Ver Versão Completa : fumaçapreta
ubuntu2009
10/03/2009, 20:35
pode parecer uma pergunta idiota mas vou fazer, quando engato a primeira marcha e piso meio fundo sai um fumaceiro preto enorme do escapamento, como corrigir isso e aonde é o problema?
ranger 3.0 2005
Edintruder
10/03/2009, 20:42
O problema está no pedal do acelerador. Se apertas muito o acelerador com rpm baixo e pouca pressão na admissão, a fumaça aparece, se levantares mais a rpm antes de apertar o pedal fundo, terás menos fumaça.
ubuntu2009
10/03/2009, 21:10
O problema está no pedal do acelerador. Se apertas muito o acelerador com rpm baixo e pouca pressão na admissão, a fumaça aparece, se levantares mais a rpm antes de apertar o pedal fundo, terás menos fumaça.
Ja vi outras camionetes na minha frente no semaforo, que aceleram sem ocorrer esse excesso de fumaçapreta. vai ver são a gasolina!
Walter L. L. Casitta
10/03/2009, 21:52
Deve ter algo errado sim. Sendo o motor eletrônico não deveria sair fumaça preta não.
Daniel.Shimomoto
10/03/2009, 23:23
Troca o Filtro de ar porque deve estar um tijolo por dentro!
(pelo menos na minha funciona!)
Abs!!!
Edintruder
11/03/2009, 08:55
Troca o Filtro de ar porque deve estar um tijolo por dentro!
(pelo menos na minha funciona!)
Abs!!!
... :putz: ... é eletrônica!
Bola fora!
Realmente pode ser filtro entupido ou algum sensor pifado...
Tenho um amigo que morou por alguns anos em Curitiba e hoje ele está voltado para cá, e de bagagem, está com a representação e instalação de alguns fabricantes de produtos de alta performance para carros. Ele me ofereceu uma injeção eletrônica programável que serve em qualquer motor, inclusive diesel. R$1200,00 na injeção com sensores, por fora eu tenho que arrumar os bicos, rail e bombas da Ranger. Acredito que o bico da 3.0 seja adaptável no HSD 2.5 refazendo os berços dos bicos no cabeçote.
Com certeza teria um desempenho invejável, até porque tem como acertar o ponto da injeção a cada faixa de 250rpm. Tem 3 memórias facilmente programáveis com um laptop, por exemplo, 1 economia, 2 máximo desempenho, 3 máximo torque.
O problema é o custo do investimento...
A vantagem é que eu estaria fazendo o serviço com o melhor mecânico que conheço, teria um motor eletrônico e otimizaria o 2.5...
Porém ainda tenho pé atrás com motores eletrônicos, justamente por depender de fios e sensores, dessa forma acabo me desembalando para esse tipo de equipamento... Com essa mesma injeção, um motor AP turbinado anda com 400cv sem forjar nada e sem quebrar, somente pela programação do ponto de injeção e ignição. Tem 4 fabricantes dessas injeções, essa de R$1200,00 é a mais barata delas. :rolleyes:
fredycoelho
11/03/2009, 11:01
Observo, mesmo nos motores eletrônicos, saída de fumaça preta quando se eleva o giro do motor bruscamente... Nunca observei na minha esta fumaça na 1° marcha (dificilmente afundo o pé de 1°). Entretanto nas retomadas observo saída desta fumaça, não só na minha mas em outras caminhonetes com motor eletrônico também, sempre achei isso normal...:pensativo:
duardobruno
11/03/2009, 11:17
Caras, a minha sempre foi assim tb. Se tochar o pé na saída, fumaça preta, se for com força mesmo, faz até uma bola preta. Se sair na moral e for aumentando o giro, é praticamente zero de fumaça. Quando estou em marcha mais fraca, tipo 3ª ou 4ª, devagar, ela tb vai fumaceando preto. Se não quiser fumaça tenho que ir tocando sempre no giro certinho.
Tenho uma frontier q está fazendo isso tambem, principalmente qdo fico andando na cidade ( 1, 2 ou 3 marcha) e qdo saio na rodovia (4 e 5 marcha) ai a coisa fica preta (literalemente), mas isso nos primeiros kilometros, depois fica blz.
RGamaJr_4x4
11/03/2009, 14:34
Observo, mesmo nos motores eletrônicos, saída de fumaça preta quando se eleva o giro do motor bruscamente... Nunca observei na minha esta fumaça na 1° marcha (dificilmente afundo o pé de 1°). Entretanto nas retomadas observo saída desta fumaça, não só na minha mas em outras caminhonetes com motor eletrônico também, sempre achei isso normal...:pensativo:
Também percebo o mesmo, ainda que nas eletrônicas (talvez em menos intensidade).
ubuntu2009
11/03/2009, 23:33
Tenho observado nas ruas essa fumaça principalmente em ranger eletronica, ja vi varias hillux modelo novo, algumas até em retomadas fortes sem ou com pouca fumaça assim como nissans. Certa vez tive que ultrapassar na estrada 1 corsa 2 duas carretas num aclive e fiquei ate com vergonha devido ao bolo de fumaça preta que formou atrás, acho que meu motor ta querendo pifar.
Pedro-GO
11/03/2009, 23:57
Tenho 2 S10;
Uma fica só na cidade, viagem curta
A outra só viagem longa BR.
Quando saio com a da cidade na rodovia precisa de uns 30 km para limpar a fumaceira.:shock:
Pode ser escapamento sujo.
Ou pior tipo bomba e bico:???:
Eu tenho um serio problema com fumaça.Toda vez que piso na f250 ela solta uns muita,mas muita fumaça...
Mas no meu caso,eu torquei os bicos e dei 1 1/2 na bomba,ai explica tudo.
dalmolin
12/03/2009, 20:20
há , essa da fumacinha , TODAS eletronicas que eu vi pisando forte pra ultrapassar fumaçam , mesma coisa qe uma F250 mecanica nova por exemplo , mas ta la a fumaça preta...
tbm q q eh uma fumada preta ? as arvores vao limpar o qe senao ? teremos arvores sedentarias no futuro :stop:
Eu pensei que essa fumaça preta só acontecia com a minha, às vezes tenho até vergonha...Mas percebi que quando uso diesel aditivado, a fumaça preta diminui bastante mesmo nas pisadas mais fortes.
ubuntu2009
14/03/2009, 15:08
fiquei feliz em abrir esse topico porque fiquei sabendo que a fumaça não é so na minha, mas que é bem desconfortavel é porque quem vem atras e não conhece motor a diesel pensa logo que o motor ta sambado, bem que deveria ter um modo de reduzir a fumaceira porque nosso planeta ja anda tão mal das pernas, logo eu que milito no greenpeace...
Ronaldo Andrade
14/03/2009, 17:20
fiquei feliz em abrir esse topico porque fiquei sabendo que a fumaça não é so na minha, ...
Minha RAM tambem solta um canudo de fumaça, qdo estou andando um tempo em baixa, por exemplo no transito ou na estrada acompanhando esperando para ultrapassar e atolo o pé de uma vez. Mas somente solta a fumaça por um curto periodo de tempo, até subir o giro e depois fica normal.
Acho que deve ser excesso de combustivel, que sai sem ser queimado totalmente.
Somente acontece qdo o Banks esta' com nîvel de potencia acima de 4 (vai até 7, sendo o nivel 1, original de fabrica).
Abs
Ronaldo
eduardorcosta
18/03/2009, 20:41
Pessoal, como será que esta fumaça fica na vistoria de carros diesel aqui de São Paulo ? Ah só pra constar... a minha F-1000 não solta fumaça preta e sim branca.... ???
Abraços
Pessoal, como será que esta fumaça fica na vistoria de carros diesel aqui de São Paulo ? Ah só pra constar... a minha F-1000 não solta fumaça preta e sim branca.... ???
Abraços
para motores mecanicos quando sai fumaca brnca ou cinza e sinal de algum problema..
Anthoniusnikos
19/03/2009, 12:36
A minha, 99/00, se comporta como o Ronaldo descreveu, porém sai fumaça escura, não rolo de fumaça preta, que neste caso, indica desregulagem na mistura comb./ar , ou seja, queima incompleta do diesel, gerando fuligem.
Nos veículos ciclo Otto deve-se aumentar a injeção de ar. Nos diesel (ACREDITO!!! Não piamente!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:) diminuir um pouco a injeção de diesel.
Alguém confirma reconhecida ? :pensativo::pensativo::pensativo:
Abs
Anthon
Cara , recentemente comprei uma Ranger 2.5 e apesar do ano dela esta muito conservada , a principio reparei que ele fumaceava bastante , na primeira revisão que fiz na mesma troquei o filtro de ar, combustivel,oleo, todos os oleos dela , revisei tudo .... apesar disto não reparei melhora na fumaça , ate pq o escape dela esta aberto e a unica maneira de diminuir a fumaça e acelerar gradativamente ate 2000rpm e mandar marchar sempre no tempo certo , desta forma ela não fumaceia praticamente nada!!
Cara , recentemente comprei uma Ranger 2.5 e apesar do ano dela esta muito conservada , a principio reparei que ele fumaceava bastante , na primeira revisão que fiz na mesma troquei o filtro de ar, combustivel,oleo, todos os oleos dela , revisei tudo .... apesar disto não reparei melhora na fumaça , ate pq o escape dela esta aberto e a unica maneira de diminuir a fumaça e acelerar gradativamente ate 2000rpm e mandar marchar sempre no tempo certo , desta forma ela não fumaceia praticamente nada!!
É assim mesmo! Ou então enforca a BI fechando o débito, mas aí vira um motor 1.0
Abs
se o unbutum2009 voltar aqui,
sua ranger nao está normal não.....se vc acelerar forte ou acelerar em baixa rpm ela solta uma fumaça bem fraquinha. nao era pra soltar muita fumaça que vc disse que fica até envergonhado.
vai num mecanico ou na ford passar o scanner....talvez acuse alguma coisa.
DiEgOsEiChIrLz
20/03/2009, 19:06
nao trabalho como mecanico mas tenho cursos de motores a diesel(MWM) entao vamos la.
1º fumaça preta+motor diesel= normal
a)na partida, presença de fumaça preta = normal(depois deve sumir)
b)em marcha lenta, presença de fumaça preta = mistura rica na maioria das vezes filtro sujo, bico injetor mijando ou aumento do debito da BI
c)pisar no acelerador bruscasmente em motor mecanico+presença de fumaça preta = normal (o motor injeta +combustivel, a mistura si mantem rica até q o aumento da rotaçao gere maior fluxo de ar)
d) fumaça preta acelerando bruscamente+motor eletronico = motor mal regulado (motor eletronico não deveria deixar a mistura ar/combustivel si tornar rica msm pisando bruscamente no acelerador pois o mesmo nao é acionado mecanicamente)
2º fumaça azul+motor diesel = queima de oleo lubrificante
3º fumaça branca+motor diesel = ao contrario dos motores de ciclo otto é um pessimo sinal. motor sambado e algo ruim futuramente ira ocorrer
ubuntu2009
22/03/2009, 18:01
se o unbutum2009 voltar aqui,
sua ranger nao está normal não.....se vc acelerar forte ou acelerar em baixa rpm ela solta uma fumaça bem fraquinha. nao era pra soltar muita fumaça que vc disse que fica até envergonhado.
vai num mecanico ou na ford passar o scanner....talvez acuse alguma coisa.
Desculpa pessoal, viajo muito mas quando posso checo o forum. Pois é continua fumando, ja fiz esta checagem eletronica e não acusou nada, pode ser verdade o que o meu velho e experiente mecanico me disse, que meu motor "ta cansado", tipo assim uma pessoa que fuma desde os dez anos e com 60 pega cancer no pulmão, fica fraco, meu motor bateu 130000km!, a proposito acabei de trocar pela primeira vez o platô e disco, que foram pro espaço.
ubuntu2009
22/03/2009, 18:11
...mas lendo o tópico do diego, discordo do meu mecanico e concordo com o diego, explicou tudo, vou ate copiar.
cRiPpLe_rOoStEr
22/03/2009, 23:07
a qualidade do diesel brasileiro é péssima... a propósito: para quem se sente constrangido com a fumaceira, talvez um filtro de fuligem caseiro possa ajudar a atenuar o problema... pega-se uma "marmita" como a de silenciadores e catalizadores, ôca, e enche de lã de vidro... retem boa parte da fuligem sem roubar tanta potência...
Walter L. L. Casitta
23/03/2009, 07:41
a qualidade do diesel brasileiro é péssima... a propósito: para quem se sente constrangido com a fumaceira, talvez um filtro de fuligem caseiro possa ajudar a atenuar o problema... pega-se uma "marmita" como a de silenciadores e catalizadores, ôca, e enche de lã de vidro... retem boa parte da fuligem sem roubar tanta potência...
E pra onde vai fuligem? Desaparece por mágica? :discordo:
Provavelmente para a reciclagem...:parede:
Esse metodos caseiros podem sair pela culatra!
proelton
23/03/2009, 12:07
A minha também fumaçeia
Mas fala sério, eu adoro ver aquela bola preta jorrando pra fora do escape!!! Os cara da gasolina ficam babando! kkk
a minha tem a bomba aberta tambem...
cRiPpLe_rOoStEr
23/03/2009, 13:46
fica retida a parte mais pesada no meio dos filamentos da fibra...
Walter L. L. Casitta
23/03/2009, 15:36
fica retida a parte mais pesada no meio dos filamentos da fibra...
Certo, até saturar e entupir.
A minha também fumaçeia
Mas fala sério, eu adoro ver aquela bola preta jorrando pra fora do escape!!! Os cara da gasolina ficam babando! kkk
a minha tem a bomba aberta tambem...
Fumaça preta é o que há de bom, independante da marca da pick-up.
Anda pra kct!!!!
YouTube - Dodge Cummins vs Chevy Duramax
Essa aqui tem uma variação de cor:mrgreen::mrgreen:
YouTube - Cummins burnout
cRiPpLe_rOoStEr
23/03/2009, 17:14
Certo, até saturar e entupir.
faz parte... a propósito: o mercedes-benz ml320cdi vendido no mercado brasileiro foi adaptado para rodar com diesel de baixa qualidade, teve o filtro de partículas removido (justamente para evitar que ficasse entupido rapidamente) e o catalizador e filtro de combustível trocados...
proelton
23/03/2009, 17:29
Velho que animal esses vídeos
Vou colocar no meus favoritos!!! :pipoca:
Ronaldo Andrade
24/03/2009, 19:46
Fala sério ...
Não é legal ver aquele canudo de fumaça preta, desde que seja por uns instantes, qdo atolamos o pé no pedal da direita?
Sinal de saúde, de potencia sobrando...
Não pode ser constante e sim naqueles momentos que tem excesso de combustível injetado.
Ainda mais na Ram que o escape sai na lateral traseira direita e dá uma fumaçada naquele roda presa que estava te segurando um tempão.
Abs
Ronaldo
Pedal da direita!
YouTube - Silverado preparada part 2
Walter L. L. Casitta
28/03/2009, 22:09
Pedal da direita!
YouTube - Silverado preparada part 2 (http://www.youtube.com/watch?v=ajWF0SGbqyc&feature=related)
Essa deve ser movida a lenha...
GRACIELA SOUSA FERNANDES
28/03/2009, 23:21
Essa deve ser movida a lenha...
E já será reprovada na inspeção do inmetro a 1 km de distância!:mrgreen:
sds,
Graciela
Anthoniusnikos
29/03/2009, 01:32
Antes de transformarmos isso aquí num BLOG, com um monte de asneiras, vamos trazer informações mais técnicas, como, por exemplo: Porque essas viatura soltam tanta fumaça preta ? Qual o combustível que usam ? Colocam aditivos ?
Abs
Anthon
dalmolin
29/03/2009, 09:29
Antes de transformarmos isso aquí num BLOG, com um monte de asneiras, vamos trazer informações mais técnicas, como, por exemplo: Porque essas viatura soltam tanta fumaça preta ? Qual o combustível que usam ? Colocam aditivos ?
Abs
Anthonessa silverado usa bicos injetores preparados , pra mais vazao ... porem com a turbina mitsubishi original , ae da esses probrema de fumaça , com um biturbo some tudo isso 8)
Entao vamos lá, quero levantar aqui as possoveis causas da fumaça na caminhoneta (frontier 2003), isso para poder resolver o problema, até porque nao fumaciava tanto como hj, qdo comprei ela::parede:
Filtro de Ar;
Filtro de Combustivel;
Bicos Injetores;
Bomba Injetora;
Diesel;
Turbina com problemas.
Estes seriam as possiveis causas da fumaça preta? tem mais algum item q deveria mandar checar? :pensativo:
T.T. Rex - Tio Balú
11/04/2009, 09:29
Mfpatta, ajuda muito a troca de óleo do motor com 5.000 ou 8.000 Km no máximo. Também, uma boa regulada nos bicos, ar e compressão do ar na câmara de combustão, pois a queima incompleta do combustível gera fuligem(fumaça preta).
Se com tudo isso ainda tiver fumaça preta, é porque o motor já está precisando de retífica, apesar de ainda rodar até uns 100.000 Km.
Att
Tio Balú
Mfpatta, ajuda muito a troca de óleo do motor com 5.000 ou 8.000 Km no máximo. Também, uma boa regulada nos bicos, ar e compressão do ar na câmara de combustão, pois a queima incompleta do combustível gera fuligem(fumaça preta).
Se com tudo isso ainda tiver fumaça preta, é porque o motor já está precisando de retífica, apesar de ainda rodar até uns 100.000 Km.
Att
Tio Balú
Obrigado Amigo, ela ja ta com 150.000 km rodados.
T.T. Rex - Tio Balú
11/04/2009, 09:46
Mfpatta.
Boa Páscoa.
Tente primeiro encontrar um bom bombista para uma boa regulagem nos bicos e verificação da compressão do ar. Se o motor com óleo novo ainda soltar muita fumaça, vai ter que rodar assim mesmo. Com 150.000 Km o motor está com meia-vida. É só tratar bem dele que roda mais outros 150.000 Km.
Att
Tio Balú
Mfpatta.
Boa Páscoa.
Tente primeiro encontrar um bom bombista para uma boa regulagem nos bicos e verificação da compressão do ar. Se o motor com óleo novo ainda soltar muita fumaça, vai ter que rodar assim mesmo. Com 150.000 Km o motor está com meia-vida. É só tratar bem dele que roda mais outros 150.000 Km.
Att
Tio Balú
Então amigo, fui até um bombista, ele acha q minha bomba tv aberta demais, e dai deu uma fechada nela, o que realmente diminuiu a fumaça, porem a caminheneta nao anda mais, tá amarrada. Ai ele me sujeriu uma revisao de bomba e bicos, primeiramente vou fazer a revisao de bicos, pra ver o q vai dar. Ela solta fumaça agora só na partida, mas nao tá legal. antes de fechar a bomba, fazia 10 km/litro, agora tá fazendo 11.4 km/litro.
T.T. Rex - Tio Balú
21/04/2009, 18:44
Boa noite Mfpatta. Para andar mais o pessoal abre a bomba mesmo. Não muita fumaça preta na partida é normal. Não esqueça de verificar a pressão da turbina, pode aumentar até uns 1,2 bar, e no máximo 1,4 bar, deve desamarrar mais.
Os bicos até pode-se dar um jeitinho, mas melhor mesmo é trocá-los por novos. O pessoal usa os Rasch, e é o que pretendo fazer quando a minha abrir os bicos.
Att
Tio Balú
Flávio Robert
23/04/2009, 09:52
nao trabalho como mecanico mas tenho cursos de motores a diesel(MWM) entao vamos la.
1º fumaça preta+motor diesel= normal
a)na partida, presença de fumaça preta = normal(depois deve sumir)
b)em marcha lenta, presença de fumaça preta = mistura rica na maioria das vezes filtro sujo, bico injetor mijando ou aumento do debito da BI
c)pisar no acelerador bruscasmente em motor mecanico+presença de fumaça preta = normal (o motor injeta +combustivel, a mistura si mantem rica até q o aumento da rotaçao gere maior fluxo de ar)
d) fumaça preta acelerando bruscamente+motor eletronico = motor mal regulado (motor eletronico não deveria deixar a mistura ar/combustivel si tornar rica msm pisando bruscamente no acelerador pois o mesmo nao é acionado mecanicamente)
2º fumaça azul+motor diesel = queima de oleo lubrificante
3º fumaça branca+motor diesel = ao contrario dos motores de ciclo otto é um pessimo sinal. motor sambado e algo ruim futuramente ira ocorrer
Tenho uma S10 Executive 4x4 06/06 eletrônica, ela sempre solta fumaça preta quando saio com uma aceleração mais forte nas primeiras trocas de marcha mas depois para, é normal? Se não for normal o que devo fazer para solucionar? Já perguntei a várias outras pessoas e me disseram que isso é comum do motor MWM.