Ver Versão Completa : Dúvidas sobre 14B e câmbio compatível
Pessoal,
Andei pesquisando no google e por aqui mas sem sucesso...
Esse motor 14B saiu por aqui só na BAnd ou em outra Toyota?
Quais as opções de câmbio com t-case de saída para o lado do carona?
Saiu algum câmbio automático com esse motor?
Alguém sabe onde consigo um motor dessas para comprar?
Já agradeço e peço desculpas pelo monte de perguntas!
Abraços!
maxdelta
15/03/2009, 15:55
Pessoal,
Andei pesquisando no google e por aqui mas sem sucesso...
Esse motor 14B saiu por aqui só na BAnd ou em outra Toyota?
Em linha só a Band! (tenho QUASE certeza absoluta):mrgreen:
Quais as opções de câmbio com t-case de saída para o lado do carona?
A caixa de transferencia da band tem saida pra este lado!
Saiu algum câmbio automático com esse motor?
Não sei dizer, mas se tivesse uma band com cambio automatico eu queria ela(pelo menos o cambio)
Alguém sabe onde consigo um motor dessas para comprar?
Neste tópico, tem vários motores a venda:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36856&page=114
www.sotoyota.com.br
www.rolo4x4.com.br
http://www.cared.com.br/ - Vende motores
www.mercadolivre.com.br
Procure em retificas!!!
Já agradeço e peço desculpas pelo monte de perguntas!
Abraços!
Disponha
Agora se vc colocar na pesquisa do google assim:
site:4x4brasil.com.br "14b"
vai aparecer 10 paginas referente a este assunto!!
Abs
Pessoal,
Alguém sabe se o câmbio automático da Sw4 é Plug and play no 14b?
dalmo cruz torres
19/03/2009, 15:07
Carlos, eu acabei de comprar um jipe Toy ano 98, com o motor 14b. eu nunca tive experiencia com esse motor, mas vou te falar uma coisa, estou tendo uma impressão muito boa dele. Acho que ele turbinado e intercoolado deve ficar ótimo. Uma boa pedida de cambio é o 5 marchas original dele, parece ser bem robusto.
Lembro-me que o Elmer tinha comprado um cambio auto para colocar no CJ 8 dele, e anão vai usar mais, porque não dá uma palavra com ele?
Carlos, eu acabei de comprar um jipe Toy ano 98, com o motor 14b. eu nunca tive experiencia com esse motor, mas vou te falar uma coisa, estou tendo uma impressão muito boa dele. Acho que ele turbinado e intercoolado deve ficar ótimo. Uma boa pedida de cambio é o 5 marchas original dele, parece ser bem robusto.
Lembro-me que o Elmer tinha comprado um cambio auto para colocar no CJ 8 dele, e anão vai usar mais, porque não dá uma palavra com ele?
Dalmo,
Também fiquei muito interessado ao ler sobre este motor.
Já vi com o Elmer mas não são compatíveis...
Se souber de algum 14 por aí, me d~e um toque (ui)..rss
guilhermeabreu
21/03/2009, 13:46
O cambio compatível com o 14B é o próprio da BAND do qual saiu com este motor inclusive com a T-CASE original TOYOTA , este é o conjunto ideal para seu YELLOW SUBMARINE , ou um MWM com caixa ENGESA e T-CASE BAND como esta o meu . Ou o cambio da D-20 , acho que é o 2615 com5ª over e T-CASE BAND , ou o 260F aí não sei se a 5ª é over , mas se for , é este cambio com a T-CASE BAND .
NÃO TEM NADA MELHOR PARA NOSSOS ENGESAS DO ESTAS OPÇÕES :
MOTOR : TOYOTA 14B , MWM 2.8 , MAXION S4T
CAIXA DE MARCHA : COM 5ª OVER - TOY BAND , 2615 , OU 260F SE FOR OVER .
COM 5ª SEM OVER 1:1 - A ORIGINAL DO ENGESA
COM 4 MARCHAS 1:1 - A DA BAND , DAÍ NÃO PRECISARIA DE FLANGE
PARA A T-CASE DA BAND .
T-CASE : TOY BAND , JPX .
Sair disto é trocar 6 por meia dúzia , e se vc pensa em algum dia comprar qquer motor destes supracitados por R$5.000,00 a R$6.000,00 completo com nota como vc citou , PODE TIRAR ESTE SEU SONHO DE CABEÇA . Ísto mnão existe mais , como já falei , tive muita sorte de achar o meu por R$5.000,00 , mas ísto foi ha 4 anos atrás tb .
ABRAÇÃO
O cambio compatível com o 14B é o próprio da BAND do qual saiu com este motor inclusive com a T-CASE original TOYOTA , este é o conjunto ideal para seu YELLOW SUBMARINE , ou um MWM com caixa ENGESA e T-CASE BAND como esta o meu . Ou o cambio da D-20 , acho que é o 2615 com5ª over e T-CASE BAND , ou o 260F aí não sei se a 5ª é over , mas se for , é este cambio com a T-CASE BAND .
NÃO TEM NADA MELHOR PARA NOSSOS ENGESAS DO ESTAS OPÇÕES :
MOTOR : TOYOTA 14B , MWM 2.8 , MAXION S4T
CAIXA DE MARCHA : COM 5ª OVER - TOY BAND , 2615 , OU 260F SE FOR OVER .
COM 5ª SEM OVER 1:1 - A ORIGINAL DO ENGESA
COM 4 MARCHAS 1:1 - A DA BAND , DAÍ NÃO PRECISARIA DE FLANGE
PARA A T-CASE DA BAND .
T-CASE : TOY BAND , JPX .
Sair disto é trocar 6 por meia dúzia , e se vc pensa em algum dia comprar qquer motor destes supracitados por R$5.000,00 a R$6.000,00 completo com nota como vc citou , PODE TIRAR ESTE SEU SONHO DE CABEÇA . Ísto mnão existe mais , como já falei , tive muita sorte de achar o meu por R$5.000,00 , mas ísto foi ha 4 anos atrás tb .
ABRAÇÃO
Grande amigo, Dr. Guilherme,
Minha situação é a seguinte: sou fã de motor diesel (fui criado em meio a tratores e caminhões, daí já viu, né? Diesel entra na veia e já era.)
Desde quando comprei o engesa que venho pesquisando o motor ideal para ele. Andei no seu e fiquei maluco com o sprint.
Mas também gosto muito dos motores maxion da linha S...
No trajeto da pesquisa surgiu o 14b, um motor que fica entre os dois acima em termos de peso e potencia.
Achei a proposta interessante...
Estou esperando a resposta de um cara que me vende por 5.000,00 mas o motor está rodando numa picape e será trocao por um MB 709...
Hoje apareceu um sprint num preço bacana, mas depende de uma negociação do meu irmão com um cara que o deve uma grana..
Na verdade, meu engesa está fazendo 7 km (no asfalto) com litro de alcool, rodando direitinho e tal.....isso me fez perder a pressa.
Quando achar algo bacana, legalizado e tal eu fecho...
A grana já está separadinha para tal...
Mas você listou, com toda certeza as melhores opções de power-train que existem por aqui...
Abração!
Carlos, que tal colocar um câmbio da Hilux, com o Kit MCrawler 4.7, que o Marcel está vendendo?
Se fosse hoje, faria isso com o meu.
É só ver uma flange para adaptar, e você terá uma ótima caixa com uma super reduzida. Seu Engesa vai subir até em paredes.
[]s
guilhermeabreu
22/03/2009, 00:11
CAVESO
Nunca tive BAND com o 14B , só uma vez que eu experimentei em andar , andei muito pouco , mas deu logo para ver que motorzaço é este 14B , caso vc concretize este negócio , fique tranquilo que vc ficará muitíssimo be,m servido .
Vejo sempre sua preocupação em manutenção deste motor em ser cara , PERGUNTO EU : qual motor destes mais modernos , MWM 2.8 , 14B , INTERNATIONAL 3.0 DA RANGER , MITSUBISHI , que fica mais barato em ter que fazer , todos estes estão na mesma faixa de preço em caso de ter que fazer o motor inteiro , não tem para onde fugir .
Um mecanico amigo meu falou esta semana que uma bomba injetora da RANGER , caso tenha que trocar , custa apenas R$10.000,00 , e a RANGER é nacional . O volante motriz do meu MWM custa R$3.500,00 , a bomba da D.H. que é acoplada a bomba de vácuo custa R$2.250,00 , eu tive que trocar as duas como vc sabe , só que o volante eu fixei ele .
Logo não tenha receio e nem medo de entrar no DÍESEL , como vc mesmo disse : o DÍESEL esta na sua veia , como eu ví aí de perto qdo fiz a visita em vc .
ABRAÇÃO
Dr,
Conversei com o Elmer e outros mestres daqui em 14b e me disseram que a manutenção dele já foi mais cara quando as peças só se encontravam originais. Hoje é possível encontrar no paralelo boa parte delas (embora que com qualidade inferior)....
Parece ser um custo compatível com os motores de alta rotação e mais caro que os de baixa...
É analisar o custo benefício...
dalmo cruz torres
22/03/2009, 12:16
Carlos, concordo com o Dr. Guilherme, as peças dele são tão caras quanto os MWM ou outros motores de alta rotação modernos. Mas a verdade é que depois de consertados demoram muito a estragar. Eu tenho um amigo que comprou uma camionete com motor 14b, no primeiro mês teve que trocar a bomba da direção e a bomba de vácuo, foram quase 4 mil em peças, já andou 150milk depois disso sem trocar nada, só óleo e filtros. Pergunte a ele se o motor 14b é ruim, ele adora! O negócio é que não é todo mundo que cuida das viaturas, então quando vamos comprar um motor usado geralmente ele está não muito bem cuidado, mas o negócio é cuidar bem, dar manutenção correta e curtir. Eu gostei muito do 14b, me parece ser um motorzão, sem aqueles negócios esquisitos dos motores que tem correia dentada acionadora da bomba injetora e out ras peças. Não é um motor cheio de encanamentos de água ou outras coisas que possasm quebrar, a impressão que tenho dele é muito boa mesmo.
JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
22/03/2009, 13:50
Eu particularmente o 14b e um motor silencioso,eu comprei um para colocar num jpx meu por 1000 reais parcial,ele era de uma toyota ano 2000 que alias quem montava esse motor era a mwm no ultimo ano de produçao da band,eu tenho uma land cruiser ano 86 a gasolina 6 cilindro e tou querendo trocar por um diesel.E estou na duvida sobre qual colocar 14 b ou um mwm 6 cc.
Amanhã vou olhar um 14b e um sprint 2.8....
dalmo cruz torres
22/03/2009, 15:46
Me surgiu uma dúvida, será que o 14b fica bom com o cambio da hilux? Será que tem alguma dificuldade em adaptar?
Me surgiu uma dúvida, será que o 14b fica bom com o cambio da hilux? Será que tem alguma dificuldade em adaptar?
Segundo o elmer não casam, mas flangeando tudo dá, né?
guilhermeabreu
22/03/2009, 17:18
CARO AMIGO DALMO
Conversando com o meu amigo MECA/PROFESSOR ROGERIO NUNES , ele que faz os trampos em meu ENGESA , atualmente esta fazendo a adaptação da T-CASE BAND no ENGESA do CARLOS SIQUEIRA do Rio de Janeiro , e vai tb corrigir o CÁSTER do ENGESA tb , ele me disse ontem que faz qualquer flange de adaptação de qquer T-CASE EM QQUER CAMBIO , e qquer motor em qquer caixa de marcha , basta estar com ele as duas peças .
Ele tem muito conhecimento técnico pois além de ser e trabalhar com mecanica ,é tambem professor de mecanica numa Escola Técnica Pública Federal , e GOSTA DO QUE FAZ , ísto é muito importante .
ABRAÇÃO
dalmo cruz torres
22/03/2009, 19:56
Dr. Guilherme, eu estou na seguinte situação, comprei um jipe curto Bandeirantes, em um leilão. Apesar do bom estado geral, veio sem o cambio e a redução. Eu já achei alguns cambios/redução para ele, mas parece que a turma sente o cheiro da pressa nossa e o preço de tudo sobe! Me pediram 5,5 no conjunto! Eu cansei de ver esses conjuntos sendo vendidos a 4 mil aqui no fórum e no rolo4x4. Bem, analizando a siuação, pensei na hipótese de montar um conjunto cambio/redução da Hilux no jipe, por causa do preço mesmo, mas não queria que o jipe demorasse mais ainda para ficar pronto. Então eu ainda estou na dúvida do que fazer.
guilhermeabreu
22/03/2009, 21:39
Aqui tem dois ferros velhos de dois irmãos , eles disputam qual dos dois é mais forte aí tem que vender mais .
Ha 2 meses um deles tinha um cambio de 4 marchas com T-CASE por R$3.000,00 , preço muito bom , agora o cambio de 5 marchas com T-CASE acredito que deve estar em R$4.000,00 a R$4.500,00 , posso verificar se ele tem e o preço , não se afobe .
Ha +- 1,5 anos atras vendí um 4 marchas por R$900,00 , faltando só a alavanca .
Não se afobe , BAND tem que ter cambio BAND .
dalmo cruz torres
22/03/2009, 23:16
Dr. Guilherme e João Lucena, acho que vc têm razão, melhor esperar o cambio original, se vc puderem dar uma olhada para ver se acham algum cambio de Band 5 marchas eu ficarei muito agradecido.
Bem, analizando a siuação, pensei na hipótese de montar um conjunto cambio/redução da Hilux no jipe.
Dalmo, veja direitinho se encaixa no motor. Se der certo, coloque o câmbio+redução da Hilux, depois você pode colocar o Kit de redução a que me referi no post 8.
Estou pensando em fazer futuramente esse up-grade no meu jipe, e isso não é possível no câmbio Toy Band. Eu teria que colocar o conjunto da Hilux. Pense nisso agora.
boa sorte.
Antonio.
dalmo cruz torres
23/03/2009, 06:59
Antônio, é uma boa idéia, mas pra falar a verdade, eu quero mesmo é que o toyota fique pronto logo para eu poder andar, então tô fugindo um pouco de adaptação. Mas vamos esperar pra ver.
estyvybeykr
23/03/2009, 10:35
Dalmo não sei se vai de ajudar por que achei o valor bem salgado, mas tem esse cambio à venda e o vendedor diz que esta revisado e com o eixo primario fino pro motor 14B.
Quem sabe ele aceite uma oferta e sua procura finalize, forte abraço.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-92041446-cambio-toyota-5-marchas-revisado-e-c-garantia-ideal-p-jeep-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-92041446-cambio-toyota-5-marchas-revisado-e-c-garantia-ideal-p-jeep-_JM)
dalmo cruz torres
23/03/2009, 10:49
Estevão, já tinha mandado uma mensagem para ele, mas ainda sem resposta...estou aguardando....estevão, por acaso vc não tem uma caixa de satélites sobrando por aí?
estyvybeykr
23/03/2009, 11:36
Dalmo a caixa satelite não tenho, o que tenho aqui são as engrenagens (planetarias, satelites, arruelas e eixo da caixa)
Dalmo vc se desfez da T-Case de band que estava anunciando?
dalmo cruz torres
23/03/2009, 15:02
Estevão, não desfiz de nada, já tenho um MWM Sprint 3.0, um cambio 240vacoplado a redução bandeirantes, umas rodinhas, uns pneuzinhos, e mais uns trequinhos escondidos na minmha batcaverna..
estyvybeykr
23/03/2009, 15:27
Estevão, não desfiz de nada, já tenho um MWM Sprint 3.0, um cambio 240vacoplado a redução bandeirantes, umas rodinhas, uns pneuzinhos, e mais uns trequinhos escondidos na minmha batcaverna..
Cara vc tá parecendo Chazan e Xerife(só conhece esses nomes quem já tem bastante estrada percorrida).
Então Dalmo a T-case do câmbio da band já esta na mão, agora é so aguardar o resto pintar.:concordo:
dalmo cruz torres
23/03/2009, 17:02
Estevão, não lembro dessas coisas que vc falou não, eu só tenho 32 anos....Essa tcase que tá no cambio 240v vai pro meu engesa, não vendo , não troco, não empresto, não deixo olharem. RSRSRS
guilhermeabreu
23/03/2009, 17:11
Estevão, não lembro dessas coisas que vc falou não, eu só tenho 32 anos....Essa tcase que tá no cambio 240v vai pro meu engesa, não vendo , não troco, não empresto, não deixo olharem. RSRSRS
AMIGO DALMO
Já estava querendo ficar meio maluco qdo lí acima que vc tem tudo , motor + cambio + t-case , e está procurando tudo de novo , mas com sua fala acima esclareceu tudo .
O conjunto que vc quer é pra botar na BAND e este que vc tem vai p´ro ENGESÃO , falou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vou dar uma fuçada lá no ferro velho agora pra vc , fui !!!!!!!!!!!!!
ABRAÇÃO
guilhermeabreu
24/03/2009, 00:29
AMIGO DALMO
Já estava querendo ficar meio maluco qdo lí acima que vc tem tudo , motor + cambio + t-case , e está procurando tudo de novo , mas com sua fala acima esclareceu tudo .
O conjunto que vc quer é pra botar na BAND e este que vc tem vai p´ro ENGESÃO , falou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vou dar uma fuçada lá no ferro velho agora pra vc , fui !!!!!!!!!!!!!
ABRAÇÃO
DALMO
Como falei , fui lá no ferro velho , realmente os preços foram para estratosfera , ele tem o cambio TOY BAND com a T-CASE , só que o cambio é de 4 marchas e o preço é R$5.000,00 , ele não tem o de 5 marchas , mas pode arranjar e o preço é na faixa dos R$6.000,00 e esta difícil de achar .
ABRAÇOS TRISTES
dalmo cruz torres
24/03/2009, 08:56
Dr. Guilherme, muito obrigado pela ajuda. Os preços que eu tenho visto estão nesa base também. Mas ainda estou procurando.
CARLOS SIQUEIRA
25/03/2009, 00:40
Dalmo, procure o Renato:concordo: da TRILHA & TRAÇÃO (11) 29048356 / 81535345, comprei minha transferência com ele. Estou aguardando a montagem, que está aos cuidados do "professor-meca" Rogério, como disse o Guilherme mais acima.
[]'s Carlos Siqueira
dalmo cruz torres
25/03/2009, 13:56
Carlos, já cotei com o pessoal da trilha e tração, mas ai nda tava meio caro, mas acho que consegui achar as peças por aqui. Até o final da semana eu posto novidades.
Elmer_Jeep
25/03/2009, 17:54
Vejo sempre sua preocupação em manutenção deste motor em ser cara , PERGUNTO EU : qual motor destes mais modernos , MWM 2.8 , 14B , INTERNATIONAL 3.0 DA RANGER , MITSUBISHI , que fica mais barato em ter que fazer , todos estes estão na mesma faixa de preço em caso de ter que fazer o motor inteiro , não tem para onde fugir .
Sprint e 14B são os melhores highspeed que conheço :concordo: , os outros citados acima são descartáveis... :odedo:
[]'s pensando em colocar à venda alguns cambios de band 5 marchas :pensativo:
dalmo cruz torres
25/03/2009, 20:37
Elmer, vou te falar, ainda não conhecia o 14b direito, ainda nem funcionei o meu, mas já tô gostando bem dele viu.
Elmer!
Caso seu pensamento aumente, converse comigo com carinho!!!
Acho que mudará alguma coisa em meus planos...
estyvybeykr
25/03/2009, 22:53
[]'s pensando em colocar à venda alguns cambios de band 5 marchas :pensativo:[/quote]
Desprenda se das coisas materiais meu amigo Elmer, afinal de contas viemos do pó e ao pó voltaremos.:pipoca::twisted:
Dalmo, procure o Renato:concordo: da TRILHA & TRAÇÃO (11) 29048356 / 81535345, comprei minha transferência com ele. Estou aguardando a montagem, que está aos cuidados do "professor-meca" Rogério, como disse o Guilherme mais acima.
[]'s Carlos Siqueira
Comprei meu câmbio e T-case com eles e tive problemas. Disseram que estava tudo revisado, e tive que trocar uns aneis.
Não compro mais nada lá, e ainda conto a todos o que ocorreu comigo...
Elmer_Jeep
27/03/2009, 12:46
Seguinte, ligou um cara oferecendo pro meu pai um cambio 5m completo com tcase e alavancas, segundo ele está em perfeitas condições e o cara tá pedindo 4k.
Se alguém quiser entre em contato por MP que eu fiquei de dar uma resposta pro cara até amanhã.
Esse não é nenhum dos meus cambios então não posso confimar se realmente está bom, esse cara mexe muito com bands aqui e nunca tive problemas em negociar com ele.
Só vai complicar um pouco a questão do frete mas eu já fiz um esquema desse pro Fugger e deu tudo certo.
Dalmo, meu pai disse que tem um miolo que era de um diferencial trazeiro da band moderna semi-flutuante, falta só encontrar aqui no meio das tranqueiras...
[]'s
dalmo cruz torres
27/03/2009, 13:52
Elmer, eu já consegui um focinho do diferencial(ganhei na verdade) . Agora estou a procura de uma caixa de planetárias com um conjunto C&P. Se vc achar por ai me fala.
dalmo cruz torres
01/04/2009, 17:07
Alguém já viu o 14b com cambio 240V ? será que dá certo?
Alguém já viu o 14b com cambio 240V ? será que dá certo?
Dá certo sim!
O Rodrigo camper aqui do fórum tem uma Camper com essa configuração.
Segundo ele é só refurar a capa seca e trocar o disco de embreagem pelo da MB 608, se não estou enganado...
dalmo cruz torres
01/04/2009, 21:04
Carlos, vc sabe como entro em contato com o rodrigo?
valeu.
Eriksom Teixeira Lima
10/04/2009, 12:27
Dalmo
A adaptação é exatamente como o Caveso descreveu, na minha é assim também. São necessários 3 novos furos na própria capa seca e a confecção de um "puxadinho" para o 4o. prisioneiro. A dificuldade está no alinhamento perfeito do eixo-piloto do câmbio ao eixo do motor. Ah, sim!, a embreagem dos antigos toyotas com motor MB será a usada, boa e barata.
É trabalho delicado, mas, BEM-FEITO, e de quebra com a embreagem hidráulica do MB 709, você nunca mais quererá outra coisa.
Eriksom
Carlos, vc sabe como entro em contato com o rodrigo?
valeu.
Dalmo,
Eu não tenho outros contatos dele que não através do fórum.
Mande MP pra ele.......
dalmo cruz torres
10/04/2009, 13:20
Carlos, já conseui falar com o Rodrigo, e ele me atendeu prontamente, Valeu.
Vc ainda está atrás de um 14b? Acho que venerei um em alguns dias.
Carlos, já conseui falar com o Rodrigo, e ele me atendeu prontamente, Valeu.
Vc ainda está atrás de um 14b? Acho que venerei um em alguns dias.
O rodrigão é 10, cara!
Estou quase fechado com um mwm sprint 2.8, faltando apenas a numeração do motor para verificar a situação dele no detran.
Passe o valor do 14b por Mp que podemos tentar um rolo..rsss
dalmo cruz torres
10/04/2009, 17:04
Carlos, ele deve chegar aqui semana que vem. Chegando eu te dou um alô.
ARIOSTENES
28/11/2020, 12:11
senhores bom dia, sou novo no fórum, e estou com necessidade de um câmbio p instalar num Motor 14B. Este motor vou colocar num Micro Onibus, portanto, não necessito de tração. Alguem pode me ajudar nessa empreitada?? Qual o cambio é compativel com a Capa Seca do 14B? Só o Original mesmo? ou há outro que cabe? Obrigado desde já