PDA

Ver Versão Completa : Peças Substitutivas - Vitara 97

nepomuk
25/10/2004, 08:31
Galera,
Ví no site Suzuki offroad aquela tabela de peças substitutivas que o Rafael Reis fez (muito boa por sinal), e tenho uma dúvida sobre as pastilhas de freio na qual ele fala que é adaptável do CORCEL II. Alguém já fez essa adaptação?, é simples?

Obrigado pela atenção!

Periquitooffroad
25/10/2004, 10:33
Na verdade a pastilha de corcel vai muito bem no 5D e no Samurai, como mostra o desenho http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5803

No 3P ou manda recondicionar ou compra novas da SIL que deve estar de 70 a 120reaus

Samurai_MOA
25/10/2004, 12:59
Na verdade a pastilha de corcel vai muito bem no 5D e no Samurai, como mostra o desenho http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5803

No 3P ou manda recondicionar ou compra novas da SIL que deve estar de 70 a 120reaus

Cuidado ao recondicionar peças de freio! :shock: Mesmo que confie na oficina, retorne um ou dois meses depois para checar o estado das pastilhas, verificar de o desgaste está regular, pode haver problemas com o mateial da pastilha ou até nas pinças e pistões (podem emperrar, peças para fazer limpeza e substituir os orings)...

Periquitooffroad
25/10/2004, 13:23
Cuidado ao recondicionar peças de freio! :shock: Mesmo que confie na oficina, retorne um ou dois meses depois para checar o estado das pastilhas, verificar de o desgaste está regular, pode haver problemas com o mateial da pastilha ou até nas pinças e pistões (podem emperrar, peças para fazer limpeza e substituir os orings)...

Que teria a ver pastilhas de freio recondicionadas com pinças e pistões :?:

Problemas da pastilha recondicionada.: :arrow:
Alem da cola Tem de ser cravejada em dois pontos depois ir a estura para perfeita secagem e cura da cola. Certifique-se que na recondicionadora tem estufa.
Na recondicionadora também tem de ter retífica da face da pastilha, assim a face fica plana assentando perfeitamente no disco.

Sem facear há assentamento irregular da pastilha ficando um espaço entre ela e o disco, o que permite entrada de areia e outras sujidades. Essas sujidades/areia encravam na pastilha e vão riscando o disco.

Já usei recondicionadas e não tive problema mas sou exigente em inspecionar as peças assim que recebo e devolvo se achar que não estão boas.

Agora, pastilha nova é pastilha nova, tendo facilidade em encontrar e comprar é lógico que só devemos colocar peças novas.

Samurai_MOA
25/10/2004, 13:49
Que teria a ver pastilhas de freio recondicionadas com pinças e pistões :?:

Os pistoes podem estar emperrados, por corrosão ou desgaste no oring, ou ainda ondulações na sede das pinças, isso pode causar desgaste irregular das pastilhas, mais do lado direito q do esquerdo e vice-versa, e para não associar isso as pastilhas recondicionadas no futuro, estou recomendado q se faça essa checagem hoje!

Já usei recondicionadas e não tive problema mas sou exigente em inspecionar as peças assim que recebo e devolvo se achar que não estão boas.

Essa é uma peça que soh apresenda, ou soh deve apresentar, desgaste com muito atrito, se vc consegue perceber isso no olho, sem ao menos instalar no veiculo e testar, parabens... :D :D :D

Periquitooffroad
25/10/2004, 21:58
Essa é uma peça que soh apresenda, ou soh deve apresentar, desgaste com muito atrito, se vc consegue perceber isso no olho, sem ao menos instalar no veiculo e testar, parabens... :D :D :D[/quote]

Opa! :shock: estamos falando de inspecionar face de pastilha plana e ai basta uma superfície plana para verificar. Se não estiver plano fica como uma cadeira manca e com uma régua vc também ve concavidade ou convexidade. Sabe como é que verifica se o cabeçote está empenado? 8)

:wink: Excelente a dica de olhar se os pistões estão voltando bem, para isto basta levantar as rodas, pisar no freio e soltar, depois girar manualmente a roda pra ver se estão liberadas. Se estiverem freadas é sinal de que ou o pistão está travando ou as mangueiras não dão retorrno ao óleo.

Rafael_Reis
26/10/2004, 00:26
Olha o meu santo nome ae!!!

Na minha opinião: JAMAIS RECONDICIONE PASTILHAS!!!

Independente do tipo de cola ou o escambau. É um risco absolutamente desnecessário e uma economia burra. Já vi esse tipo de "recondicionamento" soltar... Alem disso, elas sempre duram menos.
COmpre novas se puder ou entao adapte, mas JAMAIS recondicione.
Estou anexando um arquivo q dá a letra da adaptação de pastilhas para o vitara 3D.

Qualquer dúvida é só pedir!!! Pode-se fazer isso diretamente pelo e-mail do site: cabiro@suzukioffroad.com.br.

ABração,

MarcosAguiar
26/10/2004, 07:34
Hehehehehe!

Quanta discursão técnica! Putz :shock:

Cara, neste caso, que envolve a sua segurança concordo com o Rafael nada de "economia burra", compra pastilhas novas!

Deixa para economizar em outras coisas no seu carrão!

Abraços

Periquitooffroad
26/10/2004, 08:40
A diferença entre a Burrice e a Ignorância.

Ignorante é aquele que não conhece bem sobre determinado assunto e nem quer conhecer se algúem lhe explica, assim comete erros por ser Ignorante.
O Burro é aquele que por mais que se tente fazer conhecer não aprende.

Assim, é bom ter argumentos palpáveis antes de usar uma palavra tão infinita.

Rafael_Reis
26/10/2004, 09:08
Periquito, a minha intensão NÃO ERA te ofender... Me referia a economia e não a vc quanto usei o termo “economia burra”.
Ta escrito ECONOMIA BURRA e não PERIQUITO BURRO...
De mais a mais to relatando minha opinião baseada no Q VI ACONTECER, não no q acho ou me parece ser o melhor.
Ser contrariado, ou ter sua opiniao contestada faz parte do espirito do forum, nao podeos levar para o lado pessoal.
EU ACHO q em se tratando de seguranca, seria preciso ter o conhecimento para destinguir o recondicionamento mal feito do bem feito (supondo q ele exista). Tendo em vista q a maioria das pessoas nao tem esse conhecimento assim como eu, acho mais sensato recomendar q NAO seja utilizado.
Imagina se vc recomenda uma coisa dessas, o cara vai la, compra a errada e sofre um acidente? Temos q lembrar q existe uma certa RESPONSABILIDADE envolvida.

Abracao,

Periquitooffroad
26/10/2004, 10:17
Periquito, a minha intensão NÃO ERA te ofender...
Imagina se vc recomenda uma coisa dessas, o cara vai la, compra a errada e sofre um acidente? Temos q lembrar q existe uma certa RESPONSABILIDADE envolvida.
Abracao,

Vc está corretíssimo. Responsabilidade a toda prova. Mas indiquei acima como é um serviço bem feito de recondicionamento.
Pega o mapa e vê onde fica Ribeira do Pombal-Ba. Dá pra encontrar alguma peça de suzuki? sem falar que eu conto nos dedos os Suzukis daqui.

Samurai_MOA
26/10/2004, 10:48
:wink: Excelente a dica de olhar se os pistões estão voltando bem, para isto basta levantar as rodas, pisar no freio e soltar, depois girar manualmente a roda pra ver se estão liberadas. Se estiverem freadas é sinal de que ou o pistão está travando ou as mangueiras não dão retorrno ao óleo.

Essa medida soh faz manutenção corretiva... e a preventiva?
Não sai caro pedir para checar os pistoes durante a troca de pastilhas, mas vai do estilo de cada um... :wink:

Rafael_Reis
26/10/2004, 12:40
Vc está corretíssimo. Responsabilidade a toda prova. Mas indiquei acima como é um serviço bem feito de recondicionamento.
Pega o mapa e vê onde fica Ribeira do Pombal-Ba. Dá pra encontrar alguma peça de suzuki? sem falar que eu conto nos dedos os Suzukis daqui.

Entao... olha a dica do arquivo q anexei ai em cima q ate em Ribeira do Pombal vc acha pastilha fácil!!!

Abracao,

Periquitooffroad
26/10/2004, 12:42
Essa medida soh faz manutenção corretiva... e a preventiva?
Não sai caro pedir para checar os pistoes durante a troca de pastilhas, mas vai do estilo de cada um... :wink:

Vamos as definições.:

Corretiva - Manutenção efetuada assim que a peça ou equipamento quebra
Preventiva - Substituição da peça em um determinado período que afaste a possibilidade de quebra. A Limpeza periódica e Lubrificação também são preventivas
Preditiva - Inspeção periódica auxiliada ou não por equipamento de análise que identifica quando uma peça começa a entrar em risco de falha.
Lubrificação. Substituição periódica de lubrificantes de componentes rotativos sujeitos a desgaste por atrito. A lubrificação não deixa de ser uma preventiva com troca de componente.

Voltando as Pinças de freio de Zukis.
Só existe um pistão em cada roda dianteira e este é o que recebe a pressão hidráulica do pedal de freio. Não pode ser desmontado se não há em mãos reparos para substituir (o´ring e coifa). O fato é que o óleo de freio com o tempo permeia pelo o´ring e quando este é removido do pistão, INCHA e não cabe de volta. A coifa do pistão por estar resecada, parte ao ser removida e ai só nova. Quando o pistão de aço está travando, é sinal de oxidação/ferrugem. Uma lixadinha resolve mas ele oxidará novamente pois perdeu a camada de cromo e o certo seria trocá-lo por um novo ou mandar usinar um de inox, que no nosso caso sai bem mais barato.

Guias da pinça de freio, são duas por pinça e pode ser feita manutenção da seguinte forma.
Checar o estado e encaixe das coifas e passar vaselina no interno dos tubos guia.
Também é bom ter coifas novas em mãos para substituir caso necessário.
Se remover as coifas da guia também não conseguirá encaixar novamente pois geralmente se põe graxa que também permeia na boracha fazendo-a INCHAR.

Assim, concluindo essa caralhada de letras, Inspeção e para identificar início de falha e a única preventiva nos freios se resume a inspecionar e limpar sem desmontar e lubrificar os pinos guias.

Girar a roda é inspeção e se feita a periodos determinados pode ser vista como uma preditiva. Vai identificar início de travamento de pistão cuja manutenção preventiva denota troca de peças.

ojaneri
26/10/2004, 12:50
Ja tive problemas com pastilha recondicionada. Quase tive que trocar dois discos de R$ 1.800,00 cada.

Fuja deles.

Samurai_MOA
26/10/2004, 13:55
Voltando as Pinças de freio de Zukis.
Só existe um pistão em cada roda dianteira e este é o que recebe a pressão hidráulica do pedal de freio. Não pode ser desmontado se não há em mãos reparos para substituir (o´ring e coifa). O fato é que o óleo de freio com o tempo permeia pelo o´ring e quando este é removido do pistão, INCHA e não cabe de volta. A coifa do pistão por estar resecada, parte ao ser removida e ai só nova. Quando o pistão de aço está travando, é sinal de oxidação/ferrugem. Uma lixadinha resolve mas ele oxidará novamente pois perdeu a camada de cromo e o certo seria trocá-lo por um novo ou mandar usinar um de inox, que no nosso caso sai bem mais barato.

Guias da pinça de freio, são duas por pinça e pode ser feita manutenção da seguinte forma.
Checar o estado e encaixe das coifas e passar vaselina no interno dos tubos guia.
Também é bom ter coifas novas em mãos para substituir caso necessário.
Se remover as coifas da guia também não conseguirá encaixar novamente pois geralmente se põe graxa que também permeia na boracha fazendo-a INCHAR.

Bem, quanto ao guarda pó, eu uso os do corcel e os orings podem ser feitos sob medida em casas que fabricam juntas e retentores!
E mesmo que fosse comprar original, na autorizada um kit desse para uma roda sai por cerca de R$ 45,00. 8)
Não vejo essa dificuldade toda...

Soh tem q verificar as compatíveis com o sistema de freio do vitara!

Samurai_MOA
26/10/2004, 14:01
Ja tive problemas com pastilha recondicionada. Quase tive que trocar dois discos de R$ 1.800,00 cada.

Fuja deles.

Por falar nos discos do samuca alguém tem informações de algum compatível? Os meus soh aguentam mais uma troca de pastilhas, fica perigoso rodar assim... :?