Ver Versão Completa : Calibragem pneus para Vitara 3p com 225/75 r15
lmazzucatto
13/03/2009, 09:48
Pessoal,
muito se fala em calibragem ideal para oas nossas viaturas, mas eu acho que cada caso é um caso. Depende do uso, do tipo de pneu e o que se quer do carro ( um carro mais macio ou carro mais durinho)
Pois bem.
Eu estou usando no meu vitara pneus 225/75 r15 montados nas rodas de liga originais. O meu carro esta com o kit de 2" da RC4x4 e amortecedores de suprema na traseira.
Vamos lá: Eu uso sempre cerca de 32 lbs, mas ainda acho que posso diminuir.
Alguem tem sugestão quanto a calibragem ideal? Meu uso é 100% na cidade. O carro fica com minha esposa.
Abraços
Luis
cacanakagi
13/03/2009, 11:34
Pessoal,
muito se fala em calibragem ideal para oas nossas viaturas, mas eu acho que cada caso é um caso. Depende do uso, do tipo de pneu e o que se quer do carro ( um carro mais macio ou carro mais durinho)
Pois bem.
Eu estou usando no meu vitara pneus 225/75 r15 montados nas rodas de liga originais. O meu carro esta com o kit de 2" da RC4x4 e amortecedores de suprema na traseira.
Vamos lá: Eu uso sempre cerca de 32 lbs, mas ainda acho que posso diminuir.
Alguem tem sugestão quanto a calibragem ideal? Meu uso é 100% na cidade. O carro fica com minha esposa.
Abraços
Luis
Cara... Vou ser sincero... 32 libras é pra caminhonete que carrega peso... e que só o peso dela gira em torno de 1500 a 2000k.... O Vitara não tem muito mais que 1000kg e não carrega peso... Então como vc usa 225/75 pode por no máx. 22 libras que ele anda leve na estrada numa boa. O meu tá com 225/70 e coloco 22 ou 23libras pra rodar na estrada e 17 ou 18 pra fazer trilha...........
Pode usar isso tb q roda numa boa...................
RicardoM
13/03/2009, 12:35
Tem um adesivo na porta do carro onde o fabricante indica a utilização de 23 lbs. O carro fica muito mais confortável.
Abraços,
Ricardo Madureira
leo cabral
13/03/2009, 13:09
Mas o adesivo se destina aos pneus com metidas originais:concordo:
Andar com 32lbs é querer destruir a suspensão do carro e a coluna de quem dirige.:putz:
Siga o conselho do caca , nunca coloque além de 22lbs .:concordo:
MARCELO VITARA SUBMARINO
13/03/2009, 17:10
Cara... Vou ser sincero... 32 libras é pra caminhonete que carrega peso... e que só o peso dela gira em torno de 1500 a 2000k.... O Vitara não tem muito mais que 1000kg e não carrega peso... Então como vc usa 225/75 pode por no máx. 22 libras que ele anda leve na estrada numa boa. O meu tá com 225/70 e coloco 22 ou 23libras pra rodar na estrada e 17 ou 18 pra fazer trilha...........
Pode usar isso tb q roda numa boa...................
:concordo::concordo: 2X..........................
Wally BH
13/03/2009, 18:04
Como disseram os amigos, pode rodar com 22 libras no máximo. Roda macio e sem forçar o conjunto.
Lembrando das aulas de física, (lá em 19enão importa), área é inversamente proporcional a pressão, portanto mantendo-se as características normais do carro (peso) e aumentando a área (pneu maior) a pressão dos pneus tende a diminuir, ok? :concordo:
[ ] Wally
lmazzucatto
13/03/2009, 22:52
Obrigado amigos.
Amanha mesmo eu já vou no posto diminuir para no máximo 23 libras.
Posto as impressões assim que rodar com o carro.
Realmente ele ta pulando muito e dando uns soquinhos na suspensao. E creiam... quando li o lançe da coluna..... caiu como uma luva. Minha esposa reclama de dores a coluna...
Amanha posto as impressões
Abraços e obrigado a todos
cacanakagi
14/03/2009, 09:52
Como disseram os amigos, pode rodar com 22 libras no máximo. Roda macio e sem forçar o conjunto.
Lembrando das aulas de física, (lá em 19enão importa), área é inversamente proporcional a pressão, portanto mantendo-se as características normais do carro (peso) e aumentando a área (pneu maior) a pressão dos pneus tende a diminuir, ok? :concordo:
[ ] Wally
Claro Wally... Isso é uma lógica simples...
Mas supondo que pneus originais (ex. 195 ou 205/70) vc use 23 libras pra manter a estrutura dos pneus, podemos concluir que a cada medida maior (225/70 < 225/75) a pressão seja diminuida devido à sua estrutura mais reforçada e logicamente o tamanho maior. E como a força exercida sobre eles continua a mesma (peso do carro) a pressão pode ser diminuida sim... Por isso que pra fazer trilha eu uso 17 libras, mas na estarda ele já vai pesar um pouco. Dá até pra arriscar que com pneus 31 ou equivalente como um 255/75, dá pra se rodar com umas 19-20 libras na estrada sem pesar muito....
lmazzucatto
14/03/2009, 19:43
Pessoal,
coloquei hj as 23 libras recomandadas:)
é outro carro... bem mais macio, bem mais confortavel.
Em ondulações na rua nas quais ele pulava muito, agora nao pula mais:)
Valew moçada :)
Abraços a todos
Luis
Wally BH
14/03/2009, 23:38
Claro Wally... Isso é uma lógica simples...
Mas supondo que pneus originais (ex. 195 ou 205/70) vc use 23 libras pra manter a estrutura dos pneus, podemos concluir que a cada medida maior (225/70 < 225/75) a pressão seja diminuida devido à sua estrutura mais reforçada e logicamente o tamanho maior. E como a força exercida sobre eles continua a mesma (peso do carro) a pressão pode ser diminuida sim... Por isso que pra fazer trilha eu uso 17 libras, mas na estarda ele já vai pesar um pouco. Dá até pra arriscar que com pneus 31 ou equivalente como um 255/75, dá pra se rodar com umas 19-20 libras na estrada sem pesar muito....
É isso aí!!!:concordo::concordo:
Só tem que tomar cuidado nas trilhas que abaixo de 16 ou 17 libras, o risco de destalonar ou entrar terra no aro e esvaziar o pneu é grande.
Mas como regra geral, é isso aí: 17, 18 para trilhas; 22, 23 para asfalto.
[ ] Wally
[ ] Wally
Márcio Magalhães
15/03/2009, 03:05
Olá,
A calibragem é a mesma, independentemente do pneu utilizado. Se manda 23, coloque 23.
Mudar a calibragem só para fins específicos, como quando abaixamos para andar na lama, ou um pouco mais firme por poucos Km... e por aí vai.
[]´s,