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Ver Versão Completa : CHEVROLET BONANZA 91 / FORD EXPLORER 93 a 94



rogerio felix
09/03/2009, 23:48
Olá pessoal, sempre tive vontade de ter um desses e hoje tenho oportunidade, porém, tenho duvidas de manutenção, consumo, enfiM, ambos eu acredito que posso encontrar na faixa de 16.000,00 a 25.000,00.
Quais os pontos forte e fracos desses dois modelos.
obrigado,:wink:

JEFFCATUNDA
10/03/2009, 00:51
Cara, eu passei 11 anos com uma Bonanza 91 motor maxiom 4.1 turbo diesel....acho que em termos de economia de manutenção não tem igual...fazia manutenção anual, geralmente no final do ano ou em janeiro...gastava de 400 a 900 reais.

Tudo é muito barato porque é peça de opala ou de d-20...os pontos fracos dela são a estabilidade...mas isso eu tirava de letra e ate brincava com as saidas de trazeira dela...e uma peça que cobre as polias que é bem fragil, quebrei duas não lembro o nome dela...mas uma, a de quando comprei, ja tava trincada e a outra quebrou numa porrada que dei numa pedra em uma viagem que arrancou o papo e pegou na pontinha dela...

JEFFCATUNDA
10/03/2009, 01:02
Cara, eu passei 11 anos com uma Bonanza 91 motor maxiom 4.1 turbo diesel....acho que em termos de economia de manutenção não tem igual...fazia manutenção anual, geralmente no final do ano ou em janeiro...gastava de 400 a 900 reais.

Tudo é muito barato porque é peça de opala ou de d-20...os pontos fracos dela são a estabilidade...mas isso eu tirava de letra e ate brincava com as saidas de trazeira dela...e uma peça que cobre as polias que é bem fragil, quebrei duas não lembro o nome dela...mas uma, a de quando comprei, ja tava trincada e a outra quebrou numa porrada que dei numa pedra em uma viagem que arrancou o papo e pegou na pontinha dela...
quanto aos prós... conforto dos bancos dianteiros...baixa manutenção...super veloz...e acho que é a que tem mais giro do mercado, ela é capaz de entrar e sair de qualquer lugar...fora a presença da bichona...vc põe a frente dela e não tem quem se atreva...heheh ehehhe...a minha era vermelha com aquela faixas xadrez que cobriam toda a lateral...estas faixas protegem muito, mas são (eram) muito caras, eram feiras de duas camadas uma prata e outra por cima vermelha quadriculada...quando tive que pintar uns amassadinhos eu retirei a faixa e nào coloquei mais, pois ficou mais "jovem" a viatura...o cara que me comprou recolocou as faixas...ainda hoje vejo a lindona estacionada em frente a receita federal daqui de fortaleza...só vendi porque me separei e tinha que quitar um imovel...senão era minha até hoje.

cRiPpLe_rOoStEr
10/03/2009, 02:35
eu iria com a bonanza sem pestanejar... mesmo não tendo saído de fábrica com tração 4x4 não é impossível achar uma com o kit tração total da engesa, ou mesmo fazer a adaptação por conta própria usando outros sistemas... eu tenho vontade de comprar uma carcaça de uma veraneio para adaptar num chassi de marruá (pickup), mas demanda tempo, dinheiro e uma casa com garagem espaçosa...

rogerio felix
23/03/2009, 22:40
Jeffcatunda;

Muito obrigado mesmo este ano eu compro a minha.
Quanto as escapadinhas de lado..rsrsr....ja tive uma caravan89, acho que quase a mesma coisa....rsrsr Valeu:concordo: :concordo:

JEFFCATUNDA
23/03/2009, 23:12
Rogério....acho que vc não vai se arrepender.....Quando eu comprei a minha, paguei 18 mil nela...vendi 11 anos depois por 17.800...

JEFFCATUNDA
23/03/2009, 23:13
e o FDP do cara que me comprou, vendeu 2 meses depois por 22.500 para um cara do interior do estado...

Orleans
24/03/2009, 09:13
JEFFCATUNDA;828412]Cara, eu passei 11 anos com uma Bonanza 91 motor maxiom 4.1 turbo diesel....

Não seria 4.0 a diesel? 4.1 era gasolina ou álcool.

Rogerio, se estiver comparando os dois modelos a gasolina, por esse valor você pode conseguir comprar uma Explorer 1997, se negociar direto com o proprietário, e levar de brinde: Air bag duplo, 4X4, Controle de tração, Freio ABS, Bancos da frente com todas as regulagens elétricas e ajuste lombar, Controle automático de velocidade, Suspensão dianteira igual a da Ranger...

Faça um test drive na Explorer e decida.

cRiPpLe_rOoStEr
24/03/2009, 11:41
JEFFCATUNDA;828412]Cara, eu passei 11 anos com uma Bonanza 91 motor maxiom 4.1 turbo diesel....

Não seria 4.0 a diesel? 4.1 era gasolina ou álcool.

Rogerio, se estiver comparando os dois modelos a gasolina, por esse valor você pode conseguir comprar uma Explorer 1997, se negociar direto com o proprietário, e levar de brinde: Air bag duplo, 4X4, Controle de tração, Freio ABS, Bancos da frente com todas as regulagens elétricas e ajuste lombar, Controle automático de velocidade, Suspensão dianteira igual a da Ranger...

Faça um test drive na Explorer e decida.

a explorer pode até parecer atraente pelo preço mas a bonanza tem mais espaço interno... bom mesmo é achar uma a diesel, embora a 6 cilindros seja boa...

mak (SP/ZN)
24/03/2009, 11:54
Eu iria de explo... Original ela já te traz um custo beneficio imbativel e é facil de preparar para trilha.
bonanza é visada bagarai, não tem metade do que a Explo oferece de equipamento alem de ser bem larga... não sei se vira legal em trilha...

Orleans
24/03/2009, 22:25
a explorer pode até parecer atraente pelo preço mas a bonanza tem mais espaço interno... bom mesmo é achar uma a diesel, embora a 6 cilindros seja boa...

Para quem gosta, combinar o conforto e opcionais da Explorer com um motor a diesel é uma ótima opção. Às vezes aparece uma no Mercado Livre na faixa de 30.000,00. Com um kit que permitisse manter o câmbio automático, aumentaria muito a oferta.

cRiPpLe_rOoStEr
24/03/2009, 22:29
Para quem gosta, combinar o conforto e opcionais da Explorer com um motor a diesel é uma ótima opção. Às vezes aparece uma no Mercado Livre na faixa de 30.000,00. Com um kit que permitisse manter o câmbio automático, aumentaria muito a oferta.

quanto ao câmbio automático, o walter casitta adaptou um na ranger dele... o maior problema é o ajuste do conversor de torque... feito isso, fica perfeito...

Vinicius Hauagge
25/03/2009, 13:21
Há menos de um mes comprei uma Explorer 1994 e não tenho do que reclamar!
O desempenho e conforto do carro me surpreenderam!
Com a reduzida ligada e o cambio automatico no 1, fica um trator!
E esse nao é meu primeiro carro off-road. Tenho uma ranger 4.0V6 4x4 e um jeep willys 1967 com motor ohc 2.3 preparado!
Quanto à bonanza, não posso opiniar, pois nunca dirigi uma!
Abraço,
Vinicius!

dsamaz
25/03/2009, 15:53
O legal mesmo da Explorer 4.0 é que se leva de brinde um motor "filé" - bão q só... ha ha...
Veja como estou gostando dele: Há 4 meses ele resolveu ser mui amigo meu... Vá de Bonanza meu amigo e seja FELIZ com o motor GM 4.1 CARBURADO.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50823&page=3

Daniel
Mensagem anterior:
Amigos, já descrevi neste tópico o ocorrido com o sistema de injeção da Ranger v6: parou de funcionar derepente em dezembro. Trocamos bomba de combust. (3x); trocamos o conector do sensor de rotação e ela voltou a andar e menos de 15 km depois, parou.

Achamos q era o sensor de rotação. Pedi na ford em 23/01, e me entregaram o mesmo sexta, 13/03 (R$140).

Ocorre que gastei esta manhã maravilhosa de domingo aqui em Manaus para trocar o bichinho.
Depois de alto estresse para prender o parafuso de cima (95% tempo total), praticamente inacessível por qualquer invento humano, eu consegui prender beleza...
Mas na hora da partida... Nada... Tentei umas 5 vezes e nada...

Então amigos, o que pode ser?? Já disse um amigo que poderia ser a central... Estou até triste. Se fosse carburador, já estava funcionando no dia q quebrou.
Estou pensando até em processar os engenheiros da ford por ter feito uma tremenda ***** desta.





JEFFCATUNDA;828412]Cara, eu passei 11 anos com uma Bonanza 91 motor maxiom 4.1 turbo diesel....

Não seria 4.0 a diesel? 4.1 era gasolina ou álcool.

Rogerio, se estiver comparando os dois modelos a gasolina, por esse valor você pode conseguir comprar uma Explorer 1997, se negociar direto com o proprietário, e levar de brinde: Air bag duplo, 4X4, Controle de tração, Freio ABS, Bancos da frente com todas as regulagens elétricas e ajuste lombar, Controle automático de velocidade, Suspensão dianteira igual a da Ranger...

Faça um test drive na Explorer e decida.

Troller-a-vista
25/03/2009, 16:48
Nem uma, nem outra.

Procure as SULAN, era a melhor cabinada do Brasil. hoje fabricam carros especiais e algumas coisas tipo ka e fusca conversivel.

As bonanza nasceram do sucesso das Sulan e das Brazinca.

A diferença entre as duas esta no acabamento, sem comparacao ALGUMA com qq carro da epoca (e muitos tops de hj).

PAra se ter uma nocao o carpete do assoalho da sulan tinha mais de 1,4 cm de altura, meu amigo, aquilo era mais macio que muito carpetao de sala de estar.

Os bancos muito bem feitos, algumas tinham uma especie de geladeira entre os bancos da frente outras tinham ao inves da geladeira um terceiro banco individual dando mais ainda espaco interno.

Muito silenciosa e macia, a vedacao interna das sulan era de primeirissimo nível, diferente das concorrentes que eram feitas na fibra de vidro e davam rachaduras e infiltracoes constantes.

Inclusive em questao estrutural a Bonanza que na realidade era uma d20 transformada no parana se nao me engano pela brazinca ou pela tropical nao me lembro direito, era inferior a Sulan.

Outro item interessante era esteticamente a porta traseira, eqto nas concorrentes era um tampao horrivel e liso, a da Sulan possuia uma reentrancia muito elegante, quebrando o visual gambiarra, era de uma leveza impressionante abrir e fechar (nao esqueca que o porta malas tb tinha akele carpetao de dar inveja, viu o nivel tecnico da coisa?).

No interior era inteiramente encarpetada (laterais, teto, console, porta luva) os bancos tinham tecido de primeira qualidade ou bancos de couro (especialidade sulan ate hj).

Ar condicionado gelava muito.

Com todo esse nivel de preocupacao a caminhonete era estavel (muito estavel MESMO), baixissimo nivel de ruido (inclusive com o motor Perkins), e o estepe tinha a mesma ideia (só que mais bonita) dos atuais ecosport e crossfox , isso ajudava ainda mais a manter a porta traseira menos vulneravel ja que o sistema era realmente muito forte e tinha alguns pontos onde se poderia por cadeados (se nao me engano 2 ou 3 pontos).

Normalmente suas rodas eram diamantadas e com estilo esportivo (e ainda atual).

Gostou de td isso?

Entao agora eu te falo a melhor e principal diferenca:

O banco traseiro era maior e mais alto que os da Bonanza e similares.

O banco da Bonanza fica entre as caixas de rodas, perdendo assim um espaco impressionante alem de ficar numa altura incomoda, e em alguns casos (brazinca) era incomodo para mulheres pois suas pernas ficavam arqueadas (tipo de cocoras) e o vidro as deixavam expostas, muitas mulheres nao gostavam de usar saias qdo andavam na caminhonete por esse motivo a saia caia e mostravam-se as pernas (se bem q hj em dia isso nem chama mais a atencao..).

Ja os bancos da Sulam nao eram assim, a fabrica cortava a ponta a caixa de roda muito proxima ao formato original da D-20 quadradao, deixavam ele um pouco mais baixo e colocavam todo o sistema do banco por cima das caixas de rodas. isso dava cerca de 15cm a mais de espaco em ambos os lados (sim era possivel por de 4 a 5 criancas no banco de tras e 4 adultos tranquilos), em posicao bem mais confortavel e ainda assim nao era visivel para qm esta atras devido a uma pqna diferenca no tamanho no vidro e no caimento do assoalho (mais baixo).

Ficou com medo do pneu bater na caixa de roda?? Impossivel, mesmo muito carregada (e digo carregada ate o teto, com toda familia dentro e ainda cm coisas espalhadas pelo carro) nao batia na caixa de roda, pelo simples motivo de que a sulan assim como as outras blazers da epoca, tinham um chassi encurtado em 20 a 28 cm em relacao a d20 original, eram BEM mais leves e jamais iriam conseguir carregar o mesmo peso que uma caçamba conseguiria por motivos obvios. Assim nao havia a necessidade daquele tamanho de caixa de roda. Mais obvio impossivel.

Havia ainda a questao estetica frontal da pickup, que desde os primeiros modelos (antes de 91) ja haviam farois de neblina ou de milha nao lembro mais, integrados aos farois normais, parachoque redesenhado e bem equilibrado. E vidro traseiro lateral poderia vir inteirico (maisbonito) ou em duas partes (mais esportivo).

Depois do lancamento da bonanza os parachokes foram reestruturadas ja em fibra e modernizado, porem o acabamento de primeira se manteve.


Sinceramente, gastar numa bonanza é maluquice, as Sulan eram mais silenciosas, mais bonitas, mais elegantes, mais uteis e ainda assim custam o mesmo preco .


Procure por uma dessas Sulan eram magnificas, um dia eu volto a ter uma (tinha uma Diesel ano 89 verde clarinho volks), tirei zero. Infelizmente roubaram do senhor a qual vendi...

mak (SP/ZN)
25/03/2009, 17:15
O legal mesmo da Explorer 4.0 é que se leva de brinde um motor "filé" - bão q só... ha ha...
Veja como estou gostando dele: Há 4 meses ele resolveu ser mui amigo meu... Vá de Bonanza meu amigo e seja FELIZ com o motor GM 4.1 CARBURADO.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50823&page=3

Daniel
Mensagem anterior:
Amigos, já descrevi neste tópico o ocorrido com o sistema de injeção da Ranger v6: parou de funcionar derepente em dezembro. Trocamos bomba de combust. (3x); trocamos o conector do sensor de rotação e ela voltou a andar e menos de 15 km depois, parou.

Achamos q era o sensor de rotação. Pedi na ford em 23/01, e me entregaram o mesmo sexta, 13/03 (R$140).

Ocorre que gastei esta manhã maravilhosa de domingo aqui em Manaus para trocar o bichinho.
Depois de alto estresse para prender o parafuso de cima (95% tempo total), praticamente inacessível por qualquer invento humano, eu consegui prender beleza...
Mas na hora da partida... Nada... Tentei umas 5 vezes e nada...

Então amigos, o que pode ser?? Já disse um amigo que poderia ser a central... Estou até triste. Se fosse carburador, já estava funcionando no dia q quebrou.
Estou pensando até em processar os engenheiros da ford por ter feito uma tremenda ***** desta.

quais erros acusaram no teste da injeção?

dsamaz
25/03/2009, 22:33
Percorri vários estabelecimentos de injeção eletrônica durante estes meses (ainda bem q tenho um santana c/ o motor ap wv diesel) e não encontrei um cujo sistema aceite a ranger 4.0 de 2001 a 2003 q é o meu caso.

A concessionária também não tem suporte para esta Ranger.
Fui sorteado... Por isto recomendo claramente a BONANZA.

Daniel


quais erros acusaram no teste da injeção?

mak (SP/ZN)
26/03/2009, 12:12
Qualquer oficina que trabalhe com escort, F1000, Ká e outros tem que ter o scanner pra ela... é o mesmo sistema... EEC-V.
Se a concessionaria não tem suporte a uma EEC-V manda baixar as portas... fecha porque não pode ser concessionaria de uma marca sem ter o minimo de equipamento para manutenção.
Sem ler a centralina vc tem 10 chutes para dar... 10 sensores para trocar... 1/10 de chance de acertar... e ai o carro nenhum presta meeeeeeeeeeeeesmo.

Orleans
26/03/2009, 22:55
O legal mesmo da Explorer 4.0 é que se leva de brinde um motor "filé" - bão q só... ha ha...

Entendo o que está passando, tive uma Hilux SW4 3.0 4X4 Turbo Diesel que deu problema no motor, elétrica, suspensão, lataria... enfim, fora os bancos, não me lembro de outra parte do carro que não tenha dado dor de cabeça, mas a Hilux SW4 é um carro ruim? Dentre os carros 4X4 que já tive, a Hilux seria o único que compraria novamente se gostasse de carro a diesel.

A Ford até o final de 2004 tinha vendido mais de 5 milhões de unidades da Explorer, que era, ou ainda é, o SUV mais vendido no mundo. O motor Ford V6 não pode ser considerado ruim, por causa da falta de conhecimento e experiência das concessionárias para solucionar problemas de injeção?

Quanto ao scanner da concessionária não ter suporte para o seu carro, estão te enrolado, no início desse ano fui ao serviço rápido de uma autorizada Ford que fica na BR 101, fora de uma cidade com pouco mais de 80.000 habitantes, e o mecânico passou um scanner (tipo Palm) e em questão se segundos apareceu à descrição do motor do meu carro, que é 1997. Comentei estar surpreso com o fato de uma concessionária pequena ter um equipamento tão moderno, e o mecânico disse que aquele já estava sendo substituído, porque a Ford exige que todas as autorizadas tenham o equipamento e o software atualizados.

cRiPpLe_rOoStEr
26/03/2009, 23:09
Quanto ao scanner da concessionária não ter suporte para o seu carro, estão te enrolado, no início desse ano fui ao serviço rápido de uma autorizada Ford que fica na BR 101, fora de uma cidade com pouco mais de 80.000 habitantes, e o mecânico passou um scanner (tipo Palm) e em questão se segundos apareceu à descrição do motor do meu carro, que é 1997. Comentei estar surpreso com o fato de uma concessionária pequena ter um equipamento tão moderno, e o mecânico disse que aquele já estava sendo substituído, porque a Ford exige que todas as autorizadas tenham o equipamento e o software atualizados.

aqui em porto eu ja vi um mecânico independente usar um scanner parecido com esse, mas que não faz a descrição completa do motor... tens alguma idéia de quanto custe? agora que até moto pequena está saindo com injeção é bom eu comprar um desse...

JEFFCATUNDA
26/03/2009, 23:48
O colega que gosta de olhar para os trolers parece que não enxerga direito......

Chamar Bonanza de adaptação e de cópia de viaturas dadaptadas no Brasil chega a ser um crime......

Cara, as rodas das Bonanzas eram BBS de 15/10...simplesmente as melhores rodas produzidas em nosso mercado...e que hoje valem ouro, apesar de já não serem fabricadas há muito tempo....

A "bela" adaptação dos bancos maiores....alguns idiotas faziam isso nas bonanzas também, apesar do que você falou da redução do curso...acabavam com a capacidade de carga delas, ao contrário do que vc falou...

Só para finalizar, bonanzas vc vê ainda muitas, e em bom estado de conservação...os pontos de ferrugem destas viaturas são poucos e bem definidos.....

Já numa sulam, ou tropical, ou outra destas...as soldas não originais derretem a carroceria e fazem com que elas virem um criatório de ferrugem sem fim....


Para finalizar senhor olheiro....acho que vc se dá melhor criticando os agressores da natureza.....

dsamaz
27/03/2009, 13:00
Realmente o motor é bom, muito potente...
O problema é que não temos conhecimento sobre o sistema de injeção - ao contrário dos sistemas carburados, onde em qualquer esquina conseguem fazer todo tipo de gambiarra... e o carro continua andando.

A minha continua parada há 4 meses e já gastei o suficiente para comprar 2 motores 4.1 carburados.

Daniel



A Ford até o final de 2004 tinha vendido mais de 5 milhões de unidades da Explorer, que era, ou ainda é, o SUV mais vendido no mundo. O motor Ford V6 não pode ser considerado ruim, por causa da falta de conhecimento e experiência das concessionárias para solucionar problemas de injeção?

Quanto ao scanner da concessionária não ter suporte para o seu carro, estão te enrolado, no início desse ano fui ao serviço rápido de uma autorizada Ford que fica na BR 101, fora de uma cidade com pouco mais de 80.000 habitantes, e o mecânico passou um scanner (tipo Palm) e em questão se segundos apareceu à descrição do motor do meu carro, que é 1997. Comentei estar surpreso com o fato de uma concessionária pequena ter um equipamento tão moderno, e o mecânico disse que aquele já estava sendo substituído, porque a Ford exige que todas as autorizadas tenham o equipamento e o software atualizados.

mak (SP/ZN)
27/03/2009, 13:13
e vai continuar parada enquanto vc não passar o scanner e ver o qual o problema...

Conversei com meu meca e ele disse que qualquer oficina com Scanner resolve seu problema porque praticamente TODOS leem o ECC-V... até o tecnomotor mais pé de boi tem isso.

dsamaz
27/03/2009, 14:10
Os sistemas scanner q há aqui em Mao não tem suporte p/ ranger V6 210cv e nem p/ explorer do mesmo motor.
Eles suportam até a V6 4.0 2002 motor argentino de 163cv.

Ligue p/ a concessionária vc mesmo: 2125-6200.

Agora mesmo, há 20 min. atrás eu deixei a picape lá na concessionária para eles consertarem o q acharem q é...

Mas fica a deixa da falta de confiabilidade do sistema. No carburado agente VIAMOS com os olhos onde estava o problema. Faltava combustível aqui, vazava ali, entupia acolá, ..., agora...

Daniel


e vai continuar parada enquanto vc não passar o scanner e ver o qual o problema...

Conversei com meu meca e ele disse que qualquer oficina com Scanner resolve seu problema porque praticamente TODOS leem o ECC-V... até o tecnomotor mais pé de boi tem isso.

mak (SP/ZN)
27/03/2009, 18:57
Cara... aperta esses caras que as informações desse carro saem nos manuais da FORD desde 2002... impossivel que nem o manual EM PAPEL uma concessionaria não tenha!

se quiser vender é só botar preço... vc vende facil uma 210cv... se for cabine estendida então...

Troller-a-vista
30/03/2009, 00:20
O colega que gosta de olhar para os trolers parece que não enxerga direito......

Chamar Bonanza de adaptação e de cópia de viaturas dadaptadas no Brasil chega a ser um crime......

Cara, as rodas das Bonanzas eram BBS de 15/10...simplesmente as melhores rodas produzidas em nosso mercado...e que hoje valem ouro, apesar de já não serem fabricadas há muito tempo....

A "bela" adaptação dos bancos maiores....alguns idiotas faziam isso nas bonanzas também, apesar do que você falou da redução do curso...acabavam com a capacidade de carga delas, ao contrário do que vc falou...

Só para finalizar, bonanzas vc vê ainda muitas, e em bom estado de conservação...os pontos de ferrugem destas viaturas são poucos e bem definidos.....

Já numa sulam, ou tropical, ou outra destas...as soldas não originais derretem a carroceria e fazem com que elas virem um criatório de ferrugem sem fim....


Para finalizar senhor olheiro....acho que vc se dá melhor criticando os agressores da natureza.....



Ta afim de atravessar entao vamos lá .

Primeiro eu nao critiquei os agressores da natureza, ainda que eles merecam, no topico que eu criei eu coloquei bem esclarecidamente que eu queria um debate serio sobre o que poderia ser melhorado. Nao criei um topico pra avacalhar nem ficar criando intrigas, diferente do Sr. , alias, o Sr. só faz isso em quase todos os topicos que entra, parece um garoto de 14 anos e nao um experiencia senhor que ja passou dos 45 e poderia mostrar um pouco mais de inteligencia nos post.

Voltando ao forum, carro sao pelo menos mais de 1400 pecas e nao 4 rodas. Mas ainda que nao acredite nisso as rodas da Sulan eram BBS, alias, BBS importada pois na epoca nao tinhamos no Brasil. A mangels tentou reproduzi-la e vendeu por um bom tempo mas nao sei que fim levou.

As rodas da minha Sulan era BBS originais, te garanto que se estivessem em acao estariam ainda dando torcicolos por aí e nenhum problema de estrutura.

Ve-se que nunca usou uma Sulan a contento, eu usei de 88 a 97, faziamos viagem com 5 pessoas dentro, com estrutura de comida, roupas, remedios, e td q fosse possivel para praia a mais de 700 km numa epoca em que o unico supermercado que existia era ha algumas horas de distancia, portanto, acredite, a capacidade de carga era a maxima possivel, indo inclusive objetos pelo assoalho, banco dianteiro, qdo nao ia com uma carretinha acoplada igualmente cheia.

Nunca bateu fim de curso e acredite as estradas que andavamos nao era dignas dos atuais pedagios paulistas, muito pelo contrario.


As tropicais, brazincas, andaluz, sei la quais mais, possuiam sim inumeros pontos de ferrugens e infiltracoes, alias citei isso na minha postagem anterior. A Sulan nao.

Inclusive a Sulan possuia a garantia de LATARIA e de motor pela propria GM após a transformacao. Coisa que as outras nao tinham.

A propria GM reconheceu na 4 rodas da epoca que haviam opcoes mais luxuosas e melhores acabadas, porem o preço delas extrapolavam o previsto para o mercado desejado.

Duvida??

Essa é uma das poucas reportagens que estao na net mas sao anterior as D20 89 .. Ja da pra notar as rodas , a caixa traseira e algumas diferencas http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_blazer4_sulam.htm

Pra mim é uma incoerencia falar derreter as soldas qdo a propria amada Bonanza era fabricada pela Brazinca, segue a reportagem http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_bonanza_customdeluxe.htm ... Se a falida Brazinca , reconhecidamente ruim de soldagem (abra uma brazinca e veja as soldas por dentro da lata pra ver a escrulhambacao que eram) conseguiu ser um produto de fabrica, o que dizer das Sulan que ate hj sao as mais valorizadas?

Nessa reportagem alias, mostra ainda que em imagens ruins a diferenca entre o interior de uma e de outra , detalhe, alguns anos depois ... Nem assim a Brazinca conseguiu um produto de qualidade.

Ainda duvida? Procure ver qtas Bonanzas foram vendidas num mes com todo o aporte que a GM dava e qtas Sulan eram produzidas. A GM nunca conseguiu uma boa venda com a bonanza, diferente da Veraneio que essa sim vendeu muito bem.

Pq nao se ve mais esses carros na rua? Sei la, tem N motivos, pra mim a principal delas é que as bonanzas viviam em funilaria e nasceram muito tempo depois das Sulan e Andaluz da vida.. Essas tiveram dificuldades financeiras com o plano collor e sobraram muito pouco delas, principalmente, pq a maioria era a ALCOOL , obviamente, nao era a melhor opcao e se deterioram com o tempo.

Consigo uma Bonanza bordo, com 300 mil km, ano 93, lindona pra vc por 30 mil reais, aqui em ribeirao, nem ta ruim nao, precisa de um trato no interior, agora se vc me arrumar uma Sulan Topeka por menos de 40 a diesel ano 90 me avisa que eu vou pensar em comprar !

Vou falar.. nego atravessa e quer se dar de sabichao...

Sr. Catunda, vc NAO se da melhor como fanfarrao de forum do que como conhecedor de automóveis, mas pelo menos como fanfarrao nao transmite informacao errada ...


EDITADO:

Mais um pouco de SULAM : http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_blazerm_sulam.htm

cRiPpLe_rOoStEr
30/03/2009, 00:40
troller-a-vista tu precisa relaxar um pouco se não quiser ter um infarto antes dos 40 anos... e ja que tu quer deixar um footprint menor eu te recomendaria uma dessas http://www.motonline.com.br/testes/teste-honda-nxr150bros15mar09.html (http://www.motonline.com.br/testes/teste-honda-nxr150bros15mar09.html) e um módulo flex...

JEFFCATUNDA
30/03/2009, 08:32
"""Ve-se que nunca usou uma Sulan a contento, eu usei de 88 a 97,..."""""

Data de Entrada: Jan 2009
Local: Ribeirao Preto - Sp
Idade: 26
Mensagens: 39



2009 = 26 anos.
1988 = 05 anos??????


Essa Sulan era de brinquedo???

Desculpe, mas continuo achando que seus problemas são psiquátricos.

Troller-a-vista
30/03/2009, 09:18
troller-a-vista tu precisa relaxar um pouco se não quiser ter um infarto antes dos 40 anos... e ja que tu quer deixar um footprint menor eu te recomendaria uma dessas [/URL][url]http://www.motonline.com.br/testes/teste-honda-nxr150bros15mar09.html (http://www.motonline.com.br/testes/teste-honda-nxr150bros15mar09.html) e um módulo flex...


grato pelas dicas... qdo me interessar mais irei lembrar delas.

passar bem

Troller-a-vista
30/03/2009, 09:19
"""Ve-se que nunca usou uma Sulan a contento, eu usei de 88 a 97,..."""""

Data de Entrada: Jan 2009
Local: Ribeirao Preto - Sp
Idade: 26
Mensagens: 39



2009 = 26 anos.
1988 = 05 anos??????


Essa Sulan era de brinquedo???

Desculpe, mas continuo achando que seus problemas são psiquátricos.

nascido em 1950 ... precisa que te mostre o RG ou o numero de filhos tb??

vai te catar mulequinho!

brSurfer_RS
20/04/2009, 15:12
Amigo Troller-a-vista,
Não conhecia essa sulam. Parabéns pelo post! Informativo e bem completo.

Zagaia
15/04/2010, 04:05
Pessoal, o tópico já ta meio antigo mas eu quero acrescentar um pouco a discussão.

A Bonanza é uma SUV com projeto anterior a liberação de importação de automóveis. Na verdade ela é da época das várias empresas de personalização tipo a SR lembram? Isso ocorria porque não havia oferta no mercado de veiculos importados e muitos segmentos simplesmente não existiam no Brasil.

Portanto a Bonanza é uma "imitação" das SUVs americanas de sua época como a Ford Bronco, mas com muito menos acabamento e tecnologia das "primas" americanas.

Portanto penso que a comparação é incabivel entre Bonanza e Explorer, essa ultima com cambio automático, tração 4x4 reduzida, bancos elétricos, trios elétricos, superioridade em motor, bancos traseiros que rebatem (eu gosto de dormir ali ao invés de montar barraca) etc, etc, etc.