Ver Versão Completa : Uma opinião diferente para os eq de GPS
brtracker
10/03/2009, 15:41
Tinha postado esta msg no forum de ATV, mas considero que este seja o melhor lugar portanto estou copiando para cá. Espero contribuir com algo.
Sobre GPS eu conheço bem.
Meu ponto de vista é um pouco diferente.
Eu não gosto desses aparelhos de GPS que vem com o mapa e o software proprietário. 99% deles são feitos para os americanos e os mapas do brasil são muuuuito pobres.
Minha solução é a seguinte:
Um PDA dell axim 50V
Um Gps bluetooth
Ou melhor ainda, uso o Cel HTC
Com o pda / smart é possível instalar qualquer programa de GPS. Desde aqueles pentelhos que ficam falando vire a direita, vire a esquerda até programas para treinamento de ciclismo, montanhismo etc.
Se quiser um excelente programa que traça rotas gratuito, use o google maps mobile
Se quiser um guia ponto a ponto cheio de frescuras pode usar o destinator
Agora pra trilhas, eu uso o Pathaway (www.pathaway.com (http://www.pathaway.com/)). Esse programa é bem completo. Da pra colocar qq mapa nele, até mesmo os de papel (basta calibrar o mapa).
Mas o mais legal é que você pode baixar os mapas do Google maps e usar direto nele (tanto os mapas como as fotos de satélite)
Voce pode por exemplo traçar a sua proxima trilha usando as imagens via satélite confortavelmente no Google earth no seu desktop e importar o arquivo KML do google no pathaway. Dai é so seguir a trilha com as mesmas imagens do Google earth que você baixa previamente, ou durante a trilha via celular (é bom ter plano de dados) se tiver cobertura.
Tem a função também de envio da sua posição atual para o site ou para outro GPS através da internet (por gprs, Edge, 3g etc) ou mesmo através de msg SMS (desde que a sua trilha esteja ao alcance de redes de celular obviamente)
Vc pode customizar a tela do jeito que quiser. Com velocidade, perfil de altitude, vel média, odometro etc etc
Se nao gostar disso, basta trocar de software :smile:
Ah e pra quem gosta dos mapas da garmin, ele pode importar eles também rsrs. E ainda por cima, voce pode usar esses mapas vetoriais por cima de um outro mapa de fundo como o do próprio google.
Tem um suporte especial para por no quadri que se chama ram-mount. Ele é uma caixinha vedada e a prova de agua pra colocar o PDA ou smart fone.
So pra confundir um pouco....
Abraços
Hamilton.pb
13/03/2009, 19:32
brtracker,
tenho um monte de dúvidas sobre a sua mensagem.
1. Sua solução para o uso de um navegador é por meio de um PDA ou celular. Você não acha a tela demasiadamente pequena? Hoje eu não consigo mais ver como quando eu era jovem. Nesse sentido, a compra de qualquer navegador com tela grande utilizando Windows ce parece ser uma solução...
2. Você sugere o google maps como um navegador gratuito e bom. Mas você não fica dependente de captar o sinal de um celular? Os mapas não são baixados assim? Quer dizer, você não precisa de um bom pacote de dados? Se precisa do pacote de dados -- e se sua profissão não der utilidade para esse pacote de dados -- o programa acaba não sendo gratuito... Fica bem mais barato usar um conjunto de mapas como o do tracksource, não é?
3. Sim, se você planejar muito bem utilizando imagens do Google earth, você pode utilizá-las em sua próxima trilha. Não sei se isso só acontece comigo, mas as melhores trilhas que já fiz foram aquelas que "peguei um caminho para ver onde vai dar". Ai, sem os mapas previamente baixados ou sem o pacote de dados fica um pouco difícil usar o GPS, não é? E mais difícil ainda se você estiver em uma área sem cobertura da rede de celular.
Talvez eu não tenha entendido o que você sugeriu. Mas, se você não se limitar ao uso URBANO, acho difícil comparar qualquer conjunto de mapas que conheço com os do tracksource, que também são gratuitos. Sim, você precisa de um programa compatível com esses mapas. Mas acho que quando você diz "Se não gostar disso, basta trocar de software", não estava apenas pensando apenas nos programas gratuitos disponíveis, mas também naqueles que são fáceis de crackear. Nesse caso, os mapas do tracksource são úteis, não é?
Um abraço, Hamilton
FlavioBro
15/04/2009, 20:43
brtracker,
1. Sua solução para o uso de um navegador é por meio de um PDA ou celular. Você não acha a tela demasiadamente pequena? Hoje eu não consigo mais ver como quando eu era jovem. Nesse sentido, a compra de qualquer navegador com tela grande utilizando Windows ce parece ser uma solução...
2. Você sugere o google maps como um navegador gratuito e bom. Mas você não fica dependente de captar o sinal de um celular? Os mapas não são baixados assim? Quer dizer, você não precisa de um bom pacote de dados? Se precisa do pacote de dados -- e se sua profissão não der utilidade para esse pacote de dados -- o programa acaba não sendo gratuito... Fica bem mais barato usar um conjunto de mapas como o do tracksource, não é?
3. Sim, se você planejar muito bem utilizando imagens do Google earth, você pode utilizá-las em sua próxima trilha. Não sei se isso só acontece comigo, mas as melhores trilhas que já fiz foram aquelas que "peguei um caminho para ver onde vai dar". Ai, sem os mapas previamente baixados ou sem o pacote de dados fica um pouco difícil usar o GPS, não é? E mais difícil ainda se você estiver em uma área sem cobertura da rede de celular.
Talvez eu não tenha entendido o que você sugeriu. Mas, se você não se limitar ao uso URBANO, acho difícil comparar qualquer conjunto de mapas que conheço com os do tracksource, que também são gratuitos. Sim, você precisa de um programa compatível com esses mapas. Mas acho que quando você diz "Se não gostar disso, basta trocar de software", não estava apenas pensando apenas nos programas gratuitos disponíveis, mas também naqueles que são fáceis de crackear. Nesse caso, os mapas do tracksource são úteis, não é?
Um abraço, Hamilton
Ola pessoal, tenho um GPS Garmim 478, muito similar ao 276 tentei baixar os mapas do tracksource no aparelho sem o chip de memoria e não consegui e não consegui, e nescessario ter um e de qual a melhor capacidade.
Deu pra perceber que não entendo muito, ou nada de GPS, uso este para navegação costeira com mapas original americano.
Grande abraço
Flavio
TylerNTL
15/04/2009, 23:09
Discordo do brtracker.
Tenho um GPS xing ling qualquer, tela de 4,5", soft IGO e um mapa do brasil lá de 2007.
Logo depois que comprei apareceram os HTC, N95 coisa&tal. Cheguei até a me arrepender pois em algums meses eu estaria com um celular desses com GPS.
Dias atrás fiz uma viagem com uma amigo que tinha um N95. Em certo momento ligamos os dois aparelhos.
Pontos positivos do meu GPS: não depende da cobertura de celular, não demora para baixar mapas, tela beeem maior, mais prático para digitar endereços, não tem nenhum custo a mais pelo uso dele.
Pontos positivos do N95: Portabilidade e disponibilidade pq vc está sempre com ele no bolso, não encontro outro ponto positivo para o N95, HTC, etc.
Com relação ao Palm não tenho experiência prática, mas pelo meu uso, avalio que não seria uma boa. Não deixo o GPS 24x7 na viatura, utilizo ele apenas quando viajo ou para alguma atividade esporádica. Se ele fosse um pouqinho mais complicado de instalar, carregar bateria, retirar do painel para esconder dos sócios, etc ele ficaria em casa o tempo todo esperando o dia da viagem para Ushuaia na viatura...
Walter L. L. Casitta
15/04/2009, 23:26
Tinha postado esta msg no forum de ATV, mas considero que este seja o melhor lugar portanto estou copiando para cá. Espero contribuir com algo.
Sobre GPS eu conheço bem.
Meu ponto de vista é um pouco diferente.
Eu não gosto desses aparelhos de GPS que vem com o mapa e o software proprietário. 99% deles são feitos para os americanos e os mapas do brasil são muuuuito pobres.
Minha solução é a seguinte:
Um PDA dell axim 50V
Um Gps bluetooth
Ou melhor ainda, uso o Cel HTC
Com o pda / smart é possível instalar qualquer programa de GPS. Desde aqueles pentelhos que ficam falando vire a direita, vire a esquerda até programas para treinamento de ciclismo, montanhismo etc.
Se quiser um excelente programa que traça rotas gratuito, use o google maps mobile
Se quiser um guia ponto a ponto cheio de frescuras pode usar o destinator
Agora pra trilhas, eu uso o Pathaway (www.pathaway.com (http://www.pathaway.com)). Esse programa é bem completo. Da pra colocar qq mapa nele, até mesmo os de papel (basta calibrar o mapa).
Mas o mais legal é que você pode baixar os mapas do Google maps e usar direto nele (tanto os mapas como as fotos de satélite)
Voce pode por exemplo traçar a sua proxima trilha usando as imagens via satélite confortavelmente no Google earth no seu desktop e importar o arquivo KML do google no pathaway. Dai é so seguir a trilha com as mesmas imagens do Google earth que você baixa previamente, ou durante a trilha via celular (é bom ter plano de dados) se tiver cobertura.
Tem a função também de envio da sua posição atual para o site ou para outro GPS através da internet (por gprs, Edge, 3g etc) ou mesmo através de msg SMS (desde que a sua trilha esteja ao alcance de redes de celular obviamente)
Vc pode customizar a tela do jeito que quiser. Com velocidade, perfil de altitude, vel média, odometro etc etc
Se nao gostar disso, basta trocar de software :smile:
Ah e pra quem gosta dos mapas da garmin, ele pode importar eles também rsrs. E ainda por cima, voce pode usar esses mapas vetoriais por cima de um outro mapa de fundo como o do próprio google.
Tem um suporte especial para por no quadri que se chama ram-mount. Ele é uma caixinha vedada e a prova de agua pra colocar o PDA ou smart fone.
So pra confundir um pouco....
Abraços
O pessoal faz muita confusão entre Navegador e o GPS clássico que permite criar way points e track logs.
Em princípioo achei muito legal esse patchway, sera que é melhor que o Garmin Que? O Garmin funcionou muito bem no meu HTC, exatamente como um clássico GPS Garmin mas o meu problema contunua sendo que não enxergo mais nada nas telas pequenas e tô achando complicado colocar o HTC no quadi em meio as intenpéries. Já fivca difícil operar solto, pior dentro de algum tipo de proteção.:putz:
No carro uso um navegador TomTom com tela de 4,5"
Alexandre Souto
16/04/2009, 00:13
Descordo do amigo brtracker e concordo com o restante...
O GPS da muito mais portabilidade pra o usuario, nao depende de rede de telefonia, a tela nao se compara, a complexibilidade tb nao. Nao sou nenhum expert em GPS's, mas uso o basico 200W nüvi e estou muito satisfeito, ja que viajo muito a BH e acho bem facil e seguro acompanhar a viagem pelo GPS, e se necessaro me desloco aqui em montes claros, que nao conheco muito bem, com muita facilidade. E comprei um 60csx hj, ou ontem.. hehe comprei ele pra usar na Rural, em trilhas e passeios, pelos depoimentos que li acho que nao vai deixar a desejar.
Possuo um N95 e por um tempo usei o GPS dele, inclusive tenho o pacote completo de mapas BR, mas como falado ja em varios topicos sobre ele, deixa a desejar por varios motivos.
[]'s e dali GPS!!!!
cmurteira
18/04/2009, 09:36
Desculpem, mas só posso crer que o nosso amigo brtracker nunca usou um GPS de verdade e sim navegadores.
Alem do que, tudo que ele disse que faz, dá pra fazer com muito mais facilidade usando o TrackMaker ou o MapSource e um GPS tipo o 276C.
Comecei com um Garmin V, hoje tenho um Garmin 276C. Atualizo constantemente meus mapas através do Projeto TrackSource e não conheço realmente nada melhor.
brtracker
30/04/2009, 13:46
O N95 é um telefone com mapas e software proprietário da Nokia. É justamente o que eu falei na minha opinião. Comprar GPS de marca específica como Garmin ou nokia, vaite limitar a usar o que vier neles e se não gostar azar seu.
Não existe nenhum mapa mais detalhado do que o google para o Brasil.
Ao contrário do que você falou, se ler direitinho a minha postagem, vai ver que não dependo de forma nenhuma de cobertura de celular para operar o meu software pathaway. Ele baixa os mapas e guarda no cartão. Se quiser ainda pode escanear e calibrar qualquer mapa em papel e usar de imagem de fundo.
Duvido você fazer isso com um Garmin qualquer que seja o modelo.
Abraços
Descordo do amigo brtracker e concordo com o restante...
O GPS da muito mais portabilidade pra o usuario, nao depende de rede de telefonia, a tela nao se compara, a complexibilidade tb nao. Nao sou nenhum expert em GPS's, mas uso o basico 200W nüvi e estou muito satisfeito, ja que viajo muito a BH e acho bem facil e seguro acompanhar a viagem pelo GPS, e se necessaro me desloco aqui em montes claros, que nao conheco muito bem, com muita facilidade. E comprei um 60csx hj, ou ontem.. hehe comprei ele pra usar na Rural, em trilhas e passeios, pelos depoimentos que li acho que nao vai deixar a desejar.
Possuo um N95 e por um tempo usei o GPS dele, inclusive tenho o pacote completo de mapas BR, mas como falado ja em varios topicos sobre ele, deixa a desejar por varios motivos.
[]'s e dali GPS!!!!
brtracker
30/04/2009, 13:57
Desculpem, mas só posso crer que o nosso amigo brtracker nunca usou um GPS de verdade e sim navegadores.
Alem do que, tudo que ele disse que faz, dá pra fazer com muito mais facilidade usando o TrackMaker ou o MapSource e um GPS tipo o 276C.
Comecei com um Garmin V, hoje tenho um Garmin 276C. Atualizo constantemente meus mapas através do Projeto TrackSource e não conheço realmente nada melhor.
Eu também posso baixar e usar os mapas do projeto tracksource, mas você não pode baixar os mapas do Google maps, as imagens de satélite e mapas de papel escaneados para por no seu gps... Ou estou enganado ?:dance:
Alem disso, você pode enviar a sua posição em tempo real para um site qualquer ou para outro receptor pela internet ou via SMS ? :discordo:
O seu GPS pode alternar a função e funcionar como navegador ou como "GPS de verdade" no momento que você desejar ? :discordo:
Você pode tirar fotos com as coordenadas do local já gravadas no EXIf e enviar para alguém ? :discordo:
Ao que me parece quem nunca usou um aparelho com windows mobile e testou softwares de GPS nele foi você :):roll:
O trackmaker é um software ruinzinho de operar. Qualquer coisa que você faça lá é possível fazer também pelo google earth com muito mais facilidade, de graça e compatibilidade com qualquer gps.
brtracker
30/04/2009, 14:03
O pessoal faz muita confusão entre Navegador e o GPS clássico que permite criar way points e track logs.
Em princípioo achei muito legal esse patchway, sera que é melhor que o Garmin Que? O Garmin funcionou muito bem no meu HTC, exatamente como um clássico GPS Garmin mas o meu problema contunua sendo que não enxergo mais nada nas telas pequenas e tô achando complicado colocar o HTC no quadi em meio as intenpéries. Já fivca difícil operar solto, pior dentro de algum tipo de proteção.:putz:
No carro uso um navegador TomTom com tela de 4,5"
Não conheco o Garmim Q....
Para usar em quadri acho que qualquer coisa fica complicada por causa da fixação, por isso optei pelo aquabox que não deixa entrar agua e nem poeira no aparelho.
Não é uma maravilha, mas resolve o problema de certa forma.
Vai ai uma solução free para trilhas:
http://aeguerre.free.fr/Public/PocketPC/NoniGPSPlot/EN/index.php
Uso um htc + modulo gps bluetooh
ReidasCamisas
05/05/2009, 18:33
UUUiiii...Fico ainda com o meu genérico chinês, que me atende muito bem nas trilhas do ES, o IGO 2009 também não deixa a desejar. Quando eu aprender mais com vocês talvez eu mude para outro. Valew pela aula.
brtracker
07/05/2009, 14:08
Oi Hamilto
Me desculpe a demora. Não tinha visto sua mensagem antes
Vou tentar responder suas dúvidas
1- Hoje uso um PDA com celular rs.
A tela é do tamanho de um PDA normal como o Dell Aproximandamente.
Ele é o HTC tytn II...
Tem GPS com telas maiores sim. Mas da pra usar o meu Dell axim 51V também.
Um navegador é legal para a cidade, mas trilhas um GPS classico é melhor no meu ponto de vista.
2/3 Sim, para usar o google maps (software de navegador) você precisa estar na cobertura de celular e ter um pacote de dados pois ele baixa os mapas em tempo real conforme a necessidade.
Já para o Pathaway, que não é um navegador, não é preciso. Você pode baixar um conjunto em casa por exemplo e usar depois no meio do deserto :)
Se tiver o plano de dados ele também pode baixar diretamente pelo celular e ir armazenando no cartão de memória.
Os mapas também podem ser os do tracksource, que são 100% compatíveis com esse software.
Pode ainda usar os 2 mapas simultâneamente, ou seja o do google como mapa de fundo e o do tracksource que é vetorial por cima dele, um complementando o outro.
Dá pra colocar qualquer mapa de papel ou digitalizado como mapa de fundo também, bastando calilbrar os mesmos. Por exemplo uma carta náutica...
Quando falo, "se não gostar basta trocar de software" é isso mesmo. Se não gostar do gratuito do google maps, pode usar o apontador duo ou o maplink destinator ou mesmo o gamin Q por exemplo.
Para quem vai para a europa o melhor seria o tom tom talvez.
Se for apaixonado por pesca tem um específico pra isso. Até para golf eu achei rsrs.
Lembrando ainda que é possível baixar os mapas do openstreet maps. Que seria uma especie de mistura de google maps com o projeto tracksource.
Os mapas são editados pela comunidade e ficam disponíveis para todos em tempo real.
brtracker,
Um abraço, Hamilton