Conectar

Ver Versão Completa : Colocando AP na Sportage

Marcos Vaz
12/03/2009, 08:35
Olá Amigos,
Iniciei à uma semana um processo longo e arriscado na minha Sport.
Estou instalando um motor AP 1.8 nela, com um detalhe, não vou utilizar injeção, vou carburar.
Aqui em Belém é muito difíssil peças para este carro, então resolvi colocar um motor nacional, onde posso conseguir peças em qualquer lugar e por um preço muito mais em conta.
Assim que o processo estiver concluido, vou postar as fotos aqui e explicar alguns detalhes pra vocês.
Perguntas serão respondidas com o maior prazer.

Grande abraço,

Marcos Vaz
12/03/2009, 08:38
Esqueci de falar que estou colocando à venda algumas peças da Sport como:

Módulo eletrônico
Senssor de rotação
Bicos
Flauta de injeção

Abraços

RILDO FILHO
12/03/2009, 10:36
Marcos, bom dia.

Estes bicos que você tem são originais, o jogo esta completo?

Rildo Filho

Esqueci de falar que estou colocando à venda algumas peças da Sport como:

Módulo eletrônico
Senssor de rotação
Bicos
Flauta de injeção

Abraços

Nava
12/03/2009, 15:29
Amigo, tem certza que nao vira colocar uma injeção flex?

Pense que vc vai ganhar duas vezes, num melhor motor e no bolso!

EDuarte
12/03/2009, 16:40

Faço minhas as palavras do Nava, apenas acrecento que a probabilidade de dar algum problema no sistema de injeção é bem menor que no sistema carburado.

[]s
(DU)

Marcos Vaz
13/03/2009, 13:10
Marcos, bom dia.

Estes bicos que você tem são originais, o jogo esta completo?

Rildo Filho

Sim, são originais, mas o que você chama de completos?
Tenho os 4 bicos do motor 2.0 16V + a flauta.

CarlinBC
13/03/2009, 13:42
"Estou instalando um motor AP 1.8 nela, com um detalhe, não vou utilizar injeção, vou carburar..."
__________________________________________________ ___________

Olá Marcos...
Acredito que brevemente não encontraremos peças para carburadores.
Injeção é o sistema mais seguro com certeza.
Boa sorte na empreitada.
Carlinhos...

RILDO FILHO
13/03/2009, 14:27
Marcos,

Qual o valor dos bicos? se preferir mande resposta pra rildowellington@ig.com.br

Abraços,

Rildo Filho

Marcos Vaz
15/03/2009, 21:03

Amigo Nava, dou preferência aos carburadores, estarei colocando um 2E da Brosol, é um carburador econômico.
E tem mais, no momento a grana está muito curta.

Marcos Vaz
15/03/2009, 21:07
Faço minhas as palavras do Nava, apenas acrecento que a probabilidade de dar algum problema no sistema de injeção é bem menor que no sistema carburado.

[]s
(DU)

Caro Eduarte,
Posso até concordar com você, mas lembre-se que o carburador será totalmente mecânico, então a possibilidade de dar algum problema na trilha será mínimo. E tem mais, caso aconteça algum problema, é bem mais fássil você consertar, numa trilha, um carburado do quê uma injeção.

Mas valeu a sujestão, vou ver como a sporte se comporta com carburador.

RHL
15/03/2009, 21:31
Recomendo um AP 1.8 Mi
foi o que coloquei no Feroza, um motor relativamente forte e confiável.

Larga a mão de carburador.

Marcos Vaz
18/03/2009, 11:51
Recomendo um AP 1.8 Mi
foi o que coloquei no Feroza, um motor relativamente forte e confiável.

Larga a mão de carburador.

É Márcio, já me falaram deste motor, mas infeizmente só deu para comprar o 1.8 do santana, à álcool. Vou ver como ele se comporta.

Abs

Júlio C. A. Santos
18/03/2009, 15:34
Aqui no fórum tem um companheiro (que ta meio sumindo) que usa um motor 2.5 a álcool do Opala. A matéria sobre a adaptação está publicada aqui no fórum.

Abraço :concordo:

cRiPpLe_rOoStEr
18/03/2009, 17:03
a injeção eletrônica tem suas vantagens, mas o carburador ainda não vai ser extinto tão cedo...

robertoamv
24/03/2009, 22:36
Bem, eu colocaria um 2.0 injetado, que teria um torque legal em baixa e em teoria poderia ser flex. Já que tem que gastar, gaste de uma só vez.

De qualquer forma publique os resultados aqui para vermos.

cRiPpLe_rOoStEr
24/03/2009, 22:45
Bem, eu colocaria um 2.0 injetado, que teria um torque legal em baixa e em teoria poderia ser flex.

na prática, até carburado pode ser flex...:mrgreen: às vezes fica uma m&rd@, principalmente se as modificações se limitarem ao carburador... a propósito: ja andei numa cg125 "tabajaraflex", e mesmo com alterações apenas no giclê de alta rotação (era usado o da xlx350) não falhava tanto...

Marcos Vaz
25/03/2009, 13:00
Bem, eu colocaria um 2.0 injetado, que teria um torque legal em baixa e em teoria poderia ser flex. Já que tem que gastar, gaste de uma só vez.

De qualquer forma publique os resultados aqui para vermos.

Sim, publicarei as fotos e todo o processo.

cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 00:15
antes que eu esqueça de perguntar: o que vai fazer com o motor original?

Marcos Vaz
29/04/2009, 13:56
antes que eu esqueça de perguntar: o que vai fazer com o motor original?

Olá amigo, desculpe a demora, estive afastado da intenete pois estava trabalhando na minha adaptação.Eu mesmo estou metendo a mão.
Bom, o motor antigo está desmontado e gardado.

Marcos Vaz
29/04/2009, 14:51
Bem amigos, como havia prometido estou postando aqui a primeira faze da adaptação do motor AP na Sportage.
Começamos com a retirada do motor e caixa de marcha original da Sport. A retirada da caixa é necessária para se fazer o molde da caixa seca, em papel cartão, o mesmo deve ser feito com a caixa seca do motor AP.
Com os dois moldes prontos será feito um terceiro que será a união do AP na caixa da Sport. Deve-se atentar para a centralização dos eixos piloto tanto do AP como da Sport, eles devem estar bem centralizados um com o outro na hora de fazer o terceiro molde.
Com o terceiro molde pronto, mandei confeccionar o flange de adaptação, este flange foi feito com uma chapa de 9,7 mm de espessura em aço naval, o mesmo usado em fundo de navio da marinha, já com tratamento ante ferrugem.
Como podem ver nas fotos o flange já cortado e com as furações do motor AP e da caixa da Sport. Notem, o furo grande do meio foi feito com base na centralização dos eixos piloto e vejam também que ele não é grande o suficiente para passar o volante do AP.
Este flange deve ser montado no motor antes de se colocar o volante, após ser aparafusado no motor e que coloca o volante.

Nota: os parafusos que prendem o flange no AP devem ser halen e cônicos, os furos do motor AP no flange devem ser chanfrados para receber estes parafusos, para que a caixa da Sport não bata neles e assim ela fique bem encostada no flange.

Após o flange pronto veio a adaptação do motor de arranque do AP na flange e na caixa da Sport.
Como o motor de arranque do AP não tem mancal de sustentação do eixo, foi preciso criar um na caixa da Sportage, para isso precisamos corta-la na mesma direção do motor de arranque do AP. Este corte fica na mesma direção da bomba de embreagem, só que não tiramos o pedaço cortado, apenas deslocamos mais para fora para que pudéssemos colocar o motor de arranque, como podem ver nas fotos.

Marcos Vaz
29/04/2009, 15:04
Bom, vocês verão na primeira foto um rebaixo de 3 mm no alto do flange, é preciso fazer este rebaixo pois o bloco do AP tem um ressalto que não deixa a flange encostar nele. Também verão um dente cortado no alto da flange, é para que o distribuidor encaixo no motor sem encostar na flange.

jarsrx
29/04/2009, 17:54
cara esse serviço que vc esta fazendo esta ficando muito bom,agora só falta ver como ira ficar montado no lugar e depois ver como fica o desempenho da danada.
sucesso na sua empreitada.

laserman
30/04/2009, 00:00
Meu Caro,
Só não esqueça de turbiná-lo pois está substituindo um motor por outro cerca de 20% menos potente. A não ser que tenha alterado a relação final no coreano !

Marcos Vaz
30/04/2009, 10:38
cara esse serviço que vc esta fazendo esta ficando muito bom,agora só falta ver como ira ficar montado no lugar e depois ver como fica o desempenho da danada.
sucesso na sua empreitada.

Realmente estou impressionado com a qualidade do serviço, não esperavaque vicasse tão bem adaptado.
O motor já esta no lugar, mais na frente postarei fotos dele. Agora é virr o motor e ver como ficou.
Obrigado.

Marcos Vaz
30/04/2009, 10:44
Meu Caro,
Só não esqueça de turbiná-lo pois está substituindo um motor por outro cerca de 20% menos potente. A não ser que tenha alterado a relação final no coreano !

Caro sérgio, turbinar não é minha intenção. Estou em fase de testes das mudanças, sei que tirei um motor potente por outro 20% menos. A Sport não é um carro tão pesado assim, você não faz ideia do peso do motor original e o quanto ele influênciava no peso final do carro. Estou colocando um motor de "Alta Performânce" que tenho certes que aguentará bem o peso do carro.
Aqui em Belém costumamos colocar este motor nos nossos jipes Willys e o desempenho é muito bom.
Em último caso, se eu achar que o motor não esta respondendo bem, troco ele por um AP 2.0

Obrigado pela preocupação e pela dica
Grande abraço,

Marcos Vaz
30/04/2009, 11:31
Após a confecção do flange de adaptação e a preparação da caixa para o motor de arranque, me preocupei com o eixo piloto, embreagem e deslizador.
Não queria cortar o eixo piloto original da Sport, apesar de todos me afirmarem que a solda fica muito boa, minha opção era colocar o eixo do AP e usar todo o conjunto de embreagem dele.
Não foi preciso, pois o comprimento do eixo piloto da Sporte é quase o mesmo do AP e sua ponta entra no virabrequim do motor, a única alteração que tive que fazer foi mandar confeccionar uma bucha com 3 mm de altura para colocar no virabrequim e assim dar uma sustentação maior no eixo piloto, tem que tirar o rolamento de dentro do virabrequim para colocação da bucha.
O disco de embreagem e o platô são do AP mesmo, mas o deslizador teve que ser feito algumas modificações.
Bem o deslizador da Sport não serve com o conjunto do AP então levei o deslizador dela e o deslizador do AP em uma oficina especializada em embreagens e expliquei meu problema para eles. A solução foi usar a base do deslizador da Sport sustentando o deslizador do AP, ficou muito bom como podem ver na foto.
O miolo do disco de embreagem teve que ser mudado pelo da Sport pois o do AP é menor.

Nota: O garfo devera ser aumentado mais ou menos um dedo para fora da caixa, por conta da bomba de embreagem que ficou mais afastada. Mas cada um faz suas medidas.

Com essas modificações no deslizador e garfo, fiquei sem embreagem, o garfo batia na caixa e não dava pressão no platô. Bom foi fácil de resolver.
Aquele parafuso (birro) que sustenta o garfo da embreagem, por traz, pois bem, ele é regulável, é só calçar com arruelas que afastará o garfo mais pra junto do platô.
Notem a altura que ficou a Sport sem o motor original.

jarsrx
01/05/2009, 13:39
qual o sitema de arreficimento voce pretende usar?

Marcos Vaz
02/05/2009, 19:45
qual o sitema de arreficimento voce pretende usar?

Caro amigo,

Estarei usando o mesmo radoador da Sportage com ventuinha elétrica e fazendo as adaptações dos mangotes.

jarsrx
02/05/2009, 22:09
muito bom,não esqueça de postar foto pra gente.

Nava
04/05/2009, 21:05
Olhem, nao sou adepto de modificações deste tipo, mas se um dia eu precisar e isso for viável e ficar bom, como parece que ficará,mandarei bala.

O que vejo de ruim é que vc tem de alterar tuo, desde ar condicionado, bomba de DH, tudo...

Outra coisa, a sport nao tem distribuidor e portanto nao tem medo de água...ja o Ap qq pocinha vai ficar molhado e via engasgar a ignição,mesmo sendo injeção eletronica.

Se for off-road vai dar dor de cabeça.

Marcos Vaz
05/05/2009, 12:17
Olhem, nao sou adepto de modificações deste tipo, mas se um dia eu precisar e isso for viável e ficar bom, como parece que ficará,mandarei bala.

O que vejo de ruim é que vc tem de alterar tuo, desde ar condicionado, bomba de DH, tudo...

Outra coisa, a sport nao tem distribuidor e portanto nao tem medo de água...ja o Ap qq pocinha vai ficar molhado e via engasgar a ignição,mesmo sendo injeção eletronica.

Se for off-road vai dar dor de cabeça.

Caro Nava,
As alterações não foram muitas mas sim irreversíveis.
A direção hidráulica continua sendo da Sport inclusive com o meso suporte dela, o alternador também é da Sport, só tive que trocar o compressor de ar pelo do AP pois o dela é fixo no bloco do motor e no motor AP preciso dele com regulagem para poder esticar a correia. No mais as alterações foram poucas, mas como disse, irreversívei.
Por exemplo, tive que cortar a caixa na altura da embreagem para colocar o motor de arranque do AP mas fiz de uma maneira que não perdi a bomba de embreagem, mas em contra partida tive que aumentar o garfo e descobri a pouco que terei que aumentar a haste da bomba, pois o curso do mesmo ficou maior e o embolo da bomba esta quase saindo dela, mas ganhei uma embreagem mais leve.
Veja bem, o dia que você precisar trocar o motor da sua Sport, como eu precisei, por outro que não seja o mesmo dela as alterações que vc terá que fazer serão insignificantes.
Meu amigo Nava, entendo sua preocupação com o distribuidor e as pocinhas, mas aqui no Norte costumamos fazer trilhas na Ilha do Marojó, no periodo das chuvas como pode ver nas fotos em anexo, então o que costumamos encotrar por lá não são pocinhas. Veja bem, o distribuidor destes carros que estão nas fotos são mais baixos que o distribuidor do AP mesmo eles sendo mais altos que a Sport. Existem no mercado várias maneiras de isolamento para distribuidor.
Pretendo sim, transformá-la em um off road e quero levantar a danada na mesma altura do que a do Kiros que faz parte aqui do fórum.
O distriuidor não me preocupa mas sim que o trabalho fique bem feito para que eu poça contribuir aqui no fórum, mas agradeço sua preocupação e alerta, sei que sempre poderei contar com os amigos deste espaço.

Júlio C. A. Santos
05/05/2009, 12:53
Marcos,

Existe um acessório chamado "panela de pressão", para isolar o distribuidor, muito usado em Jeep Willys, acho que resolve o problema.

jarsrx
05/05/2009, 13:42
no site dos camaradas do niva tem um cara que vende um sistema a prova dagua, acho que se chama dis.vou procurar e depois oposto pra vcs.

CarlinBC
05/05/2009, 18:13
Caro Nava,
As alterações não foram muitas mas sim irreversíveis.
....

Olá Marcos Vaz...
Parabéns pela ousadia e capacidade.
Agora dizer, que as alterações não foram muitas, só vem provar que voce é super tranquilão também.
Pelas informações, me pareceu que voce mesmo está metendo a mão na graxa...
Abçs... :palmas::palmas::palmas:

Marcos Vaz
05/05/2009, 18:28
Marcos,

Existe um acessório chamado "panela de pressão", para isolar o distribuidor, muito usado em Jeep Willys, acho que resolve o problema.

Conheço o acessório, mas prefiro usar a capa isolante da FES para distribuidores de 4 cc.

Marcos Vaz
05/05/2009, 18:32
Olá Marcos Vaz...
Parabéns pela ousadia e capacidade.
Agora dizer, que as alterações não foram muitas, só vem provar que voce é super tranquilão também.
Pelas informações, me pareceu que voce mesmo está metendo a mão na graxa...
Abçs... :palmas::palmas::palmas:

Sim amigo, resolvi eu mesmo meter a mão por dois motivos:
Primeiro eu estou sem di dim para pagar a oficina e estou contando com a ajuda de amigos que entendem do riscado.
Segundo, eu gosto de mecânica, quando você mexe no seu carro, você aprende mais sobre ele.

Grande abraço.

Leonardo Truccolo
05/05/2009, 20:05
Após o flange pronto veio a adaptação do motor de arranque do AP na flange e na caixa da Sport.
Como o motor de arranque do AP não tem mancal de sustentação do eixo, foi preciso criar um na caixa da Sportage, para isso precisamos corta-la na mesma direção do motor de arranque do AP. Este corte fica na mesma direção da bomba de embreagem, só que não tiramos o pedaço cortado, apenas deslocamos mais para fora para que pudéssemos colocar o motor de arranque, como podem ver nas fotos.

Marcos,

Se tu tivesse usado o arranque do Santana moderno, além de ser mais forte que esse que tu usou, não precisaria essa adaptação q tu fez, pois ele não tem bucha.

Abraço,

Marcos Vaz
06/05/2009, 09:53
Marcos,

Se tu tivesse usado o arranque do Santana moderno, além de ser mais forte que esse que tu usou, não precisaria essa adaptação q tu fez, pois ele não tem bucha.

Abraço,

Olá Leonardo,
Tudo bem, concordo mas o problema era o dim dim...
Segue a sugestão para outros.

Grande abraço

jarsrx
06/05/2009, 15:06
justamente o que eu pensei,na falta do dim dim nós somos obrigados a usar o que temos,podendo até ficar mais trabalhoso,mais com certeza mais barato.
parabens,estou gostando do seu prejeto.

Marcos Vaz
11/05/2009, 11:33
Ainda na embreagem, após o aumento do garfo e seu deslocamento para frente, a haste da bomba de embreagem ficou um pouco curto, a ponto do jonsom, (que empurra a haste) sair da bomba. O jeito foi aumentar a haste, achei melhor mandar fazer outra, com o tamanho certo ao invés de cortar a original e soldar outra peça aumentando assim a haste.
A medida de aumento é exatamente o tamanho da cabeça da haste, só fiz duplicar a cabeça.
Após este processo é só sangrar a bomba, tirar todo o ar e testar a embreagem.
Você sentirá a embreagem com pressão e ao mesmo tempo mais leve que a original.
Abaixo coloco a foto da haste original, comparada com a haste que mandei fazer.
Outra dica importante, no início destas postagens, quando falei que o fixo a se usar seria o do opala, me enganei, o fixo a se usar será o da F4000 que é de uma borracha mais dura.
Coloquei o do opala e o motor ficou muito solto nos suportes, ai resolvi trocar pelos da F4000 que são mais rígidos. Segue as fotos.

Marcos Vaz
11/05/2009, 13:42
Bem, como o nome já diz “adaptação” cada caso é um caso. Eu dei um norte para aqueles que pretenderem mudar seus motores, claro que não é regra o motor AP, pode-se colocar qualquer motor, cada um terá um tipo de adaptação, eu particularmente gosto do AP.
Abaixo segue as fotos do motor já montado e colocado na Sport, ainda faltam algumas besteirinhas como correias, descarga e parte elétrica.
Assim que o carro andar farei alguns testes e colocarei aqui o resultado.

Marcos Vaz
11/05/2009, 13:55
Percebam que o coletor de admissão fica bem perto do suporte da bateria, não tenho como colocar o carburador.
Resolvi tirar esta extenção do suporte para que possa colocar o carburador e arrumar outra forma de prender a bateria. Também pode-se mudar a posição da bateria, mas isso é outro assunto, não qiz mexer nela.
Claro, quem quizer injetar não terá este problema.

Marcos Vaz
11/05/2009, 14:02
Vejam a bomba de direção hidráulica da Sportage, está fixada no bloco do AP com o suporte também da Sport.
O motor AP tem originalmente um fixo de borracha na dianteira, pois bem, este fixo não será necessário na adaptação, na mesma furação do fixo no bloco do motor entra o suporte da bomba hidráulica da Sportage, os buracos do suporte casam com a furação do motor.

Marcos Vaz
11/05/2009, 14:09
Notem que o alternador também é da Sportage, apenas tive que mudar sua polia por uma do AP.
O problema foi o compressor de ar, como o original da Sport é fixo no bloco do motor dela e eu precisava de um móvel que pudesse ser regulado, fui a um sucateiro e troquei o compressor dela por um do AP. Só não sei ainda quanto vou gastar para trocar as mangueiras do ar, pois a posição dele ficou inversa à original.

Nava
13/05/2009, 09:11
Que motor pequeno! Ou o da sport que é monstro!

Marcos Vaz
13/05/2009, 09:33
Que motor pequeno! Ou o da sport que é monstro!

Amigo, o da Sporte que é muito grande e pesado.
Te digo com conhecimento de causa.

CarlinBC
13/05/2009, 09:55
Amigo, o da Sporte que é muito grande e pesado.Te digo com conhecimento de causa.

Olá Marcos...
Estou de pé para :palmas::palmas::palmas: !!!!!
Abçs...

jarsrx
13/05/2009, 10:15
estou acompanhando este topico desde o começo,estou ansioso para ver o resultado final.
sou fã do motor ap e acho que essa adptação vai ficar muito boa.

Marcos Vaz
13/05/2009, 10:59
Olá Marcos...
Estou de pé para :palmas::palmas::palmas: !!!!!
Abçs...

Obrigado amigo.

Marcos Vaz
13/05/2009, 11:01
estou acompanhando este topico desde o começo,estou ansioso para ver o resultado final.
sou fã do motor ap e acho que essa adptação vai ficar muito boa.

Em breve postarei o vídeo do motor funcionando e da viatura andando com o AP.
Também sou fã deste motor, em especial do 1.8, a variedade de acessórios que vc encontra para ele e imensa.
Já estou até pensando em mudar o comando de válvulas dele por um mais agressivo.

jarsrx
13/05/2009, 18:17
essa é vantagem do motor AP,da pra mexer bastante e ainda tem a manutenção muito barata.

Joerg
14/05/2009, 21:09
Cara....parabéns pela iniciativa e conhecimento!!
Me inscrevi no fórum ontem e sinceramente não acreditava que encontraria tanto conhecimento quanto pude ver neste tópico por exemplo.
Meus parabéns! Vamos ver o resultado....

Nava
14/05/2009, 22:30
Marcos, parabéns pela iniciativa! Agora falta vc lançar o kit para a galera ai e ser recompensado pelo esforço!

Ah, quero saber do resultado, como ta andando, se perdeu aquela falta de força, economia, e e se ficou boa na trilha, obvio!

Marcos Vaz
15/05/2009, 09:22
Marcos, parabéns pela iniciativa! Agora falta vc lançar o kit para a galera ai e ser recompensado pelo esforço!

Ah, quero saber do resultado, como ta andando, se perdeu aquela falta de força, economia, e e se ficou boa na trilha, obvio!

Caro Nava,
Não se preocupe que será tudo postado aqui.
Estou esperando entrar um dim dim para dar continuidade, agora falta pouco, o motor já está no lugar. Esta semana levo para adaptar a descarga.
Obrigado,

Marcos Vaz
15/05/2009, 09:27
Cara....parabéns pela iniciativa e conhecimento!!
Me inscrevi no fórum ontem e sinceramente não acreditava que encontraria tanto conhecimento quanto pude ver neste tópico por exemplo.
Meus parabéns! Vamos ver o resultado....

Seja bem vindo Joerg, você ainda vai se surpreender muito com o conhecimento da galera.
Aproveite o fórum para tirar todas as suas dúvidas a respeito do seu carro. Procure acompanhar sempre os serviços feitos na sua viatura, só assim vc a conhecerá melhor.
Qualquer coisa estamos às ordens.
Grande abraço e mais uma vez seja bem vindo.

Marcos Vaz
19/06/2009, 10:56
Caros amigos, sei que estou devendo o vídeo do funcionamento do motor AP na Sport.
O problema é que estamos a dois dias entando colocar o motor para funcionar e nada.
O motor está perdendo compressão e não entendiamos o porquê. Mas ontem descobrimos o problema. Estamos com perda de compressão pelas válvulas, elas não estão vedando direito. Hoje estou levando o cabeçote para retífica para esmirilar, mais uma vez, as válvulas, pois a mesma retífica já havia feito este serviço mas não ficou bem.
Espero que após isso possamos funcionar o motor e emfim postar o vídeo para vocês.

Nava
20/06/2009, 11:28
Marcos, se valer a sugestão, ja trabalhei na Eaton, fabricava valvulas e te digo:

- troque as valvulas e molas sempre. Nao faça essa retifica pq vai te dar problemas de assentamento e flutuação em alta rotação.

Ainda, se quebrar uma valvula só vc perderá o motor todo.

è um barato que sai caro.

Marcos Vaz
22/06/2009, 15:49
Marcos, se valer a sugestão, ja trabalhei na Eaton, fabricava valvulas e te digo:

- troque as valvulas e molas sempre. Nao faça essa retifica pq vai te dar problemas de assentamento e flutuação em alta rotação.

Ainda, se quebrar uma valvula só vc perderá o motor todo.

è um barato que sai caro.

Amigo Nava, as válvulas foram trocadas, mas já esta resolvido, o motor já esta funcionando. Até já andei na viatura.

Marcos Vaz
22/06/2009, 15:51
Caros amigos, como havia prometido ai vai o link do vídeo de funcionamento do meu AP instalado na Sportage.
O Vídeo não esta muito bom pois tive que grava no meu celular, mas prometo faser um vídeo melho e postar novamente, mas o próximo será ela em movimento.
No sábado, quando funcionamos a viatura eu andei bastante nela e digo que ficou muito bom.

YouTube - Esportage com motor AP

Marcos Vaz
22/06/2009, 15:59
Marcos,

Abraço,

CAro Leonardo, você tinha razão, tive que partir para este modelo de motor de arranque pois o que coloquei lá ficou com o eixo desalinhado e por tanto prendendo no volante e não consegue dar partida, ela esta pegando apenas no empurrão.
Obrigado pela dica.

CarlinBC
23/06/2009, 15:12
O Vídeo não esta muito bom pois tive que grava no meu celular, mas prometo faser um vídeo melho e postar novamente, mas o próximo...

Olá Marcos Vaz...
Quer vender o celular??? Brincadeira! Está ficando legal demais a sua "empreitada". Com certeza terá um grande final... Parabéns!!!

jgneves
23/06/2009, 20:03
Carlin,

Este nosso País se não fosse a corrupção seria a maior potencia mundial, aqui só tem maluco e professores "pardais". Não tem pra ninguém.
Muito bom mesmo Marco Vaz.:concordo:

CarlinBC
24/06/2009, 13:33
Carlin,Este nosso País se não fosse a corrupção seria a maior potencia mundial, aqui só tem maluco e professores"pardais". Não tem pra ninguém.Muito bom mesmo Marco Vaz.:concordo:

Olá João...
Voce me incluiu em qual categoria? Maluco ou professor Pardal? Hehehe... Esse Marcos Vaz é um valente mesmo...:palmas::palmas::palmas:

Marcos Vaz
24/06/2009, 15:50
Olá João...
Voce me incluiu em qual categoria? Maluco ou professor Pardal? Hehehe... Esse Marcos Vaz é um valente mesmo...:palmas::palmas::palmas:

Acho que eu faço parte das duas categorias... rsrsrs

Abraços

Júlio C. A. Santos
24/06/2009, 15:58
E se eu falar pra vocês que minha Sportage tem até peças de bicicleta e de aspirador de pó, vocês acreditam? Mas tem sim. Estou pensando em criar o tópico "GAMBITECH" e colocar muitas fotos, vocês aprovam?

CarlinBC
24/06/2009, 16:15
E se eu falar pra vocês que minha Sportage tem até peças de bicicleta e de aspirador de pó, vocês acreditam? Mas tem sim. Estou pensando em criar o tópico "GAMBITECH" e colocar muitas fotos, vocês aprovam?Abraço :concordo:

Serei assíduo do tópico porque, tenho cada uma!!!!! Só para começar: rosca e tampa de pote de maionese. Onde? Segredo que pode ser desvendado futuramente...Hehehehe...

Marcos Vaz
25/06/2009, 11:05
E se eu falar pra vocês que minha Sportage tem até peças de bicicleta e de aspirador de pó, vocês acreditam? Mas tem sim. Estou pensando em criar o tópico "GAMBITECH" e colocar muitas fotos, vocês aprovam?

Aprovadíssimo!!!!
Mas só vale para gambiarras extravagantes e que funcionem.

Baudenbacher
25/06/2009, 13:09
Aprovadíssimo!!!!
Mas só vale para gambiarras extravagantes e que funcionem.

Pessoal, aqui vai a minha contribuição:
Loinas de freio da Kombi (R$16,00 o par) na sapata de freio trazeira, colada e rebitada. E o pior, ou melhor de tudo é que ainda funciona...

mbm4x4
25/06/2009, 20:21
E ae Julio
Manda ver na criação do tópico:concordo:
Também estou curioso para ver as invenções de todos os prof. Pardal e alguns malucos:mrgreen:
[]s
mateus

Nava
26/06/2009, 10:36
É, ta funcionando! Gostei do ar cond lá em cima...fica mais protegido do barro.

Marcos Vaz
26/06/2009, 16:10
É, ta funcionando! Gostei do ar cond lá em cima...fica mais protegido do barro.

Tá funcionando e andando muito bem, graças a Deus.
O motivo do ar ficar em cima é por quê usei uma peça (Agregado) que vinha nos motores AP do Escorte. Esse agregado ficava preso do lado do motor e nele eram fixados o ar condicionado em cima e o alternador logo abaixo.
Ficou muito bom, só tem um detalhe, as duas correias que uso tiveram que ser industriais pois não achei na medida das polias.

Nava
26/06/2009, 20:54
Polia de gol é tudo 10 mm. Da sportage é 13 mm.

Marcos Vaz
28/06/2009, 02:01
Polia de gol é tudo 10 mm. Da sportage é 13 mm.

Eu sei Nava, mas uso o alternador da Sporte com a polia do alternador do AP.
Coloquei uma correia original para funcionar o carro e a correia comeu toda. ai coloquei uma correia industrial que ficou só o filé. Entende?

cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 01:05
como tem andado a sportage, marcos? ja resolveu o problema do motor de arranque?

Marcos Vaz
11/07/2009, 22:55
como tem andado a sportage, marcos? ja resolveu o problema do motor de arranque?

Boa noite amigo Kamikaze, obrigado por perguntar.
A viatura tem andado muito bem graças a Deus, não tenho tido problema com o motor, parece que foi feito para ela.
O motor de arranque tive que comprar outro, um mais moderno, que não tem eixo ele é apoiado por dentro e portanto não precisa de bucha externa. Ficou maravilhoso, o carro pega de primeira.
Amanhã estarei indo para uma trilha "ligth", só para sujar o carro. Quando voltar osto algumas fotos.

cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 23:10
outra pergunta: chegou a adaptar a "panela de pressão" para proteger o distribuidor?

Marcos Vaz
11/07/2009, 23:24
outra pergunta: chegou a adaptar a "panela de pressão" para proteger o distribuidor?

Não amigo, o espaõ é muito pequeno e como disse antes, essa panela de preção não é muito aconselhavel, ela "literalmente" vira uma panela de preção, a umidade dentro dela somada com o calor do motor condensa e fica molhada por dentro. Prefiro usar a capa plástica resistente ao calor da FES é mais funcional.

Marcos Vaz
12/07/2009, 23:02
Amigos, hoje finalmente levei a viatura para um teste na lama.
Me surpreendi com o desempenho, o motor respondeu muito bem, estou satisfeito. Minha empreitada está concluida.

Gleison BH
13/07/2009, 14:25
Parabéns!!!!!!!!!

Show de bola a empreitada!!!!

Pode passar na ufpa e pegar seu diploma...:-d

amigos, hoje finalmente levei a viatura para um teste na lama.
Me surpreendi com o desempenho, o motor respondeu muito bem, estou satisfeito. Minha empreitada está concluida.

vanderlei4x4
16/07/2009, 11:01
O meu meu amigo e mecanico tambem esta colocando um ap2.o na sptg dele.
Caso alguem aqui do forum se interessar , ele vai vender o motor original 2.2 revisado .
Este motor a diesel esta com turbo instalado.

Glaicon
16/07/2009, 11:43
O meu meu amigo e mecanico tambem esta colocando um ap2.o na sptg dele.
Caso alguem aqui do forum se interessar , ele vai vender o motor original 2.2 revisado .

Ontem ainda tirei a média da minha SPT à diesel: 9,78 km/l, na cidade.
Tenho uma meriva 1.8 flex. Só uso álcool e a média é de 6,5 km/l.
Analisando os preços e as médias, o diesel fica mais barato.
Com todos os custos para a adaptação, vale à pena trocar?:pensativo:

Marcos Vaz
16/07/2009, 13:05
Ontem ainda tirei a média da minha SPT à diesel: 9,78 km/l, na cidade.
Tenho uma meriva 1.8 flex. Só uso álcool e a média é de 6,5 km/l.
Analisando os preços e as médias, o diesel fica mais barato.
Com todos os custos para a adaptação, vale à pena trocar?:pensativo:

Glaicon a questão não era o consumo e sim o auto custo de manutenção do motor original.
Quando troquei meu jipe por esta sportage ela já estava a dois anos parada, peguei o carro e botei para funcionar mas este carro tem muito sensor, muita pecinha cara. O motor já não estava esta maravilha então a quebra do motor foi o que precisava para colocar meu projeto em andamento.
Outra coisa, não acho que seja um motor para trilhas pesadas como faço aqui na região, então resolvi colocar um motor de fácil e barata manutenção e com carburador.
O consumo? Está dentro da média, mas com certeza muito menor do quê o motor original.

Glaicon
16/07/2009, 15:24
Glaicon a questão não era o consumo e sim o auto custo de manutenção do motor original.
Quando troquei meu jipe por esta sportage ela já estava a dois anos parada, peguei o carro e botei para funcionar mas este carro tem muito sensor, muita pecinha cara. O motor já não estava esta maravilha então a quebra do motor foi o que precisava para colocar meu projeto em andamento.
Outra coisa, não acho que seja um motor para trilhas pesadas como faço aqui na região, então resolvi colocar um motor de fácil e barata manutenção e com carburador.
O consumo? Está dentro da média, mas com certeza muito menor do quê o motor original.

Sim, eu entendi o seu caso e venho acompanhando a história.
Eu estava me referindo ao seu amigo, que vai começar a empreitada. O motor dele também está à ponto de ser abandonado?:pensativo:

rafaelfernandez
16/07/2009, 18:32
Amigos, hoje finalmente levei a viatura para um teste na lama.

Fala Marcao!!!!

Aurá na veia!!! ehhehehehe
So agora que fui prestar atencao e vi que era voce!!! Voltei ontem de viagem, depois conto a aventura...
O pessoal tem se reunido ou estamos em recesso de ferias??? Vamos ver se marcamos alguma coisa com o pessoal que nao vai sair de belem no fim de semana, nem que seja um Aurá de leve, so para termos que lavar os carros! eheheheh

[]´s
Rafael

P.S: Galera do forum, acompanhei parte desse servico de adaptação do motor, e pelo que eu vi, o negocio ficou muito bem feito.

Marcos Vaz
17/07/2009, 09:46
Fala Marcao!!!!

Aurá na veia!!! ehhehehehe
So agora que fui prestar atencao e vi que era voce!!! Voltei ontem de viagem, depois conto a aventura...
O pessoal tem se reunido ou estamos em recesso de ferias??? Vamos ver se marcamos alguma coisa com o pessoal que nao vai sair de belem no fim de semana, nem que seja um Aurá de leve, so para termos que lavar os carros! eheheheh

[]´s
Rafael

P.S: Galera do forum, acompanhei parte desse servico de adaptação do motor, e pelo que eu vi, o negocio ficou muito bem feito.

Fala Rafa,
Estivemos no Aurá domingo passado e foi show de bola. Fui testar a Sporte na lama e o Goodzila foi testar os pneus lameiros que ele emprestou do Ricardo.
Cara, para o Goodzila foi só prejuízo. O carro dele enterrou feio na lama e o Bruno foi puxá-lo com aquela delicadeza que lhe é peculiar e arrancou o tubo do chassi dele. hahahahaha
Foi muito engraçado, menos para o Goodzila, ainda bem que levamos o trator da equipe.

Gleison BH
17/07/2009, 11:37
Essa foto do SAMUCA é ducaráí...

Fala Rafa,
Estivemos no Aurá domingo passado e foi show de bola. Fui testar a Sporte na lama e o Goodzila foi testar os pneus lameiros que ele emprestou do Ricardo.
Cara, para o Goodzila foi só prejuízo. O carro dele enterrou feio na lama e o Bruno foi puxá-lo com aquela delicadeza que lhe é peculiar e arrancou o tubo do chassi dele. hahahahaha
Foi muito engraçado, menos para o Goodzila, ainda bem que levamos o trator da equipe.

rafaelfernandez
24/07/2009, 18:35
Fala Rafa,

Ai ai... fiquei sabendo que até o trator ia ficando... :shock: queria ver como ia ser pra tirar a criança... :mrgreen:

[]´s
Rafael

vanderlei4x4
24/07/2009, 23:32
Voltando ao assunto e tirando a duvida do nosso amigo Glaicon:

O meu mecanico ta substituindo o motor da spg dele pq o cara é um pe-de-chumbo,um cupim de ferro( uma vez ele foi me socorrer na trilha do inferno,entrou com um cj5 e saiu com um demolicar rsrsrsr)
O motorzinho original a diesel é economico, mas não aquenta pauleira que nem o ciclo otto.
Qual motor a gasolina pd substituir???
Pelo custo talvez o de opala 4cc, mas é pesado e de consepção antiga sendo mais pesado e bem menos potente que o ap 2.0

Glaicon
25/07/2009, 08:17

O meu mecanico ta substituindo o motor da spg dele pq o cara é um pe-de-chumbo,um cupim de ferro( uma vez ele foi me socorrer na trilha do inferno,entrou com um cj5 e saiu com um demolicar rsrsrsr)
O motorzinho original a diesel é economico, mas não aquenta pauleira que nem o ciclo otto.
Pelo custo talvez o de opala 4cc, mas é pesado e de consepção antiga sendo mais pesado e bem menos potente que o ap 2.0.

Bom, Vanderlei 4X4, ele sendo mecânico, por certo que será fácil e econômico fazer a mudança do motor.
Com relação à venda do motor diesel, você sabe quantos km's ele já rodou e o preço, para que os amigos tenham interesse?
Por ser o motor 2.2, é de uma SPT, 96, 97, algo assim?
O turbo foi adaptado e é sem intercooler, certo?
Um abraço.

Marcos Vaz
25/07/2009, 23:08
Ai ai... fiquei sabendo que até o trator ia ficando... :shock: queria ver como ia ser pra tirar a criança... :mrgreen:

[]´s
Rafael

Realmente quase o trator fica, mas o piloto é muito experiente e saiu rapidinho antes que a lama chupasse o trator.

Marcos Vaz
25/07/2009, 23:21

Pelo custo talvez o de opala 4cc, mas é pesado e de consepção antiga sendo mais pesado e bem menos potente que o ap 2.0

Vanderlei, aqui no fórum tem um amigo chamado Paulo (Kiros) que tinha uma Sporte com motor de opala, não sei como era o desempenho do motor, mas vi umas fotos da adptação dele e vi que a flange de adaptação ficou muito grande por conta do conjunto de embreagem que é grande, maior que a caixa seca da Sporte. Por conta disso ele perdeu o a condicionado pois o motor teve que vir pra frente e o radiador do ar teve que sair.
Já o motor AP tem um conjunto de embreagem que cabe dentro da caixa seca da Sporte. Tem mais, o Kiros teve que aumentar o eixo piloto para poder alcançar o virabrequim do motor. Com o motor AP não foi preciso, só tive que substituir o rolamento da ponta do eixo piloto por uma bucha de 3mm para dar mais apoio à ponta do eixo.
Aqui no tópico eu explico tudo, o importante é a flange de adaptação o resto vai da criatividade de adaptação de cada um.
Agora o seu mecânico pode colocar o motor AP 2.0 que com certesa ele írá ter mais torque, eu uso o AP 1.8 e já fiz uma trilha com este motor, para testar e não tive o que me queixar.

Grande abraço

azía4x4
05/08/2009, 15:52
Marcos,quem sou eu para exigir alguma coisa;mas voce não está devendo um vídeo da viatura em ação?
Aliás,e a tempo;parabéns pela coragem,empenho e principalmente, em compartilhar sua experiência com pessoas que vivem em extremos opostos ao seu.

Marcos Vaz
05/08/2009, 17:02
Marcos,quem sou eu para exigir alguma coisa;mas voce não está devendo um vídeo da viatura em ação?
Aliás,e a tempo;parabéns pela coragem,empenho e principalmente, em compartilhar sua experiência com pessoas que vivem em extremos opostos ao seu.

Caro Azía,
Sei que estou devendo este vídeo, coloquei a viatura na lama só para filmar, um amigo meu levou a câmera, só que o equipamento dele grava em HD (digital) e ele transferindo o filme para o computador dele conseguiu apagar a filmagem e ainda não tive oportunidade de voltar às atividades.
Mas sei que devo e breve postarei o vídeo.

Nava
05/08/2009, 22:04
quero ver lama no ap!!!!!!!!

Marcos Vaz
11/12/2009, 19:21
Caros amigos, semana que vem estarei iniciando uma nova fase na minha viatura.
Recentemente consegui um novo motor para minha Sportage é um AP 1.8 MI, dez anos mais novo do que o motor que uso atualmente e tem mais é injetado. Está completinho, com o corpo de injeção, modulo eletrônico e distribuidor com sensor hall.
Atualmente uso carburador, vou testar a injeção e ver como fica.
Semana que vem começo minha empreitada, não se preocupem que irei postando tudo que estarei fazendo.
Desejem-me sorte.

Lucena04
12/12/2009, 12:23
Recentemente consegui um novo motor para minha Sportage é um AP 1.8 MI, dez anos mais novo do que o motor que uso atualmente e tem mais é injetado. Está completinho, com o corpo de injeção, modulo eletrônico e distribuidor com sensor hall.
Semana que vem começo minha empreitada, não se preocupem que irei postando tudo que estarei fazendo.
Desejem-me sorte.
Tenho um motor desses na minha Parati e te digo que esse motor é F***! O meu está com177.000 km rodados e parece novo, muito bom mesmo!
Boa sorte!

Gleison BH
14/12/2009, 10:31
Boa sorte marcos!!!!

caros amigos, semana que vem estarei iniciando uma nova fase na minha viatura.
Recentemente consegui um novo motor para minha sportage é um ap 1.8 mi, dez anos mais novo do que o motor que uso atualmente e tem mais é injetado. Está completinho, com o corpo de injeção, modulo eletrônico e distribuidor com sensor hall.
Desejem-me sorte.

janjo
16/12/2009, 15:56
boa tarde. onde cosigo um flange pro motor ap pra adaptar na sport

Marcos Vaz
17/12/2009, 17:55
boa tarde. onde cosigo um flange pro motor ap pra adaptar na sport

Amigo, este flange não existe no mercado, o meu eu mesmo tirei o molde e mandei cortar a chapa.
Mas adianto que é chato de se fazer.

Abraços

GEOVANY.2002
19/12/2009, 10:44
Marcos,

Abraço,

Leonardo isso quer dizer se ele tivesse usado o motor de arranque moderno do Santana ele não precisaria modificar a capa seca do cambio dele ??? Era só ele centralizar o motor de arranque no flange ??? o motor de arranque não encostaria na capa seca ??

Marcos Vaz
21/12/2009, 11:39
Exatamente amigo Geovany, se eu tivesse colocado este arranque desde o início, não precisaria ter cortado minha caixa seca. Como não conhecia este arranque, resolvi colocar o originau do motor e tive que cortar a caixa seca para adaptar a bucha e claro ela ficou desalinhada. Um amigo aqui do forum me mandou uma foto deste arranque e eu procurei na internete e comprei o bicho. Ficou outra coisa. e uso até hoje.
Estou trocando meu motor por um mais moderno e vou utilizar o mesmo motor de arranque.

Abraços

Ps. Com este motor de arranque não é necessário cortar a caixa.

Pescador4x4
21/12/2009, 18:12
Marcos,
Vc vai ter que fazer uma nova flange? Uma flange para o motor 2.0 é igual a do 1.8? Pq vc não pensa em fazer um kit de adptação para revender. Abs.

Marcos Vaz
21/12/2009, 19:20
Marcos,
Vc vai ter que fazer uma nova flange? Uma flange para o motor 2.0 é igual a do 1.8? Pq vc não pensa em fazer um kit de adptação para revender. Abs.

Não amigo, não vou precisar fazer outra flange, os motores são iguais é só tirar de um e colocar no outro.

Abraços

EDuarte
18/03/2010, 15:31
Desejem-me sorte.
Fala Marcão, blz?
Como esta a viatura? Trocou o motor pelo 1.8 Mi? Como ficou?
Dê noticias... qdo meu motor abrir o bico, provavelmente será essa a adaptação que farei, com a sua ajuda é claro...rsss
[]s
(DU)

Lucena04
18/03/2010, 15:48
Minha parati tem esse motor 1.8 MI, é o bixo mesmo, anda pra caramba mesmo com kit GNV e já tem boa potência mesmo em baixa rotação. E olha que ela já está com 180.000kms rodados, 80.000 só comigo.

Marcos Vaz
23/03/2010, 10:48
Fala Marcão, blz?
Como esta a viatura? Trocou o motor pelo 1.8 Mi? Como ficou?
Dê noticias... qdo meu motor abrir o bico, provavelmente será essa a adaptação que farei, com a sua ajuda é claro...rsss
[]s
(DU)

Fala Eduarte, a viatura está bem, coloquei sim o motor 1.8 MI mas não injetei ainda, estou usando o carburador, o motor ficou bem melhor do que o outro que usava, mas preciso de mais torque. O carro é muito pesado para o motor 1.8, estou procurando um 2.0 para ganhar mais torque, ai talvez eu injete ele. O meu medo de injetar é por que as trilhas que faço por aqui tem muita água e teho medo de molhar o corpo de injeção e esculhambar tudo.

Marcos Vaz
23/03/2010, 10:49
Minha parati tem esse motor 1.8 MI, é o bixo mesmo, anda pra caramba mesmo com kit GNV e já tem boa potência mesmo em baixa rotação. E olha que ela já está com 180.000kms rodados, 80.000 só comigo.

Sim Lucena o motor é muito bom para a parati, que pesa menos que a Sporte, mas para usar na viatura aconselho o 2.0

EDuarte
23/03/2010, 11:06
Fala Eduarte, a viatura está bem, coloquei sim o motor 1.8 MI mas não injetei ainda, estou usando o carburador, o motor ficou bem melhor do que o outro que usava, mas preciso de mais torque. O carro é muito pesado para o motor 1.8, estou procurando um 2.0 para ganhar mais torque, ai talvez eu injete ele. O meu medo de injetar é por que as trilhas que faço por aqui tem muita água e teho medo de molhar o corpo de injeção e esculhambar tudo.
Realmente, motor injetado tem muitos sensores e conectores, ponto negativo pra trilhas alagadas, mas nada que um pouco de criatividade não resolva.
Lavo o motor da minha toda vez que faço trilha, fiz varias vedações em tampas e conectores com espaguete, massa de calafetar e tiras de couro, ficou muito bom, nunca falhou ou queimou nada, em locais de conexão como reles que não da pra isolar, coloco graxa de contato e é só alegria...
Boa sorte,e parabens
[]s
(DU)

Patoloko
18/07/2010, 12:31

Olá, gostaria de saber como está o motor AP. Estou comprando uma Sport e o motor dela está com 125gado mil km. Não tá fumando nada, não tá baixando óleo, mas daqui a um tempo ele vai empipinar. Como tenho um motor desse parado, queria saber se vale a pena. O ar condicionado deu pra manter? Ele tá gelando bem?
Caso vc tire o motor, poderia fotografar a flange?
Obrigado

Júlio C. A. Santos
18/07/2010, 12:46
Olá Patoloko,

Não sei se a informação que vc procura é essa, mas tem fotos dessa flange nesse mesmo tópico, aqui está: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53424&page=3

Abraço

Patoloko
18/07/2010, 12:56
Olá Patoloko,

Não sei se a informação que vc procura é essa, mas tem fotos dessa flange nesse mesmo tópico, aqui está: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53424&page=3

Abraço

Valeu, era exatamente isso.
Obrigado

Marcos Vaz
26/07/2010, 14:30
Amigo Patoloko
O motor esta bem, funcionando perfeitamente, mas ele é um AP 1.8 e o motor é fraco para o peso do carro, estou procurando um 2.0 para trocar e assim ganhar mais torque no carro. Este é o motor certo o 2.0 caso você troque o seu, aconselho colocar um desses.
Sim coloquei o ar nela, mas o compresso é do AP, não deu para colocar o compressor da Sportage, pois ele não tem regulagem e seria de difícil adaptação. Ele gela bem sim.
Eu coloquei todo o processo de adaptação aqui neste tópico é só conferir.

Abraço

TALLES_RS
02/09/2010, 22:34
Ai pessoal, coloquei o bico do tipo na minha e ficou ok,

Patoloko
03/09/2010, 08:52

Em qual motor? No AP?

EDuarte
03/09/2010, 08:54
Talles,
Esse assunto interessa a muita gente, coloca neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=58472&page=28 mais detalhes dessa adaptação como o ano do tipo, se teve que abrir a vazão, se foi plug and play, se teve que tirar a capa do bico da sportage e colocar no bico do tipo e o que mais vc puder nos passar.
Os proprietários de sportage agradecem...
[]s
(DU)

fguerreiro
17/11/2010, 16:55
Marco Vaz, boa tarde.

Achei interessante sua experiência de colocar o AP 1.8 na SPT!

Vc jah andou muitos km com ela assim?

Conseguiu mudar para o motor AP2.0?

Abraço

Fábio

Marcos Vaz
22/11/2010, 15:28
Amigo Fábio ainda não consegui mudar para o motor 2.0 pois não achei ainda.
Já rodei bastante com o motor 1.8 e não tenho o que me queixar, o único problema é a falta de torque pois a viatura é muito pesada para o 1.8

fguerreiro
22/11/2010, 19:11
Marco, boa tarde!

Obrigado pelo retorno!

Tenho pensado em comprar um 4x4 para segundo carro,abri uma poupancinha e pretendo daqui a uns 8 meses estar apto a comprar esse carro, estou achando que a SPTG tem um bom custo benefício, mas como na minha cidade (ou até mesma na região) não há mecânicos para carros importados achei interessante a sua adaptação, pois facilitaria a manutenção.

Como ficou o consumo dela? Vc acha que além do AP existe algum outro motor de fácil adaptação, como por exemplo o do Astra? Ao contrário dos Suzuki parece que pouca gente troca o motor das SPTG, não é?

Abraço
.

Marcos Vaz
23/11/2010, 16:59
Marco, boa tarde!

Obrigado pelo retorno!

Tenho pensado em comprar um 4x4 para segundo carro,abri uma poupancinha e pretendo daqui a uns 8 meses estar apto a comprar esse carro, estou achando que a SPTG tem um bom custo benefício, mas como na minha cidade (ou até mesma na região) não há mecânicos para carros importados achei interessante a sua adaptação, pois facilitaria a manutenção.

Como ficou o consumo dela? Vc acha que além do AP existe algum outro motor de fácil adaptação, como por exemplo o do Astra? Ao contrário dos Suzuki parece que pouca gente troca o motor das SPTG, não é?

Abraço
.

Amigo, quando o motor original dela quebrou pensei em vender o carro no estado em que se encontrava, mas como é um carro muito confortável e na minha opinião ideal para quem tem filhos resolvi arriscar e trocar o motor para um mais fácil de dar manutenção, a minha troca não foi por motivos de economia, pois ela não é tão econômica assim, mas como falei, pela praticidade da manutenção.
Já estou no segundo motor 1.8, o primeiro era do Santana a álcool ano 87 com um carburador velho e desgastado, estava fazendo entre 3 a 3,5 km/L.
Agora estou usando um motor de Santana 97 MI com a diferença de não usar a injeção e sim um carburador novinho, estou fazendo uns 6,5 a 7 km/l dependendo do meu pé.
Seria o mesmo que gastaria com um motor 2.0 sendo que teria mais torque.
No meu ponto de vista todo motor cabe em qualquer carro ele só tem que ser compatível com o espaço do cofre do motor e claro saber adapta-lo. Você não vai colocar um AP num caminhão e nem colocar um motor de caminhão num fusca. Existem parâmetros para isso.
Mas com relação a outro motor para a viatura que não seja o AP, já vi aqui no fórum um parceiro chamado Kiros que tinha uma sportage com motor de opala 4cc, ele já não tem mais a sportage.
Para adaptar qualquer outro motor na Sportage você tem que levar em consideração alguns itens como: Eixo piloto da caixa, altura do carter de óleo com relação ao diferencial dianteiro, posição do motor de arranque e qual motor de arranque usar.
- No caso do eixo piloto não precisei cortar o original e soldar o do AP, pois o eixo da sportage tinha comprimento para alcançar o virabrequim do motor, só tive que fazer uma bucha de 3 mm para sustentar melhor a ponta do eixo e como estou usando o conjunto de embreagem do AP, tive que trocar o miolo do disco de embreagem do AP pelo da sportage. No caso do Kiros com motor de opala ele teve que cortar o eixo piloto original e colocar o do opala.

- O carter de óleo do motor AP que saiu nos carros da Volkswagen não servem, eles encostam no diferencial. Você terá que trocar pelo carter que saiu no motor AP do Escort da Ford. Ele é mais raso e não bate no diferencial dianteiro.

- Já o motor de arranque tem que ser do AP só que tem uma diferença. O primeiro que usei foi o motor que veio no AP 97 e como ele não tem mancal para sustentar o eixo do bendix tive que soldar um suporte na caixa seca para colocar a bucha que sustenta o tal eixo, claro que ficou desalinhada e o motor de arranque não girava leve, ele travava e assim acabava com a carga da bateria ou simplesmente não girava e ficava travado.
A solução foi colocar o motor de arranque mais moderno da linha AP ele não tem eixo, só o bendix que engata no volante do motor fazendo-o girar.

Existem algumas peculiaridades em qualquer adaptação, seja ela qual for e alguns problemas a gente só descobre depois do serviço feito, a gente vê que não funciona assim e tem que arrumar outra forma.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida me pergunte.
Grande abraço

fguerreiro
23/11/2010, 21:11
Marco, boa noite!
Muito obrigado pelo relato!
Este consumo que vc citou é de 6~7 km por litro de álcool na cidade?
Abraço

Marcos Vaz
25/11/2010, 11:35
Marco, boa noite!
Muito obrigado pelo relato!
Este consumo que vc citou é de 6~7 km por litro de álcool na cidade?
Abraço

Sim, 6 a 7 km por LT, mas é de gasolina, não uso álcool.
E só consigo este consumo se não pisar muito no carro.

DUCAT
01/01/2011, 21:46
Grande Marcão !!

Primeiro parabéns pela adaptação. Sou mais novo no fórum, mas li tudo sobre a tua adaptação desde o início do tópico. Show de bola !!

Já colocou o motor 2.0 ?? Eu estou pensando nessa mudança também. A minha Jurema (1997 - Gas. Aut.), começou com os probleminhas de sensor daqui, lambda dali, MAF, etc.
Tenho um tio que possui uma oficina e ele faz adpatações direto. Já fez um Mad Max com chassis de willys, motor AP, caixa de chevette, reformou inteiro um Unimogg, entre outras gambitech's...
Acho que ele dá conta do recado. Mas estou pensando num AP - Flex, mais novo se eu conseguir aqui no interior do PR.
Pela sua experiência, o que me diria ?

Grande abraço !

Andrei Hasse
02/01/2011, 11:48
Ola Amigos

Feliz 2011!!

Tb Acho um AP otima opção de troca p Sport, penso nessa possibilidade p meu suzuki se um dia der problema, eu pegaria um AP FLEX prontinho com injeção e tudo, mesmo o 1.8 flex aquele que saiu na saveiro crossover é forte.

Abrs..

Marcos Vaz
04/01/2011, 11:34
Ola Amigos

Feliz 2011!!

Tb Acho um AP otima opção de troca p Sport, penso nessa possibilidade p meu suzuki se um dia der problema, eu pegaria um AP FLEX prontinho com injeção e tudo, mesmo o 1.8 flex aquele que saiu na saveiro crossover é forte.

Abrs..

Andrei o AP foi a melhor opção que encontrei para minha viatura, o motor que comprei veio com injeção, mas optei pela carburação por utiliza-la em trilhas alagadas e a injeção não funcionaria bem caso molha-se já o carburador eu posso concertá-lo.
Amigo nunca ouvi falar em AP Flex o motor que saiu na Saveiro crossover foi o Power.
É uma opção dependendo para que vc usa seu carro, lembre-se que vc terá que trocar toda a fiação do seu carro e junto com o motor vc terá que comprar a central eletronica do motor.
Acho uma boa troca levando em conta que o motor do suzuki é meio fraquinho.

Abraços

janjo
22/03/2011, 12:01
boa tarde galera. sou proprietario de sportage e estou trocando o motor dela porum ap 2.0 e gostaria da opiniao de vcs. o motor q estou usando éum 2.2 diesel só que acho ele muito fraco e vive vazando oleo.
por favor opinem.

abraço a todos

Marcos Vaz
24/03/2011, 14:02
boa tarde galera. sou proprietario de sportage e estou trocando o motor dela porum ap 2.0 e gostaria da opiniao de vcs. o motor q estou usando éum 2.2 diesel só que acho ele muito fraco e vive vazando oleo.
por favor opinem.

abraço a todos

Amigo Janjo, como pode ver neste tópico adaptei um AP 1.8 carburado na minha viatura´. O unico problema é que acho ele sem torque por conta do peso do carro, minha vontade é colocar um 2.0 nela.
Não acho que o AP 2.2 diesel seja fraco para o carro, mas vc só vai saber tentando.
Estou muito satisfeito com o meu, tirando a falta de torque que é admissível no mais sem prblema.
A grande vantagem é que todo mundo sabe mexer.

Abraços

janjo
25/03/2011, 14:14
boa tarde marcos. li todos os passos do seu desenvolvimento e achei show de bola entao resolvi seguir teus passos, só q eu estou colocando umap 2.0 injetado. ja comprei ele e estou fazendo o flange,só to meio perdido na parte da prisa nao sei bem como vou fazer, me parece que vai ficar meio curta.
abraço

fguerreiro
25/03/2011, 16:26
Janjo, boa tarde.

Abra um tópico para mostrar-nos sua empreitada.

Abraço

Fábio

Luiz Roberto Coura Paiva
28/03/2011, 13:12
Boa trade Janjo!

Também estou na dúvida na troca do motor da minha Sportage 2.2, 95. Já estudei a possibilidade de adaptar o motor da Besta GS 2.7, do Opala 2.5, mas acho que será muito trabalhoso e não trará resultado satisfatório.
O Fguerreiro tem razão. Um novo tópico a respeito da adaptação que vc está fazendo seria muito interessante e ilustrativo, inclusive poderá ajudar-me a decidir a adaptar o AP 2.0.

Marcos Vaz
28/03/2011, 17:52
boa tarde marcos. li todos os passos do seu desenvolvimento e achei show de bola entao resolvi seguir teus passos, só q eu estou colocando umap 2.0 injetado. ja comprei ele e estou fazendo o flange,só to meio perdido na parte da prisa nao sei bem como vou fazer, me parece que vai ficar meio curta.
abraço

Janjo não entendi o que é "prisa"?
Me explica e vejo se te ajudo.

Obs: Poste tudo que fizer na sua viatura.

Andrei Hasse
28/03/2011, 19:59
Tb Axo um Ap uma exelente Opção, Esse motor é um genérico, serve em tudo, pau pra toda obra, funciona em jeep, carro de arrancada, preparado de rua gaiola etc...
Mas tb tem a opção do GM 2.0 do astra, vectra etc.. até tem um jimny a venda no Forum com esse motor instalado. tem até foto do motor no cofre,
Ja vi esse motor em um samurai, fico o bixo e ja tive um astra 2006 flex motor forte, manutenção tão barata quanto um Ap.

Espero não ter colocado mais duvidas eheheheh

Abrss..

janjo
28/03/2011, 20:56
boa noite marcos!! prisa
pra nós aqui do sul é aquele eixo q fica no meio da capa seca
to achando q ela vai ficar curta; isso´ta me precupando.
mas amanha ou quarta fica pronto o flange,ai vou ter uma noçao de como vai ficar.

abraço

Patoloko
29/03/2011, 14:29
Pois é pessoal, venho acompanhando esse tópico ha um bom tempo, desde a época que eu tinha minha sportage. Vendi pra trocar num outro jipe. Hoje tenho um JPX e está inclusive com motor AP 1.8. Acho que o motor AP é uma das melhores escolhas pra essas adaptações. Todo mecânico conhece, tem peça até em açougue, é extremamente robusto, aguenta desaforo de tudo que é jeito. Pra estourar um motor desse, tem que ser muito pau. Tenho uma gaiola com motor AP 2.0 e durante uma trilha na Ilha do Bananal, riscou as camisas porque entrou terra pelo filtro de ar que quebrou e o motor só parou de funcionar depois que as velas encharcaram. Pra arrumar e ainda dar uma geral, foi gasto menos de 500 reais. Quer dizer, pra um motor que aguenta o que o AP aguenta, é uma manutenção muito barata. Acho que o custo benefício dele é o melhor de todos os outros motores que foi falado.

EDuarte
29/03/2011, 15:43
...pra um motor que aguenta o que o AP aguenta, é uma manutenção muito barata. Acho que o custo benefício dele é o melhor de todos os outros motores que foi falado....

X2...:concordo:

[]s
(DU)

DouglasMac
29/03/2011, 20:34
Falou...X2, X2!!!:pipoca:

Marcos Vaz
31/03/2011, 17:25
boa noite marcos!! prisa
pra nós aqui do sul é aquele eixo q fica no meio da capa seca
to achando q ela vai ficar curta; isso´ta me precupando.
mas amanha ou quarta fica pronto o flange,ai vou ter uma noçao de como vai ficar.

abraço

Amigo Janjo este eixo chama-se "eixo piloto" ele é o responsável em passar o torque do motor para a caixa de marcha.
Bem, realmente ele fica mais ou meno 2mm mais curto, mas se vc procurar aqui no tópico eu postei a solução sem ter que cortar o eixo. Inclusive uma solução mais barata.

Abraços,

EDuarte
31/03/2011, 18:28
Se me permitem...
O quanto o eixo piloto vai ficar mais curto depende diretamente da espessura da flange, se o amigo Janjo estiver fazendo a flange em uma espessura diferente da que o Marcos usou a diferença pode ser maior, menor ou nenhuma, mas se for igual é só fazer como o Marcos detalhou.

[]s
(DU)

Marcos Vaz
12/04/2011, 12:05
Se me permitem...
O quanto o eixo piloto vai ficar mais curto depende diretamente da espessura da flange, se o amigo Janjo estiver fazendo a flange em uma espessura diferente da que o Marcos usou a diferença pode ser maior, menor ou nenhuma, mas se for igual é só fazer como o Marcos detalhou.

[]s
(DU)

Exatamente, bem lembrado amigo Eduarte.
Não me lembro agora a espessura que use, mas tem aqui nos meus posts.

Henrique Petropolis
13/04/2011, 02:33
Esse flange para acoplar o motor a caixa ,quem fabrica ,fornece ou aceita encomenda ,pois estou tendo serios problemas aqui que ninguem conhece ou se habilita ao menos tentar fazer um ,ate pensei em eu mesmo fazer comprando uma chapa e mandando cortar ,mais falta ainda uns detalhes por que o motor é um Maxxion 2.8 PowerStroke e o maior dificludade ainda é o volante do motor na capa seca que tenho que havaliar as medidas em relação ao eixo piloto ,alguem da dica quem faz o flange???

http://img833.imageshack.us/img833/7306/motormaxionhs28powerstr.jpg (http://img833.imageshack.us/i/motormaxionhs28powerstr.jpg/)

EDuarte
13/04/2011, 08:34
Vai ser dificil encontrar alguem que faça a flange sem ter o molde, a não ser que vc leve o motor e o cambio, vc terá que fazer um molde em papelão ou cartolina e mandar alguem cortar a chapa.
Qto ao eixo piloto vai depender da espessura da flange que vc fizer, lembrando que é preciso verificar se a espessura e estrias do eixo vão servir no disco original desse motor caso não de pra usar o disco original da sportage.

[]s
(DU)

Patoloko
13/04/2011, 08:49
Esse flange para acoplar o motor a caixa ,quem fabrica ,fornece ou aceita encomenda ,pois estou tendo serios problemas aqui que ninguem conhece ou se habilita ao menos tentar fazer um ,ate pensei em eu mesmo fazer comprando uma chapa e mandando cortar ,mais falta ainda uns detalhes por que o motor é um Maxxion 2.8 PowerStroke e o maior dificludade ainda é o volante do motor na capa seca que tenho que havaliar as medidas em relação ao eixo piloto ,alguem da dica quem faz o flange???

http://img833.imageshack.us/img833/7306/motormaxionhs28powerstr.jpg (http://img833.imageshack.us/i/motormaxionhs28powerstr.jpg/)

Amigo, esse motor atualmente é meu sonho de consumo.
Se importa em dizer quanto pagou por ele?

fguerreiro
13/04/2011, 12:30
Henrique, bela empreitada!
Crie um tópico específico para acompanharmos!
Abraço

janjo
13/04/2011, 16:00
boa tarde.

hoje consegui terminaar o flange, ele ficou com 10 mm. só achei q o eixo piloto ficou com pouca base no rolamento do virabrequim, entao tirei o rolamento e deixei ele mais pra fora com isso o eixo piloto ficou mais pra dentro do rolamento.

abraço

Henrique Petropolis
14/04/2011, 02:21
Amigo, esse motor atualmente é meu sonho de consumo.
Se importa em dizer quanto pagou por ele?

Sim claro ,eu vou documentar tudo com fotos e video e postar aqui assim que tiver o material nescessario para postar, esse amigo colocou o 3.0 na range dele e me passou este que não trouxe por que estava sem turbina e que ja chegou da revisão e vai ser montado no motor e posto em operaçao ,eu achei que era um Sprint quando vi e fiquei com medo de ser eletrônico ,pois ia encarecer muito a adaptação como foi caro para instalar na dele o 3.0 eletronico ,pois existe central com sensores etc..,mas não ate um colega aqui do forum me esclareceu que era o PowerStroke da mesma familia Interacional Motores (MWM) e ainda estou fazendo o motor completo original kia magma para poder vistoriar o carro , e a adaptaçao vai ficar para depois ,pois ja sei que vai ser canseira ,pois ninguem aqui na minha região ao menos tem curiosidade de tentar fazer havaliação !!

Marcos Vaz
09/06/2011, 15:16
Amigo Janjo,
Não faça isso com o rolamento, veja como resolvi meu problema aqui mesmo neste tópico, mandei fazer uma bucha com mais ou menos 3 mm para fora do virabrequim e assim dei mais apoio na ponta do eixo piloto. É claro que tive que tirar fora o rolamento.

boa tarde.

hoje consegui terminaar o flange, ele ficou com 10 mm. só achei q o eixo piloto ficou com pouca base no rolamento do virabrequim, entao tirei o rolamento e deixei ele mais pra fora com isso o eixo piloto ficou mais pra dentro do rolamento.

abraço

Adrianosiq
06/01/2012, 19:02
Parabéns pela adaptação, ficou muito bom.
Como fica a documentação? é Facil legalizar?
Tenho um Rocsta será que a flange é igual?

monstercar
01/02/2012, 07:28
bom dia Marcos, por gentilesa v tem o endereco do colega que adpitou o 4cc na espotage dele..grato

Marcos Vaz
13/02/2012, 15:40
Adriano, basta que o motor que vc vai colocar tenha origem, documento e que o carro daonde ele saiu tenha sido dado baixa no detran.
O resto um bom despachante resolve.

Parabéns pela adaptação, ficou muito bom.
Como fica a documentação? é Facil legalizar?
Tenho um Rocsta será que a flange é igual?

Marcos Vaz
13/02/2012, 15:42
Monstercar, eu o conheci aqui no fórum, ele é conhecido aqui como Kiros, mas parece que ele não tem mais a viatura com o motor do opala. Bem da uma procurada aqui.

bom dia Marcos, por gentilesa v tem o endereco do colega que adpitou o 4cc na espotage dele..grato

daissonrs
23/02/2012, 00:29
OLA EDUARTE POR ACASO VC E MECANICO????? TO QRENDO COMPRAR UMA SPORTAGE E GOSTARIA DE FALAR COM VC MEU EMAIL daisson@atosrs.com.br GRATO AGUARDO RETORNO
Caro Eduarte,
Posso até concordar com você, mas lembre-se que o carburador será totalmente mecânico, então a possibilidade de dar algum problema na trilha será mínimo. E tem mais, caso aconteça algum problema, é bem mais fássil você consertar, numa trilha, um carburado do quê uma injeção.

Mas valeu a sujestão, vou ver como a sporte se comporta com carburador.

Marcos Vaz
21/05/2012, 11:53
Amigos, posto minha dúvida aqui no tópico que criei pois o assunto tem relação com este tópico.
Como todos que leram este tópico sabem que o disco de embreagem que estou usando na miha VTR é do AP com o miolo da Sportage pois não alterei o eixo piloto da caixa.
Bem, gostaria de saber e acho que o Miguel poderia me responder, não dismerecendo o conhecimento dos outros, que serão muito bem aceitos, se existe algum disco de embreagem do mesmo tamanho do AP mas com o miolo que caiba no eixo da sportage para que eu não tenha mais que comprar um disco novo de AP e trocar o miolo pelo da Sportage?
Agradeço a ajuda de todos.

EDuarte
21/05/2012, 12:16
O disco da sportage a maior ou menor que do ap? (diametro e espessura)

[]s
(DU)

Marcos Vaz
23/05/2012, 12:08
Amigo Eduarte o disco da Sportage é maior tanto no diâmetro quanto na espessura, só não tenho as medidas aqui para te falar.

O disco da sportage a maior ou menor que do ap? (diametro e espessura)

[]s
(DU)

EDuarte
23/05/2012, 12:26
Amigo Eduarte o disco da Sportage é maior tanto no diâmetro quanto na espessura, só não tenho as medidas aqui para te falar.

Marcos
O mais comum nesses casos é usinar o disco da sportage pra caber no ap desde que não fique muito fino na espessura, sai mais barato e mais pratico.

Ps. Estou pretendendo colocar um ap na minha sportage tbm, vc por acaso tem o molde da flange?

[]s
(DU)

Marcos Vaz
15/06/2012, 12:39
Marcos
O mais comum nesses casos é usinar o disco da sportage pra caber no ap desde que não fique muito fino na espessura, sai mais barato e mais pratico.

Ps. Estou pretendendo colocar um ap na minha sportage tbm, vc por acaso tem o molde da flange?

[]s
(DU)

Amigo Eduarte ão sei se ainda tenho o molde, mas vou procurar.

EDuarte
15/06/2012, 13:02
Amigo Eduarte ão sei se ainda tenho o molde, mas vou procurar.

Valeu Marcos, se puder verificar fico muito grato...

[]s
(DU)

leandro bagatta
16/06/2012, 18:52
Marcos, comprei uma sportage aparentemente com as mesmas adapta;óes da sua, a minha ja veio com o motor AP 1.8 carburado alcool original, pequei ela ontem, nao sei muita coisa ainda sobre ela, me fala uma coisa a sua ta com o cambio original? na pista ela parece meio fraca, andando numa media de 90 km/h e perde muito na subida, é normal? do mais show de bola conforto, economia, e tuda mais...to gostando. ah ela ta alta com as molas da towner me parece, ta com 90 cm do chão. Até mais...valeu

Marcos Vaz
25/01/2013, 19:05
Marcos, comprei uma sportage aparentemente com as mesmas adapta;óes da sua, a minha ja veio com o motor AP 1.8 carburado alcool original, pequei ela ontem, nao sei muita coisa ainda sobre ela, me fala uma coisa a sua ta com o cambio original? na pista ela parece meio fraca, andando numa media de 90 km/h e perde muito na subida, é normal? do mais show de bola conforto, economia, e tuda mais...to gostando. ah ela ta alta com as molas da towner me parece, ta com 90 cm do chão. Até mais...valeu

Caro amigo é exatamente isso que acontece com a viatura usando o motor AP.
A inha era assim mesmo, mas graças a Deus semana passada troquei o motor 1.8 por outro 2.0 e vou te falar. É outro carro que tenho nas mãos, tudo isso que ocorre com o motor 1.8 some no motor 2.0, cara o carro anda, não perde em subida e o consumo é quase o mesmo.
Sim minha caixa é originau, só troquei o motor e adaptei a embreagem, uso o disco do santana, mas o deslizador é metade VW e metade KIA.

Djalma colombo
26/01/2013, 21:29
O Leandro põe as fotos da bichinha pra gente ver como ficou o motor e esta altura de 90cm, com uma altura dessas só falta pneu de bigfoot! rsrs... Forte abraço!

leandro bagatta
28/01/2013, 11:32
Que bom de deu certo Marcos, gosto muito do carro e isso me incomoda um pouco, porém na trilha é outra conversa, quando reduzido da conta do recado, já me disseram muitas coisas, como é carburado que só injetando já ia dar diferença, outros falaram do turbo, mais como a adaptação já ta pronta queria trocar o motor mesmo, o seu é carburado? que média tem feito? o meu faz 5 no alcool. Você já pensou em mexer na relação? pois acho que da muita rotação.

Marcos Vaz
31/01/2013, 01:20
Que bom de deu certo Marcos, gosto muito do carro e isso me incomoda um pouco, porém na trilha é outra conversa, quando reduzido da conta do recado, já me disseram muitas coisas, como é carburado que só injetando já ia dar diferença, outros falaram do turbo, mais como a adaptação já ta pronta queria trocar o motor mesmo, o seu é carburado? que média tem feito? o meu faz 5 no alcool. Você já pensou em mexer na relação? pois acho que da muita rotação.

Leandro realmente ela reduzida não deixa a desejar, já 4x2 o motor não responde, a minha não passava de 80 km isso com o motor já estourando.
Se injetar ela não vai ganhar velocidade somente economia e tem mais, vc faz trilha com ela, não sei qual é o grau de dificuldades das suas trilhas, eu resolvi carburar por que aqui na região nossas trilhas tem muita água e se der problema, a injeção vc não concerta no meio do mato, mas o carburador sim.
Turbinar sim, vc vai ganhar muita velocidade, mas terá um desgaste maior do motor.
Te dou a maior força se vc colocar um 2.0 ai sim vc vai sentir a diferença, mesmo carburado. Agora ele gasta um pouco mais que o 1.8
Meu motor antigo fazia 7 km na cidade, ainda não fiz a média deste motor mas acho que ele deve tá fazendo uns 5 ou 6 km na cidade, isso no ar direto, agora na estrada é que eu gasto pois dei uns coros nela pra sentir o motor.
Nunca pensei em mexer na relação, estou bem satisfeito com esse 2.0

Grande abraço, qualquer esclarecimento estou às ordens.

leandro bagatta
31/01/2013, 12:19
Valeu Marcos, obrigado pelas dicas, vou fazer isso sim com certeza, porem mais pro final do ano, preciso trocar os pneus de imediato. Embora o pessoal por aqui me desanima falando que vai dar pouca diferença, meu uso maior é na cidade, e como vc falou na trilha não falta.

pisca23
30/05/2013, 09:59
Bom dia Marcos estou pensando em trocar tbm omeu motor e colocar um AP 2.0 na minha Sportage por gentileza tem como me enviar o esqueminha que vc usou na sua.e saber tbm se teve que trocar a documentaçao dela
valew ficou muito xic o motor da sua sportage parabens

Marcos Vaz
11/06/2013, 22:59
Caro Pisca, meu esquema de adaptação está todo neste tópico, é só vc começar na 1ª página.
Mas devo ressaltar que já fiz algumas alterações do que postei aqui. Então seria bom você me consultar, via e-mail, sempre que for dar algum passo na adaptação.
Estou às ordens.

Bom dia Marcos estou pensando em trocar tbm omeu motor e colocar um AP 2.0 na minha Sportage por gentileza tem como me enviar o esqueminha que vc usou na sua.e saber tbm se teve que trocar a documentaçao dela
valew ficou muito xic o motor da sua sportage parabens

gabrielnomura
22/10/2013, 08:53
bom dia marcos parabens na adaptaçao gostaria de saber se vc usou o volante original do motor.

leandro bagatta
23/10/2013, 14:08
Gostaria de relatar aqui sobre minha sportage, achava o motor ap 1.8 fraco porém descobri que o problema era a embreagem que não estava regulada, agora ficou outro carro, muito bom e economico.

Marcos Vaz
30/10/2013, 12:54
bom dia marcos parabens na adaptaçao gostaria de saber se vc usou o volante original do motor.

Olá Gabriel, desculpe a demora.
Sim utilizo o volante do AP 2.0 mas tive que aliviar ele, mandei para um torneiro para tirar alguns centímetros. Se não tivesse feito isso ele iria bater na flange de adaptação.

Marcos Vaz
30/10/2013, 12:57
Olá Leandro, fico feliz por vc.
Que bom que seu carro ficou bom. No meu caso eu precisava realmente de mais potência pois minhas trilhas aqui são bem pesadas, saca aquela lama "mingua" que chupa o carro. É isso, abraços.

Gostaria de relatar aqui sobre minha sportage, achava o motor ap 1.8 fraco porém descobri que o problema era a embreagem que não estava regulada, agora ficou outro carro, muito bom e economico.

mflaviorodrigues
05/12/2013, 17:22
Olá Leandro, fico feliz por vc.
Que bom que seu carro ficou bom. No meu caso eu precisava realmente de mais potência pois minhas trilhas aqui são bem pesadas, saca aquela lama "mingua" que chupa o carro. É isso, abraços.

Ola Marcos tudo bem
Cara eu achei um motor da Blazer v6 4.3 completo sera que cabe na sportage?
eu adorei o carro mais na estrada ela cai muito de velocidade nas subidas chega cair de 120 para 80 por hora
e achei um motor da ranger v6 tambem com preço bom o que voce me aconselha?

Patoloko
06/12/2013, 16:34
Pessoal, acompanho esse tópico desde que tinha uma sportage. Depois troquei por um jpx.
Como ultimamente estava vendo qual motor adaptar no meu jpx (ele estava com um AP 2.0 injetado), pesquisei várias opções de motores (queria adaptar um a diesel, como acabei fazendo). Nesse tempo, um motor que me chamou muita atenção foi o AP 1.9 diesel argentino (que equipa o golf, bora, etc dos hermanos). Esse motor tem várias configurações, com uma eletronica que produz 150 cv. Pensando nisso e sentindo saudade da minha sportage (menos do bolso, pois era automatica a gasolina e bebia muito), fico pensando: Alguém já pensou em adaptar um desse motor numa sportage? Na minha opinião ficará um monstro, andando muito e extremamente economico.

reslima
25/06/2014, 10:12
Marcos, tranquilo? Como você fez pra manter o velocímetro funcionando?
Abraço.

Marcos Vaz
22/10/2014, 17:15
Cara não troquei a minha caixa de marcha, ela permanece original da Sportage. Com isso o velocímetro não sofreu alteração, como ele é elétrico o sensor permanece na caixa original e ele continua funcionando.

Marcos, tranquilo? Como você fez pra manter o velocímetro funcionando?
Abraço.

reslima
23/10/2014, 09:18
Também não troquei a minha, mas infelizmente depois de algumas voltas o velocimetro parou de funcionar. Vai saber... Mas beleza, valeu mesmo assim...

jssass
24/10/2014, 18:45
Srs. Preciso urgente de ajuda, comprei uma Gran Sportage 98/99 a gasolina e tava fraca de motor não aguentava subir uma subida! Levei numa oficina e os mecânicos fizeram todo o motor, desde bronzinas pistões novos anéis retíficas de cilindros e cabeçote trocaram bomba de gasolina, velas. Limpeza de bicos e o carro não anda! Alguém pode me ajudar?

Marcos Vaz
13/11/2014, 18:25
Você trocou o disco de embreagem? Verificou a pressão do platô?

Srs. Preciso urgente de ajuda, comprei uma Gran Sportage 98/99 a gasolina e tava fraca de motor não aguentava subir uma subida! Levei numa oficina e os mecânicos fizeram todo o motor, desde bronzinas pistões novos anéis retíficas de cilindros e cabeçote trocaram bomba de gasolina, velas. Limpeza de bicos e o carro não anda! Alguém pode me ajudar?

Marcos Vaz
13/11/2014, 18:29
Reslima, como falei o velocímetro é totalmente elétrico. Peça para um eletricista verificar a fiação, se está chegando corrente no painel ou veja se o sensor, na caixa está bem conectado, retire ele e veja o eixo é um pequeno ferrinho que gira quando o carro está em movimento, girando também o sensor e mandando corrente para o painel.

Também não troquei a minha, mas infelizmente depois de algumas voltas o velocimetro parou de funcionar. Vai saber... Mas beleza, valeu mesmo assim...

reslima
14/11/2014, 09:13
Você tirou o módulo de injeção do motor original do carro? Pois vai sinal do velocimetro para o pino 42 do módulo.

Reslima, como falei o velocímetro é totalmente elétrico. Peça para um eletricista verificar a fiação, se está chegando corrente no painel ou veja se o sensor, na caixa está bem conectado, retire ele e veja o eixo é um pequeno ferrinho que gira quando o carro está em movimento, girando também o sensor e mandando corrente para o painel.

Marcos Vaz
17/11/2014, 17:34
Você tirou o módulo de injeção do motor original do carro? Pois vai sinal do velocimetro para o pino 42 do módulo.

Reslima tirei sim, tudo que fazia parte do motor original eu tirei. Cara se vai sinal eu não sei, só sei que meu velocímetro está funcionando perfeitamente, ele só da uma pequena diferença por conta dos meu pneus que são maiores que os originais.
A única alteração que percebi foi o RPM que está marcando 1.000 giros a mais do que o normal.

evangivaldojunior
25/04/2015, 00:07
Senhores! Boa noite! Sou membro do forum há um bom tempo. Porém só agora resolví buscar auxilio após ler esse tópico sobre a adaptação do AP na sportage. Alguém dentre os amigos poderia me dizer se essa adaptação do motor AP seria possível numa Besta GS. Necessito de um carro para no mínimo 10 pessoas (família grande). E a Besta para mim seria a melhor opção na relação custo-benefício. Se puderem conto com a opinião e conselhos dos senhores.

michelmagiver
03/07/2015, 18:18
ola, coloquei um ap 1.8 monoponto na sptg com embreagem de ceramica, ficou muito bom.

nilson flavio
14/07/2015, 19:48
Boa noite Marcos, vc ainda tem a sportage? Coloquei ap 2.0 alcool na minha, tbm tirei toda eletronica dela. Mas o conta giro num deu muito certo, ele marca rpm dobrado, acredito q seja por ela originalte ter 2 bobina e como usa somente uma, assim o contagiro entende sinal em dobro. Sera q tem uma soluçao?

Abç.

Reslima tirei sim, tudo que fazia parte do motor original eu tirei. Cara se vai sinal eu não sei, só sei que meu velocímetro está funcionando perfeitamente, ele só da uma pequena diferença por conta dos meu pneus que são maiores que os originais.
A única alteração que percebi foi o RPM que está marcando 1.000 giros a mais do que o normal.

Marcos Vaz
28/07/2015, 09:43
Olá Nilsom, primeiramente quero te pedir desculpas pelo atraso na resposta, estou afastado desse grupo pois não tenho mais a sportage, comprei uma Pajero e tenho andado mais em outro grupo.
Me admira você estar perdendo potência pois o seu AP é 2.0 e a álcool, os motores a álcool são mais potentes que os gasolina, são os motores usados em arrancadões, normalmente são todos a álcool.
Entendo o que vc diz sobre o RPM o meu era assim também. Eu até tentei resolver isso primeiramente liguei na bobina, não deu certo depois liguei no alternador e continuava a mesma coisa ai deixei de lado, mas acredito que tenha sim uma jeito de acertar isso.

Boa noite Marcos, vc ainda tem a sportage? Coloquei ap 2.0 alcool na minha, tbm tirei toda eletronica dela. Mas o conta giro num deu muito certo, ele marca rpm dobrado, acredito q seja por ela originalte ter 2 bobina e como usa somente uma, assim o contagiro entende sinal em dobro. Sera q tem uma soluçao?

Abç.

Marcos Vaz
28/07/2015, 09:45
Parabéns, uma vez pensei em colocar esse disco mas alguém me falou que ficaria pesada ai deixei de mão.

Abç.

ola, coloquei um ap 1.8 monoponto na sptg com embreagem de ceramica, ficou muito bom.

Marcos Vaz
28/07/2015, 09:49
Amigo bom dia, acredito que seja possível, mas a primeira coisa e leva-la a um mecânico para avaliar o espaço que vc tem para colocar o AP. Leve em conta que a besta é um carro pesado, precisa avaliar se o AP vai puxar esse carro, seu consumo vai aumentar consideravelmente.

Abç.

Senhores! Boa noite! Sou membro do forum há um bom tempo. Porém só agora resolví buscar auxilio após ler esse tópico sobre a adaptação do AP na sportage. Alguém dentre os amigos poderia me dizer se essa adaptação do motor AP seria possível numa Besta GS. Necessito de um carro para no mínimo 10 pessoas (família grande). E a Besta para mim seria a melhor opção na relação custo-benefício. Se puderem conto com a opinião e conselhos dos senhores.

nilson flavio
29/07/2015, 20:21
Opa Marcos tranquilidade total. Minha spt ficou um pouco frouxa d saida. Exemplo no velocimetro marca 100 km/h e no gps 110 km/h. Esta muito lonva a relaçao diferencial. Estou vendo se a relaçao da tracker serve nela, ai fica show d bola.

Olá Nilsom, primeiramente quero te pedir desculpas pelo atraso na resposta, estou afastado desse grupo pois não tenho mais a sportage, comprei uma Pajero e tenho andado mais em outro grupo.
Me admira você estar perdendo potência pois o seu AP é 2.0 e a álcool, os motores a álcool são mais potentes que os gasolina, são os motores usados em arrancadões, normalmente são todos a álcool.
Entendo o que vc diz sobre o RPM o meu era assim também. Eu até tentei resolver isso primeiramente liguei na bobina, não deu certo depois liguei no alternador e continuava a mesma coisa ai deixei de lado, mas acredito que tenha sim uma jeito de acertar isso.

Marcos Vaz
19/10/2015, 16:11
Opa Marcos tranquilidade total. Minha spt ficou um pouco frouxa d saida. Exemplo no velocimetro marca 100 km/h e no gps 110 km/h. Esta muito lonva a relaçao diferencial. Estou vendo se a relaçao da tracker serve nela, ai fica show d bola.

Amigo desculpe a demora é que não venho mais com frequencia a este grupo pois agora tenho uma pajero e estou visitando mais o outro fórum.
Bem vamos lá, a minha também dava diferença na velocidade mas era apenas de 5 Km, eu tinha pneus e suspenção alterados.

Makaue
11/06/2016, 21:31
Boa noite pessoal.
Sobre a adaptação do motor AP na SPTG, no meu caso será a solução. Porem a maior dificuldade na minha opinião eh a confecção da flange. Estive na fenajeep desse ano e conversei com o pessoal da adapbrasil, e me falaram que ha a possibilidade de começarem a fabricar essa flange, devido ao aumento da procura por essa peça. Poderíamos aqui então saber pelo fórum o real interesse dos foristas.

EDuarte
12/06/2016, 02:38
Esse papo da adapbrasil ja é antigo, faça por conta,não espere por eles que seu projeto não sai.
Varios amigos foristas ja fizeram essa adaptação e estão satisfeitos, tanto com AP quanto com GM 151.
Use a ferramenta de busca sobre AP e GM 151 no forum que vai encontrar o passo a passo da adaptação.

[]s
(DU)

arantes
12/06/2016, 08:08
Bom dia amigos ,

Estava procurando peças para manutenção da minha sportage e achei um anúncio no mercado livre da flange pronta (motor ap sportage) , vai a dica .

Arantes

Alexandre Andrades
13/01/2018, 13:59
Boa tarde! Estou querendo substituir o motor da minha sportage 97 gasolina pelo ap também onde consigo o flange? Pelo que vi preciso só por arranque do santana assim não é nescessario cortar a capa seca da sportage.

Djalma colombo
19/01/2018, 21:53
Boa tarde! Estou querendo substituir o motor da minha sportage 97 gasolina pelo ap também onde consigo o flange? Pelo que vi preciso só por arranque do santana assim não é nescessario cortar a capa seca da sportage.

Tem que mandar fazer em torneiro!

nilson flavio
01/02/2018, 21:12

Boa noite, eu tenho uma cortada
Quando fiz a troca do motor eu mandei cortar 2 peças e usei uma somente.

contato: zap 035 98882 6768

Hugo2019
14/03/2018, 20:29
boa noite galera!

sou iniciante do fórum se alguém puder me ajudar fico agradecido, tenho uma kia sportage ano 96 2.2 diesel, so que não gostei desse motor devido ser fraco e a temperatura subir com facilidade, bom retirei este motor e estou colocando um motor ap 1.8 mi 4bicos, tive o prazer de ler os assuntos aqui no fórum ai tive a ideia de iniciar o projeto, o que preciso saber é se esse motor vai atender as minhas nescecidades sem turbo ou supercharge, quero andar em media de 100kmh tanto subida ou reto sem forçar? esse motor vai atender minha vontade? não optei por outro diesel devido custo do motor e manutenção?

Hugo
11-968947807

EDuarte
15/03/2018, 06:08
Seja bem vindo Hugo.
Por ser um carro pesado, o ideal é o AP 2.0, principalmente pelo fato de a relação das diesel ser mais longa.

[]s
(DU)

luizcarlosw
15/03/2018, 08:29
Olha, a tracker de peso similar é 2.0 16V gasolina e só mantem em subidas nas rodovias para arrancar em subida só quarta, acho que 1.8 talvez não dê conta, ficará melhor que o diesel mas não forte. Não seu se o seu Diesel era aspirado ou turbinado, mas a principal diferença que vai sentir é que o AP esticará bem mais que o diesel aspirado, tendo assim melhor final, o diesel turno não sei exatamente a diferença neste quesito.

Provavelmente terá de mexer no câmbio, motores a Diesel funcionam em baixa rotação, já os a gasolina em alta, assim a relação pode ficar meio longa para o AP, primeira com cara de segunda ou algo entre primeira e segunda e assim sucessivamente.

mfdomingues
15/03/2018, 16:59
boa noite galera!

sou iniciante do fórum se alguém puder me ajudar fico agradecido, tenho uma kia sportage ano 96 2.2 diesel, so que não gostei desse motor devido ser fraco e a temperatura subir com facilidade, bom retirei este motor e estou colocando um motor ap 1.8 mi 4bicos, tive o prazer de ler os assuntos aqui no fórum ai tive a ideia de iniciar o projeto, o que preciso saber é se esse motor vai atender as minhas nescecidades sem turbo ou supercharge, quero andar em media de 100kmh tanto subida ou reto sem forçar? esse motor vai atender minha vontade? não optei por outro diesel devido custo do motor e manutenção?

Hugo
11-968947807

Hugo, sempre que vejo o pessoal falando que adaptou o motor AP nas sport eles reclamam do consumo que acaba ficando bem alto, pois, o giro que esse motor requer é mais elevado para ter torque. Ainda mais sendo 1.8.

O 2.2 Magna é um pouco fraco mesmo, quanto a temperatura é bem relativo, conheço muitos que possuem e não tem problemas inclusive há pelo menos dois 2.2 que foram turbinados e o povo fala muito bem. Talvez o seu esteja com algum problema maior por estar aquecendo.

Hugo2019
13/05/2018, 20:31
Olha, a tracker de peso similar é 2.0 16V gasolina e só mantem em subidas nas rodovias para arrancar em subida só quarta, acho que 1.8 talvez não dê conta, ficará melhor que o diesel mas não forte. Não seu se o seu Diesel era aspirado ou turbinado, mas a principal diferença que vai sentir é que o AP esticará bem mais que o diesel aspirado, tendo assim melhor final, o diesel turno não sei exatamente a diferença neste quesito.

Provavelmente terá de mexer no câmbio, motores a Diesel funcionam em baixa rotação, já os a gasolina em alta, assim a relação pode ficar meio longa para o AP, primeira com cara de segunda ou algo entre primeira e segunda e assim sucessivamente.

Olá amigo se eu alterar a primeira marcha pra ter arrancada na subida será que resolve meu problema ou se reduzir o diferencial? Pra ter torque força?

Hugo2019
13/05/2018, 20:34

Hugo, sempre que vejo o pessoal falando que adaptou o motor AP nas sport eles reclamam do consumo que acaba ficando bem alto, pois, o giro que esse motor requer é mais elevado para ter torque. Ainda mais sendo 1.8.

O 2.2 Magna é um pouco fraco mesmo, quanto a temperatura é bem relativo, conheço muitos que possuem e não tem problemas inclusive há pelo menos dois 2.2 que foram turbinados e o povo fala muito bem. Talvez o seu esteja com algum problema maior por estar aquecendo.

Minha era aspirada

Hugo2019
13/05/2018, 20:37

Já iniciei o projeto assim que possível vou por fotos ou vídeos estou me baseando pelas fotos é vídeos postado aqui no início, se eu acertar vou fazer algumas flange!! A mais, só estou em dúvida de uma coisa o rolamento da embreagem não foi citado, qual devo usar AP ou KiA

Hugo2019
13/05/2018, 20:49
Gostaria do contato do rapaz que fez a flange se alguém tiver? E puder passar

robertoamv
14/05/2018, 08:40
Bom dia,

Tenho uma TDI 2001. Minha receita pra evitar o aquecimento é: Usar a valvula termostática original ou em falta dessa, uma de 87 graus do Santana/Gol/etc. Acoplamento viscoso do Grand Vitara / Tracker com a hélice da Pajero 2.8 (8 pás e 17 polegadas de diâmetro). Meu carro, mesmo forçado, anda com a temperatura normal, entre 82 e 96 graus, medidos no cabeçote.

luizcarlosw
14/05/2018, 08:46
Olá amigo se eu alterar a primeira marcha pra ter arrancada na subida será que resolve meu problema ou se reduzir o diferencial? Pra ter torque força?

Acho que mexer no diferencial é mais negócio, assim reduz todas juntas proporcionalmente.
Não sei se o câmbio diesel e gasolina da Sportage são os mesmos, se for acho que só trocar o diferencial resolve.

Trocar só a primeira vai deixar um gap muito grande entre primeira e segunda, algo como sair na primeira e já pular para terceira.

O bom é conseguir um catálogo dos câmbios com as relações de marcha e de engrenagens, dai fica com um idéia melhor.

Hugo2019
14/05/2018, 12:16
Acho que mexer no diferencial é mais negócio, assim reduz todas juntas proporcionalmente.
Não sei se o câmbio diesel e gasolina da Sportage são os mesmos, se for acho que só trocar o diferencial resolve.

Trocar só a primeira vai deixar um gap muito grande entre primeira e segunda, algo como sair na primeira e já pular para terceira.

O bom é conseguir um catálogo dos câmbios com as relações de marcha e de engrenagens, dai fica com um idéia melhor.

Obrigado pela dica, vou montar ela e ver como fica, caso fique ruim vou mexer no diferencial, até pq mais fácil de desmontar!
segue o video das adaptação dos ar, alternador
Projeto Kia motor AP - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=A849NE2_W84&t=6s)

Hugo2019
15/05/2018, 12:19
Procurando uma peça para adaptar o motor AP no cambio da Kia Sportage diesel no meu Jeep, peça chamada de "Capa Seca do Cãmbio", encontrei um anuncio no mercado livre da SOS Motores CNPJ: 25.151.233/0001-16, de Sta.Maria/RS.
Entrei em contato pelo telefone (55) 9.8166-6691/(55)98121-1743, onde fui atendido pelo "Luiz Carlos Laryel Arthur de Almeida Nystrom", que foi tratado como Carlos nas conversas.
Numa conversa toalmente profissional, ele me convenceu a comprar a peça dele, no valor de R$ 1.750,00 + serviços de retrabalho do eixo piloto e insumos total de R$2,500,00 mas teria que enviar a meu cambio para tirar o molde no processo de fabricação da outra.
Enviei a minha peça, paguei transportadora, e com meu cambio em mãos, , me cobrou a metade do valor, por se tratar de serviço terceirizado.
Passei os R$ 1.200,00 em conta corrente do próprio Carlos (anexo) e depois disso, silenciou o assunto.
Passando 120 dias, ele não respondia minhas perguntas no whatsApp, nem e-mail, e nem atendia o telefone,
Desde então, me bloqueou para fazer outras perguntas no mercado livre, não lê minhas mensagens de whatsApp, nem e-mail.
A empresa não possui telefone fixo e os outros telefones celulares, tocam, mas ninguém atende.
Diante da situação, cheguei à conclusão que se tratava de um golpe de estelionato onde perdi, além do dinheiro depositado em conta (R$ 1.200,00), a minha peça que mandei para molde (R$ 2.500.00), mais o frete do envio(R$ 380,00), totalizando R$ 4080,00] não só financeiramente, mas moralmente, e junto com a perda do tempo que estou sem o carro, venho solicitar um auxílio na recuperação do meu prejuízo.

Hugo2019
15/05/2018, 12:25
Procurando uma peça para adaptar o motor AP no cambio da Kia Sportage diesel no meu Jeep, peça chamada de "Capa Seca do Cãmbio", encontrei um anuncio no mercado livre da SOS Motores CNPJ: 25.151.233/0001-16, de Sta.Maria/RS.
Entrei em contato pelo telefone (55) 9.8166-6691/(55)98121-1743, onde fui atendido pelo "Luiz Carlos Laryel Arthur de Almeida Nystrom", que foi tratado como Carlos nas conversas.
Numa conversa toalmente profissional, ele me convenceu a comprar a peça dele, no valor de R$ 1.750,00 + serviços de retrabalho do eixo piloto e insumos total de R$2,500,00 mas teria que enviar a meu cambio para tirar o molde no processo de fabricação da outra.
Enviei a minha peça, paguei transportadora, e com meu cambio em mãos, , me cobrou a metade do valor, por se tratar de serviço terceirizado.
Passei os R$ 1.200,00 em conta corrente do próprio Carlos (anexo) e depois disso, silenciou o assunto.
Passando 120 dias, ele não respondia minhas perguntas no whatsApp, nem e-mail, e nem atendia o telefone,
Desde então, me bloqueou para fazer outras perguntas no mercado livre, não lê minhas mensagens de whatsApp, nem e-mail.
A empresa não possui telefone fixo e os outros telefones celulares, tocam, mas ninguém atende.
Diante da situação, cheguei à conclusão que se tratava de um golpe de estelionato onde perdi, além do dinheiro depositado em conta (R$ 1.200,00), a minha peça que mandei para molde (R$ 2.500.00), mais o frete do envio(R$ 380,00), totalizando R$ 4080,00] não só financeiramente, mas moralmente, e junto com a perda do tempo que estou sem o carro, venho solicitar um auxílio na recuperação do meu prejuízo.

DADOS DO GOLPISTA

TELEFONES: Ctt/Informações: Carlos (55) 8166-6691 – (55) 9704-7748/ (55) 981211743

PAGINA NA INTERNET

Contato ~ . (https://sosmotorrs.blogspot.com.br/2015/01/oficina-de-venda-e-adaptacao-de-motores.html?showComment=1526396151468#c8358989463 290399650)

ANUNCIOS NO MERCADO LIVRE
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1020126276-flange-p-cmbio-sportage-diesel-ao-motor-zetec-18-diesel-_JM

NOME DELE OBTIDO PELA CONTA BANCARIA ONDE FOI REALIZADO DEPOSITO

LUIZ CARLOS LARYEL DE ALMEIDA NYSTROM

Hugo2019
15/05/2018, 12:29

DADOS DO GOLPISTA

TELEFONES: Ctt/Informações: Carlos (55) 8166-6691 – (55) 9704-7748/ (55) 981211743

PAGINA NA INTERNET

Contato ~ . (https://sosmotorrs.blogspot.com.br/2015/01/oficina-de-venda-e-adaptacao-de-motores.html?showComment=1526396151468#c8358989463 290399650)

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1020126276-flange-p-cmbio-sportage-diesel-ao-motor-zetec-18-diesel-_JM

PAGINA DELE NA INTERNET

rDuran
15/05/2018, 14:03
Já faz tempo que alertos sobre anuncios como esse...
O cara nem tem peça pronta e quer vender pela internet.
Não tem como né...

Você deveria ter levado a um mecânico com torno, alguém que mexe com adaptação, uma flange dessa não te custaria nem 500 reais.
Fica de aprendizado para os demais.

Hugo2019
15/05/2018, 21:04
Olá amigos, vou mandar trabalhar minha embreagem, embreagem AP& estria kia, devido o peso do carro colocar cerâmica de 4ou6 pastilhas ou uma tradicional?

RubinhoPilke
06/06/2018, 22:03
Boa noite amigos.. alguém já achou está flange ap x cambio sportage pronta a venda? (Sem ser este cara de Santa maria)
Brincadeiras a parte... sacanagem isso
Bom Minha Sport quebrou o motor a duas semanas.. simplesmente trancou o motor. E veio a surpresa motor totalmente condenado custo para recuperar em torno de 9 mil...
Venho.acompanhando o fórum e estou a fim de colocar um ap 2.0 que se tem mão De obra e peças em qualquer lugar e barato...

Nizinho
09/06/2018, 11:26
Bom dia amigo estou querendo adptarr um ap na minha sportage .gostei muito do seu trabalho .precisava saber passo a passo e se par poderia fabricar um flange para eu compra obrigado.

Hugo2019
11/06/2018, 22:03
Estou em faze de finalizar minha flange, não tem muito segredo, em breve vou postar fotos e vide-o da montagem da mesma

Hugo2019
11/06/2018, 22:04
Ola amigo estou fazendo a minha em breve fotos e videos, caso queira iniciar a sua fica meu zap 11-968947807 em breve vou ter a pronta entrega para venda! O kit todo!

Hugo2019
11/06/2018, 22:11

DADOS DO GOLPISTA

PAGINA NA INTERNET

Bom dia amigo estou querendo adptarr um ap na minha sportage .gostei muito do seu trabalho .precisava saber passo a passo e se par poderia fabricar um flange para eu compra obrigado.

Boa noite amigos.. alguém já achou está flange ap x cambio sportage pronta a venda? (Sem ser este cara de Santa maria)
Brincadeiras a parte... sacanagem isso
Bom Minha Sport quebrou o motor a duas semanas.. simplesmente trancou o motor. E veio a surpresa motor totalmente condenado custo para recuperar em torno de 9 mil...
Venho.acompanhando o fórum e estou a fim de colocar um ap 2.0 que se tem mão De obra e peças em qualquer lugar e barato...

Estou em faze de finalizar minha flange, não tem muito segredo, em breve vou postar fotos e vide-o da montagem da mesma
duvidas 11-968947807

Hugo2019
15/06/2018, 19:03
ola segue abaixo dois videos da adaptação do motor AP na kia Sportage, em breve mais videos e fotos!
Projeto motor AP Kia Sportage - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=MaIlebWjiw0&t=6s)

Kia Sportage motor AP flange - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=QFEtbKuPJK4)

Carlos Turchetto
26/03/2021, 11:17
Bom dia galerinha.
Ta bem parado esse tópico da adaptação do AP na Sportage.
Eu estou no processo de adaptação de um motor 2.0 na minha 98 a Diesel.
E como ela é a diesel não existe flange pronta no mercado para comprar apenas o modelo a gasolina, vou ter que confecçionar a minha.

Carlos Turchetto
26/03/2021, 11:20
Se alguém souber de alguém que já tenha o projeto da flange seria uma boa.
Sei que vai dar uma mão, mas vamos encarar.

Wallace33
15/04/2021, 15:48
boa tarde.

Só para avisar o pessoal que eu quase caí nesse GOLPE.
Esse sujeito é estelionatário. Eu não falo isso da boca para fora.
Ele tem vários processos criminais pelo brasil e usa nomes diferentes. Atua em conjunto com familiares e amigos, inclusive do sexo feminino.
Também tem processos cíveis.
Basta pedir a um advogado para fazer a busca.
O modus operandi é sempre o mesmo.
oferece a peça e quer uma usada em troca.
ele pega o dinheiro e some.
se a peça for retificável, ele ainda vende e ganha dinheiro em cima.
está atuando mais ou menos desde 2015 e continua.
quanto mais divulgar, melhor.
Assim, os Camaradas do 4x4 não caem no golpe.
me safei porque desconfiei e fui levantar a pele do carneiro.
abraços à todos.

DADOS DO GOLPISTA

PAGINA NA INTERNET

Flange P Cmbio Sportage Diesel Ao Motor Zetec 18 Diesel | MercadoLivre.com.br (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1020126276-flange-p-cmbio-sportage-diesel-ao-motor-zetec-18-diesel-_JM)

nelson paixao
05/11/2021, 14:10
ola marco vaz ,,,vi voce comentando sobre um ASp numa Sportage 97/98 essa camionete era automatica ,, alguem ja colocou um Ap numa sportage automatica??

Amigo Patoloko
O motor esta bem, funcionando perfeitamente, mas ele é um AP 1.8 e o motor é fraco para o peso do carro, estou procurando um 2.0 para trocar e assim ganhar mais torque no carro. Este é o motor certo o 2.0 caso você troque o seu, aconselho colocar um desses.
Sim coloquei o ar nela, mas o compresso é do AP, não deu para colocar o compressor da Sportage, pois ele não tem regulagem e seria de difícil adaptação. Ele gela bem sim.
Eu coloquei todo o processo de adaptação aqui neste tópico é só conferir.

Abraço