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Ver Versão Completa : Upgrade no sistema de ignicao



Dic3
11/03/2009, 09:37
PessoALL bom dia!

Depois de ler muito em relacao a qual sistema de ignicao usar, acabei descobrindo algumas coisas interessantes para aplicar no meu GM151s.

Meu motor usa o sistema de platinado (e acredito que desde 1977 ainda seja o mesmo distribuidor).
Tendo em vista a melhoria na queima proporcionada pelas bobinas plasticas (como a famosa Bobina do Gol 1.6/1.8 MI = Cod BOSCH - F.000.ZS0.105), resolvi procurar uma forma de usa-la.
Pois bem, como muitos sabem essa bobina nao pode ser usada em sistemas a platinado nem em sistemas convencionais (ignicao eletronica Hall ou Magnetica) pois sua forma de disparo é diferente.

Outra coisa é que nao sei como esta o funcionamento dos sistemas de avanco do meu distribuidor e o preco dessa peca esta rondando a faixa de R$300,00

Depois de pesquisar muito encontrei duas solucoes interessante que estou pensando em adotar no meu motor:



1- Usar a bobina VW Golf 1.8 / 2.0 ; Passat Alemão 1.8 / 2.0 ; Ibiza ; Seat Cordoba Mod. 3 Pinos código: 6N0905104

Essa bobina ja possui o circuito de disparo integrado bastanto apenas um pulso negativo para que ocorra o disparo da mesma (tensao de saida de aprox 45Kv). Pode-se usar o sistema de disparo via Hall ou Platinado bastando deixar sua abertura proxima de 0,7mm.

Os contras: Todo sistema de avanco fica dependente do distribuidor, portanto se ele nao estiver legal voce nao tera nenhuma melhora nessa quesito.

Os prós: Vai melhorar a queima pois a tensao fornecida por essa bobina é de aprox o dobro de uma bobina asfaltica convencional.

Valores: Aproximadamente R$100,00 da bobina + instalacao



2- Usar um modulo EZK.

O modulo EZK nao só oferece modo de disparo para bobinas plasticas como tambem faz um controle muito eficaz dos mapas de avanco levando em conta pressao do coletor temperatura e rotacao. É como se fosse uma mini central de ignicao avancada.

Os contras: A principio nenhum em comparacao ao sistema anterior, porem é mais caro e alem do modulo EZK é preciso comprar a bobina.

Os prós: Controle eficaz do avanco por mapas previamente gravados na sua memoria. Voce vai ter o melhor avanço disponivel em toda faixa de carga, temperatura e RPM do motor, com possibilidade de correção de ponto em detonação.

Valores: R$200,00 do modulo EZK + R$85,00 da bobina plastica.





Estou apenas esperando capitalizar (pois o kit flutuante me quebrou as pernas e a dona patroa esta me olhando com cara feia todos os dias), mas estou louco pra montar esse segundo sistema e ver como ficara seu funcionamento.


Fica ai a ideia!

Rafaminc
11/03/2009, 11:57
Bom dia Dic3, você já testou essa bobina 3 pinos? Qual a seguência de ligação dela?
Será que funcionaria se eu capasse fora o módulo que montei em casa, com aquela encrenca da bobina KW vermelha, e usa-se direto o sinal do sensor indutivo que coloquei no lugar do platinado sobre essa bobina?

Obrigado

Rafael

Dic3
11/03/2009, 12:45
Rafael

O sistema magnetico nao da certo para esse sistema, é preciso que o sistema gere um sinal negativo a cada pulso, coisa que o sistema marnetico nao faz. Mas voce pode voltar a usar o platinado que daria certo.


Eu estou atras da pinagem do modulo EZK, se eu o conseguir colocarei a mao na massa imediatamente. A proposito se alguem dispuser da pinagem eu agradeco

Julio Rebello
11/03/2009, 12:51
Pessoal,
montei um circuito transistorizado p/ substituir o platinado e instalar o sensor hall, mas o sensor ainda não deu certo.
Com relação ao chaveador, posso colocar bobinas que drenem até 1500mA sem problemas.
Estive testando com a bobina do Gol Mi 2 pinos e gostei, mas estava pensando em algo mais, tipo essas bobinas de competição(MSD, ACCEL, etc).
A minha dúvida, com relação à de 3 pinos é a mesma do Rafaminc. Qual a função de cada pino e se ela dispara qundo recebe o sinal ou perde o aterramento do distribuidor :putz:

Sds4x4,
Julio CJ


Bom dia Dic3, você já testou essa bobina 3 pinos? Qual a seguência de ligação dela?
Será que funcionaria se eu capasse fora o módulo que montei em casa, com aquela encrenca da bobina KW vermelha, e usa-se direto o sinal do sensor indutivo que coloquei no lugar do platinado sobre essa bobina?

Obrigado

Rafael

Dic3
11/03/2009, 12:58
Segue a pinagem da bobina do golf antigo, nao tem segredo:

Pino 1 terra
Pino 2 sinal do platinado
Pino 3 12V pos chave

Prieto 4x4
11/03/2009, 15:18
Caro Dic3

Só uma sugestão.

De uma olhada no link abaixo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33839


Você instala. Faz os testes, e nos passa a impressão :mrgreen::mrgreen::mrgreen:.


abs

Cesar
:pipoca::pipoca::pipoca:

Dic3
11/03/2009, 15:37
Caro Dic3

Só uma sugestão.

De uma olhada no link abaixo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33839


Você instala. Faz os testes, e nos passa a impressão :mrgreen::mrgreen::mrgreen:.


abs

Cesar
:pipoca::pipoca::pipoca:

auhauahuauahuahuahuahuha de bobo voce nao tem nada né? auhauhauhua


Bom, o DIS é infinitamente melhor do que essa ideia que eu to querendo implementar por um detalhe muito simples mas importante: Ele é aprova d'agua!

Julio Rebello
13/03/2009, 00:03
Segue a pinagem da bobina do golf antigo, nao tem segredo:

Pino 1 terra
Pino 2 sinal do platinado
Pino 3 12V pos chave

Esta ligação é p/ as boinas do golf mexicano 95 a 97, mas e quanto as bobinas do gol 98 em diante? Elas tb são de três pinos, mas tem essa mesma configuração? :pensativo:

Sds4x4,
Julio CJ