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Ver Versão Completa : Camper Diesel



Rodrigo Ielpo Bastos
09/03/2009, 22:06
Pessoal hoje fiz o que a tempo eu trilhava, sempre quiz ter um carro a diesel, era tipo esses sonhos que a gente tem que realizar. Para alguns pode parecer besteira mas so quem sonha sabe como é.

Bom o negocio é que comprei a danada trata-se de uma camper 93 4x2 motor maxion S4 e cambio ZF 5a over, ta meio sem dono precisando de um pai. Gostaria de ideias para passa-la para 4x4 qual t case devo usar ou devo trocar a caixa toda e o eixo estou com duas opçoes ou troller ou o meu 4x2 da outra que esta gurdado.

o que vcs acham

vou tomar coragem e colocar as duas no frota

Abraços

Rodrigo Bastos:pensativo:

paulobarbosa
10/03/2009, 00:48
Fala rodrigo, tem um outro cara que acabou de comprar uma 4x2 também, e está pensando em colocar 4x4.
Por isso entrar na lista do yahoo e vê o que o pessoa anda sugerindo
PB

wilson ghetti
10/03/2009, 09:07
Quando tranformei a minha, usei eixos de rural(dana40), depois fiz um alinhamento especial(com ciborg), usei o cambio 240V com a tranf. FI. Mas isso foi a muito tempo atrás, se fosse tranformar nos dias de hoje, colocaria o cambio completo da Hilux, entra no site da www.camper.com.br (http://www.camper.com.br) e olha os kits comercializados, e tambem tem a oficina Caverna4x4 que pertence ao Ricardo Farias(dispensa apresentação) , entende tudo de Camper.

Espero ter ajudado,

[]'s

Rodrigo Ielpo Bastos
10/03/2009, 09:33
wilson a minha primeira camper coloquei a cx completa da hilux 3.0 e ficou otima, minha duvida é se como esta caixa que esta na diesel parece ser muito forte sera que vale a pena mante-la e colocar uma t-case ou devo vende-la e colocar a cx da hilux completa. quanto ao eixo estou pensando em transformar o antigo 4x2 que tenho em 4x4 com bola dana 44.

Paulo valeu pela dica, como faço para entrar, é pelo yahoo?

Rodrigo Bastos

wilson ghetti
10/03/2009, 09:41
Quanto a vc utilizar o cambio atual, não posso opinar, pois não conhecí ninguem que o utilizasse(nem sei se existe flange pra esse modelo). Eu optaria pelo da Hilux completo e venderia esse seu cambio(que tem um ótimo valor de venda). Agora utilizar o próprio eixo, tbem desconheço(não sou mecanico, rsrsrs), mas se desse pra usar o eixo 4x2, acho que ja haveria algum relato sobre essa adaptação.

[]'s

Rodrigo Ielpo Bastos
10/03/2009, 11:27
mas existem varios relatos se vc observar o eixo 4x2 da camper é identico ao do engesa no que diz respeito aos munhoes, so que não possue a bola do diferencial, a rota faz este serviço e o kim ja fez no dele que era dana 30 e passou para dana 44 os semieixos sao da enfer se não me engano sao ate mais reforçados que o dana 30

wilson ghetti
10/03/2009, 12:03
Grande Rodrigo, como disse anteriormente, eu não sou mecanico, e sim, um que ja tranformou uma 4x2 em 4x4, e disse que não tinha visto nenhuma usando eixo 4x2 para tal tranformação, como vc disse, alterando o 30 para o 40, sim, isso eu ja ví e funciona, agora eu "acho" que no 4x2, como ficaria a adaptação da roda livre por exemplo? Deixo para os mais entendidos no assunto e encerro minha participação.

Um grande abraço e sucesso na sua empreitada.

Kim
10/03/2009, 12:38
Tendo uma foto do cubo e eixo, para ver como são, poderei dizer o que fazer.

SE o cubo for igual ao 4x4, é só colocar a Roda Livre.

SE o munhão for igual ao 4x4, é só colocar os semi eixos.

Digo isso, pois a F4000 (99 ->) temo eixo dianteiro com munhão, quase pronto para receber o 4x4.

Mais como escrevi, fotos são fotos!

Abraços.

Kim.

Rodrigo Ielpo Bastos
10/03/2009, 13:25
exatamente como o kim falou se vc entrar no site da rota eles tem o eixo diat. a venda com base de troca no diant. simples isso porque a envemo quando montava as camper fazia um eixo exatamente identico ao do engesa so que no lugar da bola dana 30(engesa) existe um tubo oco que interliga os munhoes. para vc ter uma ideia ate a base do munhao que liga no tubo da 4x2 tem uma tampa para não entrar sujeira se vc bater nela ela solta e cai dentro do eixo o local para colocar a bucha de bronze e o retentor ta praticamente pronto necessitando apenas de uma limpeza.
os cubos de roda são identicos manga de eixo tudo igual.
não sei postar fotos mas vou tirar algumas da minha 4x2 que passei para 4x4 para dar maior entendimento.


Abraços

Rodrigo Bastos

Rodrigo Ielpo Bastos
10/03/2009, 13:28
kim tudo bem com vc, vc conhece esta caixa ZF com 5a over dizem que é muito boa to pensando em adptar uma tcase da hilux nela, sera que da certo??

Rodrigo Bastos

Kim
10/03/2009, 14:00
Caro Rodrigo!

Na mecânica tudo é possível!

Conversa com o pessoal da equipeminas4x4.

Poderão fazer a fange para você.

Se o cambio tem over, preserve-o, pois torna o veículo mais econômico e veloz na estrada pavimentada.

Abraços.

Kim.

Eduardo Valaretto
12/03/2009, 21:08
Rodrigo, rodei uns trës anos com a camper com esse cambio (ZF) após destruir o original CL2205.
Hoje a camper está 4x4 igual a original e posso te dizer, se puder preservar o cambio faça isso, o 2615 é robusto, mas é de caminhão antigo, o ZF é o que há de mais moderno.
Se alguem pode te ajudar é o Marcel da equipeminas.
O problema é uma caixa de transferëncia compatível, até comprei uma de Hilux por engrenagem, mas cá entre nós esse cambio merece coisa melhor e mais robusta (desde que tenha a carcaça em alumínio).
Hoje se fosse fazer a conversão novamente colocaria um eixo de troller e um cambio original de f250 4x4. Solução cara, mas insuperável.
Só de curiosidade, qual a relação de sua camper? A minha era 3.54 e ficou show.

Abraços e sucesso na conversão.

Rodrigo Ielpo Bastos
12/03/2009, 22:52
Eduardo Valaretto

essa opção do eixo da F250 é uma otima ideia mas deve ser muito caro pensei em cortar meu eixo antigo da camper 4x2 que guardei e colocar uma bola D44, ai teria que comprar os semi-eixos acho que são da enfer ou ensimec fica caro mas deve ficar bom, a primeira camper eu botei o do engesa com relação 45x11 mas tive que comprar a coroa e pinhao nos EUA D30 deu o maior trabalho. tenho guardado tmb um eixo de rural mas aqui no forum o pessoal não recomenda. Quando comprei minha primeira camper tava doido para colocar 4x4 ai sai comprando algumas coisas como esse eixo de rural uma tcas de hilux mas esta precisa de reparos agora to fazendo um balanço melhor para fazer com calma e gastar menos. Quanto a relação ainda não abri a tampa do diferencial mas é um dana 46 ela é 93 diesel de fabrica 4x2 pelo que rendeu na estrada parece ser igual a minha gasolina 45x11 mas amnha vou terminar de acertar os rolamentos de munhao e vou abrir a tampa para tirar essa duvida ai posto aqui para ficar mais claro

Rodrigo Bastos

guilhermeabreu
13/03/2009, 15:41
AMIGO RODRIGO

Vc já esta tendo algumas boas dicas , mas fiquei com uma dúvida sobre o seu cambio , ele é ZF certo ? mas o EDUARDO VALARETTO citou que o 2615 é muito bom e forte como realmente ele é , a minha dúvida é se este 2615 seria um CLARK ou se é este que vc tem o ZF .

Caso o 2615 seja o seu ZF , este cambio é uma cópia do CLARK 240V dos nosso ENGESAS segundo informações que colhí já aqui , caso ísto for verdadeiro aí já começa a ficar fácil pq a flange de adaptação do 240V existe , que foi a que coloqueui no meu com a T-CASE da BAND , " EU SUGIRO A VC MANTER ESTE PUTA DE CAMBIO 2615 COM 5ª OVER pois faz muitíssima falta esta 5ª OVERDRIVER no uso do dia a dia .

Caso o seu cambio não for o 2615 , aí vejo dificuldade em fazer uma flange , pq é difícil de fazer uma que fique 100% , CHEIRA A GAMBIARRA , a minha por exemplo já é fabricada em série e APROVADA , o tal de emendar eixo piloto ESQUECE , É GAMBIARRA BRABA .

Uma outra opção sria o conjunto completo da HILUX é muito bom , mas não é tão parrudo como o seu cambio com uma T-CASE BAND .

Outra seria o conjunto completo da BAND com caixa com 5ª OVER , mas aí teria o problema do chassi estreito , teria que colocar o trem de força por cima do chassi , não sei se vc irá querer ísto .

Qto ao eixo acho que este seu antigo com a bola do DANA 44 e semi-eixos da ENFER , é a melhor opção qto ao custo/benefício , é o que ficarpá mais barato e forte tb , se vc quizer gastar mais teria a opção dos eixos da ENSIMEC com munhão da BAND , mas aja grana . Os do TROLLER tb é muito bom mas iria envpolver um momte de coisas pq a bola é do lado direito .

Estou aguardando a informação do seu cambio se é o 2615 ou não e se não for , de qual carro ele veio . Do carro que ele veio tem este carro 4x4 ? Caso tenha , a solução seria usar a T-CASE deste carro , e de lado sairia os cardãs desta T-case ?

Sugiro pesquizar bem primeiro para depois partoir pro ataque .

Eu particularmente SINTO MUITA FALTA DE UMA 5ª OVERDRIVER , pq eu uso mais o ENGESA em asfalto , e já experimentei todas as relações possíveis e a conclusão que cheguei é a seguinte :

QDO VC TEM UM CAMBIO COM 5ª 1:1 , A RELAÇÃO QUE FICA BOA NAS ARRANCADAS E RETOMADAS EM ULTRAPASSAGENS , "FICA RUIM EM VELOCIDADE CRUZEIRO " FICA UM POUCO CURTA RELAÇÃO FINAL .

QDO VC TEM UM CAMBIO COM 5ª 1:1 , A RELAÇÃO QUE FICA BOA EM VELOCIDADE CRUZEIRO , " FICA RUIM NAS ARRANCADAS E RETOMADAS DE VELOCIDADE .

LOGO : O NEGÓCIO É TER UM CAMBIO CO M 5ª OVERDRIVER .

ABRAÇÃO

CAVESO
13/03/2009, 20:13
Pessoal,

Agora deu dúvida: o 240v não tem 5ª overdrive?

Overdrive não é a ligação direta piloto à t-case?

Kim
13/03/2009, 20:48
Overdrive não é a ligação direta piloto à t-case? :shock:

Quequiéissoooo!!!!!!!!

Caveso, como pode:?::?::?::?::?:

Bem , brincadeiras à parte, eu apanhei bastante sobre isso.

Caveso, vou colocar uns exemplos.

Cambio original do jeep 3 e 4 marchas.
Cambio de C10 3 marchas, qualquer cambio 4 marchas.
Cambio do engesa 5 marchas.

Todos são mecânico, senão, não vale a brincadeira.

Todos os citados acima, tem a última marcha 1:1.

O cambio over drive, tem uma relação de 0,75:1 na última marcha, sendo a penúltima 1:1. Alguns são 0,73:1.

Algumas pessoas comentam que a over é "desmultiplicada" (?????????????????) assim, o motor nunca chega ao final do giro, pois quando mais gira o motor, mais gira a saída do cambio.

Abraços.

Kim.

CAVESO
13/03/2009, 20:56
Ah tá!!!!!!!!!!!!!

O 240v é drive (1:1) e não "overdrive"......

Mais uma que eu não sabia...:mrgreen:

Eduardo Valaretto
15/03/2009, 23:34
Puxa, estou vendo que tem gente confundindo tudo aqui:

- Clark 240V - original dos engesa e das campers 4x4 mais antigas, quinta marcha 1:1, muito robusto, primeira em torno de 6.94:1 (não conheço cambio nacional com primeira mais reduzida), engates dependem do cambio, alguns bons outros terríveis,

- Clark 2615 - original das campers mais novas 4x4 e algumas 4x2, praticamente igual ao Clark 240v, exceto pela tampa de alumínio (propicia engates mais macios) e primeira mais longa (algo em torno de 6.32:1). Quinta também 1:1 (portanto não overdrive),

- ZF - cambio das últimas d-20 e das novas f250, f350 e f4000 (essas com eixo piloto diferente), muito moderno, engates perfeitos, quinta marcha overdrive, carcaça de alumínio. Nas ford com 4x4 há acoplado uma transferëncia com saída para o lado do motorista.

Espero ter ajudado a dirrimir algumas dúvidas.

Abraços.

Rodrigo Ielpo Bastos
16/03/2009, 22:11
Eduardo Valaretto

na minha camper a caixa é a ZF com 5a over, estou pensando em colocar a caixa de red. e transferencia da toyota band. acho que a saida dela é pro carona, talvez de primeira eu compre um eixo do engesa e coloque na dianteira e mais pra frente faço um upgrade de eixos,

hoje ela ta rodando com um dana 46 na trazeira, com o motor maxion S4 e desenvolve bem em velocidade de cruzeiro, ainda não verifiquei a relação trazeira mas amanha vou abrir a tampa para ver a relação e começar a procurar algo para a dianteira.

Rodrigo Bastos

Eduardo Valaretto
16/03/2009, 23:26
Náo sei se seria a melhor solução e acho que requer alguma pesquisa antes da empreitada. Digo isso porque a carcaça da ZF é de alumínio ao passo que a pesada redução e transferência da band é ferro fundido.
Acabei vendendo meu cambio pois não achei uma solucão viável (na época não existiam as ford 4x4) já que a da band é pesada demais e da hilux frágil se comparada ao SEU cambio e motor (é um excelente cambio para hilux).

Abraços e boa sorte na empreitada.

guilhermeabreu
17/03/2009, 20:16
AMIGO RODRIGO

Acho que o eixo da BAND ficará muito estreito para a sua CAMPER , palavras do LUCA que tem um ENGESA com este eixo e qdo citei que colocaria os dois eixos da BAND em meu ENGESA ele me tirou de cabeça .

O EDUARDO VALARETTO esclareceu bem os cambios , mas pelo seu relato ficou uma dúvida , o seu é o 2615 , é o com 5ª over sendo de ferro , ou é o com 5ª over e feito de alumínio ?

Se o seu é com 5ª over e bloco de ferro , então é uma outra configuração diferente das que o EDU relatou não ?

ABRAÇOS COMPLICADOS .

Rodrigo Ielpo Bastos
17/03/2009, 23:49
Guilherme não estou pensando emeixos de bando nao, o que tava pensando era na T-case de band, mas de acordo com o Eduardo e com consultas aqui em vitoria achei meio dificil casar minha caixa com a t-case da band. para esclarecer minha tcaixa é uma ZF 5 marchas com tampa de aluminio, não descobri o numero dela ainda mas vou tentar achar algum que identifique melhor o cambio. Hoje fui à um ferro velho especializado em camionetes e vi alguns cambios eles não vendem separado o cambio da t-case. por isso estou começando a avaliar a possibilidade de trocar a caixa toda, quanto aos eixos estou pensando em original do engesa ou colocar bola 44 no meu 4x2.

Guilherme rodei aqui em vitoria e serra em varios postos de molas e so achei a bucha do tirante em borracha, por aqui me disseram que deve ser um fabricante dai da regiao sera que vc poderia comprar para mim e e mando o dinheiro.


Obrigado

Rodrigo Bastos

CAVESO
17/03/2009, 23:58
Guilherme não estou pensando emeixos de bando nao, o que tava pensando era na T-case de band, mas de acordo com o Eduardo e com consultas aqui em vitoria achei meio dificil casar minha caixa com a t-case da band. para esclarecer minha tcaixa é uma ZF 5 marchas com tampa de aluminio, não descobri o numero dela ainda mas vou tentar achar algum que identifique melhor o cambio. Hoje fui à um ferro velho especializado em camionetes e vi alguns cambios eles não vendem separado o cambio da t-case. por isso estou começando a avaliar a possibilidade de trocar a caixa toda, quanto aos eixos estou pensando em original do engesa ou colocar bola 44 no meu 4x2.

Rodrigão,

Num desses ferro velhos aí não viu nenhum motor 14b?
Só de curiosidade: quanto estão pedindo por um câmbio de band 5 marchas completo com t-case?

Abração!

Rodrigo Ielpo Bastos
18/03/2009, 00:09
Rodrigão,

Num desses ferro velhos aí não viu nenhum motor 14b?
Só de curiosidade: quanto estão pedindo por um câmbio de band 5 marchas completo com t-case?

Abração!

Rapaz se sabe que eu lembrei na hora de vc a caixa completa ele pediu 5k e disse que tem que confirmar ainda se consegue trazer pois esta no interior, o motor ele não tem mas me disse que consegue por 12k eu achei um absurdo mas, to por fora de preço de motor 14B o que ele tem la que eu acho que possa enteressar para alguem daqui é uma caixa completa de javali 5 marchas

Abraços Rodrigo

CAVESO
18/03/2009, 00:27
Rapaz se sabe que eu lembrei na hora de vc a caixa completa ele pediu 5k e disse que tem que confirmar ainda se consegue trazer pois esta no interior, o motor ele não tem mas me disse que consegue por 12k eu achei um absurdo mas, to por fora de preço de motor 14B o que ele tem la que eu acho que possa enteressar para alguem daqui é uma caixa completa de javali 5 marchas

Abraços Rodrigo

Tá caro demaisssssss

O preço de mercado tá por volta de 5 a 6 k......

Mas valeu..rsssss

guilhermeabreu
18/03/2009, 19:46
RODRIGO

As buchas que vc refere do tirante , são as que vão para serem fixadas no eixo correto ? Não são as que pegam no chassi , correto ?

Se forem estas que vão no eixo eu compro pra vc e mando , seriam 4 para a dianteira e 4 para a traseira , duas para cada barra certo ? Estas buchas de PU são fabricadas lá por São Paulo ou SP interior , por aqui não tem fábrica de nada .

É só vc me dizer que compro na 6ª feira agora e mando logo .

CAVESO , preço de motor 14B completo por R$5.000,00 a R$6.000,00 só se for "CABRITO" , o preço real destes motores com nota é maior , eu fui hoje aqui no ferro velho que tem muitas BANDs , ele vendeu um semana passada por R$8.000,00 completo .

ABRAÇOS

Rodrigo Ielpo Bastos
18/03/2009, 23:07
Guilherme isso mesmo as buchas que estou querendo são as que entram na barra e ficam fixada no eixo por parafusos essas que vc falou que tem que colocar a dianteira da bahd dentro, se não for abusar muito compra elas tmb por favor, pois dela eu ate achei por aqui mas ela ficou folgada na de borracha que eu encontrei, por isso para não dar errado vc poderia mandar as do tirante da carreta e as dianteira da band que eu faço a montagem aqui. sei que to abusando mas pensa bem um insano que compra duas campers em menos de um ano precisa de ajuda medica. rsrsrsr me manda sua conta por MP que mando o dinheiro para vc


Abraços
Rodrigo Bastos

guilhermeabreu
31/03/2009, 19:28
Guilherme isso mesmo as buchas que estou querendo são as que entram na barra e ficam fixada no eixo por parafusos essas que vc falou que tem que colocar a dianteira da bahd dentro, se não for abusar muito compra elas tmb por favor, pois dela eu ate achei por aqui mas ela ficou folgada na de borracha que eu encontrei, por isso para não dar errado vc poderia mandar as do tirante da carreta e as dianteira da band que eu faço a montagem aqui. sei que to abusando mas pensa bem um insano que compra duas campers em menos de um ano precisa de ajuda medica. rsrsrsr me manda sua conta por MP que mando o dinheiro para vc


Abraços
Rodrigo Bastos

AMIGO RODRIGO

Mandei uma MP pra vc ontem , mas acho que vc não viu .

Vou ver se falo por fone , mas vão aí os assuntos .

A bucha de PU que vai dentro da maior que vc tem aí uma , os caras me faslaram que era da BAND mas não é , o ROGÉRIO achou a nota da compra , a bucha é a do FIAT DUCATO das molas . Vou pedir para os caras onde comprei para encomendar , e falo com vc , ou se vc achar por aí dá um toque pra mim , pois vc já tem a medida da externa .

Vou ligar pra vc agora .

ABRAÇO