Conectar

Ver Versão Completa : Falha na marcha lenta do Samurai

Teo
22/10/2004, 22:20
Oi, tenho um Samurai e ele apresenta a marcha lenta muito inconstante depois do motor aquecido, fica lenta quase parando, já fiz limpeza dos bicos e o problema continua. Alguem pode me dar uma dica?

Periquitooffroad
23/10/2004, 01:17
Oi, tenho um Samurai e ele apresenta a marcha lenta muito inconstante depois do motor aquecido, fica lenta quase parando, já fiz limpeza dos bicos e o problema continua. Alguem pode me dar uma dica?

Regular o Duty para 50% que equivale a 800 =/- 50 rpm. Parafuso no TBI
Se não resolver tem de regular a posição inicial da borboleta e com ela o TPS.

Se tiver tudo Ok tem que verificar a válvula Azul que tem um tubo ligado ao filtro de ar ( samurais até 95 ).

xadventure
25/10/2004, 05:13
Tente fazer um check engine, de uma olhada neste link, isso pode ajudar

http://www.suzukioffroad.com.br/portal/modules.php?name=News&file=article&sid=47

Abraço

mboaventu
28/10/2004, 08:52
Teobaldo,
tente dar uma olhada nas conexões do sensor de temperatura. Tem dois: 1 é o pequeno e fica do lado esquerdo do motor (olhando de frente). Este é o do painel, e outro um pouco mais p/ traz que envia o sinal da temperatura do motor para o comando de injeção. Se ele estiver ruim, pode enviar sinal de necessidade de injeção diferente do que o motor está precisando com aquela temperatura.

[]´s

matiasm
17/07/2006, 13:21
Os sinais de código são emitidos no painel?

matiasm
17/07/2006, 15:41
já descobri, é no painel mesmo "check engeni" que pisca

PEIXOTO
17/07/2006, 19:30
Teo

Com o motor aquecido, tire a mangueira mais fina do canister e observe se houve aumento da rotação. O canister é um cilindro de +/- 15 cm de diametro por 15 cm de altura que fica em frente e abaixo da bateria , fixado na parede de fogo.
Reponha a mangueira e responde para nós se aumentou a rotação.

matiasm
18/07/2006, 18:50
Teo

Com o motor aquecido, tire a mangueira mais fina do canister e observe se houve aumento da rotação. O canister é um cilindro de +/- 15 cm de diametro por 15 cm de altura que fica em frente e abaixo da bateria , fixado na parede de fogo.
Reponha a mangueira e responde para nós se aumentou a rotação.

Amanhã (19/7) o mecânico vai dar uma olhadinha pra mim, se não resolver, vou fazer isso e posto aqui.

Muito Obrigado

De qualquer modo vou pedir o que ele fez pra resolver.
Outra coisa, fiz o teste na injeção e acusou sistema OK sem falhas, provavelmente deve ser só posição de borboleta. Será?

matiasm
21/07/2006, 07:56
Amanhã (19/7) o mecânico vai dar uma olhadinha pra mim, se não resolver, vou fazer isso e posto aqui.

Muito Obrigado

De qualquer modo vou pedir o que ele fez pra resolver.
Outra coisa, fiz o teste na injeção e acusou sistema OK sem falhas, provavelmente deve ser só posição de borboleta. Será?

O carro voltou do mecânico, aparentemente está bom, pelo que conversei com o ele somente fio regulado a posição da borboleta, ou corpo de borboleta não sei bem.

Suponhamos, se por acaso eu fizer o procedimento de tirar a mangueira do canister e a rotação aumentar, o que pode ser então?

PEIXOTO
23/07/2006, 12:13
Parte do volume de ar utilizado, vem em forma de vapor de gasolina do tanque e passa através do canister (que não passa de um filtro de carvão ativado) que entope após alguns anos. Se estiver entupido, a lenta cai e o pessoal (sem saber) vai compensando com a regulagem do retorno da came do cabo do acelerador ou na mistura. Se fizer o teste e aumentar a ML é pq está entupido. Existe um a forma de desobstruir com ar comprimido.

matiasm
24/07/2006, 08:06
Parte do volume de ar utilizado, vem em forma de vapor de gasolina do tanque e passa através do canister (que não passa de um filtro de carvão ativado) que entope após alguns anos. Se estiver entupido, a lenta cai e o pessoal (sem saber) vai compensando com a regulagem do retorno da came do cabo do acelerador ou na mistura. Se fizer o teste e aumentar a ML é pq está entupido. Existe um a forma de desobstruir com ar comprimido.

Caro Peixoto, muito obrigado, vou mesmo que a marcha lenta não aumentar qdo tirar a mangueira passar um ar comprimido. O procedimento é simplismente tirar aquela mangueira fina e colocar ar lá pra dentro?

Valeu pelas dicas, obrigado.

O que é came?

PEIXOTO
24/07/2006, 09:12
A limpeza é feita com introdução de ar pelo tubo com diametro maior e obstrução do tubo mais fino.
Came é uma carretilha onde é montado o terminal do cabo do acelerador.

matiasm
24/07/2006, 16:17
Beleza, obrigado...

A limpeza se dá dessa forma no sentido contrário ao normal do fluxo, por isso do mais grosso e tampa o mais fino...

luiztacco
25/07/2006, 09:22
Galera esta acontecendo um loucura no meu samurai.
Tudo começou essa semana.

Se eu estou andando com ele com meio pé (mantendo aceleração) ele começa a embolar (engasopar) chegando até a morrer. Quando paro em um sinal (semáforo) ele fica louco.

Se eu ando acelerando (sentando o pé) não acontece nada... o carro fica normalzinho.... nem ocilar ele ocila.

Será que pode ser gasolina ruim? Mas sempre abasteço no mesmo posto.

Fabil
25/07/2006, 09:37
tá com cara de ser o sensor TPS ou alguma linha de vacuo entupida...
faca o procedimento de check engine e veja qual codigo de erro que dá...

T+

luiztacco
25/07/2006, 14:42
Acabei de fazer o procedimento de check engine e deu tudo certo código 12.
Fiz com o carro frio e com o carro quente e não houve alterações no código.

Fabil
25/07/2006, 14:49
se fosse TPS com defeito, certamente acusaria, verique entao :

-todas as mangueiras de vacuo que saem da TBI se nao estao entupidas
- regulador de pressao (diafragma furado) e pressao na linha de combustivel

T+

luiztacco
25/07/2006, 15:27
Valeu pelas dicas Fabiano, mas é o seguinte.
Acabei de testar as mangueiras e a única que removi que não alterou o funcionamento do motor foi aquela mangueira que é ligada ao caninho do coletor.
Conferi o diafragma e ele não está furado. Mas uma coisa me chamou atenção. O pé dele não encosta no parafuso de regulagem do acelerador... é assim mesmo?

matiasm
25/07/2006, 18:04
Só para terminar a ilustração, eu fiz o procedimento de colocar ar dentro do canister como disse o amigo Peixoto, e parece que deu mais resultado do que a regulagem da borboleta. De fato tem relação. Vamos ver como vai se comportar nos próximos dias.

Valeu

PEIXOTO
27/07/2006, 08:49
Valeu pelas dicas Fabiano, mas é o seguinte.
Acabei de testar as mangueiras e a única que removi que não alterou o funcionamento do motor foi aquela mangueira que é ligada ao caninho do coletor.
Conferi o diafragma e ele não está furado. Mas uma coisa me chamou atenção. O pé dele não encosta no parafuso de regulagem do acelerador... é assim mesmo?

Justamente esta é que tinha que alterar a rotação do motor quando removida.
Isso se o parafuso estivesse tocando no pé do diafragma.
O caninho deve estar entupido e o parafuso foi afastado para reduzir a rotação.
Sabe aquele araminho de desentupir fogão? Usa para desobstruir a linha de vacuo para o diafragma.

luiztacco
27/07/2006, 11:36
PEIXOTO

Eu usei o desentupidor de fogão, mas ele não chegou a entrar nem 2 milímetros se quer. Estou com uma dúvida pois me falaram que aquele caninho tem "dupla ação" ou coisa parecida e que eu não podia forçar muito para limpa-lo.
você sabe se existe alguma coisa que facilite essa limpeza, ou posso ir sem dó.

Novais
27/07/2006, 11:56
Galera esta acontecendo um loucura no meu samurai.
Tudo começou essa semana.

Se eu estou andando com ele com meio pé (mantendo aceleração) ele começa a embolar (engasopar) chegando até a morrer. Quando paro em um sinal (semáforo) ele fica louco.

Se eu ando acelerando (sentando o pé) não acontece nada... o carro fica normalzinho.... nem ocilar ele ocila.

Será que pode ser gasolina ruim? Mas sempre abasteço no mesmo posto.

Caro Luis, deve ser:

_ Falta de trilha;

_ Ou aquela pecinha que fica entre o volante e o banco. kakakakakakakaka :putz: :putz: :putz:

Brincadeirinha......:-D

Fala gente fina,

até que enfim eu te achei, vai no passeio do JCMG?

té mais...

matiasm
27/07/2006, 14:49
Esse diafragma que falam é aquele que fica perto donde prende o cabo do acelerador tipo potenciometro?

Uma sanfona preta?

luiztacco
27/07/2006, 16:15
Galera esse caninho do meu coletor, está muito, mas muito entupido.
Já tentei com agulha de desentopir fogão e querozene, diesel e até agora nenhum avanço significativo.

matiasm
Isso mesmo. O diafragma é aquela sanfona preta.

Sô Novais
Cara infelizmente não vai ter como eu participar do passeio do JCMG.
Estou saindo de viagem na sexta feira.
Mas se por acaso ela furar eu vou no passeio.