Conectar

Ver Versão Completa : Óleo na água

Mauricio Rossetto
09/03/2009, 17:04
Camaradas,

eu já vi água no óleo, fica como café com leite. Agora quando acontece o contrário, ou seja, começa aparecer uma nata na água do radiador e você vai ver parece óleo. O que pode ser?

Marcio Rossetto
09/03/2009, 18:33
Óleo na agua do radiador pode ser os seguintes casos :

Parafusos do cabeçote frouxos :lol:

Junta do cabeçote danificada :?

Trinca no cabeçote :-(

Trinca no bloco :cry:

Com certeza acho que seu cabeçote esta com os parafusos folgados :

Tira a tampa de válvula
Pega uma chave de boca - extensão ( pode ser aquela da China ou do Paraguai )

Se a Haste for curta use um cano de uns 30 cm nela .

COM O MOTOR FRIO

Comece a apertar os parafusos do centro do cabeçote para as Bordas DE FORMA SUBSEQUENTE .

APERTA OS DOIS DO CENTRO UM PASSO DE VOLTA ( UMA CORDA DE MAIS OU MENOS 30º GRAUS ).

VAI PARA OS SUBSEQUENTE DO LADO ESQUERDO E DIREITO DE FORMA CRUZADA ATÉ CHEGAR NOS DA PONTA .

REPITA A MESMA OPERAÇÃO , OU SEJA MAIS UM PASSO .

SÃO VARIAS REPETIÇÕES , NUNCA PODE APERTAR DE UMA VEZ .

QUANDO VC OUVIR NOS DO CENTRO UM " CHECK" DO PARAFUSO , ESSE É O PONTO .

NUNCA USEI TORQUÍMETRO , APRENDI COM O MEU TIO .

Camaradas,

eu já vi água no óleo, fica como café com leite. Agora quando acontece o contrário, ou seja, começa aparecer uma nata na água do radiador e você vai ver parece óleo. O que pode ser?

Mauricio Rossetto
10/03/2009, 12:27
Olá Marcio, esse tipo de problema é mais comum de acontecer na parte de cima por problema na junta ou como você sugeriu de parafusos soltos ou na parte de baixo, pois no caso eu uso sistema de "camisa molhada" conforme fotos, e também como foi instalada, com H7 de pressão das camisas no bloco. Observe que coloquei também um veda junta (laranja) para garantir uma vedação mais eficaz:

Flugêncio
10/03/2009, 14:48
Olá Marcio, esse tipo de problema é mais comum de acontecer na parte de cima por problema na junta ou como você sugeriu de parafusos soltos ou na parte de baixo, pois no caso eu uso sistema de "camisa molhada" conforme fotos, e também como foi instalada, com H7 de pressão das camisas no bloco. Observe que coloquei também um veda junta (laranja) para garantir uma vedação mais eficaz:

Maurício,

Observando as fotos, me parece que o seu bloco ficou com um pequeno defeito (foto 1, entre as camisas do 1º e do 2º cilindros).

Mauricio Rossetto
10/03/2009, 16:39
Olá Flugêncio,

estas quebras que ocorreram com a colocação das camisas (vide fotos) foram corrigidas posteriormente, mas não tirei mais fotos.
Se o problema ocorreu por falha da junta (utilizada do 1.7) por questão de qualidade da junta ou até do meca, fico tranquilo, o que me preocupa é vazar por baixo. Será que esse problema pode ocorrer por vazamento na parte de baixo?

Luciano SHAKALL
10/03/2009, 17:10
" ... começa aparecer uma nata na água do radiador e você vai ver parece óleo. O que pode ser? ... "Maurício, também já tive (mais) esse problema :putz: !
Eu estava com a junta "queimada" :parede: . . .

Descrevo a respeito no tópico Entrada de ar, ventuinha e Ar Cond. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24714&page=3) :concordo: .

VALEU!!!!!!!

[]'s

Flugêncio
10/03/2009, 18:34
Olá Flugêncio,

estas quebras que ocorreram com a colocação das camisas (vide fotos) foram corrigidas posteriormente, mas não tirei mais fotos.
Se o problema ocorreu por falha da junta (utilizada do 1.7) por questão de qualidade da junta ou até do meca, fico tranquilo, o que me preocupa é vazar por baixo. Será que esse problema pode ocorrer por vazamento na parte de baixo?

Assim, sim!
Já ocorreu um problema semelhante no Niva quando vim de Natal pro RJ, mas a "nata" ficava na tampa do bocal onde se coloca o óleo do motor.
Foi a junta do cabeçote.

Mauricio Rossetto
11/03/2009, 18:22
Maravilha Camaradas,

parece que o mais provável é a junta então. Luciano, é exatamente isso que estava apresentando esse motor, exatamente como suas fotos. No caso a junta não ficou 100% ou o trabalho que foi feito no fechamento das rachaduras e quebras na prensagem das camisas não ficou bem feito.

Uma curiosidade que estou a fim de matar, mas quem sabe alguém já tentou: O virabrequim do Tempra (por exemplo) ou outro carro, serve no Niva? - não digo plug-and-play (seria pedir muito) mas com uma diferença que se possa tornear....alguém ja verificou isso?

Imagine um vira de 90mm seria tudo.....Se cabe no bloco? nóis faiz cabê:-D...10mm a mais acho que consigo que vire dentro do bloco....:twisted:

Então seria um motor de Niva 84mm X 90mm:dance: mas teria que medir e comparar também a biela:pensativo:... com certeza esbarraria nos 100HPs:concordo: