PDA

Ver Versão Completa : TANQUE



caj
25/10/2004, 14:08
olá colegas
é verdade que o tanque do engesa fase 1 é menor do que o fase 2?
já ouvi dizer que se pode por tanque de plástico do iveco no engesa, será que fica bom?
grato

Cilon Carlos Heck
26/10/2004, 10:00
A capacidade é a mesma, 80 litros. Acho que muda pouca coisa, como a posição da tampa do tanque: fase 1 é do lado do motorista, fase 2 é do lado do carona. Nos mais acho que são iguais. Aqui em Londrina, na CINFEL eles pedem 280,00 pelo tanque.
Qualquer coisa dá uma ligada para eles: (43)3348-6366

[ ]'s

Gerson Jacareí
27/10/2004, 07:15
Cilon este 80 litro é do tanque original :?: :?: :?: :?: , eu achava que era 90 litros :roll: :roll:

É pessoal :!: O Cilon tinha razão o tanque original do FI é 80 litros , como o meu FI ta na reforma e o tanque esta em casa eu fiz uma medição e deu 80 litros .

Cilon Carlos Heck
27/10/2004, 09:52
Olha Gerson, de 90 litros por aqui eu nunca ouvi falar. Todo mundo tem o de 80 e alguns até de 60, no caso de engesa a diesel (autonomia maior) :wink: :wink: , porque aí pode mudar ele para não danificar tanto em trilhas. 8) 8)

Gerson Jacareí
27/10/2004, 11:34
Bem o meu FI é gasolina transformado para alcool e tem uma autonomia de +/- 500 kilometros com o tanque cheio , mas no mes que vem ele vai para reforma geral , dai eu vou retirar o tanque para uma limpeza e tiro da duvida se é 80 ou 90 .

abraços
Gerson
Jacareí
Engesa FI 4.1

Cilon Carlos Heck
27/10/2004, 11:48
Que motor você tem?
Se o tanque for de 80 litros então está fazendo uma média de 6 Km/l?
É uma média alta para motor a álcool, não?
Você já andou estes 500km sem reabastecer?

Eduardo Chaves
27/10/2004, 14:31
...porque aí pode mudar ele para não danificar tanto em trilhas.

Cilon,

O meu tanque original está baleado e comprei outro usado que está instalado...

No tanque baleado, pensei justamente em modificá-lo melhorando o desempenho em trilhas e sacrificando alguns litros, já que o meu é a diesel, como vcs fazem esta modificação por aí ???

Penso em cortar a traseira dele uns 5 cm em todo o comprimento, com a parede ficando junto do bocal de abastecimento, não sei se me fiz entender, mas depois de instalado, o tanque ficaria dentro dos limites dos pneus, melhorando inclusive o ângulo de saída...

Que acha ???

[]'s...

Cilon Carlos Heck
27/10/2004, 14:49
Edu, acho que onde vai cortar o tanque acaba não sendo tão importante. A sua idéia é bem válida e realmente você pode depois retrabalhar o protetor e vai acabar ganhando alguns graus de saída mesmo. Evidente que nada exagerado mas sempre uma melhora.
Única coisa a mais que eu faria seria de aproveitar e reforçar perto do bocal, porque como você falou, vai cortar bem próximo a ele.

[ ]'s e boa trilha de tanque novo.

Eduardo Chaves
27/10/2004, 14:54
Edu, acho que onde vai cortar o tanque acaba não sendo tão importante.

Qual exatamente é a modificação que vcs fazem por aí ???

[]'s aceitando sugestões...

guilhermeabreu
27/10/2004, 15:11
OLÁ pessoal

O meu ENGESA era 4cc alcool original, e o tanque era de 85 L , como diz no manual. Mandei fazer um de inox de 90 L , mas so coube 88 L.
Acredito que era de 85 L pq dei bobeira num dia , e qdo abasteci coube 83,5 L de alcool.
Nao acredito em autonomia de 500 Km , pq o peste fazia de 3 a 4 KM/L.

Luiz Claudio
27/10/2004, 16:46
A capacidade é a mesma, 80 litros. Acho que muda pouca coisa, como a posição da tampa do tanque: fase 1 é do lado do motorista, fase 2 é do lado do carona. Nos mais acho que são iguais.

Cilon,

Eu nunca medi a capacidade do tanque, mas sempre ouvi falar que era de 90 litros para o Engesa civil e de 100 litros para o Engesa militar...Sei lá...Precisamos arrumar um jeito de sanar essa dúvida...

Já quanto as diferenças entre os tanques do F-1 e do F-2, além do lado do bocal de abastecimento, eles também são diferentes no formato...O tanque do F-1 é chanfrado, enquanto o do F-2 é bem quadradão. Segue em anexo duas fotos do tanque de um Engesa F-2 que nosso amigo Cássio postou aqui no fórum recentemente...

[]'s...

Luiz Claudio
27/10/2004, 17:06
Agora uma foto do tanque de um Engesa F-1...

Apesar de não estar muito aparente, repare no chanfro que ele tem na parte de baixo.

[]'s...

Eduardo Velo
27/10/2004, 17:34
L.C. , fazendo as contas pelas medidas que vc passou , esse tq da foto tem 103 lt , mas fazendo as contas do meu , são 87 lt , depois mando as medidas ...

[]s...

Eduardo Chaves
27/10/2004, 17:47
Luiz Claudio,

Esse chanfro a que se refere, é para manter o angulo de saída, já que no F1 o tanque fica praticamente no limite do parachoque, mas ainda assim, bastante vulnerável nas trilhas, o que com certeza não ocorre no F2, em virtude de a traseira ser maior e o tanque ficar mais para dentro do veículo...

[]'s...

Luiz Claudio
27/10/2004, 17:53
L.C. , fazendo as contas pelas medidas que vc passou , esse tq da foto tem 103 lt , mas fazendo as contas do meu , são 87 lt , depois mando as medidas ...

Edu,

Essas medidas foram tiradas pelo Cássio quando ele mandou fazer o tanque do Engesa... Eu simplesmente copiei a foto já com as medidas pra cá...

Pra quem se interessar, essa informações todas que eu postei aqui estão no tópico www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=211

Ah, e falando em Cássio...Cadê ele??? Alguém tem alguma notícia dele e do Rinoceronte???

[]'s...

Luiz Claudio
27/10/2004, 18:02
Esse chanfro a que se refere, é para manter o angulo de saída, já que no F1 o tanque fica praticamente no limite do parachoque, mas ainda assim, bastante vulnerável nas trilhas, o que com certeza não ocorre no F2, em virtude de a traseira ser maior e o tanque ficar mais para dentro do veículo...

Isso mesmo Edu, perfeita sua explicação!!!

Eu postei as fotos porque no começo do tópico o pessoal estava achando que, tirando o lado do bocal de abastecimento, os tanques do F-1 e do F-2 eram exatamente iguais...

Foi só pra mostrar as diferenças...

[]'s...

guilhermeabreu
27/10/2004, 23:36
EDUARDO CHAVES

Eu memo troquei o tanque que comprei, e observei o pq do chanfrado do tanque do F-1 . Vi que era para nao bater na barra panhard trazeira, que fica logo a frente do tanque,isto é: do lado esquerdo ela é presa no eixo, e nao faz volume para traz, no lado direito ela e fixada no chassi, por isso faz volume para traz, com isto o tanque tem que ser mais estreito deste lado. Como o F-2 e mais comprido nao precisou de chanfrar, por isto ele é retangular. Entendeu?

NeRo
27/10/2004, 23:37
Acho difícil que no manual do F2 conste o volume exato de combustível mas está especificado 90 litros.

Não acho que exista diferença entre os modelos civis e militares... seria muita dor de cabeça para pouca diferença :? Mas são sempre 80% de chance de eu estar errado! :D
Só pra complicar na ficha técnica do Marruá constam 102 l.

Agora mais efetivo que o volume é saber quanto o pescador consegue puxar... o Edu Velo uma vez me falou que sobram uns 20 litros que o pescador não puxa, você confirma colega?

Abraços!

Eduardo Velo
28/10/2004, 00:11
... o Edu Velo uma vez me falou que sobram uns 20 litros que o pescador não puxa, você confirma colega?

Nero , com 20 lt pode até puxar , mas começa a dificultar a sucção de combustível , se pegar uma subida ou descida forte , entra ar e não adianta mais ter nível para o pescador qdo nivelar , se conseguir andar no plano consegue ter uma sucção bem melhor , mas deve parar prox. dos 10 lt finais mesmo assim ...

[]s...

Gerson Jacareí
28/10/2004, 06:43
O motor é um 6 cilindros do opala
Esta média não é precisa porque o meu marcador de velocimetro não marca direito e o de combustivel tambem não , tudo no chutometro .
O unico teste que fiz foi amarrar uma garrafa de combustivel com um litro de petroleo e ficar andando pela cidade , consegui andar 5 k pelo velocimetro , mas não sei se isto é preciso .
Eu nunca tentei andar estes 500 k ( não da para confiar )

Gerson
Jacareí
Engesa FI 4.1

Eduardo Chaves
28/10/2004, 16:14
EDUARDO CHAVES

Eu memo troquei o tanque que comprei, e observei o pq do chanfrado do tanque do F-1 . Vi que era para nao bater na barra panhard trazeira, que fica logo a frente do tanque,isto é: do lado esquerdo ela é presa no eixo, e nao faz volume para traz, no lado direito ela e fixada no chassi, por isso faz volume para traz, com isto o tanque tem que ser mais estreito deste lado. Como o F-2 e mais comprido nao precisou de chanfrar, por isto ele é retangular. Entendeu?

Guilherme,

Tb fui eu mesmo quem trocou o tanque, e sozinho...

Tb percebi essa diferença no corpo do tanque, mas não me referi à ela pois pela foto do tanque do F1, o único chanfro que se visualiza, é justamente o situado na parte traseira inferior...

[]'s...

fpandur
28/10/2004, 22:35
PessoALL

P/ "ajudar" na confusão: na minha Camper o bocal é do lado do passageiro (igual o F-2), mas o tanque tem o chanfrado do F-1 ... :?

Ah, cabem cerca de 85 litros (no manual diz 86 Lts) e com uns 10-15 Lts, o pescador já não consegue mais puxar ... :roll:


já ouvi dizer que se pode por tanque de plástico do iveco no engesa, será que fica bom?

Isto me interessa e muito !!! Ninguém tem informações a respeito ? Caj, sabe especificamente de qual Iveco é ?




Aqui em Londrina, na CINFEL eles pedem 280,00 pelo tanque.


Cilon, isto é p/ um tanque novo do Engesa ? Até compensa eu ir buscar aí, pois estou "perto" (180 Km) ...

O meu está vazando um pouco, já mandei soldar, melhorou mas não solucionou .... :roll:

Abraços

Cilon Carlos Heck
29/10/2004, 08:09
Pandur, é o prço novo. Eu liguei lá para perguntar.

Eduardo Velo
29/10/2004, 11:45
O tq do meu Engesa tem 86,3 lt calculado pelas medidas ...
Já tive que colocar 80 lt pq fiquei sem diesel na merda da Trabalhadores que quase não tem posto .
O Carlão rebocou com o Envesa uns 40 km até o posto ...

[]s...

guilhermeabreu
29/10/2004, 14:11
EDUARDO CHAVES

Valeu, agora entendi qual chanfro.
Agora , que colocar o tanque sozinho é soda; isto é. Ainda mais qdo as conexoes ficaram fora de lugar, embaixo da lataria trazeira; tive que tirar novamente e mudar a posiçao da mesma com solda inox MIG . Conexoes estas que já havia trocado pq eram de ferro como falei anteriormente.
SÓ COM PACIENCIA DE ENGESEIRO E PESCADOR QUE TAMBÉM SOU.

Eduardo Chaves
29/10/2004, 14:25
Pandur,

Pelas fotos do Xará, acho que o tanque da Pomarola é do F3...

[]'s...

Eduardo Velo
29/10/2004, 16:37
As medidas do tanque do Barão vermelho que o L.C. postou estão parecidas com esse tanque do meu F3 , a medida de 37 cm por ex. é a mesma , só que é com a aba e eu nem coloquei , a largura certa é 33 cm nos 2 tqs , e a altura , no meu tem 33 cm e no BV 34 cm , o comp. 106,7 cm contra 111 cm , no encaixe 50,8 cm contra 51 cm do BV ...

Pode ser paralaxidade , pq as medidas estão bem próximas ...

[]s...

Luiz Claudio
29/10/2004, 16:57
Edu,

Aquele tanque com as medidas da foto que eu postei não é o tanque do Barão Vermelho, é o tanque que o Cássio de São José (Engesa Rinoceronte) mandou fazer para o F-2 dele.

O Barão, por ser F-1, tem o tanque diferente!!!

[]'s...

Eduardo Velo
29/10/2004, 17:04
Ah ... tá explicado , blz ...
O Cassio sumiu , será que arrependeu da vida de jipeiro ?????

[]s...

Luiz Claudio
29/10/2004, 23:00
O Cassio sumiu , será que arrependeu da vida de jipeiro ?????

Então Edu, não tive mais notícia nenhuma dele!!!

Vai ver que o Rino ficou pronto e ele se mandou por esse mundão afora...hehehe...

[]'s...

guilhermeabreu
30/10/2004, 15:10
FLAVIO PANDUR

O problema do pescador do seu tanque, é a coisa mais fácil de arrumar; é so retirar o pescador, se for junto com a boia, é so tirar a boia e emendar um pedaço de mangueira de combustível de +ou- 10cm na estremidade do pescador que vc terá sua capacidade total de volume do seu tanque.


E sobre o TANQUE do IVECO; li aqui nao lembro onde, que o TANQUE fica muito saliente para baixo da trazeira. Para quem faz trilha esquece. Para quem só viaja grandes distancias, é uma boa.

Gerson Jacareí
24/11/2004, 20:14
Cilon este 80 litro é do tanque original :?: :?: :?: :?: , eu achava que era 90 litros :roll: :roll:

É pessoal :!: O Cilon tinha razão o tanque original do FI é 80 litros , como o meu FI ta na reforma e o tanque esta em casa eu fiz uma medição e deu 80 litros .