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Ver Versão Completa : MOTOR GASOLINA X COMMON RAIL, semelhanças técnicas... conversão!



checker
12/03/2009, 09:41
Inicialmente peço desculpa por qualquer heresia técnica que possa surgir nas minhas palavras, pois não sou mecanico!:roll:


Tenho procurado uma opção 4x4 compacto, do naipe do Suzuki Gran Vitara Diesel. Mas de tão mal falado (quanto à luzinha do Check engine motor Peugeot, ou da pouca agilidade do Mazda) que passei a procurar uma outra opção mais em conta ($$$$).

As opções são carros grandes e caros (Hilux sw4, frontier, etc).

Conclusão! não existe no brasil similar ao Gran Vitara (tracker) Diesel.

O Gran Vitara Diesel existe no Chile, chama-se NOMADE, mas se chegar no brasil vai custar mais de R$100.000,00 ...:parede:

http://www.suzuki.cl/automovil/modelos/suv/grand-nomade/ (http://www.suzuki.cl/automovil/modelos/suv/grand-nomade/)

AQUI VAI UM SONHO QUE TIVE ESSA NOITE?

tenho visto na internet que o motor COMMON RAIL "parece" com o gasolina; alguns tem até duplo comando de valvulas, etc ... :roll: (será?)

PEÇO então aos Expertes desse Sensacional Forum que nos esclareçam se procede essas semelhanças .... :concordo:

ABRO O DEBATE:

É POSSÍVEL UMA CONVERSÃO DO MOTOR GASOLINA EM DIESEL COMMON RAIL???:pensativo::pensativo::pensativo:

(desculpas antecipadas por qualquer heresia às leis da Mecânica)

abraços! :grin:

cRiPpLe_rOoStEr
16/03/2009, 23:38
não é impossível converter um motor a gasolina para diesel... mas o injeção do diesel é feita quando o ar ja foi comprimido e inflama por conta do aumento de temperatura do ar...

checker
17/03/2009, 15:21
Caro Cripple,
pegando um gancho nas suas palavras... pelo que tenho visto, a grande charada do motor diesel mecânico é a sincronia perfeita da bomba com o momento certo de injeção. Logo, me parece, que essa sincronia, em uma conversão de gasolina para diesel mecânico, seria algo insano, pois a bomba deveria ser desenvolvida para o motor que se quer converter.:putz:Isso por que a sincronia é mecânica. (me corrijam se não for!)

Lado outro, no Common Rail essa sincronia é eletrônica!

No Common Rail existem tantos sensores quantos existem em um motor a gasolina com injeção eletrônica: Temperatura do ar; temperatura do motor; sensor do giro do motor; sensor de massa de ar; etc, etc...(quanto a sonda Lambda eu não sei se no Common rail tem...)

Em tese, repito, em tese... um motor a gasolina, se possível for a conversão para Common Rail, usaria dos aparatos (sensores) já existentes no motor, e, far-se-ia a adaptação para a Central Eletrônica de Comando.

Do mais (em tese), seria adaptações mecânicas para o bico injetor do Common Rail, que poderia utilizar-se (por exemplo) do furo da vela... (será????):pensativo::pensativo::pensativo:


segue a debate... :dance::dance: :concordo:

cRiPpLe_rOoStEr
17/03/2009, 19:59
Do mais (em tese), seria adaptações mecânicas para o bico injetor do Common Rail, que poderia utilizar-se (por exemplo) do furo da vela... (será????):pensativo::pensativo::pensativo:

não seria a melhor ideia usar o furo da vela como porta-injetor pq precisaria da válvula para controlar a entrada da mistura ar/combustível na câmara... recomendo que pesquise no google sobre eduardo barreiros, engenheiro espanhol que, apesar de ter falecido a 17 anos, é até hoje considerado uma referência em motores a diesel, e que desde a época em que trabalhava como mecânico na empresa de ônibus do pai ja convertia motores a gasolina para diesel...

leo cabral
17/03/2009, 20:45
muita calma ai...


motor de ciclo de otto é uma coisa motor diesel é outra completamente diferente

Um bloco de um motor a gasolina não resistiria a pressão de uma bomba de diesel

são conceitos de concepção de motor completamente diferentes

se quer economia em um motor a gasolina tente o gvn ou o uso de álcool.:concordo:

checker
18/03/2009, 11:45
Prezados,

muito interessante esse EDUARDO BARREIROS...

http://es.wikipedia.org/wiki/Barreiros_(industria)#1954-1962:_Barreiros_Di.C3.A9sel_S.A.


Ele em 1952 registrou o nome BARREIROS DIESEL com o propósito de utilizar veiculos da 2ª guerra à gasolina transformando-os em Diesel, veja o texto:

"A continuación, se procedió a registrar una marca para la actividad específica de latranformación de motores gasolina en diesel. El 6 de diciembre de 1952, Eduardo Barrerios Rodríguez, residente en Orense, solicita registrar la marca "Barreiros Diesel", con un tipo de letra que será popular en España durante dos decenios, vinculada a los "motores de
explosión y de combustión interna, así como sus piezas y accesorios". La idea del nombre de "Barreiros Diesel" salió de Orense, de la misma cabeza y las mismas manos que transformaban en un taller los motores de gasolina en diesel".(1)

Dizia ele que havia uma fartura de veículos superdimencionados (a gasolina) utilizados na guerra que poderiam ser convertidos em Diesel...

Lado outro, é sabido que oportunidades surgem para os curiosos e corajosos, que ousam enfrentar desafios aparentemente insolúveis, que ao final renderam bons frutos. $$$$:-P:-P:-P

e ainda, em que pese a boa lembrança do gás natural, temos diversos inconvenientes: o enorme cilindro, peso, fim do porta malas, dificuldade de abastencimento no interior e até nas grandes cidades (não é qq posto que tem o GNV).

:concordo: muito interessante a discussão...

isso poderia até virar uma monografia para os acadêmicos em mecânica!!! quem sabe?!

a questão colocada a estudo? "é viável converter motores a gasolina em diesel?"

vale frizar, que se for possível, e alguém desenvolver algum método, havendo procura, poderia ser um bom negócio, $$$$$, :dance::dance::dance:e, a tendência seria, já em escala comercial, do preço final ficar atraente.

SEGUE O DEBATE! TODA INFORMAÇÃO, CRITICA E AJUDA são bem vindas!

(1) http://www.unizar.es/eueez/cahe/garciaruizsantos.pdf

abs

checker
18/03/2009, 12:02
Em tempo,

vale lembrar que viaturas espetaculares, mais antigas, e a gasolina, tem um preço bem acessível, pelo simples fato de consumirem muiiiito... ex.:

Pajero, Dakota, Hilux, jeep...

caminhonetes tem espaço para GNV, mas, e a pajerinho (3 portas) 3000 ou 3500? Jeep Wrangler 4.0? NÃO HA ESPAÇO!!!

valewww!!:mrgreen:

cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 10:06
houve uma época em que era relativamente comum conversões clandestinas de motores de fiat 147, opala 4 cilindros e veraneio com motor 265 para diesel...

Afonso Carlos
06/04/2009, 22:14
OK a convite do criador do Post, vou dar minha singela opnião baseada em algumas experiencias que conheci.

É possivel a conversão de motor Otto para diesel ?: Sim é possivel.

É viavel: Não

Motores Otto trabalham com taxa de compressão bem inferiores as taxas diesel, sua construção fisica não é robusta o suficiente para as cargas geradas em um motor diesel, o rendimento ficara bem distante de um progeto genuinamente Diesel pois seus componentes dinãmicos náo foram projetados para tal funcionamento.

Resumidamente: Até funciona, mas com alto consumo de combustivel, pouca durabilidade e um alto investimento relacionado ao custo beneficio.


Já o inverso é largamente utilizado em empresas especialmente as ligadas a fabricação de alcool, projeto genuinamente Brasileiro e desenvolvido por meu Sogro a mais de 20 anos, que continua evoluindo.

Resumidamente: Começou na usina Zillo Lorenzenti como experimento particular de meu sogro, em caminhões Scania 12 litros, Foi um sucesso o motor ficou perfeito e foi integrado a frota para mais testes, porem o alcool era injetado da mesma forma que o diesel, para tanto era nescessário um aditivo altamente toxico para a lubrificação da bomba injetora, o que inviabilizava seu uso em frotas, pois o risco era muito grande no caso de um acidente.

Em virtude deste problema, esses motores foram utilizados largamente como estacionários.

Mais tarde porem, veio a eletronica e hoje meu sogro converte muitos motores Diesel em Flex, ou seja Ciclo Otto e Diesel, onde o combustivel alternativo não entra mais em contato com o sistema de injeção diesel, pois tem seu proprio sistema de injeção.

Só para quantificar um pouco, somente no nordeste este ano, foram convertidos 120 caminhões variados, que trabalham em usinas na safra de cana.

Obviamente essa tecnogia está distante de nós, mas logo desfrutaremos dela, pois a Boch demonstrou enorme interesse e consolidou uma parceria.



Abração.

Kim
06/04/2009, 22:30
Caro Afonso!

Lendo seu texto, me recordei do que escreveu sobre a primeira conversão.

Quando eu erá pequeno (cheguei a ver um num ferro velho), existia o tal do "misto quente", já ouviu falar deste motor?

Era um gm 6 cil, que se colocava o cabeçote do MB 1111, com sua bomba injetora.

Cara, vazava, fumaceava e não rendia, mais para o pessoal das C14, até que ia bem...

Sobre a segunda conversão, meu sogro tem um Valmet, ano 84, modelo 88, com motor MWM 229, que originalmente éra a álcool.
Tinha duas B.I. boch, sendo uma para álcool, e outra para diesel (partida a frio)

Então na primeira partida do dia, fazia a diesel, depois afogava esta e trabalhava com álcool, normalmente.

Hoje, roda com diesel, foi retirado a B.I. que trabalhava com correia dentada.

Nessa época, haviam muitos tratores a álccol na minha região, e a minha família tinha posto de gasolia, então vendíamos caixas fechadas de prooal da Bardhal, pois segundo o pessoal, assim não travava os bicos e bomba durava mais.

Meu sogro não lembra a media do trator.

Abraços.

Kim.

Afonso Carlos
06/04/2009, 22:39
Caro Afonso!

Lendo seu texto, me recordei do que escreveu sobre a primeira conversão.

Quando eu erá pequeno (cheguei a ver um num ferro velho), existia o tal do "misto quente", já ouviu falar deste motor?

Era um gm 6 cil, que se colocava o cabeçote do MB 1111, com sua bomba injetora.

Cara, vazava, fumaceava e não rendia, mais para o pessoal das C14, até que ia bem...

Sobre a segunda conversão, meu sogro tem um Valmet, ano 84, modelo 88, com motor MWM 229, que originalmente éra a álcool.
Tinha duas B.I. boch, sendo uma para álcool, e outra para diesel (partida a frio)

Então na primeira partida do dia, fazia a diesel, depois afogava esta e trabalhava com álcool, normalmente.

Hoje, roda com diesel, foi retirado a B.I. que trabalhava com correia dentada.

Nessa época, haviam muitos tratores a álccol na minha região, e a minha família tinha posto de gasolia, então vendíamos caixas fechadas de prooal da Bardhal, pois segundo o pessoal, assim não travava os bicos e bomba durava mais.

Meu sogro não lembra a media do trator.

Abraços.

Kim.


OK Grande Kim é isso ai veio, conheço sim o misto quente, pra te falar a verdade tenho um lixo desse jogado num canto, kakakakakakakakakaa.

Da hora veio, muito bacana esse lance do trator do seu sogro, nunca tinha ouvida falar disso fora meu sogro.


Abração.

Kim
06/04/2009, 22:46
Grande Afonso!

Se quiser, posso fotografar ele no domingo...

Ainda tem umas letras do antigo adesivo "álcool"...

Sobre o misto quente, tava pensando em fazer no meu ex-4.1 para ficar no engesa...

...já era da sucam mesmo...

Afonso Carlos
06/04/2009, 22:56
OK, veio esquece isso, é gastar vela bom com defunto ruim.


Abração.

cRiPpLe_rOoStEr
08/04/2009, 00:31
Motores Otto trabalham com taxa de compressão bem inferiores as taxas diesel, sua construção fisica não é robusta o suficiente para as cargas geradas em um motor diesel, o rendimento ficara bem distante de um progeto genuinamente Diesel pois seus componentes dinãmicos náo foram projetados para tal funcionamento.

Já o inverso é largamente utilizado em empresas especialmente as ligadas a fabricação de alcool, projeto genuinamente Brasileiro e desenvolvido por meu Sogro a mais de 20 anos, que continua evoluindo.

Resumidamente: Começou na usina Zillo Lorenzenti como experimento particular de meu sogro, em caminhões Scania 12 litros, Foi um sucesso o motor ficou perfeito e foi integrado a frota para mais testes, porem o alcool era injetado da mesma forma que o diesel, para tanto era nescessário um aditivo altamente toxico para a lubrificação da bomba injetora, o que inviabilizava seu uso em frotas, pois o risco era muito grande no caso de um acidente.

Mais tarde porem, veio a eletronica e hoje meu sogro converte muitos motores Diesel em Flex, ou seja Ciclo Otto e Diesel, onde o combustivel alternativo não entra mais em contato com o sistema de injeção diesel, pois tem seu proprio sistema de injeção.

Obviamente essa tecnogia está distante de nós, mas logo desfrutaremos dela, pois a Boch demonstrou enorme interesse e consolidou uma parceria.

será que esse aditivo poderia ser substituido por óleo de mamona? quanto ao sistema flex, serviria bem para a mahindra utilizar no xylo, crossover/minivan que por ser 4x2 não pode rodar com diesel no brasil, então está sendo preparado um motor flex em parceria com a mwm... será que em breve surgirá um motor movido a álcool, gasolina e diesel de fabricação nacional???:pensativo:

cRiPpLe_rOoStEr
08/04/2009, 00:35
meu sogro tem um Valmet, ano 84, modelo 88, com motor MWM 229, que originalmente éra a álcool.
Tinha duas B.I. boch, sendo uma para álcool, e outra para diesel (partida a frio)

Então na primeira partida do dia, fazia a diesel, depois afogava esta e trabalhava com álcool, normalmente.

Hoje, roda com diesel, foi retirado a B.I. que trabalhava com correia dentada.

será que um sistema de partida a frio com velas de pré-aquecimento não poderia servir bem a um motor de ignição por compressão movido somente a álcool?

cRiPpLe_rOoStEr
08/04/2009, 00:37
aqueles ônibus a álcool da scania ainda usam um aditivo importado que serve para facilitar a ignição... será que não dava para dispensar esse aditivo, afonso carlos?

Afonso Carlos
08/04/2009, 12:25
será que esse aditivo poderia ser substituido por óleo de mamona? quanto ao sistema flex, serviria bem para a mahindra utilizar no xylo, crossover/minivan que por ser 4x2 não pode rodar com diesel no brasil, então está sendo preparado um motor flex em parceria com a mwm... será que em breve surgirá um motor movido a álcool, gasolina e diesel de fabricação nacional???:pensativo:


OK Veio não sei se pode ser usado a mamona no lugar do aditivo, porém acho que essa questão hoje já foi encerrada, pois a eletronica facilitou tudo.


Abração.

Afonso Carlos
08/04/2009, 12:26
aqueles ônibus a álcool da scania ainda usam um aditivo importado que serve para facilitar a ignição... será que não dava para dispensar esse aditivo, afonso carlos?


OK, sim com certeza!!! Hoje com o sistema que meu sogro utiliza é seguramente possivel.

Abração.

cRiPpLe_rOoStEr
14/04/2009, 17:35
OK Veio não sei se pode ser usado a mamona no lugar do aditivo, porém acho que essa questão hoje já foi encerrada, pois a eletronica facilitou tudo.

alguns modelos como a ford f350 e a f4000 ainda usam bomba injetora (motor cummins euromec), além de tratores e barcos...

Elmer_Jeep
20/05/2009, 12:43
Jornal O Estado de S. Paulo

10/9/2008 - Indústria desenvolve motor flex para trator

Um motor flex para tratores, movido a álcool e diesel. A novidade, ainda em fase de desenvolvimento, foi apresentada durante a Expointer 2008, que terminou no domingo, em Esteio (RS), e chamou a atenção dos visitantes. O projeto é uma parceria entre a Massey Ferguson, MWM International e Delphi. O motor biocombusível ainda não está em produção comercial.

Os resultados iniciais, conforme os parceiros, indicam até 60% de substituição do diesel pelo etanol com mesmo desempenho do motor e economia de até 25% em gastos com combustível, dependendo do preço. O objetivo do projeto, a princípio, é atender a segmentos específicos de mercado, como usinas e produtores de álcool, que já utilizam tratores a diesel.

A pesquisa partiu de um motor a diesel, utilizando uma combinação de etanol e diesel como combustível, mantidos em dois tanques distintos. As proporções são variáveis conforme a exigência sobre o propulsor. Nos momentos de maior exigência de força, a proporção de etanol aumenta e a de diesel diminui, o que possibilita no trabalho mais forte atender o consumo com uma quantidade maior do combustível mais barato, o etanol. No tanque de diesel também é possível usar o biodiesel.

Nosso objetivo é investir em novas tecnologias e buscar soluções que satisfaçam aos clientes, diz o gerente de Desenvolvimento do Produto da MWM International, Guilherme Ebeling. Os tratores biocombustível darão aos usineiros e produtores maior independência e flexibilidade em relação à escolha do combustível utilizado, além de uma considerável redução de custo, complementa o gerente de Projetos Especiais da Delphi, Vicente Pimenta. Com essa parceria, estamos aptos a fornecer o que o cliente precisa, buscando novas tecnologias e soluções que tragam importantes vantagens ao setor, considerando aspectos ambientais e econômicos, diz o diretor de Marketing da Massey Ferguson, Fábio Piltcher.

fonte: http://www.mwm.com.br/default.asp?su=7&pa=detalhes&id=144

cRiPpLe_rOoStEr
21/05/2009, 00:28
Jornal O Estado de S. Paulo

10/9/2008 - Indústria desenvolve motor flex para trator

Um motor flex para tratores, movido a álcool e diesel. A novidade, ainda em fase de desenvolvimento, foi apresentada durante a Expointer 2008, que terminou no domingo, em Esteio (RS), e chamou a atenção dos visitantes. O projeto é uma parceria entre a Massey Ferguson, MWM International e Delphi. O motor biocombusível ainda não está em produção comercial.

Os resultados iniciais, conforme os parceiros, indicam até 60% de substituição do diesel pelo etanol com mesmo desempenho do motor e economia de até 25% em gastos com combustível, dependendo do preço. O objetivo do projeto, a princípio, é atender a segmentos específicos de mercado, como usinas e produtores de álcool, que já utilizam tratores a diesel.

A pesquisa partiu de um motor a diesel, utilizando uma combinação de etanol e diesel como combustível, mantidos em dois tanques distintos. As proporções são variáveis conforme a exigência sobre o propulsor. Nos momentos de maior exigência de força, a proporção de etanol aumenta e a de diesel diminui, o que possibilita no trabalho mais forte atender o consumo com uma quantidade maior do combustível mais barato, o etanol. No tanque de diesel também é possível usar o biodiesel.


será que ja testaram com 100% de etanol?

cRiPpLe_rOoStEr
12/07/2009, 17:13
checker, kim e afonso, alguma novidade? meu tio quer adaptar motor a diesel numa minivan importada que ele comprou a algum tempo e que por falta de peças está parada, mas para facilitar a homologação eu e ele chegamos à conclusão que é mais fácil tentar homologar como tendo sido convertida para álcool, aí eu lembrei do sistema do sogro do afonso carlos... estamos cogitando o uso do motor mwm sprint 2.8 com gerenciamento mecânico...

checker
17/07/2009, 17:11
checker, kim e afonso, alguma novidade? meu tio quer adaptar motor a diesel numa minivan importada que ele comprou a algum tempo e que por falta de peças está parada, mas para facilitar a homologação eu e ele chegamos à conclusão que é mais fácil tentar homologar como tendo sido convertida para álcool, aí eu lembrei do sistema do sogro do afonso carlos... estamos cogitando o uso do motor mwm sprint 2.8 com gerenciamento mecânico...


Prezados!
muito interessante o caminho que o post tomou.

Lado outro, me convenci que a melhor opção é futuramente contratar o Afonso Carlos para colocar um MWM na minha Pajerinha v6 3000 2 portas...

E ai Afonso, ja chegaram as novidades quentissimas?

Hoje minha duvida é qual conjunto de coroa e pinhão usar na Pajero nos diferenciais para compensar o baixo giro do Motor diesel.

Pelo que li no forum, a relação do diferencial da pajero é 4,875, ou seja, 39x8 dentes na coroa e pinhão (a cada 4,875 giros do cardã, temos 1 giro completo da roda, é isso mesmo?)

Penso que algo pouco abaixo de de 4.00 de relação do DIF. seria suficiente, o que Voces Acham? :pensativo:

grande abraço a todos!!:concordo:

Checker!!

Afonso Carlos
20/07/2009, 12:35
checker, kim e afonso, alguma novidade? meu tio quer adaptar motor a diesel numa minivan importada que ele comprou a algum tempo e que por falta de peças está parada, mas para facilitar a homologação eu e ele chegamos à conclusão que é mais fácil tentar homologar como tendo sido convertida para álcool, aí eu lembrei do sistema do sogro do afonso carlos... estamos cogitando o uso do motor mwm sprint 2.8 com gerenciamento mecânico...

OK.

Veio uma empreitada desta tem que valer mais o gosto, pois o investimento é impraticavel comercialmente!


Abração.

Afonso Carlos
20/07/2009, 12:37
Prezados!
muito interessante o caminho que o post tomou.

Lado outro, me convenci que a melhor opção é futuramente contratar o Afonso Carlos para colocar um MWM na minha Pajerinha v6 3000 2 portas...

E ai Afonso, ja chegaram as novidades quentissimas?

Hoje minha duvida é qual conjunto de coroa e pinhão usar na Pajero nos diferenciais para compensar o baixo giro do Motor diesel.

Pelo que li no forum, a relação do diferencial da pajero é 4,875, ou seja, 39x8 dentes na coroa e pinhão (a cada 4,875 giros do cardã, temos 1 giro completo da roda, é isso mesmo?)

Penso que algo pouco abaixo de de 4.00 de relação do DIF. seria suficiente, o que Voces Acham? :pensativo:

grande abraço a todos!!:concordo:

Checker!!


OK, nenhuma novidade ainda, estamos trabalhando, porem já saimos dos desenhos e já estamos nos moldes!

Dif Pagero: Pneus 33 kakakakaka



Abração.

cRiPpLe_rOoStEr
20/07/2009, 22:52
Veio uma empreitada desta tem que valer mais o gosto, pois o investimento é impraticavel comercialmente!

vale a pena gastar para manter uma dessas rodando pq é mto confortável, e o meu tio tem pena de se desfazer dela... a do meu tio ficou com o câmbio automático original moído, então ele fez uma adaptação com o câmbio manual do astra, mas ainda não acertou o balanceamento do volante do motor (o mesmo do omega australiano)... aí pensou em adaptar um a diesel... ficou interessado num 2.0 dti do astra de exportação (a euro-spec usava o 1.9td da peugeot), mas pelo porte da minivan é melhor o mwm... aí como o teu sogro ja tem alguma experiência nesse assunto seria bom receber uma orientação dele para não correr risco de fazer m3rd4... a propósito: nunca pensou em vender na tua loja uns kits de adaptação para motores a diesel tb poderem queimar álcool? facilitaria bastante a aprovação na inspeção veicular...

Afonso Carlos
21/07/2009, 15:15
vale a pena gastar para manter uma dessas rodando pq é mto confortável, e o meu tio tem pena de se desfazer dela... a do meu tio ficou com o câmbio automático original moído, então ele fez uma adaptação com o câmbio manual do astra, mas ainda não acertou o balanceamento do volante do motor (o mesmo do omega australiano)... aí pensou em adaptar um a diesel... ficou interessado num 2.0 dti do astra de exportação (a euro-spec usava o 1.9td da peugeot), mas pelo porte da minivan é melhor o mwm... aí como o teu sogro ja tem alguma experiência nesse assunto seria bom receber uma orientação dele para não correr risco de fazer m3rd4... a propósito: nunca pensou em vender na tua loja uns kits de adaptação para motores a diesel tb poderem queimar álcool? facilitaria bastante a aprovação na inspeção veicular...


OK, momento não tenho intere-se na comercialização deste produto simplesmente pelo valor investido, para ter ideia num caminhão 6 cilindros o investimento fica na casa dos R$ 20.000,00 para usina compensa pois alem de produzir alcool ainda recebe creditos de carbono, mas para nós mortais, ainda é um panoroma distante!


Abração.

cRiPpLe_rOoStEr
22/07/2009, 18:45
para ter ideia num caminhão 6 cilindros o investimento fica na casa dos R$ 20.000,00

mas isso com gerenciamento mecânico ou eletrônico? a propósito: desse jeito vai ser mais fácil misturar álcool com óleo de mamona e jogar no tanque sem maiores cerimônias.........:pipoca:

Kim
22/07/2009, 22:39
Opa pessoal!

Acho que havia prometido fotos de um trator com motor MWM 229, mais a àlcool.
Na primeira foto, a lata onde estava adesivado "ÁLCOOL".
2ª onde era o tanque a diesel;
3ª polia dentada, para a 2ª bomba injetora
4ª onde ficava a BI para diesel e
5ª BI hoje a diesel, mais esta é que funcionava com álcool.

Os bicos também foram trocados, meu sogro não soube me explicar o que foi feito.

cRiPpLe_rOoStEr
22/07/2009, 22:43
Opa pessoal!

Acho que havia prometido fotos de um trator com motor MWM 229, mais a àlcool.
Na primeira foto, a lata onde estava adesivado "ÁLCOOL".
2ª onde era o tanque a diesel;
3ª polia dentada, para a 2ª bomba injetora
4ª onde ficava a BI para diesel e
5ª BI hoje a diesel, mais esta é que funcionava com álcool.

Os bicos também foram trocados, meu sogro não soube me explicar o que foi feito.

é mto difícil fazer ele voltar a ser "flex"? o que teria que ser feito? ou será que é possível fazer ele rodar com álcool sem modificar nada?

Kim
22/07/2009, 22:47
Para colocar álcool, é sói recolocar a BI para partida a frio (diesel) e os bicos.
Abastecer com álcool e está pronto.
O motor é o mesmo internenamente.

Abraços.

Kim.

cRiPpLe_rOoStEr
22/07/2009, 23:18
Para colocar álcool, é sói recolocar a BI para partida a frio (diesel) e os bicos.
Abastecer com álcool e está pronto.
O motor é o mesmo internenamente.

só mais uma dúvida: cada cilindro fica com 1 bico para álcool e 1 para diesel???:pensativo:

cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 05:45
uma coisa que eu pensei agora: será que um motor diesel 2t precisaria usar diesel na partida a frio se rodasse com álcool e óleo de mamona???

Flávio Cadore
26/07/2009, 17:29
Pessoal, ulguns esclarecimentos do que eu ví das novidades do motor flex a diesel e álcool.

Primeiramente: lá por 1987, 1988 a Massey Ferguson lançou um trator a álcool com o mesmo motor diesel e mesma caixa de marchas/diferencial mas ele usava vela de ignição. O segredo era usar somente o governador da bonba injetora para regular a entrada de álcool e segurar a rotação perto dos 2.600 rpm pois usava a mesma caixa do trator com motor diesel. O álcool não agüênta a compressão do motor a diesel vai dar batida de pino, o que destrói o motor.

Já hoje em dia com o uso da eletrônica se consegue usar os dois combustíveis ao mesmo tempo, em tanques separados. Estão pesquisando o uso da tal "vela líquida", já que o álcool não funciona legal com o esquema do aquecimento do ar pela compressão estão mantendo uma injeção de diesel justamente para inflamar o álcool que foi injetado. A proporção ideal vai ser determinada pelas pesquisas.

Flávio Cadore
27/07/2009, 19:39
Eu peço desculpas porque me confundi com os combustíveis, o motor a diesel que usa a "vela líquida" usa o gás natural como combustível e não o álcool como eu disse.
Mas o problema permanesse com os dois combustíveis, que é a dificuldade de inflamar somente com a temperatura do ar que foi comprimido. :mrgreen:

cRiPpLe_rOoStEr
28/07/2009, 19:43
Eu peço desculpas porque me confundi com os combustíveis, o motor a diesel que usa a "vela líquida" usa o gás natural como combustível e não o álcool como eu disse.
Mas o problema permanesse com os dois combustíveis, que é a dificuldade de inflamar somente com a temperatura do ar que foi comprimido. :mrgreen:

é o esquema da versão tailandesa da chevrolet colorado, e do sistema flex dg da bosch, que mistura uma pequena porção de diesel com gás...

rsguerreiro1974
13/08/2009, 13:10
Caros Amigos ,

Os caminhoes REO M35A2 6x6 americanos usavam um motor multicombustivel diesel/gasolina.

"Continental Motors,Hercules, or White. It is an in-line 6 cylinder, turbocharged multifuel engine, 478 cubic inches, with 134 bhp (100 kW) and 330 lb·ft (447 N·m) of torque (http://en.wikipedia.org/wiki/Torque)."

http://en.wikipedia.org/wiki/M35_2-1/2_ton_cargo_truck (http://en.wikipedia.org/wiki/M35_2-1/2_ton_cargo_truck)

mais informacoes sobre assunto diesel / gasolina atuais:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u440206.shtml (http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u440206.shtml)
http://www.protefer.com/noticias.php?ver=837 (http://www.protefer.com/noticias.php?ver=837)
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1700724-2627,00.html (http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1700724-2627,00.html)

cRiPpLe_rOoStEr
21/08/2009, 21:28
Caros Amigos ,

Os caminhoes REO M35A2 6x6 americanos usavam um motor multicombustivel diesel/gasolina.

"Continental Motors,Hercules, or White. It is an in-line 6 cylinder, turbocharged multifuel engine, 478 cubic inches, with 134 bhp (100 kW) and 330 lb·ft (447 N·m) of torque (http://en.wikipedia.org/wiki/Torque)."

[/URL]http://en.wikipedia.org/wiki/M35_2-1/2_ton_cargo_truck (http://en.wikipedia.org/wiki/M35_2-1/2_ton_cargo_truck)

mais informacoes sobre assunto diesel / gasolina atuais:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u440206.shtml (http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u440206.shtml)
http://www.protefer.com/noticias.php?ver=837 (http://www.protefer.com/noticias.php?ver=837)
[url]http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1700724-2627,00.html (http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1700724-2627,00.html)

valeu pela contribuição... a propósito: como lembrou o afonso carlos, ao se usar combustíveis diferentes do diesel, mais secos, se deve prestar atenção com a lubrificação da bomba injetora...

sitioband
18/06/2010, 09:38
Só para acrescentar à excelente discussão, ainda existe a conversão de motores de ciclo Diesel para ciclo misto com GNV ou "ottolização" parcial. Neste caso um motor diesel recebe ar e gás na mistura e uma pequena quantidade de diesel é injetado para detonar sob pressão e funcionar como a "centelha" da vela. Essa alternativa foi bastante cogitada para competir com a conversão total de diesel para gás.

http://www2.petrobras.com.br/minisite/premiotecnologia/pdf/TecnologiaGas_GasNatural_Motores.pdf