Ver Versão Completa : Como ligar o Trip Totem na Tracker
Daniel Castanho
09/03/2009, 21:37
Estou querendo instalar um Trip Totem na minha Tracker.
Alguém já instalou e poderia me dar a dica de onde encontrar o fio que que leva o pulso da caixa de transferência para o velocímetro.... e confirmar se isso dá certo? ... isso evitaria a necessidade de comprar um sensor.
Abraço,
Daniel
Alfredo Stavale
10/03/2009, 09:53
Alguém já instalou e poderia me dar a dica de onde encontrar o fio que que leva o pulso da caixa de transferência para o velocímetro.... e confirmar se isso dá certo? ... isso evitaria a necessidade de comprar um sensor.
Abraço,
Daniel
não sei como é o tracker. eu instalei o totem no meu jimny e peguei o fio amarelo da central. dá uma olhada no manual de serviço do gv e descubra qual é o fio correto.
Daniel Castanho
10/03/2009, 13:26
não sei como é o tracker. eu instalei o totem no meu jimny e peguei o fio amarelo da central. dá uma olhada no manual de serviço do gv e descubra qual é o fio correto.
Onde eu encontro este "manual de serviço"?
Este fio amarelo voce pegou atrás do painel ou saindo da caixa de transferência?
()
Daniel
Alfredo Stavale
10/03/2009, 13:38
Onde eu encontro este "manual de serviço"?
Este fio amarelo voce pegou atrás do painel ou saindo da caixa de transferência?
()
Daniel
bem, procura do grand vitara que deve ser mais fácil. provavelmente será em inglês. é facil de achar em sites especializados em suzuki. procure no google.
Eu tirei o fio amarelo da ECU. no jimny fica atrás do porta luvas.
boa sorte!
Daniel Castanho
10/03/2009, 18:45
bem, procura do grand vitara que deve ser mais fácil. provavelmente será em inglês. é facil de achar em sites especializados em suzuki. procure no google.
Eu tirei o fio amarelo da ECU. no jimny fica atrás do porta luvas.
boa sorte!
Boa dica!
Achei duas informações em sites de fora.
1) Speed sense - blue/yellow wire - local: instrument cluster ECM4.
2) ABS Control Module Under Hood Towards - Front center of compartment - blue/black wire.
Vou dar uma fuçada no carro para ver se acho algum dos dois.
()
Daniel
Abraço,
Daniel
pra que que server esse trip totem???
Daniel Castanho
20/03/2009, 19:28
Victor,
Trip Totem é um odômetro digital utilizado para navegação em rallys.
Além de outras funções complementares ele pode te dar uma precisão de até 1 metro e voce pode aferí-lo durante a prova.
Para entender um pouco mais acesse: http://www.totemonline.com.br/produtos/trip_totem.htm
Abraço,
Daniel
Olá pessoal, já tive experiências com Totem e Compass de diversos modelos e acredito que posso ajudar.
Primeiro de tudo deve pedir para que um eletricista puxe os fios do velocímetro para o lado do caroneiro no painel, que é onde vai ficar ligado o equipamento de navegação. Apenas tem uma observação, em alguns carros existe uma espécie de amplificador de sinal no painel, por isso os fios devem ser puxados de trás do painel e não direto da caixa, para poder aproveitar esse sinal amplificado.
Em seguida ligar o equipamento de navegação e deixar a "W" de aferição em 1, ou algum valor bem baixo para detectar o sinal facilmente. Suspender uma roda traseira no macaco (ou as 2 caso seja bloqueado), ligar o motor e engatar pode ser a 1ª marcha, mais peça pra alguém ficar no volante cuidando para caso o veículo cair do macaco não acabar acontecendo algum acidente.
Pegue 1 fio do painel e no conector do sensor que sai do equipamento encoste em cada terminal (geralmente existem 3 dentro desse conector) individualmente 1 por vez durante uns 5 segundos, caso não seja apresentado nenhuma alteração na marcação do odômetro do equipamento teste os outros fios também de maneira individual que você achará qual fio é responsável pelo sinal da caixa. A hora que você encostar o fio e o odômetro começar a aumentar os valores, bingo !!! Você acabou de descobrir qual o fio emite o sinal para ser ligado ao odômetro, não costumo utilizar os outros fios, pelo menos até agora não me demonstraram nenhum utilidade. Agora basta realizar um bom acabamento para não acontecer imprevistos durante a prova e o resto é só alegria !!!
Espero ter sido claro pessoal. Qualquer observação aceito correções, pois é o método que eu realizo para quando eu não sei qual o fio que emite o sinal do velocímetro.
Abraço
Alfredo Stavale
23/03/2009, 09:50
não precisa mudar W nenhum.
é só olhar no manual de serviço e descobrir qual é o fio do sensor (SSV Sensor) é 90% de ser um fio amarelo como no jimny. pegar o positivo e negativo direto da bateria e pronto.
[]"s descomplicados!
Daniel Castanho
23/03/2009, 19:29
Andei dando uma olhada embaixo da Tracker e imagino que seja um fio amarelo/azul que sai da caixa de transferência, próximo do cardam traseiro, o que bate com a descrição que já achei em um manual técnico da Susuki.
Agora só falta achar este fio lá no painel para fazer a derivação dentro do carro e ver se funciona.
Quanto ao conector do equipamento Trip, realmente são 3 pontas, mas isso é só acessar o site da Totem e ver no manual. Já fiz isso, só não tenho aqui em mãos agora para dizer.
Abraço,
Daniel
Daniel Castanho
27/03/2009, 17:56
Liguei o meu Trip Ontem!
A solução foi mais simples do que eu imaginava.
O fio do sensor é Azul com faixa Amarela. É importante colocar desta maneira, pois ao lado tem um Amarelo com faixa Azul.
Este fio é encontrado em um conector sob o acabamento lateral embaixo do porta-luvas. Onde o passageiro bate o pé direito, para ser mais específico. Para soltar este acabamento basta soltar dois pinos usados na fixação (cabeça philips) e manobrar a peça entre o painel e a soleira da porta do passageiro para retirá-la. Este conector está logo depois do módulo de injeção (ECM) que fica exatamente abaixo do porta-luvas.
Bem, fiz uma conexão com o cabo original do Trip "vampirando" o cabo existente, sem cortá-lo. Só descasquei no local da conexão. Esta ligação poderia ser feita com qualquer cabo, sem precisar do cabo original do trip. Para isso só é preciso ter um conector que se conecte com o plug do Trip e lançar um cabo comum. O mesmo se faz com a alimentação.
A alimentação do Trip eu peguei do rádio, pois não achei em nenhum outro lugar mais próximo.
Abraço a todos,
Daniel