PDA

Ver Versão Completa : mola dianteira

SERGIO MOLLO
09/03/2009, 17:40
Olá; Qual mola dianteira (sem ser original) posso colocar, Dizem que a do opala deixando com 8 elos e meio dá certo. Alguem já colocou? Fica realmente bom? Algue já colocou outra? Por favor presciso de uma opinião.
Abs.:concordo:

Marcio Rossetto
09/03/2009, 18:39
Parece que o Camarada Maurício Rossetto , meu Primo que não conheço pessoalmente e quase meu Chará tem experiencia nisso , pede uma por MP para ele .

Olá; Qual mola dianteira (sem ser original) posso colocar, Dizem que a do opala deixando com 8 elos e meio dá certo. Alguem já colocou? Fica realmente bom? Algue já colocou outra? Por favor presciso de uma opinião.

wltreis
10/03/2009, 22:57
Sergio Opessoal Do Nivas Gerais Tambem Têm Uma Lista De Peças Alternativas, E Citam Que As Molas Do Del Rey Com Ar, Acho Que São Todos Iguais, Ficam Muito Boas No Niva !

Girti
10/03/2009, 23:15

Sérgio, sou um cara curioso: por que não as originais?

SERGIO MOLLO
11/03/2009, 12:50
GIL; A opção por não originais ,é devido ao valor. Originais R$140,00 cada, e as do opala, está na faixa de R$150,00 o par.
Agora , eu presciso ter certeza que as do opala ficam boas, senão sou obrigado a cair nas originais.
Abs

Girti
11/03/2009, 13:23
GIL; A opção por não originais ,é devido ao valor. Originais R$140,00 cada, e as do opala, está na faixa de R$150,00 o par.
Agora , eu presciso ter certeza que as do opala ficam boas, senão sou obrigado a cair nas originais.
Abs

É este o ponto crucial! Não sei de nenhuma adaptação de molas que seja 100% confiável, o resultado po ser um Niva mais duro, ou instável, ou algo assim.

Nunca troquei as molas de nenhum de meus 5 Nivas, nem mesmo do anterior ao atual, vendido com 240.000 Km. Será que esta troca de molas é realmente necessária?

Caso seja, e não haja urgência, recomendo verificar a possibilidade de importar as molas. O site é www.ladaparts.ru, e o preço do par, SEM FRETE, é de US$45,00, veja em Katalog, Lada parts Shocks. A Lada Parts tem um representante no Brasil, o Jossano, basta clicar no link que fica no canto superior direito (Niva verde/Bandeira brasileira)

[ ]s

Mauricio Rossetto
11/03/2009, 19:11
O primo Marcio têm razão! tenho experiência nesse assunto!

Quando a mola dianteira quebrou na viagem que fiz pela caatinga, coloquei o que tinha numa pequena cidade que foi a mola do Opala 4 / 6 cilindros.
Depois de 3 dias as molas estavam quase sem curso, batendo final de curso em qualquer buraquinho. Então chegando a Balsas-MA consegui do Opala 6 cilindros com ar. É a que está no Niva até hoje, em 3 anos. Agora você vai precisar cortar, pois é mais longa que do Niva. Eles cortam na hora, com maçarico, aquecem e jogam no chão, ela se parte do tamanho que deseja....pode pedir para cortar um pouco maior, pra ficar mais alto 2 a 3 cm... eu fiz isso:-D... . têm gente comprando kit pra levantar um pouco a suspensão, é uma solução também, corta com um elo a mais.

SERGIO MOLLO
11/03/2009, 20:09
Mauricio; Obrigado pela dica, mas me diga: estas molas do 6cc com ar, tem que ser de algum ano especifico, pois na loja o vendedor pergunta o ano do opala, e dis que tem varios modelos.

Mauricio Rossetto
11/03/2009, 21:59
Sei não! Acho que terá que buscar a mola com diâmetro mais aproximado da do Niva. Mas têm que ser do 6 canecos com ar, ou seja a mais forte pois as outras não aguentam o peso dianteiro do Niva.

cesar_am
23/09/2010, 10:32
Com uma das molas dianteira, do NIVA, quebrada recentemente ....:putz:....procurei alternativas .....

Sei de camaradas que usaram a mola dianteira do Opala 6cc com ar ....levei ao meu mecanico e ele me aconselhou a não usar esta mola...

Então partimos para uma pesquisa .... e constatamos que a que melhor se ajustaria seria a da F100 V8 ....o problema que é mais dura e dificil de encontrar.....

Gostaria de saber a opinião dos camaradas que tiveram esta experiencia de trocar as molas origianis por outras....

Ahhh, alguém saberia as especificações corretas das molas originais....

Abraço a todos.

BACALHAU
23/09/2010, 13:40
F100 V8? :shock:
Como chegaram a essa colclusão?
Pelo tamanho, aparência, espessura, diâmetro, ...?
O que sustenta o carro são as molas, como você deve saber.
Compare o peso de um V8 com o motor do NIVA.
Compare o peso de uma F100 com o peso do NIVA.
Acho que a diferença é grande.

Não é melhor você comprar um jogo de molas originais dos "hermanos" ou até mesmo aqui no Brasil?

http://www.ibiubi.com.br/produtos/niva-jogo-de-molas-semi-novas+acess%C3%B3rios-para-ve%C3%ADculos+acess%C3%B3rios-e-pe%C3%A7as-para-carros+suspens%C3%A3o/IUID5673341/

Molas Dianteiras
Original: 278 mm altura, 192 mm com carga 640 kg e 150mm com carga 954 kg. Distancia entre espirais=28mm. Tem 8,25 espirais

- Dianteria do Opala Diplonata 6cc com ar (cortadas com 8,5 elos - fica 2cm mais alto). Barra tem 14,2mm, exten. 115 mm, altura 394mm e tem 11,15 espirais.
- Pampa 1.6 - Belina / Del Rey. Barra tem 13,9 mm, exten. 134 mm, altura 510 mm e tem 11,8 espirais.

Fonte: http://www.vernizi.hpg.ig.com.br/nivas/Nivas_Pecas.htm

cesar_am
23/09/2010, 14:34
Realmente, existe diferença....mas é o que tinhamos disponível....

Nos baseamos pelo diâmetro externo...com certeza as espiras são mais espessas(se não me engano, cerca de 16mm)......comparadas com as que estavam colocadas....e que nesta altura tb não sei se eram originais ....:pensativo:

Acabei trocando somente o lado quebrado ....:putz:.... era de se esperar...um lado mais alto que o outro...

Andei com o NIVA e não senti tanta diferença....mas ele me parece meio cabritinho.....

É Bacalhau, tem jeito não...vou partir para um jogo de molas originais...dianteira e trazeira ... by Rivera.....

Valeu. :concordo:

Ahh, me parece que as molas do site da Ibiubi não possuem 8,25 espirais ...?

Acacio 4x4
26/09/2010, 11:07
Pessoal eu coloqueia a mola do opala 6cc e deixei com 9,5 elos fiquei sabendo depois do meu amigo niveiro que me f.... nãs deu outra meu niva ta parecendo carro rebaixado, enfiei 280,,,, no rab......
Meu coloque a mola original e pronto se quiser aumentar mais use calço.

cesar_am
26/09/2010, 12:48
Valeu Acacio..:concordo:

Era isto mesmo que estava esperando, relatos de camaradas que usaram ou estão usando esta mola do Opala 6cc com ar...

Momentaneamente estou usando a mola da F100..mas vou providenciar as originais...creio ser a melhor solução...

Abraço.

Cursino
27/09/2010, 16:42
Já que vc usa a da F100 v8 e ficou duro, tente a da F100 2.3 OHC. Saiu de 75 a 85 e não me lembro qual dos dois lados é mais reforçado.

cesar_am
28/09/2010, 10:24
Pois é meu camarada Cursino ....

Não pretendo mais fazer experiências .... ainda mais aquelas que não tenham sido testadas e aprovadas por um Niveiro ....

Agradeço o interesse .... Abraço. :concordo: