PDA

Ver Versão Completa : Bloqueio tração - TR4



MINTAO
13/03/2009, 14:41
Pessoal, boa tarde.
Tenho visto um anúncio no banner aqui do fórum, sobre uma roda livre da KAISER. Fiquei em dúvida se o equipamento pode ser instalado no TR4, já que passei por uma situação onde duas rodas foram bloqueadas pelo barro e não giravam.
Então pensei que com a instalação de algo assim, a força da tração seria jogada para as rodas que estavam "presas", fazendo com que elas rodassem junto com as que estavam no ar.
Será que alguém poderia dar uma opinião mais técnica sobre a tal da roda livre automática da KAISER?

Abraço a todos - Ricardo Minto

fernandotf
13/03/2009, 17:39
Pessoal, boa tarde.
Tenho visto um anúncio no banner aqui do fórum, sobre uma roda livre da KAISER. Fiquei em dúvida se o equipamento pode ser instalado no TR4, já que passei por uma situação onde duas rodas foram bloqueadas pelo barro e não giravam.
Então pensei que com a instalação de algo assim, a força da tração seria jogada para as rodas que estavam "presas", fazendo com que elas rodassem junto com as que estavam no ar.
Será que alguém poderia dar uma opinião mais técnica sobre a tal da roda livre automática da KAISER?

Abraço a todos - Ricardo Minto

Ricardo, o que você está procurando é bloqueio de diferencial, e não roda livre.

A roda livre tem como função deixar o eixo dianteiro livre para economizar gasolina e diminuir o desgaste. A roda livre pode ser do tipo "canela seca", ou seja, sempre ligada (bom para off-road extremo); manual (com borboleta no local, como no Troller); e automática (que pode ser tanto acionado eletricamente ou por vácuo (acho que é o caso da pajero), quanto por ação mecânica, como o caso do Kaiser, F1000...).

Você tem o link do anúncio?

Fernando

Mitsubixo Pará
13/03/2009, 18:02
Acho que sua pajero já vem com bloqqueio de diferencial central...se eh isso que quer saber....se vc tem um pajero TR4 ele jah vem com essa opção de tração e só pode ser colada com o carro parado...ao contrario das outras opções de tração desse carro que podem ser colocadas com até 100 km/h.

freitasjr
14/03/2009, 02:34
Acho que sua pajero já vem com bloqqueio de diferencial central...se eh isso que quer saber....se vc tem um pajero TR4 ele jah vem com essa opção de tração e só pode ser colada com o carro parado...ao contrario das outras opções de tração desse carro que podem ser colocadas com até 100 km/h.


O que o Ricador precisa na TR4 dele é o bloqueio de diferencial trazeiro ou dianteiro(o único 4x4 nacional que vem com esse recurso é a L200 Outdoor - 100% bloqueado) e não o central(que vem na TR4) que possibilita andar tracionado em pisos de alta aderência.

No mercado existem diversos fabricantes de bloqueio de diferencial, como o ARB, o Electra(acho q é assim q se escreve), o Macrotorque, etc todos bloqueiam 100% o diferencial em questão, permitindo que a roda que está presa ao chão gire na mesma proporção da que está no ar, permitindo assim a saida do veículo do buraco(obstaculo) em que se encontra.

Esse vídeo (YouTube - L200 do Marcelão) no Youtube ilustra bem isso, um veículo sem bloqueio ou controle de tração, não conseguiria subir esse barranco, pois as rodas entrariam em X e só se movimentariam as que estariam no ar, deixando o veículo parado.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Celso Pajero
14/03/2009, 07:54
O que o Ricador precisa na TR4 dele é o bloqueio de diferencial trazeiro ou dianteiro(o único 4x4 nacional que vem com esse recurso é a L200 Outdoor - 100% bloqueado) e não o central(que vem na TR4) que possibilita andar tracionado em pisos de alta aderência.

No mercado existem diversos fabricantes de bloqueio de diferencial, como o ARB, o Electra(acho q é assim q se escreve), o Macrotorque, etc todos bloqueiam 100% o diferencial em questão, permitindo que a roda que está presa ao chão gire na mesma proporção da que está no ar, permitindo assim a saida do veículo do buraco(obstaculo) em que se encontra.

Esse vídeo (YouTube - L200 do Marcelão (http://www.youtube.com/watch?v=C-9HzJW2J3s)) no Youtube ilustra bem isso, um veículo sem bloqueio ou controle de tração, não conseguiria subir esse barranco, pois as rodas entrariam em X e só se movimentariam as que estariam no ar, deixando o veículo parado.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...


Boas... Francisco...


Desculpe-me se estiver falando besteira....

Mas o ABS não reproduz algo parecido para as rodas...? travando aquela q está patinando? Claro q sem a mesma eficiencia do bloqueio do diferencial...

Abraços

freitasjr
14/03/2009, 11:27
Boas... Francisco...


Desculpe-me se estiver falando besteira....

Mas o ABS não reproduz algo parecido para as rodas...? travando aquela q está patinando? Claro q sem a mesma eficiencia do bloqueio do diferencial...
Abraços


Olá Celso, o ABS impede que as rodas travem em caso de uma freiada brusca, independente se está em asfalto ou no fora de estrada.

Agora p/ que o ABS trabalhe de forma que trave a roda que está patinando, isso só é possível com um gerenciamento eletrônico pela central do veículo, o famoso controle de tração que dispõe a Pajero Full, Discovery e semelhantes; e esse recurso funciona tão bem quanto um bloqueio de diferencial 100%.

Carros como a SW4, TR4, Troller, Hilux, L200, Frontier, Pajero Sport, Sorento, Tucson, Sportage, etc que possuem ABS porém Não possuem um gerenciamento eletrônico de controle de tração, o ABS atuará de forma normal, ou seja, apenas p/ evitar travamento das rodas em caso de freada/parada brusca.

A L200 Outdoor é um caso a parte, apesar dela não ter controle de tração, ela possui o diferencial traseiro com opção de bloqueio 100%(acionado eletricamente através de um botão no painel), que permite que a mesma saia de situação aonde o carro se encontre em um X (um pneu dianteiro e outro trazeiro no ar).
Que eu saiba é o único 4x4 vendido aqui no Brasil que sai com esse recurso de fábrica. A picape Actyon Sports da Ssangyoung vinha tempos atrás com esse recurso tb, porém nas versões mais novas esse recurso foi retirado(p/ baratear o preço do carro), ficando apenas a L200 que vem com esse item de fábrica.

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

MINTAO
16/03/2009, 11:17
Amigos, agradeço os comentários de todos: Fernando, Mitsubixo, Francisco e Celso. Realmente o que eu estou procurando é um sistem que funcione como o da L-200 mesmo.
Apesar de eu ter me referido a este equipamento da Kaiser como roda-livre, eu entendi que ele funcione como um diferencial de escorregamento limitado, como na Frontier, por exemplo. Ele "percebe" que a roda está girando em falso e aciona a tração nela, como se fosse um sistema de disco e platô que colam para evitar o atrito. Com isso a roda acabaria recebendo tração automaticamente e "descolaria" depois, em condições normais. Sem a gente precisar descer e travar a borboletinha da ponta do eixo - tipo Troller. Aí a viatura circularia normalmente com as duas rodas da frente soltas (livres).
Eu vou ver se consigo o link do anúncio pois os banners ficam rodando.
Aproveitando se alguém puder me ensinar como eu faço para diminuir os vídeos feitos em máquina digital, e postar aqui no fórum, vou colocar uns trechos de um passeio que fiz entre Baependi e Aiuruoca MG, para chegar até a "Pousada do Lado de Lá". O lugar é sensacional.
Abraço a todos. Ricardo Minto.

freitasjr
16/03/2009, 11:53
Amigos, agradeço os comentários de todos: Fernando, Mitsubixo, Francisco e Celso. Realmente o que eu estou procurando é um sistem que funcione como o da L-200 mesmo.
Apesar de eu ter me referido a este equipamento da Kaiser como roda-livre, eu entendi que ele funcione como um diferencial de escorregamento limitado, como na Frontier, por exemplo. Ele "percebe" que a roda está girando em falso e aciona a tração nela, como se fosse um sistema de disco e platô que colam para evitar o atrito. Com isso a roda acabaria recebendo tração automaticamente e "descolaria" depois, em condições normais. Sem a gente precisar descer e travar a borboletinha da ponta do eixo - tipo Troller. Aí a viatura circularia normalmente com as duas rodas da frente soltas (livres).
Eu vou ver se consigo o link do anúncio pois os banners ficam rodando.
Aproveitando se alguém puder me ensinar como eu faço para diminuir os vídeos feitos em máquina digital, e postar aqui no fórum, vou colocar uns trechos de um passeio que fiz entre Baependi e Aiuruoca MG, para chegar até a "Pousada do Lado de Lá". O lugar é sensacional.
Abraço a todos. Ricardo Minto.


Olá Ricardo, vc pode usar o editor de vídeo que vem no próprio Windows(o Windows Movie Maker), que quando vc mandar salvar o projeto ele te dar as opções de compactação. Só atenção p/ não escolher uma compacta demais pq senão a qualidade do vídeo ficará ruim.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

mauarj
16/03/2009, 14:35
Amigos, agradeço os comentários de todos: Fernando, Mitsubixo, Francisco e Celso. Realmente o que eu estou procurando é um sistem que funcione como o da L-200 mesmo.
Apesar de eu ter me referido a este equipamento da Kaiser como roda-livre, eu entendi que ele funcione como um diferencial de escorregamento limitado, como na Frontier, por exemplo. Ele "percebe" que a roda está girando em falso e aciona a tração nela, como se fosse um sistema de disco e platô que colam para evitar o atrito. Com isso a roda acabaria recebendo tração automaticamente e "descolaria" depois, em condições normais. Sem a gente precisar descer e travar a borboletinha da ponta do eixo - tipo Troller. Aí a viatura circularia normalmente com as duas rodas da frente soltas (livres).
Eu vou ver se consigo o link do anúncio pois os banners ficam rodando.
Aproveitando se alguém puder me ensinar como eu faço para diminuir os vídeos feitos em máquina digital, e postar aqui no fórum, vou colocar uns trechos de um passeio que fiz entre Baependi e Aiuruoca MG, para chegar até a "Pousada do Lado de Lá". O lugar é sensacional.
Abraço a todos. Ricardo Minto.
Mintão o Felipe Bailune achou broqueio 100% da ARB(só vende lá fora) que serve em nossos TR4's, mas, o preço é salgado, manda uma mp pra ele, e pergunta, acho que fica por $950,00 cada diferencial, é uma otima opção, pois, o acionamento é eletro-pneumatico, abs.

jjkobori
05/04/2009, 19:16
Srs,
Adiquiri recentemente um TR4 MT 9/9 e fiquei com dúvida sobre o diferencial blocante (não é o bloqueio do dif. central);
O manual diz que o TR4 está equipado com o dif. de deslizamento limitado no eixo traseiro.
Isso quer dizer que se atolar uma das rodas traseiras, a traçao vai para a outra roda ?
Abraços,
Janio

Armandinho
05/04/2009, 20:49
Eu pensava que a TR4 com o diferencial bloqueado girasse as 4 rodas juntas independe do terreno.... Qual a diferença entre o bloqueio da tr4 e o da L200?? O que tem de desvantagem?? Ja saí de muitas situações com esse bloqueio da minha tr4.

nelsonnrc
05/04/2009, 20:57
Srs,
Adiquiri recentemente um TR4 MT 9/9 e fiquei com dúvida sobre o diferencial blocante (não é o bloqueio do dif. central);
O manual diz que o TR4 está equipado com o dif. de deslizamento limitado no eixo traseiro.
Isso quer dizer que se atolar uma das rodas traseiras, a traçao vai para a outra roda ?
Abraços,
Janio

Não sabia que o TR4 tinha LSD, se realmente tiver, deve ser uma novidade para 2009, ou estou mal informado:parede:

Tração do TR4
http://www.mitsubishi-motors.co.za/featuresites/mm_history/images/page_images/4wd_04.gif
4x2H
4x4H - "AWD", pode ser acionado até 100km/h e em qualquer piso
4x4HLC - 4x4 com diferencial central blocado, pra ser usado na terra, lama, neve e pisos de baixa aderencia. Pode ser acionado até 100km/h
4x4HLLC - Reduzida, acionado e desengatado com o carro parado e até 20km/h

Diferencial LSD
De uma maneira simples, ele limita a quantidade de tração distribuida quando perde a aderência, mas não atua como um bloqueio.

Armandinho
05/04/2009, 22:24
Caro nelson....e com o diferencial central bloqueado, ele não gira as quatro rodas juntas independente do terreno??

nelsonnrc
05/04/2009, 23:43
Caro nelson....e com o diferencial central bloqueado, ele não gira as quatro rodas juntas independente do terreno??
Sistemas de tração

por Wallace M. Jr.

Se tiver mais dicas, mande um e-mail para contato@familia4x4.com.br
Na grande maioria os veículos existentes atualmente possuem quatro rodas e tração em duas delas. Isso atende a maioria das aplicações com o custo baixo.

Os mais comuns são os com motor e tração no eixo dianteiro já que isso resulta na concentração de todo o sistema de tração na parte dianteira permitindo um maior aproveitamento de todo o resto do veículo, simplifica o projeto, a manufatura, manutenção, etc.

Outra opção que concentra o motor e a tração é a configuração de motor e tração traseiros; aparentemente similar à situação anterior tem a vantagem de proporcionar uma melhor tração, mas, trazem a desvantagem de complicar a refrigeração do motor e a disposição do compartimento de carga.

A configuração de motor dianteiro e tração traseira são de concepção mais complexa, custo mais elevado e diminuem o aproveitamento interno, mas, resultam nas vantagens das duas configurações anteriores e ainda permite uma melhor distribuição de peso.

Qualquer das configurações acima é conhecida com tração 4x2 (ou 2WD).

Para alguns veículos a tração somente em duas rodas não é o suficiente. A necessidade de tração total, tração nas quatro rodas ou 4x4 (ou ainda 4WD) vem de duas necessidade básicas; transmitir tração para solo e segurança.

A necessidade de tração 4x4 para transmitir tração para o solo pode ocorrer se tivermos muita potência disponível para ser transmitida, se o solo tiver baixa aderência ou uma combinação de ambos.

Devido ao maior custo, peso e complexidade de um sistema de tração 4x4 o mesmo normalmente só é encontrado onde é realmente necessário, ou seja, em veículos de alto desempenho esportivo ou em veículos destinados ao uso em situações que o piso não oferece uma tração adequada.

Os chamados veículos fora de estrada (ou off-road) possuem sistemas de tração diversificados destinados ao uso em piso específicos. A diferença e as opção são disponibilizadas pela chamada caixa de transferência.

Um dos sistemas de tração é o de tração 4x4 permanente, ou seja, são veículos em que nunca se tem a opção de tração 4x2. Obrigatoriamente estes veículos têm o chamado diferencial central que permite uma diferença de rotação entre os eixos dianteiro e traseiro. Esta diferença de rotação é necessária, pois, nas curvas cada eixo percorre um caminho diferente. Também é conhecida como 4x4 de tempo integral (4x4 full-time ou ainda 4x4 all time), pois, pode ser usado o tempo inteiro independente do tipo de aderência do piso.

Veículos 4x4 sem diferencial central têm que andar em 4x2 em piso com aderência, já que não existe o diferencial central para compensar a diferença de rotação entre os eixos em curvas. É conhecida como 4x4 de tempo parcial (ou 4x4 part-time), pois, só pode ser usado em parte do tempo, ou seja, quando a aderência do piso permite o escorregamento do pneu com o solo sem forçar os componentes do sistema de tração.

A tração 4x2 nestes veículos normalmente é com tração no eixo traseiro, mas existe uma forte tendência da tração 4x2 ser a tração dianteira; principalmente nos veículos menores.

A quase totalidade dos veículos que não tem a opção de 4x4 de tempo integral possuem as chamadas rodas livres que permitem liberar as rodas do sistema de tração, isso é interessante para diminuir o desgaste da parte do sistema de tração que não esta sendo utilizada e favorecer a economia de combustível. No caso das rodas livres manuais deve-se então aciona-las para ter a tração 4x4.

A tração 4x4 de tempo parcial também é conseguida nos veículos 4x4 de tempo integral quando se bloqueia a ação do diferencial central. A vantagem da tração 4x4 de tempo parcial sobre a 4x4 de tempo integral ocorre em pisos com pouca aderência onde se deseja que ambos os eixos tenham tração, já que a ação do diferencial central resultaria que toda ou a maior parte da tração iria para o eixo com menor aderência quando se deseja exatamente o contrário.

Outra opção é a tração reduzida que permite multiplicar a força do motor e facilitar a condução em baixa velocidade. Em alguns veículos é possível selecionar a tração reduzida em 4x2, mesmo que seja simplesmente não acionando as rodas livres, mas isso não deve ser feito já que resultaria numa sobrecarga do sistema de tração. A reduzida é normalmente indicada como 4x4 low, 4L ou 4LO. A tração não reduzida ou normal é normalmente indicada como Hi ou H (alta).

Dependendo do sistema de tração pode-se mudar de uma tração 4x2 para 4x4 (ou vice versa) com o veiculo em movimento e em alguns poucos casos pode-se também mudar de e para reduzida também em movimento.

Eventualmente existe uma posição Neutra (ou N) na caixa de transferência destinada ao reboque.

Existe ainda um sistema de tração 4x4 conhecido de tração sob demanda, ou seja, a tração muda de 4x2 para 4x4 e ainda a porcentagem de tração para cada eixo é alterada conforme a necessidade, automaticamente sem intervenção nenhuma do condutor.

Cada veículo em particular tem seu sistema de tração com todas ou algumas das opções descritas acima.

Saber usar corretamente o sistema de tração de seu veiculo não é só primeiro passo para iniciar um passeio ou aventura fora de estrada mas até mesmo para utilizar corretamente o veículo no asfalto sem danos.

Wallace M.Jr.

Armandinho
06/04/2009, 01:00
Muito obrigado nelson pela paciência!! hehehe!! Entao o diferencial central bloqueado na tr4 nao traciona a roda dianteira e ou traseira, caso a roda oposta esteja livre...naquela condição X que foi citada. Para que isso acontecesse teria que haver um bloqueio tambêm no diferencial traseiro(como foi citado que há na L200) e dianteiro. Creio que meu raciocínio esteja correto. Caso algo esteja errado me corrija! Um forte abraço e mais uma vez obrigado!

freitasjr
06/04/2009, 11:16
Muito obrigado nelson pela paciência!! hehehe!! Entao o diferencial central bloqueado na tr4 nao traciona a roda dianteira e ou traseira, caso a roda oposta esteja livre...naquela condição X que foi citada. Para que isso acontecesse teria que haver um bloqueio tambêm no diferencial traseiro(como foi citado que há na L200) e dianteiro. Creio que meu raciocínio esteja correto. Caso algo esteja errado me corrija! Um forte abraço e mais uma vez obrigado!


Sim isso mesmo. Agora só um detalhe:

"Para que isso acontecesse teria que haver um bloqueio tambêm no diferencial traseiro(como foi citado que há na L200) OU dianteiro."
Agora, se tiver em ambos(dianteiro e trazeiro), melhor ainda :concordo:

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

Armandinho
14/04/2009, 09:37
É pessoal...esse final de semana meu carro ficou na lama...e apenas a roda dianteira esquerda ficou em terra firme...as outras três estavam livres. Ou seja, um bloqueio poderia ter me ajudado a sair dessa situação...mas acho que é mais viavel colocar um guincho. Ainda bem que estava perto da casa do meu avô pq ele foi la com o trator me puxar. heheheheheheh

khan
16/04/2009, 12:24
É pessoal...esse final de semana meu carro ficou na lama...e apenas a roda dianteira esquerda ficou em terra firme...as outras três estavam livres. Ou seja, um bloqueio poderia ter me ajudado a sair dessa situação...mas acho que é mais viavel colocar um guincho. Ainda bem que estava perto da casa do meu avô pq ele foi la com o trator me puxar. heheheheheheh
Pessoal, desculpem se estou fazendo uma pergunta burra.

Mas nessa situação em que o Armandinho disse que ficou, se eu pisasse "de leve" no freio, eu conseguiria transferir um pouco de tração para a roda que estava em terra firme ?

Eldon
04/08/2009, 00:07
Pessoal,

De forma objetiva, alguém sabe dizer o que acontece mecânicamente com o sistema de tração da Tr4 em cada situação abaixo:

Diferencial central com acoplamento viscoso (VCU) Distribuição variável de torque entre os eixos Opções de acoplamento2H = Tração 4x2 traseira 4H = Tração 4x4 com diferencial central de acoplamento viscoso variável (VCU) atuante 4HLc = Tração 4x4 com diferencial central (VCU) bloqueado 4LLc = Tração 4x4 com diferencial central (VCU) bloqueado e reduzido

O manual da TR4 explica, por alto, em que situações usar cada uma delas, já que li o manual atentamente e não tenho dúvidas quanto a isso.
Mas tenho dúvida em relação a distribuição de torque entre os eixos dianteiros e traseiros e quando uma roda (traseira ou dianteira) perde aderência.
Principais dúvidas:
Em cada situação off-road acima (ou com pouca aderência), ou seja, em
4H e 4HLc, como é feita a distribuição de torque entre os eixos traseiros e dianteiros?
Quando uma roda perde aderência, o diferencial VCU não faz com que a roda que tenha aderência receba mais torque?

freitasjr
05/08/2009, 22:52
Pessoal,

De forma objetiva, alguém sabe dizer o que acontece mecânicamente com o sistema de tração da Tr4 em cada situação abaixo:

Diferencial central com acoplamento viscoso (VCU) Distribuição variável de torque entre os eixos Opções de acoplamento2H = Tração 4x2 traseira 4H = Tração 4x4 com diferencial central de acoplamento viscoso variável (VCU) atuante 4HLc = Tração 4x4 com diferencial central (VCU) bloqueado 4LLc = Tração 4x4 com diferencial central (VCU) bloqueado e reduzido

O manual da TR4 explica, por alto, em que situações usar cada uma delas, já que li o manual atentamente e não tenho dúvidas quanto a isso.
Mas tenho dúvida em relação a distribuição de torque entre os eixos dianteiros e traseiros e quando uma roda (traseira ou dianteira) perde aderência.
Principais dúvidas:
Em cada situação off-road acima (ou com pouca aderência), ou seja, em
4H e 4HLc, como é feita a distribuição de torque entre os eixos traseiros e dianteiros?


Olá Eldon, vamos as suas dúvidas:

4X2 = 100% do torque no eixo traz e 0% no eixo diant.
4x4(4H) = 60% do torque no eixo traz e 40% no eixo diant. Aqui a distribuição de torque entre os eixos pode variar um pouco, mais via de regra são esses valores aí.
4x4(4HLC) = 50% do torque no eixo traz e 50% no eixo diant. Aqui se há o bloqueio do diferencial central dividindo o torque por igual entre os eixos.
4x4(4LLC, reduzida) = 50% no eixo traz e 50% no eixo diant. pois aqui tb o diferenc. central está bloqueado, porém o torque jogado nas rodas é bem maior(uns 70% a mais de força) pois se está reduzido.



Quando uma roda perde aderência, o diferencial VCU não faz com que a roda que tenha aderência receba mais torque?


Não, para isso teriasse que ter um bloqueio de diferencial no mesmo eixo(trazeiro e/ou dianteiro) que divide o torque entre as rodas, como é o caso da L200 Outdoor; que é diferente do VCU(bloqueio de difer. central) da TR4 que divide o torque entre eixos.

Dê uma lida nas primeiras msgs desse tópico que dar uma breve explicação sobre isso.

Abraço, atenciosamente, Francisco de FReitas...

JHONNYCAIRO
07/08/2009, 09:11
Blz, oi, estive ontem no encontro na rua dos trilhos que por sinal , é bem legal, e o pessoal da KAISER esteve lá, e fiquei impressionado com o sistema, e como funciona muito bem, testamos numa L200 , demais, e o melhor que pode instalar, na frente ou na traseira ou em ambos diferenciais , uma tr4 totalmente bloqueada, demais , eles vão expor, em Ubatuba no passeio que vai ter lá www.mitsubishibrasil.com.br (http://www.mitsubishibrasil.com.br) .

O Carro vira um trator, absurdo de Show.

freitasjr
07/08/2009, 10:00
Blz, oi, estive ontem no encontro na rua dos trilhos que por sinal , é bem legal, e o pessoal da KAISER esteve lá, e fiquei impressionado com o sistema, e como funciona muito bem, testamos numa L200 , demais, e o melhor que pode instalar, na frente ou na traseira ou em ambos diferenciais , uma tr4 totalmente bloqueada, demais , eles vão expor, em Ubatuba no passeio que vai ter lá www.mitsubishibrasil.com.br (http://www.mitsubishibrasil.com.br) .

O Carro vira um trator, absurdo de Show.


Olá JHONNYCAIRO, em qual modelo de L200 foi testado o bloqueio ?

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

mauarj
07/08/2009, 13:41
Olá JHONNYCAIRO, em qual modelo de L200 foi testado o bloqueio ?

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Fala ae Freitas, falei com Marcio Kaiser, e o ano/mod do L200 é 2007 Outdoor com bloqueios 100% nos dois eixos(dianteiro/traseiro), abs.

freitasjr
08/08/2009, 00:58
Fala ae Freitas, falei com Marcio Kaiser, e o ano/mod do L200 é 2007 Outdoor com bloqueios 100% nos dois eixos(dianteiro/traseiro), abs.


Fala Mauarj, tudo em paz ? Então que dizer que foi retirado o bloqueio original trazeiro da L200 e instalado o Kaiser nos 2 eixos ?

Pergunto pois a L200 Sport/Outdoor já vem com bloqueio 100% no diferenc. traz acionado eletricamente através do botão "R/D Lock".

Uma pergunta; esse bloqueio da Kaiser é automático ou é selecionável(acionado) através de algum botão ou alavanca ?

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

mauarj
08/08/2009, 07:10
Fala Mauarj, tudo em paz ? Então que dizer que foi retirado o bloqueio original trazeiro da L200 e instalado o Kaiser nos 2 eixos ?

Pergunto pois a L200 Sport/Outdoor já vem com bloqueio 100% no diferenc. traz acionado eletricamente através do botão "R/D Lock".

Uma pergunta; esse bloqueio da Kaiser é automático ou é selecionável(acionado) através de algum botão ou alavanca ?

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
Fala ae Freitas, eles retiraram esse bloqueio traseiro original sim e instalaram o Kaiser no L200. Os bloqueios Kaiser são automaticos com acionamento constante após a instalação, são os unicos bloqueios 100% que são roletados e que compensam nas curvas, abs.

freitasjr
08/08/2009, 14:33
Fala ae Freitas, eles retiraram esse bloqueio traseiro original sim e instalaram o Kaiser no L200. Os bloqueios Kaiser são automaticos com acionamento constante após a instalação, são os unicos bloqueios 100% que são roletados e que compensam nas curvas, abs.


Ok MauaRJ, obrigado pelos esclarecimentos, abraços.

Michelangelo
08/08/2009, 17:18
Olá Celso, o ABS impede que as rodas travem em caso de uma freiada brusca, independente se está em asfalto ou no fora de estrada.

Agora p/ que o ABS trabalhe de forma que trave a roda que está patinando, isso só é possível com um gerenciamento eletrônico pela central do veículo, o famoso controle de tração que dispõe a Pajero Full, Discovery e semelhantes; e esse recurso funciona tão bem quanto um bloqueio de diferencial 100%.

Carros como a SW4, TR4, Troller, Hilux, L200, Frontier, Pajero Sport, Sorento, Tucson, Sportage, etc que possuem ABS porém Não possuem um gerenciamento eletrônico de controle de tração, o ABS atuará de forma normal, ou seja, apenas p/ evitar travamento das rodas em caso de freada/parada brusca.

A L200 Outdoor é um caso a parte, apesar dela não ter controle de tração, ela possui o diferencial traseiro com opção de bloqueio 100%(acionado eletricamente através de um botão no painel), que permite que a mesma saia de situação aonde o carro se encontre em um X (um pneu dianteiro e outro trazeiro no ar).
Que eu saiba é o único 4x4 vendido aqui no Brasil que sai com esse recurso de fábrica. A picape Actyon Sports da Ssangyoung vinha tempos atrás com esse recurso tb, porém nas versões mais novas esse recurso foi retirado(p/ baratear o preço do carro), ficando apenas a L200 que vem com esse item de fábrica.

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

O Toyota Land Cruiser Prado também possui o bloqueio do diferencial central e traseiro, e esta é a principal vantagem com relação à Hilux SW4 que não possui esse sistema !

freitasjr
09/08/2009, 02:45
O Toyota Land Cruiser Prado também possui o bloqueio do diferencial central e traseiro, e esta é a principal vantagem com relação à Hilux SW4 que não possui esse sistema !


Olá Michelangelo o bloqueio do diferencial traseiro da Land Cruiser Prado é um LSD, ou seja, Não bloqueia 100%.
Portanto, naquela situação de "X" em que um veículo pode se encontrar(c/ uma roda dianteira e outra traseira suspensa no ar) o LSD por si só Não tiraria o carro do enrosco.

Neste caso só com um bloqueio 100% ou um controle de tração.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Michelangelo
09/08/2009, 09:24
Francisco, obrigado pela explicação!
Como é que funciona então o LSD e por quê não bloqueia o diferencial traseiro em 100% ?
Como funciona o bloqueio em 100 % ?
Obrigado!

freitasjr
13/08/2009, 19:08
Francisco, obrigado pela explicação!
Como é que funciona então o LSD e por quê não bloqueia o diferencial traseiro em 100% ?
Como funciona o bloqueio em 100 % ?
Obrigado!


Olá Michelangelo, o LSD siginifica (Limited Slip Differential/diferencial de escorregamento limitado) é um bloqueio usado mais p/ evitar que os carros de tração traseira(qdo estão em 4X2) patinem do que p/ o off-road propriamente dito.

É um bloqueio de aclopamento viscoso e automático, que serve bem em pisos molhados, em estradas barrentas e com cascalho e bloqueia no máximo uns 60 a 65% e com o tempo os disco vão se desgastando e vai perdendo a eficiência. Mas na lama braba e em erosões onde se tiver uma roda no ar, :discordo: foi-se o LSD, Não adianta.

Já um bloqueio 100% como é o caso do ElecKtra, ARB, Macrotorque, etc bloqueiam o diferencial 100% e geralmente são selecionáveis através de um botão no painel, cabo ou alavanca. Ao bloquear, ele faz co que as 2 rodas do eixo rodem juntas com o próprio eixo(fica igual como o eixo de um carro de brinquedo).
O único 4x4 que é vendido atualmente no Brasil que já vem de fábrica com bloqueio 100%, é a L200 Sport/Outdoor, no caso o bloqueio vem no diferencial traseiro e é selecionável eletricamente através do botão no painel "R/D Lock".

Nos demais carros, precisasse comprar e mandar instalar caso queira. vc tem opções como ElecKtra, ARB, Macrotorque, Kaiser, etc.

Abraço, cordialmente, Franncisco de Freitas...

Del Carlo
13/08/2009, 20:10
Fala ae Freitas, eles retiraram esse bloqueio traseiro original sim e instalaram o Kaiser no L200. Os bloqueios Kaiser são automaticos com acionamento constante após a instalação, são os unicos bloqueios 100% que são roletados e que compensam nas curvas, abs.

:pensativo::pensativo: Estes bloqueios devem mudar muito a caracteristica do carro !!!!!!
... Ainda prefiro os selecionáveis, precisou liga e boas .....

deixar ele travado direto pode desgastar as peças originais prematuramente .... ou não ?

rbata
31/08/2010, 09:11
Revivendo o tópico...

Afinal, qual é a vantagem então da combinação 4HLc em relação a 4H ??? Em que situação off-road o 4HLc tem grande vantagem sobre o 4H ???

A única vantagem é ter um percentual mais equilibrado de tração nos dois eixos (tras. e diant.) ???

Ainda não entendi direito o funcionamento do sistema de tração... Só sei que não posso utilizar o bloqueio central travado no asfalto ou mesmo na terra quando tiver boa aderência.

Arlei RS
31/08/2010, 09:39
Basicamente em 4h se vc perder tracao em uma das rodas já é o suficiente para ficar plantado, já em 4hlc ou 4llc pra ficar plantado tem que perder tracao em uma roda dianteira e outra traseira, o que em trilha é bem facil de acontecer, por isso um bloqueio no diferencial traseiro é bem util.
Espero tem ajudado

reybelo
31/08/2010, 10:26
Pessoal,

Indico estes 2 excelentes vídeos para melhor entendimento de como funciona o diferencial
Creio que entendendo o principio básico fica + fácil entender as explicações

http://www.youtube.com/watch?v=Em1zQToa_a8
http://www.youtube.com/watch?v=q-rQTHMVAuw

reybelo
31/08/2010, 10:44
Revivendo o tópico...

Afinal, qual é a vantagem então da combinação 4HLc em relação a 4H ??? Em que situação off-road o 4HLc tem grande vantagem sobre o 4H ???

A única vantagem é ter um percentual mais equilibrado de tração nos dois eixos (tras. e diant.) ???

Ainda não entendi direito o funcionamento do sistema de tração... Só sei que não posso utilizar o bloqueio central travado no asfalto ou mesmo na terra quando tiver boa aderência.

rbata,
Assista os vídeos que eu postei que acho devem lhe ajudar a entender melhor.
Vou tentar explicar de maneira rápida e simples sem entrar muito em termos técnicos.

- Imagine que as 2 rodas do carro fossem unidas por uma barra de aço fixa (igual aqueles carrinhos de brinquedo)
O que aconteceria em uma curva ?
A roda do lado de fora faria um percurso maior (mais longo) e portanto daria + voltas que a roda de dentro o que faria que esse eixo se partisse

- Para evitar esse "pequeno" incoveniente, foi criado o diferencia, que consegue transmitir tração para ambos os lados conforme a demanda (estou, por enquanto, falando de carros ON road).
Com isso, o diferencial "percebe" a roda que está mais "presa" que no caso seria a de dentro e transmite + força para a de fora e assim o carro faz a curva sem problemas

- Porque isso é ruim no Off road ?
Porque o diferencial entende "errado" as coias na terra
(ainda falando de 4x2) Se uma roda fica no ar e a outra no piso + aderente, o diferencial "entende" que a roda + presa é a de dentro da curva e a + solta a de fora e transmite a força p a roda de fora.
O resultado é que sua tração que em teoria é 4x2 fica na verdade nesse momento 4x1 e pior, a tração vai justamente para a roda que não tem tração (contato com o solo)
Experimenta levantar um 4x2 no macaco (o eixo da tração, por favor) e acelerar. Sóa roda no ar vai girar e o carro fica imóvel

Até aqui tudo bem ?

- Bom, em carros 4x4 que tem opção de tração integral (pode ser usada em pisos de alta aderência) como é o caso da TR4. Além do diferencial que distribui a tração direita / esquerda (1 na dianteira e outro na traseira) é necessario também um diferencial central
Porque ?
Porque assim como a roda direita e esquerda percorrem caminhos diferentes em uma curva, a dianteira e traseira também percorrem então sem esse diferencial o eixo que transmite a tração também se torceria

- Porém, temos novamente a limitação no off road, pois com esse diferencial atuando, vamos supor que 1 roda (dianteira esquerda) fique no ar
O que vai acontecer ?
a dianteira direita vai jogar toda tração p a esquerda e a traseira sentindo que está "presa" e a dianteira "solta" vai jogar a tração p dianteira
Resultado, Assim como no caso do 4x2 você terá nesse momento um 4x1 (toda tração em uma única roda que está no ar !!!)

- Bloqueando o diferencial central vc garante 50% da força na dianteira e 50% na traseira
No caso acima, vc "perderia" a tração dianteira, já que só a esquerda iria girar, mas manteria das 2 traseiras o que é suficiente p te tirar do enrosco

Na pagina 2 alguém relatou que com 1 roda no ar ficou sem tração. Nesse caso bastava bloquear o dif central

Carros como Ranger, S10 etc... não tem diferencial central e portanto não podem rodar em piso de alta aderência com a 4x4 acionada.
Porém, quando acionam a 4x4 é como se tivessem o dif central bloqueado, pois a força ja fica 50/50% na dianteira x traseira

Portanto, a GRANDE vantagem do 4x4Lc é que vc garante a tração em pelo menos 1 dos eixos mesmo que o outro esteja sem contato com o solo

rbata
31/08/2010, 11:30
Nossa, mais claro impossível!
Entendi perfeitamente!

Obrigado a todos.

rbata
31/08/2010, 13:15
duplicado...

rbata
31/08/2010, 13:50
duplicado...

reybelo
31/08/2010, 15:35
Ajudando quem tem dificuldade com inglês

http://www.youtube.com/watch?v=4WhJqtnFqx0&feature=related

leojaz
31/08/2010, 17:06
- Bom, em carros 4x4 que tem opção de tração integral (pode ser usada em pisos de alta aderência) como é o caso da TR4. Além do diferencial que distribui a tração direita / esquerda (1 na dianteira e outro na traseira) é necessario também um diferencial central
Porque ?
Porque assim como a roda direita e esquerda percorrem caminhos diferentes em uma curva, a dianteira e traseira também percorrem então sem esse diferencial o eixo que transmite a tração também se torceria

- Porém, temos novamente a limitação no off road, pois com esse diferencial atuando, vamos supor que 1 roda (dianteira esquerda) fique no ar
O que vai acontecer ?
a dianteira direita vai jogar toda tração p a esquerda e a traseira sentindo que está "presa" e a dianteira "solta" vai jogar a tração p dianteira
Resultado, Assim como no caso do 4x2 você terá nesse momento um 4x1 (toda tração em uma única roda que está no ar !!!)

- Bloqueando o diferencial central vc garante 50% da força na dianteira e 50% na traseira
No caso acima, vc "perderia" a tração dianteira, já que só a esquerda iria girar, mas manteria das 2 traseiras o que é suficiente p te tirar do liquei co
Na pagina 2 alguém relatou que com 1 roda no ar ficou sem tração. Nesse caso bastava bloquear o dif central

Carros como Ranger, S10 etc... não tem diferencial central e portanto não podem rodar em piso de alta aderência com a 4x4 acionada.
Porém, quando acionam a 4x4 é como se tivessem o dif central bloqueado, pois a força ja fica 50/50% na dianteira x traseira

Portanto, a GRANDE vantagem do 4x4Lc é que vc garante a tração em pelo menos 1 dos eixos mesmo que o outro esteja sem contato com o solo[/QUOTE]

:
Entendi uns, e me confundi com outros, mas vamos lá: no caso de uma TR4 com 50/50% e em X (uma roda dianteira no ar, e + uma roda traseira oposta no ar) ela sairia???
pois assim teria uma roda com força na frente e outra com força atras...
Sai???

reybelo
31/08/2010, 17:29
- Bom, em carros 4x4 que tem opção de tração integral (pode ser usada em pisos de alta aderência) como é o caso da TR4. Além do diferencial que distribui a tração direita / esquerda (1 na dianteira e outro na traseira) é necessario também um diferencial central
Porque ?
Porque assim como a roda direita e esquerda percorrem caminhos diferentes em uma curva, a dianteira e traseira também percorrem então sem esse diferencial o eixo que transmite a tração também se torceria

- Porém, temos novamente a limitação no off road, pois com esse diferencial atuando, vamos supor que 1 roda (dianteira esquerda) fique no ar
O que vai acontecer ?
a dianteira direita vai jogar toda tração p a esquerda e a traseira sentindo que está "presa" e a dianteira "solta" vai jogar a tração p dianteira
Resultado, Assim como no caso do 4x2 você terá nesse momento um 4x1 (toda tração em uma única roda que está no ar !!!)

- Bloqueando o diferencial central vc garante 50% da força na dianteira e 50% na traseira
No caso acima, vc "perderia" a tração dianteira, já que só a esquerda iria girar, mas manteria das 2 traseiras o que é suficiente p te tirar do liquei co
Na pagina 2 alguém relatou que com 1 roda no ar ficou sem tração. Nesse caso bastava bloquear o dif central

Carros como Ranger, S10 etc... não tem diferencial central e portanto não podem rodar em piso de alta aderência com a 4x4 acionada.
Porém, quando acionam a 4x4 é como se tivessem o dif central bloqueado, pois a força ja fica 50/50% na dianteira x traseira

Portanto, a GRANDE vantagem do 4x4Lc é que vc garante a tração em pelo menos 1 dos eixos mesmo que o outro esteja sem contato com o solo

:
Entendi uns, e me confundi com outros, mas vamos lá: no caso de uma TR4 com 50/50% e em X (uma roda dianteira no ar, e + uma roda traseira oposta no ar) ela sairia???
pois assim teria uma roda com força na frente e outra com força atras...
Sai???[/QUOTE]

Não, não sai... :-(

No caso da TR4 temos 3 diferenciais, confere ?
Dianteiro (Direita / esquerda)
Traseiro (Direita / esquerda)
Central (frente / tras)

O único passivel de bloqueio é o central e nesse caso você divide MECANICAMENTE através do travamento a força dianteira / traseira em 50/50%

Porém os outros 2 diferenciais (dianteiro e traseiro) continuam funcionando normalmente (eles nem sabem que existe o central, cada um trabalha isoladamente)
Então cada um deles vai fazer o "favor" de jogar a tração para a roda que está no ar na dianteira e traseira e o veículo permanecerá imóvel*

Justamente para estes casos (que são MUITO mais comuns que se possa imaginar) existe o bloqueio nos diferenciais (direita / esquerda) como o da Kaiser, que foi justamente o início deste tópico
Com o diferencial dianteiro e/ou o traseiro (direita / esquerda) bloqueado(s) as rodas giram todas juntas idependente de estarem no ar ou não

* A TR4, assim como algumas caminhonetes tem um blocante parcial na traseira (tá ficando complicado heim;-))
è a mesma coisa que o diferencial normal, mas ele não transfere a força total para a roda no ar de imediato
então vamos chutar (eu não sei ao certo) em vez de jogar 100% da tração para a roda no ar, ele mantém 15% na roda que está "presa". Se isso for suficiente p tirar o carro do enrosco está salvo, se não (se ele sentir que a roda está realmente travada) ele transmite os outros 15% e aí fica 0 de tração em uma em 100 em outra
Não é assim 15 ou 0 na verdade é como um platô e a trasnferência é gradativa
No frigir dos ovos não resolve muita coisa, mas ajuda sobretudo em caminhonetes que tem a traseira muito leve e perdem tração com facilidade

Será que eu estou ajudando ou complicando :-) ???

leojaz
31/08/2010, 17:42
entendi no início e o final... deixa pra lá. Mas o objetivo foi alcançado, ela não sai do X, sozinha.
Fiquei em X na saída de uma duna para a estrada de terra, deu um trabalhão mas saí, com ajuda de uns compamheiros que a empurraram.
Valeu Reybelo.

Kappa GB
31/08/2010, 22:14
E o ABS não ajudaria em algo?

Tipo com a roda no ar girando, vc continuaria acelerando e pisa no freio, o ABS vai deixar as rodas que estão paradas no chão, totalmente destravadas e a roda no ar girando ele vai freiar ela, com isso o diferencial joga tração para as rodas que estão no chão.

Funciona?

[]'s
Paulo

rbata
01/09/2010, 00:18
E o ABS não ajudaria em algo?



Deve ajudar... talvez não 100% como um bloqueio mas deve quebrar um galho em algumas situações mais tranquilas...

Uma vez dirigindo um Xsara Picasso A/T perdi tração, a roda ficou patinando e dei um toque no freio (com ABS)... a roda que estava no chão conseguiu rodar e movimentar o carro.

reybelo
01/09/2010, 14:44
E o ABS não ajudaria em algo?

Tipo com a roda no ar girando, vc continuaria acelerando e pisa no freio, o ABS vai deixar as rodas que estão paradas no chão, totalmente destravadas e a roda no ar girando ele vai freiar ela, com isso o diferencial joga tração para as rodas que estão no chão.

Funciona?

[]'s
Paulo

Não funciona
O que vc está propondo seria um ABS do "avesso" ;-)
Isso seria um controle de tração. A Cherokee (não sei quais) tem o sistema Quad Drive que acredito seja assim. ele sente a(s) roda(s) livre(s) e transmite a tração para as que precisam (as que estão 'presas")
Não sei de nenhum sistema deste tipo que possa ser adaptado em um veículo que não o próprio p o qual o sistema foi feito (acho que mesmo que fosse economicamente viável, não sei se funcionaria esse sistema da Jeep na Pajero sem GRANDES alterações)

reybelo
01/09/2010, 14:54
entendi no início e o final... deixa pra lá. Mas o objetivo foi alcançado, ela não sai do X, sozinha.
Fiquei em X na saída de uma duna para a estrada de terra, deu um trabalhão mas saí, com ajuda de uns compamheiros que a empurraram.
Valeu Reybelo.

è difícil explicar né
Mas essa semana to com tempo e vou tentar + um pouco :-)
Qual parte não entendeu ? Do deslisamento parcial ?

leojaz
01/09/2010, 15:28
è difícil explicar né
Mas essa semana to com tempo e vou tentar + um pouco :-)
Qual parte não entendeu ? Do deslisamento parcial ?


Ficou tudo muito bem explicado. E que vc lê tanta coisa, escrita de vários modos que faz confusão.
Eu uso apenas na areia de duna, nunca fui pra lama/terra de verdade. A condução nas dunas fica um pouco diferente quando comparado a lama, terra e erosões.

Abraço.

reybelo
01/09/2010, 15:56
Ficou tudo muito bem explicado. E que vc lê tanta coisa, escrita de vários modos que faz confusão.
Eu uso apenas na areia de duna, nunca fui pra lama/terra de verdade. A condução nas dunas fica um pouco diferente quando comparado a lama, terra e erosões.

Abraço.

Qual pneu e calibragem está usando nas dunas ?

Kappa GB
01/09/2010, 20:29
Não funciona
O que vc está propondo seria um ABS do "avesso" ;-)
Isso seria um controle de tração. A Cherokee (não sei quais) tem o sistema Quad Drive que acredito seja assim. ele sente a(s) roda(s) livre(s) e transmite a tração para as que precisam (as que estão 'presas")
Não sei de nenhum sistema deste tipo que possa ser adaptado em um veículo que não o próprio p o qual o sistema foi feito (acho que mesmo que fosse economicamente viável, não sei se funcionaria esse sistema da Jeep na Pajero sem GRANDES alterações)

Eu acho que funciona, alias é facil de fazer um teste, vou ver se arrumo um tempo pra fazer isso.
Deixa em 4x2, ergue um lado da traseira e faz o teste.
Se meu raciocino estiver certo o ABS vai travar a roda no ar ae o diferencial vai jogar tração pra roda no chão.

Pow tinha que arrumar umas "rodinhas" pra botar no chão igual desses videos da net! hehe

[]´s
Paulo

leojaz
02/09/2010, 12:09
Qual pneu e calibragem está usando nas dunas ?


A calibragem são 16psi, e troquei recentemente os Pirelli Scorpion por
Maxxis 760, nas dunas não percebo diferença entre eles.

patto
06/09/2010, 19:16
Fala ae Galera,
td bem??

Gostaria de tirar algumas dúvidas...estou pensando, ainda $em prazo certo...rsrsrs...em colocar bloqueio traseiro na minha TR4.

Mas, vi que existe o bloqueio eletrônico da Eaton, o qual funciona de acordo com a vontade do condutor e, consequentemente, não força as peças etc do carro, se comparado ao bloqueio automático, correto? Assim sendo, por exemplo, em uma curva, com o bloqueio desligado, as rodas giram normalmente, sem forçar nada, já com o bloqueio automático, embora haja compensações, não é a mesma coisa, né?

Então, gostaria de saber se vocês sabem qual o modelo deste bloqueio da EATON para o eixo traseiro da TR4.

obrigado e no aguardo dos comentários.

Bluetauro
04/06/2012, 12:05
Olá pessoal
Acabei de ler esse tópico, uma pena que um pouco tarde.
Quando procurei um veículo 4x4 levei em conta vários fatores, é bem verdade que não entendia nada, mas pesquisei
bastante para entender melhor.
Acabei optando pela TR4. Já tenho o carro há cerda de 6 meses, até agora nenhuma surpresa, gosto bastante do carro e atende bem as minhas necessidades (Saio para pescar e enfrento terrenos de tudo que é tipo, mas também uso o carro na cidade e emrodovias).
Para minha surpresa nesse fim de semana fui passar por uma "vala" e acabou ficando 1 roda dianteira no ar e uma traseira, em X, só girava as que estavam no ar. Só aí percebi que ela não têm bloqueio de diferencial nem dianteiro, nem traseiro, que decepção.
Esse lance de bloqueio geralmente não é bem explicado, acabei comprando gato por lebre.

mauarj
11/06/2012, 16:27
Olá pessoal
Acabei de ler esse tópico, uma pena que um pouco tarde.
Quando procurei um veículo 4x4 levei em conta vários fatores, é bem verdade que não entendia nada, mas pesquisei
bastante para entender melhor.
Acabei optando pela TR4. Já tenho o carro há cerda de 6 meses, até agora nenhuma surpresa, gosto bastante do carro e atende bem as minhas necessidades (Saio para pescar e enfrento terrenos de tudo que é tipo, mas também uso o carro na cidade e emrodovias).
Para minha surpresa nesse fim de semana fui passar por uma "vala" e acabou ficando 1 roda dianteira no ar e uma traseira, em X, só girava as que estavam no ar. Só aí percebi que ela não têm bloqueio de diferencial nem dianteiro, nem traseiro, que decepção.
Esse lance de bloqueio geralmente não é bem explicado, acabei comprando gato por lebre.

Olá amigo e companheiro de MIT Bluetauro, tb tenho TR4, e vi sua dúvida com relação à bloqueio.
Bom em resumo, os TR4 tem um sistema que permite que vc andar com tração full time em pisos de alta aderência(asfalto) sem quebrar os diferenciais(4H), devido ao sistema de diferencial central. Mas se quiser bloquear os eixos, ai tem que partir para instalação de bloqueios 100% automáticos, tipo os da Kaiser Locker. Meu TR4 esta bloqueado frente/trás com Bloqueios Kaiser desde 2009. Já rodei mais de 100.000km depois de bloqueado. Sem sustos, sem reclamações, e virou um trator na trilha. Qualquer dúvida me passe um email: mauarj@gmail.com

[]'s bloqueados...

guinhote
06/01/2014, 17:21
Amigo, me tire uma dúvida. Sou novo nessa de 4x4.
Tenho uma TR4 2003 automatica.

Voce pode optar por 4 tipos de tração correto? somente nas rodas traseiras, tração nas 4 rodas, tração nas 4 rodas com bloqueio do diferencial central e tração nas 4 rodas reduzido.

Quando voce bloqueia o diferencial central, se acontecer de ficar com uma ou duas rodas no "ar", as outras rodas que estão no chão não irão fazer o carro andar?

Desculpe se não fui muito técnico nas minhas dúvidas.

Valeu


Olá amigo e companheiro de MIT Bluetauro, tb tenho TR4, e vi sua dúvida com relação à bloqueio.
Bom em resumo, os TR4 tem um sistema que permite que vc andar com tração full time em pisos de alta aderência(asfalto) sem quebrar os diferenciais(4H), devido ao sistema de diferencial central. Mas se quiser bloquear os eixos, ai tem que partir para instalação de bloqueios 100% automáticos, tipo os da Kaiser Locker. Meu TR4 esta bloqueado frente/trás com Bloqueios Kaiser desde 2009. Já rodei mais de 100.000km depois de bloqueado. Sem sustos, sem reclamações, e virou um trator na trilha. Qualquer dúvida me passe um email: mauarj@gmail.com

[]'s bloqueados...

reybelo
06/01/2014, 17:51
Amigo, me tire uma dúvida. Sou novo nessa de 4x4.
Tenho uma TR4 2003 automatica.

Voce pode optar por 4 tipos de tração correto? somente nas rodas traseiras, tração nas 4 rodas, tração nas 4 rodas com bloqueio do diferencial central e tração nas 4 rodas reduzido.

Quando voce bloqueia o diferencial central, se acontecer de ficar com uma ou duas rodas no "ar", as outras rodas que estão no chão não irão fazer o carro andar?

Desculpe se não fui muito técnico nas minhas dúvidas.

Valeu

Quinhote.
Com o Dif central bloqueado vc terá 2 sistemas trabalhando em separado
Se cair no que chamamos "X" onde vc perde a tração em 1 roda de cada eixo o carro para mesmo no 4x4

Abaixo um texto meu bem antigo, que já postei várias vezes e deve te ajudar a entender melhor
Não deixe de assistir o vídeio

================================================== ====================================

Diferencial
Não é muito simples entender como o diferencial funciona (e tbém não é fácil de explicar)

Quem tem duvida, veja esse vídeo que é excelente, impossível não entender (no começo parece que não tem nada a ver, mas é a melhor explicação que eu já vi)
Around the Corner - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Em1zQToa_a8)


Agora vamos ao uso prático e uma explicação simples:

Se o eixo do carro fosse rígido, ligando uma roda à outra, sempre que fizéssemos uma curva ele iria torcer (pq a roda do lado de dentro da curva gira menos do que a de fora)

Nos carros 4x2 o diferencial funciona apenas no eixo da tração, dividindo a força entre a roda direita e esquerda.
Um teste prático é levantar o carro no macaco (levantar 1 das rodas da tração) e acelerar. Vc vai perceber que só a roda que está no ar gira e o carro não anda* !!! Isso pq o diferencial entende que a roda mais "presa" (a que está no chão) está do lado de dentro da curva e a + "solta" (do lado de fora, está fazendo a curva, então joga toda a tração p lá).

Em carros 4x4 vc tem esse mesmo mecanismo nas rodas da tração (que no caso da TR4 é traseira), então no uso 4x2 o diferencial vai distribuindo a força entre a direita e esquerda dependendo da necessidade na curva.

Quando vc aciona o 4x4 (Desbloqueado) o que acontece é que além do diferencial direita esquerda vc também tem o central funcionando**
Nesse caso o diferencial dianteiro distribui a força direita / esquerda, o traseiro a mesma coisa e o central distribui frente e trás.
Só que nesse sistema, se vc tirar apenas 1 roda do ar toda a tração será disponibilizada nesta roda e mesmo com as outras 3 no chão, o carro ficaria parado

Nesse caso, bloqueanado o dif central vc separa a tração dianteira da traseira
Imagine que a roda dianteira esquerda está no ar
A tração dianteira será jogada p esta roda, mas a traseira (nesse caso de estar bloqueada) irá funcionar normalmente.

* Alguns carros 4x4 tem o que chamam de bloqueio parcial deslizante, que é um tipo de embreagem, que segura um pouco a tração na roda + "pesada". Nesse caso, se vc levantar no macaco e acelerar o carro provavelmente vai cair.
Mas se estiver encostada em uma guia, esse disco vai sentir a dificuldade em avançar e vai disponibilizar a força p a roda no ar
(deu p entender ?)

** Quanto ao diferencial central
Muitas marcas (como a Land Rover, por exemplo) vendem esse peixe como se fosse algo espetacular. Na verdade a maioria dos 4x4 não bloqueia o dif central simplesmente porque não precisam. Como assim não precisam ?
Simples, eles não tem diferencial central, então qdo vc engata a 4x4 é como se ele já estivesse bloqueado.
Qual a vantagem do dif central então ? é justamente poder usar a 4x4 em qq terreno, mesmo em asfalto (na chuva por exemplo)
A maior parte dos 4x4 (ranger, S10...) como não tem o dif central só podem engatar a 4x4 em terrenos lisos, pois em uma curva (qdo a dianteira faz um raio diferente da traseira) as rodas vão derrapar e não vão torcer o eixo de tração.

Sobre um bloqueio direita esquerda, este seria o bloqueio 100%
Isso existe é o "must" do 4x4 (um 4x4 100% bloqueado cotra um 4x4 sem bloquei é o mesmo que um 4x4 contra um 4x2, a diferença é MUITO grande)

Aqui + um vídeo bem legal...
Mostra a falta que faz o bloqueio direita / esquerda
1º mostra em 4x2 e depois em 4x4 (que perdendo a tração em 2 rodas, sendo 1 na dianteira e 1 na traseira) fica PARADO* !!!

No final mostra o carro equipado com o diferencial parcial deslisante, que em casos não extremos já resolve bem o problema
Eaton Locking Differential Demonstration - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=q-rQTHMVAuw)


* Na trilha é uma situação até que comum, em terrenos com erosão, quando vc pega um "X", o carro dá aquela torcida e normalmente ve perde a tração em 1 roda dianteira e em uma traseira do lado oposto. Mesmo na 4x4 o caro simplesmente não sai do lugar. Nesse caso a opção é voltar, acelerar e passar no embalo



escrevi muita coisa e de maneira rápida e não muito ordenada, espero que tenha ficado claro

guinhote
06/01/2014, 21:06
Reybelo,

Obrigado pela ajuda... não poderia ter tido resposta melhor... deu pra entender perfeitamente...
Valeu
Abraço.

Perambulante
01/05/2016, 00:59
Tópico muito bom, muito elucidativo. Parabéns aos foristas.

Romeo Valadão
24/03/2017, 01:21
Muito bom o tópico ... bastante esclarecedor e produtivo !!! :curtir:
:safari-rig:

Manoel fonseca
02/04/2017, 08:04
Alguém comentou que com este bloqueio se ganha muito no offroad e se perde um pouco em dirigibilidade na cidade. O que seria este "perde um pouco"?