PDA

Ver Versão Completa : Gaiola Mec Off Road



Equipe Mec Off Road
13/03/2009, 13:51
Ai galera

Com a licença do restante da equipe, e como detentor (mero figurativo) da maioria das fotos da construção, abrirei um novo tópico com a construção da Gaiola da equipe Mec Off Road.

A equipe é constituída de 4 integrantes, estudantes de Eng. Mecânica da UFMG. Meros curiosos com alguma força de vontade e pouco conhecimento, por enquanto...

Hoje postarei as fotos da doadora de "orgãos" Maria do Carmo.

A prefeitura tava quase nos obrigando a pagar IPTU com este monte de massa e as plantas que tavam nascendo dentro da mesma...
Mas o motor tava o Bicho!!!

Dados: Ano 77, 1500cc, freio a disco na frente e assoalho caindo... Uns 3 pratas de multa e documentos de sei lá quando... Tudo isso por 900 contos de réis...

Saulo

Equipe Mec Off Road
14/03/2009, 16:16
Aqui é no dia do desmanche, que foi realizado na porta de minha casa em meio aos transeuntes da feirinha de domingo...

Não podemos esquecer também do arsenal de ferramentas que compramos novinhas... Também partimos literalmente do zero. Não tínhamos nada!!!

:pipoca:

Equipe Mec Off Road
14/03/2009, 16:31
E ai é que começou as surpresas maiores. :putz:

Encontramos o eixo da bichinha quebrado, eolsado com uma cantoneira...

Tinha chave segurando o banco do motorista para não cair no chão com o assoalho detonado pela corrosão.

E até cambio seguro por uma cabo elétrico.:!:

Sem falar no cilindro mestre de freio com um pedaço de madeira amarrado por arame para servir de calço já que não existia mais fixação do mesmo no assoalho do carro... (pena que esqueci de tirar a foto)

Equipe Mec Off Road
14/03/2009, 16:38
Mas nada de desistir:concordo:

É aí que começou a grande aventura. Primeiro foram as várias tentativas de consertar o eixo no próprio local. Depois desistimos e cortamos o mesmo.

No final, ficou uma maravilha...

Equipe Mec Off Road
14/03/2009, 17:09
mais algumas fotos

roxgp
14/03/2009, 21:42
cara tava bem acabado a brasilinha em HEHE..

bom pelomenos ganho uma chave de brinde..

boa sorte ai pelo visto vcs estão bem animados hehe

Equipe Mec Off Road
17/03/2009, 11:30
Depois do eixo refeito, vem a melhor parte.
Começa a construção propriamente dita...
:-D

Equipe Mec Off Road
17/03/2009, 11:33
Mais fotos...

:pensativo:

rafaelcardoso
17/03/2009, 12:34
Galera, acho que posso contribuir um pouco com o projeto de vocês:

1 - Quanto aos tubos que estão sendo amassados ao invés de curvados, a resistência dele fica muito menor e pode comprometer a estrutura dela...

2 - Vocês partiram o chassi e estão substituindo parte dele por tubos, inclusive soldando estes tubos na "frente" da brasília, que corresponde a suspensão dianteira, mesmo que substituam a frente do chassi por tubos, usem os encaixes para a suspensão dianteira ao invés de soldar como esta sendo feito, imaginem que ela pode ser substituída (o que acontece com frequência em gaiolas, experi6encia própria)

Posso contribuir com um projeto de um curvador de tubos que pode ser feito em casa mesmo, é bem funcional, existem destes curvadores a venda também, em média 500 reais... o importante é usar sempre matrizes para curvar os tubos, já vi gente fazendo estas matrizes usinando polias...

Quanto aos tubos, o mais aconselhável é o uso de tubos de aço carbono sem costura, se não me engano a norma é a Din 2440...

Bom, se quiserem minha ajuda, eu assinei o tópico, tenho gaiolas em casa (meu irmão corre Jeep Cross) e temos alguma experiência em construção de tubulares, meu pai já teve uma fábrica de tubulares... é só postar que ajudo no que estiver ao meu alcance...

Abraços!

rafaelcardoso
17/03/2009, 12:37
O tópico com a construção do curvador de tubos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45773 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45773)

roxgp
17/03/2009, 13:14
Concordo com o rafaelcardoso, as dobras irão te prejudicar bastante..
se nao conceguir a "calandra" enche os canos com areia lavada e esquenta com o massarico funciona tambem..

eo vou começar a minha daki alguns dias
estou pesquisando bastante p/ nao me arrepender depois.


mas boa sorte ai hehe :pipoca:

Equipe Mec Off Road
17/03/2009, 13:22
O tópico com a construção do curvador de tubos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45773 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45773)
Olá Rafael
Toda ajuda é sempre bem vinda e pode ter a certeza que perguntaremos muita coisa, principalmente no quesito dobras de tubos... Na verdade nós fizemos um dobrador bem semelhante ao da figura, o seu tópico até ja nos era familiar. abaixo segue a foto do mesmo.
Fizemos uma matriz com um pedaço de roda de carro de 13" de diâmetro porém aconteceu o que você viu. Mal da primeira vez... Mas da segunda vez ficou bem melhor.Sem amassados. O problema é que já tinhamos soldado estes tubos...
quanto a matriz, não deu muito certo não. Fizemos uma com um tubo sem costura de parede 5mm, ficou bom porém amassava mais que a roda...
Descobrimos que enchendo de areia e indo bem devagarinho ele dobra legal...
Quanto ao tubo sem costura te digo que é mais mito que realidade. Na verdade o ganho seria mais na espessura de parede. As tensões residuais que se concentram no cordão de solda (para o nosso caso) não interferem tanto em perda de resistencia estrutural assim. Seria como se estivessemos escolhendo entre um chinelo ou um tenis para matar uma mosca... Concordo que é melhor, porém desnecessário já que a resistência mecanica do aço 1020 não varia tanto assim com os dois processos de fabricação.
Depois posto a foto da segunda curva (curva e não amassado) aqui.
Valew a força.

roxgp
17/03/2009, 13:55
agora sim hehe
na hora de montar a vareta do cambio cuidado p/ nao deixar ela maior.
a quantia que vc encurtou o chassi encuta a vareta snão e problema na certa hehe abss:pipoca:

rafaelcardoso
17/03/2009, 14:06
Ficou legal a dobra sim! Bom quanto a questão de solicitação e resistência, me baseio em pesquisas, não tenho conhecimento técnico para realizar estes cálculos, esta é a praia de vocês mesmo! rs

A dobra da foto ficou boa, o que os curvadores que uso tem de diferente para evitar que o tubo amasse são matrizes que tem a medida externa do tubo (um jogo de matrizes para cada espessura de tubos) onde indiquei com flexas vermelhas no desenho anexo.. mas mesmo com estas matrizes, cada curvador de tubos tem uma especificação de medida máxima e raio de curvatura, como a idéia é fazer um curvador, só testando mesmo o que ele consegue curvar ou usando estes artifícios como o da areia!

roxgp
17/03/2009, 14:42
hehe tamo no mesmo lado a minha brasilia chega hje ela tah com toda mecanica caxa, direção nova soh nao tem o motor, mas esse vai se especial vai vim do PR pro MT hehe um 1600 alemão akele É o bixo UHSAD ele e um pokinho diferente do dah nossa combi brasileira ali é o real 1600 heh

abss:pipoca:

loyde
17/03/2009, 15:30
Boa tarde mec.. parabens pela iniciativa ai de vcs de contruir uma gaiola...:)

Equipe Mec Off Road
17/03/2009, 15:32
valeu Loyde seu projeto também está ficando 10

Equipe Mec Off Road
17/03/2009, 15:38
Caro Rafael por acaso vc teria alguma foto mostrando uma curva que vc fez nos tubos e também o dobrador utilizado? Gostaria de ter uma idéia. Obrigado.

rafaelcardoso
17/03/2009, 16:45
Vou providenciar o que tenho, estou em São Paulo e a nossa "oficina" fica em Lafaeite-MG, a 100 km de vocês ai, mas vou providenciar o que tenho de fotos aqui assim que chegar ao meu apartamento em São Carlos hoje a noite e disponibilizo aqui no tópico...

Abraços...

Equipe Mec Off Road
24/04/2009, 11:32
Novas fotos galera
Gaiola Mec Off road acontecendo..:pipoca:.

lpessatto
24/04/2009, 12:10
Bom, percebi que não é uma tarefa mto simples fazer as curvas e a dobradeira.:-?
São mtas dobras necessarias a fazer na gaiola???



Não compensaria levar a uma metalurgica que tenha uma calandra para dobrar??


Obrigado!

leobnaval
24/04/2009, 17:58
Bom, percebi que não é uma tarefa mto simples fazer as curvas e a dobradeira.:-?
São mtas dobras necessarias a fazer na gaiola???



Não compensaria levar a uma metalurgica que tenha uma calandra para dobrar??


Obrigado!

Então tem gente que faz gaiola sem nenhuma dobra (lógico que não são as mais bonitas e muito menos as mais eficientes e resistentes...

A quantidade de dobras varia e muito do projeto mas uma gaiola bem projetada e completamente pronta tem por volta de 20 e poucas dobras, umas tem um pouco menos.

O bom é ou comprar uma dobradeira ou mandar alguem que possuia uma calandra (dobradeira) fazer o serviço.

Abraços, Leo

ZCC
24/04/2009, 18:53
Solda uma chapa plana por baixo da gaiola, vai ficar melhor

Alerson
24/04/2009, 19:19
Boa noite pessoal
Eu tenho uma serralheria e trabalho com tubos
talvez voces não conseguem curvar o tubo sem enrugar por que ele esta com a parede fina.

A parede quanto mais grossa fica melhor a curva

Falou e ate mais...............

Equipe Mec Off Road
06/08/2010, 15:03
Galera
Depois de muito, MUITO tempo mesmo, estamos de volta na ativa com a gaiola.
Segue as fotos de como esla está ficando.

Equipe Mec Off Road
20/12/2010, 11:48
Mais fotos:pipoca:

Ygor Peralva
20/12/2010, 21:32
ta ficando show de bola cara!!!
parabèns!!!
flw...

tjmthiago
21/12/2010, 11:04
Agora é pneu e jogar na trilha pra ver a coisa indo bem
parabens ficou muito boa

e o mais importante divirta-se.

Equipe Mec Off Road
21/12/2010, 15:32
Valew galera
Já estamos de olho num conjunto de pneus para poder equipar a menina. Ainda falta alguns detalhes como as chapas de recobrimento e parte elétrica mas já está com as formas definidas.

Hussein_DF
23/12/2010, 10:40
Parabéns galera.
Tá show de bola, com o tempo vocês vão fazendo os ajustes necessários.
Um abraço e muita lama.

Edner Zirbes
23/12/2010, 10:47
Valew galera
Já estamos de olho num conjunto de pneus para poder equipar a menina. Ainda falta alguns detalhes como as chapas de recobrimento e parte elétrica mas já está com as formas definidas.
Buenas pessoal!

Cara, indico os Pneus Ost aqui do sul. Os troço são violento..
Um quebra costela!

Equipe Mec Off Road
23/12/2010, 15:23
Realmente consultando o site dos caras eles realmente parecem muito bons. Acho que o problema seria o frete até aqui que poderia ficar mais caros que os pneus.

Edner Zirbes
23/12/2010, 17:41
Realmente consultando o site dos caras eles realmente parecem muito bons. Acho que o problema seria o frete até aqui que poderia ficar mais caros que os pneus.
Entra em contato com eles cara, de repente eles tem um esquema legal pra transporte...

Equipe Mec Off Road
27/12/2010, 09:16
Edner
Vou dar uma olhada sim. Quem sabe compro os sapatinhos dos caras...
Gostei muito do GOdLOKOS e do Boomerang. Mas estou pensando em colocar estes monstros somente atrás, com pneu original do fusca (aquele fininho) na frente, entrando no barro como uma guia. O que vc acha?

Edner Zirbes
27/12/2010, 12:57
Buenas,
Eu tenho Godlokos na minha, na traseira e um modelo especial do mesmo na dianteira, mas os Boomerang são os top de linha com certeza! Eu tinha pneus estreitos normais na frente na minha, mas no barro, eu não tinha nem direção e nem freio dianteiro pois resbalava muito, quase me provocou uma capotagem certa vez. A pneus Ost fez um desenho de Godlokos sem as garras laterais e 3 linhas de gomos intercalados só pra direcionar e ter freio.
Dá uma olhada nas fotos da minha!



Um quebra costela!

Equipe Mec Off Road
27/12/2010, 22:31
Buenas,
Eu tenho Godlokos na minha, na traseira e um modelo especial do mesmo na dianteira, mas os Boomerang são os top de linha com certeza! Eu tinha pneus estreitos normais na frente na minha, mas no barro, eu não tinha nem direção e nem freio dianteiro pois resbalava muito, quase me provocou uma capotagem certa vez. A pneus Ost fez um desenho de Godlokos sem as garras laterais e 3 linhas de gomos intercalados só pra direcionar e ter freio.
Dá uma olhada nas fotos da minha!



Um quebra costela!

BACANÉRRIMA!!!:palmas:
Acho que vou ver a mesma possibilidade da sua quando eu for colocar os penus na minha.
valew

Alessandro,
11/01/2011, 16:33
Parabéns aos Diyers! :palmas:

Exelente tópico, pois além de apresentar o trabalho feito, aprendi muito com trabalhos com dobras de tubos.

Não deixe de nos mostrar a bagaceira na lama. :pipoca:

mesco@2011
11/01/2011, 21:46
poderiam me ajudar na adaptação do motor de moto,no quadro trazeiro,o eixo do pinhão não alinha com a coroa por falta de espaço,ai não tem como ,só erguendo muito o motor pra passar por cima da coroa e eu queria por ao lado.

a coroa fica presa a roda pelo lado interno,ta soldada lá

Equipe Mec Off Road
12/01/2011, 08:07
poderiam me ajudar na adaptação do motor de moto,no quadro trazeiro,o eixo do pinhão não alinha com a coroa por falta de espaço,ai não tem como ,só erguendo muito o motor pra passar por cima da coroa e eu queria por ao lado.

a coroa fica presa a roda pelo lado interno,ta soldada lá

Mesco
Infelizmente a minha experiência e meu conhecimento sobre este assunto é zero... No máximo estou aprendendo a mexer um pouco no motor de brasília que é o da minha gaiola.
Veja algum tópico de alguém que tá fazendo um kart cross aqui no site que tenho certeza que eles podem te ajudar. Tem uns caras que são feras neste assunto por aqui...
Falow

César J.S
10/12/2013, 15:14
Amigo, esse macaco hidráulico que foi utilizado na curvadora tem capacidade para quantas toneladas? Mais uma dúvida, você utilizou tubos de um material específico ou são os mesmos que encontramos nas lojas de ferragens, esses de fazer portão? Não entendo muito do assunto HEHEHEEHEHEH......

César J.S
10/12/2013, 15:17
Amigo, esse macaco hidráulico que foi utilizado na curvadora tem capacidade para quantas toneladas? Mais uma dúvida, você utilizou tubos de um material específico ou são os mesmos que encontramos nas lojas de ferragens, esses de fazer portão? Não entendo muito do assunto HEHEHEEHEHEH......