Ver Versão Completa : 4x4 do Gran Vitara 5p escapando
Alguém já teve este problema? O que era, como foi resolvido e quanto custou?
Abraços! :(
Mauro,
Primeiro de tudo verifique o nível do óleo. Se estiver tudo ok, então vc deverá desmontar a carenagem e verificar as gaiolas (rolamentos) de agulhas, se elas não estão muito desgastadas ou até mesmo quebradas.
Abraço,
Mauro,
Primeiro de tudo verifique o nível do óleo. Se estiver tudo ok, então vc deverá desmontar a carenagem e verificar as gaiolas (rolamentos) de agulhas, se elas não estão muito desgastadas ou até mesmo quebradas.
Abraço,
O nível está ok, e o uso do 4x4 foi raro até o momento. Vou verificar. Obrigado!
Mauro,
Qual a Km dele?
Isso pode acontecer. Normalmente em veículos que nunca se usa o 4x4, há deficiência de lubrificação na caixa divisora de torque (a lubrificação é por "salpico" quando em funcionamento), que com a trepidação e o tempo podem danificar seriamente os rolamentos, que ficam literalmente secos.
Por isso é sempre aconselhável utilizar o 4x4 e rodas livres pelo menos 1x ao mês.
Periquitooffroad
25/10/2004, 10:23
Alguém já teve este problema? O que era, como foi resolvido e quanto custou?
Abraços! :(
Primeiro vc tem que dizer detalhadamente o que, como, quando e onde esta escapando. De outra forma pode receber informação errada.
Um Abraço
Na verdade é um Tracker 01, e está com 54000km. Estou com ele há pouco tempo, e desde que comecei a usar. basta engatar o 4x4 (em qualquer tipo de terreno), rodar um pouco e escapa dando um leve tranco e fazendo um ruído fraco e seco.
O proprietário anterior, aparentemente, nunca, ou raramente usou a tração.
Periquitooffroad
25/10/2004, 21:47
Na verdade é um Tracker 01, e está com 54000km. Estou com ele há pouco tempo, e desde que comecei a usar. basta engatar o 4x4 (em qualquer tipo de terreno), rodar um pouco e escapa dando um leve tranco e fazendo um ruído fraco e seco.
O proprietário anterior, aparentemente, nunca, ou raramente usou a tração.
Tranco na alavanca e pula para 4x2 ou o tranco é nas rodas e fica 4x2
Na primeira situação pode ser desde nivel de óleo baixo a patilha da caixa ou até de motor quebrada. Na segunda situação pode ser a bomba de ar comprimido que aciona a 4x4 escapando ar.
Rafael_Reis
26/10/2004, 00:34
A bomba de ar (q fica embutida no parachoque dianteiro so serve para acionar a roda livre, todo o resto funciona como no vitara.
Um primeiro chute seria realmente o oleo da t-case.
Mas me diga lá uma coisa, por acaso vc fez bodylift (calço de carroceria)?
Outra possibilidade é a travessa de sustentação da t-case estar torta ou empenada fazendo com q a alavanca bata no assoalho. Verifique o estado dessa travessa tambem ok?
Em ordem: travessa, bodylift e oleo. Se não for nada disso grita ae!!!
Abracao,
Tranco na alavanca e pula para 4x2 ou o tranco é nas rodas e fica 4x2
Na primeira situação pode ser desde nivel de óleo baixo a patilha da caixa ou até de motor quebrada. Na segunda situação pode ser a bomba de ar comprimido que aciona a 4x4 escapando ar.
O tranco é na alavanca e pula para 4x2.
Esqueci de comentar que segurando a alavanca do 4x4 (forçando para a frente) a tração se mantém.
Mauro
Periquitooffroad
27/10/2004, 23:15
Esqueci de comentar que segurando a alavanca do 4x4 (forçando para a frente) a tração se mantém.
Mauro
Bom então o problema se resume a checar patilhas x óleo. Se estiver Ok o problema está na alavanca x buchas.
Se fizesse barulho engatado e segurando seria a luva de engate da tração.
:P Tá resolvido! Era ajuste da alavanca do 4x4. O curso não era suficiente. Forçamos para traz para regular novamente e resolveu.
As dicas foram muito úteis. Testamos várias coisas. Quem deu a dica final foi o Rodrigo Portugal, em conversa após ter instalado seu kit de suspensão.
Abraços!
MarcosAguiar
12/11/2004, 07:47
Mas me diga lá uma coisa, por acaso vc fez bodylift (calço de carroceria)
Hehehehe..... na mosca! :twisted:
diogoandre
30/07/2006, 23:43
Galera, estou com um problema idêntico ao do colega, e meu carro tb é um GV 5p..
Acredito que o nível do óleo esteja bom, foi trocado há uns 4 meses, mas vou checar novamente..
minha dúvida é: a solução foi um ajuste no curso da alavanca, mas isso foi necessário por causa do bodylift? rolou mesmo bodylift no GV? ou foi lift de suspensão??
abraços
Diogo André
diogoandre
01/08/2006, 10:39
então.. conferi o óleo e ta certinho lá..
to na esperança que seja esse lance da alavanca mesmo, senão...
se alguém tiver outras idéias, fala aí.
Bom então o problema se resume a checar patilhas x óleo. Se estiver Ok o problema está na alavanca x buchas.
Se fizesse barulho engatado e segurando seria a luva de engate da tração.
Ressuscitando o tópico, meu carro tá apresentando essa questão aí. Quando passa de 25/30 por hora ele desengata a 4x4, apaga a luz do painel mas a alavanca continua na 4x4, tanto a high como a low. Quando na reduzida estava andando e de repente ele dava um estalo e a 4x4 voltava a funcionar na areia.
O diferencial tava com um óleo bem velho há uns 60 dias atrás e quando estava com a 4x4 engatada ele tava fazendo um barulho como se tivesse algum rolamento chiando. Desengantando a 4x4 não havia o chiado, só quando engatava. Troquei o óleo do diferencial e começou o problema. Alguma idéia????
Fiz uma revisão no compressor acionador da 4x4 e o mesmo tá funcionando 100%.
Ainda não verifiquei o óleo da redução, mas só o óleo baixo ou velho poderia fazer isso?
Com relação a essa luva de engate da tração, onde ela fica, no diferencial ou na redução???
Ressuscitando o tópico, meu carro tá apresentando essa questão aí. Quando passa de 25/30 por hora ele desengata a 4x4, apaga a luz do painel mas a alavanca continua na 4x4, tanto a high como a low. Quando na reduzida estava andando e de repente ele dava um estalo e a 4x4 voltava a funcionar na areia.
O diferencial tava com um óleo bem velho há uns 60 dias atrás e quando estava com a 4x4 engatada ele tava fazendo um barulho como se tivesse algum rolamento chiando. Desengantando a 4x4 não havia o chiado, só quando engatava. Troquei o óleo do diferencial e começou o problema. Alguma idéia????
Fiz uma revisão no compressor acionador da 4x4 e o mesmo tá funcionando 100%.
Ainda não verifiquei o óleo da redução, mas só o óleo baixo ou velho poderia fazer isso?
Com relação a essa luva de engate da tração, onde ela fica, no diferencial ou na redução???
Seria bom vc trocar o óleo das caixas, pois pode ser que lá esteja um óleo impróprio (outrodia li que um cara botou óleo ATF, que é para cÂmbio auto). E tb conferir a cebolinha da cx, pois o sinal dela é que faz a bomba da tração funcionar.
Abs,
LFC
Seria bom vc trocar o óleo das caixas, pois pode ser que lá esteja um óleo impróprio (outrodia li que um cara botou óleo ATF, que é para cÂmbio auto). E tb conferir a cebolinha da cx, pois o sinal dela é que faz a bomba da tração funcionar.
Abs,
LFC
Boa LFC......acho que o aterramento tá com falha da caixa. Pois antes era a cebola da ré que tava com mal contato e agora passou a "doença" pra cebola da 4x4, sendo que por si só a cebola da ré ficou boa. Vou ver isso ae.
Vlw.
Com relação aos óleos eu mesmo troquei, mas irei verificar pois acho que já fazem um ano e meio.
Boa LFC......acho que o aterramento tá com falha da caixa. Pois antes era a cebola da ré que tava com mal contato e agora passou a "doença" pra cebola da 4x4, sendo que por si só a cebola da ré ficou boa. Vou ver isso ae.
Vlw.
Com relação aos óleos eu mesmo troquei, mas irei verificar pois acho que já fazem um ano e meio.
Então dá uma olhada nos terminais, que podem estar oxidados (bem possível, pois vcs aí andam muito no litoral e pela areia das praias. Se houver falha intermitente, explicaria o tranco andando em reduzida.
Abs,
LFC