PDA

Ver Versão Completa : suspensão duplo A

Fontana Baja
11/03/2009, 23:36
Tenho um problema em minha suspensão, (double A).

O problema, é a convergencia e divergencia das rodas, que varia conforme a suspensão trabalha( fim de curso superior e inferior).
1º passo foi achar a altura do barra de direção q liga no setor, mas não melhorou muito
2º as barras de direção eram muito compridas em relação as balanças, então encurtadas, a convergencia e divergencia melhorou, mas ainda não ficou zerada!!!

A duvida é: essa abertura de rodas(converte e diverge) é nula, ou varia conforme a suspensão trabalha(curso)????

Algumas fotos !!!!

Marcelo A. Marchiodi
12/03/2009, 11:49
Isso se chama "bumpsteer", não pode ser nulo, mas pode ser bastante minimizado, o ideal seria desenhar tudo em 3d e refazer o projeto de posicionamento da caixa de direção e braços/braço do cubo (cubo ou manga de eixo?).

Ou ainda, copiar totalmente uma suspensão, por exemplo, de uma D-20, inclusive usar os cubos dela, mas com braços e molas mais leves, provavelmente funcionaria.

Vou topar com isso quando for projetar a minha suspensão, mas ainda não cheguei lá.

Acha-se muito material bibliográfico sobre isso, e bons sites, mas todos para carros de asfalto, no caso do off-road ainda é escasso o material, os engenheiros ainda não escreveram muita coisa, ou nada, sobre o assunto, o que existe de melhor são os fóruns americanos de baja racing, sendo este o melhor na minha opinião: http://www.race-dezert.com/forum/index.php

Dá pra aprender muito lendo os vários tópicos que existem sobre confecção de "double A-arm suspension".:concordo:

Pedro Bachir
12/03/2009, 12:23
ola amigo!

não foi exatamente o que vc pediu e as vezes até jah tenha visto esse PDF, mas talvez seja interessante pra vc...

abraço

douglaskd74
12/03/2009, 22:56
ola amigo qual e este amortecedor que vc usou ai no baja estou fazendo uma supençao em duplo A e to na busca de um amortecedor

Flávio Cadore
12/03/2009, 23:00
Fontana, eu tenho a cura para o seu problema, eu faço a sua suspensão não mexer mais quando ela trabalha...e não vou te cobrar nada por isso.
Só vou precisar das medidas da sua suspensão, eu fiz um desenho com as medidas de que preciso...
Eu já fiz 3 gaiolas com duplo A e por isso tenho prática no assunto...nos pivôs vc deverá medir no centro do giro deles, nas balanças vc mede no parafuso de fixação.
Vc usa setor ou pinhão e cremalheira de algum carro? o ideal é pinhão e cremalheira

Uma vez eu fiz um teste, criei um erro na suspensão traseira para gerar convergência...O meu objetivo era criar uma direção traseira automática...e conseguí, hehehhe
Na curva com a inclinação natural do chassis as rodas traseiras geravam numa roda divergência e na outra roda convergência...era show sentir no meio da curva a traseira esterçando, eu tinha que destorcer a direção no meio da curva porque ela virava mais do que o necessário...
O inconveniênte era na reta e com buracos...a traseira se mexia... afinal era só um teste...o meu objetivo era mexer as rodas traseiras eletricamente o que até o momento não foi possível...
Mas Fontana, é só me dar as medidas...

Flávio Cadore
13/03/2009, 00:23
No desenho eu me referí a pivo mas eu queria dizer terminal de direção.

Fontana Baja
13/03/2009, 12:55
OK vou tirar as medidas exatas e te envio! uso setor do monza\kadett, e ad pontas de eixo do fusca, andei dando uma estudada aqui e consegui melhorar bastante, só preciso fazer mais uns testes.

A minha duvida é: é melhor as rodas ficarem zeradas, ou por exemplo: com o amortecedor fechado melhor divergir\convergir e amortecedor todo aberto? melhor convergir ou divergir?

O amortecedor é o traseiro da kombi, com 190mm de curso.

Obrigado a todos pela ajuda!!!!

Flávio Cadore
13/03/2009, 17:04
As rodas tem que ficarem zeradas...

Fontana Baja
18/03/2009, 12:43
Fiz um desenho com as medidas, mas dá uma olhada se tu entende pq tá feio o negócio!!!!
Só um detalhe, q o terminal de direção está mais recuado pra dentro em relação aos pivôs!!!

Flávio Cadore
18/03/2009, 22:19
Fontana, ficou uma dúvida no seu desenho...a altura de 55 é da balança até o terminal ou do pivô até o terminal...eu considerei como se fosse do pivô ao terminal...se não for eu preciso da distância do centro do pivô até o centro do terminal de direção ( a distância deve ser perpendicular).
A sua supensão tem uma diferênça nas distâncias ( 145...135) é o sistema usado na Fórmula Indy... O comprimento do braço de direção deverá ser de 387,5 cm...o deslocamento dele não interfere no resultado. Não vai fazer diferênça se ele ficar mais para dentro ou para fora.
Vc deverá posicionar o braço de direção na mesma linha das balanças ( se não tivesse aquela diferênça seria mais fácil de posicionar), dá uma olhada no desenho que eu fiz.
Se vc ficar com alguma dúvida é só perguntar, OK.

Flávio Cadore
18/03/2009, 22:33
Outra questão: o conjunto ( braço de direção esquerdo+ setor+ braço de direção direito) não deverá ficar em linha reta...o setor deverá ser deslocado 2 cm para frente, entendeu?
Se não der para deslocar não vai ter muito problema, isto serve para acertar os angulos...mas como são peças de carros diferentes já viu né...

Outra: Hiiiii...partindo do fato dos primeiros cálculos estarem corretos ( desenho)...quando vc instalar o braço de direção na altura e comprimento corretos, teste num lado, retire a mola e faça o movimento para cima e para baixo...se a roda não se mexer mais...blz.
Aí com o braço do outro lado instalado vc poderá precisar aumentar ou diminuir o comprimento do setor para as rodas ficarem na posição correta.
Qualquer coisa é só falar...

Fontana Baja
18/03/2009, 23:19
1° os 55 são do centro do pivô até o centro do terminal de direção

2º No "olho" a melhor medida foi 39mm, ou seja melhor q isso não tem como, as rodas estão trabalhando "zeradas". só quando eu tiro o amortecedor e encolho toda a balança ela dá uma variada mas é pouca coisa!!!!

3º O setor já está posicionado mais pra frente, e não reto em relação as pontas de eixo.

4º Agora é só fazer a gambiarra definitiva, pois fiz só um "provisório"

Muito Obrigado pelas dicas e a ajuda, quem sabe um dia desses não nos encontramos, pois as cidades ficam perto!!! Um Grande abraço.
Coloco umas fotos depois de pronto!!!

Flávio Cadore
19/03/2009, 00:26
Fontana, então está tudo blz...hehhe
E o setor, teve que mexer no comprimento dele?
Coloca umas fotos do "sub-chassis" que vc deve ter feito para a suspensão dianteira....fiquei curioso, como vc prendeu as balanças nas "latas"!!!

A sua suspensão varia 1,7 graus com toda ela encolhida e 0,7 com ela toda aberta, isso na cambagem.../ \

Marcelo A. Marchiodi
19/03/2009, 09:45
ola amigo!

não foi exatamente o que vc pediu e as vezes até jah tenha visto esse PDF, mas talvez seja interessante pra vc...

abraço

Pedro, show esse TCC, já to lendo ele aqui, excelente contribuição!!!:concordo: Só as dicas do roll center já valeriam a pena!
Eu tinha um outro sobre dinâmica de suspensão, mas é foda que os caras sempre se baseiam no livros que tem dados sempre para suspensão de carros para asfalto, nunca para off-road.
Não sei como os americanos ainda não fizeram um livro nessa área.

Fontana Baja
19/03/2009, 12:04
Fontana, então está tudo blz...hehhe
E o setor, teve que mexer no comprimento dele?
Coloca umas fotos do "sub-chassis" que vc deve ter feito para a suspensão dianteira....fiquei curioso, como vc prendeu as balanças nas "latas"!!!

A sua suspensão varia 1,7 graus com toda ela encolhida e 0,7 com ela toda aberta, isso na cambagem.../ \

Flávio, o setor tive q modificar sim, mas fiz tudo provisório, agora terei q fazer mais no capricho.

Só q melhorou, mas não ficou bom ainda, eu estou achando q o problema é a inclinação do caster(acho q é isso q se chama)
Vc sabe q inclinação seria ideal? e como medi-la?

Me esqueci de te pedir, com essas medidas e pelo seu conhecimento, como deveria ser o comportamento do carro?

Espero q seja a inclinação, pois não consigo segurar o carro reto!!!! ele não fica firme!!!!

Flávio Cadore
19/03/2009, 21:07
Fontana, é justamente o caster que dá estabilidade em linha reta. O ângulo é em torno de 6 graus, o pivô superior deveria ficar uns 15 mm mais para frente do que o inferior.

Cambagem é a inclinação das rodas e o caster seria a inclinação do pino mestre.

Para medir o caster é só ir numa oficina que faça geometria de rodas.

Quanto ao comportamento do carro eu não posso te dizer muita coisa...

Fontana Baja
20/03/2009, 00:09
Como é q é? o pivô superior deverá estar 15mm prá frente em relação ao inferior? não seria ao contrário? ele não deveria estar pra trás???

Pq ele está uns 15 mm deslocado, mas pra trás em relação ao inferior!!!!

Tô vendo q vou precisar de mais disco de corte e solda!!!!!!

Flávio Cadore
21/03/2009, 12:26
Me desculpe Fontana, mas é para trás mesmo, eu me enganei!!!!
Hoje fui testar a minha gaiola...resultado: umas garras a menos nos pneus e dois semi-eixos quebrados...acostumado a acelerar gaiola com motor de moto dá nisso.

Como vc está usando pneus grandes dá uma olhada no ângulo de caster das Sileverado, por ex...talvez o tamanho do pneu faça a diferênça.

Fontana Baja
26/03/2009, 22:26
Andei me informando sobre angulo de caster, e pelo q me informei, praticamente todos usam na média de 3 graus. Indiferente do tipo de suspensão.

Andei comparando o angulo do baja com o angulo de algumas camionetes, cujo sistema de suspensão é bem próximo ao meu, e não há diferença nos angulos.
Mas aí pensei desta forma: angulo do caster, serviria também para "dar" peso na dianteira. Normalmente os carros e caminhonetes o motor e o maior peso estaria na frente; como o peso do baja está todo atrás, talvez deveria ter então mais angulo!!!!

Outro pensamento: os fuscas, com peso na traseira, usam em média tres graus, porém o curso de suspensão [é muito pequeno!!!!
Já no caso da suspensão da variant II usa em média 10 graus!!!!!!!! DETALHE: a suspensão dianteira da varianII é igual dos passat's e gol's(q usam 3 graus, mas o peso está na dianteira)

Por favor me corrijam se estou errado, mas eu acho q o q falta é angulo de cáster, q tem q ser "exagerado"(10 graus)

Marcelo A. Marchiodi
27/03/2009, 07:51
Fontana, faz muito sentido isso, eu tenho alguns tópicos americanos de suspensões duplo A em bajas VW, só tenho que desencavar aqui, e te passo. Se você tiver facilidade pra ler em inglês seria uma boa, pois sempre eles discutem sobre esse tipo de coisa, sempre tem boa informação!

Flávio Cadore
15/04/2009, 18:20
Andei me informando sobre angulo de caster, e pelo q me informei, praticamente todos usam na média de 3 graus. Indiferente do tipo de suspensão.

Andei comparando o angulo do baja com o angulo de algumas camionetes, cujo sistema de suspensão é bem próximo ao meu, e não há diferença nos angulos.
Mas aí pensei desta forma: angulo do caster, serviria também para "dar" peso na dianteira. Normalmente os carros e caminhonetes o motor e o maior peso estaria na frente; como o peso do baja está todo atrás, talvez deveria ter então mais angulo!!!!

Outro pensamento: os fuscas, com peso na traseira, usam em média tres graus, porém o curso de suspensão [é muito pequeno!!!!
Já no caso da suspensão da variant II usa em média 10 graus!!!!!!!! DETALHE: a suspensão dianteira da varianII é igual dos passat's e gol's(q usam 3 graus, mas o peso está na dianteira)

Por favor me corrijam se estou errado, mas eu acho q o q falta é angulo de cáster, q tem q ser "exagerado"(10 graus)

Outro dia estive olhando a suspensão da minha gaiola e o pivô superior está deslocado 35 mm para trás ( 9 graus), medidas que tirei do próprio Corcel... digo isto porque a direção está voltando para o centro, mais devagar é verdade que num carro de rua, por causa do peso menor ( acredito!!!)

Fontana Baja
16/04/2009, 00:14
Outro dia estive olhando a suspensão da minha gaiola e o pivô superior está deslocado 35 mm para trás ( 9 graus), medidas que tirei do próprio Corcel... digo isto porque a direção está voltando para o centro, mais devagar é verdade que num carro de rua, por causa do peso menor ( acredito!!!)

Ok, mas e quanto a dirigibilidade??? está boa? em linha reta como ela se comporta a uns 60-80km/h???
9° é uma boa inclinação, eu tb acho q o peso influincia nesta "demora" para voltar. Se vc diminuir o angulo, voltará mais rapido, mas perde em dirigibilidade!!!

Olhei a inclinação de uma Variant II, do amortecedor, em relação aos gols e passat q usam a mesma suspensão, e a diferença é de assustar!!!!! O angulo é muito maior!!!

Como vc mediu o angulo??? só indo numa geometria?
Não consegui mexer na minhas balanças, vou ver se consigo esta semana, se melhorar porto aqui, senão......

Flávio Cadore
16/04/2009, 19:34
Ok, mas e quanto a dirigibilidade??? está boa? em linha reta como ela se comporta a uns 60-80km/h???
9° é uma boa inclinação, eu tb acho q o peso influincia nesta "demora" para voltar. Se vc diminuir o angulo, voltará mais rapido, mas perde em dirigibilidade!!!

Olhei a inclinação de uma Variant II, do amortecedor, em relação aos gols e passat q usam a mesma suspensão, e a diferença é de assustar!!!!! O angulo é muito maior!!!

Como vc mediu o angulo??? só indo numa geometria?
Não consegui mexer na minhas balanças, vou ver se consigo esta semana, se melhorar porto aqui, senão......

Fontana, eu medi o ângulo no projeto...acho que vc se engana ao dizer que diminuir o ângulo ela volta mais rápido.
Eu ainda não andei a 80 km/h porque ainda estou sem freios, só está funcionando o freio seletivo na traseira...

luizmacgyver
16/04/2009, 19:48
Prezado Fontana, já estou namorando essa sua suspenção á tempos e não sabia quem era o dono deste baja, se não for abusar muito da sua bondade poste algumas fotos da fixação da sua suspenção na lata do seu baja. Quam sabe podemos melhorar um pouco a altura dos nossos.Grande abraço

Fontana Baja
16/04/2009, 20:21
quanto a fixação, na parte da frente foi cortado o centro do eixo do fusca, e soldado dois perfis "U", e na parte de tráz onde fixa a balança, foi soldado mais dois perfis "U", e ligado no da frente(é meio difícil explicar). Fotos somente estas!!!!

Hoje fiz um lado, a inclinação do caster, vou tentar acabar o outro e depois testar!!!! Volto a postar resultados!!!

Fontana Baja
24/04/2009, 12:47
Fiz os dois caster com mais graus, melhorou muito, mas ainda não sinto o carro "na mão".
Mais uma dúvida que surgiu?????
A distância de um pivô e outro, tem alguma relação??? a minha é de +- 170mm!! de repente se fosse maior melhora em algum aspecto???

MOZ Racing
26/08/2010, 22:26
opss nao consigo baixar os anexo

estou com o mesmo problema na minha gaiola tb

abs

leonardocanale
30/08/2010, 13:09
opa...
alguem poderia me passar quanto menor tem q ser o braço superior do inferior,ou no q me baseio para ter essa medida?
obrigado

Flávio Cadore
30/08/2010, 20:22
Canale, "aí vareia"!!!!
Digamos que tenham 2 tipos de Duplo A paralelos: um com o ângulo na roda e o outro com o ângulo no chassis.
Ângulo no chassis ( ex deste Fusca Baja acima): os pivôs estão um em cima do outro e com as balanças com tamanhos diferentes formam um ângulo no chassis, também usados nos Chevetes, Opalas, D20 etc...
Ângulo na roda ( usado no Corcel): neste caso os parafusos das balanças estão um em cima do outro e o ângulo se forma na roda, neste caso, quando esterça a roda deita mais.
O mais certo é olhar as medidas do carro original e manter as proporções das balanças.
Na minha eu usei a do Corcel, é muito fácil de fazer o chassis... eu tenho um Kartcross com o outro sistema e é muito bom para o caso.
Até dá para fazer uns comprimentos diferentes mas aí tem ter noção do que está fazendo se não vai dar M...
Qualquer coisa estamos aí...

Franco Fileppo
30/08/2010, 22:12
E uma mcpersom?é dificil de acertar ou nao?fiz as bandeijas tubulares mas nao tenho muita orienteçao de onde devo fixar os suportes das torres!tipo mais pra traz,no centro,e mais a caixa de direçao,como devo posicionala?as torres e a caixa vieram todas de um gol bx!

só uma coisa as minhas bandeijas sao mais compridas,porem o ponto de fixaçao das mesmas é mais proximo do centro do veiculo!

Flávio Cadore
30/08/2010, 22:32
Franco, por incrível que pareça, a McPerson é mais arriscado de posicionar...
Se vc fez as balanças mais compridas, blz...digamos 50 mm...vc vai ter que achar um Gol BX e medir a distância das torres, lá em cima dos parafusos dos amortecedores...digamos que deu 1100 mm... então vc vai ter que diminuir os 100 mm referentes ao comprimento das balanças que vc aumentou, então a nova distância vai ter que ser 1000 mm.
Para frente ou para trás: vc vai ter que medir no Gol, a distância entre centros das rodas, a distância do centro da roda traseira até a porca do parafuso do amortecedor e a distância da porca do amortecedor até o centro da roda dianteira...com estas medidas é possível saber o ângulo da torre...
Com o ângulo da torre em mãos é só passar para a sua gaiola...viu como é fácil...hehehhe
Com estas medidas vc precisa achar um amigo seu que use CAD para ver os ângulos...se vc não tem ninguém que faça é só me mandar as medidas que eu vejo para vc...

Já o esquema da direção...tem que ver +/- a posição original no carro e rezar um pouco...

Fontana Baja
10/10/2010, 21:35
Bem pessoal. Estive um tempo parado sem poder mecher no baja. Agora estou voltando e refazendo definitivo as modificações que tive q realizar para melhorar a suspensão. quando tiver fotos posto aqui!!!

leonardocanale
11/10/2010, 13:35
Bem pessoal. Estive um tempo parado sem poder mecher no baja. Agora estou voltando e refazendo definitivo as modificações que tive q realizar para melhorar a suspensão. quando tiver fotos posto aqui!!!

fiz um duplo"A" na minha...
mt trabalhosso mas compença 100%...
vo deixar umas fotos ai pra quem tiver interesse...
abraço..

Flávio Cadore
11/10/2010, 19:27
abraço..

Canale, vai ter tração ou as homocinéticas só estão aí para apertar os rolamentos?

MOZ Racing
12/10/2010, 18:47
abraço..

como fikou a estabilidade em alta velocidade ?

leonardocanale
13/10/2010, 08:45
Canale, vai ter tração ou as homocinéticas só estão aí para apertar os rolamentos?

naum vai ter tração naum...
é só pra segurar os rolamentos mesmo...
deixei os cubos ali pra levantar ela do chão mesmo...
abraço

MOZ Racing
14/10/2010, 00:08

Gordinhocross
14/10/2010, 06:15
Bom dia Ieonardo, gostaria de saber a motorizacão da sua gaioIa. Ai não é Fusca.

leonardocanale
14/10/2010, 09:45
normal...
mas bem macia para copiar o terreno melhor...

leonardocanale
14/10/2010, 09:46
Bom dia Ieonardo, gostaria de saber a motorizacão da sua gaioIa. Ai não é Fusca.
opa...
naum, tenhu um motor 2.2 de s10....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=71962&highlight=gertrudes

tjmthiago
14/10/2010, 22:29
Essa suspensão ficou muito louca parabens cara

e na trilha como ficou vc ja tem algum video?

leonardocanale
15/10/2010, 08:19
Essa suspensão ficou muito louca parabens cara

e na trilha como ficou vc ja tem algum video?

opa...
sim eu fiz ums videos mas n pude montar ainda pra postar ele...
mas assim q tiver eu coloco aki

abraço...

oliveiraideal
26/10/2010, 13:14
alguém já viu isso aqui? muito bem acabado! plug & play no napoleão do fusca.. quero desenvolver algo do gênero para fabricar em "massa" entendes? abraços!

awfvargas
28/10/2010, 19:05
Caro Oliveira

onde vc conseguiu essa foto? issso é exatamente o que eu to procurando

leonardocanale
29/10/2010, 08:56
ola amigos...
pra quem me pediu um video do meu duplo "A" to postando aki...
q q duvidas perguntem..
abraço
http://www.youtube.com/watch?v=gbotFXIq1aU

Edner Zirbes
29/10/2010, 09:20
Bom dia Canale!
Já faz algum tempo que "estou de olho" nos vídeos da tua gaiola. Ela tá muito animal nessa altura. Estou levantando um pouquinho a minha em relação a tua, mas me preocupo com a segurança. Tu não teve problemas em relação a isso, talvez tombamento?
Mas de qualquer maneira parabéns pela viatura.

leonardocanale
29/10/2010, 11:28
Bom dia Canale!
Já faz algum tempo que "estou de olho" nos vídeos da tua gaiola. Ela tá muito animal nessa altura. Estou levantando um pouquinho a minha em relação a tua, mas me preocupo com a segurança. Tu não teve problemas em relação a isso, talvez tombamento?
Mas de qualquer maneira parabéns pela viatura.

cara...
q bom q gostou da minha menina...ela é 10...
mas assim
quanto segurança,ela tando mais alta é claro q se torna mais facil de tombar...
tem q ter um pouco mais de prudencia...
mas ate hoje nunca tive nem um problema...
e te garanto q vale a pena te-la mais alta..
abraço...

fag.online
29/10/2010, 11:49
Leo, quanto tu cobra pra fazer 2 torres traseiras iguais a sua?
Abracos

leonardocanale
29/10/2010, 13:08
Leo, quanto tu cobra pra fazer 2 torres traseiras iguais a sua?
Abracos

cara...
naum me leva a mau ...
mas n tenhu interesse em fz pra vender...
se quiser dicas t dou uma força..
abraço

awfvargas
29/10/2010, 18:53
cara...
naum me leva a mau ...
mas n tenhu interesse em fz pra vender...
se quiser dicas t dou uma força..
abraço
Prezado Canale!

Se vc não levar a mal, gostaria de receber, caso seja possível, algum croqui, projeto, algo que dê uma idéia de como fazer uma suspensão igual a tua, ficou super, e pretendo fazer algo parecido.

Grato

MOZ Racing
29/10/2010, 23:23
uma pergunta a vcs que tem suspençao modificada ou original mesmo

a direção de vcs retornao ao zero (linha reta) depois de uma curva ?

tipo se vc esterçar e depois soltar o volante ele retorna em linha reta ?

no aguardo ...

abs

leonardocanale
03/11/2010, 18:06
Prezado Canale!

Se vc não levar a mal, gostaria de receber, caso seja possível, algum croqui, projeto, algo que dê uma idéia de como fazer uma suspensão igual a tua, ficou super, e pretendo fazer algo parecido.

Grato

fala amigo...
n levo a mau naum
te ajudo no q eu puder...
me manda um eamil com tuas duvidas...
abraço
canaleleonardo@yahoo.com.br

Edner Zirbes
07/11/2010, 18:32
uma pergunta a vcs que tem suspençao modificada ou original mesmo

a direção de vcs retornao ao zero (linha reta) depois de uma curva ?

tipo se vc esterçar e depois soltar o volante ele retorna em linha reta ?

no aguardo ...

abs
Buenas MOZ!
Não sei se te ajuda e nem se posso chamar a suspensão da minha gaiola de modificada (Dianteira de Variant II, balanças reforçadas e torre de suspensão inclinada para trás e elevada ao máximo), mas a direção volta perfeitamente para a direção reta. Tá show pra fazer zerinhos no barro. A propósito, tive que colocar uma "manopla" no volante, tipo de carregadeira e patrola, para controlar a direção quando suja de barro, pois fica liso,rs,rs,rs

Alexandre Magri
08/11/2010, 08:34
Buenas MOZ!
Não sei se te ajuda e nem se posso chamar a suspensão da minha gaiola de modificada (Dianteira de Variant II, balanças reforçadas e torre de suspensão inclinada para trás e elevada ao máximo), mas a direção volta perfeitamente para a direção reta. Tá show pra fazer zerinhos no barro. A propósito, tive que colocar uma "manopla" no volante, tipo de carregadeira e patrola, para controlar a direção quando suja de barro, pois fica liso,rs,rs,rs

Edner,

coloca umas fotos da sua gaiola p pessoal ver,

abraço.

Edner Zirbes
08/11/2010, 17:52
Edner,

coloca umas fotos da sua gaiola p pessoal ver,

abraço.
Buenas Magri!

Só não tenho fotos dela ainda, pois estou aguardando a chegada de novo adesivos pra ela ficar mais bala. Tava com um visual verde militar que aos poucos foi dando lugar pro preto fosco, e não tava mais legal o layout dela. Assim que colocar os novos adesivos posto fotos com certeza. Mas já posso adiantar que ficou 100% essa idéia de inclinar as torres para trás.
Um quebra costela (forte abraço)

Edner Zirbes
13/11/2010, 21:21
Pra quem queria ver como ficou a suspensão dianteira da Variant II com inclinação para trás, tá em anexo as fotos: Qualquer dúvida estou a disposição!
Um quebra costela pra todos!

fag.online
16/11/2010, 08:56
Edner, ficou show, só tem um detalhe, o angulo de ataque da sua gaiola me parece um pouco ruim, não?
Abracos

Edner Zirbes
16/11/2010, 09:07
Edner, ficou show, só tem um detalhe, o angulo de ataque da sua gaiola me parece um pouco ruim, não?
Abracos
Buenas fag.

Tu acha isso pela peito de ataque estar mais a frente da suspensão? Não me trouxe maiores problemas. Até se torna divertido nas poças d'agua, uma vez me disseram que parece um jetsky,rs,rs,rs

Um quebra costela!

fag.online
16/11/2010, 09:12
Sim, exatamente por isso, digo pois aqui onde andamos temos bastante "barrancos" e por isso a maioria das gaiolas tem como ataque o pneu dianteiro, rss
abracos

Edner Zirbes
16/11/2010, 09:29
Sim, exatamente por isso, digo pois aqui onde andamos temos bastante "barrancos" e por isso a maioria das gaiolas tem como ataque o pneu dianteiro, rss
abracos
é...posso ter problemas nisso mesmo, mas a minha idéia não é subir coqueiro,he,he,he
Pra o que eu tô usando tá 10, até por que ela tá bem alta, os penus logo pegam no chão na subida.

valeu.

RODRIGO TOMITÃO
16/11/2010, 11:12
galera das gaiola, fuçando na net achei esse site de uma empresa que prepara ou fabrica suspensão pra linha VW www.suspensaoespecial.com.br

Edner Zirbes
16/11/2010, 11:22
galera das gaiola, fuçando na net achei esse site de uma empresa que prepara ou fabrica suspensão pra linha VW www.suspensaoespecial.com.br
Buenas Rodrigo!

Valeu pela dica. O esquema deles é de 1ª, ao que parece.

Um quebra costela!

Alexandre Magri
16/11/2010, 12:23

acho que para carro "de rua" vai bem, para gaiola acho que a coisa complica, pelo fato de ter mais espaço da para montar uma melhor na gaiola, mas gostei dos amortecedores e molas que o cara usou.

abraços

Gomes Pride
29/06/2013, 17:55
Ola, galera!
Me ajudem ai, estou projetando a suspensão duplo A pra minha gaiola ja comprei algumas coisas( bucha do caminhão Mercedes em poliuretano, amortecedor traseiro da Kombi, aquelas molas adaptadas para este tipo de amortecedor, a caixa de direção sera a mesma que estou usando a do corsa).
Então primeira duvida vou usar as mangas da brasilia mas estive lendo os post e surgiu uma duvida, o Caster dessa manga é o adequado? sigo o alinhamento dos pivores? ou inclino a manga um pouco para trás? Sera que assim aumento o angulo do caster?

Abraço

Gomes Pride
03/07/2013, 10:56
Ai galera segue primeiras imagens do projeto.

Gomes Pride
03/07/2013, 11:00
Agora foi as imagens

marcos73
20/07/2013, 15:46
como pode ser considerada a suspenção dianteira do lada niva ? duplo A.
sera que da pra usar aqueles triangulos pra fazer uma suspenção nova em uma gaiola, ou tirar as medidas e fazer de tubo?

marcos73
03/08/2013, 16:04
uma ideia nova, se fosse refeito o local para por o pivo na torre do gol,com uma chapa de pelo menos 6 milimetros de espessura e devidamente soldada e claro, tipo esta na foto, onde o circulo seria o local do pivo, e contruir uma balança e usar um pivo de del rey, ou outro qualquer, que fosse parafusado, o que acham, sera que pode funcionar sem comprometer o sistema ?

Flávio Cadore
04/08/2013, 21:28
uma ideia nova, se fosse refeito o local para por o pivo na torre do gol,com uma chapa de pelo menos 6 milimetros de espessura e devidamente soldada e claro, tipo esta na foto, onde o circulo seria o local do pivo, e contruir uma balança e usar um pivo de del rey, ou outro qualquer, que fosse parafusado, o que acham, sera que pode funcionar sem comprometer o sistema ?

Marcos te aconselho a usar o montante do rolamento do Corcel...fazer com a torre do Gol só vai te dar problemas futuros...um dos motivos é: se vc traçar uma linha imaginária do local onde vai o pivô do Gol até o ponta da haste do amortedor vai ver que o local onde vc quer instalar o novo pivô está bem fora dela...isso vai atrapalhar demais a suspensão.
Se um dos problemas do montante do Corcel for os 3 furos do aro, dá para refurar ou tornear para colocar tudo do Gol nele.
Usar uma chapa, mesmo sendo de 6 mm fica fraco, o material sede, que já fez sabe disto. Teria que usar uma chapa bem mais grossa, é em torno de 20 mm essa parte no Corcel.

marcos73
13/08/2013, 11:16
Flavio, fizemos a suspenção como expliquei na msg acima, na gaiola de um sobrinho, e foi feito o teste e ficou uma beleza, boa de pilotar,super leve e a suspenção macia e trabalha muito bem, agora so o tempo vai dizer se vai dar problemas futuros, da uma olhada nas fotos ai pra ver como ficou.

vinijost
13/08/2013, 16:02
Flavio, fizemos a suspenção como expliquei na msg acima, na gaiola de um sobrinho, e foi feito o teste e ficou uma beleza, boa de pilotar,super leve e a suspenção macia e trabalha muito bem, agora so o tempo vai dizer se vai dar problemas futuros, da uma olhada nas fotos ai pra ver como ficou.

Boa Tarde.

Que bom que ficou legal.. porque só se nos aventurarmos as vezes para saber se pode, ou não dar certo.

Uma pergunta.. que molas são estas? gostei da macies..

Valeu. e poste mais fotos..

ssgarbi
13/08/2013, 22:11
Boa noite a todos

Acabei de subir no FLICK todas as fotos da construçao da minha suspensao, de repente pode servir de idéia ou algo parecido a alguem, fiquem a vontade e espero que ajude.

link:

Álbuns de fotos de ssgarbi no Flickr (http://www.flickr.com/photos/99752190@N05/sets)

Abraçao a todos

Sérgio Sgarbi

marcos73
13/08/2013, 23:41
Boa Tarde.

Que bom que ficou legal.. porque só se nos aventurarmos as vezes para saber se pode, ou não dar certo.

Uma pergunta.. que molas são estas? gostei da macies..

Valeu. e poste mais fotos..
as laranjas sao molas esportivas de gol
as verdes acho que sao originais trazeiras, mas nao tenho certeza ...

Flávio Cadore
14/08/2013, 12:38

Então...está funcionando mas se vc olhar os ângulos da suspensão não são os ideais. No início eu pensei que vc fosse fazer uma Duplo A na torre do Gol.

lucas_moller
15/08/2013, 09:55
Então...está funcionando mas se vc olhar os ângulos da suspensão não são os ideais. No início eu pensei que vc fosse fazer uma Duplo A na torre do Gol.

Ola
Qal seria os ângulos limites para trabalho? teria alguma regra a seguir pra construção?

abraço

Flávio Cadore
16/08/2013, 19:58
Depende do tipo de suspensão, a que tipo vc se refere?

lucas_moller
16/08/2013, 20:41
Depende do tipo de suspensão, a que tipo vc se refere?

Duplo A, com tore

Flávio Cadore
18/08/2013, 13:53
Lucas, eu não recomendo fazer Duplo A com a torre porque vc terá muito trabalho e tem muitas chances de dar problema. Recomendo vc a usar algum que já esteja pronto, se não tem tração no eixo vc pode usar o do próprio Fusca, Chevette, Opala, D20, C-10 e por aí vai...
Se tiver tração no eixo recomendo o montante do rolamento do Corcel...
Basiamente existe dois tipos de Duplo A, com o ângulo no eixo e com o ângulo no chassis, veja esta imagem.
9° é o ângulo usado no Corcel que é no eixo e 14° eu usei no meu Kart cross que o ângulo é no chassis.
Um ponto importante é que o centro de giro da homocinética intercepte a linha de centro dos pivôs, se não acontecer isto, quando vc esterçar a homocinética vai puxar o semi eixo. O curso da homocinética da caixa é de 3 cm ( para dentro e para fora ), só o movimento da suspensão puxa o semi eixo em 2 cm...então sobra pouco de folga.
Eu acho que com a torre esse cruzamento entre as linhas fica bem fora.

lucas_moller
19/08/2013, 12:28
Lucas, eu não recomendo fazer Duplo A com a torre porque vc terá muito trabalho e tem muitas chances de dar problema. Recomendo vc a usar algum que já esteja pronto, se não tem tração no eixo vc pode usar o do próprio Fusca, Chevette, Opala, D20, C-10 e por aí vai...
Basiamente existe dois tipos de Duplo A, com o ângulo no eixo e com o ângulo no chassis, veja esta imagem.
9° é o ângulo usado no Corcel que é no eixo e 14° eu usei no meu Kart cross que o ângulo é no chassis.
Um ponto importante é que o centro de giro da homocinética intercepte a linha de centro dos pivôs, se não acontecer isto, quando vc esterçar a homocinética vai puxar o semi eixo. O curso da homocinética da caixa é de 3 cm ( para dentro e para fora ), só o movimento da suspensão puxa o semi eixo em 2 cm...então sobra pouco de folga.

ola
Minha ideia é fazer as torres a partir de um amortecedor, não vou fazer traçado então já vou poupar um bom trabalho.
Soldei duas chapas para fazer o agregado, agora vou por os reforços e os suportes pras bandeja.

426910 426911

marcos73
20/08/2013, 10:59
Flavio. estive vendo uma manga de eixo de del rey,belina, pampa, que é a mesma do corcel pelo que parece ser, e a medida entre as bandeijas entre elas parece ser a mesma, tanto na manga quanto no monobloco do carro,onde ela fica presa, e isso mesmo ?

Flávio Cadore
20/08/2013, 20:35
Marcos, Del Rey, Belina, Pampa, Corcel II...tudo igual, salvo alguma diferênça no ângulo do braço de direção entre Corcel e Corcel II. Se pegar é bom pegar as duas peças do mesmo carro.

buzina 02
23/04/2014, 18:28
dae carra beleza eses cubos que voce usou na dianteira sao de que carro??

Gomes Pride
25/04/2014, 12:27
Ola galera fiquei um bom tempo sem mecher na suspensão mas agora voltei pra acabar, rsrs segue algumas fotos, vou usar mangas de eixo da brasilia e buchas poliuretano, comprei no mercado livre ñ vou lembrar de qual caminhão era, da Iveco eu acho R$ 6,00 cada.
460460 460461460462460463

nilaraujo
26/04/2014, 19:06
minha contibuição
460666460667460668

FUKETEIRO
07/05/2014, 10:12
minha contibuição
460666460667460668
Show de bola.

buzina 02
29/06/2014, 20:00
vi que teve algum problema com seu baja para acertar a diresao
fis uma gaiola com duplo a e estou com o mesmo problema as rodas
se abrem quando a suspensao trabalha
como voce resolveu isso que setor usou se puder me dar uma ajuda agradeso

att: buzina 02

Gomes Pride
30/06/2014, 11:21
Eai galerianha to com duvida na barra de direção ta complicado deixar um espaço entre ela e a bandeija superior 5mm de distancia é pouca? to usando a caixa do corsa e manga de eixo da brasilia.

468476468477468478

dudu aranha
01/07/2014, 13:33
Eai galerianha to com duvida na barra de direção ta complicado deixar um espaço entre ela e a bandeija superior 5mm de distancia é pouca? to usando a caixa do corsa e manga de eixo da brasilia.

468476468477468478

nao sei se entendi direito sua pergunta, mas a melhor caixa p isso e do monza, no seu caso eu pontiava o porte da caixa, virava a diracao p dois lados e testava sem mola a suspencao, vc saberia se irá pegar ou nao, detalhe, os braços de diracao tem que ter o msm grau de inclinacao que as balanças ou perdo disso, pq senao na hora ki a suspencao abaixa a direcao fecha ou abre.

468651

nao sei se dá p ver mas a minha é assim na hora ki as balanca's sobem a barra sobe paralela no msm grau

nilaraujo
01/07/2014, 23:36
qual os pivores que vc esta usando Gomes? se for de fusca tem q virar a posição em 90 graus

Gomes Pride
02/07/2014, 11:26
Dudu estou usando a caixa de direção do corsa, vou tirar uma foto esse fim de semana e tenho uma pergunta pra vc onde vc arrumou os amortecedores traseiros da sua gaiola ela é muito legal cara quero fazer uma suspensão traseira parecida.

Nila estou usando o do fusca mesmo acho que ñ entendi, tenho que virar o pivo é isso? aqu ele canal dele tem que ficar para que lado?

dudu aranha
03/07/2014, 10:50
Dudu estou usando a caixa de direção do corsa, vou tirar uma foto esse fim de semana e tenho uma pergunta pra vc onde vc arrumou os amortecedores traseiros da sua gaiola ela é muito legal cara quero fazer uma suspensão traseira parecida.

Nila estou usando o do fusca mesmo acho que ñ entendi, tenho que virar o pivo é isso? aqu ele canal dele tem que ficar para que lado?

Meu amortecedores traseiros sao os dianteiros de gol, as molas sao traseiras de tornado e twister, com tecnil p unir as molas.
tem umas fotos na pagina da minha gaiola aki.

Gomes Pride
24/07/2014, 13:36
Fala galera mais uma duvida kk, vi essa foto e o pivo da barra de direção esta como na foto no limite quando a balança subir beleza mas quando passar em buracos vai forçar muito pra baixo alguém conhece algum pivô com mais curso ou algo assim? ja pensei em adaptar um uniball.

471779

Flávio Cadore
24/07/2014, 18:10
Gomes, pode ficar tranqüilo que não quebra, tanto o pivô quanto o terminal de direção tem praticamente o mesmo ângulo de giro, então um não vai forçar o outro. Tem que colocar eles em suas posições corretas que não tem erro. Caso vc pretenda tirar as rodas do chão com freqüência ( saltar ) vc pode usar uma cinta, daquelas de levantar carga, para limitar o final de curso da suspensão. Os americanos usam bastante disto para não dar final de curso nos pivôs.

Gomes Pride
25/07/2014, 08:34
Valeu Flávio, pelo esclarecimento particularmente eu gosto mais de saltos que atolar no barro kkk acho que é trauma de tanto a trava da ponta de eixo soltar comigo kkk. vou usar assim mesmo mas caso estoure muito rápido faço o esquema do terminal rotular.

mali9ski
27/07/2014, 18:06
na minah eu uso a proprio amortecedor de fim de curso, e não tive problemas..

os pivo é só cuidar para não enforcar no fim de curso ou andar direto no limite que não quebra facil, e ainda mais com a dianteira sendo leve......

valew

Glenio Ferraz
27/07/2014, 21:31
Ola Gomes , sofri muito não testei ainda mas pelas medidas acho que vai ficar show472146472147comecei com mc-pheerson e abandonei parti para o duplo A, espero terminar ela até 15 de agosto, dependendo da altura vc tem que dar angulo pivo, usei pivo de fusca porque da mais angulo

PitucoDH
04/10/2014, 09:36
Preciso das medidas dessa suspensão duplo A do baja, precisou ser feita alguma alteração forte no chassi? Estou pensando em fazer no meu, porém estou meio inseguro, pois nunca nem tentei fazer isso antes...
Agradeço desde já!

Almir Rogerio
20/10/2014, 21:24
o amortecedor rancho overcoil 35´ serviria para este sistema?

iurisantana
03/06/2016, 14:30
Boa tarde Flávio Cadore (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/1158-flavio-cadore.html), estou fazendo uma suspensão duplo A para meu fusca, tenho um desenho já em CAD, Solidworks, como faço para entrar em contato com vc, tenho duvidas das medidas e ângulos, sou novo no fórum e eles não permitem MP. Obrigado!!!

Flávio Cadore
03/06/2016, 14:52
Boa tarde Flávio Cadore (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/1158-flavio-cadore.html), estou fazendo uma suspensão duplo A para meu fusca, tenho um desenho já em CAD, Solidworks, como faço para entrar em contato com vc, tenho duvidas das medidas e ângulos, sou novo no fórum e eles não permitem MP. Obrigado!!!

Manda um e-mail para cdrsus@bol.com.br