PDA

Ver Versão Completa : Praia do Cassino



alemaoloco
13/03/2009, 21:25
Salve!

To tentando organizar uma viagem pro sul saindo de Cassino e indo até o Chuí pela praia, entrando pelo balneário Hermenegildo. Tenho recolhido umas informações no google e tal, mas não achei nenhum relato detalhado e queria pedir ajuda pra galera do fórum.

Minha viatura é um Vitara 4p AT, com overdrive, original (com exceção dos pneus que coloquei 225/70/15).

Minha dúvida é se é possivel fazer esse percurso de vitara sem maiores contratempos ou se o trecho demanda uma viatura mais robusta. Gostaria, se possível, algum link ou alguma informação que possa me ajudar a fazer um planejamento prévio bem feito.

Saudações.

Leonardo Raffi
13/03/2009, 22:42
OK éssa viagem é fantastica ... vai vir por onde de Porto alegre via mostarda sao jose do norte(ex estarda do inferno agora é só asfalto...
se for ja entra em tavaras na lagoa dos peixes e vem embora... para passar p rio grande tem q ficar de olho na balsa... pois tem pouco horario...
saindo do cassino aconselho sair cedo pois ai tem muita coisa interessante q o mar jogou p fora... conhas enormes etc...
o veículo é apropriado sim.. Mas aconselho não ir sozinho sempre é bom andar acompanhado com outro veículo de pref. 4x4...
aguarde q o pessaol de rio grande deverao dar mais informes

um abraço e boa viagem

MBrau
14/03/2009, 09:53
Tchê,

Dá uma olhada neste tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39901&highlight=expedi%E7%E3o

Abraço

Eduardo Schaefer
15/03/2009, 15:21
Alemaoloco,como falou o Leonardo o passeio é muito bacana,outra coisa que tem que ver bem é o vento,pois se estiver SUL cuidado o mar cresce muito e ai fica perigoso.Vir só não é aconselhavel.E em vez de subir no Hermena roda mais 13 km até a Barra do chui,a praia é boa e ai tu chegas no fim ou começo do Brasil.Quando estiveres por fazer esse passeio avisa pois na ultima semana de abril vamos fazer o caminho inverso,sair do Chui e ir até Torres pela praia,ou seja,cruzar o estado pela praia.abraço

Edintruder
17/03/2009, 00:23
Alemaoloco,como falou o Leonardo o passeio é muito bacana,outra coisa que tem que ver bem é o vento,pois se estiver SUL cuidado o mar cresce muito e ai fica perigoso.Vir só não é aconselhavel.E em vez de subir no Hermena roda mais 13 km até a Barra do chui,a praia é boa e ai tu chegas no fim ou começo do Brasil.Quando estiveres por fazer esse passeio avisa pois na ultima semana de abril vamos fazer o caminho inverso,sair do Chui e ir até Torres pela praia,ou seja,cruzar o estado pela praia.abraço

O Leonardo me mandou uma MP indicando o post...
É um passeio excelente. Em duas horas e meia se chega no Chuí.
Cuidado com o vento Sul, se pegares um nebto nordeste ou norte, em semana de lua cheia ou crescente, a praia costuma ficar tão baixa que dá para ir de carro normal.
Eu vim sozinho uma vez e não tem mistério não.
O pesado fica por conta de um concheiro que tem 40km antes do hermenegildo.

O Chuí fica a exatos 200km de distância de um navio que encalhou na beira da praia em 1976. Não tem erro, a cerca de 120 km de distância do navio começam os concheiros, basta tracionar e rodar por 35 km de areia muito fofa. Segue as trilhas que vai tranquilo.
Se pegares o mar de ressaca, depois do navio começam a criar muitos bolos fofos que encalham a viatura direto, então teria que andar sempre na beira das dunas e obrigatoriamente tens que ir acompanhado com outro 4x4.
Quando vieres para cá, manda MP que se eu tiver algum dia de folga ou um final de semana sem trabalhar, eu e um amigo que tem uma L200 podemos ir juntos, com ressaca ou sem ressaca.

jose jaques clezar
03/04/2009, 23:38
Alemaoloco, esta viagem já fiz 5 vezes, e vou este mes novamente, inclusive vou de vitara (ja fiz de F75,Jeep e Vitara). O Dada (Eduardo Schaffer)é conhecedor da região e uma coisa é certa:JAMAIS FAZER ESTA VIAGEM SOZINHO - do Cassino ao Chui não tem recurso nenhum e a praia oferece muitas surpresas, principalmente em virtude do tempo.Posso te dar todo o roteiro. Abraços

Eduardo Schaefer
04/04/2009, 19:14
Grande Zé jaques,estamos contando os dias pra reencontrar os amigos e fazer essa volta juntos .Manda um abraço pra turma ai

walter_schneider
04/04/2009, 21:10
Buenas companheiros!

Tenho interesse em ir junto, tb tenho um vitara 3p com pneus 31, comprei minha viatura a pouco tempo, seria minha primeira aventura 4x4. Moro perto de Passo Fundo RS.

Abraços
Walter

jose jaques clezar
05/04/2009, 11:03
Dada,vira e mexe e sempre acabamos nos encontrando...agora no forum 4x4. Ta perto, ja estamos na contagem regressiva, estou fazendo a revisao final no Vitara e pé na estrada....um abraçao

Eduardo Schaefer
06/04/2009, 19:42
Grande ZÉ ,por aqui também estou nos "finalmentes",revisão das rodas dianteiras e um pingo de óleo que cai da vareta do nivel da caixa,no mais ta tudo pronto,só na espera de voces.Abraço

walter_schneider
08/04/2009, 21:29
E ai alemao vai sair esse passeio?
vamos nos organizar, estou bem louco para colocar meu vitara na estrada!


Abraço
Walter

JUNINHO_BITTENCOURT
08/09/2009, 16:04
Pessoal, Falando em Praia do Cassino, deem uma olhada no que estou tentando organizar:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62083 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62083)

Gostaria de montar um comboio e de preferência que tenha alguem que conheça o trajeto para acompanhar.

Vamos la..

gigio 10
23/03/2012, 13:17
Pessoal,
Ressucitando o tópico.
Pretando fazer esse trajeto da praia do Cassino ao Chuí na páscoa, dia 7-4.
Vou sozinho , eu e a patroa.
Alguem vai fazer esse trajeto nessa época?
Gostaria de mais uma viatura , pra deixar a viagem mais segura.
Aguardo,
Abraços

cassio xanxerê
24/08/2013, 15:33
sou novo no fórum tentando juntar um povo de 4x4 para fazer a praia do cassino
quem se habilita vamos combinar dia e mês agora em 2013 sou de Xanxerê SC

Edintruder
26/08/2013, 12:48
Chegando pelo Cassino avisa, pois até Chuí vou junto!

cassio xanxerê
27/08/2013, 21:26
Edintruder. valeu a parceria será muito bem vinda. agora to querendo juntar um povo aqui da região dois ou três 4x4 ao menos mas combinamos com certeza vai rolar ate

LOBINHO77
27/08/2013, 23:25
É para descer de caxias até a praia do cassino é um pulinho. Quanquer coisa estamos aí.

cassio xanxerê
28/08/2013, 21:27
Lobinho77 . legal amigo sou de xanxere sc caxias e caminho pra mim ate o cassino já são 2 carros e mais o amigo Edintruder .minha ideia e ir com esposa e filho de 3 anos mas fala ai vc conhece la a praia do cassino e a reserva do taim eu fui algumas vesez ao Uruguai mas pelo asfalto vamos amadurecendo a ideia e criar uma data no aguardo

cassio xanxerê
02/09/2013, 20:42
Lobinho77 da uma olhada no topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/62083-expedicao-de-sc-ao-chui-dezembro-2009-convite-p-jiperios-de-outros-estados-tambem.html la estamos se reunindo varios amigos de 4x4 e organizando passeio de espero la

LOBINHO77
05/09/2013, 09:53
Ok vou dar uma olhada.

Digao
23/09/2013, 11:48
Bom dia pessoal, moro em Balneário Camboriú e saio daqui dia 2 de novembro na companhia da minha namorada em uma Tracker para o Uruguai. Gostaria de saber alguém teria interesse em nos acompanhar na travessia Cassino-Chui pela praia no domingo 3/11.

Abraço,
Rodrigo.

ecoperegrino
26/09/2013, 01:46
No meio do caminho tem o parque com acesso restrito pelo Ibama. Precisa conferir se a passagem é permitida.....

Amostardeiro
26/09/2013, 16:56
No meio do caminho tem o parque com acesso restrito pelo Ibama. Precisa conferir se a passagem é permitida.....

Transitar pela praia não é "proibido", tanto que é a via usada pelos pescadores da região, o que é proibido são os "comboios", ie, são proibidos eventos com muitos veículos, por isso não acontece mais a Travessia do Taim.

Abs

Digao
26/09/2013, 19:08
Será que com vento nordeste a maré bem seca é arriscado ir sozinho?

Digao
09/10/2013, 19:51
E ai pessoal, ninguém anima pra fazer a travessia?

Amostardeiro
10/10/2013, 16:08
E ai pessoal, ninguém anima pra fazer a travessia?

Digão

Desta vez não vai dar, na próxima semana vou para lá, pois será a "8ª Travesia Internacional del Chuy", e este evento eu não perco de jeito nenhum :concordo:

Abs

JOFRAN
10/10/2013, 17:22
Digão

Desta vez não vai dar, na próxima semana vou para lá, pois será a "8ª Travesia Internacional del Chuy", e este evento eu não perco de jeito nenhum :concordo:

AbsCaro Amostardeiro,Saude e Paz.Dê lembranças ao Eduardo Schaefer de SVP.e ao Netuno de Cassino.

Digao
11/10/2013, 01:20
Essa deve ser top mesmo. Boa sorte lá. Abraço.

Amostardeiro
11/10/2013, 17:03
Caro Amostardeiro,Saude e Paz.Dê lembranças ao Eduardo Schaefer de SVP.e ao Netuno de Cassino.

Pode deixar, com certeza vamos nos encontrar no Chui.

Abraço

Eduardo Schaefer
13/10/2013, 22:16
Caro Amostardeiro,Saude e Paz.Dê lembranças ao Eduardo Schaefer de SVP.e ao Netuno de Cassino.
Opa, estamos por aqui, grande abraço amigo JOFRAN,

Eduardo Schaefer
13/10/2013, 22:24
E ai pessoal, ninguém anima pra fazer a travessia?
Fala Digao, se estiver vento nordeste não tem problema, quarta feira fiz Cassino - Hermena, praia fantastica e como confio na minha JAPA (até hoje não me deixou na mão hehe), faço seguido no verão.
Nesta epoca tem bastante movimento de pescadores, do cassino ao albardão (120 km) tinham 3 caminhões de pescadores( predadores seria o mais correto dizer) circulando e do Albardão até o Hermena sempre tem gente ainda mais se for fim de semana.Mesmo assim quando fores vir, manda uma mensagem que se eu estiver por aqui posso ir ao encontro na praia

Digao
14/10/2013, 19:19
Oi Eduardo, bom saber que o deserto não será absoluto, mas e a maré? A baixa-mar varia só em função do vento? Que outras dicas vc acha importantes? Quando tiver perto te dou um toque... se tiver a fim vamos juntos do Cassino ao Chui. Se não tiver ninguem vou sozinho com a namorada... tenho uma Tracker. Abraço!



Fala Digao, se estiver vento nordeste não tem problema, quarta feira fiz Cassino - Hermena, praia fantastica e como confio na minha JAPA (até hoje não me deixou na mão hehe), faço seguido no verão.
Nesta epoca tem bastante movimento de pescadores, do cassino ao albardão (120 km) tinham 3 caminhões de pescadores( predadores seria o mais correto dizer) circulando e do Albardão até o Hermena sempre tem gente ainda mais se for fim de semana.Mesmo assim quando fores vir, manda uma mensagem que se eu estiver por aqui posso ir ao encontro na praia

JOFRAN
16/10/2013, 07:06
Viajores,vamos aguardar as fotos.!!

Eduardo Schaefer
16/10/2013, 10:54
Oi Eduardo, bom saber que o deserto não será absoluto, mas e a maré? A baixa-mar varia só em função do vento? Que outras dicas vc acha importantes? Quando tiver perto te dou um toque... se tiver a fim vamos juntos do Cassino ao Chui. Se não tiver ninguem vou sozinho com a namorada... tenho uma Tracker. Abraço!
Digao,até hoje nunca tive surpresa na praia se estiver o vento nordeste, além do mais tu vem com um carro novo e isso é uma garantia.
Uma pena que nessa data não vou estar por aqui,dia 02/11 estarei saindo de viagem e só volto dia 12, mas te passo o telefone de dois amigos que andam na praia bem mais do que eu, se quiseres te passo por mp. Abraço

Digao
17/10/2013, 01:33
Digao,até hoje nunca tive surpresa na praia se estiver o vento nordeste, além do mais tu vem com um carro novo e isso é uma garantia.
Uma pena que nessa data não vou estar por aqui,dia 02/11 estarei saindo de viagem e só volto dia 12, mas te passo o telefone de dois amigos que andam na praia bem mais do que eu, se quiseres te passo por mp. Abraço

Tô realmente procurando parceria, mas se não encontrar vou sozinho. Se puder passa o contato dos teus amigos. Valeu!

netuno
25/10/2013, 22:36
Fala Digão! Tô falando com umas parcerias e a probabilidade é grande de fazermos essa empreitada junto. Moro no Cassino e vamos esperar até o meio da semana para confirmar e esperar a previsão do tempo.

Abs.

Digao
27/10/2013, 10:37
Muito bom, Netuno. Devo sair de Balneário Camboriú dia 2, pra fazer o Cassino domingo dia 3 se a previsão estiver favorável. Já abriu uma prévia com vento oeste, terral, boa parte do dia - Wind, waves & weather forecast Cassino - Windfinder (http://www.windfinder.com/forecast/cassino) . Será que dá? Qualquer coisa entra em contato pelo rodrigoqpontes@hotmail.com

Abraço.


Fala Digão! Tô falando com umas parcerias e a probabilidade é grande de fazermos essa empreitada junto. Moro no Cassino e vamos esperar até o meio da semana para confirmar e esperar a previsão do tempo.

Abs.

Digao
31/10/2013, 09:42
Ixxx... pelo visto sujou. O vento virou pra sul. Quem sabe tento na minha volta do Uruguai, pelo dia 13.

Alexandre Bainy
19/03/2014, 18:40
Ixxx... pelo visto sujou. O vento virou pra sul. Quem sabe tento na minha volta do Uruguai, pelo dia 13.
E dai Digão, como vai? Conseguiu realizar a travessia? Como foi?
Estamos planejando ir para La Paloma na Páscoa (4 TR4s e uma Pajero 3000 V6 por enquanto) e penamos em ir pelo Cassino...

cassio xanxerê
19/03/2014, 21:27
Expedição de SC ao Chuí - Dezembro 2009 (Convite p/ jiperios de outros estados também (http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/62083-expedicao-de-sc-ao-chui-dezembro-2009-convite-p-jiperios-de-outros-estados-tambem.html)


amigo da uma olha nas ultimas paginas do tópico acima
fizemos este percurso no final de 2013

guimajc
30/12/2015, 14:29
Prezados colegas do sul,

Moro em Minas e estou planejando uma viagem pelo sul, passando pelas Serras de SC e RS, e depois descendo para percorrer a praia do Cassino.

No caso vou de jimny com minha esposa. Se tudo der certo pretendo passar entre os dias 11 e 15 de janeiro.

Tem alguém que está disposto a ir junto?

Outra coisa: pelo que pesquisei, no trecho do concheiro a areia é mais fofa. Quantos psi recomendam para os pneus?

Att.

sandro_ventania
30/12/2015, 22:44
Nesse trecho de 200 e poucos quilometros existe alguma aldeia, vila de pescadores, etc?
Tem algum rio para atravessar? A areia é dura o suficiente para um 4x2 se aventurar?
Existe algum relato de violência nesse trecho ou dá pra ir só com a esposa sem preocupação?

guimajc
31/12/2015, 20:33
Nesse trecho de 200 e poucos quilometros existe alguma aldeia, vila de pescadores, etc?
Tem algum rio para atravessar? A areia é dura o suficiente para um 4x2 se aventurar?
Existe algum relato de violência nesse trecho ou dá pra ir só com a esposa sem preocupação?

Pelo que pesquisei o lugar é tranquilo, sem riscos de roubos e assaltos. Tem até relato de ecosport 4x2 passando por lá.
Acho que não tem aldeias no trecho, somente os faróis com funcionários da Marinha.

Edintruder
02/01/2016, 10:23
Nesse trecho tem apenas uma base da Marinha, algumas empresas de plantação e extração de pinheiros e os parques eólicos. Não tem registros de problemas, até porque sempre tem alguém fazendo esse trecho. Tem muita gente que vai pescar acampa na praia. Vagabundo não gasta gasolina para "trabalhar". rsrsrsr
Tem alguns pescadores que moram nesse trecho, mas nenhuma aldeia.
Quando a praia está boa dá para ir de carro 4x2 sem nenhum problema, pois a areia firme. No trecho de concheiros eu não reduzo pressão dos pneus, e se usar pneus 31" para cima se consegue atravessá-lo sem parar em 4x2 na maior parte das vezes. Vai precisar do 4x4 para sair do lugar e embalar. Na última vez que fiz esse trecho, tinha acabado de modificar a minha CT e deu problemas com a 4x4, então mantive o embalo e cruzei todo ele em 4a marcha numa média de 70km/h. A Bandeirante do meu amigo mal chegou a 60km/h pois é mais fraca e não conseguia embalar na areia pesada.

sandro_ventania
03/01/2016, 22:41
Edintruder,

Você já deve ter feito essa travessia várias vezes...onde é o melhor ponto para entrar e para sair?
Além disso...qual seria o melhor local para uma acampada (pernoite) na praia?
Vi algumas mensagens antigas e sempre falam para não ir só um carro...é tão punk assim?

Edintruder
05/01/2016, 09:17
Sandro, o lance de um carro e que se der problema pelo caminho ficarás horas sozinho até alguém passar e pode te socorrer ou ao menos te dar uma carona, e isso se não passar direto por ti... Mas já fiz esse trecho sozinho.

Se paia estiver pesada logo no início, não dá para seguir pois para a frente o mar fecha muito sobre as dunas. Mas se estiveres no meio do caminho e tiveres que escolher entre dunas ou água, pela água não tens risco de atolares, desde que não pares dentro da água, já na areia fofa molhada a coisa complica muito...

Eu normalmente volto do Chuí para o Cassino pela praia, pois quando vou para o Chuí tento chegar o mais cedo possível, e logo que hega na praia lá da para ter noção de como está todo o resto, já pelo cassino muitas vezes se roda uns 16km até ver que não dá para seguir adiante.
Mas se fores do cassino para Chuí, quando passares o que restou do navio que está beira da praia, marca exatos 200km da barra do chuí (aonde termina o país) e aonde sobe para o Chuí. Não tem erro.

Schulli
13/01/2016, 16:19
Estou indo pro Uruguai/Argentina em julho.
Alguém disposto a fazer a travessia, entrando no Cassino e saindo no Chuí, dia 12 de julho de 2016?
Vou de Frontier SEL, e qualquer companhia é bem vinda!
Abraços!

Edintruder
13/01/2016, 23:43
No meio da semana será provavelmente impossível para mim, mas ainda tem muito tempo até lá. Conforme estiver a minha agenda no trabalho poderei acompanhá-lo até o Chuí. Mas como Julho é o forte da safra do fertilizante (meu ramo de trabalho), será pouco provável que eu possa acompanhá-lo. Mas no mínimo algumas indicações de como pegar a rodovia na altura da estação ecológica a partir da praia, isso poderei te apontar.

Marcelo Oyarzábal
15/01/2016, 21:39
Pessoal, quando tiver algum passeio na praia do Cassino num final de semana me avisem que vou.

guimajc
24/01/2016, 23:09
Pessoal, estou no hoje vim do Uruguai e percorri o trecho da Barra do Chuí até o Hermenegildo. Amanhã pretendo tocar até Rio Grande pela praia. Abraços,

guimajc
07/02/2016, 12:42
Pessoal, Percorri no dia 25/01 o Cassino, saindo do Hermenegildo e tocando até a Barra da Laguna dos Patos, em Rio Grande. Um baita passeio. O jimny foi perfeito. O trecho do concheiro foi tranquilo. Somente o começo mais próximo ao Hermenegildo (acho que uns 20 km) que estava com faixa de areia batida mais estreita, e em alguns momentos passei por areia mais fofa...

Depois foi tranquilo. Tinham vários tratores de pesca ao longo da praia. Cruzamos com 3 ciclistas. Também passou por nós um caminhão trucado Scania, acompanhado por 4 ou 5 ônibus... Mais algumas caminhonetes... Um monte de tartarugas mortas e um lobo marinho que estava dormindo. Já ia esquecendo, tem muitas vacas criadas pastando vegetação nas dunas...

Um lugar sem igual!

Edintruder
07/02/2016, 22:56
Guima, que bom que curtisses o passeio. É algo muito tranquilo de ser feito num 4x4. Mesmo sozinho não se fica isolado por muito tempo.

Sanguinetti
02/12/2016, 20:47
Fala Edintruder, blz?

Cara eu vi que você foi bem completo na sua explicação sobre o trecho Cassino-Chuí, mas eu queria saber se é tranquilo ir de Subaru Forester e XV AWD. Vejo o pessoal falar muito de 4x4 mas não vi ninguém de tração integral. Isso pode ser um problema? Também, tem algum risco de danos ao carro? Estava pensando em ir sozinho, mas ainda não tenho data para isso. Todos falam que o bom é ir ao menos em 2 viaturas.

Valeu a força, abraço.



Nesse trecho tem apenas uma base da Marinha, algumas empresas de plantação e extração de pinheiros e os parques eólicos. Não tem registros de problemas, até porque sempre tem alguém fazendo esse trecho. Tem muita gente que vai pescar acampa na praia. Vagabundo não gasta gasolina para "trabalhar". rsrsrsr
Tem alguns pescadores que moram nesse trecho, mas nenhuma aldeia.
Quando a praia está boa dá para ir de carro 4x2 sem nenhum problema, pois a areia firme. No trecho de concheiros eu não reduzo pressão dos pneus, e se usar pneus 31" para cima se consegue atravessá-lo sem parar em 4x2 na maior parte das vezes. Vai precisar do 4x4 para sair do lugar e embalar. Na última vez que fiz esse trecho, tinha acabado de modificar a minha CT e deu problemas com a 4x4, então mantive o embalo e cruzei todo ele em 4a marcha numa média de 70km/h. A Bandeirante do meu amigo mal chegou a 60km/h pois é mais fraca e não conseguia embalar na areia pesada.

zoega
28/12/2018, 18:59
Pessoal estou chegando no Rio grande e gostaria de fazer a travessia até no Chuí. Alguém por perto que tenha interesse?

ABS!

zoega
30/12/2018, 20:23
Pessoal atualizando as informações sobre a travessia Rio Grande - ChuÃ* para referências futuras ...
Fiz a travessia (+-250km) agora dia 29/12/2018.
Um amigo que ia acabou não podendo comparecer, então fiquei com receio de encarar sozinho, alguns pescadores da cidade me desaconselhararam, mas conversando com alguns jipeiros da região, animei e fui.
Resumo:
Até o esqueleto do navio Altair na praia, tem muitos carros e pessoas ainda, a partir deste ponto, pessoas e carros começam a ficar mais escassos, mas como fui em um sábado em plena alta temporada de dezembro, tinham vários pescadores ao longo da rota, porém a partir do primeiro farol, passando pelo segundo farol do Albardão, até o vilarejo do Hermenegildo cerca de 150km a presença de pessoas é bem escassa.
Ao longo da rota; saindo de Rio grande, passa-se pelo esqueleto do navio naufragado Altair, depois vem o primeiro farol (não cheguei a ir na base dele pois é mais afastado da praia, e as dunas acabaram dificultando o acesso), depois vem a estrutura abandonada de um farol pequeno (creio eu), depois o farol do Albardão, as conchilhas ( parte mais complicada) , então o vilarejo Hermenegildo e enfim o ChuÃ*.
Abasteça no Rio grande antes de sair! Tanque cheio, água, comida, cordas, cintas, pranchas de desatolagem, e outros equipamentos que acharem necessário. Eu levei 4 pranchas de madeira, várias cordas, macaco, ferramentas, cinta, comes e 10L de água (pra eu e minha esposa/zequinha😆). Mas de tudo isso não acabei usando nada, só a água... Ufa! 🙏

zoega
30/12/2018, 20:51
Continuando:
Fui com uma S10 cabine dupla 2.8 Diesel 4x4 2017/18 totalmente original. Fiz 70% do trajeto em 4x2 , areia batida, plana, reta aberta, sem pedágio nem radar, 😒😆dá pra andar as 80km/h numa boa.
No caminho tem as ruínas do que seria um hotel cassino antigo, mas que hoje são apenas telhas e paredes em meio as dunas, não consegui nem localizar no caminho...O pessoal que conversei disse que não era nada demais e que provavelmente eu não iria achar, então não sei muita importância...
Se seu carro faz a média de 8km/l conte que ele fará 5km/l nessa travessia, li relatos de pessoas que foram com Cherokee a gasolina que precisaram levar gasolina extra pra chegar ao final. Na S10 cheguei ao Chuí com meio tanque de diesel ainda.
No farol do Albardão é permitido a visitação com permissão do faroleiro da Marinha. Sempre há 2 marinheiros cuidando do farol. Vale muito apena! O farol tem quase 50 metros de altura, e da a vista da imensidão que é a praia do cassino! No farol também existe uma casa que pode ser cedida pra quer precisa de pouso.

A parte mais complicada está depois do segundo farol (o Albardão), local chamado de Conchilhas. São cerca de 30 km de areia muito solta com uma camada grossa de conchas, afunda mesmo! Nesse trecho andei com 4x4 direto e embalado, 3a marcha e sem parar, pra não dar chance ao azar. Não atolei nenhuma vez, mas nessa parte afunda, tem que tomar cuidado e evitar parar.
Tomar cuidado com os córregos de água doce que cortam a areia e desembocam no mar, alguns tem degraus, outros lombas que fazem o carro decolar em alguns casos...🙊
Informe-se com os locais sobre horarios, nível da maré e direção do vento. Eu saí de rio grande as 7 da manhã, com maré baixa, previsão de sol e um vento fraco de sul. Não vá com vento norte, maré alta ou previsão de chuva.
Celular não pega nada no caminho.
Me falaram pra muchar os pneus pra 18 libras mas acabei esquecendo e fiz toda a travessia com calibragem de asfalto 35lbs.
Parece que existem alguns acessos no meio do caminho que levam a rodovia no caso se precisar sair da travessia, não sei confirmar, mas haviam vários desses com areia batida e muitas marcas de pneus, bom saber pra se usar em alguma eventualidade...mas repito não sei confirmar se dão acesso a rodovia...
Obviamente vistas lindas, e experiência única ao longo de toda a travessia!
Altamente recomendável!!

Abss!

Kleiber_Souto
07/11/2023, 23:21
Pretendo fazer a praia do cassino em Janeiro de 2024. A ideia desse post é encontrar outras pessoas ou grupo que também planeja viajar nessa época

Samuel Dias
09/11/2023, 08:33
Esse deve ser um passeio bem legal :concordo:

_cabelo_
04/02/2024, 08:25
Alguém planejando fazer a travessia entre essa semana e o carnaval?
Estou querendo fazer com um renegade original…. Será que é tranquilo?

Alguém poderia dar algumas dicas?