PDA

Ver Versão Completa : Freio de Mão s-10



danilo_ts
10/03/2009, 16:22
Olá Amigos!
Sou novo no fórum, e ainda ñ aprendi tudo sobre o mesmo. Se eu tiver postando na área errada, desculpe-me!

Mas vamos a minha dúvida!
Meu pai tem uma s10 ano 99 4x4, 2.5 turbo diesel (em breve intercooler), e de uns tempos pra cá o freio de mão ñ segura mais o carro.
Algum de vocês sabem onde é a regulagem do freio de mão?
Já fuçamos tudo no carro e não achamos nada.
Meu primo disse que é regulagem automática, e que é só seguir uma sequencia, porém ele ñ lembra a sequencia correta!
C alguém souber como regular, por favor me ajude!
Desde jah agradeço!

Raposo
10/03/2009, 16:47
Olá Danilo. Seja bem vindo! Posso até estar falando bobagem, mas se o freio de mão tem regulagem automática não há sequência. Tem uma catraca no freio traseiro e, à medida que as lonas vão gastando esta catraca vai, AUTOMATICAMENTE, encostando as lonas novamente no tambor mantendo o freio traseiro ativo. Se o freio de mão não aciona mais, creio que está na hora de trocar as lonas de freio.
Abraços.

danilo_ts
10/03/2009, 17:35
Olá Raposo!
Desculpe se não expliquei direito:(...
Meu primo disse que era só colocar o pedal do freio de mão na altura desejada e apertar o freio de pé, porém ele não tem certeza se precisa fazer mais alguma coisa ou se é só isso!
Talvez ficou melhor explicado agora...

Já verificamos as lonas e ainda estão em boas condições...

Mas vlw pela dica, vamos cogitar a compra de lonas novas. Por que, se 3 toneladas vierem a descer um morro não há ninguém q segure :shock:...

Raposo
10/03/2009, 17:49
Danilo, como expliquei, posso estar falando bobagens. Realmente, desconhecia este método que o teu primo ensinou. Mas, daqui a pouco, os experts do Forum vão te ajudar.
Abraços.

Kim
10/03/2009, 18:08
Caro danilo_ts!

O Raposo está correto, a regulagem é automática, porém sucetivel de problemas.

A primeira coisa a se verificar é o fluido no reservatório.

Por que?

O fluído não pode/deve baixar, se foi completado por esses dias, é que o sistema está no limite.

A fábrica coloca o nível inferior do reservatório, para indicar que está na hora de fazer a troca de pastilha ou lona. Entendeu a ligação? Vai gastando as peças, o fluido vai ocupando o espaço nos cilindros.

A segunda coisa a se observar, é como estão as lonas, retirando a roda trazeira e, depois a campana de freio, se a lona está ruim, provavelmente não regula automaticamente mais.

Verificou tudo, mais o problema está no regulador.

Vamos lá.

Material necessário:
-Macaco;
-Chave de fenda de tamanho médio (20 cm) e
-Lanterna.

Procedimento:
-Ergua o pneu do chão, o tanto necessário para roda-lo com a mão;
-No espelho da roda (parte de detro do veículo, onde fica preso o sistema de freio), na sua parte inferior, tem uma abertura oval, que muitas vezes está fechada com uma borrachinha, fica o regulador.

Olhe lá com a lanterna, verá um disco com dentes, ele só roda de um lado (fácil), na Ranger é de cima para baixo (deve colcar a chave de fenda com a ponta para cima e o cobo para baixo, então, erguer o cabo, então a ponta vai para baixo, levando a catraca)

Vá procedendo da forma supra citada e rodando o pneu, até sentir segurar.

Proceda da mesma forma do outo lado.

Atenção, se for desmontar, faça um lado de cada vez, pois os reguladores são diferentes entre sí.

Espero que tenha entendido.

Abraços.

Kim.
ps.: Isso tem ligação direta com o freio de mão.

Walter L. L. Casitta
10/03/2009, 19:40
Aquele mecanismo da regulagem automática as vez fica encrustado de sujeira, ferrugem e deixa de funcionar. Tem que desmontar, limpar e lubrificar de tempos em tempos...

Kim
10/03/2009, 19:55
Bem, vamos às fotos...

1ª a tampa de borracha;
2ª sem a tampa;
3ª visualize dentro;
4ª os dentes da catraca e
5ª regulando, de baixo para cima ( a ferramenta é meramente ilustrativa, pois não conseguira com um extrator de grampo)