PDA

Ver Versão Completa : Cônico para direção do opala

Luciano R. Oliveira
22/10/2004, 15:41
:shock: Esse cônico deve ficar assim mesmo ? Essa distância entre o pivo e o braço deve existir ou posso baixá-la ? :? o Ideal e cima para baixo ou de baixo para cima ? :?

Eduardo Velo
22/10/2004, 19:22
O Ideal é o lado que acomoda o cone , geralmente no Opala é de bx pra cima , o Pitmam é cônico e tem guia então não tem como mudar a posição e se o terminal entrar do lado errado do cone percebe logo ...

[]s... e bom trampo ..

Marcos ET
23/10/2004, 01:36
Luciano, qual caixa vc tá usando?? dá uma olhada na minha, é do Opala mecânico com eixo estriado cônico...

Observe que a curva do pitman é para baixo (infelizmente, pois aproxima muito o pitman do feixe de molas ao esterçar para a esquerda)

NATURALMENTE, o terminal de direção é colocado de baixo para cima, mas aih a coisa fica feia mesmo, pois a "cabeça" do terminal de direção pode bater nas molas, então eu levei o pitman em um torneiro mecânico e pedi para abrir a conicidade do terminal de cima para baixo... olha lá como ficou.

Você colocou o terminal de maneira correta em relação ao braço pitman, só que todo o conjunto da foto é que tá d cabeça para baixo, veja que o pino do terminal é mais "parrudo" (por isso nao entrou), o suficiente para vc abrir a nova furação cônica, no sentido inverso...

Nao adianta furar, pois nao é simplesmente um furo... a encrenca é cônica mesmo....

grande abraço!

Luciano R. Oliveira
25/10/2004, 12:56
:D E ai ET, tudo tranquilo ? Tô tentando instalar a direção do opala simples, é igual a sua, tenho em caso dois braços ptmam um pequeno com o da foto, e outro maior sem aquela curva, estou pensando em colocar o sem curvas, pois é maior (penso que precisarei girar menos o volante) e penso também que eliminarei o problema de batê-lo no feixe de molas, neste caso também faço o furo cônico de cima para baixo. O que vocês acham ? terei outros problemas ? Aqule espaço entre o pivo e o braço vai ter que xistir mesmo não é, pois foi dito o menio é cônico mesmo.

Obrigado a todos pela ajuda.

billj
25/10/2004, 13:20
1) COm um pitman de comprimento maior, precisará de memos giro do volante para estercer o jipe. Mas em contrapartida, vai precisar de mais força para girar o volante.

2) Aquele espaço entre o pivô e o braço vai dar merda, pois a força exercida no pitman vai ficar muita ecêntrica. Algo vai quebrar...... Ou troque o pivô por um de cônico menor ou abre o cônico no pitman......

Abraços,

Luciano R. Oliveira
25/10/2004, 14:19
:( Neste caso se fizer isso perco o cônico pois o braço pitmam é mais fino do que o pivô, diante disso a única alternativa que vejo e colocar o braço pitmam mais curto e deixar este espaço entre o b.P e o pivô.

Mais alguma recomendação ?

billj
25/10/2004, 14:30
:( Neste caso se fizer isso perco o cônico pois o braço pitmam é mais fino do que o pivô, diante disso a única alternativa que vejo e colocar o braço pitmam mais curto e deixar este espaço entre o b.P e o pivô.

Mais alguma recomendação ?

Bom, faça o que quiser então, gambiarras no sistema de direção tô fora........ :roll:

Luciano R. Oliveira
25/10/2004, 14:39
Amigo, billj, por favor, na verdade não estou fazendo afirmações, afinal quem sou ! é minha primeira adaptação e conto com a ajuda de vocês para aprender a fazer com segurança, por favor, na verdade não sei se existe no mercado outro tipo de pivo que resolva este problema, o que sei até hoje é que vejo aqui no site com ajuda de vocês. Em momento algum quero fazer gambiarras e conto com a juda de todos para resolver mais este problema. Não sei é possível, mas será que existe a possibilidade de desmontar o pivô original do jipe de forma a diminuir o tamanho do pivô deixando mais baixa a parte cônica, diminuindo assim aquele espaço existente ente o B.P e o pivô, novamente, obrigado pela ajuda !

Eduardo Velo
25/10/2004, 20:20
Luciano , troca o terminal e não o Pitmam , pega um terminal que case certo no cônico do Pimam , se a cx for GM serve o da ACD 10/20 , se não servir o do Opala , tem de 5/8" e 11/16" de daim. na rosca , com conicos longos e curtos , vai até um auto peças e perde um tempinho pesquisando ...

[]s e bom trampo ...

Luciano R. Oliveira
26/10/2004, 08:45
:) Eduardo obrigado pela ajuda ! É exatamente isso que eu precisava, dessa maneira conseguirei aliar seguarança e qualidade. Quando adquiro esse pivos com medidas diferenciadas ele já vem completos ? Ou seja, todo o conjunto, é só rosquea-lo nas barras de direção ? :lol: Até então imaginava que os pivos à serem utilizados deveriam ser obrigatoriamente o do jipe. Vivendo e aprendendo :wink:

Eduardo Velo
26/10/2004, 09:15
Como dificilmente vc vai achar tudo original em jipes , várias peças podem servir ... , tira a barra e vai com ela no auto peças , ás x a rosca é parecida mas o n. de fios não bate ...
Testa o terminal (não pivô) no balcão , ve se rosqueia sem problemas , só aí vc compra ele ...

[]s ... qqer coisa berra ...

Marcos ET
26/10/2004, 12:24
Neste caso se fizer isso perco o cônico pois o braço pitmam é mais fino do que o pivô, diante disso a única alternativa que vejo e colocar o braço pitmam mais curto e deixar este espaço entre o b.P e o pivô.

ih... tem alguma coisa estranha aeh... uso o terminal do jeep e nao foi problema.... (eu uso a barra com curva).

Olha só, você usar o pitman maior, pode sacrificar mais a caixa... lembra que a alavanca é maior! outra coisa é você procurar outro terminal de direção, pois colocando ele no mesmo furo, vai montar o conjunto de baixo para cima... eu abri o conico normalmente de cima para baixo e nao tive problemas, vc está certo que está com os terminais corretos do jeep?

[]' abraço ainda achando interessante a observação: "Acorda jipinho, tá na hora de ir trabalhar" (frase de uma revista, falando do Spider do Billj tombado rsrsrsrs - pô Billj, JIPINHO????)

EduardoLang
26/10/2004, 17:29
Só uma dica pra vcs ! ! !

O Setor da cx de direção do Willys serve direitinho no eixo estriado ( acho que chama " sem fim " da cx de direção hidráulica do opala e o desnível dele fica pra cima ! ! !

A diferença entre o setor do jeep e do opala, é que ele pode ser encaixado de qualquer maneira, coisa que o do oapala só permite 4 posições, pois ele possui 4 estrias mais larga que se encaixam somente em 4 posições ! ! ! Outra coisa, o setor do jeep é BEMMMMMMMMMM mais reforçado! ! ! !

sds

Luciano R. Oliveira
27/10/2004, 08:08
:D Marcos, quando comprei o jipe já vieram com estes terminais, até então achei que eram originais, vou tirar algumas fotos e posto para vocês verem se é original.

Eduardo, veja se entendi o que você esta sugerindo, se usar a caixa de direção hidraulica do opala, podemos retirar o sem fim dela e colocar o do jipe ?

Fiz uma coisa e não sei se é a mais adequada, mas vou expor a vocês: retirei o sem fim do opala, um amigo torneiro cortou a estria e encaixou no local a ponta estriada do eixo do UNO, de forma que encaixo a cruzeta do uno diretamente nela, eliminando nesse caso aquelas borrachas, ou seja, só estou colocando entre as cruzetas do UNO uma barra retrátil do monza. O que vocês acham ? A solda que foi feita é de primeira, pessoal especilizado. Criticas e sugestões serão bem vindas, pois ainda tá tudo desmontado. Obrigado à todos

Marcos ET
29/10/2004, 10:48
:D

Fiz uma coisa e não sei se é a mais adequada, mas vou expor a vocês: retirei o sem fim do opala, um amigo torneiro cortou a estria e encaixou no local a ponta estriada do eixo do UNO, de forma que encaixo a cruzeta do uno diretamente nela, eliminando nesse caso aquelas borrachas, ou seja, só estou colocando entre as cruzetas do UNO uma barra retrátil do monza. O que vocês acham ? A solda que foi feita é de primeira, pessoal especilizado...

Olha, eu pessoalmente teria preferido encontrar uma cruzeta para acoplar no estiado da CX de direção, pois c vc tiver q trocar ela, vai ter que montar tudo novamente.... além do inconveniente de poder quebrar a solda...

outra coisa... cuidado com o retentor de onde vai esta solda q vc fez, ele é "miserável" para derramar óleo para fora.... (e água para dentro) muito sensível.... verifique a folga dos rolamentos internos, suei por três semanas pra entender como melhorar ele, é um teste de paciência mesmo... qqr coisa, manda uma MP que eu vou passando o ajuste dos rolamentos para vc ok?

grande abraço

Luciano R. Oliveira
29/10/2004, 12:58
:D Amigo Marcos você tem toda razão, terei problemas e eventualmente precisar trocar, quanto aos rolamentos, caramba ! demorei pra conseguir remontar, e só farei os ajustes finais após a montagem geral no jipe, pois acredito que vai dar folga. A solda foi feita de uma forma bem profunda e o excesso foi retirado no torno, ficou bem rente igual a original, veja na foto, tomara que não tenha problema com retentor, mas vou ficar de olho, :shock: obrigado mais uma vez. Neste dias terei que dar um tempinho e não poderei mexer no jipe pois começam as provas de final de ano, vou informando a todos andamento.

Marcos ET
01/11/2004, 02:51
Luciano, beleza ? parece mesmo que ficou bem feito, mas acho que a solda deve ter ficado para dentro do retentor nao eh? então nao dá pra ver reamente como ficou...

olha, o Leopoldo me falou que você poderá encontrar o jogo de juntas de várias medidas para regular a folga das esferas ok? vai numa autorizada ou me manda uma MP q eu t mando o catálogo ok?

Na instalação cuidado:
1. com a altura do setor, milímetro para baixo ele bate no feixe de molas, milímetro para o alto a coluna de direção sai pelo buraco da luz de seta... milímetro para a frente ele fica na frente do suporte da mola, milímetro para trás vc nao consegue prender o eixo de direção no setor, pois ele ficará colado à frente do jeep... muito junto ao chassis é o ideal, pois milímetro para fora do chassis e a coluna de direção tem que passar por dentro do radiador! hehehe

2. ânguldo das cruzetas, quase estourei as minhas por ter colocado o volante na posição parecida com a do modelo original...

3. SEMPRE use a barra de colapso, ou "barra retrátil"... sem ela vai ferrar tudo! (pode ser do Monza, D.20, F.1000, Uno etc...)

4. use parafusos de qualidade... com porcas travantes e, de preferência, use parafusos que passem para o outro lado do chassis, mas cuidado para q eles nao fiquem muito pronunciados para fora.... vao cortar seu pneu...

5. cuide bem das soldas...

vá com calma! hehe
grande abraço!

luciano Rodrigues
02/07/2005, 23:05
:D Pessoal depois de muito sacrificio a instalação da caixa ficou uma beleza :D , porém hoje tenho problemas com os pivos que ligam-se aos munhões, quando fiz a instalação tive que mudar a posição dos pivos, pois eles eram de baixo para cima e tive que inverter sua posição de cima para baixo, como o furo era cônico acabou ficando um furo direto, sem conicidade, coloquei arruelas para que os pivos ficassem firmes, mas quando giro a direção os pivos ficam movimentando, pois não tem a firmeza que o furo cônico possibilitava :lol:

Pergunta 1: existem no mercado pivos com o pino mais grosso em cônico de forma que eu refaça a conicidade de cima para baixo, ou dancei, terei que trocar os munhões ? :lol:

Pergunta 2: Se existir a possibilidade de usar novos pivos, o fato de inverter a conicidade não vai diminuir a resitência dos munhões ? :lol:

Conto como sempre da ajuda dos senhores

http://fotolog.terra.com.br/jipeamarelo:12

Maciel
05/07/2005, 00:46
Luciano,

Esqueça os braços do seu munhão e faça dua "linguetas" uma para cada roda com explicado em outro forum. Postarei em breve as linguetas que fiz para o meu Jeep. Elas são diferentes das sugeridas neste forum mas o princípio é o mesmo.

Abraços.

Maciel

luciano Rodrigues
05/07/2005, 17:30
:D O maciel, obrigado por se manifestar, você está se referindo a essa lingueta dupla ? Achei muito legal e bem reforçada. Vou conversar com alguns amigos para ver se eles podem ajudar-me, pois não disponho dos recursos para fabricá-las, caso não seja essa, ficarei no aguardo das fotos que você vai postar.

Caso alguém possa dar mais alguma dica, ficarei muito grato ! :D

Maciel
06/07/2005, 10:10
:D O maciel, obrigado por se manifestar, você está se referindo a essa lingueta dupla ? Achei muito legal e bem reforçada. Vou conversar com alguns amigos para ver se eles podem ajudar-me, pois não disponho dos recursos para fabricá-las, caso não seja essa, ficarei no aguardo das fotos que você vai postar.

Caso alguém possa dar mais alguma dica, ficarei muito grato ! :D

Exatamente.

Esta é uma das soluções postadas neste forum. A minha é diferente de todas as que já vi no forum (mais simples), esta funcionando perfeitamente. Detalhe: uso pneus 35" na trilha e 33" no asfalto!!! O esforço no meu carro é maior que os carros com pneus menores!!! PAra fabricar e usar estas "linguetas" você deverá considerar alguns detalhes de projeto tais como: O carro tem SPOA? Qual a caixa de DH? além de outros detalhes que você poderá encontrar com facilidade nos foruns! Estou apanhando hoje, as minhas, no torneiro. Assim que chegarem, fotografarei e postarei as fotos.

Abraços.

luciano Rodrigues
06/07/2005, 20:08
:D Valeu Maciel, estarei no aguardo para verificar como ficaram :D