PDA

Ver Versão Completa : Usando duas baterias no veículo



du
01/07/2003, 13:47
Eduardo,

No caso de usar 2 baterias, existem umas chaves para selecionar a bateria desejada que são usadas em lanchas.

Entendem como não dá para dar partida no tranco na água, pode ficar com o barco parado ouvindo música, e se na hora da partida falhar, vira esta chave e passa a usar a outra bateria, e se não me falha memória tem uma terceira posição na chavinha que é usada para usar simultaneamente as 2 baterias é usada para carregá-las.

Abraços Du.

Cícero Franco
02/07/2003, 08:31
Du, onde eu consigo estas chaves para bateria???

[]s

walter.andreis
02/07/2003, 09:02
Du, onde eu consigo estas chaves para bateria???

[]s

Pode ser eu!? :D
Vc encontra facilmente em boas auto-elétricas, e também naquelas lojas especializadas em veículos preparados...
[]´s

du
02/07/2003, 09:40
Segue um link, não conheço marcas e modelos, este link é apenas para ilustrar.

http://www.jet.com.br/martinelli/prod_det.asp?IdProduto=92820

Tem foto e preço.

Abraços Du.

Luis Assis
02/07/2003, 16:54
Mas como que fica a questão de recarregar???
Sei que é complicado, por que eu gosto muito de som Automotivo, e nos carros mais preparados, onde duas ou mais baterias se fazem necessário, eles alem de comprar um baita de um alternador de alta capacidade, eles ainda precisam colocar um equipamento, uma especie de um isolador... Nao faço a menor idéia do que ele faz... Mas não me parece tão simples quanto colocar uma chave tiupo switch...
[]'s
Gustavo

du
03/07/2003, 14:43
Gustavo,

Repare que na Chave tem uma posição ALL onde as 2 baterias funcionam juntas ou seja, gastam e ou carregam juntas.

Na prática acho que o ideal é usar sempre as 2, em uma situação especial, escutar música em churrasco, lanternas no camping, etc, vire a chave para uma delas, então vai ter a outra como BackUp e serve também com chave geral, vamos supor que vai ficar um bom tempo sem usar o Jeep, vire a chave para o Off.

Abraços Du.

du
03/07/2003, 14:49
Mais um detalhe,

As bateria automotivas são projetadas para ficar sempre carregadas, nunca devemos descarregar mais de 50%, sob pena de afetar a vida útil da bateria, existem baterias chamadas de "Ciclo Profundo" que não tem esta limitação, lógico que são bem mais caras, se usa muito em veleiros.

Em veleiros, onde se usa as baterias até o limite e depois se liga geradores para regarregar as baterias, estas chaves são usadas para ir dosando as baterias, de tempos em tempos muda de bateria, então, todas elas terão a capacidade de carga parecida, assim facilita o trabalho de coordenar o gerador.

Abraços Du.

Cícero Franco
07/07/2003, 16:58
É bom colocar dois voltímetros, um para cada bateria, de modo que se possa acompanhar a carga das mesmas. Tb pode-se colocar um amperímetro na chave, de modo que mostre a corrente que está saindo da bateria.

[]s eletrificados

Marcelo Fuka
27/09/2003, 06:00
Acho mais fácil comprar baterias especiais para som automotivo.

Existem de 250 Ah, 400Ah e 750Ah. Nacionais.

Encontrei um fabricante que vende por 200,00 a de 950Ah. Para quem não tem referência, note que a normal para virar um motor seis bocas a álcool é a de (se não me engano) 70 Ah.

São de dimensões normais, ou seja, duram três vezes mais e ocupam o mesmo peso e espaço de uma só.

Assim que eu instalar uma eu posto aqui os resultado!!!

site: www.raiolaserbaterias.com.br
abs

walter.andreis
27/09/2003, 08:57
Acho mais fácil comprar baterias especiais para som automotivo.

Existem de 250 Ah, 400Ah e 750Ah. Nacionais.

Encontrei um fabricante que vende por 200,00 a de 950Ah. Para quem não tem referência, note que a normal para virar um motor seis bocas a álcool é a de (se não me engano) 70 Ah.

São de dimensões normais, ou seja, duram três vezes mais e ocupam o mesmo peso e espaço de uma só.

Assim que eu instalar uma eu posto aqui os resultado!!!

site: www.raiolaserbaterias.com.br
abs

Marcelo / ALL
Apenas tomem o cuidado para não confundir Amperagem/hora com Amperagem/Pico....
Os valores 250 / 400 / 450 são amperagem de pico! Tenho uma de 725Ah/Pico, ou seja, a bateria pode fornecer até 725A/Pico se exigida severamente (som automotivo / partida), mas a sua Amperagem/Hora é de 80A/h... :wink:
As vezes se a pessoa não sabe isso, o cara dono de loja de bateria pode passar a perna, sendo que muitas baterias "normais" passam de 400A/Pico facinho... Marcelo, esta bateria de 200A/Pico que te mostraram deve ter no máximo 55A/h... :?

[]'s

Danniel Pizatto
29/09/2003, 00:37
Verdade Walter....

Se fosse assim, com uma bateria dessas vc. poderia deixar um guincho elétrico funcionando por quase duas horas sem ligar o motor!! :shock: :shock:

Marcio Vargas
10/11/2003, 17:03
ALLzão

Adaptei duas baterias no porcão. Fiz da seguinte forma.

Fixei a 2º bateria do lado oposto da 1ª dentro do capo. A 1ª bateria (original) continuou com suas ligações originais, apenas desconectei o radio dela.

A 2ª bateria foi ligada diretamente no alternador, liguei apenas o radio e uma tomada com 5 bocas nela. Essa tomada é estilo acendedor de cigarros.

Meu unico problema com bateria era em acampamentos quando ficava com o radio muito tempo ligado, alem disso as lampadas tb eram ligadas na bateria, pq onde acampo não tem eletricidade, e tenho 3 lampadas estilo aquelas de macanico.

Desta forma utilizo somente a bateria sobresalente, se terminar a carga estou tranquilo pois ainda tenho a outra pra ignição.

Não é uma solução tão boa como as que foram apresentadas acima, mas é uma boa dica pra quem não quer gastar muito e quer uma adaptação boa e funcional.

[]'s esperando dar alguma luz (ops) pra alguem

Danniel Pizatto
11/11/2003, 13:54
Fiz o seguinte esquema pra tentar ilustrar a minha idéia.

O diodo é um componente que só permite a passagem de corrente em um sentido (o sentido da seta)
Colocando-se os diodos, cada bateria fica independente uma da outra, e o alternador carrega as duas simultâneamente

Outra vantagem é que não necessita chaves pra escolher qual bateria quer usar ou carregar.

Mas existem desvantagens: O diodo deve ter no mínimo a capacidade do alternador. Achar diodos de 100A ou 120A não é fácil muito menos barato.
Outra, a tensão de carga nas baterias seria 0,7V menor do que o normal. Isso é causado pela barreira de potencial que cada diodo tem.

Marcio Vargas
11/11/2003, 14:21
ALL

Só para completar e ilustrar melhor o que fiz.

As duas baterias carregam simultaneamente, ambas estão ligadas ao alternador. Quanto a chave seletora no caso da minha adaptação não é necessaria pq cada bateria esta ligada em um circuito independente, uma para todas as ligações de ignição, farois e afins, e outra somente para radio e tomadas auxiliares... Desta forma as duas carregam ao mesmo tempo, só que cada uma é usada apenas no seu circuito.

Valew!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

PS: Quando sobrar uma grana quero fazer esse esquema de diodo e de chave seletora, acho mais "correto" porem as latinha$$$ andam escassas.

Danniel Pizatto
11/11/2003, 18:17
Marcio, acontece que uma puxa da outra através do fio do alternador, compreende?

Por exemplo, se vc ligar todos os seus faróis e usar intensamente as tomadas de saída, vai acabar puxando carga da bateria de partida de qualquer jeito! Elas funcionam como uma só, por causa da ligação comum com o alternador.

Pra ficar totalmente independente só usando chaves (que também têm que suportar uma corrente alta) ou diodos.

[]'s

Cícero Franco
12/11/2003, 08:15
Existem chaves especiais para isto que são encontradas em lojas de barcos. É um esquema muito usado em embarcações.

[]s

Luis Assis
26/11/2003, 13:01
Bom, Voltando a falar sobre duas baterias no veiculo, o que eu quero é ter o duas baterias, que funcione em paralelo, dobrando assim a amperagem... Tanto para uso, quanto para recarga. Sei que se for ligada duas baterias de por exemplo 50A, em paralelo, e não for mexido no aletrnador e na caixa de voltagem, cada bateria vai ficar somente com 25A, pois a alternador para de enviar energia a elas, pois pensa que a bateria esta na carga máxima 50A.
Como que eu faço para carregar as duas baterias ??? E usa-las no carro de maneira igual tb, sem chaves seletoras nem nada... Como eram as antigas caminhonetes....
[]'s
Gustavo

Danniel Pizatto
26/11/2003, 13:17
Bom, Voltando a falar sobre duas baterias no veiculo, o que eu quero é ter o duas baterias, que funcione em paralelo, dobrando assim a amperagem... Tanto para uso, quanto para recarga. Sei que se for ligada duas baterias de por exemplo 50A, em paralelo, e não for mexido no aletrnador e na caixa de voltagem, cada bateria vai ficar somente com 25A, pois a alternador para de enviar energia a elas, pois pensa que a bateria esta na carga máxima 50A.
Como que eu faço para carregar as duas baterias ??? E usa-las no carro de maneira igual tb, sem chaves seletoras nem nada... Como eram as antigas caminhonetes....
[]'s
Gustavo


Não é bem assim. A bateria tem capacidade de 50 Ah: 50 ampères por uma hora até chegar a tensão de 10.5 V (coisa assim). Já o alternador tem capacidade de fornecer 50A, continuamente. Enquanto as baterias não estiverem carregadas, ele vai continuar mandando corrente, sacou?

O que pode acontecer é de o alternador não conseguir suprir a corrente necessária pra carregar duas baterias rapidamente.. Aí é só apelar pra um alternador maior, tipo do Omega (140 A)

Campa
08/12/2003, 19:44
Fala Pessoal

Uma coisa que eu me lembro de preparações de som, é que o pessoal usa uma bateria especial, feita de gel (???). Essa bateria é utilizada em aviões e tem dimensões de baterias automotivas.

Ela tem características absurdas, quando comparadas as baterias que nós mortais usamos.

No caso ai, o que o Danniel falou, ja resolve bem.

Outra dica, talvez mais barata, da um pulo em um auto-eletrico e ve se dá para trocar o regulador de voltagem do alternador. (essa peca controla o comportamento do fornecimento do alternador, caso o alternador / cabos aguentem, vc so trocando o regulador ja melhora o fornecimento e talvez até supra suas necessidades)

Abraço! 8)

Max Terry
13/08/2004, 19:58
No meu cj5, eu tenho uma bateria de 100ah e um alternador de 90ah, mas o problema é que a bateria é muito grande, e está perto da turbina, que esquenta muito, que tipo de material eu posso colocar entre a bateria e a turbina que dissipe a caloria, não aquecendo a bateria? Já me falaram sobre alumínio, isopor, amianto, madeira, etc,etc... Mas o espaço é de alguns milimetros, então tem que ser algo bem fino,que não derreta, não pegue fogo...

Sukys
14/08/2004, 01:21
MAx,

A vida útil de uma bateria é inversamente proporcional à temperatura de funcionamento, além do que quanto mais quente estiver a bateria menor a capacidade de retenção de carga.
Se a distância da turbina é de apenas alguns milimetros (e mesmo que fossem centímetros) não existe muito o que fazer a não ser paliativos, e o melhor deles seria instalar uma barreira térmica formada por tecido de amianto revestido com aluminio.

Abraços,

Pé na Lama
16/08/2004, 13:22
nossa.... topico antigasso heim!

bom... trabalho com som automotivo e sempre quando dá tento procurar soluções

vamos aos esquemas...


o melhor sem duvida nenhuma é aquele feito de diodo... porem tem um jeito igualmente melhor tambem...e é o que eu uso no meu carro. e é o seguinte:


primeiro: veja quanto amperes é seu alternador....o ideal é o alternador suprir a soma de amperagem das duas baterias....por exemplo se vc tem uma bateria de 100Ah e outra de 50Ah...o alternador ideal seria de 150 ou acima...

para aproveitar melhor toda a carga do alternador e fazer com que esta carga chegue até a bateria auxiliar é melhor trocar os fios (originais e finos) do alternador até a bateria original... colocando cabos de no minimo 13mm2..... e cabo d baetria original para a bateria auxiliar de no minimo 21mm2..o bom é cabo de 35mm2... assim vai fazer com que se ... vc medindo com um multimetro ou voltimetro os votts que esta dando na bateria original tem que dar tambem na bateria auxiliar..exatamente igual... dando assim... as ligações estão bem feitas e os cabos bem dimensionados.

neste caso.... quando o cabo de 35 mm passar por uma parede de lata é sempre bom ter um fusivel antes e depois de passar a parede..para se caso a lata cortar a casca do fio...ou outro dano que tiver na borracha do cabo nào fechar curto com as duas baterias... os fusiveis ideias são exatamente a capacidade da bateria... por exemplo...se a bateria auxiliar for de 100a e a original for de 50a... use fusivel de 100a e é ai é que dá para aproveitar o esquema de qual bateria usar se vai carregar uma ou as duas e blablabla...

ao inves de usar fusivel (fusivel nem sempre é confiavel)... use dijuntor... pode ser dijuntor residencial que não tem problema e vai desarmar caso algum tipo de curto ocorra. quando vc passa o cabo e 35 da bateria original para a bateria auxiliar... vc coloca um djuntor antes de passara parede e coloque outro depois...só que este djuntor interno... coloque num local de facil acesso pois será la que vc irá selecionar se irá usar 1 ou as duas bateria e se vai carregar 1 ou duas baterias.

Wallace
16/08/2004, 21:10
primeiro: veja quanto amperes é seu alternador....o ideal é o alternador suprir a soma de amperagem das duas baterias....por exemplo se vc tem uma bateria de 100Ah e outra de 50Ah...o alternador ideal seria de 150 ou acima...

Nada a ver a capacidade do alternador e da ou das baterias.
Tanto que até as unidades são diferentes.
O Alternador é em Amperes.
A Bateria em Amperes/Hora.

Outra coisa, quando se usa duas baterias ligadas em algum momento simultaneamente deve se usar baterias idênticas. De preferência compre baterias novas iguais e do mesmo lote.
Ou uma bateria vai ter resistência (acho que é isso) diferente da outra que vai drenar e danificar a outra.



neste caso.... quando o cabo de 35 mm passar por uma parede de lata é sempre bom ter um fusivel antes e depois de passar a parede..para se caso a lata cortar a casca do fio...ou outro dano que tiver na borracha do cabo nào fechar curto com as duas baterias... os fusiveis ideias são exatamente a capacidade da bateria... por exemplo...se a bateria auxiliar for de 100a e a original for de 50a... use fusivel de 100a e é ai é que dá para aproveitar o esquema de qual bateria usar se vai carregar uma ou as duas e blablabla...

Mais um erro, 50 Amperes/hora é a carga nominal da bateria. Nada a ver com a sua corrente máxima que ela pode ceder.
Eu tenho aqui uma bateria comum de 55 A/h que tem corrente máxima de 425 A...

Maciel
16/08/2004, 23:21
Senhores;

Para ajudar um pouco esta conversa, vou passar algumas informações importantes já que tenho alguma experiência no uso de mais de uma bateria alimentando veleiros.

Observei no forum que existem algumas informações corretas e outras completamente equivocadas.

1) Inicialmente, antes de gastar dinheiro sem necessidade, verifique qual é o consumo em ampéres que vocês necessitarão consumir quando o veículo estiver desligado. (anotem)

2) Determine quanto tempo (média) vocês necessitarão desta demanda. Valor em horas. (anotem)

3) Multipliquem o valor do item 1 pelo valor do item 2. (Anotem) Este número expressa a quantidade de ampéres que vocês em média usarão quando o carro estiver desligado;

4) Multipliquem o valor encontrado no item 3 por 2 para trabalharem com uma margem de segurança, definindo assim o valor de consumo total médio, já com a margem de segurança incluída; (anotem)

5) Sabemos que os reguladores dos alternadores automotívos não são reguladores 100% eficiêntes, não conseguindo carregar 100% as baterias. O percentual de carga e a eficiência do alternador/regulador varia de acordo com a utilização do veículo. Desta forma, para efeito de cálculo, devemos considerar o valor disponível para consumo como sendo 80% do valor nominal total da bateria ou do banco de baterias. Desta forma, se temos uma bateria de valor nominal de 50 ampéres, para efeito de cálculo, devemos considerar o valor de 40 ampéres como sendo o valor possível de ser fornecido pela bateria ou banco de baterias. Considerando que não devemos descarregar mais de 50% as baterias automotivas tipo chumbo/ácido, no exemplo deste item nosso consumo total médio não deveria ultrapassar 20 ampéres/hora. Façam o cálculo como explicado neste item considerando o valor nominal em ampéres de sua bateria. (anotem)

6) Desta forma, verifiquem se o valor do item 4 é maior ou menor que o valor calculado no item 5. Se o valor for maior, você deverá aumentar o valor em ampéres da sua bateria ou banco de baterias, se o valor for menor, não faça nenhuma mudança no seu sistema, você não precisa!!!

Informações importantes.

a) Nunca coloquem baterias em paralelo em hipótese alguma, mesmo sendo novas, identicas de d mesmo lote. Elas danificarão!!! Uma descaregará contra a outra.

b) Nunca use diodos ou isoladores para carregar simultaneamente duas baterias! Vocês diminuirão mais a eficiência do alternador/regulador e não conseguirão atingir nem os 80% da carga da bateria ou do banco de baterias. Vocês podem usar diodos ou isoladores, na saída das baterias (para alimentar as cargas)..

c) O uso de chaves selecionadoras de baterias usadas em barcos é uma boa opção mas este sistema exige um controle constante do dono do veículo além de um monitoramento constante com voltímetros e amperímetros ligados em cada bateria para determinar o momento de carregar e o limite mínimo de carga de cada bateria. Esta chave selecionadora marítima pode ser substituida por dijuntores como já comentado no forum mas as conexões devem ser bem feitas permitindo ligar a bateria 1, a bateria 2 ou âmbas. É importante também saber que mesmo com a chave selecionadora marítima ou o dispositivo com dijuntores, no momento de carga, é aconselhavel selecionar ambas.

Com relação ao aumento da capacidade do alternador, é importante saberem que quanto maior o alternador, menor o tempo que ele levará para carregar a bateria ou o banco de baterias. A troca do alternador é aconselhada para pessoas que tem um consumo grande com o motor desligado e tem períodos pequenos com o motor ligado. No caso especifico de cada um, é importante determinar se no uso normal do seu veículo, você está conseguindo carregar até no mínimo em 80%, a(s) bateria(s). Isto pode ser determinado com voltímetros ligados a bateria do veículo. Caso seja do interesse de vocês posso postar uma tabelinha que determinará o percentual de carga da bateria em função da voltagem medida.

Caso seja realmente necessário aumentar a capacidade da bateria ou do banco de baterias além de aumentar a capacidade do alternador, vocês devem também considerar a substituição do regulador. Existem reguladores inteligentes de 3 ciclos que otimizam em até 97% a carga das baterias além de diminuir o tempo de carga aumentando a vida útil da(s) bateria(s).

Espero ter ajudado.

Desculpem mas o testo está grande e não vou revisá-lo.

Maciel

Sukys
17/08/2004, 03:22
5) Sabemos que os reguladores dos alternadores automotívos não são reguladores 100% eficiêntes, não conseguindo carregar 100% as baterias.

Por que não?
O regulador atua como um gerenciador do funcionamento do alternador, controlando a corrente fornecida em função da tensão presente na linha de carga (fiação entre a saida do alternador e a bateria). Uma vez que a tensão neste ponto atingir 13,8 volts a bateria apresentará 100% de carga, e
qualquer regulador (inclusive eletromecânico) faz justamente este tipo de controle.



O percentual de carga e a eficiência do alternador/regulador varia de acordo com a utilização do veículo.

A eficiência de um alternador não varia, uma vez que eficiência é a capacidade de conversão de energia (no caso, de mecânica para elétrica).
Já o porcentual de carga (ou melhor, capacidade de carga) varia em função da rotação do eixo do alternador (ou rotação do motor). Quanto maior a rotação maior o potencial de carga fornecida (evidentemente que dentro das limitações do alternador). Ou seja, onde se lê "de acordo com a utilização do veículo" ficaria melhor "de acordo com a utilização do motor". Pode parecer excesso de zêlo mas isso pode levar muita gente a imaginar que só existe carga de bateria se o veículo estiver em utilização.



Considerando que não devemos descarregar mais de 50% as baterias automotivas tipo chumbo/ácido...

Não devemos mas podemos! :wink:
Entre outros fatores, os fabricantes estipulam a durabilidade da bateria levando em conta ciclos de descarga de até 50% da carga nominal, o que não significa, necessáriamente, que a mesma não poderá ser descarregada abaixo deste limite (este valor de 50% serve apenas como parâmetro de ensaio).

Evidente que a vida útil da bateria está TAMBÉM relacionada ao limiar de descarga, só que se estipularmos este valor como sendo 70% (ao invés de 50%) estaremos EM TESE aumentando a longevidade da mesma. Digo em tese porque existem outras variáveis que influenciam em muito a longevidade da bateria: temperatura da bateria e corrente de carga, por exemplo.



a) Nunca coloquem baterias em paralelo em hipótese alguma, mesmo sendo novas, identicas de d mesmo lote. Elas danificarão!!! Uma descaregará contra a outra.

Com exceção do termo "Uma descaregará contra a outra" a afirmação está equivocada.
Qualquer tipo de bateria recarregável pode ser conectada em paralelo, o unico inconveniente que existe é a possilidade de ocorrer um aumento no índice de auto-descarga, cuja possibilidade será tanto maior quanto maior for a diferença na capacidade de retenção de carga das baterias conectadas. Como esta capacidade de retenção é um fator individual de cada bateria (que se altera inclusive em função da utilização) uma boa prática é sempre conectar baterias idênticas (mesma capacidade nominal, mesmo fabricante e se possível mesmo lote) minimizando assim o efeito da auto-descarga.

No uso automotivo leve não é comum a prática de conectar baterias chumbo/acidas em paralelo, mas no uso pesado (caminhões, tratores, etc.) e em diversas outras aplicações (uso industrial, telefonia, grupos geradores, etc.) o que mais se vê são justamente as conexões em paralelo ou série/paralelo. Só para lembrar, qualquer F1000 tem, de fábrica, duas baterias conectadas em paralelo, e isso com o aval do fabricante das baterias.
Caso alguém tenha dúvidas sobre a aplicação de baterias em paralelo é só contactar algum fabricante. Não existe nada melhor que obter informações direto com a fonte!



b) Nunca use diodos ou isoladores para carregar simultaneamente duas baterias! Vocês diminuirão mais a eficiência do alternador/regulador e não conseguirão atingir nem os 80% da carga da bateria ou do banco de baterias. Vocês podem usar diodos ou isoladores, na saída das baterias (para alimentar as cargas)..

Não podemos colocar tudo no mesmo saco uma vez que este tipo de afirmação generalizada induz à erros.
Da mesma forma como existem alternadores com capacidades de carga distintas existem reguladores com limitações de gerenciamento distintas. Dependendo das características do regulador podemos sim ter uma carga de 100% mesmo que exista um diodo em série na linha de carga.
Se houver interesse posso me alongar neste assunto e inclusive descrever uma forma simples de testar esta característica do regulador.



Com relação ao aumento da capacidade do alternador, é importante saberem que quanto maior o alternador, menor o tempo que ele levará para carregar a bateria ou o banco de baterias...

...e quanto maior for a capacidade do alternador menor será a vida útil da(s) bateria(s) uma vez que a longevidade também está relacionada à corrente de carga. Quanto maior a corrente elétrica (de carga) maior será a atividade quimica na conversão de energia, que por sua vez aumenta a temperatura (da bateria), que por sua vez diminui a resistência do eletrólito, que por sua vez aumenta a corrente elétrica e por aí vai.
Tão ruim (ou talvez pior) que a descarga abaixo de um certo limiar é a carga em alta corrente. É o preço que se paga para quem tem pressa! :wink:


Caso seja realmente necessário aumentar a capacidade da bateria ou do banco de baterias além de aumentar a capacidade do alternador, vocês devem também considerar a substituição do regulador.


Taí uma coisa que eu gostaria de saber como é que se faz uma vez que o regulador é projetado levando em conta (entre outras coisas) as características de UM DETERMINADO TIPO de alternador, e como existem centenas de modelos distintos fica complicado realizar este tipo de adaptação.
Deixando de lado este (grande) detalhe, convém lembrar que os atuais alternadores possuem o regulador embutido, muitas vezes fazendo parte integrante do conjunto de escovas do estator. Substituir a parte eletrônica será uma tarefa para poucos e a possibilidade de sucesso sem nenhuma garantia!

Abraços,

Sukys
17/08/2004, 04:20
Uma vez que a tensão neste ponto atingir 13,8 volts a bateria apresentará 100% de carga...

Para evitar mal entendido vou complementar a frase dizendo que a minha afirmação acima é correta quando a tensão for de 13,8 volts e houver uma corrente de carga fornecida pelo alternador com apenas alguns poucos miliAmpéres (conhecida como "corrente de manutenção") ou mesmo ausência de corrente.
Faço este detalhamento porque - dependendo das características do alternador e da bateria - no processo de carga a bateria pode apresentar 13,8 volts (genéricamente falando: 14 volts) e nem por isso estar com carga total já que o alternador pode estar literalmente fritando a bateria com uma carga de alta corrente, consequentemente no limite de tensão.

Wallace
17/08/2004, 10:47
Oi Maciel,

Muito boa sua intenção, mas são aplicações totalmente diferentes: veleiros x jipes.



1) Inicialmente, antes de gastar dinheiro sem necessidade, verifique qual é o consumo em ampéres que vocês necessitarão consumir quando o veículo estiver desligado. (anotem)

O problema do consumo é com o jipe ligado mesmo.
É que o guincho consome tanto que não tem alternador que de conta.
Um guincho pode consumir mais de 400 A.
Ai tudo mais que você falou já fica meio furado para a aplicação num jipe.

Pé na Lama
17/08/2004, 11:08
primeiro: veja quanto amperes é seu alternador....o ideal é o alternador suprir a soma de amperagem das duas baterias....por exemplo se vc tem uma bateria de 100Ah e outra de 50Ah...o alternador ideal seria de 150 ou acima...

Nada a ver a capacidade do alternador e da ou das baterias.
Tanto que até as unidades são diferentes.
O Alternador é em Amperes.
A Bateria em Amperes/Hora.

TEM SIM, NESTE CASO AE O ALTERNADOR NÃO É UM "RESERVATORIO"DE ENERGIA COMO A BATERIA É. NÃO TEM COMO SER DADO EM AMPERES/HORA POIS SE VC PARAR DE FUNCIONAR O ALTERNADOR, ACABOU A CORRENTE.

Outra coisa, quando se usa duas baterias ligadas em algum momento simultaneamente deve se usar baterias idênticas. De preferência compre baterias novas iguais e do mesmo lote.
Ou uma bateria vai ter resistência (acho que é isso) diferente da outra que vai drenar e danificar a outra.

NEM SEMPRE...(PRA FALAR A VERDADE QUASE NUNCA) ... A BATERIA DE MAIOR CAPACIDADE VAI MANTER A DE MENOR CAPACIDADE POR MUITO MAIS TEMPO




neste caso.... quando o cabo de 35 mm passar por uma parede de lata é sempre bom ter um fusivel antes e depois de passar a parede..para se caso a lata cortar a casca do fio...ou outro dano que tiver na borracha do cabo nào fechar curto com as duas baterias... os fusiveis ideias são exatamente a capacidade da bateria... por exemplo...se a bateria auxiliar for de 100a e a original for de 50a... use fusivel de 100a e é ai é que dá para aproveitar o esquema de qual bateria usar se vai carregar uma ou as duas e blablabla...

Mais um erro, 50 Amperes/hora é a carga nominal da bateria. Nada a ver com a sua corrente máxima que ela pode ceder.
Eu tenho aqui uma bateria comum de 55 A/h que tem corrente máxima de 425 A...

DÊ CURTO COM SUA BATERIA COM UM DJUNTOR DE 425A E VÊ O QUE VAI ACONTECER...ACHO QUE NÃO VAI DESARMAR NÃO.

MAS....DEIXANDO CLARO... QUE NÃO ESTOU DISCUTINDO, E NEM QUERENDO IMPOR NADA... APENAS AMPLIANDO CONHECIMENTOS HEHEH DISCUSÃO SAUDAVEL :wink:

Wallace
17/08/2004, 12:08
TEM SIM, NESTE CASO AE O ALTERNADOR NÃO É UM "RESERVATORIO"DE ENERGIA COMO A BATERIA É. NÃO TEM COMO SER DADO EM AMPERES/HORA POIS SE VC PARAR DE FUNCIONAR O ALTERNADOR, ACABOU A CORRENTE.

Continua sem nada a ver a sua colocação anterior. Na realidade o ideal (mas não pratico) é carregar uma bateria de 100 Ah com 10 A e a de 50 Ah com 5 amperes.



NEM SEMPRE...(PRA FALAR A VERDADE QUASE NUNCA) ... A BATERIA DE MAIOR CAPACIDADE VAI MANTER A DE MENOR CAPACIDADE POR MUITO MAIS TEMPO

Como eu e o Sukys já falamos, uma vai descarregar a outra.



DÊ CURTO COM SUA BATERIA COM UM DJUNTOR DE 425A E VÊ O QUE VAI ACONTECER...ACHO QUE NÃO VAI DESARMAR NÃO.

Eu não, não vou danificar minha bateria e comprar um disjuntor. Veja você com um disjuntor de 150 A na sua bateria de 100 A/h... não deveria desarmar né, mais vai... porque a bateria não fornece corrente de 100 A, mas muito mais (tem que estar bem carregada né).
Se não quiser fazer basta procurar a informação de corrente de partida dela.



MAS....DEIXANDO CLARO... QUE NÃO ESTOU DISCUTINDO, E NEM QUERENDO IMPOR NADA... APENAS AMPLIANDO CONHECIMENTOS HEHEH DISCUSÃO SAUDAVEL

Nos é que estamos tentando ampliar seus conhecimentos...;-)

elcio
17/08/2004, 12:08
Se houver interesse posso me alongar neste assunto e inclusive descrever uma forma simples de testar esta característica do regulador.



por favor...

Pé na Lama
17/08/2004, 13:19
Continua sem nada a ver a sua colocação anterior. Na realidade o ideal (mas não pratico) é carregar uma bateria de 100 Ah com 10 A e a de 50 Ah com 5 amperes.

como não?!?!

uma bateria, por exemplo que tem uma reserva de 70ah... é ligada a equipamentos que consome 30a, 30a e 15a respectivamente... o que aconteceria com esta bateria em menos de 1 hora??? heheh vou continuar depois que vc me responder.





Como eu e o Sukys já falamos, uma vai descarregar a outra.


isso vai...claro... sem um devido isolamento... a que estiver com menos carga...vai puxar da outra


Eu não, não vou danificar minha bateria e comprar um disjuntor. Veja você com um disjuntor de 150 A na sua bateria de 100 A/h... não deveria desarmar né, mais vai... porque a bateria não fornece corrente de 100 A, mas muito mais (tem que estar bem carregada né).
Se não quiser fazer basta procurar a informação de corrente de partida dela.

desta juro que não sabia não... então... o djuntor... não importa qual eu colocar la, se der curto, vai desarmar normal?!?!?! é isso que entendi? (isso falando de ligações entre baterias) o contrario se eu ligar um modulo de potencia (por exemplo) que puxe exatos 45a...um djuntor de 60a NAO vai desarmar se entrar em curto



Nos é que estamos tentando ampliar seus conhecimentos...;-)

é isso ae hehe

Wallace
17/08/2004, 19:16
Felipe não fique bravo comigo, mas acho que você não conheçe muito do assunto... :cry:
Então estude um pouco e descubra o que significa uma bateria ser chamada de 100 Ah... ai as coisas deve ficar mais claras para você.
Eu até já expliquei isso aqui no Forum recentemente...



isso vai...claro... sem um devido isolamento... a que estiver com menos carga...vai puxar da outra

Não é isso não, mesmo com as duas totalmente carregadas, veja a mensagem do Suks



desta juro que não sabia não... então... o djuntor... não importa qual eu colocar la, se der curto, vai desarmar normal?!?!?! é isso que entendi? (isso falando de ligações entre baterias) o contrario se eu ligar um modulo de potencia (por exemplo) que puxe exatos 45a...um djuntor de 60a NAO vai desarmar se entrar em curto

Não entendeu nada... leia tudo novamente...

Pé na Lama
17/08/2004, 19:20
Felipe não fique bravo comigo, mas acho que você não conheçe muito do assunto... :cry:
Então estude um pouco e descubra o que significa uma bateria ser chamada de 100 Ah... ai as coisas deve ficar mais claras para você.
Eu até já expliquei isso aqui no Forum recentemente...



isso vai...claro... sem um devido isolamento... a que estiver com menos carga...vai puxar da outra

Não é isso não, mesmo com as duas totalmente carregadas, veja a mensagem do Suks



desta juro que não sabia não... então... o djuntor... não importa qual eu colocar la, se der curto, vai desarmar normal?!?!?! é isso que entendi? (isso falando de ligações entre baterias) o contrario se eu ligar um modulo de potencia (por exemplo) que puxe exatos 45a...um djuntor de 60a NAO vai desarmar se entrar em curto


ENTENDO SIM... POREM USO OUTRAS APLICAÇÕES A RESPEITO...

BOM...

DEIXA PRA LA.
Não entendeu nada... leia tudo novamente...

Maciel
17/08/2004, 22:41
Caramba!!! Não sabia que a discussão ficaria tão acalorada.

Senhores;

Tenho sido apenas leitor neste forum principalmente por não ter mecânica como minha formação pedagógica e profissional. Gosto de Jeep, estou montando o Dynamic que vocês conhecerão em breve.

Este forum tem sido de grande fonte de conhecimento para mim mas tenho procurado filtrar algumas informações que são postadas aqui. Resolvi participar desta conversa sobre duas baterias pq minha formação pedagógica e profissional é eletro/eletrônica e tenho estudado bastante o assunto relacionado com baterias - não por questões profissionais mas por questões de lazer - pois no meu veleiro a questão alimentação elétrica (bateria/alternador/regulador e geradores) é muito importante.

Como dito no início do forum, não dá para fazer o motor de qualquer embarcação pegar no tranco!!! E quando passo 10 dias ou mais no mar, tenho que fazer todos os instrumentos, geladeira, ventilador, guincho de âncora, eventualmente ar-condicionado, todas as bombas de água doce, as bombas de porão, a bomba do sanitário, etc..., motor de arranque e iluminação funcionar pelos período que fico fora do pier, fazendo com que o alternador do motor, o gerador, o painel solar e o gerador eólico produzam energia suficiente para carregar todas as baterias do veleiro. Além de não conseguir fazer o motor pegar no tranco, no mar não consigo uma tomada para ligar o carredor elétrico do barco que só funciona no pier. Desta forma, desde 1993 venho aprendendo muito sobre baterias, alternadores, reguladores, carregadores solar e carregadores eólicos para projetar algumas soluções para o veleiro. Tenho desenvolvido alguns equipamentos no sentido de substituir os caríssimos importados, da mesma forma que os experts do forum estão fazendo na mecânica... e tenho tido alguns bons resultados!! Minha experiência não é só acadêmica mas é fruto de testes, desenvolvimentos e aplicações. Um amigo meu falou para mim quando eu estava aprendendo jogar tenis que para jogar bem eu deveria ter 10% de técnica e 90% de suor! No início não entendi direito mas hoje eu sei! Tudo o que aprendemos na faculdade e nos livros muda quando colocamos em prática!!! (Apesar da eletrônica ser uma ciência exata! se é que podemos chamar assim!!!). Em todo este período de testes aprendizado e experiências tive que na prática mudar muitos conhecimentos acadêmicos principalmente quando não conseguimos o material correto para aplicar nos nossos projetos.

Por exemplo:

Para nós, normais, é quase impossível comprar uma "AGM Battery" no Brasil!
AGM = Absorbed glass mat

e assim vai!!!

De qualquer forma, contradizendo um pouco o comentário do Wallace, o sistema de uma embarcação (veleiro ou lancha) não é igual ao sistema de uma automóvel mas é similar e muito mais complexo!!! Em uma embarcação temos o motor (normalmente a diesel), alternador, regulador e bateria como nos automóveis mas com uma complexidade muito maior devido aos detalhes que já mencionei acima. Logo quando se fala em aumentar o banco de baterias de um automóvel estamos indo de encontro com as situações que são comuns em uma embarcação pois tirando as embarcações pequenas, TODAS posuem mais de uma banco de baterias!!! O que talvez fosse o maior complicador para um Jeep que é o guincho como o Wallace falou, em uma embarcação é mais um detalhe pois normalmente as embarcações possuem até mais de um guincho tipo os do Jeep para fazer o içamento das ancoras!!! Sem falar no resto que tem um consumo muito maior!!! Imagina o que é manter uma geladeira ligada por 10 ou mais dias que drena mais de 10 A constantes!!! etc... etc... etc....

De qualquer forma minha intenção não é causar polêmica, bate boca, criar contradições ou ficar provando as minhas teorias. Quando fiz o meu comentário, procurei criar um procedimento muito muito muito simplificado para tentar ajudar as pessoas que tem dúvidas sobre o assunto. Não procurei ser muito técnico para não dificultar a compreenção dos que não tem experiência em eletro/eletrônica mas tudo o que escrevi está correto!!! Quando li as citações do Sukys voltei e re-li o que tinha escrito para vÊ se não tinha escrito alguma besteira mas vi que não, as informações estão corretas.

Vejo que algumas pessoas que participaram do tema tem bom entendimento do assunto, outros estão completamente equivocados e outros sabem talvez o que eu sei de mecânica. Tudo bem!!!

Vou tentar esclarecer melhor algumas questões citadas pelo Sukys mas não quero polemizar!!!

Maciel escreveu:
5) Sabemos que os reguladores dos alternadores automotívos não são reguladores 100% eficiêntes, não conseguindo carregar 100% as baterias.

SUKIS COMENTOU
Por que não?
O regulador atua como um gerenciador do funcionamento do alternador, controlando a corrente fornecida em função da tensão presente na linha de carga (fiação entre a saida do alternador e a bateria). Uma vez que a tensão neste ponto atingir 13,8 volts a bateria apresentará 100% de carga, e
qualquer regulador (inclusive eletromecânico) faz justamente este tipo de controle.

NÃO É BEM ASSIM. EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE REGULADORES E OS UTILIZADOS NOS ALTERNADORES AUTOMOTIVOS SÃO OS MENOS EFICIENTES PQ ELES NÃO PRECISAM SER OS MAIS EFICIENTES QUE CUSTAM MUITO CARO!!! NORMALMENTE TANTO O ALTERNADOR QUANTO O REGULADOR SÃO PROJETADOS PARA ATENDER O CONSUMO DO AUTOMÓVEL QUE NORMALMENTE TEM O MOTOR DE ARRANQUE COMO A MAIOR FONTE DE DRENO DE CARGA DA BATERIA QUANDO O MOTOR NÃO ESTÁ EM FUNCIONAMENTO!!! OUTRO FATO IMPORTANTE É QUE O REGULADOR NÃO CONTROLA A CORRENTE FORNECIDA PELO ALTERNADOR E SIM A TENSÃO QUE É APLICADA NA BATERIA!!! QUEM DETERMINA A QUANTIDADE DE CORRENTE QUE SERÁ DRENADA DO ALTERNADO PARA A BATERIA NO MOMENTO DA CARGA E A PRÓPRIA BATERIA E O SEU ATUAL ESTADO DE CARGA QUANDO O ALTERNADOR COMEÇA A CARREGAR!!! ISTO SIGNIFICA QUE SE EU TENHO UMA BATERIA DE 100A COM 80% DE CARGA E LIGAR O MEU ALTERNADOR ELE DRENARÁ PARA A BATERIA UM POUCO MENOS DE 20A (EM TESE)!!! SE EU COLOCAR NESTE SISTEMA UMA BATERIA DE 50A COM 30% DE CARGA O MESMO ALTERNADOR/REGULADOR DRENARÁ PARA BATERIA UM POUCO MENOS DE 70A (EM TESE).

EM RELAÇÃO AOS REGULADORES AUTOMOTIVOS, ELES NÃO SÃO EFICIÊNTES POIS SÃO REGULADORES DE DOIS ESTÁGIOS (TWO STEPS), OS REGULADORES MAIS SOFISTICADOS OU (DEEP CICLE) pOSSUEM ATÉ 12 ESTÁGIOS (TWELVE STEPS)!!!


Maciel escreveu:
O percentual de carga e a eficiência do alternador/regulador varia de acordo com a utilização do veículo.

SUKYS ESCREVEU:
A eficiência de um alternador não varia, uma vez que eficiência é a capacidade de conversão de energia (no caso, de mecânica para elétrica).
Já o porcentual de carga (ou melhor, capacidade de carga) varia em função da rotação do eixo do alternador (ou rotação do motor). Quanto maior a rotação maior o potencial de carga fornecida (evidentemente que dentro das limitações do alternador). Ou seja, onde se lê "de acordo com a utilização do veículo" ficaria melhor "de acordo com a utilização do motor". Pode parecer excesso de zêlo mas isso pode levar muita gente a imaginar que só existe carga de bateria se o veículo estiver em utilização.

AQUI ME EXPRESSEI MAL. NÃO QUIZ FALAR SOBRE A EFICIÊNCIA DO CONJUNTO ALTERNADOR/REGULADOR MAS SIM DO SISTEMA DE CARGA. O QUE TENTEI PASSAR É QUE SE VOCÊ TEM UMA BATERIA DE 100A/HORA COM 20% DE CARGA, VOCÊ NECESSITARÁ DRENAR 80A/HORA PARA COMPLETAR A CARGA DA BATERIA SE VOCÊ POSSUI UM ALTERNADOR DE 40A/HORAS E SUPONDO QUE SUA EFICIÊNCIA SEJA DE 100%, VOCÊ EM TESE PRECISARIA DEIXAR O SEU CARRO LIGADO POR UM PERÍODE DE 2 HORAS!! EM ALGUMAS SITUAÇÕES NÃO CONSEGUIMOS UTILIZAR O AUTOMÓVEL POR DUAS HORAS PARA FORNECER O QUE A BATERIA NECESSITA POIS O PERCURSO QUE TEMOS QUE PERCORRER NÃO LEVA ESTE TEMPO TODO, LOGO, A EFICIÊNCIA DA CARGA DO SISTEMA SERÁ DIMINUIDA PELO TEMPO DE UTILIZAÇÃO DO AUTOMÓVEL. FOI ISSO QUE QUIZ DIZER!!

É CLARO QUE A ROTAÇÃO DO MOTOR É IMPORTANTE TAMBÉM PARA DETERMINAR A EFICIÊNCIA DO SISTEMA DE CARGA MAS NESSE CASO DO MEU EXEMPLO NÃO É IMPORTANTE POIS ESTOU SUPONDO QUE O ALTERNADOR TEM 100% DE EFICIÊNCIA.

Maciel escreveu:
Considerando que não devemos descarregar mais de 50% as baterias automotivas tipo chumbo/ácido...

SUKYS ESCREVEU:
Não devemos mas podemos! Wink
Entre outros fatores, os fabricantes estipulam a durabilidade da bateria levando em conta ciclos de descarga de até 50% da carga nominal, o que não significa, necessáriamente, que a mesma não poderá ser descarregada abaixo deste limite (este valor de 50% serve apenas como parâmetro de ensaio).

Evidente que a vida útil da bateria está TAMBÉM relacionada ao limiar de descarga, só que se estipularmos este valor como sendo 70% (ao invés de 50%) estaremos EM TESE aumentando a longevidade da mesma. Digo em tese porque existem outras variáveis que influenciam em muito a longevidade da bateria: temperatura da bateria e corrente de carga, por exemplo.

LÓGICO!!! PODEMOS DESCARREGAR ATÉ 100% DA BATERIA!!! EU SÓ VOU ATÉ 50% E É ISSO QUE ESTOU ACONSELHANDO!!! DA MESMA FORMA QUE JÁ LI NO FORUM COLEGAS JIPEIRO ANDANDO A 140 KM/H COM SEUS JIPES!!! EU NÃO PASSO DE 90 EVENTUALMENTE 100KM/H!!!


Maciel escreveu:
a) Nunca coloquem baterias em paralelo em hipótese alguma, mesmo sendo novas, identicas de d mesmo lote. Elas danificarão!!! Uma descaregará contra a outra.

SUKYS ESCREVEU:
Com exceção do termo "Uma descaregará contra a outra" a afirmação está equivocada.
Qualquer tipo de bateria recarregável pode ser conectada em paralelo, o unico inconveniente que existe é a possilidade de ocorrer um aumento no índice de auto-descarga, cuja possibilidade será tanto maior quanto maior for a diferença na capacidade de retenção de carga das baterias conectadas. Como esta capacidade de retenção é um fator individual de cada bateria (que se altera inclusive em função da utilização) uma boa prática é sempre conectar baterias idênticas (mesma capacidade nominal, mesmo fabricante e se possível mesmo lote) minimizando assim o efeito da auto-descarga.

No uso automotivo leve não é comum a prática de conectar baterias chumbo/acidas em paralelo, mas no uso pesado (caminhões, tratores, etc.) e em diversas outras aplicações (uso industrial, telefonia, grupos geradores, etc.) o que mais se vê são justamente as conexões em paralelo ou série/paralelo. Só para lembrar, qualquer F1000 tem, de fábrica, duas baterias conectadas em paralelo, e isso com o aval do fabricante das baterias.
Caso alguém tenha dúvidas sobre a aplicação de baterias em paralelo é só contactar algum fabricante. Não existe nada melhor que obter informações direto com a fonte!

ISSO PRECISA SER BEM EXPLICADO!!!
É VERDADE QUE EXISTEM EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS E OUTROS QUE USAM BATERIAS EM PARALELO; O QUE TEMOS QUE CONSIDERAR É QUE ESTES EQUIPAMENTOS COMO POR EXEMPLO NO-BREAK, SÃO EQUIPAMENTOS QUE ESTÃO EM ESTADO DE CARGA CONSTANTE MANTENDO AS BATERIAS SEMPRE ACIMA DE 90% DE SUA CARGA, DESTA FORMA, DIFICILMENTE A BATERIA "A" SE DESCARREGARÁ SOB A BATERIA "B" POIS A FONTE DE CARREGAMENTO ESTÁ SEMPRE LIGADA.
QUALQUER PESSOA QUE QUISER COLOCAR BATERIAS EM PARALELO SEMPRE QUE O MOTOR ESTIVER LIGADO DESCONECTANDO AS BATERIAS QUANDO O MOTOR DESLIGAR (RETIRADA DA FONTE DE CARREGAMENTO), ESTÁ PERFEITO!! PODE FAZER QUE FUNCIONARÁ BEM, NÃO SOFRERÁ O RISCO DE CHEGAR A UM ESTADO DE MENOS DE 50%DE CARGA EM NENHUMA BATERIA COMO É O QUE ACONSELHO!!!
POSSIVELMENTE EM CAMINHÕES, TRATORES (NÃO SEI COMO SÃO LIGADAS) ISTO DEVE ACONTECER PELO FATO DA LIMITAÇÃO COMERCIAL DA CAPACIDADE DAS BATERIAS AUTOMOTIVAS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS NO MERCADO!!!
NOVAMENTE FALANDO DE EMBARCAÇÕES, EXISTEM EMBARCAÇÕES QUE USAM MAIS DE DOZE BATERIAS DE 200A LIGADAS EM PARALELO E EM SÉRIE EM CIRCUITOS DE CONTROLE ESPECIAIS EVITANDO QUE CADA UMA DOS BACOS CHEGUEM A MENOS DE 50% DE CARGA!! NO MEU VELEIRO POSSUO QUATRO BANCOS DE 100A E DOIS DE 200A E QUANDO ESTOU EM ESTADO DE CARGA MANTENHO TODAS EM PARALELO!!! O QUE QUIZ DIZER QUE EM UMA LIGAÇÃO AUTOMOTIVA, SIMPLES COMO É, LIGAR EM PARALELO SEM OS DEVIDOS MONITORAMENTOS E SEM INSTALAR ALGUNS EQUIPAMENTOS DE CONTROLE, O RISCO DE DIMINUIÇÃO DE VIDA ÚTIL POR DESCARGA DE UMA PARA A OUTRA É MUITO GRANDE!!! COMO TODO JIPEIRO É UM BOM MECÂNICO :D MAS NEM SEMPRE É UMA BOM ELETRICISTA É MELHOR NãO FAZER ISTO OU PODERÃO GASTAR "ALGUMAS LATINHAS" :) COM TROCAS DE BATERIAS CONSTANTES!!!

Maciel escreveu:
b) Nunca use diodos ou isoladores para carregar simultaneamente duas baterias! Vocês diminuirão mais a eficiência do alternador/regulador e não conseguirão atingir nem os 80% da carga da bateria ou do banco de baterias. Vocês podem usar diodos ou isoladores, na saída das baterias (para alimentar as cargas)..

SUKYS ESCREVEU:
Não podemos colocar tudo no mesmo saco uma vez que este tipo de afirmação generalizada induz à erros.
Da mesma forma como existem alternadores com capacidades de carga distintas existem reguladores com limitações de gerenciamento distintas. Dependendo das características do regulador podemos sim ter uma carga de 100% mesmo que exista um diodo em série na linha de carga.
Se houver interesse posso me alongar neste assunto e inclusive descrever uma forma simples de testar esta característica do regulador.

SE VOCÊ ACHAR QUE OS REGULADORES AUTOMOTIVOS TEM UMA EFICIÊNCIA ÓTIMA. USE OS DIODOS. NO MEU CARRO E NAS MINHAS INSTALAÇÕES NEM PENSAR!!! COMO JÁ DITO POR OUTRO COLEGA, A DIFERENÇA DE POTENCIAL INVERSA DO DIODO DE SILÍCIO É DE APROXIMADAMENTE 0,7 VOLTS (ISSO PODE VARIAR DEPENDENDO DO DIODO)!! ISSO PARECE POUCO MAS EM SISTEMAS DE CARGA DE BATERIAS NÃO É !!!! NAS MINHAS INSTALAÇÕES E USANDO O MEU REGULADOR, ELE APLICA NO "STEP 1" , 14,1 VOLTS NA BATERIA. USANDO UM DIODO, O DIODO ATENUARIA ESTA TENSÃO PARA APROXIMADAMENTE 13,4 VOLTS O QUE ALÉM DE DIMINUIR A EFICIÊNCIA DE CARGA DO REGULADOR (DIGO ALTERNADOR/REGULADOR PARA FICAR BEM EXPLICADO) IMPEDIRIA O SEU FUNCIONAMENTO NORMAL, UMA VEZ QUE SUA RE-ALIMENTAÇÃO TOMA COMO BASE A TENSÃO DA BATERIA NO ESTÁGIO DE CARGA, ALÉM DE SER FUNDAMENTEL QUE O REGULADOR REGULE A TENSÃO EM 14,1 VOLTS NO STEP 1 (NO CASO DO MEU REGULADOR).

Maciel escreveu:
Com relação ao aumento da capacidade do alternador, é importante saberem que quanto maior o alternador, menor o tempo que ele levará para carregar a bateria ou o banco de baterias...

SUKYS ESCREVEU:
...e quanto maior for a capacidade do alternador menor será a vida útil da(s) bateria(s) uma vez que a longevidade também está relacionada à corrente de carga. Quanto maior a corrente elétrica (de carga) maior será a atividade quimica na conversão de energia, que por sua vez aumenta a temperatura (da bateria), que por sua vez diminui a resistência do eletrólito, que por sua vez aumenta a corrente elétrica e por aí vai.
Tão ruim (ou talvez pior) que a descarga abaixo de um certo limiar é a carga em alta corrente. É o preço que se paga para quem tem pressa! Wink

NÃO É BEM ASSIM...
É CLARO QUE DIMINUIR A AMPERAGEM DE CARGA É MUITO MELHOR PARA AS BATERIAS MAS LEMBRE-SE QUE O VALOR DA AMPERAGEM DE CARGA É INVERSAMENTE PROPORCIONAL AO TEMPO DE CARGA!!! ISTO TEM QUE SER CONSIDERADO!!! NO NOSSO CASO DE JIPEIROS, IMAGINE UMA SITUAÇÃO ONDE VOCÊ VAI FAZER UMA TRILHA POR UM FINAL DE SEMANA E TEM QUE USAR MUITO O SOM, LUZES E GUINCHO COM O O JIPE DESLIGADO E CONSOME 50% OU MAIS DA CARGA DE SUA BATERIA. VOCÊ QUER CONTINUAR A TRILHA. O QUE É MELHOR, DIMINUIR A QUANTIDADE DE AMPERES QUE ESTÁ USANDO PARA A CARGA DA BATERIA (ALTERNADOR PEQUENO) E LEVAR O RESTO DO FINAL DE SEMANA TENTANDO CARREGAR A BATERIA OU VOCÊ QUER UMA QUANTIDADE MAIOR DE AMPERES (ALTERNADOR MAIOR) PARA CARREGAR A SUA BATERIA MAIS RAPIDAMENTE E CONTINUAR A TRILHA??? OUTRA SITUAÇÃO - VOCÊ PREFERE IR DO RIO PARA SÃO PAULO COM UM CARRO 1000CC QUE É MAIS ECONÔMICO, ANDA MENOS E "MAIS SEGURO" POR ANDAR MENOS OU PREFERE USAR UM CARRO 2000CC, GASTAR MAIS COMBUSTÍVEL, ANDAR MAIS VELOZ E CHEGAR ANTES EM SÃO PAULO??? NA HORA DE ESCOLHER UM ALTERNADOR OU ATÉ MESMO O BANCO DE BATERIAS DEVEMOS CONSIDERAR ALGUMAS SITUAÇÕES PARA MELHOR DEFINIR NOSSO SISTEMA!!! HAVERÁ PESSOAS QUE SE PUDEREM ESCOLHER O AUTOMÓVEL PARA IR DO RIO À SÃO PAULO, PREFIRIRÃO IR DE F1 DE PREFERÊNCIA DE FEERRARI :)

Maciel escreveu:
Caso seja realmente necessário aumentar a capacidade da bateria ou do banco de baterias além de aumentar a capacidade do alternador, vocês devem também considerar a substituição do regulador.

SUKYS ESCREVEU:
Taí uma coisa que eu gostaria de saber como é que se faz uma vez que o regulador é projetado levando em conta (entre outras coisas) as características de UM DETERMINADO TIPO de alternador, e como existem centenas de modelos distintos fica complicado realizar este tipo de adaptação.
Deixando de lado este (grande) detalhe, convém lembrar que os atuais alternadores possuem o regulador embutido, muitas vezes fazendo parte integrante do conjunto de escovas do estator. Substituir a parte eletrônica será uma tarefa para poucos e a possibilidade de sucesso sem nenhuma garantia!

SE VOCÊS ESTIVEREM REALMENTE INTERESSADOS, POSSO POSTAR ALGUNS REGULADORES "MULT STEPS" OU "DEEP CICLE" QUE SÃO VENDIDOS NOS EUA. o WALLACE PODE AJUDAR NA COMPRA E IMPORTAÇÃO. PESSOALMENTE ACHO QUE ECONOMICAMENTE NÃO COMPENSA PARA UM JEEP. EXISTEM UM QUE ESTÁ SENDO MONTADO NO BRASIL QUE TEM UM BOM PREÇO RELATIVO E TALVES POSSA INTERESSÁ-LOS. QUEM QUIZER MAIS INFORMAÇÕES ME FALA E EU POSTO. QUANTO A INSTALAÇÃO DESSES REGULADORES NOS NOSSOS ALTERNADORES AUTOMOTÍVOS DOU A DICA TAMBÉM. É COMPLETAMENTE POSSÍVEL E COMPATÍVEL...



_x-x-x-x-x-x-x-x-x

Senhores, vocês já notaram que ainda não sei usar direito as ferramentas do site. Como não sei fazer citações multiplas, resolvi responder desse jeito. espero que compreendam.

Abraços

Maciel
Aguardem as fotos do Dynamic!!!
CJ5 - 1979 OHC - talvez 4.1 Sylverado.

Sukys
18/08/2004, 00:30
Conforme prometido, segue o teste e as alterações necessárias para quando se usa diodo em série com a bateria.

O teste é simples e deve ser feito com a bateria carregada e com o motor ligeiramente acelerado (2.000 ~2.500 rpm), garantindo assim que o suprimento de energia para o circuito elétrico do carro seja fornecido exclusivamente pela alternador.Com o diodo ainda fora do circuito (ou então com seus bornes curto-circuitados) medir a tensão presente entre o borne de saída do alternador (positivo) e a sua carcaça (negativo). Convém efetuar a medição neste ponto para evitar que eventuais quedas de tensão ocasionadas pela fiação induzam à erros de leitura.
Diodo instalado no circuito, repetir a medição, tendo como referência positiva o catodo do diodo e mantendo a negativa na carcaça do alternador. Se o valor das duas medições for igual, o alternador compensou a queda de tensão ocasionada pelo diodo e sua presença não afetará negativamente no processo de carga da bateria. Este teste não leva em conta o valor absoluto de tensão e sim a relação entre eles. A vantagem deste método é que mesmo com um multímetro de precisão razoável (meia boca mas não muito) consegue-se avaliar o efeito do diodo no circuito.
Se houver à disposição um ÓTIMO voltímetro (de uso profissional) pode-se fazer a leitura da tensão efetiva, medindo diretamente a tensão sobre o catodo do diodo, que para uma carga total da bateria deve apresentar uma tensão não inferior a 13,8 volts.

Passando pela medição relativa ou pela absoluta está tudo ok com o circuito de carga, e se não estiver ainda existe solução.

Se o alternador possuir regulador eletro-mecânico é só alterar a posição do limitador da haste do relé de carga, para mais ou para menos, refazendo as medições entre as alterações.

No alternadores que possuem regulador eletrônico-mecânico (este tipo de regulador possui apenas um relé) será necessário identificar, primeiro, de que forma é feita a referência de tensão. Geralmente a referência vem do borne que é conectado ao positivo da bateria via chave de ignição ou então através de terminal específico entre o alternador e o regulador. Uma vez identificada a origem da referência de tensão é só instalar um diodo em série, devidamente polarizado, ocasionando assim uma queda de tensão (na referência de tensão) que por sua vez compensará a queda de tensão sobre o diodo em série com a bateria, anulando as perdas. O diodo para uso junto à referência pode ser qualquer genérico de baixa potência, tipo BY127, 1N4007, etc.

O procedimento acima também é válido para os alternadores que possuem regulador totalmente eletrônico. Se o regulador for externo é só identificar o borne de referência de tensão e instalar o diodo para que ocorra a compensação na referência. Se o regulador for interno será necessário desmontar o alternador e instalar o diodo em série com o catodo do triodo, já que o catodo (do triodo) serve não só para alimentar o circuito eletrônico do regulador mas também como referência de tensão.

NOTA 1: Embora raros, existem diodos de potência de germânio, cuja queda de tensão é de 0,3 volts enquanto nos de silício esta queda é de 0,7 volts. Convém observar esta possibilidade na hora do teste e principalmente se houver necessidade de alterar a tensão de referência.

NOTA 2: Via de regra, a máxima tensão de saída do alternador é de 14 volts, mas não é incomum encontrar tensões que beiram os 15 volts, o que não deixa de ser uma anomalia mas não necessariamente um defeito, o que com certeza diminuirá a vida útil da bateria, lâmpadas e demais componentes elétricos.

NOTA 3: Em instalações com uma única bateria deve-se evitar a conexão/desconexão da mesma com o alternador funcionando. Quando isso acontece alguns tipos de regulador perdem a referência de tensão e nesse meio tempo a tensão (e a corrente) fornecida vão para o espaço. Sempre que possível a conexão de duas ou mais baterias em paralelo também deve ser feita com o motor desligado, principalmente se a carga estiver muito baixa.

NOTA 4: multímetro (ou voltímetro) de uso profissional não é aquele tipo de multímetro que se compra em barraca de camelô por "dez reau", e tem muito multímetro digital (principalmente Made in Xing Ling Li) onde a escala de 0~20 volts apresenta erros superiores a 20%. Ou seja, o display indica 12 volts e o circuito está com algo entre 10 e 14 volts. Para uma medição relativa até que quebra o galho mas para uma medição efetiva o resultado é pura adivinhação.
Voltimetros de painel originais do veículo não costumam ser lá grande coisa e os adaptáveis de boa marca são ótimos para medições comparativas (desde que possuam escala devidamente graduada) e razoáveis para medições absolutas já que décimos de volts dificilmente serão identificados.


Desnecessário dizer que as alterações propostas devem ser feitas somente se houver um bom conhecimento sobre alternadores e reguladores de tensão, na verdade até as adaptações de alternadores e baterias deveriam levar em conta um mínimo de conhecimento e não tanto "chutômetro" como se vê por aí. :wink:

Wallace
18/08/2004, 00:39
Oi Maciel,

Acredito que o grande vilão é o guincho elétrico... com alto consumo em pouco tempo.
Acho que sempre vamos ter tempo para uma recarga razoável da bateria.
No entanto sempre recomendo levar uma bateria de reserva quando se sabe que se pode fazer uso do guincho.

Sukys
18/08/2004, 03:12
Caramba!!! Não sabia que a discussão ficaria tão acalorada.


Costumo dizer que lista ou forum sem (boa) discussão não tem graça nenhuma e quando o assunto esquenta na pior das hipóteses ganhamos com prática de digitação! :lol:

Deixando de lado algumas "afirmações de orelha" (do tipo "sei porque ouvi dizer") acho que o problema maior foi a confusão entre aplicação e função.

A função de um conjunto gerador/bateria é bem determinada, e deixando de lado alguns "detalhes" (segurança, durabilidade, confiabilidade) pouco importa se estão instalados em um jipe, barco ou até avião, o funcionamento será sempre o mesmo, embora possam existir diferenças de gerenciamento. A coisa começa a mudar de figura quando ao invés de chamarmos o dito de gerador passamos a chamá-lo de alternador, especificando assim um determinado tipo de gerador, e como a lista é sobre Off Road torna-se desnecessário dizer que o tópico principal é por alternadores de uso automotivo, o mesmo ocorrendo com a bateria (chumbo/acido, com ou sem manutenção).
Evidente que exemplificações que extrapolam o tópico principal são importantes desde que não se tornem objeto de confusão, caso contrário vamos discutir sobre as vantagens de uma bateria de ion de lítio ou sobre as características de um gerador de motor turbo-hélice e esquecer a origem da questão.

Considerando um alternador de uso automotivo e uma bateria idem, podemos ter aplicações que embora semelhantes na função são distintas em algumas particularidades de uso, e é justamente este o cerne da questão: alternador automotivo + bateria automotiva + guincho elétrico.
Este tipo de aplicação envolve VIA DE REGRA o esgotamento completo da bateria e o desejável é obter uma carga com a maior brevidade possível.

Como a função de um conjunto alternador/bateria é de conhecimento de todos e como a aplicação está bem clara, resta apenas detalhar o que é possivel e suas eventuais implicações.

Sobre a bateria ratifico todas as minhas considerações anteriores, resumindo da seguinte forma: baterias de mesma capacidade podem ser configuradas em paralelo, a auto-descarga é minimizada quando são idênticas; carga rápida, fator de descarga elevado e alta temperatura influenciam negativamente na durabilidade das mesmas. Pode-se utilizar diodos para "isolar" baterias de mesma capacidade desde que observadas as caracteristicas do alternador.
Todas estas afirmações podem ser fácilmente comprovadas junto a qualquer fabricante de bateria.

Sobre o alternador também ratifico o que já foi exposto: todos possuem capacidade de carregar efetivamente a bateria (100%) uma vez que fornecem o limiar de tensão necessário para tal. Embora semelhantes no funcionamento existem alternadores com características bem distintas (configuração do campo, ausência de estator, etc.) e outras mais sutís (corrente do indutor, forma e tipo de enrolamento, etc.) e cada qual faz uso de um regulador especifico que leva em conta estas características. Convém lembrar que "regulador de alternador" não é o mesmo que "gerenciador de carga". Embora existam reguladores que além de efetuarem o controle básico do alternador também efetuam o gerenciamento de carga, um gerenciador de carga "puro e simples" não controla o funcionamento do alternador e sim o controle de demanda.
Isto também pode ser comprovado junto a qualquer fabricante de alternadores.

Abraços,

Maciel
18/08/2004, 08:37
Oi Maciel,

Acredito que o grande vilão é o guincho elétrico... com alto consumo em pouco tempo.
Acho que sempre vamos ter tempo para uma recarga razoável da bateria.
No entanto sempre recomendo levar uma bateria de reserva quando se sabe que se pode fazer uso do guincho.

Olá Wallace.

Concordo. Apesar de ter guinccho no DYNAMIC, provavelmente não instalarei duas baterias mas certamente levarei uma reserva bem carregada para emergência!!!

Maciel

Maciel
18/08/2004, 09:08
Caro Sunkys;

Analisando o que você escreve, fica claro que você conhece do assunto e tem uma boa experiência com o sistema alternador/regulador/bateria em automóveis. Concordo com a grande maioria do que você escreveu, descordo em pouquíssimas coisas e fico preocupado com algumas informações. O uso de diodos é uma delas. Por experiência própria, não uso diodos isoladores no sistema de carga. Uso sim no sistema de descarga.

Os reguladores que uso (que você não conhece como afirmou) não funcionariam corretamente com diodos isoladores na carga. Não me refiro a reguladores mecânicos ou eletromecânicos como você se referiu pq são muito antigos, baratos e ineficientes!! Não sei quais são os automóveis que ainda utilizam estes reguladores mas o último que me lembro era o saudoso FUSCA!!!

De qualquer forma, acho que já falamos muita coisa e continuar seria ser redundante.

Convido a todos para visitarem esta página e obterem boas informações sobre o assunto. Eles são um dos melhores fabricantes de alternadores/reguladores.

http://www.balmar.net/Page46-faq.html

Tenho outras fontes de informação que só para ilustrar, publicarei mais tarde.

De qualquer forma, as teorias, na prática, podem ser diferentes!!

Existe no mercado americano diversos equipamentos que são maravilhosos e perfeitos para todas as aplicações mas o custo as vezes, é impraticável, especialmente para um Jipe!

Tenho tentado obter soluções nacionais usando idéias internacionais para conseguir o mesmo efeito, de forma mais econômica. Depois de quebrar muito a cabeça acho que tenho opções muito eficientes com custo em reias. Como já dito, estas soluções não usarei no meu Jipe pq acho que não precisa, apesar de ter um guincho instalado.

Na minha opinião, baterias, alternadores e reguladores não são os itens que devem tomar nossa grande atenção uma vez que podemos levar uma bateria reserva quando estivermos no caminho de uma trilha.

Saudações Jipeiras.

Maciel
18/08/2004, 09:10
Visitem!

http://www.balmar.net/page14-Regulatorsmain.html

Maciel
18/08/2004, 09:12
Leiam!

http://www.balmar.net/page24-military.html

Maciel
18/08/2004, 09:14
Não percam esta!!

http://www.balmar.net/page2mainalternator.html

Maciel
18/08/2004, 09:16
Quem realmente pretende instalar duas baterias e tiver alguns US$ disponíveis para gastar, este é o "stage of art" em sistema de carga!!! Vale a leitura.

http://www.balmar.net/page20-Duocharge.html

Maciel
18/08/2004, 09:23
Agora, quem quer transformar seu Jipe em um super gerador sob rodas, pode considerar alguns equipamentos desses caras!!

Vale a visita...

http://www.xantrex.com/products/product.asp?did=207

Maciel
18/08/2004, 09:24
Querem carregadores de baterias profissionais!?!?!


Olhem...

http://www.xantrex.com/products/supercat.asp?did=301

Maciel
18/08/2004, 09:26
Para completar o brinquedinho vale a pena comprar!!!

http://www.xantrex.com/products/product.asp?did=191

Beto
18/08/2004, 09:27
heehe.... está ficando longo o assunto. Não entendo nada desses trem, mas não seria mais facil levar uma reserva ou mesmo instalando as duas, mas separando elas com chaves e contorlando na hora de carregar e pronto?? Acho que estão complicando demais, p/ nós simples amante do barro.....
Obs. ficaria bom colocando as duas e dividindo seu uso por chave, uma hora usa uma e depois usa a outra? Qdo. vc. ver que a que está usando está com carga baixa, passa p/ outra , usa o guincho e depois carrega as duas conforme vai andando até o proximo atoleiro??? Seria um bom jeito de levar uma bateria reserva, sem ter tirar uma e colocar a outra e podendo dar carga nelas no proprio carro.
Desculpem se eu estiver falando besteira, mas acho que é o jeito mais simples de talvez mais barato e pratico.

Maciel
18/08/2004, 09:27
Isso é um REGULADOR!!!!

http://www.xantrex.com/products/product.asp?did=189

Maciel
18/08/2004, 09:30
Se o assunto é bateria, a casa delas é aqui...

http://www.concordebattery.com/

Maciel
18/08/2004, 09:34
Querem aprender sobre alternadores?

Leiam...

http://www.westmarine.com/webapp/wcs/stores/servlet/WestAdvisorDisplayView?storeId=10001&langId=-1&catalogId=10001&advisor=selectingalternators.htm

Maciel
18/08/2004, 09:36
O título já diz tudo...

"Creating a Reliable Battery System"

http://www.westmarine.com/webapp/wcs/stores/servlet/WestAdvisorDisplayView?storeId=10001&langId=-1&catalogId=10001&advisor=creatingabatterysystem.htm

Maciel
18/08/2004, 09:38
Boa leitura sobre carga de baterias.. Para quem não conhece... :D

Smart Battery Charging

http://www.westmarine.com/webapp/wcs/stores/servlet/WestAdvisorDisplayView?storeId=10001&langId=-1&catalogId=10001&advisor=smartbattery.htm

Maciel
18/08/2004, 09:40
Querem aprender sobre baterias!?!?!?!

Choosing the Right Battery Chemistry

http://www.westmarine.com/webapp/wcs/stores/servlet/WestAdvisorDisplayView?storeId=10001&langId=-1&catalogId=10001&advisor=batterychem.htm

Maciel
18/08/2004, 09:52
Querem comprar o Switch para duas baterias no Brasil?


CHAVE DE BATERIA (PK 8502 DP) PK0180142 R$ 214,12
Pronta Entrega

www.reggata.com.br

Maciel
18/08/2004, 09:59
Esse aqui eu não vendo...

Eu forneço de graça o esquema e vocês ou algum técnico de eletrônica conhecido de vocês, montam.

Quem quizer me fala.

É um monitorador de carga de baterias digital com LED's (BARGRAPH). Simples, fácil leitura é ótima monitoração....

Maciel
18/08/2004, 10:02
heehe.... está ficando longo o assunto. Não entendo nada desses trem, mas não seria mais facil levar uma reserva ou mesmo instalando as duas, mas separando elas com chaves e contorlando na hora de carregar e pronto?? Acho que estão complicando demais, p/ nós simples amante do barro.....
Obs. ficaria bom colocando as duas e dividindo seu uso por chave, uma hora usa uma e depois usa a outra? Qdo. vc. ver que a que está usando está com carga baixa, passa p/ outra , usa o guincho e depois carrega as duas conforme vai andando até o proximo atoleiro??? Seria um bom jeito de levar uma bateria reserva, sem ter tirar uma e colocar a outra e podendo dar carga nelas no proprio carro.
Desculpem se eu estiver falando besteira, mas acho que é o jeito mais simples de talvez mais barato e pratico.

lógico!!!

elcio
18/08/2004, 10:37
Caros Srs. Sukys, Maciel , Wallace, Thomas Edson, ...

eu instalei no jeep um alterador de 100A e uma bateria de 150A.
muito bem, a minha duvida incorre no fato de eu estar usando um motor eletrico - da direçao hidraulica - ligada, diretamente no alternador,(como eh originalmente montada nos Renaults) pois qdo se da a partida o motor eletrico passa a funcionar e circular o fluido hidraulico.
no sistema original da Renault isso funciona sem problemas mesmo com um alternador de 60A.
agora gostaria de saber de VSas. se esse motor eletrico vai interferir de alguma forma no envio de carga para a bateria, ou seja, se ele vai interferir, negativamente, eh claro, na forma de funcionamento do conjunto alternador/regulador/bateria.
de acordo com um amigo que trabalha aki na Renault nao tem problema algum.
vale lembrar que o motor tem uma rotaçao violenta.

[]´s

Wallace
18/08/2004, 11:02
Não deve ter problema não.
Já que a característica de todo motor elétrico é só roubar carga (amperes) quando solicitado.
Provavelmente tal ligação é para que tal bomba não seja alimentada pela bateria.

andretomasi
18/08/2004, 12:04
Aproveitando gancho no assunto, só por curiosidade:
Quando se usa duas baterias, com a chave marítima que escolhe entre usar uma, a outra ou as duas baterias; Tem algum problema em alternar de bateria ou começar a carregar uma delas com o carro funcionando?

[ ]´s

Maciel
19/08/2004, 00:36
Caros Srs. Sukys, Maciel , Wallace, Thomas Edson, ...

eu instalei no jeep um alterador de 100A e uma bateria de 150A.
muito bem, a minha duvida incorre no fato de eu estar usando um motor eletrico - da direçao hidraulica - ligada, diretamente no alternador,(como eh originalmente montada nos Renaults) pois qdo se da a partida o motor eletrico passa a funcionar e circular o fluido hidraulico.
no sistema original da Renault isso funciona sem problemas mesmo com um alternador de 60A.
agora gostaria de saber de VSas. se esse motor eletrico vai interferir de alguma forma no envio de carga para a bateria, ou seja, se ele vai interferir, negativamente, eh claro, na forma de funcionamento do conjunto alternador/regulador/bateria.
de acordo com um amigo que trabalha aki na Renault nao tem problema algum.
vale lembrar que o motor tem uma rotaçao violenta.

[]´s

Elcio;

Se foi ligada como no Renaut, não haverá problama algum.

Maciel

Maciel
19/08/2004, 00:40
Aproveitando gancho no assunto, só por curiosidade:
Quando se usa duas baterias, com a chave marítima que escolhe entre usar uma, a outra ou as duas baterias; Tem algum problema em alternar de bateria ou começar a carregar uma delas com o carro funcionando?

[ ]´s

Keko;

O correto é mudar a posição com motor e ignição desligados.

Sukys
19/08/2004, 01:02
Analisando o que você escreve, fica claro que você conhece do assunto e tem uma boa experiência com o sistema alternador/regulador/bateria em automóveis.

O conhecimento que tenho em sistemas alternador/regulador/bateria de automóveis vem da necessidade que tive em conhecer bem todos os componentes integrantes de um veículo, só isso.
A experiência profissional que tenho (sobre algo pertinente a este tópico) é do tempo em que trabalhei como gerente de produtos na Sid Informática. Eu gerenciava a área de automação bancária e só um de nossos clientes (Bradesco) contava com mais de trezentas instalações, todas com sistemas alternativos de energia elétrica baseadas em baterias de USO AUTOMOTIVO sempre instaladas EM PARALELO. A grande maioria das instalações contava com No Breaks para o gerenciamento e carga das baterias mas existiam muitas instalações onde nem existia energia elétrica e o único recurso de carga eram pequenos geradores elétricos, sem falar nas instalações perdidas neste mundão onde o único recurso de recarga não passava de uma "chupeta" junto ao alternador de uma picape e até motor de barco.
Acho que só isso já deu para dimensionar que não foram poucos os problemas e que para resolve-los (e foram todos resolvidos) tive que conhecer um pouco sobre baterias automotivas, geradores e sistemas de carga, além de ter aprendido que toda solução genérica funciona muito bem em casos específicos! :wink:



... e fico preocupado com algumas informações. O uso de diodos é uma delas. Por experiência própria, não uso diodos isoladores no sistema de carga. Uso sim no sistema de descarga.

A única preocupação que existe em utilizar diodo no sistema de carga vem da queda de tensão e se o alternador suprir naturalmente ou artificialmente esta queda (sobre o qual já relatei a forma de teste e solução), existe mais algum problema?
Diodo isolador no sistema de descarga? Prá isolar equipamentos? Que finalidade prática existe nisso? Estamos falando sobre instalação automotiva, ou não estamos? :wink:



Os reguladores que uso (que você não conhece como afirmou) não funcionariam corretamente com diodos isoladores na carga.

Tudo bem Maciel, o regulador que você usa eu não conheço e nem faço idéia do que seja, mas se o dito regulador foi referenciado em algum dos links que você disponibilizou sinto muito em lhe dizer, não só conheço como até previ que era coisa do tipo, está escrito lá no final da minha primeira consideração postada neste tópico, na forma de pergunta (Enviada: Ter, 17 Agosto 2004 03:22h)



Não me refiro a reguladores mecânicos ou eletromecânicos como você se referiu pq são muito antigos, baratos e ineficientes!! Não sei quais são os automóveis que ainda utilizam estes reguladores mas o último que me lembro era o saudoso FUSCA!!!

A única referência que fiz sobre reguladores eletro-mecânicos e eletrônico-mecânicos foi para a identificação do terminal de referência de tensão, uma vez que todos estes tipos ainda estão presentes em nossa frota, e nem entrei no mérito funcional. Quando o assunto é genérico não posso me basear apenas no que tenho e sim no que existe.
Ainda existem muitos Jeep's que usam este tipo de regulador e pode ter certeza de que Fusca nunca usou. Os primeiros alternadores de Fusca já faziam uso de regulador totalmente eletrônico. :wink:



De qualquer forma, acho que já falamos muita coisa e continuar seria ser redundante.

Concordo plenamente, e só para mudar um pouco de assunto dei uma rápida olhada nos links que você postou e baixei dois catálogos: Xantrex XAR Digital Alternator Regulator (Installation and Operation Manual) e Balmar Digital Duo Charge (Installation and Operator’s Manual).


Primeiro o Xantrex:
Para facilitar a vida de quem não leu, reproduzo o texto que interessa e que está logo no inicio do catálogo: "This regulator has been designed to maximize the charging efficiency of your DC system, and can be used with many P-type, externally regulated alternators." Embora escrito em inglês, até para quem não conhece o idioma fica fácil perceber que este produto é ESPECIFICO para alternadores do TIPO P. Sabe que tipo de alternador é esse? É justamente o tipo de alternador que faz uso originalmente dos reguladores eletro-mecânicos e que tem como característica principal uma corrente máxima de 30A.
Alternador do tipo P foi fabricado no Brasil do inicio dos anos sessenta até meados dos anos setenta e daí em diante foi substituído pelo modelo K1, que tem regulador eletrônico EMBUTIDO e amperagem máxima que varia (dependendo da aplicação) de 35 até 45A. Quem estiver lendo este texto com um pouco de atenção já percebeu que a frota de utilitários com menos de vinte e cinco anos faz uso de alternador tipo K1 (ou N1, ou HD, ou KBC, etc, todos com regulador eletrônico) e que o produto da Xantrex NÃO SERVE nestes alternadores, aliás, não serve em NENHUM alternador que faça uso de regulador eletrônico embutido. Lembra quando eu te perguntei, lá no inicio do tópico, como é que se faria a dita adaptação em um alternador com regulador eletrônico embutido? Você não respondeu mas eu respondo: não é impossível mas a chance de sucesso tende a ZERO.
Tudo bem, ainda existem alguns poucos utilitários que tem, originalmente, alternadores tipo P e que podem fazer uso do equipamento da Xantrex. Mas, só um detalhe, este alternador tem limite de 30A e acredito que ninguém esteja preocupado com processos e gerenciamento de carga e sim com a limitação de carga do alternador. Alguém gastaria alguns-sei-lá-quantos dólares para obter um gerenciamento de carga e manter a corrente máxima em míseros 30A ou optaria em trocar o alternador por outro de maior capacidade e tão eficiente quanto, gastando pouco dinheiro e tendo certeza de retorno? Com a palavra os integrantes do fórum!

Em tempo: nos EUA foram produzidos (ou ainda são, sei lá) alternadores do tipo P com capacidade de carga acima de 30A, mas no Brasil não encontrei referência em nenhum catálogo de aplicação que tenho.


Agora o Balmar:
Logo de cara, de novo o limite de 30A...
Não é por nada não mas o assunto não era alternador/bateria/guincho/alto consumo/alta necessidade de recarga? 30A de corrente máxima eu não quero nem no meu antiquado Gurgel X15 equipado com guincho tipo sarrilho de poço! :wink:
Olhando para o esquema de ligação nem perdi muito tempo com o texto. Não existem referências mas aparentemente este produto pode funcionar junto a qualquer tipo de alternador e serve para gerenciar a carga de APENAS UMA bateria (Start Battery), uma vez que a outra está conectada diretamente na saída do alternador (House Battery). Tudo bem, a segunda bateria pode ser carregada com amperagem acima de 30 (via circuito opcional e dependendo das características do alternador) só que ai, baubau gerenciamento de corrente! Qual a utilidade prática deste equipamento em um jipe? Alguém quer gastar sei-lá-quantos dólares para gerenciar uma carga limitada em 30A e que para ser maior o equipamento simplesmente sai da jogada?
Observando melhor a caixa do equipamento é possível ver que existem aletas para dissipação térmica e nem precisaria olhar para elas para saber que entre o positivo das duas baterias existe (internamente ao produto) um transistor de alta potência. Não é difícil imaginar que o coletor do transistor está conectado no borne positivo da House Battery (vamos chamar de bateria A) e o emissor no borne positivo da Start Battery (bateria B). Esta junção coletor/emissor pode ser representada como um diodo -!>!-, então teremos a seguinte configuração: B -!>!- A
Esta configuração não é EXATAMENTE uma configuração de diodo em circuito de carga?
Como lá no alto você escreveu que "por experiência própria, não uso diodos isoladores no sistema de carga", pergunto: você não usa mas recomenda mandando endereço do link? :?: :wink:

Outra coisa, a bateria A está isolada da bateria B, mas a bateria B não está isolada da bateria A. Se a bateria A abaixar a tensão para menos de 0,7 volts da bateria B ocorrerá dreno de corrente e baubau para as duas baterias!



De qualquer forma, as teorias, na prática, podem ser diferentes!!

Com certeza, ainda mais quando existem generalizações ou não se presta atenção nas características funcionais e aplicativas.



Existe no mercado americano diversos equipamentos que são maravilhosos e perfeitos para todas as aplicações mas o custo as vezes, é impraticável, especialmente para um Jipe!

No EUA (e em todo o mundo) existem ótimos equipamentos, muito lixo e muita coisa que é completamente fora das nossas necessidades ou da nossa realidade. Já cansei de ver gente gastar uma baba com badulaques importados para só depois descobrir que existia solução nacional, barata, com garantia e que correspondia ao desejado. Quando o produto importado funciona, menos mal, e quando não funciona, bem, quando não funciona ninguém conta! :wink:



Na minha opinião, baterias, alternadores e reguladores não são os itens que devem tomar nossa grande atenção uma vez que podemos levar uma bateria reserva quando estivermos no caminho de uma trilha.

Só que quando a bateria de reserva também estiver descarregada (o que é altamente previsível) todo mundo vai se lembrar dos alternadores e reguladores... :wink:

Bueno, a minha hora de recreio acabou, e de minha parte o assunto também. 8)

Grande abraço,

Sergio Rocha
19/08/2004, 21:11
:shock: :shock: :shock:

slick
22/08/2004, 21:56
Ola Pessoal.Acho que o processo é o mesmo,para usar duas baterias interligadas ,o mesmo que usam as F 1000 e as D20.Usam 12 volts e funcionam muito bem.Dobrando sim é a potencia se temos uma bateria de 63 amperes teremos 126 amperes .Fica muito bom .Uma Abraço a Todos

Cláudio Brasília
09/04/2006, 13:29
Alguém já pensou em utilizar um alternador de caminhão, com duas baterias de 12vdc ligadas em série? Para alimentar o circuito de 12vdc do veículo, puxe uma derivação do conector central. O problema é que se alguma bateria estiver com alta impedância interna irá bloquear a carga da outra. Saudações tracionadas eletro-mecânicas diferenciadas.

Maciel
09/04/2006, 18:22
Alguém já pensou em utilizar um alternador de caminhão, com duas baterias de 12vdc ligadas em série? Para alimentar o circuito de 12vdc do veículo, puxe uma derivação do conector central. O problema é que se alguma bateria estiver com alta impedância interna irá bloquear a carga da outra. Saudações tracionadas eletro-mecânicas diferenciadas.\

Claudio, não entendi sua idéia. Poste um desenho do circuito que imagina. O que entendi não funcionará.

Abraços.

Maciel

Cláudio Brasília
22/04/2006, 18:32
Prezado Maciel,
É somente uma idéia, que poderá ser posta à prova ou não; não tenho esquema disto, mas somente uma possibilidade ainda não testada. O fato é que sei que caminhões teêm sistemas 24vdc, com aquelas baterias bem grandes; poderíamos utilizar um destes alternadores ligado em duas baterias de 12vdc, ligadas em série, ou seja, o positivo de uma ligodo no positivo da outra seguinte; este será o polo central, de onde irá derivar uma tomada para 12vdc, visto que, uma tomada nos polos externos, negativo de uma bateria e positivo da outra seguinte, teremos 24vdc, que não será utilizado no jeep, mas que poderá servir para socorro de um caminhão que use 24vdc.

Não se esqueça de nos fornecer um esquema daqueles seu, do barrgrapf, conforme prometido; estava dando uma olhada nele e me ocorreu o seguinte: não seria que os LEDs verdes deveriam vir primeiro, em seguida os amarelos e, então os vermelhos? É somente uma dúvida que me ocorreu.

Se houver alguém aqui que já tenha montado uma chave seletora daquelas de duas baterias, poderia me dizer o que são aqueles dois polos menores, com a inscrição FIELD, que se encontra no interior destas chaves?

Muito obrigado a todos e um grande abraço.

Wallace
23/04/2006, 22:44
Ola Pessoal.Acho que o processo é o mesmo,para usar duas baterias interligadas ,o mesmo que usam as F 1000 e as D20.Usam 12 volts e funcionam muito bem.Dobrando sim é a potencia se temos uma bateria de 63 amperes teremos 126 amperes .Fica muito bom .Uma Abraço a TodosO que voce falou é dobrar a carga ou autonomia e são Amperes/Hora e não amperes.
Dependendo da ligação pode dobrar a potência, mas ai cada bateria deve ter cerca 550 A de CCA; então fica com uns 1100 A de CCA.
E novamente, sem uma chave isoladora uma bateria pode descaregar a outra.

Alessandro Henrique
24/04/2006, 05:23
Muito cuidado com estas associacoes!
O Wallace acima acabou de dar uma dica.
Acho que esta havendo confusao no conceito de ligacoes. Existe a ligacao em serie e em paralelo e cada uma se destina a um proposito.

Duas baterias de 12 V em serie:
Possibilidade de obter 24 V mas o limite de corrente a ser respeitado e o CCA da bateria de menor capacidade (se for o caso de ter baterias diferentes)

Duas baterias de 12 V em paralelo:
A tensao no circuito continua a mesma e a corrente maxima disponivel sera a soma de CCA de cada bateria (isso teoricamente e para baterias ideais)

Como pode-se perceber, em um caso a tensao foi elevada e em outro a corrente.
Tambem ha confusao na questao da potencia.
A potencia pode se elevar tanto em funcao da tensao como da corrente.
Lembrando a equacao: P = V. I onde P e potencia em Watts, V e tensao em Volts e I e corrente em Amperes.


Sds.

Maciel
24/04/2006, 18:24
Prezado Maciel,
É somente uma idéia, que poderá ser posta à prova ou não; não tenho esquema disto, mas somente uma possibilidade ainda não testada. O fato é que sei que caminhões teêm sistemas 24vdc, com aquelas baterias bem grandes; poderíamos utilizar um destes alternadores ligado em duas baterias de 12vdc, ligadas em série, ou seja, o positivo de uma ligodo no positivo da outra seguinte; este será o polo central, de onde irá derivar uma tomada para 12vdc, visto que, uma tomada nos polos externos, negativo de uma bateria e positivo da outra seguinte, teremos 24vdc, que não será utilizado no jeep, mas que poderá servir para socorro de um caminhão que use 24vdc.
.

Caro Claudio;

O que você deseja é ligar em PARALELO, o que é o certo para o Jeep que usa tensão contínua de 12 volts. Veja os desenhos acima do Alessandro. Para isso, aconselho usar uma chave comutadora de baterias, usadas em embarcações. Caso deseje, posso passar todas as dicas. Se desejar colocar baterias em série - não é fundamental mas aconselhavel - troque seu alternador para um de maior amperagem (acima de 90A seria bom).
Não esqueci o diagrama do "bargraph", vou te mandar.

Um abraço.

dan
03/05/2006, 23:33
Para evitar ter problemas o correto é utilizar um isolador de baterias como este

http://www.pplmotorhomes.com/parts/rv-converters/dual-battery-isolator.htm
http://www.pplmotorhomes.com/parts/rv-converters/battery-isolator-noco.htm
http://www.pplmotorhomes.com/parts/rv-converters/dual-battery-isolator.pdf

Normalmente são construídos com diodos de forma semelhante ao esquema que o Danniel Pizatto postou, e com um grande dissipador (de alumínio) para evitar super-aquecimento dos diodo. Alguns ainda tem um terminal para o regulador.

[]'s

Cláudio Brasília
05/05/2006, 15:07
Gostaria de agradecer ao Maciel, pois recebi aqui o diagrama do Bragraph; muito bom mesmo, vou tentar montar o bicho. A idéia de montar duas baterias em série era para contornar a dificuldade em se isolar duas baterias ligadas em paralelo. Para isto, dentro da idéia que tive (acho que vou patentear), será necessário trocar o alternador de 12v por um de 24v (de caminhão); ligar duas baterias em série (12v + 12v = 24v), e, para alimentar a energia do jeep, que é 12v, inclusive guinchos, som e outras coisas mais, fazer a derivação dos polos de somente uma das bateria (12v), poderá ser derivado uma conexão independente dos polos de cada uma delas, para desta forma, então, com a utilização uma chave seletora náutica, ora se usar uma bateria (12v), ora se utilizar a outra (outros 12v e potência renovada). Acho que se colocarmos na posição das duas baterias na chave vai dar boró. Penso que, como estão ligadas em série, não é preciso isolar nada; o alternador (de caminhão 24v), vai dar conta de carregar as duas ao mesmo tempo e para se fazer uso de suas capacidades isoladamente, obrigatoriamente, deverá ser conectada somente uma bateria por vez (12v), das duas que compôem o banco. That is all; saudações a todos e best regards.

Maciel
05/05/2006, 19:31
A idéia de montar duas baterias em série era para contornar a dificuldade em se isolar duas baterias ligadas em paralelo. Para isto, dentro da idéia que tive (acho que vou patentear), será necessário trocar o alternador de 12v por um de 24v (de caminhão); ligar duas baterias em série (12v + 12v = 24v), e, para alimentar a energia do jeep, que é 12v, inclusive guinchos, som e outras coisas mais, fazer a derivação dos polos de somente uma das bateria (12v), poderá ser derivado uma conexão independente dos polos de cada uma delas, para desta forma, então, com a utilização uma chave seletora náutica, ora se usar uma bateria (12v), ora se utilizar a outra (outros 12v e potência renovada). Acho que se colocarmos na posição das duas baterias na chave vai dar boró. Penso que, como estão ligadas em série, não é preciso isolar nada; o alternador (de caminhão 24v), vai dar conta de carregar as duas ao mesmo tempo e para se fazer uso de suas capacidades isoladamente, obrigatoriamente, deverá ser conectada somente uma bateria por vez (12v), das duas que compôem o banco. That is all; saudações a todos e best regards.


Claudio, teoricamente vai funcionar, só que o trabalho não vai compensar!! Vc vai trocar o alternador, colocar a chave náutica e continuar com uma amperagem baixa (do valor da bateria)!!! A vantagem principal de se colocar duas baterias é de aumentar a amperagem total do circuito, para uma possível necessidade maior!!! Por exemplo, se vai colocar 2 baterias de 100A/H, é melhor poder colocá-las em paralelo para teoricamente conseguir 200A/H do que ter todo este trabalho para continuar com os mesmos 100A/H de cada uma, individualmente!!! Percebeu meu ponto?

Cláudio Brasília
05/05/2006, 20:32
É mesmo Maciel; e tem outra: a chave que consegui só aguenta até 500A, acho que depois ela derrete. Não vai dar, por exemplo, instalar aquele guincho do Wallace que come 600 CCA. :lol: Saudações...

Wallace
06/05/2006, 19:30
Que guincho? O HDW 9000 G consome somente 280 A de maximo, tanto que a bateria minima recomenda é de 400 A de CCA.
Meu guincho de maior consumo tem 425 A, assim a chave deveria aguentar, mas a bateria indicada neste caso é de 600 A.
Não confunda a minima capacidade de CCA da bateria recomendada com o consumo maximo real do guincho.
Mas tem muitos guinchos no mercado ai que essa chave não vai atender.

Cláudio Brasília
13/07/2006, 21:10
Alo Galera,
Aqui vai um diagrama, para a instalação de uma solução móvel com duas baterias. Saudações e aquele abraço.

José Carlos
17/07/2006, 11:59
Alo Galera,
Aqui vai um diagrama, para a instalação de uma solução móvel com duas baterias. Saudações e aquele abraço.



Fala claudio....

Existe "isolador" de baterias ou algo semelhante que possamos usar aqui no BR ou temos que importar?

[]s Jose Carlos

Flávio Lopes
27/07/2006, 15:38
People, buenas tardes !!!

Realmente este tópico ficou longo e muito enriquecedor, mas confesso que sou um ignorante em se tratando de elétrica (em geral). Confesso que em mecânica também conheço pouco perto de todos aqui.

Mas a idéia de duas baterias já me chama a atenção a muito tempo então resumo minha dúvida da seguinte forma:

Pensando em apenas 1 bateria(ligação tradicional dos carros), preciso de um alternando que tenha no mínimo a mesma amperagem(acho que é isso) para poder carregar minha bateria ao mesmo tempo e quantidade de carga que ela é descarregada/utilizada. Sempre tive esta informação como sendo o ideal.

Agora, em se tratando de duas baterias, sempre tive a informação de que ligar em paralelo, eu estaria dobrando toda a "corrente" do carro e com isto, podendo queimar alguns componentes.
Ex: 2 baterias 12v = 24v;
Rádio = 12v irá receber 24v e com isto irá queimar.
Isto esta correto ou é a maior besteira do mundo ?

E em virtude da informação que tenho(descrita acima) sempre ouvi dizer para ligar as baterias em série, o que significaria tem "mais tempo" de energia, com a mesma corrente(12v) e com isto também podendo ligar mais equipamentos(guincho, frigobar portátel, compressor, DVD, playstation ou qualquer outra coisa que queira).
Detalhe, o alternador também deveria ser trocado, para poder ter mais capacidade de carregar as 2 baterias(mesmo em série).

Desculpe a pergunta em um estágio tão avançado da discussão, mas é que vi o tópico agora e fiquei mais perdido do que já era sobre o assunto.
No caso de estar viajando na maionese, não levem a mal também.

Valeu e abraços a todos

Alessandro Henrique
27/07/2006, 16:21
Flavio,
Eh muito comum a confusao entre A.h (ampere.hora) e A (ampere).
A unidade Ah refere-se a autonomia da bateria (acumulador) e A refere-se a intensidade de corrente eletrica em um dado momento.
De modo simplorio, se tivermos uma bateria de 45 Ah e se a mesma estiver alimentando uma carga que solicite 1 A, pode-se dizer que a bateria levara cerca de 45 horas para descarga completa, como podemos ter 500 A por cerca de 5,5 segundos. O exemplo citado eh apenas para o melhor entendimento, ja que na realidade o comportamento nao eh puramente linear.
O alternador menciona na placa de caracteristicas a corrente maxima que pode ser fornecida.
Outro erro comum e misturar tensao (volts) com corrente (ampere).
Com relacao as associacoes, em serie elevamos a tensao, porem a corrente maxima eh em funcao do limite do menor acumulador.
Em paralelo a corrente aumenta porem, a tensao continua a mesma.
Recomendo a leitura do topico deste o inicio para um melhor esclarecimento

Sds.

Wallace
28/07/2006, 14:48
Alessandro, são 5,5 minutos né e não 5,5 segundos.
A potencia do alternador em Amperes por incrivel que possa parecer não tem nada a ver com a bateria e seus A e Ah.
O ruim para a bateria é ser carregada rapidamente, o que um alternador potente pode fazer.
Assim não precisa de um alternador mais potente com duas bateria se não se importar em levar mais tempo para uma carga completa.

Alessandro Henrique
29/07/2006, 10:14
Alessandro, são 5,5 minutos né e não 5,5 segundos.:concordo: Bem observado Wallace, sao cerca de 5,5 minutos. Na correria me passei na unidade. :putz:

Sds.

ambinfo
01/08/2006, 10:58
Segue um link, não conheço marcas e modelos, este link é apenas para ilustrar.

http://www.jet.com.br/martinelli/prod_det.asp?IdProduto=92820

Tem foto e preço.

Abraços Du.

Pessoal, o SITE correto é:
http://www.martinellishop.com.br/produtos_descricao.asp?codigo_produto=3835

Wallace
01/08/2006, 17:35
Sem saber a capacidade dela não tem utilidade.

fpandur
01/08/2006, 21:09
Exatamente Wallace. Escrevi p/ uma outra loja que achei na NET questionando a corrente suportada por essa chave. Depois em outra loja ainda, achei uma chave idêntica fisicamente, mas de outra marca. Lá constava corrente suportada de 250A e picos de até 300 e poucos Amp. (não me recordo do valor preciso agora). Daí já descartei essa chave, pois eu queria algo em torno de 500 A, p/ suportar o guincho.

Quero instalar 2 baterias p/ dar maior autonomia e tranquilidade no uso do guincho. Vou acabar usando 2 chaves gerais, do tipo Caterpillar. Daí posso ligar uma delas ao circuito de carga, as 2 ou nenhuma. Pelo menos fico mais tranquilo, 500A cada chave. Já tenho uma p/ o guincho da Ospina, capacidade de 1000 A :twisted: Sei que é um exagero e que nunca essa corrente será alcançada, mas sempre tem a margem de segurança dos números informados pelo fabricante. Se essa de 1000A suportar 600A já me dou por satisfeito :mrgreen:

Wallace
02/08/2006, 10:38
Exatamente Wallace. Escrevi p/ uma outra loja que achei na NET questionando a corrente suportada por essa chave. Depois em outra loja ainda, achei uma chave idêntica fisicamente, mas de outra marca. Lá constava corrente suportada de 250A e picos de até 300 e poucos Amp. (não me recordo do valor preciso agora). Daí já descartei essa chave, pois eu queria algo em torno de 500 A, p/ suportar o guincho.

Quero instalar 2 baterias p/ dar maior autonomia e tranquilidade no uso do guincho. Vou acabar usando 2 chaves gerais, do tipo Caterpillar. Daí posso ligar uma delas ao circuito de carga, as 2 ou nenhuma. Pelo menos fico mais tranquilo, 500A cada chave. Já tenho uma p/ o guincho da Ospina, capacidade de 1000 A :twisted: Sei que é um exagero e que nunca essa corrente será alcançada, mas sempre tem a margem de segurança dos números informados pelo fabricante. Se essa de 1000A suportar 600A já me dou por satisfeito :mrgreen:Se for na saida da bateria acho a de 500 pouco, acho que no minimo 1.000 mesmo. Basta ver a CCA das sua baterias que deve ser proxima ou passar dos 500 A.

fpandur
02/08/2006, 10:45
Wallace, a bateria que uso tem 75 A/h com CCA de 950A :twisted:. E vou colocar mais uma dessas.
Mas a minha idéia é utilizar as 2 baterias em paralelo somente quando fôr usar o guincho. Daí com uma chave de 500A p/ cada bateria, eu teria uma corrente total possível de 1000A, o que dá conta tranquilo p/ o guincho.

braszil
19/10/2007, 18:03
Caros amigos do forum gostaria de saber se alguem tem um bom eletricista em Sao Paulo capital para parte eletrica do Nivinha. Lembro que nao gostaria de ter que vender o carro para pagar o serviço. É para um projeto de possivel troca de toda a parte eletrica do nivinha alem de instalar o sistema de duas baterias pois eu ja tenho o modulo em maos.
Abraços a todos

locomeubr
20/10/2007, 08:22
tenho poco conhecimento de eletrica...mais sei q vou por uma porrada de coisas 12v no meu jota...e depois de ler essas 10 paginas...só me confundi mais....rs sera q alguem pode dizer entao, finalmente...rs qual a melhor solução de duas baterias na viatura? agora nao lembro quem foi...mais li sobre uma bateria para todo o sistema do carro, e a outra o cara ia por só pro som e pra mais uma tomadas (acendedor de cigarro)...blz, é isso q quero...pois quero 2 baterias, uma para o carro e outra só pro meu "car-pc" e para luzes (q devem ser de led, baixo consumo) somente para situações de camping onde o motor esta desligado mais querendo manter uma fonte de luz e do pc q ira gerenciar som, filmes e tal....

uma pergunta...vi uns carregadores de bateria de emergencia...q sao ligados nos 12v do acendedor de cigarros...entao pensei aki (ja viu..fedeu a casa toda rs...) se eu tiver um carregador desses...quando o carro esta ligado, o carregador ligado na bateria principal (digo alimentação dele) e dando carga na segunda bateria...nao seria um sistema de duas baterias, sendo o alternador alimentando a principal q por sua vez vai alimentar a segunda atravez do carregador ligado no acendedor e nao vai descarregar a principal?? nao sei..viajando aki...quem sabe funfa! rs:pensativo::pensativo::pensativo:

neoti
20/10/2007, 10:42
tenho poco conhecimento de eletrica...mais sei q vou por uma porrada de coisas 12v no meu jota...e depois de ler essas 10 paginas...só me confundi mais....rs sera q alguem pode dizer entao, finalmente...rs qual a melhor solução de duas baterias na viatura? agora nao lembro quem foi...mais li sobre uma bateria para todo o sistema do carro, e a outra o cara ia por só pro som e pra mais uma tomadas (acendedor de cigarro)...blz, é isso q quero...pois quero 2 baterias, uma para o carro e outra só pro meu "car-pc" e para luzes (q devem ser de led, baixo consumo) somente para situações de camping onde o motor esta desligado mais querendo manter uma fonte de luz e do pc q ira gerenciar som, filmes e tal....

uma pergunta...vi uns carregadores de bateria de emergencia...q sao ligados nos 12v do acendedor de cigarros...entao pensei aki (ja viu..fedeu a casa toda rs...) se eu tiver um carregador desses...quando o carro esta ligado, o carregador ligado na bateria principal (digo alimentação dele) e dando carga na segunda bateria...nao seria um sistema de duas baterias, sendo o alternador alimentando a principal q por sua vez vai alimentar a segunda atravez do carregador ligado no acendedor e nao vai descarregar a principal?? nao sei..viajando aki...quem sabe funfa! rs:pensativo::pensativo::pensativo:

Caro amigo vc pode usar um sistemas com rele que com o carro ligado carrega as duas mas desligadoo usa so uma a que vc usa para os acessorios e a da partida fica carregada sem problemas.

locomeubr
20/10/2007, 12:41
neoti, isso eu sei...o que queria saber é se a minha solução funciona..rs..pq seria bem facil a instalação, carregaria as duas e com uma chave liga/desliga eu desligo e passo a usar a bateria somente...deixando a principal livre...

braszil
20/10/2007, 21:48
Isso, com este isolador voce carega ambas e idealmente usar uma bateria para o veiculo e outra para o guincho e acessorios.
Tem manual e posso ajudar também.
Neste preço é sem parcela e pagamento no pedido.
Se esperar chegar posso ver o preço, incluindo parcelado.


Concordo plenamente com o Wallace neste sentido, existem no mercado os isoladores de baterias que sao muito usados em motorhomes ou trailer com sao conhecidos aqui no Brasil e que por si so fazem o balanceamento da carga entre as baterias e o propietario descide o que vai ligar em cada uma delas. o que o isolador faz e distribuir a carga gerada pelo alternador garantindo que as baterias nao sobrecarreguem e que uma delas nunca fique mais ou menos carregada que a outra. Acredito que quando uma delas esta muito fraca o isolador utiliza a carga da outra para contrabalançar e dar carga suficiente para a partida do vehiculo. Se estiver errado por favor me corrijam. pois eu estou pesquisando sobre o assunto e achei o metodo do Wallace o mais adequado para nosso proposito.

Abraços a todos

josiel linx
03/02/2009, 20:27
Prezados, ressuscitando o tópico e desde já agradecendo pela ajuda:

tenho no camburão com motor Maxion S4T, duas baterias de 70 A ligadas em paralelo (12V, 140A) e um alternador de 55 A...
bom, tudo corria tranquilo até eu pendurar mais 4 faróis no para choque dianteiro e trocar a sub dimensionada caixa evaporadora traseira original por uma de 6 saídas!!
que beleza...clima de montanha o tempo todo!
Mas, coincidiu do alternador abrir o bico e na medição verificamos que ele está mandando insuficientes 11,9 volts...quando deveria mandar 13,5 ~ 14,0...

Tenho um alternador de Omega 140 A que pretendo colocar no lugar...

depois de ler o tópico chego as seguintes conclusões que submeto a apreciação dos amigos:

1) entre gastar de 80,00 a 120 pratas para consertar o alternador antigo, vou trocar a polia e adptar o novo!

2) Por ter sido projetado para trabalhar num motor a gasolina com muito mais RPMs, não usufruirei dos 140A prometidos, já que o velho S4T trabalha, na média , aos 1.800 ~ 2.000 RPMs

3) Isto é muito bom, já que não submeterei as baterias a "carga rápida"

4) Aplicando a complexa teoria do achomêtro, calculo que terei a disposição para recarregar as baterias uns 70~90 A

5) Pelo mesmo motivo do ítem 2, vou prolongar a vida útil do alternador já que será sub utilizado trabalhando nesta escala de RPM...imaginem um rolamento de altíssimo desempenho projetado para trabalhar a 5000 RPM trabalhando a 1.800...vai durar mais...assim como todos os componentes...

Bom, tudo abobrinha ou posso instalar o alternador de 140A ??

ah! não tem nenhum tipo de isolador ou chaves entre as baterias... tá assim ha quase 1 ano e meio e nunca deu problema...

Grande abraço

Thiago Pereira
03/02/2009, 20:47
Josiel,

Tudo vai depender da relação de transmissão entre a polia do motor e a polia do alternador.
Normalmente a rotação do alternador é maior que a do motor.

O ideal é verificar o diametro das polias originais do Omega e calcular a relação.

Abraço,
Thiago

josiel linx
03/02/2009, 21:02
Josiel,

Tudo vai depender da relação de transmissão entre a polia do motor e a polia do alternador.
Normalmente a rotação do alternador é maior que a do motor.

O ideal é verificar o diametro das polias originais do Omega e calcular a relação.

Abraço,
Thiago

As do alternador acho que se equivalem ou estão bem próximas...as do motor vou verificar...
Abcs

fhilipe
01/05/2009, 22:56
para deixar aqui um alo,

achei pesquizando na internet que existem bons diodos da marca semikron que "comem" só 0.3V e possuem modelos de alta amperagem.
ainda estou a procura deles porem acabo de me mudar para Florianopolis e não conheço nenhuma loja de eletronica por aqui (mesmo em lojas meio dificil de achar pelos relatos) e na internet só acho sites em ingles (que sou fraquissimo) então nem sei o modelo certo que tenho que comprar ainda, dependo da boa vontade de lojas e vendedores saber a amperagem dos diodos.
na minha tracker o alternador é de 70A então os diodos tem de ser no minimo de 70A, assim que achar e comprar posto os modelos existentes.
e com certeza sai mais barato que esses isoladores de R$400,00. (acho que esses comerciais prontos usam o mesmo principio de Diodos)

achei um link com os modelos com manuais.

http://www.chipsmen.com.br/index2.php?act=diodo

no meu caso o modelos SKN70 ja esta bom ... é para 70A

ojaneri
02/05/2009, 08:39
Acho que isso aqui resolve bem:

Dual Battery Isolator - 70A
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=290313167622&viewitem=

US$ 35,00 do produto + US$ 25,00 de frete para o Brasil.

fhilipe
02/05/2009, 14:54
uma boa opção mesmo, procurando valores pelos diodos estão caros ...
R$70,00 cada um, vale a pena comprar esse pronto mesmo.
(só n to conseguindo mais usar o paypal hheheh)

abraço.

Transtrailer
03/09/2009, 16:06
Edu, só a titulo de esclarecimento, quando falamos em descarga profunda se refere a uma descarga de até 10,50v, ou seja, não se pode ultrapassar 10,50 em qualquer tipo de bateria, se fizer isso voce estará assinando o atestado de obto da bateria, outra coisa, uma bateria automotiva conseguimos usar somente 30% da sua capacidade total pois é uma bateria projetada para ser usada com um alternado e se poder dar somente 10 descarga profunda até 10,50, já a bateria estacionária é uma bateria que foi projetada para uso em serviço, tem um aproveitamente de 80% da sua amperagem total e permite até 60 descargas profundas até 10,50, com tudo esta bateria não pode virar motor de arranque e nem dar grande solavancos, penso que para voces a melhor opção e a bateria optima Yelloow que é de 75Ah e aquivale a uma bateria de 150Ah automotiva, permite 360 descarga profundas em até 10,50v, 90% do aproveitamente total da bateria, tamanho menor e tem 1000Ah de partida fria para virar motor de arranque e é preparada para levar grande solavancos, ou seja, ela sozinha é capaz de ligar um motor diesel de caminhão 6cc.
Ass. André Pereira

Chiari
17/05/2010, 09:02
Sr.s, tópico é de fato engrandecedor, e fornece inúmeras opções e possibilidade de testes a serem realizados, porem no meio de todas essas informações estou tentando vislumbrar um solução prática e barata para implantar em nossas viaturas, ai vai:

Segundo os posts anteriores é consenso que podemos ligar duas baterias em paralelo, desde que quando o alternado parar de atuar as mesmas sejam desconectadas uma da outra.

Sendo assim o uso de um Rele entre as duas baterias e que se feche quando se aciona a chave do veículo e abra quando a mesma for desligada seria uma solução para o tema.

Agora vem minha dúvida, qual rele seria indicado para juntar duas baterias, por exemplo de 75A? Isso em um veículo com guincho de +ou- 10.000lbs.

Os reles que são utilizados em guinchos são suficientes?

Alem de falar de modelos podemos também falar em valores e revendedores.

Um abraço a todos.

Nava
17/05/2010, 14:07
Eu usei uma bateria de 80A comum e guincho Pitbull 12K. durou 3 meses a bateria. Uso pouco cabo no guincho e sempre com motor ligado e tracionando.
Comprei uma bosch silver 90A e ficou excelente. Toca o guincho muito bem, vira o motor com muita facilidade e paguei apenas 300 reais. Alternador original 80A.

Pesquisei bastante e nao vale a pena por duas baterias. Mais desvantagens do que vantagens. Se for para por diodo, duas baterias, rele etc e tal, o sistema começará a ter baixa confiabilidade e é tudo o que não precisamos no off-road. Tem de ser simples.

Tenho amigo usando 2 baterias e amigo usando uma unica, a vários anos, todo tipo de trilha, alternador original. E a diferença entre sistemas não compensa o investimento.

Sem duvida a bateria de gel é ótima mas 1000 reais dá para colocar uma bosch a cada ano...

luiz tecnico
04/03/2015, 21:21
qual diodo seria necessário para suprir uma carga de 150
amperes?
para eu pode colocar em uma adaptação em um ônibus?
muito bom sua ideia ajudou de +++++
mt obrigado