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Ver Versão Completa : Desgaste e troca de pneu - Tracker



Daniel Castanho
09/03/2009, 21:49
Minha Tracker está com 14.400Km.
Tenho observado um desgaste excessivo na parte interna dos pneus dianteiros. Se continuar assim terei que trocar os pneus dianteiros com 20.000Km!
O carro esta "aparentemente" alinhad. Só observei que canta pneu com facilidade nas curvas e a "roda interna em uma curva" parece estar com a cambagem aberta ... o estranho é que com a direção alinhada a cambagem parece perfeita. ISSO É NORMAL?

Quantos KM tem durado os pneus originais? (Bridgestone)

Estou pensando em colocar pneus maiores. Pensei nos Toyo, mas fico preocupado com este desgaste, pois se um pneu de asfalto está derretendo, imagine um de terra! Alguém tem opinião sobre estes pneus Toyo na Tracker?

Abraços,
Daniel

JeepOta
10/03/2009, 17:56
Minha Tracker está com 14.400Km.
Tenho observado um desgaste excessivo na parte interna dos pneus dianteiros. Se continuar assim terei que trocar os pneus dianteiros com 20.000Km!
O carro esta "aparentemente" alinhad. Só observei que canta pneu com facilidade nas curvas e a "roda interna em uma curva" parece estar com a cambagem aberta ... o estranho é que com a direção alinhada a cambagem parece perfeita. ISSO É NORMAL?

Quantos KM tem durado os pneus originais? (Bridgestone)

Estou pensando em colocar pneus maiores. Pensei nos Toyo, mas fico preocupado com este desgaste, pois se um pneu de asfalto está derretendo, imagine um de terra! Alguém tem opinião sobre estes pneus Toyo na Tracker?

Abraços,
Daniel
Daniel, o desgaste dos pneus na parte interna não é normal. Pode ser problema de ângulo de cambagem ou alinhamento ou os dois. Se o desgaste é excessivo e ainda canta pneu como vc disse, é quase certo que seja cambagem e alinhamento. Aproveite para fazer rodizio dos pneus, inclusive estepe.

Não sei quantos km tem durado os Bridgestone, mas deve durar no mínimo 50k, dependendo da forma de conduzir e calibragem.

[ ]´s

Daniel Castanho
10/03/2009, 18:37
Daniel, o desgaste dos pneus na parte interna não é normal. Pode ser problema de ângulo de cambagem ou alinhamento ou os dois. Se o desgaste é excessivo e ainda canta pneu como vc disse, é quase certo que seja cambagem e alinhamento. Aproveite para fazer rodizio dos pneus, inclusive estepe.

Não sei quantos km tem durado os Bridgestone, mas deve durar no mínimo 50k, dependendo da forma de conduzir e calibragem.

[ ]´s

Quantos Km está a sua?
Já vi uma outra Tracker com 16K que estava pior que a minha.
Só para complementar, quando digo excessivo, me refiro a 2mm ou 3mm a mais de desgaste na parte interna em relação ao centro da banda. Por enquanto o pneu está bom, mas se continuar assim esta parte ficará careca e o resto estará bom (exatamente como a TK com 16K que falei).
Vou levar o carro para alinhar...
()
Daniel

Newton Guerra
10/03/2009, 19:58
Daniel, os GV / Trackers são meio "famosos" por desgastar os pneus dianteiros. O negócio é sempre verificar alinhamento e cambagem, procuro fazer isso a cada 5000 km.

Logo que comprei o Tracker troquei os pneus pelos Yokohama G012, estão com 20.000 km e muito bons ainda. Quando comprei meu ex-GV torrei os mesmos pneus com uns 30.000 km por falta de atenção com o alinhamento. O segundo jogo rodou 40.000 e ainda está bom, esperando o lift do Tracker, hehehe.

Quanto ao ângulo da roda em curvas, é isso mesmo. Inclina bem em curvas fechadas, normal pelo tipo de suspensão.

Abraços

VOVÔ DO TROLLER
10/03/2009, 20:10
Minha Tracker está com 14.400Km.
Tenho observado um desgaste excessivo na parte interna dos pneus dianteiros. Se continuar assim terei que trocar os pneus dianteiros com 20.000Km!
O carro esta "aparentemente" alinhad. Só observei que canta pneu com facilidade nas curvas e a "roda interna em uma curva" parece estar com a cambagem aberta ... o estranho é que com a direção alinhada a cambagem parece perfeita. ISSO É NORMAL?

Quantos KM tem durado os pneus originais? (Bridgestone)

Estou pensando em colocar pneus maiores. Pensei nos Toyo, mas fico preocupado com este desgaste, pois se um pneu de asfalto está derretendo, imagine um de terra! Alguém tem opinião sobre estes pneus Toyo na Tracker?

Abraços,
Daniel
Boa noite Daniel. Respondi sua MP. Não se esqueça que para colocar pneus maiores, tem que colocar o calço de 2" ( eu coloquei os da RC4x4 e estou muito satisfeito). Se for trocar pelas medidas originais , os Yokohama , conforme o Guerra falou , são bons. Eu usava os Toyo Open Country A/T 235/70/16 (que na verdade são 30% off e 70% on, na minha opinião). Troquei-os pelos BF Goodrich All Terrain 235/70/16, estes sim verdadeiros A/T. Se você for colocar os calços de 2", recomendo os BF . Também há a possibilidade de trocar pelos 225/70/16, se não for alterar a suspensão, mas aí eu penso que vai perder um pouco a estabilidade. Abs. Válter

Daniel Castanho
11/03/2009, 19:55
Daniel, os GV / Trackers são meio "famosos" por desgastar os pneus dianteiros. O negócio é sempre verificar alinhamento e cambagem, procuro fazer isso a cada 5000 km.

Logo que comprei o Tracker troquei os pneus pelos Yokohama G012, estão com 20.000 km e muito bons ainda. Quando comprei meu ex-GV torrei os mesmos pneus com uns 30.000 km por falta de atenção com o alinhamento. O segundo jogo rodou 40.000 e ainda está bom, esperando o lift do Tracker, hehehe.

Quanto ao ângulo da roda em curvas, é isso mesmo. Inclina bem em curvas fechadas, normal pelo tipo de suspensão.

Abraços

Newton,
Pelo que voce está dizendo, se fizer o alinhamento regularmente vou acabar com este desgaste!?
Sei que parece óbvio o que estou perguntando, mas sempre achei que carro desalinhado puxava o volante ... acho que isso é ignorância da minha parte!
()
Daniel

Daniel Castanho
11/03/2009, 20:00
Boa noite Daniel. Respondi sua MP. Não se esqueça que para colocar pneus maiores, tem que colocar o calço de 2" ( eu coloquei os da RC4x4 e estou muito satisfeito). Se for trocar pelas medidas originais , os Yokohama , conforme o Guerra falou , são bons. Eu usava os Toyo Open Country A/T 235/70/16 (que na verdade são 30% off e 70% on, na minha opinião). Troquei-os pelos BF Goodrich All Terrain 235/70/16, estes sim verdadeiros A/T. Se você for colocar os calços de 2", recomendo os BF . Também há a possibilidade de trocar pelos 225/70/16, se não for alterar a suspensão, mas aí eu penso que vai perder um pouco a estabilidade. Abs. Válter

Valter,
Já estou cotando o kit na rc4x4. Até já estive na oficina deles fuçando em uma Tracker equipada.
O problema é a diferença de preço entre o BF e o Toyo. O BF é melhor para terra, dura mais e tem uma carcaça muito mais reforçada. O Toyo é mais silencioso, melhor na chuva mas acho que é muito gastão e considerando o problema de desgastes que estou tendo, fico preocupado.
O duro vai ser convencer a patroa sobre R$ 600,00 a mais para pegar os BF! Rsss.
()s
Daniel

Newton Guerra
11/03/2009, 22:22
Newton,
Pelo que voce está dizendo, se fizer o alinhamento regularmente vou acabar com este desgaste!?
Sei que parece óbvio o que estou perguntando, mas sempre achei que carro desalinhado puxava o volante ... acho que isso é ignorância da minha parte!
()
Daniel

Daniel, não sei se vai acabar, mas vai ajudar muito a diminuir o desgaste. Faço junto o rodízio para que o desgaste seja igual nos 4.

Nem sempre o desalinhado puxa o volante, esse é o problema. Quando fiz uma viagem de 15.000 km até a Argentina, gastei muito meus pneus. Fui checar o alinhamento na volta e os pneus estavam "fechados", apontando para dentro. Não puxava nada, mas gastou pra caramba.

Abraços

Horacio Teles
11/03/2009, 22:57
Olá Newton, olá Valter, olá Daniel.
Estava passando por aqui e dei uma olhada na situação.
Nosso colega Daniel, provavelmente, não está realizando os procedimentos com um profissional competente. Embora o alinhamento e cambagem sejam procedimentos relativamente simples e automatizados, muitas vezes são realizados por "profissionais" que consideram pequenos desvios, coisas pouco importantes. Eu sistematicamente acompanho os caras quando levo minha Tracker para esse tipo de serviço. Já não é a primeira, nem será a última, que observei que esses "profissionais" não procedem de forma correta.
De cara, sei que os equipamentos destinados a esses procedimentos precisam de gabaritagem periódica, coisa que as lojas não fazem. Sofrem desgastes nas peças móveis que provocam desvios do feixe de luz que não merecem a menor atenção. Daí, resulta um alinhamento desalinhado, embora no visual da leitura ótica pareça perfeito. Outro problema é que os pneus não apresentam composições uniformes. Basta um procedimento simples, colocar dois pneus novos, exatamente iguais nas especificações dos fabricantes, em uma balança para ver a diferença de peso de cada um. A diferença será inevitável e significativa. Isso é resultado da diferença de composição da borracha, etc., de cada um. A única coisa igual é o molde.
Logo, pneus de lotes diferentes, são diferentes em peso por causa da inexistência de normas que garantam a uniformidade das composições.
O Brasil não tem essas coisas regulamentadas com clareza e objetividade.
Portanto, a minha colher no assunto - me desculpem pela ousadia - diz que tem mais coisa no ar do que só aviões de carreira e passarinhos.
Na minha opinião, o colega Daniel, como você disse Newton, deve conferir esse alinhamento em um lugar que seja bom, fazer o rodízio completo dos pneus pelo menos a cada 10 mil km, e seguir em frente.
Os pneus da minha já estão na casa dos 40 mil. Acho que vou um pouco mais ainda com eles.

sampa
11/03/2009, 23:46
Olá Pessoal,
Sou novo aqui no forum. Tenho uma Gran Vitara 2001/2002 e tambem sou novato neste tipo de veículos.
Com relação ao desgaste interno dos pneus, eu já passei por esse problema em um Monza 94 que tive no passado. Ele sempre desgastava os pneus na parte de dentro. Praticamente troquei toda a suspensão dianteira, levei em varias oficinas conceituadas e o problema nunca era resolvido, embora os alinhadores garantissem que não havia problema. Até que um dia um deles descobriu a causa: uma das molas trazeiras que estava quebrada ( apenas a primeira volta). Achei muito estranho que as molas trazeiras pudessem fazer estragos nos pneus dianteiros, mas o fato é que depois da troca o carro ficou perfeito e os pneus começaram a se desgastar uniformemente. Não sei se foi coincidência, mas por via das dúvidas não custa verificar se há alguma irregularidade na suspensão trazeira.

Aproveito para pedir uma opinião sobre pneus: Qual o mais recomendado para o Vitara: Bridgestone ou Toyo ?

JeepOta
12/03/2009, 17:52
Daniel, os GV / Trackers são meio "famosos" por desgastar os pneus dianteiros. O negócio é sempre verificar alinhamento e cambagem, procuro fazer isso a cada 5000 km.

Logo que comprei o Tracker troquei os pneus pelos Yokohama G012, estão com 20.000 km e muito bons ainda. Quando comprei meu ex-GV torrei os mesmos pneus com uns 30.000 km por falta de atenção com o alinhamento. O segundo jogo rodou 40.000 e ainda está bom, esperando o lift do Tracker, hehehe.

Quanto ao ângulo da roda em curvas, é isso mesmo. Inclina bem em curvas fechadas, normal pelo tipo de suspensão.

Abraços

Newton, toda vez que vc verifica a cambagem, costuma ter alguma alteração para ser corrigida? O desgaste maior nos pneus dianteiros do Tk se deve a problemas de cambagem/alinhamento ou mesmo estando sempre em ordem há o desgaste maior nos pneus dianteiros?

O meu Tk ainda tem só 2.000 km mas quero estar prevenido.:-)

[ ]´s

Daniel Castanho
12/03/2009, 20:22
Pessoal,
Levei a Tk hoje para fazer alinhamento em um cara muito bom que me indicaram. Acompanhei o serviço e o cara me pareceu ser muito bom mesmo.
Conclusão: O alinhamento estava 3 graus "aberto"! Teoricamente isso justifica o "cantar dos pneus" e o desgaste na parte interna.
Saí de lá e já pude notar que o pneu não canta mais. A direção ficou mais firme e não sofre mais tanto com as irregularidades do piso.

Foi cagada minha mesmo achar que o carro estava alinhado e que o desgaste era característica do carro!

Vou medir os pneus em três pontos (interno, meio e externo) para acompanhar o desgaste mais de perto daqui pra frente e ver como fica.

Agradeço a ajuda e apoio de todos.

Abraço,
Daniel

JeepOta
13/03/2009, 00:46
Pessoal,
Levei a Tk hoje para fazer alinhamento em um cara muito bom que me indicaram. Acompanhei o serviço e o cara me pareceu ser muito bom mesmo.
Conclusão: O alinhamento estava 3 graus "aberto"! Teoricamente isso justifica o "cantar dos pneus" e o desgaste na parte interna.
Saí de lá e já pude notar que o pneu não canta mais. A direção ficou mais firme e não sofre mais tanto com as irregularidades do piso.

Foi cagada minha mesmo achar que o carro estava alinhado e que o desgaste era característica do carro!

Vou medir os pneus em três pontos (interno, meio e externo) para acompanhar o desgaste mais de perto daqui pra frente e ver como fica.

Agradeço a ajuda e apoio de todos.

Abraço,
Daniel

Fez o rodízio dos pneus?

Newton Guerra
13/03/2009, 08:25
Newton, toda vez que vc verifica a cambagem, costuma ter alguma alteração para ser corrigida? O desgaste maior nos pneus dianteiros do Tk se deve a problemas de cambagem/alinhamento ou mesmo estando sempre em ordem há o desgaste maior nos pneus dianteiros?

O meu Tk ainda tem só 2.000 km mas quero estar prevenido.:-)

[ ]´s

Na cambagem normalmente não. Pode ser que tenha que ser corrigida no carro novo, normalmente alargando um pouco um furo dos amortecedores. No meu Tracker fiz um "mini-lift" de 2 cm na dianteira e 3 na traseira. Tive que corrigir a cambagem abrindo o furo superior da base dos amortecedores para dentro (direção do motor). Alargando esse furo superior para dentro na medida exata, com o parafuso solto a tendência natural é ele encostar no amortecedor. Mesmo se afrouxar a cambagem fica correta. Para verificar a cambagem uso um barbante com um peso na ponta (ou prumo) e meço a distância do barbante à roda na parte superior e inferior. Tem que estar igual.

Quanto ao desgaste os dianteiros gastam mais mesmo. Acho que deve ser por causa da inclinação das rodas em curvas, sei lá.

Abraços

gtavalanche
13/03/2009, 09:12
No meu caso também, ainda com os bridgestones originais, a dianteira gasta mais mesmo, percebo também a fragilidade dos bridgestone quando utilizados em terra com muito cascalho, pedra pontuda, o meu ta com uns tampos arrancados, uns cortes laterais, sempre que vou numa situação desta fico com gomos cortados, a borracha parece mole demais.

Daniel Castanho
13/03/2009, 18:28
Fez o rodízio dos pneus?

Fiz com 11.000Km.

Daniel Castanho
13/03/2009, 18:30
No meu caso também, ainda com os bridgestones originais, a dianteira gasta mais mesmo, percebo também a fragilidade dos bridgestone quando utilizados em terra com muito cascalho, pedra pontuda, o meu ta com uns tampos arrancados, uns cortes laterais, sempre que vou numa situação desta fico com gomos cortados, a borracha parece mole demais.

Também percebo isso.
Fiz um único Rally e os pneus ficaram com vários "machucados".

Daniel Castanho
13/03/2009, 18:34
Na cambagem normalmente não. Pode ser que tenha que ser corrigida no carro novo, normalmente alargando um pouco um furo dos amortecedores. No meu Tracker fiz um "mini-lift" de 2 cm na dianteira e 3 na traseira. Tive que corrigir a cambagem abrindo o furo superior da base dos amortecedores para dentro (direção do motor). Alargando esse furo superior para dentro na medida exata, com o parafuso solto a tendência natural é ele encostar no amortecedor. Mesmo se afrouxar a cambagem fica correta. Para verificar a cambagem uso um barbante com um peso na ponta (ou prumo) e meço a distância do barbante à roda na parte superior e inferior. Tem que estar igual.

Quanto ao desgaste os dianteiros gastam mais mesmo. Acho que deve ser por causa da inclinação das rodas em curvas, sei lá.

Abraços


Newton,

Neste seu "mini-lift", voce precisou prolongar a base dos amortecedores, ou só colocou os calços de mola?

Voce viu alguma desvantagem em relação ao kit de 2" da rc4x4, por exemplo?

Será que com um minilift assim eu já consigo usar pneus 235/70/16?

Estou pensando em usar o Kit da rc4x4, mas as vezes fico pensando se não é muito exagero para o que eu faço, pois uso o carro só umas 4 ou 5 vezes por ano para trilha/rally.

Daniel

Newton Guerra
13/03/2009, 19:29
Newton,

Neste seu "mini-lift", voce precisou prolongar a base dos amortecedores, ou só colocou os calços de mola?

Voce viu alguma desvantagem em relação ao kit de 2" da rc4x4, por exemplo?

Será que com um minilift assim eu já consigo usar pneus 235/70/16?

Estou pensando em usar o Kit da rc4x4, mas as vezes fico pensando se não é muito exagero para o que eu faço, pois uso o carro só umas 4 ou 5 vezes por ano para trilha/rally.

Daniel

Daniel,

Só coloquei os calços de mola mesmo.

Eu não prolonguei a base por opção minha e um pouco de preguiça. Perdi abertura do amortecedor equivalente ao lift, ao seja, uns 3 cm. Mas assim não corro o risco de ter fim de curso fechado. Para evitar isso teria que prolongar os amortecedores, batentes da suspensão e calçar a barra de torção. Muito trabalho para pouco lift. Acho que não terei problemas com as bieletas.

Prá ser sincero quando comprei o carro decidi não fazer lift para manter o carro na garantia. Eu não faço trilhas pesadas, só viajo em estradas ruins. Comprei pneus A/T na medida original. Uns meses depois não aguentei e levantei um pouco, pois o carro é realmente muito baixo.
Quis fazer uma coisa simples para ganhar um pouco de altura e não deixar o carro muito esquisito com pneus na medida original. Não sei se caberia o 235/70.

A desvantagem em relação ao da RC são os 2 cm a menos de lift, curso dos amortecedores (que é corrigido no kit RC) e que talvez não dê para usar os 235/70.

Se você gosta de trilha e rali eu acho que seria legal usar o kit da RC e pneus maiores. O pessoal que usa está gostando. Mas se quiser testar esse lift menor, manda fabricar só os calços de nylon e instala. Deve gastar cerca de R$ 150,00 no calço fora a instalação. É muito fácil instalar atrás, na frente é mais difícil um pouco, melhor levar num mecânico.

Eu tenho o calço da RC e pneus 235/70 meia-vida guardados, tirei do GV quando vendi. Ano que vem vou instalar para fazer uma viagem pela Amazônia, Peru e Bolívia.

Abraços

fhilipe
07/07/2009, 22:22
bom hoje com 10000km rodados fui verificar os pneus quanto ao desgaste, os traseiros parecem como novos tanto a parte interna como externa
agora os dianteiros a parte interna tem um gasto maior que a externa e prestando atenção se percebe que é algo em torno de 1 a 1,5mm me chamou a atenção sera normal ? sera que é alinhamento ou cambagem ?
qualquer lugar que alinha e balanceia pode verificar e arrumar cambagem ?