Ver Versão Completa : Motor "cortando" SPTG diesel
Olá amigos, minha sptg ano 2000 4X4 turbo diesel, por várias vezes em plena rodovia o motor apaga sem mais nem menos, então encosto no acostamento dou a partida e ela volta a funcionar normalmente. Alguem já passou por situação semelhante? O que posso fazer?:confused::confused::confused::?
Júlio C. A. Santos
16/03/2009, 19:55
Mimo,
Em que velocidade você esta quando isso acontece? Isso acontece quando força subindo uma serra? O filtro de combustível já foi trocado? Veja também se esse filtro é o correto para a sua Sportage. Também pode ser bomba injetora, algum ajuste ou até mesmo falta de manutenção. Vamos esperar a opinião dos outros companheiros do fórum.
Abraço
:lol::lol:Caro Julio, a velocidade é normal tipo 100 km/h, a principio acho que deva ser problema elétrico pois o carro não chega a falhar, morre derepente. mas vou verificar o filtro de combu pois comprei a STG recentemente e não fiz ainda a troca de oleo e filtros, obrigado pela ajuda.;-);-)
Olá, pode ser sim um mau contato na solenoide que corta o oleo (tipo afogador antigo) para desligar o motor. pode ser desde o contato na chave até a solenoide ruim.
Atenção para filtro de diesel: a vida deste tipo de bomba injetora lubrificada com diesel é ligada a qualidade do diesel (sim tb tem adulteração!), filtro bom e limpo, dreno de água conforme manual.
comenale
19/03/2009, 13:57
Olá, pode ser sim um mau contato na solenoide que corta o oleo (tipo afogador antigo) para desligar o motor. pode ser desde o contato na chave até a solenoide ruim.
Atenção para filtro de diesel: a vida deste tipo de bomba injetora lubrificada com diesel é ligada a qualidade do diesel (sim tb tem adulteração!), filtro bom e limpo, dreno de água conforme manual.
O motor diesel não depende de energia elétrica para ter explosão, portanto não creio que o problema seja na parte elétrica.
Verifique o decantador do filtro de diesel, pois pode estar havendo condensação de água, devido a qualidade do combustível. Nesse caso é preciso drenar a água que fica acumulada.
MarcSport
19/03/2009, 14:51
O motor diesel não depende de energia elétrica para ter explosão, portanto não creio que o problema seja na parte elétrica.
Verifique o decantador do filtro de diesel, pois pode estar havendo condensação de água, devido a qualidade do combustível. Nesse caso é preciso drenar a água que fica acumulada.
Existe uma válvula que corta o combustível, se ficar sem bateria (e sem alternador) ou devido a agum mau contato ela pode fazer o carro parar, mas nesse caso talvez não pegasse em seguida novamente.
Mimo,
Não foi o meu caso, mas já ouvi relato que um simples caso de um cabo que sai do alternador que estava quebrado e encoberto pela capa protetora fez um proprietário de um caminhão gastar mais de doze mil entre bombas e outras peças trocadas, só em oficinas autorizadas da volvo. Um meca das antigas quando foi ver, descobriu que era um cabo partido. O sintoma era o mesmo, caía na estrada rodava muito aí de repente apagava tudo. Rebocava e sem mais nem menos voltava a funcionar. Retiraram e trocaram a bomba cerca de tres vezes e o que acontececia era que o cabo partido ficava com as extremidades em contato e quando passava em saliencia ou buraco na estrada ele desencostava e apagava tudo. Quando jogava pro acostamento e parava, as extremidades do cabo unia e voltava a funcionar. Mesmo sendo diesel, os SPts não funcionam nem com bateria fraca.
Foi o q eu disse...veja isso...
Poie é amigos, ontem andei 300 km com a STG e tive que parar umas 10X para o "procedimento" desligar e ligar novamente. então na volta parei em um posto de combu para trocar o filtro do diesel, porem aqui não existe o bicho. Alguem saberia me informar se existe um outro modelo que sirva? O frentista me informou que por eu ter utilizado diesel aditivado este pode ter "soltado"a sujeira do tanque e se acumulado no filtro, portanto vou ter que troca-lo.:evil:
Marcus Pereira
20/03/2009, 21:49
Poie é amigos, ontem andei 300 km com a STG e tive que parar umas 10X para o "procedimento" desligar e ligar novamente. então na volta parei em um posto de combu para trocar o filtro do diesel, porem aqui não existe o bicho. Alguem saberia me informar se existe um outro modelo que sirva? O frentista me informou que por eu ter utilizado diesel aditivado este pode ter "soltado"a sujeira do tanque e se acumulado no filtro, portanto vou ter que troca-lo.:evil:
Mimo.
Em minha viatura TDI faço uso do filtro "Tecfil PSC996" para o diesel.
Fácilmente encontrado em boas lojas de lubrificantes e afins.
Boa sorte na sua investigação e conta prá gente quando descobrir o gato.
Abraços.
Marcus.
Amigo, com certeza se o motor desliga e vc o religa, não é filtro!
Sinceramente eu trataria deste problema como de SEGURANÇA pois imagine vc tendo de fazer uma ultrapassagem ou então outra situação qq e o motor simplesmente pára na metade?
Encosta o barco e não ande até dar jeito nisso! Isso é prudencia!
pois é amigos, hoje fiz a troca dos filtros e do oleo, realmente o filtro do combustivel esta "detonado"de sujeira, por tanto acho que encontreio o problema. Porem nao consegui o filtro grande do lubrificante, pois são dois, tivwe que pedir pro frentista lavar com querosene e recolocalo. Alguem poderia me imformar o código deste "bicho"?,pois vou neste final de semana pro paragua e quero ver se encontro por lá.
Júlio C. A. Santos
24/03/2009, 23:43
Olá Mimo,
Todos esses filtros são encontrados em Joinville/SC, não fica longe de Guaramirim, se houver interesse posso te indicar as oficinas que vendem esses filtros. Veja os códigos dos filtros primário e secundário (foto).
Abraço :concordo:
mimo,
Eu tive o mesmo problema com minha Sptg, uma ano 96 motor 2.2 aspirada. Quase sempre que o motor era exigido em velocidades altas ou em subidas longas o problema se repetia, perda total de potência e o procedimento era o mesmo: jogava no acostamento, com o carro já "morto", depois bastava ligá-lo novamente então.
1. Troquei o filtro de ar e diesel, mas não houve melhora.
2. Descarga: verifiquei se não havia obstrução na descarga. Não houve melhora
3. Limpei o tanque de combustível, mas não houve melhora
4. Levei a um bombista, que revisou e testou a bomba injetora. Sem melhoras
5. Revisão da parte elétrica e da solenóide que corta o combustível. Sem melhoras.
6. Suspeitei do respiro do tanque de combustível. Andei com o tanque aberto, e sem melhoras também.
7. O motor foi aberto. Avaliamos o cabeçote e depois medimos as taxas de compressão. Tudo OK, sem melhoras
Por fim, resolvi mexer o parafuso que limita o acelerador, a fim de reduzir o curso do pedal. Nunca mais tive o problema novamente.
Não sou mecânico, conheço muito pouco também. Os mecânicos que consultei não tiveram uma posição quanto ao problema ... mas pela conclusão que eu cheguei, o carro "afogava" com algum tipo de sobre-alimentação (se é que é possível um carro diesel afogar??) ...
Mas é isso,
Abs!
Júlio C. A. Santos
30/03/2009, 00:18
Pessoal,
Se motor esta sendo tão exigido (rotação alta demais, quase no vermelho) então em alguns meses vocês terão que fazer retífica no motor. Um amigo meu forçava muito o motor de sua Sportage 2.2 diesel (o Kiros aqui do fórum), e ele retificou o motor 7 (sete) vezes. Em motores diesel não se deve levantar muito o giro, ao contrario dos motores a gasolina, motores diesel perdem eficiência com giro alto.
Abraço
A bomba da sport é o modelo VE (rotativa) da Bosch. Podem acessar o site da bosch e procurar lá que tem tudo sobre esta bomba.
Bem, pelo que sei desta bomba, o acionamento da alavanca de aceleração aumenta o valor do débito da bomba, injetando mais combustível, mas não existe um fim de curso que corte combustivel. O controle de rotação é feito através de pesos centrífugos com ação sob a alavanca de aceleração.
Pode ser que peças de ajuste ou estejam fora de suas posições (o bombista deveria ter visto isso!) ou peças desgastadas (o bombista deveria ter visto isto!).
Para o motor diesel ser desligado, como nao usa centelha, utiliza-se uma passagem na camara de alta pressao da bomba que, quando aberta, libera o fluxo de diesel para o retorno e como não vai diesel nos bicos o motor pára. Isso pode ser feito através de acionamento manual ou eletrico, por uma valvula solenoide.
Assim, no meu ver a bomba deveria passar por uma revisão criteriosa e nova regulagem, em bacada apropriada, de preferencia na rede Bosch Truck Service, porque lá os caras são treinados e a Bosch fic ano pé deles o dia inteiro pra fazer tudo direito, coisas de alemão chato sabe...
Então, sem puxar o saco da Bosch, mas gaste dinheiro no local onde está o problema e seja feliz.
Ainda, acredito que isso seja questão de segurança, então não se arrisque.
imoveisbranco
30/03/2009, 10:36
manual da bosch
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/diesel/downloads/catalogo_catalogo_bombas_ve_2009_2010.pdf (http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/diesel/downloads/catalogo_catalogo_bombas_ve_2009_2010.pdf)
Pessoal,
Se motor esta sendo tão exigido (rotação alta demais, quase no vermelho) então em alguns meses vocês terão que fazer retífica no motor. Um amigo meu forçava muito o motor de sua Sportage 2.2 diesel (o Kiros aqui do fórum), e ele retificou o motor 7 (sete) vezes. Em motores diesel não se deve levantar muito o giro, ao contrario dos motores a gasolina, motores diesel perdem eficiência com giro alto.
Abraço
Exatamente ... a relação de potência do motor Diesel está no torque, não no giro. Retificar 7 vezes, só se fosse o dono da retífica :x
Bem, no meu caso o motor cortava muito antes do vermelho... nunca cheguei ao 3.5 x 1000 RPM. Mas o motor pode sim ser muito exigido mesmo em baixo giro, por exemplo numa subida, injeta-se mais combustível para manter o mesmo giro do que se injetaria no plano.
A bomba foi revisada por uma autorizada bosh ... não sei se o serviço foi negligente. De toda forma, até cogitamos na época em instalar uma bomba injetora de uma VAN para fazer o teste, mas não se concretizou.
Abs!
CarlinBC
30/03/2009, 15:15
Olá...
Na empresa que eu trabalhava, sempre viajava de D20 levando motos, etc... Existia já naquela época,1900 e nada, um limitador de giro que cortava o fornecimento de diesel para que não "estourasse" a rotação do motor. Ás vezes eu viajava com o pessoal da Agrale motos e os caminhões e micro ônibus Agrale tambem tinham este recurso. Não seria a "defesa" do motor???
Desculpem se falei m...:pensativo:
A minha viatura tb apresentava o mesmo problema. Depois de muito procurar acabou-se descobrindo que era o sensor de rotação do motor que estava pifado.
A minha viatura tb apresentava o mesmo problema. Depois de muito procurar acabou-se descobrindo que era o sensor de rotação do motor que estava pifado.
Sensor de rotação? Nunca ouvi falar ... tem maiores detalhes?
Júlio C. A. Santos
30/03/2009, 23:41
Sensor de rotação não seria apenas nas Sportage a gasolina?
Flavio Junges Pereira
31/03/2009, 17:21
Olá amigos, minha sptg ano 2000 4X4 turbo diesel, por várias vezes em plena rodovia o motor apaga sem mais nem menos, então encosto no acostamento dou a partida e ela volta a funcionar normalmente. Alguem já passou por situação semelhante? O que posso fazer?:confused::confused::confused::?
Camarada MIMO:
Este problema de cortes de combustivel ou força do veiculo é bem complexo, quando se trata de um diesel. Faça um exame elétrico desde o miolo da chave de ignição até a bomba injetora (pode ter desgaste no miolo da chave, fio quebrado internamente, bateria com polo solto ou quebrado internamente). Faça uma direta da bateria para a injetora e voce descarta estes itens todos. Se o problema não desaparecer ai serão os filtros(facil de resolver) ou injetora(mais dificil) ou ainda alguma centralina (se houver) com alguma pane. De qualquer forma comece pela parte mais facil. Já apanhei como boi em roça alheia com estes problemas, e cada caso é de se pensar. Já tive solenoide da injetora com o terminal quebrado, fio quebrado, miolo da chave de ignição com folga(molho de chave muito pesado causa isto) polo de bateria quebrado internamente,ar falso na bombinha de diesel(manual), que só aparecia quando a temperatura era alta, só ainda não tive pane seca, e nem por falta de trocar filtros de combustivel, que sempre faço regularmente. Portanto mãos à obra e sempre faça o serviço com alguem que realmente entenda, caso contrario voce tambem vai trocar tres vezes a bomba injetora, retificar sete vezes o motor, vai acabar vendendo o veiculo para se ver livre do problema. Pode ser ainda só o terra do motor com a carroceria. Pela quantidade de "pode ser" voce já pode ver que isto não é tão simples de resolver as vezes. Por outro lado voce pode ter a intuição e bater no lugar certo. Boa sorte. Quando achares o problema posta aqui para outros poderem tomar conhecimento. Um grande abraço.
Flavio.
Robinho da Jaguatirica
31/03/2009, 18:21
Na minha opinião essa caca toda está mais pra elétrica que para mecânica, os filtros com certeza não são, mesmo por que se fosse filtro a viatura poderia até perder força, mas morrer de uma vez e ligar em seguida...:discordo:.
O comutador da ignição pode sim ser o causador da caca toda, vai saber né?
De qualquer forma, espero ancioso que resolva o problema e poste aqui o resultado, mas claro, desde que não seja o comutador, pq a KIA só vende o chicote completo, que custa a bagatela de 4 mil latinhas, e não existe outro comutador que sirva.
Boa lama!
Robinho
Na minha opinião essa caca toda está mais pra elétrica que para mecânica, os filtros com certeza não são, mesmo por que se fosse filtro a viatura poderia até perder força, mas morrer de uma vez e ligar em seguida...:discordo:.
O comutador da ignição pode sim ser o causador da caca toda, vai saber né?
De qualquer forma, espero ancioso que resolva o problema e poste aqui o resultado, mas claro, desde que não seja o comutador, pq a KIA só vende o chicote completo, que custa a bagatela de 4 mil latinhas, e não existe outro comutador que sirva.
Boa lama!
Robinho
caraca 4 mil latinhas por um chicote com um comutador?
da pra fazer um motor com esse dindin
Robinho da Jaguatirica
01/04/2009, 09:51
caraca 4 mil latinhas por um chicote com um comutador?
da pra fazer um motor com esse dindin
Fiquei sabendo deste valor a um ano atrás, minha viatura tinha vez que simplesmente não virava a chave, depois de testar tudo cheguei a conclusão que o defeito era o comutador, liguei para a KIA achando que pagaria no máximo umas 40 latinhas, não sei o que foi pior, saber que custaria 4 mil latas ou a risada do FDP do vendedor acompanhada da informação que a peça tinha que vir da "QUINTA DA KOREIA". Acabei abrindo o comutador, limpando os contatos, e tá funcionando perfeitamente até hoje.
Boa lama!
Robinho
Fiquei sabendo deste valor a um ano atrás, minha viatura tinha vez que simplesmente não virava a chave, depois de testar tudo cheguei a conclusão que o defeito era o comutador, liguei para a KIA achando que pagaria no máximo umas 40 latinhas, não sei o que foi pior, saber que custaria 4 mil latas ou a risada do FDP do vendedor acompanhada da informação que a peça tinha que vir da "QUINTA DA KOREIA". Acabei abrindo o comutador, limpando os contatos, e tá funcionando perfeitamente até hoje.
Boa lama!
Robinho
sera que vendedor não estava errado não?
se fosse eu mandava o fdp enfiar o comutador na koreia dele. rsrsrsrs
CAROS AMIGOS: voltei ao tópico, pois finalmente achei o problema de minha SPT. chega a ser cômico, mas como poderá um dia acontecer com qualquer um, tenho que relata-lo, inclusive para matar a curiosidade. Na verdade foi um amigo que achou o bicho. É o seguinte: na minha STG tem uma forração colada sob o capô do motor, (não sei se todas tem isso), e esta M.... soltou a cola e quando o motor chegava a uma certa rotação a aspiração do motor "chupava" esta foração e fechava a entrada do filtro de ar, quando eu desligava o motor a mesma voltava pro seu lugar e o carro pega normalmente. E bobo aqui chegou a "internar" a dita cuja por 3 dias numa oficina e nada de acharem o defeito.Fico muito agradecido a todos que de alguma forma deram uma ajuda, e podem rir a vontade, abraços mimoooo:dance::dance::dance::dance::dance:
Robinho da Jaguatirica
04/04/2009, 17:24
Que bom que descobriu, a muito tempo lí o mesmo caso aqui no fórum, num tópico da Sportage mesmo, mas nem me passou pela cabeça que pudesse ser isso, salvo engano os relatos eram de perda de força, e não de apagar do nada como aconteceu com vc.
Boa lama!
Robinho
ainda bem mimo,ja pensou se fosse o ccomutador?
Flavio Junges Pereira
04/04/2009, 19:51
CAROS AMIGOS: voltei ao tópico, pois finalmente achei o problema de minha SPT. chega a ser cômico, mas como poderá um dia acontecer com qualquer um, tenho que relata-lo, inclusive para matar a curiosidade. Na verdade foi um amigo que achou o bicho. É o seguinte: na minha STG tem uma forração colada sob o capô do motor, (não sei se todas tem isso), e esta M.... soltou a cola e quando o motor chegava a uma certa rotação a aspiração do motor "chupava" esta foração e fechava a entrada do filtro de ar, quando eu desligava o motor a mesma voltava pro seu lugar e o carro pega normalmente. E bobo aqui chegou a "internar" a dita cuja por 3 dias numa oficina e nada de acharem o defeito.Fico muito agradecido a todos que de alguma forma deram uma ajuda, e podem rir a vontade, abraços mimoooo:dance::dance::dance::dance::dance:
Camarada Mimo:
É um alívio encontrar um problema destes, como já disse é de deixar o caboclo tonto, sem falar que realmente é sem dúvida cômico, quando tambem não é tragico $$$$$$$$. Como diz o goiano "pra modi aprendê é perciso sofrê", e voce foi feliz porque descobriu logo o que estava sem sofrer muito. :D:D:D:D Um abraço.
Flavio
Foi um verdadeiro caso de insuficiencia repiratória cronica
:-D:-D:-D E cá entre nós: Entradinha de ar bem safada não? :pipoca::pipoca:
Júlio C. A. Santos
04/04/2009, 21:25
É verdade, recentemente descobri que em altas velocidades muito ar passa entre a forração e o capô. A forração é sugada pela tomada de ar do motor. No meu caso, não chegou a desligar o motor, mas perdeu rendimento. Nunca me passou pela cabeça que a forração podia causar esse problema, descartei essa possibilidade por achar meio absurda, mas é real. :shock:
Abraço
Agora recomendo a todos cortarem com um estilete uma area de 20 X 20 cent. bem no local onde fica a entrada do filtro
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