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Ver Versão Completa : Avaliação SW4



JJUNIOR
13/03/2009, 16:44
Pessoal,

Estou comprando uma TOYOTA HILUX SW4 3.0 4X4 8V TURBO DIESEL 4P MANUAL 1997/1997, único dono com a aparência muito boa.
Como não entendo muito de mecânica gostaria da ajuda dos "Doutores" no sentido de identificar quais os principais pontos desse carro devem ser avaliados, ou mesmo um indicação de oficina/avaliador em São Paulo (capital) para a certificação/verificação se existe algum problema no veículo.

Agradeço a todos,

Abraços,

Junior

joão k. chikui
13/03/2009, 18:54
Jr
Através do nº do Chassi ou do motor , na autorizada Toyota eles levantam o histórico dela . Vai saber até se já foi feito a troca do radiador pelo maior , as revisões, etc....

dpab
13/03/2009, 20:21
Um teste importante que vc deve fazer para verificar se não há trinca no cabeçote, é o seguinte: Com o motor ligado e quente, retire a tampa do reservatório de expansão e peça alguém para acelerar a viatura e manter em 3.500 rpm por uns 20 segundos.
Se o radiador começar a jogar água pela mangueira que vai para o reservatório de expansão, é sinal que há trinca(s) no cabeçote. Se isso não acontecer, é sinal de que pelo menos esse grave problema vc não terá.
De resto, leia bastante os tópicos, com calma, aqui do fórum. Vc vai aprender muita coisa.
Um abraço, Delfim.

JJUNIOR
16/03/2009, 10:16
Muito obrigado pelas respostas.....

Zé Nilo
17/03/2009, 17:10
Caro Delfim,
tenho uma SW4 97 a gasolina e tenho vontade de trocar por uma a diesel. a tua resposta matou a minha maior preocupação: como saber se o cabeçote está danificado. valeu.
forte abraço.
Zé Nilo

Um teste importante que vc deve fazer para verificar se não há trinca no cabeçote, é o seguinte: Com o motor ligado e quente, retire a tampa do reservatório de expansão e peça alguém para acelerar a viatura e manter em 3.500 rpm por uns 20 segundos.
Se o radiador começar a jogar água pela mangueira que vai para o reservatório de expansão, é sinal que há trinca(s) no cabeçote. Se isso não acontecer, é sinal de que pelo menos esse grave problema vc não terá.
De resto, leia bastante os tópicos, com calma, aqui do fórum. Vc vai aprender muita coisa.
Um abraço, Delfim.

FOXPRO
04/05/2009, 16:18
Pessoal,
Que outro detalhe além do Cabeçote, devemos verificar?? Obrigado,

Engels Kbça
04/05/2009, 16:55
Pessoal,
Que outro detalhe além do Cabeçote, devemos verificar?? Obrigado,

:pensativo:Pivôs da suspensão e ponteiras de direção, embuchamento da cx de direção.

Engels Kbça
04/05/2009, 17:02
Um teste importante que vc deve fazer para verificar se não há trinca no cabeçote, é o seguinte: Com o motor ligado e quente, retire a tampa do reservatório de expansão e peça alguém para acelerar a viatura e manter em 3.500 rpm por uns 20 segundos.
Se o radiador começar a jogar água pela mangueira que vai para o reservatório de expansão, é sinal que há trinca(s) no cabeçote. Se isso não acontecer, é sinal de que pelo menos esse grave problema vc não terá.
De resto, leia bastante os tópicos, com calma, aqui do fórum. Vc vai aprender muita coisa.
Um abraço, Delfim.

Grande Delfim !!!
Só um detalhazinho, a SW4 não tem reservatório de expansão. Aquele reservatório é para não jogar o liquido de arrefecimento no chão, já que contém produto quimico. Antigamente aquela mangueirinha, que alguns chamam de ladrão, descia pelo lado do radiador e a agua era jogada diretamente no chão, e naquele tempo se usava agua pura.
A diferença é que no vaso de expansão o liquido de arrefecimento circula por ele, o que não é o caso das SW4.
Grande abraço.

Augustocesar
04/05/2009, 17:25
Grande Delfim !!!
Só um detalhazinho, a SW4 não tem reservatório de expansão. Aquele reservatório é para não jogar o liquido de arrefecimento no chão, já que contém produto quimico. Antigamente aquela mangueirinha, que alguns chamam de ladrão, descia pelo lado do radiador e a agua era jogada diretamente no chão, e naquele tempo se usava agua pura.
A diferença é que no vaso de expansão o liquido de arrefecimento circula por ele, o que não é o caso das SW4.
Grande abraço.

Grande Engels,
Vi que vai na região das chapadas, se resolver descer até Goiás me avise, será um prazer receber o amigo.
Deixa eu dar um pitaco nessa questão do vaso de expansão. he he he
Contrariando você Engels, aquele reservatório é um vaso de expansão sim. o que ele não é é pressurizado, como os outros carros que tem ele com tampa valvulada.
Como você disse esse vaso é mais simples em função da concepção de evitar que a água saia para o ambiente, mas a diferença é que, nesse caso, ele tem a função de receber o líquido de arrefecimento quando se expande, onde a válvula permite a saída do líquido e quando, ocorre o esfriamento do líquido, com a diminuição de seu volume, ele permite que o vácuo que foi criado seja completado com o retorno do líquido que aguardava no vaso de expansão.
Para isso existem duas válvulas na tampa do radiador, uma de pressurização que se abre para a saída do líquido e outra para permitir o retorno do líquido quando ocorre o vácuo, permitindo que o radiador esteja sempre cheio de líquido.
Com a presença desse vaso de expansão foi possível diminuir o radiador, uma vez que antigamente ele precisava de um espaço vago para permitir o aumento do volume em razão do aquecimento.
Se ficar sem esse reservatório a tendência é de diminuir a quantidade do líquido dentro do radiador, uma vez que sempre que houver aumento da pressão irá ser expulso um pouco de água, seja em estado líquido ou em forma de vapor.
Abraços,
Augusto "De Goiás"

Engels Kbça
05/05/2009, 21:33
Grande Engels,
Vi que vai na região das chapadas, se resolver descer até Goiás me avise, será um prazer receber o amigo.
Deixa eu dar um pitaco nessa questão do vaso de expansão. he he he
Contrariando você Engels, aquele reservatório é um vaso de expansão sim. o que ele não é é pressurizado, como os outros carros que tem ele com tampa valvulada.
Como você disse esse vaso é mais simples em função da concepção de evitar que a água saia para o ambiente, mas a diferença é que, nesse caso, ele tem a função de receber o líquido de arrefecimento quando se expande, onde a válvula permite a saída do líquido e quando, ocorre o esfriamento do líquido, com a diminuição de seu volume, ele permite que o vácuo que foi criado seja completado com o retorno do líquido que aguardava no vaso de expansão.
Para isso existem duas válvulas na tampa do radiador, uma de pressurização que se abre para a saída do líquido e outra para permitir o retorno do líquido quando ocorre o vácuo, permitindo que o radiador esteja sempre cheio de líquido.
Com a presença desse vaso de expansão foi possível diminuir o radiador, uma vez que antigamente ele precisava de um espaço vago para permitir o aumento do volume em razão do aquecimento.
Se ficar sem esse reservatório a tendência é de diminuir a quantidade do líquido dentro do radiador, uma vez que sempre que houver aumento da pressão irá ser expulso um pouco de água, seja em estado líquido ou em forma de vapor.
Abraços,
Augusto "De Goiás"

Grande Augusto:concordo:

:pensativo:Estou estudando uma viagem para a Chapada das Mesas, mas esse ano não vai dar, as chuvas estão acabando tudo no Maranhão, mas no ano que vem......vamos nessa ?
Valeu pelo convite, claro se passar por Goias, passarei para visita-los, em Goiania.
Você não contrariou, apenas complementou, e corretamente. acho apenas que estamos chamando a mesma coisa de nomes diferentes.:parede: As funções de cada vaso é que são diferentes.:stop: