Ver Versão Completa : Tensores (Poli-V e Ar Condicionado) e Bomba D'Água
Anthoniusnikos
14/03/2009, 09:55
Bom dia pessoal.
Após 119.000 Km rodados, e já fazendo algum barulho, resolvi trocar os tensores da correia poli-V e do ar condicionado, bem com a bomba d´água.
O objetivo é ver o estado em que encontra-se os substituídos.
Comprei, também, o rolamento do tensor da poli-V. Vou retirar o usado, ver o estado da tensão da mola, mas substituir pelo novo.
Seguem os preços:
1 - tensor da poli-V = R$ 350,00 - marca DAYCO.
2 - tensor do ar condicionado = R$ 80,00 - marca INA.
3 - bomba d'água = R$ 160,00 - marca INTERNATIONAL.
4 - rolamento do tensor da poli-V = R$ 10,00 - marca SNR 6203 ZZJ30
Melhor seria trocar as correias juntamente, mas pelo fato de ter trocado a uns 10.000 Km atrás, vou deixar as mesmas.
Será que os preços estão bons?
Seguem fotos das peças.
Nota: Depois posto fotos e relato as dificuldades da substituição do rolamento no tensor.
Abraço à todos.
Anthon
Luizinho
14/03/2009, 14:31
Se vai trocar a bomba d'água, aproveita e troca também a vávula termostática (internacional), "Y" de plástico que une as mangueiras próximo ao reservatório d'água (internacional), reservatório d'água com tampa (Ford). Isso pois vai mexer no líquido de arrefecimento. Observe na desmontagem se não há vazamento de fluído do acoplamento viscoso da hélice do motor, se houver substitua (Ford).
Essa bomba que você comprou tem rotor de plástico ou de alumínio?
Márcio T
14/03/2009, 20:13
Olá, Anthon.
Boa iniciativa. Uma dúvida, uma observação e uma dica:
O que você se refere como tensor do ar condicionado é a polia inversora (fixa)? Ou na Ranger tem um tensor específico para o A/C?
O sufixo do rolamento que você comprou (ZZJ30) é o mesmo do original? Na minha Explorer ainda estou com todos os rolamentos originais (exceto o tensor, que substitui), exatamente por que não encontrei reposição idêntica - o rolamento original tem a gaiola ou a vedação (não me recordo) adequados para a alta temperatura de funcionamento. Pode ser que a vida útil fique menor.
Uma chave catraca facilita muito a instalação do tensor.
Boa sorte.
Márcio
Anthoniusnikos
15/03/2009, 01:32
Luizinho, o rotor é de plástico preto.
Márcio, é um tensor específico para a correia do A/C, e é blindado (não dá para trocar o rolamento).
O rolamento do tensor da poli-V não sei se é original, pois ainda não desmontei, mas obtive o número num Revend. Autoriz. Maxion/Internaional.
Abs
Anthon
Walter L. L. Casitta
15/03/2009, 09:27
Luizinho, o rotor é de plástico preto.
Márcio, é um tensor específico para a correia do A/C, e é blindado (não dá para trocar o rolamento).
O rolamento do tensor da poli-V não sei se é original, pois ainda não desmontei, mas obtive o número num Revend. Autoriz. Maxion/Internaional.
Abs
Anthon
O tensor do AC é mesmo Monza. Custa R$35,00 nas casa de auto-peças peças GM
Anthoniusnikos
16/03/2009, 12:16
Pô Casitta, se for marca INA e custa R$ 35,00 , vou hoje mesmo devolver, paguei R$ 80,00 !!! :parede::parede::parede:
E as as outras peças ? Sabe o preço ? :evil::evil::twisted:
Abs
Anthon
T.T. Rex - Tio Balú
17/04/2009, 17:08
Cuídado com os rolamentos (rolemãs), no caso de altas rotações como do tensionador da correia poly-V devem ser os 2Z ou ZZ, neste caso o 6203.ZZ.J30 da SNR ou 6203.ZZ. da SKF, ... pois devido a blindagem de aço suportam temp. maiores que 120 graus, enquanto os 2RSR que possuem blidagem de borracha e são mais utilizados para baixas rotações e temp. até uns 60 graus, a partir dessa temperatura a borracha derrete.
Walter, pode confirmar se o tensionador do A/C INA custa mesmo R$ 35,00 , pois a diferença dos R$ 80,00 apresentada pelo Anthoniusnikos é muito grande ?
Att
Tio Balú
Edintruder
18/04/2009, 13:39
O tensor do AC não tem como trocar só o rolamento sem ter que fazer uma luva de adaptação. É o mesmo tensor da correia dentada do Chevette também.
O Rolamento da Poli-V se encontra em qualquer padaria de tudo o que é marca.
Walter L. L. Casitta
18/04/2009, 17:32
Cuídado com os rolamentos (rolemãs), no caso de altas rotações como do tensionador da correia poly-V devem ser os 2Z ou ZZ, neste caso o 6203.ZZ.J30 da SNR ou 6203.ZZ. da SKF, ... pois devido a blindagem de aço suportam temp. maiores que 120 graus, enquanto os 2RSR que possuem blidagem de borracha e são mais utilizados para baixas rotações e temp. até uns 60 graus, a partir dessa temperatura a borracha derrete.
Walter, pode confirmar se o tensionador do A/C INA custa mesmo R$ 35,00 , pois a diferença dos R$ 80,00 apresentada pelo Anthoniusnikos é muito grande ?
Att
Tio Balú
Não sei qual é a marca, não da pra ver...