto com o gela saco. Nunca chegamos a usar o termostato no máximo por gela muito a ponto de fazer frio quando nessa posição. Em janeiro viajamos por 23 dias saindo daqui do Rio para o RN e o fez toda diferença.

Paje,

Ainda não consegui o condensador original. Relendo o seu comentário resolvi ir a Techno Auto, em Vila Isabel, discutir ($$) a instalação do condensador "universal", mantendo o gela saco e instalando a caixa evaporadora na traseira. Foi isto que fizeram na viatura da sua namorada, certo?
Frt abc, Alcides

Alcides Freire
07/08/2012, 15:32
Atenção Turma,

Em relação aos kits da Technoauto, acho oportuno registrar que a instalação é cobrada separadamente.
Segundo resposta do e-mail de contato: "Este valor do site é somente das peças". Entretanto, isto não está explícito e nem foi esclarecido no 1º contato.
Inclusive ocorreram divergências nos valores informados para instalação (de R$500,00 a 1.000,00).

Alcides

mouramares
07/08/2012, 16:48
galera estou procurando aquele (modulo) que fica dentro da caixa acima do auto falante lado do motorista, que regula as velocidades e intensidade do ar....o meu eu isolei e coloquei ligando direto, funciona bem, mas de uns tempos pra cá liga sozinho quando em subidas longas.kkkk, enquanto nao acho o modulo vou trocar o termostato pra ver se para.
abçs

fbarreto
21/08/2012, 23:10
boa noite meus caros....instalei o meu ar da technoauto kit 45.000 e posso falar o bicho geeeelllllaaaaaa!!! desde a instalacao ja fiz 3viajens nao sai do nivel 1 do ar...

Alcides Freire
22/08/2012, 07:17
boa noite meus caros....instalei o meu ar da technoauto kit 45.000 e posso falar o bicho geeeelllllaaaaaa!!! desde a instalacao ja fiz 3viajens nao sai do nivel 1 do ar...

Barreto,

A instalação foi feita na loja de Botafogo?

Abraço,

Alcides

fbarreto
22/08/2012, 08:26
Barreto,

A instalação foi feita na loja de Botafogo?

Abraço,

Alcides

Alcides...quando comprei e instalei nem sonhva que ele fossem vir para o rio de janeiro.
fiz no particular com um instalador..pague R$ 600,00 ainda nao coloquei o acabamento..pode ser ate que eu va neles em botafogo para ver as solucoes de acabamento...mas o kit e porrada! nao sinto nenhuma falta do gela saco e na verdade ate prefiro nao ter pois sou grande e o esparco na frente ja nao e isso tudo ne..

lucar
22/08/2012, 23:17
Fabio, pelo que entendi voce usa o kit tecnoauto somente na traseira, 45.000, correto?? voce já tinha ar na viatura ou pegou o kit deles e boa!!!

VSayegh
12/09/2012, 03:07
Meus amigos,
Alguém poderia postar algumas fotos do kit da technoAuto? Tenho uma D110/2000 sem ar. Minha primeira opção é não instalar o "gela saco" e ficar só com o traseiro. O que acham?

Abraços e Keep Rovering

​Sayegh

paje_tapuya
09/10/2012, 21:32
Esse do Fábio foi só o traseiro mesmo!
Se ele não postar as fotos eu tento postar para vcs. Vou fazer umas da viatura da patroa tb e postar aqui em breve.

VSayegh
10/10/2012, 00:11
paje,
Pode postar as fotos de como ficou? minha intenção é instalar só atrás. Meu único receio é instalar o kit em Porto Velho... tenho minhas dúvidas em encontrar bons mecanicos...
Abs.
Sayegh

lucar
13/10/2012, 02:11
Comprei um kit, quando chegar tento detalhar a instalação, ok!

paje_tapuya
13/10/2012, 17:32
paje,
Pode postar as fotos de como ficou? minha intenção é instalar só atrás. Meu único receio é instalar o kit em Porto Velho... tenho minhas dúvidas em encontrar bons mecanicos...
Abs.
Sayegh

Faço isso assim que puder. E quando minha câmera chegar do concerto.

dromao
14/10/2012, 11:36
Instalei o ar condicionado atrás e ficou muito bom. Gela muito e todos agora reclamam de frio. O certo é colocar umas solenoides para poder selecionar se deseja a parte de trás, frente ou ambos.

VSayegh
15/10/2012, 18:53
Daniel,
Foi fácil a adaptação? Post algumas fotos? Estou na duvida pela instalação e a adaptação mecanica.
Abs.
Sayegh

Lucianosantana
17/10/2012, 08:23
Ola Edu,

vc conseguiu adaptar o ar na sua land? vc conhece o dono da land que vc postou na foto que tem um acabamento filé na trazeira.

alberto megda
17/10/2012, 22:23
Instalei o meu ar com o wladimir da esquina do ar aqui no rio! segue o contato dele
Wlad 021 9676-7789
Ele fez inclusive um suporte pras minhas varas de pescar , agora elas tao sempre no carro. Eu estava com jm problema do ar nao gelar , mas ele resolveu, tenho 3 evaporadoras no carro.
. Com ele vc ta em boas maos , é diferente dos outros tecnicos de ar condicionado pq ele tbm é landeiro das antigas, tem uma defender
Vou postar as fotos em seguida

Ola Edu,

vc conseguiu adaptar o ar na sua land? vc conhece o dono da land que vc postou na foto que tem um acabamento filé na trazeira.

alberto megda
17/10/2012, 22:34
375874375875375879

alberto megda
17/10/2012, 22:43
sei la pq algumas fotos sairam de lado, mesmo aqui no pc estando do lado certo, nao consegui acertar

Alexandre Tietsche
18/10/2012, 00:31
Seu madruga. Você comprou a caixa e levou pra ele ? Só uma pergunta. Usa o mesmo compressor da frente com uma mangueira em Y ? To pensando em partir pra segunda caixa.

Ah. Cuidado com essa história de levar vara na viatura...rs.. :D

alberto megda
18/10/2012, 00:36
Hahaha
Ele encomendou tudo ! Eu tenho 3 evaporadoras, gela saco , cubby box e no teto! Era pra eu ter nascido na austria, rs
o compressor é um só na frente, normal

VSayegh
18/10/2012, 00:49
Seu Madruga,
Você que tem os três tipos de evaporador o que você recoendaria para quem não tem nada (assim com eu), para instalar na vtr?
Abs
Sayegh

alberto megda
18/10/2012, 17:23
Cara, como vc nao tem nada, vc tem q botar na frente primeiro, apesar da posiçao do gela saco ser horrivel, vai gelar quem esta na frente, se nao der conta partiria pro segundo no teto na traseira! O pior pra mim é o do cubby box, pois alem de perder espaço no porta treco, só ventila para tras. O do traseira fica virado pra frente o que torna o ambiente agradavel tantopros bancos traseiros como dianteiros

lucar
18/10/2012, 18:25
Vou instalar um de 30.000 btus somente na traseira. Quando tiver tempo de fazer o serviço posto para dizer como ficou! Nunca gostei de ar direto na cara, portanto se o traseiro deixar o ambiente como um todo gelado para mim ficou perfeito!

dromao
19/10/2012, 00:23
Fim de semana tiro a foto e mando. A Instalação é fácil, se tiver o profissional correto. Aqui em Rcife eu instalei com o Henrique. Aproveitei para fazer uma caixa onde está o ar e dois alto falantes. Ficou muito bonito.

paje_tapuya
11/11/2012, 16:15
Boa notícia para os cariocas, a tecnoauto agora tem seu estoque aqui no Rio e uma oficina especializada. Isso pode resolver todos os problemas decorrentes de má instalação que estão sendo citadas aqui.

Camaradas, estou aqui fazendo uma ratificação em meu próprio post.Como podem observar fazem 4 meses que começamos a tentar resolver alguns problemas na instalação do ar. E fomos a esta oficina que foi indicada pelo pessoal da Tcnoauto, pois são, pelo que dizem, seus representantes aqui no Rio.
Tivemos um problema de vazamento no condensador dianteiro do defender. E a peça nossa foi condenada, inclusive ví e aceitei essa condenação pois estava óbvio que não iria funcionar mesmo. Porém o condensador que foi colocado no lugar não tinha metade da capacidade do anterior, pois foi alegado que não existia tal peça e que já fora procurado em todo lugar. O carro não gelava e se pegasse engarrafamento então já era! Com um conselho de um amigo, procuramos uma outra opinião de outro mecânico que disse que o problema era o tal condensador.
O carro retornou novamente para oficina e foi insistido pelo dono que não existia esse condensador e que já havia procurado. Prontamente pegamos o carro e fomas a Paraná refrigerações, e compramos o condensador certo, que foi instalado posteriormente por esse outro mecânico (que um mecânico de aviação civíl e faz esses trabalhos em finais de semana em casa) e solucionado o problema.
Porém outra constatação. Na mesma oficina especializada, todo o revestimento das mangueiras que levam o ar para o condensador do fundo foram retirados, estas estavam soltas e desprotegidas das intempéries abaixo da viatura. Ou seja, mais uma merda feita pelos especialistas. Dentre outras gambiarras e mau feitos encontrados.
Hoje o problema está solucionado e só o que eu digo é que não recomendo o representante da tecnoauto para ninguém aqui do Rio.

VSayegh
12/11/2012, 20:54
Cara, esta é minha grande preocupação... A instalação. Em PVH pode ser ainda mais dificil... Vamos em frente! Um dia eu instalo!
Abs.
Sayegh

Colatina
14/02/2013, 20:41
Sempre obtive muita ajuda neste fórum, vai ai um exemplo de instalação bem feita, 2 graus com tranquilidade. obs 1 - recomendo demais acabou o calor, 2 - não tenho a foto agora mas é fundamental instalar um termostato auxiliar para poder, de gelar cerveja, a agradar mulher calorenta 3 - nova pressão de gás 1,200 Kg.Tem mais alguns macetes caso alguém solicite postarei mais informações 4 - estou falando de uma 90 5 - sou mais ciumento com minha 90 do que com 2 de minhas 3 mulheres então a instalação acima me assusta um pouco 5 - sempre sopre o sistema antes de fecha-lo as soldas podem obstruir os tubos 6 - por baixo do carro recomendo 100% tubo de alumínio 7 - custo : R$ 2000,00

39508539508639508739508839508939509039509139509239 5093

Zicky
14/02/2013, 21:30
Guilherme,
Muita boa instalação. Parabéns!
Eu montei o meu AC (110) Gela-Saco+Evaporadora Traseira de 30.000 depois de muita luta e dores de cabeça como vc pode ler neste Tópico.
Mande-nos suas dicas completas! Abs

Preá 4x4
15/02/2013, 01:20
Pessoal, se as leis da termodinâmica permitissem, nossos Defenders seriam um resfriador do mundo em dias de ar ligado.
É um carro com MUITAS entradas de ar. Se desperdiça muita energia com o ar frio que escapa pelas frestas e com o ar quente que entra pelas mesmas!
De nada adianta um bom AC para a Defender, se o carro não estiver bem vedado (pelo menos as entradas grosseiras de ar).
Um AC pode até resfriar, mas sem a correta vedação você estará sempre mais quente do que poderia estar com as entradas de ar tampadas. Seu sistema estará forçando mais do que deveria e esfriando menos do que poderia.
Já pararam pra pensar quanto de ar quente entra quando se soma todas as pequenas e grandes frestas da Defender? E quanto de ar frio escapa é desperdiçado?
Pegue as 2 janelas de correr da cachorreira, viram o tamanho da fresta e o quanto de ar quente entra e o quanto de ar frio sai?
Pegue a caixa da bateria e a base do freio de mão, viram o quanto de troca de calor passa por ali?
E as janelas da parede corta fogo? (janela da embreagem, do freio, borracha do cabo do acelerador se estiver sem)
Aquelas duas janelinhas do lado da caixa de fusível, as janelas de fiação atrás do painel ligando ao motor.
As festas das portas quando sua borracha não está muito boa.
O encontro de chapas no ombro da lataria da Defender? No meu carro, esse ponto fazia uma brisa vindo de fora. Um dia eu comecei a soprar por fora e entre as chapas e coloquei minha mão por dentro para sentir se o vento entrava, e era nítido que ali entrava ar quente.
Verifique também a borracha de vedação da manopla do câmbio e redução.
Pois bem, verifiquei apenas os principais desses pontos, vedei-os bem e o resultado foi um carro menos barulhento e mais fresco.
Em dias muito quentes, que antes da reforma eu tinha que estar com o ar no máximo, hoje eu uso com ele na metade.
Não suo mais dentro do carro, e o ambiente está bem melhor.
Pegue um final de semana, compre manta asfáltica auto colante, estude as entradas de ar no carro....use a mangueira com alta pressão, use água, sopre por todos os lados..use até uma lanterna pra ver por onde a luz passa...aí desmonte o carro e vede com a manta. Coloque as capas plásticas e carpete por cima. Ficará tudo escondido, mais fresco, menos barulho e quando você for deixar seu carro no lavador de carro não precisará explicar pro lavador pra tomar cuidado e não molhar seus papéis sobre o banco.
Abraço!

Zicky
15/02/2013, 07:45
395142

Preá 4x4
Vc tem toda razão qto as muitas frestas da Defender. Eu mesmo passei algum tempo "caçando" e vedando estas frestas e ainda hj descubro alguma escondida.
Segue em anexo o Manual de Vedação da Defender que acredito ajudará muito a todos que desejem se aventurar nesta faina. Abs

Antonio Nunes
21/04/2013, 22:14
Amigos, estou com dúvida com relação à fixação da caixa evaporadora no teto da Defender, estou falando daquela caixinha quadrada que fica lá no fundo, do lado do motorista. Um cara me falou que tem que furar o teto, o que pra mim não tem lógica. Obrigado a todos!

Marado
21/04/2013, 22:46
Acho que sua resposta está no segundo post deste topico, que reproduzo abaixo.

dromao
21/04/2013, 22:52
Amigos, estou com dúvida com relação à fixação da caixa evaporadora no teto da Defender, estou falando daquela caixinha quadrada que fica lá no fundo, do lado do motorista. Um cara me falou que tem que furar o teto, o que pra mim não tem lógica. Obrigado a todos!

Antonio

Eu coloquei no meu carro e não precisa furar o teto não. Fica muito bom. Interliga no compressor que fica na frente, passa os tubos junto ao chassis, por baixo, e fura o paralama. por dentro, bem na quina do carro, próximo à traseira e lateiral direita, pois o compressor é na direita e sobe rente à quina do carro. Na parte de cima faz um caixa de madeita, que apoia nos acabamento de plásticos laterais, que ficam acima das janelas, recobre de couro, ou outro material, fica muito bonito. Coloca 4 tampas de auto falante, duas servem para entrada de ar e as outras duas você aproveita para colocar dois alto falantes. Fica muito bom. Vou tirar umas fotos amanhã e envio. A minha mulher não reclamou mais de calor, só de frio.

Zicky
22/04/2013, 00:14

Eu fixei a minha caixa de 30.000 Btus com dois tirantes roscados passados através do teto e até o momento não tive problemas algum com vazamento d´água. Porém acredito que vc possa fixar/colar sua caixa no teto e nas longarinas longitudinais com sika-flex ou produto similar.

dromao
22/04/2013, 11:29
Antonio

Eu coloquei no meu carro e não precisa furar o teto não. Fica muito bom. Interliga no compressor que fica na frente, passa os tubos junto ao chassis, por baixo, e fura o paralama. por dentro, bem na quina do carro, próximo à traseira e lateiral direita, pois o compressor é na direita e sobe rente à quina do carro. Na parte de cima faz um caixa de madeita, que apoia nos acabamento de plásticos laterais, que ficam acima das janelas, recobre de couro, ou outro material, fica muito bonito. Coloca 4 tampas de auto falante, duas servem para entrada de ar e as outras duas você aproveita para colocar dois alto falantes. Fica muito bom. Vou tirar umas fotos amanhã e envio. A minha mulher não reclamou mais de calor, só de frio.

Olá Pessoal

Estou enviando as fotos da instalação do ar na parte traseira da 110. Se tiverem dúvidas entrem em contato.

Abraço

lucar
22/04/2013, 11:34
Fui ver meu kit desses que comprei a tempos e não entendi nada do chicote elétrico... Vou tentar entrar em contato com quem me vendeu e ver se arruma um diagrama... pois num compreendi nada!

Se tiver ai o esquema que fez... manda para eu ver!

Do resto é só fixar tudo, sem problemas.

Djalma Inoue
23/04/2013, 07:17
Da uma olhadinha no meu como ficou foi o Wladmir que fez.

407286407287

Esta gelando bem mas o teste de fogo dele será quando for a Maceio. Depois conto como foi.

Antonio Nunes
24/04/2013, 20:32
Amigos, muito obrigado pelas dicas!! Pelo jeito são várias possibilidades. Vou avaliar com calma, calcular o impacto no bolso e procurar alguém aqui em Brasília que seja bom no assunto.
Valeu mesmo!

alberto megda
25/04/2013, 10:17
Wladimir é top

Antonio Nunes
25/04/2013, 13:14
O problema é que estou em Brasília....

Djalma Inoue
26/04/2013, 19:17
Marca uma consulta com o Dr. Wladmir, vem dar um passeio no Rio com dois dias fica tudo lindo rsrsrs

RDF
27/05/2013, 12:54
O problema é que estou em Brasília....

Antonio,
Há algum tempo, estava pensando em comprar o kit abaixo.
Cheguei a conversar com o pessoal da Polar (708 norte) sobre a instalação.
Mas por problemas de tempo ($$$), acabei adiando a compra.
Na época, achei bastante interessante.
Abraços,

KIT AR CONDICIONADO DA LAND ROVER DEFENDER 110 PARCIAL - TechnoAuto.com.br (http://www.technoauto.com.br/85,kit-ar-condicionado-da-land-rover-defender-110-com-caixa-de-45000-btu.aspx)

Roberto Aguilar
Brasilia - DF
Land Defender 110 CSW
Suzuki Jimny 2001

paje_tapuya
28/05/2013, 15:33
Um aviso a quem vai adaptar esse kit: ele é composto por materiais de qualidade duvidosa, estamos fazendo manutenção do nosso aqui e TODAS as peças internas estão sendo trocadas pois apresentaram vazamentos e desgaste. CUIDADO!
Outra, para quem é do Rio, não façam a instalação com a oficina recomendada e representante da tecno auto(em Vila Isabel). Eles enrolam, e fazem mau feito. No nossa caso, não resolveram um problema simples e nos deixaram esperando uma peça mais de 1 mês dizendo que não existia a mesma no Rio. Sendo que na primaira loja que fomos procurar achamos a tal peça.

Djalma Inoue
16/06/2013, 23:53
Pessoal agora já posso dar um veredito o ar ficou show estou no nordeste fazendo um teste rsrsrsrs, até Maceio ficou muito bom sem contar no acabamento de qualidade do Wladmir, olha eu aqui, mala lotada, Praia do Francez, Trancoso e Ponta verde em Maceió.

417104 417105 417106 417107 417108417109

paje_tapuya
17/06/2013, 15:54
Djalma, não deixe de conhecer o norte da Bahia, recomendo! Barra do Itariri, Até Mangue Seco. Pousadas legais em Sítio do Conde!
Se for acampar, recomendo a Praia dos Coqueiros em Mangue Seco, lá tem umas cabanas de palha que vc pode botar a barraca de baixo e aproveitar a estrutura. Se vc vir um cano fincado no chão é água potável e limpa. Lá eles tem uma forma de coleta-la, mas nada que um caneco amarrado não resolva.

luiz ccosta
17/06/2013, 23:55
Um aviso a quem vai adaptar esse kit: ele é composto por materiais de qualidade duvidosa, estamos fazendo manutenção do nosso aqui e TODAS as peças internas estão sendo trocadas pois apresentaram vazamentos e desgaste. CUIDADO!
Outra, para quem é do Rio, não façam a instalação com a oficina recomendada e representante da tecno auto(em Vila Isabel). Eles enrolam, e fazem mau feito. No nossa caso, não resolveram um problema simples e nos deixaram esperando uma peça mais de 1 mês dizendo que não existia a mesma no Rio. Sendo que na primaira loja que fomos procurar achamos a tal peça.

tem razão essa caixa evaporadora custa cerca de R$ 550,00 em são cristovam-rj ou no mercado livre é chines porem com o tempo e vibração os dois motores começam a raspar nas laterias de plastico e tambem não tem rolamento é eixo rodando no plastico pior que venitlador domestico é contar com a sorte mesmo começou a dar defeito compra logo uma inteira nova. é igual aos gela saco dos carros antigos tipo alfa romeu e opala mas com dois motores so que na epoca a coisa era original e bem feita.

luiz

Djalma Inoue
17/06/2013, 23:56
Show de bola Paje vou procurar um espaço no meu roteiro e colocar estes lugares, o Brasil é muiiiito liiindo adoro dirigir por estas estradas apesar de termos potencial para fazermos coisa de qualidade, e só o dinheiro ser de qualidade, o produto de péssima qualidade que nossos "representantes" colocam.

O exercito tem feito um bom trabalho nas estradas Brasileiras.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/120886-projeto-nordeste-2013-a-6.html

Djalma, não deixe de conhecer o norte da Bahia, recomendo! Barra do Itariri, Até Mangue Seco. Pousadas legais em Sítio do Conde!
Se for acampar, recomendo a Praia dos Coqueiros em Mangue Seco, lá tem umas cabanas de palha que vc pode botar a barraca de baixo e aproveitar a estrutura. Se vc vir um cano fincado no chão é água potável e limpa. Lá eles tem uma forma de coleta-la, mas nada que um caneco amarrado não resolva.

fbarreto
24/06/2013, 19:25
Djalma boa noite qual o contato do wladmir so falta isso para a minha land

fbarreto
24/06/2013, 19:45
Fala pajé ....no meu caso nao tive estes problemas

alberto megda
28/06/2013, 16:57
021 96767789

Djalma boa noite qual o contato do wladmir so falta isso para a minha land

Djalma Inoue
28/06/2013, 22:38
Barreto estou sem minha agenda agora pois, estou em Pernambuco assim que voltar para Maceió te informo ele tem um nextel se não me engano. Desculpe demorar para responder é que estou sem internet

Djalma Inoue
05/07/2013, 07:41
Barreto desculpe a demora vai o nextel do Wladmir - 7810-6123

alberto megda
02/08/2013, 20:32
meu ar pingava demais nos pes da patroa, parei no wladimir para resolver, quando desmontamos a caixa ela estava toda quebrada, faltando pedaços na parte de traz dela, nao ia oarar dde pingar nunca
wlad teve que praticamente refazer o fundo em fibra, achei até que não teria jeito, mas ficou show e reforçada aora
segue as fotos424400424401424402424403424404424405424406424 407424408424409

Essas duas ultimas fotos são da caixa pintada, o acabamento do findo não ficou perfeito, mas não aparece, quem ve de frente nem imagina que a caixa esta fibrada

Wlad é um artista

Djalma Inoue
02/08/2013, 21:54
Muito bom mesmo, falando nisso Wladmir o ar esta dando de cano aqui em Maceió, ficou muito bom, quando eu voltar vou marcar com vc para fazer aquela revisão que me pediu para fazer antes de viajar, rsrsrs

Wilson Haddad
09/08/2013, 21:45
Pessoal minha viatura vou pegar amanhã e posto fotos do Ar que mandei instalar a caixa ficou dentro do console "porta treco" que fica entre os bancos da frente e foi colocados 3 saídas de ar do celta, da pra bater queixo e usar casaco agora na viatura e olha que Natal e quente. Contras perdi o porta treco virou apoio de braços Pros ficou muito harmoníaco e funcional.
Djalma vai passar por Natal ??? quiser dar um pulo aqui manda um MP

alexx.files
09/08/2013, 23:20
Pessoal meu A/C começou a apresentar um probleminha esses dias. Quando eu ando muito rápido com a Land ele simplesmente para de refrigerar e entra um ar quente na viatura. Se eu desligo por um tempo, uns 3 ou 5 minutos e ligo novamente ele volta a funcionar. Andando até uns 80km/h tudo bem, mas se eu andar mais rápido que isso já vem o ar quente.

Não parece ser problema na caixa evaporadora pq ela continua ventilando. Será que pode ser a embreagem do compressor?

[]´s
Alex

alberto megda
10/08/2013, 00:12
Teu termostato, ta ferrado, só trocar. É barato!! Como o termostato ta fudido, congela a caixa ai nao gela!
qualquer coisa alem disso desconfie do tecnico

Pessoal meu A/C começou a apresentar um probleminha esses dias. Quando eu ando muito rápido com a Land ele simplesmente para de refrigerar e entra um ar quente na viatura. Se eu desligo por um tempo, uns 3 ou 5 minutos e ligo novamente ele volta a funcionar. Andando até uns 80km/h tudo bem, mas se eu andar mais rápido que isso já vem o ar quente.

Não parece ser problema na caixa evaporadora pq ela continua ventilando. Será que pode ser a embreagem do compressor?

[]´s
Alex

Alexandre Tietsche
10/08/2013, 01:05
Notei isso na minha viatura na estrada.
Quando perceber isso, pare o carro abra a tampa e da uma olhada nos dutos que saem do compressor, no meu caso eles congelam (cria gelo mesmo). Me parece que é isso que o Alexx falou mesmo, alguém já me disse mas ainda nao tive tempo de ver.

[]´s
Alex

scadufax
10/08/2013, 20:23
Pessoal,

comigo o ar-condicionado parou de funcionar 2 vezes, uma no Chaco argentino e outro próximo de Cuiabá, nas duas situações a temperatura ambiente estava >= 40 graus.
Comecei a investigar e tem os termostatos abaixo que teoricamente deveriam cortar o ar-condicionado quando a temperatura da água estivesse alta, mais uma opção para verificar (preste atenção na temperatura do motor / água).

425576

Raoni Mendonça
10/08/2013, 20:32

O do meu carro é igaul a esse da foto! original de fabrica

Wilson Haddad
10/08/2013, 20:52
Pessoal peguei hj o carro na refrigeração ta ai as fotos do ar, foi uma solução boa n deu tanto trabalho nem fica uma coisa grande d+++ so perdi o espaço de guardar tralha oque n vejo problema já que n uso há n ser como apoio pro braço

425592

425593

MFREITAG
10/08/2013, 21:22
Pessoal,

comigo o ar-condicionado parou de funcionar 2 vezes, uma no Chaco argentino e outro próximo de Cuiabá, nas duas situações a temperatura ambiente estava >= 40 graus.
Comecei a investigar e tem os termostatos abaixo que teoricamente deveriam cortar o ar-condicionado quando a temperatura da água estivesse alta, mais uma opção para verificar (preste atenção na temperatura do motor / água).

425576

Scadufax,

Na minha 110 ano 2004 também tem esses dois sensores de temperatura que estão sem utilidade.....gostaria de saber pra que servem? Do ar condicionado não são, pois o meu funciona perfeitamente.

Abs,

jucadm
27/10/2013, 20:36
Boa noite Wilson, você poderia me enviar mais fotos do seu sistema de ar condicionado, principalmente da parte interna da caixinha, estou querendo fazer um semelhante na minha viatura.
Qual ventoinha você utilizou no o seu sistema?
Abs

Wilson Haddad
29/10/2013, 19:55
Juca n sei abrir a caixa, porém oque posso te dizer e que e um ar de celta a saída do ar tb e de celta e as mangueiras estão passando por baixo ou seja teve que furar o assoalho, n precisou trocar compressor nem nada só foi dobrada a quantidade de gás o carro já comprei com uma ventoinha auxiliar, n sei dizer qual. se precisar de mas detalhes posso perguntar na loja q foi feita a instalação

scadufax
29/10/2013, 22:18
Scadufax,

Na minha 110 ano 2004 também tem esses dois sensores de temperatura que estão sem utilidade.....gostaria de saber pra que servem? Do ar condicionado não são, pois o meu funciona perfeitamente.

Abs,

Markus,

veja o post do Clemente (para variar um pouco rsrsrs) explicando a função de cada um dos sensores
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/102565-temperatura-defender-110-a-8.html#post2017332

abs
Sonda amarela - PRC 3305 - contacto normalmente aberto - fecha aos 100ºC e volta a abrir aos 94ºC - serve para accionar as ventoinhas colocadas em frente ao radiador de ar condicionado;

Sonda verde - PRC3359 - contacto normalmente fechado - abre aos 115ºC e volta a fechar aos 109ºC - serve para desligar o compressor do ar condicionado quando o motor esta em muito esforço;"

flavioattack
30/10/2013, 10:16
Markus,

veja o post do Clemente (para variar um pouco rsrsrs) explicando a função de cada um dos sensores
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/102565-temperatura-defender-110-a-8.html#post2017332

abs
Sonda amarela - PRC 3305 - contacto normalmente aberto - fecha aos 100ºC e volta a abrir aos 94ºC - serve para accionar as ventoinhas colocadas em frente ao radiador de ar condicionado;

Sonda verde - PRC3359 - contacto normalmente fechado - abre aos 115ºC e volta a fechar aos 109ºC - serve para desligar o compressor do ar condicionado quando o motor esta em muito esforço;"

Muito útil essa informação. Acabei de ficar na dúvida sobre minha ventuinha/eletro que não dispara quando ligo o ar com o carro frio, e agora sei que diferente dos carros comuns, ela dispara somente na alta.

Muito obrigado

Lifetoyou
20/11/2013, 20:43
Pessoal peguei hj o carro na refrigeração ta ai as fotos do ar, foi uma solução boa n deu tanto trabalho nem fica uma coisa grande d+++ so perdi o espaço de guardar tralha oque n vejo problema já que n uso há n ser como apoio pro braço

425592

425593

Wilson,
vc poderia me dar dicas de como vc fez isto? Onde fez e qual o custo se nao for incomodo. ABS

MFREITAG
20/11/2013, 22:56
Markus,

abs

Só vi sua resposta agora...obrigado Scadufax!
Vou analisar a instalação e ver se preciso mesmo ligar esses sensores.

Zicky
14/02/2014, 13:06
AC do Defender.....Um drama!10 anos……200.000 Km depois……
Comprei em 2002 minha Defender 110 1996 (emplacada no Brasil em 1997) e até hoje continuo lutando para ter o
AC funcionando corretamente. Frustrante a princípio e agora desafiador, o simples desejo de ter este acessório
funcionado corretamente.
Esta é a minha história de uma luta quase inglória. Um somatório de falta de profissionalismo, ignorância, arrogância
e até mesmo descaso em nosso mercado de reparo e instalação de AC automotivo testemunhado em mais de 20
visitas a lojas “especializadas” de várias capitais no Brasil bem como no Paraguay e Argentina.
1º Fase:
Insulto. É exatamente o que a LR nos fez ao importar e oferecer as Defenders daquele ano (1996) com “AC”. O
evaporador vinha dentro de uma caixa negra com perfil de caixão de defunto e compartilhada com o aquecedor. O
resultado era algo que talvez satisfizesse ao verão Britânico, porém nunca para nosso clima tropical.
Como eu não tinha qualquer conhecimento sobre esta área nebulosa e como o veículo já tinha 5 anos de uso resolvi
fazer uma revisão no AC, não imaginando que então se iniciava minha via sacra e de penitencia.
A primeira constatação era o ruído de pancadas no compressor. O “técnico” de uma destas lojas especializada no Rio
não sabia o porquê do problema bem como as pressões incorretas nas mangueiras de alta e baixa. Este mesmo
técnico teve a iniciativa de ligar para colegas da área e obteve a resposta que era o básico e óbvio: Filtro Sujo, devido
a decomposição das mangueiras. O filtro original era de desenho específico e custava na concessionária 20 vezes,
isto mesmo 20x, que o filtro tipo universal “Garrafinha” facilmente encontrado no mercado. O próximo passo era
encontrar quem fizesse a adaptação pois este técnico/loja não faria, por incapacidade ou por falta de ferramentas.
Após várias tentativas encontrei uma loja/técnico que fez a adaptação e com até certa facilidade. Porém o resultado,
mesmo após limpeza do sistema e trocado o filtro, era ainda muito abaixo do esperado.
Mais consultas com “especialistas” sem resultado algum, assim resolvi trocar todo o sistema para o
“original/tradicional” que fica embaixo do painel (Gela-Saco).
2º Fase:
Eu só monto no painel. Eu só faço a parte fria. Vc deve procurar um eletricista de AC. Foi o que eu ouvi em diferentes
lojas. Por mais incrível que pareça é muito difícil encontrar um técnico de instalação e reparo de AC automotivo
completo. Alguém ou uma única loja que trabalhe na montagem do equipamento a parte fria e a elétrica.
Tive a “sorte” de encontrar um técnico que se dizia capaz de fazer a instalação completa. O resultado foi o
equipamento mal preso ao painel, as mangueiras com as prensagens frouxas e a elétrica com mau contato e curtos.
Resultado: Mangueiras soltando das prensagens e braçadeiras, curtos elétricos e o compressor, primeiro a junta
metálica rompida, e por fim pifando de vez, tudo devido as pancadas recebidas e causadas pelo filtro original sujo.
Entre idas e vindas para sanar a constante interrupção do AC o resultado, quando funcionava, era muito baixo,
mesmo para o motorista e passageiro do banco da frente. A informação que obtive sobre este equipamento é de
que foi projetado para 15.000 BTUs, muito aquém do requerido para nosso clima, especialmente no Centro-Oeste e
Amazônia.
3º Fase:
O compressor foi trocado por um novo. Nesta operação houve a necessidade de uma pequena adaptação no suporte
do compressor ao motor. A loja que fez a instalação por pouco não inutilizou ambos os suportes, do motor e do
compressor, para efetuar a montagem. Em outra visita a um destes “especialistas”, uma loja de Curitiba “renomada”
em AC de Defender, para troca do filtro, o condensador onde o filtro é preso foi deixado solto pela remoção dos
suportes originais, e por pouco não furou o próprio condensador devido à vibração.
Em uma de minhas idas ao Jalapão encontrei uma turma de BH/Goiânia que tinha instalado em BH varias Defenders
uma caixa/evaporador adicional de 18.000 BTUs no teto na parte traseira e me garantiram que a Defender tornavase
uma geladeira.
Eu continuava incrédulo após as varias batalhas perdidas. E decidindo ganhar a guerra optei por uma
caixa/evaporador de 30.000 BTUs. Esta seria minha última tentativa antes de eu mesmo fazer um curso de instalação
e manutenção de AC, comprar as ferramentas fazer o que parecia impossível.
Mas quem iria instalá-la? Aonde eu encontraria o técnico completo para este serviço. A mesma turma de BH/Goiânia
me garantiu que era uma “coisa simples” e existiam vários técnicos e lojas especializadas em BH. No MQG vol3
pág.57 aparecem dois instaladores em BH. Após algumas ligações decidi por um que soava experiente.
Fui a BH já com a caixa/evaporador já instalada no teto e o chicote passado até a chave de velocidades no painel. O
técnico encontrando dificuldades, devido ao tanque de diesel extra instalado dentro do para-lama traseiro direito,
decidiu passar as mangueiras pelo lado esquerdo, contrário ao lado do compressor. Recomendei insistentemente
que o trajeto destas mangueiras não interferisse com a manutenção da caixa de marcha/diferencial central/cardans.
Não se preocupe, tenho instalado estes evaporadores em várias Defenders, foi a resposta. Apesar do resultado
mediano, este técnico foi o melhor que encontrei até hoje pelo que ele realizou com o melhor de seu conhecimento.
Funcionou! Finalmente tenho um bom resultado. Mas a novela não terminou……
Peguei a estrada curtindo meu arzinho frio até Catalão, GO. Chegando lá levei a Defender a uma loja de
escapamentos para fazer um reparo de solda no silencioso e qual não foi minha surpresa quando o elevador subiu
mostrando justamente as mangueiras passando pelo pior lugar possível, interferindo com a caixa/dif.central/cardans
e ainda pendentes de tal modo que seriam as primeiras vitimas de um galho de arvore ou pedra em alguma trilha.
No dia seguinte noto a Defender mais pesada e o AC frontal soprando sem esfriar. Desligo o AC por algum tempo e
quando religo volta a esfriar por um curto espaço de tempo para parar novamente. Só então noto que os dois
ventiladores da caixa traseira estão parados. Enfrento o calor de GO e MT até Rondonópolis onde procuro um
técnico que conheci em outra passagem por esta cidade. Apos argumentar que só faziam a parte fria, uma boa alma,
tomou a frente e descobriu que os conectores originais do chicote e a chave de velocidades que vieram com a caixa
não aguentaram a corrente dos dois ventiladores e fundiram-se. Com a paralisação dos ventiladores o evaporador
traseiro congelou e com o sistema sobrecarregado, o evaporador dianteiro também congela bloqueando o fluxo de
ar dos ventiladores. Desta vez foi a qualidade dos produtos.
O reencaminhamento das mangueiras foi realizado por uma oficina de SC especializada em preparação de 4x4 para
rallies com um alto custo adicional e nova recarga de gás. Chave rotativa de velocidade e conectores foram também
trocados.
Uma longa e dolorosa experiência com AC ensinou-me algumas verdades básicas (o antigo “Ah, se eu soubesse…”).
1- Não existe jeitinho/serviço temporário para AC automotivo.
2- É mais barato investir de primeira para uma total e completa revisão do sistema de AC com o melhor
material e profissional que o mercado oferece.
Mas… Aonde estará este Messias que foi enviado a Terra com a missão de ser um profissional
dedicado, estudioso, experiente e que ainda ouve as necessidades e expectativas do cliente?
3- Estude, aprenda e questione todo serviço. Não tome nada e ninguém por garantido neste mundo do AC.
Considerando os resultados, eu ainda não desisti de fazer o curso de AC automotivo.

Djalma Inoue
15/02/2014, 00:00
Que neura em?!! Graças a Deus que encontrei o Wladmir, colocou o evaporador traseiro com um acabamento muito bacana e até hoje é só alegria, ele até mandou eu voltar la antes de minha viagem pelo nordeste mas, devido a correria ainda não voltei fiquei 4 meses viajando pelo nordeste voltei e olha que já tem quase um ano.:cool:

451168

Ricardo Pocholo
12/03/2014, 13:52
Olá! Minha VTR é uma 110 CSW 2004 e tenho notado uma barulho, como se fosse um assobio, quando ligo o ar condicionado. É um ruido constante e vem de dentro da cabine, mais do lado do passageiro. O ar está gelando corretamente, mas o "apitinho" me irrita muito.

Será que é o ventilador do sistema? O que poderia ser? Eu, que não sou mestre no DIY, conseguiria mexer nisso ou é melhor deixar para especialista emn ar condicionado?

Abraço!

paje_tapuya
12/03/2014, 17:40
A minha mais nova solução de ar condicionado para defender... comprei uma 130! Acabou! O gela saco só gela muito bem a cabine. rsrsrsrs

Wilson Haddad
12/03/2014, 19:31
Paje tenho visto vc direto por ponta negra porém nenhuma das vezes tive como parar pra falar com vc. esse fim de semana talvez eu faça uma trilha com uns amigos coisa leve se quiser ir está convidado

rjmatheus
28/07/2014, 20:22
Pessoal,

Estou vendo uma Land Rover Defender Pick Up usada no mercado para comprar... Gostei de dois modelos, porém não possuem Ar Condicionado (na verdade ainda não vi uma que possua!).

Coloco os dois modelos abaixo e gostaria da opinião dos colegas foristas a respeito da possibilidade de instalar um ar condicionado, bem como o custo aproximado (do kit de boa qualidade e da mão de obra). Se porventura alguém conhecer algum lugar no RJ para instalar e comprar o kit eu agradeço!

- Defender 110 pickup cabine simples - ano 1993 (o proprietário me disse que possui polia dupla, acredito que facilite a instalação);
- Defender 130 pick up cabine dupla - ano 2004.

abs

rjmatheus
23/08/2014, 18:04
Alguém?!não encontrei essa info em outros lugares.

Zicky
23/08/2014, 22:36
Alguém?!não encontrei essa info em outros lugares.

Já encontrei uma citação de certo WLADmir neste tópico ou no segundo tópico sobre AC. Vc terá que pesquisar os dois.
Eu mesmo instalei meu AC em BH onde existem dois.

Muskitu
03/10/2014, 09:54
Que neura em?!! Graças a Deus que encontrei o Wladmir, colocou o evaporador traseiro com um acabamento muito bacana e até hoje é só alegria, ele até mandou eu voltar la antes de minha viagem pelo nordeste mas, devido a correria ainda não voltei fiquei 4 meses viajando pelo nordeste voltei e olha que já tem quase um ano.:cool:

451168

Bom dia prezados,
estou em vista de uma Defender 110 ano 2002, mas ela não tem A/C.
Gostaria de saber, em virtude de muitas reclamações e dificuldades para a instalação, se há algum ponto negativo para se instalar um A/C duplo e se alguém tem uma dica de oficina para tal.

Desde já agradeço pela atenção.

Djalma Inoue
07/10/2014, 23:18
Bom dia prezados,
estou em vista de uma Defender 110 ano 2002, mas ela não tem A/C.
Gostaria de saber, em virtude de muitas reclamações e dificuldades para a instalação, se há algum ponto negativo para se instalar um A/C duplo e se alguém tem uma dica de oficina para tal.

Desde já agradeço pela atenção.

Eu indico o Wladmir da esquina do ar, muito amigo, landeiro e não é explorador e o serviço sai de primeira.

Muskitu
13/10/2014, 09:18
Eu indico o Wladmir da esquina do ar, muito amigo, landeiro e não é explorador e o serviço sai de primeira.

Blz Djalma, assim que fechar o negócio vou lá fazer um orçamento.
Obrigado!!!

levidesouza
13/10/2014, 19:54
Pessoal,

Aguem conhece quem realmente possa dar um jeito no ar condicionado da minha 110.
Estou cansado de gastar dinheiro e não resolver o problema.
Alguma oficina bacana aqui em São Paulo.
Um abraço,

Levi

Denilsom
17/12/2014, 10:10
Colega qual ar da sua defender ? to procurando alguem que tenha uma 96 para saber se vale a pena consertar comprei com o ar parado pois muitos dizem que ele não é eficiente, não vale a pena gastar , bom e mais novo que o povo chama de gela saco, grato

levidesouza
17/12/2014, 10:25
Colega qual ar da sua defender ? to procurando alguem que tenha uma 96 para saber se vale a pena consertar comprei com o ar parado pois muitos dizem que ele não é eficiente, não vale a pena gastar , bom e mais novo que o povo chama de gela saco, grato

Bom dia,

Minha Defender é 2002, consegui uma pessoa que fez uma "boa" manutenção, agora esta gelando, mas as vezes para.
Segundo quem fez o conserto é porque esta congelando, preciso achar a temperatura ideal para que não congele.
Meu próximo passo será colocar um evaporador na parte de traz, que acredito vai ajudar muito.

Levi

Denilsom
19/12/2014, 10:06
Ok Levi o seu já e do mais novo tenho que encontrar alguem que tenha uma do ano da minha para me dar uma opinao se realmente o ar não é bom.grato

Bom dia,

Minha Defender é 2002, consegui uma pessoa que fez uma "boa" manutenção, agora esta gelando, mas as vezes para.
Segundo quem fez o conserto é porque esta congelando, preciso achar a temperatura ideal para que não congele.
Meu próximo passo será colocar um evaporador na parte de traz, que acredito vai ajudar muito.

Levi

birawc
29/04/2015, 17:07
Ola Djalma, das adaptações do ar na traseira a sua foi a que + chamou atenção pelo acabamento e principalmente pela caixa evaporadora pelo que verifiquei pelas imagens não ultrapassa a porta traseira, estou a procura de uma deste seu modelo mas as que vi ate o momento tem uma altura de 14,5 cm, o que daria quase passaria da porta sem contar com acabamento, qual e o modelo da sua caixa, onde vc comprou, preciso compara uma p/ depois começar a fazer as adaptações e parece que a sua seria o melhor modelo.Anexo 451192 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/land-rover/451192-preparando-defender-para-longas-viagens-e-acampamentos-dsc01299.jpg) .
O ar condicionado original dela não da conta, a qui na minha região e muito quente, eu imagino no no verão, e que estiver a traz vai penar, então meu primeiro o objetivo e instalar o ar condicionado na parte de traz, preciso só definir a caixa evaporadora e comprar o resto eu mesmo devo fazer ai e só levar p/ dar a carga de gás.

AAssis
30/04/2015, 07:19
A minha eh 97 e é horrivel... não é o gela saco , a saida fica na parte de cima do painel. Diria que apenas refresca ... mas confesso qeu preciso levar em alguem pra ver... como nao fiquei contente acabei desistindo de ar condicionado (por enquanto...)

Ok Levi o seu já e do mais novo tenho que encontrar alguem que tenha uma do ano da minha para me dar uma opinao se realmente o ar não é bom.grato

Denilsom
30/04/2015, 15:08
Pois é colega então é igual ao meu não funciona direito mesmo bom. com este modelo.

A minha eh 97 e é horrivel... não é o gela saco , a saida fica na parte de cima do painel. Diria que apenas refresca ... mas confesso qeu preciso levar em alguem pra ver... como nao fiquei contente acabei desistindo de ar condicionado (por enquanto...)

fcover
30/04/2015, 23:32
Denilson e Abel, a mina é 98 no mesmo estilo de painel. Até uns dias atrás o ar funcionava excelente ventilação no 3 já era suficiente, e olha que onde moro é quente e nao fiz a vedacao ainda, agora acho que vazou o gás e não está gelando nada. Mas acho que esse tipo de saída de ar da nossa é bem melhor que o gela saco.

paje_tapuya
01/05/2015, 09:50
Denilson e Abel, a mina é 98 no mesmo estilo de painel. Até uns dias atrás o ar funcionava excelente ventilação no 3 já era suficiente, e olha que onde moro é quente e nao fiz a vedacao ainda, agora acho que vazou o gás e não está gelando nada. Mas acho que esse tipo de saída de ar da nossa é bem melhor que o gela saco.

Veja se não é a ventoinha do condensador que parou. sem ela o ar gela, mas mau quando o carro anda e a noite, mas durante o dia e parado esquenta mais que lá fora. Na minha defender é uma ventoinha grande, mas pelo fato de ser uma 130, com menor cabine, ele gela bem; Na discovery, são duas ventoinhas menores e que faz com que o carro fique bem gelado, mesmo no calorão do verão.
A dica para quem vai instalar ar atrás da defender 110 é que invistam num isolamento das mangueiras e em conexões de boa qualidade, pois pelo fato de das mangueiras serem maiores e nossos motores vibrarem, se não tiver conexões e vedações de boa qualidade, com o tempo tudo vai vazar. Um condensador grande e duas ventoinhas na frente eu também recomendo. Tenho um amigo meu no RJ que instalou somente o ar atrás de uma 110 com uma caixa evaporadora grande (sem o gela saco) e o carro dele faz frio.

andre.abreu
04/05/2015, 16:35
Olá pessoal, comprei recentemente a minha Defender 110 ano 1998 ... mas o ar não é como a do Denilsom não! O ar parece ser uma versão anterior ao gela-saco, digo isso porque esse ocupa um bom espaço nos pés do carona! E o motivo que me trouxe a comentar é que esse ar gela bem mas está condensando agua que escorre bem no pé da esposa! rs.... aí já viu né! Alguém indica algum ligar aqui no RJ para eu ver esse problema? Obrigado!

Abraços.

Meccano
04/05/2015, 16:40
Andre, antes verifique a mangueira do coletor, pode ter deslocado ou quebrado o encaixe da mangueira.
Abss!

birawc
05/05/2015, 17:17
Djalma (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/47845-djalma-inoue/), aguardando sua ajuda se possível.
Abç.

Ricardo Pocholo
06/05/2015, 09:58
Amigos, preciso de uma ajuda em relação ao ar condicionado.

Fui fuçar na mangueira do dreno e acabei quebrando o bico plástico onde a mangueira encaixa (bico que é parte da caixa e fica no pé esquerdo do passageiro). Acredito que um bom serviço com fibra de vidro ali, à moda do Mr. Meccano, dá para fixar o bico ali e resolver o problema.

Mas, como nem tudo são flores, não consegui retirar a caixa dali para fazer o reparo. Alguém poderia me dizer como soltar a caixa do ar condicionado dali?

Não se me fiz entender... se precisar eu posto fotos aqui.

Abraços!

Meccano
06/05/2015, 10:45
Salve Ricardo! vamos tentar laminar na posição que esta... combinamos um dia, vamos na garagem ajeitar tudo.

...não sei se compensa fazer o desmonte...
Abss!

birawc
06/05/2015, 10:47
Estou querendo fazer igual.

451168

Achei esta não sei se e igual http://www.densul.com/produto/exibir/1519,caixa-evaporadora-universal-24000-btu-vans-todas-12v-70x33x14-mm

Ricardo Pocholo
06/05/2015, 14:13
Grande Meccano! Vou fazer umas fotos para te mostrar antes. Vamos nos falando. Abraço e obrigado!

birawc
08/06/2015, 16:14
Ola, chegou a hora irei instalar o ar condicionado na traseira, seria possível alguém me ajudar na melhor escolha da caixa evaporador, que já tenha feito o serviço e saiba o modelo que foi usado, digo isto pois fico limitado a altura da caixa evaporadora e fora o acabamento a que vi a menor tem 14,5 cm altura 33 cm de largura e 70 cm de comprimento e de 25btu e achei por R$ 490,00.
Quem ja instalou conservou o forro ou teve que cortar.

birawc
09/06/2015, 14:46
A caixa evaporadora e esta http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-656911248-caixa-evaporadora-universal-2-motores-12-v-_JM e pretendia fazer igual a este serviço do Djalma (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/47845-djalma-inoue/), mas ate apresente data não respondeu a minha solicitações, como vcs podem observar a instalação da caixa não ultrapassou a porta.

bittous
14/11/2017, 16:58
Fala BIra, e afinal, fez a instalação? Esses evaporadores universais funcionam mesmo, ou como disseram antes, dá pau em em dois anos?
Estou querendo colocar na minha, já tenho o famoso gela saco.

A caixa evaporadora e esta http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-656911248-caixa-evaporadora-universal-2-motores-12-v-_JM e pretendia fazer igual a este serviço do Djalma (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/47845-djalma-inoue/), mas ate apresente data não respondeu a minha solicitações, como vcs podem observar a instalação da caixa não ultrapassou a porta.

Marcelo Oyarzábal
17/11/2017, 07:55
Bom dia.

Uso este evaporador no meu 90, instalei faz um mês e gostei muito do resultado, porém não pose ser instalado com a chave eletrônica do termostato, tem que ser o bulbo para um melhor aproveitamento.

553657

bittous
21/11/2017, 18:05
Bacana Marcelo, e você já tinha instalado o ar no carro e só colocou a caixa evaporadora ou instalou inteiro? Perdoe a indiscrição, mas pode falar quanto ficou o serviço? Estou checando aqui em salvador e estão me cobrando aproximadamente R$1000 pra instalar, queira comparar pra ver se é isso mesmo. Abç

Bom dia.

Uso este evaporador no meu 90, instalei faz um mês e gostei muito do resultado, porém não pose ser instalado com a chave eletrônica do termostato, tem que ser o bulbo para um melhor aproveitamento.

553657

Marcelo Oyarzábal
22/11/2017, 16:22
Bacana Marcelo, e você já tinha instalado o ar no carro e só colocou a caixa evaporadora ou instalou inteiro? Perdoe a indiscrição, mas pode falar quanto ficou o serviço? Estou checando aqui em salvador e estão me cobrando aproximadamente R$1000 pra instalar, queira comparar pra ver se é isso mesmo. Abç

Boa tarde.

de material eu gastei R$2.800,00 mais R$450,00 de instalação, a elétrica não foi cobrado por que o eletricista é meu amigo, os R$450,00 foram passagem de mangueiras, gás e óleo do compressor.
Acho que R$1.000,00 de montagem é bom o preço, desde que o pessoal deem garantia, o meu ficou muito bom.

Um abraço

bittous
24/11/2017, 22:22
Bacana, fiz o pedido da evaporadora, vamos ver o que dá, quando instalar posto aqui o resultado. Abç

Marcelo Oyarzábal
25/11/2017, 07:22
Bacana, fiz o pedido da evaporadora, vamos ver o que dá, quando instalar posto aqui o resultado. Abç

No caso você já tem o ar condicionado original?
Esse valor de mão de obra é pra acrescentar o traseiro apenas? A ligação vai ser separada do evaporador da frente?

Um abraço

bittous
25/11/2017, 22:27
Fala Marcelo, a ideia é essa. Tenho o gela saco instalado e pretendo colocar uma bifurcação para o ar traseiro. Já ouvi falar de um instalador que talvez meu compressor nao fosse tão forte pra suprir duas saídas, se assim for, desligarei a o gela saco e deixarei somente o trás.
Estou de qualquer forma dando uma geral no carro, fechando os buracos, trocando as borrachas, então acho que vai acabar ficando bom!! Rsrs abç

Marcelo Oyarzábal
01/12/2017, 17:38
Fala Marcelo, a ideia é essa. Tenho o gela saco instalado e pretendo colocar uma bifurcação para o ar traseiro. Já ouvi falar de um instalador que talvez meu compressor nao fosse tão forte pra suprir duas saídas, se assim for, desligarei a o gela saco e deixarei somente o trás.
Estou de qualquer forma dando uma geral no carro, fechando os buracos, trocando as borrachas, então acho que vai acabar ficando bom!! Rsrs abç

Boa tarde.

Seu compressor sendo original vai dar conta sim, meu pai tem uma 110 e tem o ar condicionado duplo com compressor original, no calor, depois de uns 15 minutos ligado, a velocidade que usa é no 1. Vai ter que completar a carga de gás.

Um abração e boa sorte

mourao
08/09/2024, 15:16
Pessoal, alguém sabe o número da peça ou qualquer referência do pressostato do ar condicionado da Defender 90 ano 2001? Onde consigo comprar? Obrigado