PDA

Ver Versão Completa : Seria o Niva minha melhor opção?



kkborrego
10/03/2009, 22:19
Boa noite.

Moro num bairro meio rural, e estou acabando com meu peugeotzinho que ia tão bem na cidade.... Desde que comecei a pensar numa opção de carro mais "topa-tudo", venho pensando no Niva... pelo valor, pela carinha simpatica... já andei me informando onde conseguir peças, etc...

Acompanhando os foruns, me surgiu uma duvida: seria essa minha melhor opção mesmo? Muitos dizem que na cidade e rodovia não é a melhor escolha, mas eu preciso usar o carro no dia-a-dia, porque encaro estrada de terra todos os dias, uma subida "treta" pra conseguir entrar em casa (que quando chove, nem o fusca sobe), além de rodovia e centro da cidade.

Tenho que vender meu carro pra poder comprar um outro. E meu carrinho está beeem judiado por causa dessa estrada de terra, então n ão terei muita grana na mão.

Venho pesquisando Nivas e aqui no Vale do Paraiba e em São Paulo, numa média de R$ 12.000,00 (tem de 10mil, de 20 mil...).

Pensei em carros mais velhos ( jeep, rural, candango), mas tenho uma filha pequena, e acho que um carro mais fechadinho como o Niva daria mais segurança pra ela.

Gostaria muito da opinião sincera de voces, Niveiros, e sugestões tambem.

Obrigada,
Katia

Girti
10/03/2009, 22:39
Boa noite.

Moro num bairro meio rural, e estou acabando com meu peugeotzinho que ia tão bem na cidade.... Desde que comecei a pensar numa opção de carro mais "topa-tudo", venho pensando no Niva... pelo valor, pela carinha simpatica... já andei me informando onde conseguir peças, etc...

Acompanhando os foruns, me surgiu uma duvida: seria essa minha melhor opção mesmo? Muitos dizem que na cidade e rodovia não é a melhor escolha, mas eu preciso usar o carro no dia-a-dia, porque encaro estrada de terra todos os dias, uma subida "treta" pra conseguir entrar em casa (que quando chove, nem o fusca sobe), além de rodovia e centro da cidade.

Tenho que vender meu carro pra poder comprar um outro. E meu carrinho está beeem judiado por causa dessa estrada de terra, então n ão terei muita grana na mão.

Venho pesquisando Nivas e aqui no Vale do Paraiba e em São Paulo, numa média de R$ 12.000,00 (tem de 10mil, de 20 mil...).

Pensei em carros mais velhos ( jeep, rural, candango), mas tenho uma filha pequena, e acho que um carro mais fechadinho como o Niva daria mais segurança pra ela.

Gostaria muito da opinião sincera de voces, Niveiros, e sugestões tambem.

Obrigada,
Katia

Katia, o Niva poderá ser uma boa opção, mas há outras, vai depender de quanto você vai poder gastar na compra (não esqueça de reservar uma certa quantia para a transferência, seguro, uma revisão mecânica - necessária na compra de qualquer carro usado - etc...). Vou dando alguns exemplos:

Um bom Niva, que, em princípio, não lhe deverá dar muitas preocupações, deverá custar em torno de R$12-13.000 (modelos de 90 a 94) ou uns R$15-16.000 (modelo 95)

Um Vitara, também em boas condições, deve partir de um valor em torno de R$22-25.000 (os mais antigos)

Um Niva em bom estado pode ser usado tanto nas estradas de terra como no asfalto. Tem um relativo conforto, pois é macio e espaçoso, mas não tem direção hidráulica nem ar condicionado. Há adaptações, mas estas nem sempre são bem sucedidas. Seu consumo é um pouco alto, em torno de 6,5-7,0 na cidade e de 9,0 a 10,0 Km/l na estrada, a uns 100 Km/h. Não é difícil achar peças, salvo algumas peças de lataria e de acabamento. Sendo bem cuidado em termos de manutenção, não lhe trará problemas.

Um conselho: experimente alguns Nivas, rode no asfalto e na terra, quanto mais você testar, melhor poderá diferenciar um bom Niva de um Niva detonado.

Mas, antes ainda, como escrevi acima, veja quanto poderá gastar na compra de seu 4x4. Uma vez determinado este valor, vai ficar mais fácil ajudá-la!

Boa sorte!

[ ]s

wltreis
10/03/2009, 22:43
Boa noite.

Moro num bairro meio rural, e estou acabando com meu peugeotzinho que ia tão bem na cidade.... Desde que comecei a pensar numa opção de carro mais "topa-tudo", venho pensando no Niva... pelo valor, pela carinha simpatica... já andei me informando onde conseguir peças, etc...

Acompanhando os foruns, me surgiu uma duvida: seria essa minha melhor opção mesmo? Muitos dizem que na cidade e rodovia não é a melhor escolha, mas eu preciso usar o carro no dia-a-dia, porque encaro estrada de terra todos os dias, uma subida "treta" pra conseguir entrar em casa (que quando chove, nem o fusca sobe), além de rodovia e centro da cidade.

Tenho que vender meu carro pra poder comprar um outro. E meu carrinho está beeem judiado por causa dessa estrada de terra, então n ão terei muita grana na mão.

Venho pesquisando Nivas e aqui no Vale do Paraiba e em São Paulo, numa média de R$ 12.000,00 (tem de 10mil, de 20 mil...).

Pensei em carros mais velhos ( jeep, rural, candango), mas tenho uma filha pequena, e acho que um carro mais fechadinho como o Niva daria mais segurança pra ela.

Gostaria muito da opinião sincera de voces, Niveiros, e sugestões tambem.

Obrigada,
Katia
katia dependendo da grana que tiver,sim é a melhor opção, mas se puder gastar mais um pouco, prefira um carro que possibilite sair do 4x4 full time como o NIVA, QUE APESAR DE EXCELENTE é um veiculo de consumo alto por ser 4x4 integral.:concordo:

Marcio Rossetto
10/03/2009, 23:52
Katia , procure por um Niva cujo motor ja é VW AP .
Recomendo o motor ap 1.8 .
O Niva com ap 2.0 é melhor , mas necessita de reforços adicionais que o pessoal não costuma fazer .

Vc com um Niva com Motor AP não vai ter problema de mecanico que não entende do motor original , apenas ande e veja se esta tudo ok com o Niva .

Um Niva com AP bem adaptado fica mais confiável , mais ágil .

Girti
11/03/2009, 00:02
Katia , procure por um Niva cujo motor ja é VW AP .
Recomendo o motor ap 1.8 .
O Niva com ap 2.0 é melhor , mas necessita de reforços adicionais que o pessoal não costuma fazer .

Vc com um Niva com Motor AP não vai ter problema de mecanico que não entende do motor original , apenas ande e veja se esta tudo ok com o Niva .

Um Niva com AP bem adaptado fica mais confiável , mais ágil .

A pergunta que não quer calar é: como a Katia vai saber que o motor AP foi bem adaptado? :-(

Nada tenho contra os motores AP, muito pelo contrário, são excelentes. Mas o motor Lada também é muito bom, e agüenta desaforos que talvez um AP não agüentasse. Seu problema é a falta de potência, e há como melhorar este item. Portanto, entre a opção de correr o risco de ter um bom motor mal adaptado e a de ficar com o motor original, fico com a segunda!

kkborrego
11/03/2009, 00:07
Meninos,

Obrigada pelas dicas... não achei que teria respostas tão rapido!

Quanto à grana, vou ter uns 20mil disponiveis... por isso acho que o Niva seria o mais viavel... hehehe...

Vou atras de fazer test-drive pra ver como rola.

Quanto ao motor, eu ja tinha lido que o melhor seria motor original... mas, realmente, um motor VW será mais facil de arrumar quem mexa.

Estou arrumando a documentação do meu carro (gracas a toda a terra, anos de uso, tive um problema seriissimo no motor e precisei troca-lo... entnao, alem de velhinho o bichinho tera documento remarcado, o que me deixa com menos dinheiro ainda.. heheheh)... e isso vai demorar mais ou menos 1 mes ainda. Acho que é tempo suficiente para ver se testo alguns carros. Dai, então parto pra compra.

Valeu mesmo!
E, quem sabe, logo nao viro uma niveira como vcs!

Girti
11/03/2009, 00:14
Meninos,

Obrigada pelas dicas... não achei que teria respostas tão rapido!

Quanto à grana, vou ter uns 20mil disponiveis... por isso acho que o Niva seria o mais viavel... hehehe...

Vou atras de fazer test-drive pra ver como rola.

Quanto ao motor, eu ja tinha lido que o melhor seria motor original... mas, realmente, um motor VW será mais facil de arrumar quem mexa.

Estou arrumando a documentação do meu carro (gracas a toda a terra, anos de uso, tive um problema seriissimo no motor e precisei troca-lo... entnao, alem de velhinho o bichinho tera documento remarcado, o que me deixa com menos dinheiro ainda.. heheheh)... e isso vai demorar mais ou menos 1 mes ainda. Acho que é tempo suficiente para ver se testo alguns carros. Dai, então parto pra compra.

Valeu mesmo!
E, quem sabe, logo nao viro uma niveira como vcs!

Katia, não se iluda, o motor AP, adaptado no Niva, fica meio "escondido", de modo que, para certos reparos, o que levaria pouco tempo no motor original leva muito mais tempo nos Nivas com motor AP adaptado (há casos em que o motor precisa ser retirado!), o que, por sua vez, implica em custos de mão-de-obra bem maiores para certos serviços que não sairiam muito caros se o motor fosse original.
Além disso, um carro não é composto somente de motor, ou seja, o mecânico que mexer no Niva deverá ser um verdadeiro mecânico, e não um "mechânico", ou um mero trocador de peças. Ou seja, não adianta ele ser especializado em motores AP, se não souber mexer no resto...

Mas faça a sua lição de casa :mrgreen:, dirija diversos Nivas, para conhecer melhor o russinho.

MRaizer
11/03/2009, 01:55
As vezes é melhor o motor original mesmo...
Bem, vamos ver se consigo te confundir mais, rs.
O Niva tem a manutenção mais barata e simples, mas tem mecânico que se nega a consertar.
O Suzuki tem a manutenção mais cara, e um bando de mecânico que pega para consertar mas não sabe como.
Subdividindo:
No caso do Vitara, é confortável, anda bem, é robusto mas nem sonhe em quebrar uma lanterna. Não tem porta-malas.
No caso do Gran-Vitara, a mesma coisa do Vitara, com uma vantagem: vc consegue peças de lataria. Mas também não tem porta-malas.
Tem também o Samurai! Tudo o que falei do Vitara, só que ainda mais econômico e "saltitante". O que não tem é banco trazeiro!
Rural, é uma jamanta. Bebe alucinadamente e, se atolar, só trator salva.
Jeep, o teto de lona não combina com filhos pequenos ou roupas claras.
Cherokee Sport, linda, maravilhosa, mas para achar uma que caiba no orçamento vai ser complicado. Atenção quanto aos equipamentos elétricos, já soube de falhas crônicas da bomba de combustível. Provavelmente os bicos também tenham problemas. Só tenha com seguro. Ah, se pisar no acelerador com um pouco mais de entusiasmo bebe mais que meu irmão ou um alemão em dia de Oktoberfest (o que dá na mesma) mas tem um big porta-malas.
Bandeirantes, a curta quica terrívelmente, a longa é cara pra cacete. Para completar, usa o mesmo motor do caminhão Mercedes-Benz 607. Bom de achar peça, ruim quando algum ladrão acha você. Porta-malas? Bem, a longa até tem...
Tem ainda o JPX. talvez você consiga um nesta faixa. O que não vai conseguir é um mecânico que mecha nele por aí. Ainda mais um que se disponha a trocar a parte de arrefecimento que era o calcanhar de aquiles dos primeiros modelos. Esqueça o porta-malas, aquilo -e porta-ferramentas.
Troller, tem os primeiros... Será que com 15000 você consegue um? Motor AP 2.0 a gasolina de fácil manutenção (por qualquer pirangueiro que se diz mecânico). O chato é que estes geralmente vinham com capota de lona. Porta-malas? Que isso?! Nem tampa tinham! Se furar um pneu, chame ajuda. Nem eu me arrisco a tirar o estepe sozinho do suporte.

Luciano SHAKALL
11/03/2009, 04:14
" ... Moro num bairro meio rural, e estou acabando com meu peugeotzinho que ia tão bem na cidade ... comecei a pensar numa opção de carro mais "topa-tudo" ... venho pensando no Niva ... seria essa minha melhor opção? ... preciso usar o carro no dia-a-dia, porque encaro estrada de terra todos os dias, uma subida "treta" pra conseguir entrar em casa ... tenho uma filha pequena, e acho que um carro mais fechadinho como o Niva daria mais segurança pra ela ... "Kátia, primeiramente, seja bem-vinda ao nosso humilde "lar eletrônico-virtual" :mrgreen: . . .

Bom, tentei resumir seu texto, focando os pontos principais :smile: :
Se eu tivesse visto tua postagem em qualquer outra área do Forum,
mesmo que você não tivesse mencionado o Niva (e mesmo que eu não tivesse um :mrgreen: ),
ESSE seria o que eu recomendaria :concordo: ! ! !

Você quer um CARRO, que rode bem em "área rural" :pensativo: . . .
O Niva FOI FEITO PRA ISSO!!!!
Uns usam na cidade, outros pra viajar, outros para trilhas, outros para tudo isso.
Ele pode ser gastão pra cidade, lento pra estrada, ou "fraco" para trilhas mais radicais,
mas para SEU USO, é o MELHOR CUSTO BENEFÍCIO !

Ele é praticamente como um carro "normal": é "compacto", tem a segurança de ser "fechado",
tem um "bom" banco traseiro e tem porta-malas: Seria, nesses quesitos, como um Gol "quadrado" :rolleyes: . . .
Só que encara com desenvoltura estradas de terra, buracos, subidas enlameadas, areia...

Seu concorrente "mais próximo" seria o Suzuki Samurai Metal Top,
mas este é bem mais caro, o banco traseiro é ridículo, NÃO TEM porta-malas,
e tem a suspensão muuuuuito desconfortável (O Niva é um "Landau" perto dele :twisted: ).

Como ÚNICO CARRO, pra uso "urbano & rural" (misto), e nessa faixa de preço,
o Niva é, sem dúvida, A MELHOR OPÇÃO :palmas: ! ! !

[]'s

cRiPpLe_rOoStEr
11/03/2009, 09:16
o niva e o vitara são as melhores opções... o vitara tem mais desenvoltura em estradas, então acaba sendo melhor para esse tipo de uso... o niva é bem bicho-do-mato...

kkborrego
11/03/2009, 20:45
Acho que realmente o Niva vai atender o que preciso, na faixa de preço que posso comprar...
Vou partir então para a minha "lição de casa", e ir atras de Nivas para um Test-drive.

E acho que realmente, procurar um carro o mais original possivel, certo?

Obrigada!

Mauricio Rossetto
11/03/2009, 20:57
Moro em um sítio a 30 Km de Itatiaia-RJ, e os últimos 3Km são de terra e se chover, os últimos 500m nem fusca sobe.
Temos 2 Nivas e fomos até Porto Seguro no carnaval. A Lu sonha em trocar um dos Nivas por um Vitara, pois o Niva é espartano demais.
Nóis homi num liga muito, mas as muié reclama!
O Vitara têm conforto de carro de passeio que vale a pena. A diferença de preço compensa a direção hidráulica, ar condicionado, vidro elétrico, acabamento interno...
Outra coisa: o Niva nessas condições de trabalho gera manutenção constante...
Confio no Niva, mas eu mesmo faço a manutenção, e sei que é constante. Vocês me conhecem, postei fotos do meu Niva levando 700Kg de material pra obra, dei uma lavadinha e saí pra viajar 3200 Km no carnaval. Ainda está com o motor original e na estrada faz 600Km por dia, sonho com o AP 2.0....:roll:

Marcio Rossetto
11/03/2009, 21:02
Totalmente errada .

Sou suspeito em dizer , pois tenho um Niva com AP 2.0 , atualmente faz 6 km no alcool na cidade , depois de ajustar bem o Carburador, e felizmente vc consegue ultrapassar um caminhão na Dutra na subida sem sofrimento .
A maioria dos NIVAS ORIGINAIS estão com a motorização ja bem rodada e o consumo é alto demais . Se vc coloca uma gasosa um pouco mais ruim,vai faltar potencia e o consumo vai as alturas .
Vai por mim , procura por um que esteja ja com motorização AP a álcool, pois fica em torno de R$ 5000,00 no mínimo para por posteriormente um motor desses .

Procure falar com o Rodrigo da Atacama 11- 831 59068 , que ele deve indicar algum Niva que fez a adaptação com kit do Bacellar e que esta muito bom .:concordo:





Acho que realmente o Niva vai atender o que preciso, na faixa de preço que posso comprar...
Vou partir então para a minha "lição de casa", e ir atras de Nivas para um Test-drive.

E acho que realmente, procurar um carro o mais original possivel, certo?

Obrigada!

Girti
11/03/2009, 21:14
Totalmente errada .

Sou suspeito em dizer , pois tenho um Niva com AP 2.0 , atualmente faz 6 km no alcool na cidade , depois de ajustar bem o Carburador, e felizmente vc consegue ultrapassar um caminhão na Dutra na subida sem sofrimento .
A maioria dos NIVAS ORIGINAIS estão com a motorização ja bem rodada e o consumo é alto demais . Se vc coloca uma gasosa um pouco mais ruim,vai faltar potencia e o consumo vai as alturas .
Vai por mim , procura por um que esteja ja com motorização AP a álcool, pois fica em torno de R$ 5000,00 no mínimo para por posteriormente um motor desses .

Procure falar com o Rodrigo da Atacama 11- 831 59068 , que ele deve indicar algum Niva que fez a adaptação com kit do Bacellar e que esta muito bom .:concordo:

Acho que o termo "totalmente errada" é um pouco exagerado, não? :-D

Há Nivas e Nivas, assim como há Vitaras e Vitaras, e Defenders e Defenders, ou seja, não se pode generalizar, dizendo que a maioria dos Nivas está ruim (isto não está escrito, eu sei, mas pode ser subtentendido!). O importante é achar um bom carro, que não esteja detonado nem tenha passado por excessivas modificações. A discussão quanto à motorização é antiga, e vai longe, e acho que, se continuar neste tópico, só vai confundir a nossa amiga Katia. O melhor que ela tem a fazer é experimentar diversos Nivas, inclusive os com motorização AP, para poder fazer um melhor julgamento. Após estes testes, já mais experimentada no assunto "Niva", poderá avaliar melhor o que lhe interessa mais.

Katia, estou em São Paulo, na zona Sul, se você quiser experimentar um bom Niva (que não está à venda! :mrgreen: ), podemos combinar algo.

cerberosph
12/03/2009, 09:55
Se você quer um caro grande compre um Niva. Se você quer um jipe compre um Niva. Mais se você quer um carro normal com conforto e economia de carro de passeio eu, se fosse você, compraria um Mille com Kit Way.

Com 20k da para pegar um 06/07 com AR e, se pesquisar, até com AC e DH. Se o Peugeot chegava em sua casa se desmanchando todo o Mille chegara inteiro tranqüilamente.
Se ele patinar muito na subida em época de chuva coloca um pneu misto, as rodas do Idea adventure, que ele sobe fácil fácil; e você terá um carro super econômico, 10/11 km por litro de álcool na cidade, manutenção barata, que qualquer mecânico mexe, e um carro excelente na cidade. Eu faria uma experiência, já que o Mille é um carro que se desvaloriza pouco e, se não desse certo, ai sim partiria para um Niva.

Alguns exemplos que tenho: Quando eu era pequeno tinha um povoado, perto da fazenda do meu avô, que só ia para lá Rural e F75, depois passaram a usar fusca, Fiat 147 e agora todo mundo tem uno lá. O vizinho de meu pai tinha um Niva que ele usava todo fim de semana para ir para o sitio dele, cuja estrada era ruim com muita areia, depois ele teve que dar o carro para o filho que foi trabalhar no interior do maranhão e, lá sim, só passava Jipe, ele comprou um uno e continuou indo para o sitio todo fim de semana. Meu tio é engenheiro e tem uma mina e ele comprou um Mille com kit way completo, antes da redução do IPI por 30k para visitar a mina. Todos ficaram dizendo pq não comprou uma caminhonete? Mais ele está satisfeito com o carro.

Mauricio Rossetto
12/03/2009, 11:32
Realmente, você falando sobre o Uno percebo uma coisa: Têm sitiante próximo que usa o Uno e nunca fiquei sabendo de problemas para chegar em casa. O Uno têm algo de especial a nível de diferencial? Pois temos uma pick-up Corsa e com pneus novos a tranqueira patina tudo que têm direito, se chover esquece, não saimos nem chegamos com ela. E com o Uno vão em casa sem ralar muito (sem chuvas constantes, pois a estrada que é pirambeira vira um lamaçal e 3 cm de chocolate derretido no chão...:mrgreen:)

cerberosph
12/03/2009, 11:51
O Mille é um carro alto, com o Kit way então, tem as rodas nas extremidades do carro, todo o peso se concentra entre as rodas, tem feixe de mola na traseira, na diagonal do carro atuando como uma barra de torção e principalmente, o que o torna diferente, TEM SUSPENSÃO INDEPENDENTE NAS QUATRO RODAS. Além do que essa suspensão é robusta e aguenta muito.

Mauricio Rossetto
12/03/2009, 11:59
Agora com a moda de Tunning dos carros está chegando muita coisa legal. Vou pesquisar se têm bloqueio de diferencial para o Uno. Para o Corsa sei que têm. Pesquisarei nas revistas especializadas AutoPower, Hot Hods (já comprei algumas, por isso comento).
Outra opção interessante é mandar fazer um bloqueio (até pro Niva) pode-se ver um interessante aqui no forum mesmo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41194&page=2

Soldier
12/03/2009, 19:13
Acho que realmente o Niva vai atender o que preciso, na faixa de preço que posso comprar...
Vou partir então para a minha "lição de casa", e ir atras de Nivas para um Test-drive.

E acho que realmente, procurar um carro o mais original possivel, certo?

Obrigada!

Olá Kátia!

Sou um recente "desnivado"... e acredito que posso acrescentar um pouco nesse debate pois passei exatamente pela mesma situação que vc e não me arrependo de ter comprado um Niva... aliás, já tô com saudades, rsrs!!

Primeiro, precisava de um carro que comportasse confortavelmente bem minha família (esposa, mãe e filho pequeno) entre São Paulo e Atibaia, sendo que, além de aproximadamente 50kms de estrada, pegava mais uns 3 kms de terra em uma ladeira animal (o Gil que conhece pode atestar que a subida é braba)...

Como vc, fiquei em dúvida entre o Vitara e o Niva... mas comparando, por causa do preço, da manutenção mais barata e do espaço maior, fiquei com o Niva... que me atendeu no que eu precisava e superou em muito minhas expectativas... ele foi minha porta de entrada para o mundo 4x4 e ainda me trouxe diversos amigos :D

:stop: Mas não se iluda... um bom Niva, não é fácil de encontrar e tb não é barato... eu procurei o meu por quase 6 meses e comprei do primeiro dono, todo original e realmente inteiro... uma raridade...

Agora pense, no seu caso, comprar um carro com o motor adaptado, imagine primeiro "porque" o motor foi adaptado :pensativo:, depois "por quem" :roll: e pior ainda, como ele foi adaptado e o que mais precisou ser adaptado... :putz:

Enfim, um carro original, vc pode mensurar melhor a procedência e o estado geral, já um carro "fuçado" demais, certamente já passou por poucas e boas :roll: (Experiencia de quem conhece alguns Nivas bons, muitos meia-boca e vários terríveis :rolleyes:)

Boa sorte e bem vinda ao mundo Niva... e prepare-se, pois apaixona :D

[]s :concordo:

Soldier
12/03/2009, 19:18
Se você quer um caro grande compre um Niva. Se você quer um jipe compre um Niva. Mais se você quer um carro normal com conforto e economia de carro de passeio eu, se fosse você, compraria um Mille com Kit Way.

Com 20k da para pegar um 06/07 com AR e, se pesquisar, até com AC e DH. Se o Peugeot chegava em sua casa se desmanchando todo o Mille chegara inteiro tranqüilamente.
Se ele patinar muito na subida em época de chuva coloca um pneu misto, as rodas do Idea adventure, que ele sobe fácil fácil; e você terá um carro super econômico, 10/11 km por litro de álcool na cidade, manutenção barata, que qualquer mecânico mexe, e um carro excelente na cidade. Eu faria uma experiência, já que o Mille é um carro que se desvaloriza pouco e, se não desse certo, ai sim partiria para um Niva.

Alguns exemplos que tenho: Quando eu era pequeno tinha um povoado, perto da fazenda do meu avô, que só ia para lá Rural e F75, depois passaram a usar fusca, Fiat 147 e agora todo mundo tem uno lá. O vizinho de meu pai tinha um Niva que ele usava todo fim de semana para ir para o sitio dele, cuja estrada era ruim com muita areia, depois ele teve que dar o carro para o filho que foi trabalhar no interior do maranhão e, lá sim, só passava Jipe, ele comprou um uno e continuou indo para o sitio todo fim de semana. Meu tio é engenheiro e tem uma mina e ele comprou um Mille com kit way completo, antes da redução do IPI por 30k para visitar a mina. Todos ficaram dizendo pq não comprou uma caminhonete? Mais ele está satisfeito com o carro.

Essa realmente é uma idéia a se considerar :wink:

[]s:concordo:

cRiPpLe_rOoStEr
12/03/2009, 21:36
mesmo não tendo tração 4x4 o uno acaba sendo uma boa opção... mas será que cabe a roda da idea adventure???

Marcio Rossetto
12/03/2009, 21:43
A adaptação do motor ap é mais doque consagrada com o Kit do Rogerio Bacellar , não se trata de uma gambiarra e sim um projeto melhor doque o Russo...

Outra coisa, gasta-se quase R$ 6000,000 para por um motor desses e quem faz isso , não faz porque o Jipe esta um bagaço muito pelo contrário .






Olá Kátia!

Agora pense, no seu caso, comprar um carro com o motor adaptado, imagine primeiro "porque" o motor foi adaptado :pensativo:, depois "por quem" :roll: e pior ainda, como ele foi adaptado e o que mais precisou ser adaptado... :putz:

[]s :concordo:

Mauricio Rossetto
12/03/2009, 21:44
De mulher para mulher!
Oi Katia, aqui é Lucienne e digo com toda certeza:
Niva é pra homem que adora ficar sujo de graxa e embaixo do carro, porque quebra toda hora nessas condições de estrada.
O Niva é uma delícia.............................para trilha.
Chique mesmo é o Vitara. Ar condicionado, vidro elétrico, lindos bancos de couro, motorzão que anda subindo a mais de 100Km por hora na estrada (O Niva quando muito 90 numa descida braba e se passa de cem, quer desmontar). Com o Niva você é ridicularizada, ruim de manobrar na cidade, duro que nem um cão - haja braço!
de 17 mil a 22 mil você compra um Vitara e não terá problemas. Temos amigos que compraram e estão felizes, não vai para a oficina. O Niva se prepare: aprenda mecânica ou faça como eu: Tenha um "namarido" que gosta de consertar. Antes de eu conhecer ele, o meu Boris I vivia no mecânico, e olha que naquela época não era tão velho como agora estão.
Na verdade eu gostaria de um Troller, mas me decepcionei com o porta-malas.
Beijos
Lu.

Mauricio Rossetto
12/03/2009, 21:47
Eita!
comentei com a Lu, e ela assumiu o controle e pegou pesado!
Desabafou tudo que têm direito, mas a ultima palavra é minha!:shock:
.
.
.
.
.
Sim, meu amor.......:concordo:

Marcio Rossetto
12/03/2009, 22:14
Mauricio , pior que a Lucienne tem razão :palmas:

mas não pense que o Vitara é essa mil maravilhas .

Uma vez uma grande amiga nossa me pediu uma sugestão , estava louca para comprar um Jipe , recomendei um Vitara .

Na primeira semana fez um furinho no radiador , era de plástico :parede:

Na segunda semana , acendeu uma luizinha da injeção :parede:

Na terceira, fomos passear no Sitio do meu Pai e numa subida ligou a tração e começou a estalar as homocinéticas .

Gastou uma fortuna ...

Bem , uma vez fui num passeio do Bichos do Mato , tinha tres Sportages , de boas pessoas com suas famílias iniciando no nosso mundo , nehum dos tres funcionou a Tração 4x4 e foram rebocados o tempo todo . O acionamento é elétrico .

No dia seguinte , um Camarada postou a lição no Forum , " A trilha foi importante , aprendemos a não comprar um Sportage "

Bem a Toyota Bandeirante do meu pai essa semana , pifou a Injeção eletronica , isto porque ele retificou o motor a menos de um ano( R$ 5000,00 ) , ficou em R$ 1300,00 o conserto da bomba :parede:

Flugêncio
12/03/2009, 22:21
Mauricio , pior que a Lucienne tem razão :palmas:

mas não pense que o Vitara é essa mil maravilhas .

Uma vez uma grande amiga nossa me pediu uma sugestão , estava louca para comprar um Jipe , recomendei um Vitara .

Na primeira semana fez um furinho no radiador , era de plástico :parede:

Na segunda semana , acendeu uma luizinha da injeção :parede:

Na terceira, fomos passear no Sitio do meu Pai e numa subida ligou a tração e começou a estalar as homocinéticas .

Gastou uma fortuna ...

Bem , uma vez fui num passeio do Bichos do Mato , tinha tres Sportages , de boas pessoas com suas famílias iniciando no nosso mundo , nehum dos tres funcionou a Tração 4x4 e foram rebocados o tempo todo . O acionamento é elétrico .

No dia seguinte , um Camarada postou a lição no Forum , " A trilha foi importante , aprendemos a não comprar um Sportage "

Bem a Toyota Bandeirante do meu pai essa semana , pifou a Injeção eletronica , isto porque ele retificou o motor a menos de um ano( R$ 5000,00 ) , ficou em R$ 1300,00 o conserto da bomba :parede:

Todos são assim: bônus e ônus.

cRiPpLe_rOoStEr
12/03/2009, 22:40
a Toyota Bandeirante do meu pai essa semana , pifou a Injeção eletronica , isto porque ele retificou o motor a menos de um ano( R$ 5000,00 ) , ficou em R$ 1300,00 o conserto da bomba :parede:

TOYOTA BANDEIRANTE COM INJEÇÃO ELETRÔNICA???:shock::shock::shock: como que é o sistema? foi adaptado common-rail ou usa aquele sistema da bosch com bombas individuais para cada cilindro?

Girti
13/03/2009, 00:06
De mulher para mulher!
Oi Katia, aqui é Lucienne e digo com toda certeza:
Niva é pra homem que adora ficar sujo de graxa e embaixo do carro, porque quebra toda hora nessas condições de estrada.
O Niva é uma delícia.............................para trilha.
Chique mesmo é o Vitara. Ar condicionado, vidro elétrico, lindos bancos de couro, motorzão que anda subindo a mais de 100Km por hora na estrada (O Niva quando muito 90 numa descida braba e se passa de cem, quer desmontar). Com o Niva você é ridicularizada, ruim de manobrar na cidade, duro que nem um cão - haja braço!
de 17 mil a 22 mil você compra um Vitara e não terá problemas. Temos amigos que compraram e estão felizes, não vai para a oficina. O Niva se prepare: aprenda mecânica ou faça como eu: Tenha um "namarido" que gosta de consertar. Antes de eu conhecer ele, o meu Boris I vivia no mecânico, e olha que naquela época não era tão velho como agora estão.
Na verdade eu gostaria de um Troller, mas me decepcionei com o porta-malas.
Beijos
Lu.

Olá, Lucienne!

Convido você a conhecer pessoalmente o SUVdesenvolvido (o Maurício não é ciumento, é? rsrsrs), para ver se ele não passa sossegadamente dos 100 Km/h (sem desmontar! :mrgreen: ), se a direção dele não é razoavelmente macia (é a direção "francesa", aliviada), se os seus bancos (Rallye Design) não são ótimos, etc...

Não esqueça que o Niva do Maurício é um carro de trabalho, e como tal, sofre as conseqüências. Não sei como um Vitara se comportaria se tivesse que agüentar o que este Niva já agüentou, coisas como carregar pedras e areia, por exemplo.

O que eu quero dizer é que cada carro é um carro, há Nivas e Nivas, assim como há Vitaras e Vitaras (já vi uns que davam medo...). Não que o Vitara seja ruim, muito pelo contrário, mas o Niva, embora tenha seus defeitos, é mais espaçoso e mais macio do que ele, além de menos visado pelos amigos do alheio. O Vitara vai pouco para a oficina, mas quando vai... a brincadeira não sai barata! :(

Repito minha sugestão à Katia: experimente vários Nivas, vários Samurais, vários Vitaras, para depois tirar suas conclusões sobre qual lhe serve melhor.

[ ]s

Soldier
13/03/2009, 08:50
A adaptação do motor ap é mais doque consagrada com o Kit do Rogerio Bacellar , não se trata de uma gambiarra e sim um projeto melhor doque o Russo...

Outra coisa, gasta-se quase R$ 6000,000 para por um motor desses e quem faz isso , não faz porque o Jipe esta um bagaço muito pelo contrário .

Márcio, de fato o kit do Rogério é uma "evolução", mas quem disse que a maioria dos adaptados que vc vê por aí possuem esse kit ou foram instalados por ele ou pela Atacama4x4:?: E a intenção da moça não é trilha... :roll:

Além disso, segundo o próprio RB, pra essa adaptação não dar dor de cabeça a médio prazo, o ideal é trocar também o câmbio... é a história do Jaques... já que trocou isso... :mrgreen:


Olá, Lucienne!

Convido você a conhecer pessoalmente o SUVdesenvolvido (o Maurício não é ciumento, é? rsrsrs), para ver se ele não passa sossegadamente dos 100 Km/h (sem desmontar! :mrgreen: ), se a direção dele não é razoavelmente macia (é a direção "francesa", aliviada), se os seus bancos (Rallye Design) não são ótimos, etc...

Não esqueça que o Niva do Maurício é um carro de trabalho, e como tal, sofre as conseqüências. Não sei como um Vitara se comportaria se tivesse que agüentar o que este Niva já agüentou, coisas como carregar pedras e areia, por exemplo.

O que eu quero dizer é que cada carro é um carro, há Nivas e Nivas, assim como há Vitaras e Vitaras (já vi uns que davam medo...). Não que o Vitara seja ruim, muito pelo contrário, mas o Niva, embora tenha seus defeitos, é mais espaçoso e mais macio do que ele, além de menos visado pelos amigos do alheio. O Vitara vai pouco para a oficina, mas quando vai... a brincadeira não sai barata! :(

Repito minha sugestão à Katia: experimente vários Nivas, vários Samurais, vários Vitaras, para depois tirar suas conclusões sobre qual lhe serve melhor.

[ ]s

X2 - Assino embaixo e acrescento, existem "Nivas" e "nivas"... infelizmente os "nivas" são maioria :cry:

[]s :concordo:

cerberosph
13/03/2009, 10:45
...mesmo não tendo tração 4x4 o uno acaba sendo uma boa opção... mas será que cabe a roda da idea adventure???...

Cabem inclusive a da Palio adventure.


http://img165.imageshack.us/img165/8444/unoclub1609200646eo8.jpg (http://img165.imageshack.us/img165/8444/unoclub1609200646eo8.jpg)

http://img82.imageshack.us/img82/9310/img0029at4.jpg (http://img82.imageshack.us/img82/9310/img0029at4.jpg)

http://img223.imageshack.us/img223/1021/uno13092006040ij5.jpg (http://img223.imageshack.us/img223/1021/uno13092006040ij5.jpg)

Este uno é 2003, não tem o Kit Way e usa rodas do Doblo Adventure com pneus 195/50 R15 da Pirelli e não precisou adaptar nada.

Se colocar num Mille com Kit Way e pneus misto ele vai aonde muito carros que se dizem jippe não vão.

alexandre roveri
13/03/2009, 11:54
Filha, vc não tem cara de jipeira !!! Vai de Uno Way sem medo, que atende as suas necessidades
:pipoca::pipoca::pipoca:

Gustavo Niva
13/03/2009, 13:08
Katia,
foi uma das poucas vezes que li algo e achei que o niva seria o carro perfeito pra pessoa... nessa situação que tu descreveu, o niva vai rodar bem, muito mais confortável que outros 4x4 (principalmente na "mesma" faixa de preço), não vai te dar grandes problemas (aposto que qq uno way, etc vai dar muito mais)... niva foi feito pra isso aí....

Também não tem essa de niva ser pra quem quer ficar sujo de graxa... a maioria dos niveiros (e niveiras) não sabe nem quer saber nada de mecânica, e mesmo assim curtem o carro... basta ter um mecânico minimamente competente. E a manutenção é infinitamente mais barata do que outros 4x4...

Comentaram sobre a velocidade do niva... bem... parece que tu não tá se importando muito com isso, e nem com ser "jipeira"... quer um carro útil para seu caso, e isso acho que o niva é... mas, só pra esclarecer, ando a 120km/h no niva original, quase sem vibração... quando to sem pressa ando a 110 e é sem vibração nenhuma... já botei 143km/h no plano, mas aí parecia que o carro ia desmontar heheheh... obs: motor original, sem grandes modificações (somente bem regulado, filtros, velas, etc bons...)

Algumas mensagens acima são desanimadoras, mas continua pesquisando que o carro vale a pena... andar em alguns e falar pessoalmente com quem usa o niva em situações semelhantes à sua também vão te ajudar muito.

Abraço e boa sorte...

Girti
13/03/2009, 16:54
Katia,
foi uma das poucas vezes que li algo e achei que o niva seria o carro perfeito pra pessoa... nessa situação que tu descreveu, o niva vai rodar bem, muito mais confortável que outros 4x4 (principalmente na "mesma" faixa de preço), não vai te dar grandes problemas (aposto que qq uno way, etc vai dar muito mais)... niva foi feito pra isso aí....

Também não tem essa de niva ser pra quem quer ficar sujo de graxa... a maioria dos niveiros (e niveiras) não sabe nem quer saber nada de mecânica, e mesmo assim curtem o carro... basta ter um mecânico minimamente competente. E a manutenção é infinitamente mais barata do que outros 4x4...

Comentaram sobre a velocidade do niva... bem... parece que tu não tá se importando muito com isso, e nem com ser "jipeira"... quer um carro útil para seu caso, e isso acho que o niva é... mas, só pra esclarecer, ando a 120km/h no niva original, quase sem vibração... quando to sem pressa ando a 110 e é sem vibração nenhuma... já botei 143km/h no plano, mas aí parecia que o carro ia desmontar heheheh... obs: motor original, sem grandes modificações (somente bem regulado, filtros, velas, etc bons...)

Algumas mensagens acima são desanimadoras, mas continua pesquisando que o carro vale a pena... andar em alguns e falar pessoalmente com quem usa o niva em situações semelhantes à sua também vão te ajudar muito.

Abraço e boa sorte...

:concordo: x 2 :concordo:
.

alexandre roveri
13/03/2009, 17:34
Katia,
foi uma das poucas vezes que li algo e achei que o niva seria o carro perfeito pra pessoa... nessa situação que tu descreveu, o niva vai rodar bem, muito mais confortável que outros 4x4 (principalmente na "mesma" faixa de preço), não vai te dar grandes problemas (aposto que qq uno way, etc vai dar muito mais)... niva foi feito pra isso aí....

Também não tem essa de niva ser pra quem quer ficar sujo de graxa... a maioria dos niveiros (e niveiras) não sabe nem quer saber nada de mecânica, e mesmo assim curtem o carro... basta ter um mecânico minimamente competente. E a manutenção é infinitamente mais barata do que outros 4x4...

Comentaram sobre a velocidade do niva... bem... parece que tu não tá se importando muito com isso, e nem com ser "jipeira"... quer um carro útil para seu caso, e isso acho que o niva é... mas, só pra esclarecer, ando a 120km/h no niva original, quase sem vibração... quando to sem pressa ando a 110 e é sem vibração nenhuma... já botei 143km/h no plano, mas aí parecia que o carro ia desmontar heheheh... obs: motor original, sem grandes modificações (somente bem regulado, filtros, velas, etc bons...)

Algumas mensagens acima são desanimadoras, mas continua pesquisando que o carro vale a pena... andar em alguns e falar pessoalmente com quem usa o niva em situações semelhantes à sua também vão te ajudar muito.

Abraço e boa sorte...

Peloamordejisuscristo não acredita no que esse cara tá te dizendo ! esse tal de Gustavo quer te levar pro "mal caminho" :stop:
Niva a 143km/h :odedo:
Pensa da seguinte maneira então :
- vc tem saco pra ficar atras de mecanico tacanho que vai querer te enganar?
- vc tem paciência para arrumar carro quebrado no meio da estrada ?
- vc tem energia pra escolher peças de boa qualidade ?(digo isso pois ela vai ter que aprender sobre argentinas, remanufaturadas, xingling´s paralelas, originais xingling´s)
- E o dia que travar um cubo de roda porque o tacanho do mecanico não sabe a diferença de rolamento e ARRRUELA?
- E se começar a escapar a quinta marcha?
- Será que ela vai conseguir adaptar um cambio de chevette ?
:discordo::discordo::discordo::discordo::discordo: :discordo:
Ela quer um carro prático e pronto
Niva não é prático :mrgreen:
:pipoca::pipoca:
-

Gustavo Niva
13/03/2009, 20:35
Niva a 143km/h :odedo:O mais difícil foi ter peito pra passar dos 130, quando começou a vibrar pra caraio... talvez por isso tu nunca tenha conseguido :odedo:


Pensa da seguinte maneira então :
- vc tem saco pra ficar atras de mecanico tacanho que vai querer te enganar?
Todos carros tem esse problema... tacanho e fdp safado tem em tudo que é canto... infelizmente :odedo:

- vc tem paciência para arrumar carro quebrado no meio da estrada ?
Coincidentemente hoje tinha um uno parado no caminho pra casa... entre outros carros... :odedo:

- vc tem energia pra escolher peças de boa qualidade ?(digo isso pois ela vai ter que aprender sobre argentinas, remanufaturadas, xingling´s paralelas, originais xingling´s)
- E o dia que travar um cubo de roda porque o tacanho do mecanico não sabe a diferença de rolamento e ARRRUELA?
- E se começar a escapar a quinta marcha?
- Será que ela vai conseguir adaptar um cambio de chevette ?
Tá criando problema onde não existe :odedo:

Ela quer um carro prático e pronto
Niva não é prático
Quer praticidade? Anda de bicicleta... :odedo: :odedo: :odedo: :odedo: :odedo: :odedo: :odedo:


Teu niva era usado em situação parecida com a que tamos falando ou em trilhas pesadas? :odedo:

Gostei desse ":odedo:" vo começar a usar pra pontuar as frases:odedo:

jorgeffn
13/03/2009, 20:50
Tô vendo que opinião diferente não tá faltando... então vamos lá dar mais um pitaco... Olha.. eu tinha um Uno 2002, e viaja bastante com ele por estradas de terra... ele sempre suportou muito bem as viagens, é um carro relavitamente alto, econômico, e de manutenção barata... aí resolvi que queria um 4x4 para continuar rodando por estradas de terra mais sem judiar tanto do carro... queria uma Rural mais o destino acabou me levando até um Niva... que era um total desconhecido para mim... na verdade não tive sorte na compra... mesmo tendo pagando um valor relativamente alto, peguei um Niva que me deu e ainda está dando uma série de problemas... a pouco tempo precisei retificar todo o motor... mais preferi fazer do que trocar por um AP... na minha opinião o motor do Niva é muito bom... e não sou tão adepto a adaptações... fora o motor ele já teve várias outras quebras... me deixando na mão em algumas viagens... inclusive na ultima em que para rodar 180 Km (80km de terra) gastei 11 horas devido a seguidos problemas, mesmo tendo tentado revisa-lo antes de viajar... por fim ele quebrou a homocinética da roda dianteira esquerda, devido a uma outra peça que se soltou... e não conseguir voltar com ele da viagem.. tendo que deixa-lo no local onde eu estava... Realmente eu tinha pensando em desistir de vez do Niva... com tantos problemas... mais ainda continuo achando que tudo isso acontece devido aos antigos donos que não deviam se preocupar muito com o carro... por isso sempre será importante comprar um Bom Niva... e com certeza existem alguns por aí.. Acho que saí um pouco do foco da discussão... mais o que eu queria mostrar é que o Niva realmente é um carro muito bacana e por incrivel que pareça muito carismático... eu mesmo enfrentando essa série de problemas.. mesmo ele me deixando totalmente sem dinheiro... ainda não penso em ter outro carro que não o Niva... claro que não é um carro tão confortável quanto o Vitara, e nem tão ecônomico quanto ao Uno.. mais para o que a Kátia está querendo... acho que o Niva atende muito bem sim...só que só andando em vários (como disse o grandee Gil) ela vai saber se é realmente o tipo de carro que está procurando... Boa sorte na busca!!!

alexandre roveri
13/03/2009, 21:13
O mais difícil foi ter peito pra passar dos 130, quando começou a vibrar pra caraio... talvez por isso tu nunca tenha conseguido :odedo:



Teu niva era usado em situação parecida com a que tamos falando ou em trilhas pesadas? :odedo:

Gostei desse ":odedo:" vo começar a usar pra pontuar as frases:odedo:


Eu sabia que vc ia enfiar uma bicicleta no meio da corversa :twisted:
Meu Niva era uma coisa diferente, na época em que eu tinha niva, eu vivia um transtorno Bipolar:odedo: e estava frustrado por ter trancado minha engenharia :parede:, então resolvi usar o Niva como fonte de criatividade 8-)
Eu já tinha uma oficininha em casa, e coisa e tal :odedo:
Depois que eu capotei aquela b*$t@ percebi que poderia ter sido um feliz sem Niva :roll:
VC conhece algum mecanico pra indicar a moça, que não vai furarleoszóio:odedo:

Elisson
13/03/2009, 21:47
Bom pessoal, minha dica vai ser off! A "garota" tá afinzona de ter um niva. Pow, é só procurar um niva bom e ser feliz, carro com problema se ela tiver azar até 0km ela pega. Aqui em maceió mesmo tem um cara putão com um sorento que comprou 0km e agora mandou plotar do lado carro bem grande "VENDO ESSA BOSTA", quer dizer ele sonhou com o carro, pagou cento e tantos mil e quebrou a cara. Quer dizer, um carro zero na garantia e não foi o que ele esperava. Ou zero ou não, o importante é ser feliz, minha opinião é essa. Procura um niva, pede opinião de quem entende vendo ao vivo e a cores, anda no carro e vê se tem condições ou não de manter.

Girti
13/03/2009, 23:30
Tô vendo que opinião diferente não tá faltando... então vamos lá dar mais um pitaco... Olha.. eu tinha um Uno 2002, e viaja bastante com ele por estradas de terra... ele sempre suportou muito bem as viagens, é um carro relavitamente alto, econômico, e de manutenção barata... aí resolvi que queria um 4x4 para continuar rodando por estradas de terra mais sem judiar tanto do carro... queria uma Rural mais o destino acabou me levando até um Niva... que era um total desconhecido para mim... na verdade não tive sorte na compra... mesmo tendo pagando um valor relativamente alto, peguei um Niva que me deu e ainda está dando uma série de problemas... a pouco tempo precisei retificar todo o motor... mais preferi fazer do que trocar por um AP... na minha opinião o motor do Niva é muito bom... e não sou tão adepto a adaptações... fora o motor ele já teve várias outras quebras... me deixando na mão em algumas viagens... inclusive na ultima em que para rodar 180 Km (80km de terra) gastei 11 horas devido a seguidos problemas, mesmo tendo tentado revisa-lo antes de viajar... por fim ele quebrou a homocinética da roda dianteira esquerda, devido a uma outra peça que se soltou... e não conseguir voltar com ele da viagem.. tendo que deixa-lo no local onde eu estava... Realmente eu tinha pensando em desistir de vez do Niva... com tantos problemas... mais ainda continuo achando que tudo isso acontece devido aos antigos donos que não deviam se preocupar muito com o carro... por isso sempre será importante comprar um Bom Niva... e com certeza existem alguns por aí.. Acho que saí um pouco do foco da discussão... mais o que eu queria mostrar é que o Niva realmente é um carro muito bacana e por incrivel que pareça muito carismático... eu mesmo enfrentando essa série de problemas.. mesmo ele me deixando totalmente sem dinheiro... ainda não penso em ter outro carro que não o Niva... claro que não é um carro tão confortável quanto o Vitara, e nem tão ecônomico quanto ao Uno.. mais para o que a Kátia está querendo... acho que o Niva atende muito bem sim...só que só andando em vários (como disse o grandee Gil) ela vai saber se é realmente o tipo de carro que está procurando... Boa sorte na busca!!!

Pois é, Jorge, assim como você, muitos, por desconhecimento ou inexperiência, compraram carros já castigados, e estão agora pagando por seus erros (e pelos abusos dos antigos donos), e isto só serve para criar má fama para o coitado do russinho :cry:.

Nunca é demais lembrar que, antes de comprar qualquer carro, devemos nos informar sobre ele, seus defeitos mais comuns, suas qualidades e, repetindo mais uma vez (cara chato... :-D ), devemos experimentar diversos destes carros, para podermos ter uma idéia do que é bom e do que é ruim. Embora meu primeiro Niva só tivesse 3 anos de uso, eu não o comprei sem antes rodar em dois Nivas (um deles viria a ser meu, anos depois), de amigos meus, para ter uma idéia de como era o carro, e do que deveria avaliar na compra. Este cuidado, embora não garantisse a compra de um ótimo Niva, ao menos ajudaria a saber o que era um Niva detonado.

Jorge, de repente, você pode vender o atual Niva e, já com muito mais conhecimento de causa, comprar um melhor, não? :concordo:

Márcio Magalhães
14/03/2009, 00:14
Olá,

Não tive como ficar de fora dessa. He he he...

Eu já tive um Niva (95) e tenho hoje (ainda) 2 Suzukis.

Não me arrependo de ter tido um Niva: aprendi muito sobre mecânica com ele. Não tinha a vida atarefada que tenho hoje e, portanto, poderia ficar sem carro várias vezes ao ano.

Se tem 20 mil para comprar um veículo, eu não teria nem muita dúvida...

Se quebrar a lanterna do Vitara? Compra uma aí mesmo em São Paulo. Se quiser, pelo eBay, compra uma "Tunnada". Se quebrar uma de um Niva pré-95: senta e chora. Pode adaptar umas indas da Kombi... he he he...

A patroa aqui está me apurrinhando o juízo e estou vendendo o Vitarinha. Ele está indo contra a minha vontade. Foram mais de 4 anos de alegrias. Nunca me deixou na mão: nunca!

Se você fosse apaixonada especialmente pelo design do Niva (o que eu sou), estivesse com a grana curta, fosse usar só para trilha leve e não no dia-a-dia, recomendaria o Niva sim. Se não se enquadra nestes quesitos, pode até ter gente feliz, mas eu não arriscaria.

[]´s,

BACALHAU
14/03/2009, 02:28
Coitada da Kátia. Acho que ela nunca mais aparece por aqui.
É cada doido...
Li este tópico todo duas vezes e tem coisa que parece piada. Acho que a maioria não atentou para o detalhe mais interessante desta história toda. Uma frase que está lá no início e que descreve muito bem a necessidade da moça:

"...porque encaro estrada de terra todos os dias, uma subida "treta" pra conseguir entrar em casa (que quando chove, nem o fusca sobe)..." (grifo meu)

E tem gente que recomenda que ele compre um Fiat Mille com kit "não sei das quantas"?
Quero ver esse Uno, com pneus de "não sei o quê", kit "não sei o quê lá" e tração dianteira, subir onde um Fusca não sobe.
Não quero nem imaginar ela com a filha no colo, debaixo de chuva, tendo que abandonar o carro no início da ladeira para subir a pé, xingando a hora em que ela resolveu pedir conselhos aqui.
Não quero falar mal do Mille. Ele aguenta com bravura estradas de terra, desde que planas e secas. Mas não são um monte de frisos plásticos de enfeite e pneus maiores que vão torná-lo um fora-de-estrada.
Falaram de mecânicos e "mexânicos" picaretas ou não. E com outras marcas e modelos não acontece a mesma coisa? Aliás, hoje em dia, é fácil encontrar profissionais competentes e honestos, seja em que área for?

Kátia, avalie com calma. Escolha sem pressa. Se você estiver interessada em um NIVA (e pelo que você descreveu vai atender às suas necessidades/possibilidades), experimente vários. Procure profissionais especializados (Wilson, Rogério "Atacama", etc) que podem indicar bons NIVAs para compra.
Não tenha receio de levar um NIVA, em vista, a um mecânico de confiança ou de pedir a algum niveiro que more por perto para ajudá-la a avaliar algum. Mesmo assim, surpresas desagradáveis podem ocorrer, qualquer que seja o carro, seja 0 km ou usado.
Nos anexos, algo que poderá ser-lhe útil, com os agradecimentos aos seus devidos autores.

Desejo-lhe boa sorte.

BACALHAU
14/03/2009, 13:00
Kátia, dê uma olhada nesse aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=832292&postcount=1853).

Girti
14/03/2009, 13:23
Coitada da Kátia. Acho que ela nunca mais aparece por aqui.
É cada doido...
Li este tópico todo duas vezes e tem coisa que parece piada. Acho que a maioria não atentou para o detalhe mais interessante desta história toda. Uma frase que está lá no início e que descreve muito bem a necessidade da moça:

"...porque encaro estrada de terra todos os dias, uma subida "treta" pra conseguir entrar em casa (que quando chove, nem o fusca sobe)..." (grifo meu)

E tem gente que recomenda que ele compre um Fiat Mille com kit "não sei das quantas"?
Quero ver esse Uno, com pneus de "não sei o quê", kit "não sei o quê lá" e tração dianteira, subir onde um Fusca não sobe.
Não quero nem imaginar ela com a filha no colo, debaixo de chuva, tendo que abandonar o carro no início da ladeira para subir a pé, xingando a hora em que ela resolveu pedir conselhos aqui.
Não quero falar mal do Mille. Ele aguenta com bravura estradas de terra, desde que planas e secas. Mas não são um monte de frisos plásticos de enfeite e pneus maiores que vão torná-lo um fora-de-estrada.
Falaram de mecânicos e "mexânicos" picaretas ou não. E com outras marcas e modelos não acontece a mesma coisa? Aliás, hoje em dia, é fácil encontrar profissionais competentes e honestos, seja em que área for?

Kátia, avalie com calma. Escolha sem pressa. Se você estiver interessada em um NIVA (e pelo que você descreveu vai atender às suas necessidades/possibilidades), experimente vários. Procure profissionais especializados (Wilson, Rogério "Atacama", etc) que podem indicar bons NIVAs para compra.
Não tenha receio de levar um NIVA, em vista, a um mecânico de confiança ou de pedir a algum niveiro que more por perto para ajudá-la a avaliar algum. Mesmo assim, surpresas desagradáveis podem ocorrer, qualquer que seja o carro, seja 0 km ou usado.
Nos anexos, algo que poderá ser-lhe útil, com os agradecimentos aos seus devidos autores.

Desejo-lhe boa sorte.


Graaande Bacalhau, estou achando que você arrumou uma bola de cristal! Mais uma vez, você adivinhou meus pensamentos. Eu fiquei quietinho, aqui no meu cantinho, mas também pensei com meus botões: "Se a moça escreveu que nem Fusca sobe a ladeira, que dizer de um Fiat Uno? Por mais valente que ele seja, tem tração dianteira, no barro os Fuscas e Brasílias dão de 10 x 0 nos carros com tração dianteira!"

Aliás, acho que ela se assustou e sumiu do fórum, pois não escreveu mais. Pudera, com este bando de malucos confundindo a cabeça dela... :-D

cerberosph
14/03/2009, 13:28
Eu recomendei um Uno porque ela disse que TINHA UM PEUGEOT, todo mundo sabe que a suspensão é baixa e problemática, que lhe atendia. Ela disse que quer um carro para usar na cidade e que o único problema é um trecho de terra com uma subida, que o seu Peugeot não agüentou subir todo dia.
Não acho que uma pessoa que precise de um Jipe apenas para vencer uma subida que um Peugeot subia com dificuldade. Por isso eu recomendei o uno. Por já ter visto as veredas onde certas pessoas usam este carro sem problemas, como também é basicamente o único carro que vejo andando nos projetos de irrigação. Além dos casos que já citei. Jipe é para quem gosta ou realmente precise e tenha dinheiro para mantê-lo, manutenção e gasto com combustível. Px: se eu usar um Niva, que faça 8 km/l, como carro diário meu gasto com combustível aumentaria R$ 270,00 por mês rodando só na cidade.

BACALHAU
15/03/2009, 00:34
Calma, prezado Cerberosph, longe de mim querer aborrecer um cachorro de três cabeças (e três bocas), guadião do inferno de Hades. Afinal, ainda vou passar por você e não quero levar "nem uma" mordida.:mrgreen:
Calminha... amigo, amigo... :stop:

Aqui é um Fórum democrático e todos têm direito de expressar suas opiniões, concordemos com elas ou não.

Na realidade a minha crítica não foi nem dirigida diretamente a você ou à indicação do Mille (embora eu ratifique que um Uno não sobe de frente onde um Fusca não consegue subir) e sim, indiretamente, a uma postura que eu achei deslocada de alguém que não foi feliz com o NIVA e entrou malhando o carro. Achei ainda que o mesmo foi grosseiro e preconceituoso na maneira como ele se dirigiu à colega que pediu nossa opinião e não crítica. O mais engraçado, é que essa pessoa costuma dizer que o NIVA é carro de passeio...

Mas deixemos isso de lado para não criar polêmica.
Se você se sentiu chateado com o que eu escrevi anteriormente, aceite minhas desculpas. Não estava caçoando da sua opinião, a qual respeito.

Abraços

cerberosph
15/03/2009, 10:19
Não fiquei chateado, apenas expliquei porque sugeri o Uno. Se ela tinha um Peugeot que chegava em casa, só não agüentou chegar em casa todo dia, e prezava por economia; não só porque o Niva é um Jipe e tem consumo alto mais porque é um carro que vai ter, no mínimo, uns bons 15 anos podendo ter sido usado, o mais provável, nas piores situações. Se ela pudesse comprar um Niva 0km não tenho duvidas que seria o carro ideal.

Eu sou um dos que sonham comprar um Niva zero km, pois não tenho dinheiro para manter um carro usado, e usaria ele 99,99% no asfalto, trilha só em sonhos.

Márcio Magalhães
15/03/2009, 11:34
Olá,

Acho que todo mundo aqui sabe que para ter um Niva não basta precisar de um carro um pouco mais forte para superar alguns obstáculos simples como ladeira de barro.

Niva é uma paixão/estado de espírito/coragem. Sem entrar nos preconceitos e questões de gênero, são poucas as mulheres que sozinhas encaram bem a parada. Ela tem este espírito? Está apaixonada pelo Niva? Tem alguém que a auxilie in loco com a mecânica "delicada" do russo? Está disposta a fazer manutenção permanente (coisa que o 206 dela não dá)? Vai ter grana para isso?

Perguntas como estas devem ser bem analisadas por quem simplesmente indica um Niva para qualquer pessoa, ainda mais no caso dela.

[]´s,

alexandre roveri
15/03/2009, 14:22
..............: "Se a moça escreveu que nem Fusca sobe a ladeira, que dizer de um Fiat Uno? Por mais valente que ele seja, tem tração dianteira, no barro os Fuscas e Brasílias dão de 10 x 0 nos carros com tração dianteira!"
... :-D
Acredito que a solução menos "lusitana" seria mandar consertar essa ladeira, não trocar de carro :parede:

Otávio Luiz
16/03/2009, 13:37
Acredito que a solução menos "lusitana" seria mandar consertar essa ladeira, não trocar de carro :parede:

Pô Galeto, que sem graça...:(

kkborrego
16/03/2009, 20:50
Como nao tenho cara de jipeira??? hahahahaha
Vc nao me conhece....

brincadeirinha.

mas acho que Uno nao resolveria pela buraqueira toda... o carro é baixo...

E posso vir a fazer trilha um dia! não é a ideia agora (preciso mesmo transporte seguro agora), mas desde menina, quando ficava parada na estrada nos passeios de carros antigos com meu pai, penso em ter um jipe... não acho que encararia nada muito radical, mas....

kkborrego
16/03/2009, 21:02
Li calmamente o que escreveram e tenho considerações a fazer:

sim, tenho um 206, que não sai da oficina desde que me mudei pra fora da cidade. Ja troquei tudo de suspensão 2 vezes, porque passei por mexanicos (quem não é da cidade é enrolado mais facilmente, ne?).

Não sou expert em mecanica, mas tive um Uno que me fez conhecer bastante coisa. Adoro o Uno, mas não acho que resolva, como ja disse, por causa da buraqueira...

Não tenho muito problema em ficar na estrada - cresci no meio de carros antigos... Mas prefiro não ficar atualmente por causa da minha filha (acho q ela não vai curtir ainda).

Um Niva de 15 anos não seria mal... meu peugeot tem quase 10.. hehe

Quanto à dificuldade para dirigir, realmente desacostumei com carros sem direcao hidraulica, mas dirige muito pick up antiga, candango, fusca com cambio seco... Claro que no dia-a-dia é diferente, mas quero mesmo testar uns nivas pra ver.

Estou adorando ver que todos se preocupam em orientar bem quem se interessa por Niva. Acho que mesmo que não compre um Niva, vou continuar aparecendo aqui pra participar do forum.

Mauricio Rossetto
16/03/2009, 21:42
Oi Girti,

"Convido você a conhecer pessoalmente o SUVdesenvolvido (o Maurício não é ciumento, é? rsrsrs)"

Com certeza o Mau não ficaria enciumado, pois ele é meu amor e com certeza estaria comigo, e xeretando o seu NivaSuv Turbinado.

Agora Kátia, com certeza digo:
Eles ficam colocando motor 2.0, bancos não sei o quê, misturam um monte de peças de tudo que é carro e no final.... chegam num Vitara! hahahahaha

Eu tive um Niva (o Boris I) quando era praticamente novo, e morava sozinha em uma chácara com uma filha, como você, e o subidão da porr# era pura lama quando chovia. O problema é que naquela época quebrava também. Nem me lembro das vezes que tinha que subir ou descer à pé.
Imagina agora que estão todos velhos. Vai para um Vitara. Mais bonito, mais chique mais confortável......e mais novo! Claro que o ideal seria um Troller! mas.....

Lucienne

Girti
16/03/2009, 21:58
......e mais novo!

Lucienne

:shock::shock::shock::shock::shock:

Quer dizer que um Vitara 92 é mais novo do que um Niva 92? E um vitara 95 é mais novo do que um Niva 95? :shock::shock::shock::shock::shock:

Num entendi.... :shock::shock::shock:


...Quanto à grana, vou ter uns 20mil disponiveis...

Vai ser difícil achar um Vitara em bom estado por até R$20.000...

Mauricio Rossetto
16/03/2009, 22:28
Olá Girti, agora é o Mauricio.
A Lu está se referindo ao design, mas o Niva é muito bacana.
Eu particularmente acho o desenho do Niva espetacular. Pena que os acabamentos internos não são resistentes e infelizmente é dificil ver um com o acabamento inteiro.
Você têm razão sobre meu Niva ser um veiculo de trabalho. Mas no carnaval viajamos e na estrada mantive 100 a 110 todo o tempo, com folga no acelerador mas na gasolina, no GNV não é igual. Também tenho o kit Aerocar e cabeçote rebaixado em 0,7mm, e o acoplamento homocinético duplo nos faz esquecer que as caixas são separadas, ou seja não vibram.
Antigamente sim, viajamos todo o Nordeste com a caixa vibrando a ponto de eu ter que tirar um dos cardãs para não nos aborrecer tanto. Mas eram problemas do carro que não tinham os ajustes e correções de têm hoje, e nos aborreceu bastante, por isso as reclamações da Lu.
Esse final de semana PARA ALEGRIA DA GALERA, ouvi os apelos dos camaradas, coloquei o reboque e estou puxando a areia e a brita numa carretinha. Mas a Lu ainda briga comigo dizendo que encho a carretinha demais :-):-):-).
Graças a manutenção e modificações reforçando a suspensão e mecânica, Não vou ao meca a um ano, e ele não nos deixa na mão. Mas são pequenos ajustes e manutenções que dá pra fazer em casa e creio que não será o caso da Kátia. A Lu me vê mexendo sempre no Niva porque virou um hobby hehehehe
Então cada caso é um caso, por exemplo neste momento o Niva é o carro ideal para nós, mas pra Katia creio que o Vitara 2 ou 4 portas venha atendê-la melhor.

Mauricio Rossetto
16/03/2009, 22:28
Kátia, vá comparando:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53414 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53414)

Girti
16/03/2009, 22:36
Olá Girti, agora é o Mauricio.
A Lu está se referindo ao design, mas o Niva é muito bacana.
Eu particularmente acho o desenho do Niva espetacular. Pena que os acabamentos internos não são resistentes e infelizmente é dificil ver um com o acabamento inteiro.
Você têm razão sobre meu Niva ser um veiculo dew trabalho. Esse final de semana PARA ALEGRIA DA GALERA, ouvi os apelos dos camaradas, coloquei o reboque e estou puxando a areia e a brita numa carretinha. Mas a Lu briga comigo ainda, dizendo que estou enchendo a carretinha demais :-):-):-).
Graças a manutenção e modificações reforçando a suspensão e mecânica, Não vou ao meca a um ano, e ele não nos deixa na mão. Mas são pequenos ajustes e manutenções que dá pra fazer em casa e creio que não será o caso da Kátia. Então cada caso é um caso, por exemplo neste momento o Niva é o carro ideal para nós, mas pra Katia creio que o Vitara 2 ou 4 portas venha atendê-la melhor.

Olá, Maurício!

Nada tenho contra o Vitara, é um ótimo 4x4, embora eu prefira o Niva. Mas um 2 portas não serviria para a Katia, que quer espaço, e um 4 portas sai bem mais caro do que os ca. de R$20.000 dos quais ela vai dispor. Uma opção talvez seja ela comprar um 2 portas e instalar um bagageiro.

Pelo que ela escreveu hoje, o fato de o Niva não ter direção hidráulica nem ar condicionado não é um problema, pois, ao que parece, ela está acostumada a dirigir carros mais espartanos.

Márcio Magalhães
16/03/2009, 23:08
Olá,

Vitara por menos de 20 mil em bom estado é fácil de encontrar.

O Vitara 4 portas é até mais barato que o 2 portas, que são menos numerosos.

Uma coisa curiosa quanto aos anos dos dois modelos. Troquei um Niva 95 inteiro por um Vitara 94. Mesmo após 4 anos o segundo parece ser uma década mais novo! Olhando para o motor então... a impressão é de 20 anos!

A Katia deixou claro que ficar na mão sem carro não é exatamente o que ela quer, portanto, esqueça o Niva. Ela disse que desacostumou em dirigir sem DH, logo, esqueça o Niva.

Releiam o que eu escrevi minha mensagem anterior e pensem bem se o Niva é mesmo o ideal para ela.

[]´s,

jarsrx
17/03/2009, 18:52
Olá,

Vitara por menos de 20 mil em bom estado é fácil de encontrar.

O Vitara 4 portas é até mais barato que o 2 portas, que são menos numerosos.

Uma coisa curiosa quanto aos anos dos dois modelos. Troquei um Niva 95 inteiro por um Vitara 94. Mesmo após 4 anos o segundo parece ser uma década mais novo! Olhando para o motor então... a impressão é de 20 anos!

A Katia deixou claro que ficar na mão sem carro não é exatamente o que ela quer, portanto, esqueça o Niva. Ela disse que desacostumou em dirigir sem DH, logo, esqueça o Niva.

Releiam o que eu escrevi minha mensagem anterior e pensem bem se o Niva é mesmo o ideal para ela.

[]´s,

20 mil talvez um ford explorer,4x4,ar,abs,vidro,trva,espelhoeletr.,dh.
todo conforto que muitos carros aqui não tem,ainda mais com esse preço.
mas não compre o automatico pois ele não aguenta gnv.
motor é v6.
mas niva é niva, paixão é paixão.

kkborrego
17/03/2009, 20:48
Postaram aqui um link para um niva que esta em Itu. mandei um email pra ver se nao foi vendido, e vou tentar ver o carro.

Gil, aceito sua oferta. Gostaria sim de ver seu carro e ver se rola com um Niva. ja pensou ir ate Itu e nao conseguir tirar o carro do lugar? hehe...

Mauricio Rossetto
17/03/2009, 22:48
Kátia, vai lendo...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36036&page=2 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36036&page=2)

Tirado da revista 4 rodas de 2005:
Interessante relato de 1992, ou seja com um Niva NOVO.

Pense também em um Suzuki Vitara
Se estiver com folga na conta bancária, invista em mais conforto e desempenho. Tudo bem que o Vitara custa quase o dobro de um Niva, mas vale a pena. O desempenho, o nível de ruído e o acabamento interno são de um automóvel de verdade, nada lembrando o espartano interior do Niva. Se quiser mais espaço, há ainda a versão de quatro portas, chamado de Sidekick. Pode ser encontrado tanto na versão de teto rígido como de lona. Cheque bem a parte inferior do modelo duas portas, que costuma ser muito usado em trilhas.

Nós dissemos - Maio de 1992
"Um jipe por excelência. É assim que o Niva deve ser encarado. (...) Um bom exemplo é a suspensão dianteira independente, que deixa um bom vão livre até o solo, e a tração integral permanente com diferencial central e bloqueio, para vencer qualquer tipo de terreno. (...) Na pista, contudo, uma constatação óbvia: o Niva não gosta de asfalto. Seu consumo é muito alto para um motor 1.6 (6,4 km/l na cidade). O nível de ruído chega a ser ensurdecedor, superando os 80 decibéis."


Interessante, pois comprei um rádio MP3 e depois desinstalei porque não dava para ouvi-lo.

Reportagem completa:
http://quatrorodas.abril.com.br/carros/usado/conteudo_150806.shtml


Outra:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://chevrolet-vitara.vilabol.uol.com.br/Vitara-Portugal.jpg&imgrefurl=http://chevrolet-vitara.vilabol.uol.com.br/&h=397&w=595&sz=66&tbnid=QhZq0_1PdaWhLM::&tbnh=90&tbnw=135&prev=/images%3Fq%3DVitara&hl=pt-BR&usg=__O6fa

jarsrx
18/03/2009, 13:15
existe mais opções como,toyota sw4,pathfinder,explorer,camper,todas 4x4.

Girti
18/03/2009, 13:20
existe mais opções como,toyota sw4,pathfinder,explorer,camper,todas 4x4.

:shock: :shock: :shock: Por até R$20.000??? :shock: :shock: :shock:

Márcio Magalhães
18/03/2009, 13:47
Olá,

Eu não diria que o Vitara é quase o dobro de um Niva. Se for um Vitara carburado ainda, menor a diferença.

Nas opções que deram para a Katia, estão esquecendo uma. Além do Vitara, que traz mais conforto, economia e confiabilidade (isso anos-luz na frente), temos o Samurai, que é mais barato que o Vitara e é o mais valente dos 3.

Se grana não for tão curta e se for só a tal ladeira da morte (hehehe), o Vitara é o que eu indico. Se a grana for curta mas nem tanto, quiser fazer trilha pesada e um carro econômico (para um 4x4), o Samurai é a opção. Se a grana for realmente curta, gostar do design retrô e não se importar de conhecer até a sogra do mecânico, vai de Niva.

Mais uma vez peço atenção ao objetivo da Katia. JPX é uma opção de jipe, mas é o que ela procura? Claro que não! Ela quer um carro que possa vencer alguns obstáculos diários (não por diversão e no limite) e que seja confiável...

[]´s,

Ricardo Passoni
18/03/2009, 16:03
Concordo se a grana for ate uns R$ 20.000 como falado da para comprar um bom ,abaixo disso e problema em todos aspectos ( manutenção, estado de carroceria e ate chassis) tem um que vai no Pacaembu de um conhecido que ta zero com 36.000 km e ta vendendo e tem todo historico de manutenção , mas lembre-se o Samurai e um jipe puro e duro , não tem conforto se vc prefere isso fuja dele . Opnião de quem tem um ! Eu gosto !

jarsrx
18/03/2009, 20:45
:shock: :shock: :shock: Por até R$20.000??? :shock: :shock: :shock:

explorer e pathfinder sim mas a toyota sw4 é de 25k pra lá.
da uma olhada no mercado livre.

MarcSport
18/03/2009, 21:58
Por menos de 20 k dá para encontrar Sportages 97 / 98 a gasolina. Para o uso que será dado é uma boa opção.

cRiPpLe_rOoStEr
18/03/2009, 22:03
Por menos de 20 k dá para encontrar Sportages 97 / 98 a gasolina. Para o uso que será dado é uma boa opção.

e uma sportage 2.2 aspirada a diesel qual a média de preço?

MarcSport
18/03/2009, 23:48
e uma sportage 2.2 aspirada a diesel qual a média de preço?

Não é média de preço, mas achasse por 20k, mas não sei o estado...

alexandre roveri
19/03/2009, 00:09
Gente! Todos esses carros são de manutenção "cara" .
Do Niva passando por Sportage, uma Cheroka, Vitara o KCT a 4,.............., não importa.
A pergunta a ser respondida é ?
- Vc tem desejo de ter algum desse carros ? (qualquer um)
Se sim :odedo: ! Arrumou pra cabeça.
Se, digo se, o problema for apenas subir uma rampinha. Tia, chama a prefeitura e arruma essa rampinha, sai mais barato.:concordo:

Luciano SHAKALL
19/03/2009, 02:45
" ... Nas opções que deram para a Katia, estão esquecendo uma ... temos o Samurai, que é mais barato que o Vitara e é o mais valente dos 3 ... "Márcio, para o uso DELA, acho que o Samurai está fora de cogitação:
Realmente, é "o mais valente" das opções indicadas por você,
mas ela "NÃO precisa de um Jipe", e sim de UM CARRO, com "certo" conforto: Ela já deixou claro que está "acostumada" à carros "espartanos" (mas não vamos exagerar, né...? :mrgreen: )
e o Samurai (principalmente os "de feixe" - mais antigos e mais baratos) está muuuito loje de ter conforto para o dia-a-dia, principalmente pra quem tem filho pequeno, além de ter um banco traseiro "simbólico" e não ter porta-malas....

[]'s

Girti
19/03/2009, 12:48
Márcio, para o uso DELA, acho que o Samurai está fora de cogitação:
Realmente, é "o mais valente" das opções indicadas por você,
mas ela "NÃO precisa de um Jipe", e sim de UM CARRO, com "certo" conforto: Ela já deixou claro que está "acostumada" à carros "espartanos" (mas não vamos exagerar, né...? :mrgreen: )
e o Samurai (principalmente os "de feixe" - mais antigos e mais baratos) está muuuito loje de ter conforto para o dia-a-dia, principalmente pra quem tem filho pequeno, além de ter um banco traseiro "simbólico" e não ter porta-malas....

[]'s

:lol: :lol: :lol: "Banco traseiro simbólico" é a melhor definição que já ouvi! :lol: :lol: :lol: Vale também para alguns outros 4x4, como o Troller, por exemplo.

Concordo totalmente com o Luciano, para a utilização desejada o Samurai não é o mais adequado. Acho que a opção fica entre estes dois:

Niva: menos $$$ investido, sobrando $$$ para as despesas iniciais imediatas (transferência, seguro, revisão mecânica geral), bom espaço interno e conforto dos passageiros, bom porta-malas, desempenho sofrível (parece que esta não é uma prioridade da Katia, mas o desempenho pode ser melhorado), consumo alto, ausência de confortos como DH e AC, manutenção relativamente barata (mas deve ser atenta!), dificuldade para se encontrar um em bom estado;

Vitara: mais caro, sobrando menos para as despesas iniciais imediatas, bom espaço interno e conforto dos passageiros (embora o Niva seja mais macio), porta-malas ridículo (pode-se instalar um bagageiro), bom desempenho, consumo médio, pode vir com confortos como DH e AC, manutenção não tão barata (mas quebra pouco), encontra-se bons carros com relativa facilidade (mesmo assim, há armadilhas!)

[Fred]
19/03/2009, 23:01
Katia,

bom, não tenho muito a acrescer, mas leve em consideração o que foi falado pelo Gil, pelo Gustavo, pelo Bacalhau e pelo Shakal. Apesar de todos estarem certos nos seus comentários, esses citados são aqueles com considerações/opiniões/sugestões mais razoáveis... Claro, todos os demais foram sinceros sobre o NIVA e sobre a opção de um carro viável para suas necessidades e possibilidades.

No mais, vc tem que lembrar que nessas circunstâncias (andar em estrada de terra todos os dias) gera uma manutenção mais constante e tendo um único carro poderá causar alguns desconfortos. Por exemplo, não ter o carro (qualquer que ele seja) pronto para utilização todos os dias. O fato de o carro não ser mais fabricado pode potencializar esse fato, mas nada que uma atenção maior não reduza (a praticamente zero -- acho que exagerei um pouco) as quebras...

Era o que tinha a ponderar.

Boa Sorte

Procure com calma que vc achará o que procura... seja um uno, seja um NIVA, um VITARA ou uma Santafé ou Edge...

Pra você, com todo o respeito, beijos

pros demais, abraços...

Girti
19/03/2009, 23:48
;837094']... O fato de o carro não ser mais fabricado pode potencializar esse fato...

Fred, não sei se você estava se referindo ao Niva, mas, por via das dúvidas, deixo claro que ele continua sendo fabricado, estando em vias, inclusive, de sofrer aperfeiçoamentos (se é que é possível aperfeiçoar um carro que já é perfeito! :mrgreen: ) para 2010.

Com todo o respeito :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:, um abraço!

BACALHAU
20/03/2009, 00:30
...

Com todo o respeito :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:, um abraço!

Pensei que ia mandar beijos, também. :shock:

Márcio Magalhães
20/03/2009, 17:54
Olá,

Vitara, Niva, Samurai... e até a Uno são fabricados ainda. Nem que seja na Sibéria! rs...

[]´s,

Girti
20/03/2009, 19:44
Pensei que ia mandar beijos, também. :shock:

Tá com ciuminho, bem? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

kkborrego
20/03/2009, 20:50
Bom, Fred,

quanto a ter so um carro, é o que tenho atualmente, e passo bons apertos, porque como é um carro de passeio, toda hora quebra alguma coisa (nada barato porque tenho a "sorte" de ter que usar peças francesas pq as nacionais nao sao iguais...) - e eu pesquiso, vou atras de pecas, ja rodei desmanches varias vezes, estas coisas eu ja sei me virar um pouquinho...

Como não posso me dar ao luxo de ficar sem carro por periodos grandes (2, 3 dias sao o bastante pra eu me atrapalhar toda), tento mante-lo o mais em ordem possivel. Acho entao que essa parte consigo dar conta.

Eu vejo o Vitara meio como o Peugeot - pecas caras, nao da pra adaptar de outros carros....

mas estou ainda pensando... preciso andar nestes carros pra definir a minha compra, apesar de estar pendendo mais para o Niva, pela grana que tenho por enquanto, e o porta-malas.

Mas tambem, caso não me adapte, vendo o Niva e compro um Vitara, não é?

Katia

jorgeffn
20/03/2009, 20:58
Mas tambem, caso não me adapte, vendo o Niva e compro um Vitara, não é?

Katia

Isso Kátia... acho que essa é a idéia mesmo... caso não goste do Niva, o que vai ser bem dificil... hehe, você vende e compra outro carro... o vitara por exemplo (vai encher de gente falando que não vai ser fácil vende o Niva e blá...blá... blá...)
Aquele que está anunciado aqui no fórum, com muito baixa kilometragem (um vermelho) me pareceu uma boa opção viu... mais sempre lembrando.. será sempre bom andar em vários... para não cometer o mesmo erro que eu... de comprar o primeiro que apareceu......
Boa sorte na busca!!!!

cRiPpLe_rOoStEr
20/03/2009, 21:28
Eu vejo o Vitara meio como o Peugeot - pecas caras, nao da pra adaptar de outros carros...

meu tio tem um vitara cheio de gambiarra... motor de kombi diesel, embreagem de tempra, mais umas coisas que eu não lembro... o problema maior é lataria e acabamentos internos, mas para isso existe "martelinho de ouro"...

wltreis
20/03/2009, 23:34
Bom, Fred,

quanto a ter so um carro, é o que tenho atualmente, e passo bons apertos, porque como é um carro de passeio, toda hora quebra alguma coisa (nada barato porque tenho a "sorte" de ter que usar peças francesas pq as nacionais nao sao iguais...) - e eu pesquiso, vou atras de pecas, ja rodei desmanches varias vezes, estas coisas eu ja sei me virar um pouquinho...

Como não posso me dar ao luxo de ficar sem carro por periodos grandes (2, 3 dias sao o bastante pra eu me atrapalhar toda), tento mante-lo o mais em ordem possivel. Acho entao que essa parte consigo dar conta.

Eu vejo o Vitara meio como o Peugeot - pecas caras, nao da pra adaptar de outros carros....

mas estou ainda pensando... preciso andar nestes carros pra definir a minha compra, apesar de estar pendendo mais para o Niva, pela grana que tenho por enquanto, e o porta-malas.

Mas tambem, caso não me adapte, vendo o Niva e compro um Vitara, não é?

Katia
KATIA QUERO VER VC NÃO SE APAIXONAR E VENDER O NIVA DEPOIS, AFINAL ESSE VIRUS É CONTAGIOSO, MAS SE CONSEGUIR UM EM BOM ESTADO SERÁ FELIZ, EM JF TEM UM QUE O CARA TA PENSANDO EM VENDER, ESTA MUITO BONITO, FAZ MANUTENÇÃO NA MESMA OFICINA QUE EU, SE ELE REALMENTE TIVER CORAGEM DE VENDER, COLOCO AQUI NO FÓRUM :concordo:

kkborrego
23/03/2009, 18:55
Meninos e Menina,

Muito obrigada por enquanto.
Dirigi um Niva, acho que quanto a isso, não haverá problemas.
Agora vou sair procurando, e experimentando os que estão a venda.

Devo voltar com mais duvidas logo, logo... hehehehe

Valeu!

Katia