Conectar

Ver Versão Completa : Freio a disco nas 4 rodas...

CarlinBC
09/03/2009, 13:28
:parede: Estou terminando esta adaptação...

CarlinBC
09/03/2009, 13:34
Mais fotos...

Nava
09/03/2009, 14:02
Faltou a receita! Adorei...imagina como vai ficar boa de freio!

CarlinBC
09/03/2009, 16:23
Faltou a receita! Adorei...imagina como vai ficar boa de freio!

:parede::pensativo:Muito simples:
É só comprar uma SPTG que não tenha nada dentro dos cubos traseiros!!!
Aí, descobre que não é fácil encontrar todas as peças para montar.
Como tinha estes discos e pinças de Uno, resolví adaptar.
Na sequencia:
Retirar o tambor e o prato que suporta as sapatas, cilindro e as outras peças.
Para retirar o prato tem que extrair o eixo. Basta soltar os 4 parafusos que prendem o calço de chapa.
Do prato se retira o miolo que ajuda na fixação do eixo.
Copiar a furação dos 4 parafusos da ponta do eixo, no disco.
Fabricar um espaçador com a mesma furação e que tenha 1/2mm a mais de espessura que a cabeça dos parafusos que fixam a roda. Esta peça evita que o disco se quebre na hora do aperto. Veja na última foto que o espaçador não deixa o disco ficar em falso.
Corte o tambor fazendo dele uma flange.
Os 4 parafusos da ponta do eixo devem ser trocados por outros mais compridos.
Faça um braço de ancoragem com uma chapa de uns 6mm p/fixar a pinça.
prenda este braço nos parafusos que fixam o eixo.
Agora é só montar e passar dentro d'água à vontade...

O ideal é que se faça com pinças traseiras por causa do freio de estacionamento. No meu caso usarei o princípio do freio carneiro onde o óleo que empurra, fica retido até a liberação do mesmo para retorno.

Se faltou algum detalhe, estou às ordens...

jgneves
09/03/2009, 20:58
Carlin,

Excelente, muito bom mesmo a receita. Como ficou? ja pos pra rodar? vo ve se consigo planejar nas ferias a troca dos tambores.

CarlinBC
09/03/2009, 21:35
Carlin,

Excelente, muito bom mesmo a receita. Como ficou? ja pos pra rodar? vo ve se consigo planejar nas ferias a troca dos tambores.

Olá João...
Está em fase de acabamento. Estava terminando a supensão primeiro...:concordo:

JPSilva
12/03/2009, 10:55
É só comprar uma SPTG que não tenha nada dentro dos cubos traseiros!!!...
Faça um braço de ancoragem com uma chapa de uns 6mm p/fixar a pinça....

Carlinhos...
:discordo: Não entendi: Cubos traseiros, o que é? Chapa de 6mm ...como assim?
Obrigado...

CarlinBC
12/03/2009, 11:10
É só comprar uma SPTG que não tenha nada dentro dos cubos traseiros!!!...
Faça um braço de ancoragem com uma chapa de uns 6mm p/fixar a pinça....
Carlinhos...
:discordo: Não entendi: Cubos traseiros, o que é? Chapa de 6mm ...como assim?
Obrigado...

Olá JPSilva...
Cubo traseiro é vício de motociclista. Tambor traseiro seria o termo corrreto e chapa de uns 6mm de espessura. O tamanho vai variar de acordo com o tipo de pinça colocada.
OK??

JPSilva
12/03/2009, 11:27
Imaginei nada disso.Valeu...

imoveisbranco
13/03/2009, 20:47
se esiste uma sportage com ABS
http://curitiba.olx.com.br/kia-sportage-grand-dlx-2-0-verde-iid-18649274

isso quer dizer que existe sportage com freios a discos traseiro

entanto porque fazer modificações ?

e só encontrar em um ferrovelho uma sportage batida

estou errado ?

Nava
13/03/2009, 23:36
Se vc achar sportage no ferro-velho, e com abs ainda....me chame pra pegar o diferencial blocante dela!!!! kkkkkkkkkkkkkkk

CarlinBC
14/03/2009, 08:51
http://curitiba.olx.com.br/kia-sportage-grand-dlx-2-0-verde-iid-18649274 (http://curitiba.olx.com.br/kia-sportage-grand-dlx-2-0-verde-iid-18649274)

estou errado ?

Acredito que voce não está errado. No painel da minha, tem o espaço para lâmpada onde se lê: ABS.
Mais fácil que encontrar uma destas em ferro velho, é comprar esta que está anunciada.

imoveisbranco
14/03/2009, 10:06
Acredito que voce não está errado. No painel da minha, tem o espaço para lâmpada onde se lê: ABS.
Mais fácil que encontrar uma destas em ferro velho, é comprar esta que está anunciada.

Sinceramente não sei sobre as dificuldades de encontrar uma batida

Por pouco que entendo de mecânica, ABS precisa de freios a disco para funcionar

A duvida e; Existe Sportage original com freios a disco traseiro?

Sim o Não ?

CarlinBC
14/03/2009, 10:36
Sinceramente não sei sobre as dificuldades de encontrar uma batida
Por pouco que entendo de mecânica, ABS precisa de freios a disco para funcionar
A duvida e; Existe Sportage original com freios a disco traseiro?
Sim o Não ?

Encontrar uma batida não é difícil. No Mercado Livre.com sempre tem anunciadas algumas. O difícil será encontrar com freios ABS aquí, pois acredito que com esta opção, é só para o mercado norte americano e europeu.

Nava
14/03/2009, 12:19
Nao precisa ser a disco para ser abs. O classe A por exemplo é a tambor e ABS.

A sportage tem abs modelo 2.1, ou seja o canal traseiro é monitorado via diferencial e dois canais na dianteira.

A proposito, aquela anunciada ali de ctba diz que tem air bag e nao tem, pode ver na foto. Se bobear nem abs tem tb.

Mas, pq tamos querendo abs heim? Essa porcaria na trilha nao serve pra nada, pois nao funciona abaixo de 20km/h.

CarlinBC
14/03/2009, 12:34
Olá Nava...
Ví em um tópico destes, umas fotos de voce em ação dentro de uma "matinha" numa lama de causar inveja....
Não resistí e definí como plano de fundo do meu PC. Que inveja estou....:twisted:

MarcSport
14/03/2009, 15:48
http://curitiba.olx.com.br/kia-sportage-grand-dlx-2-0-verde-iid-18649274

estou errado ?

A sportage desse anúncio não tem air bag como citado e também não deve ter ABS (eu particularmente nunca vi uma), é normal o vendedor do carro "colocar tudo" para ampliar as opções de busca.
Por ter ABS também não significa que tenha freios traseiros a disco, é muito comum ABS com tambores na traseira...

MarcSport
14/03/2009, 15:50
A sportage desse anúncio não tem air bag como citado e também não deve ter ABS (eu particularmente nunca vi uma), é normal o vendedor do carro "colocar tudo" para ampliar as opções de busca.
Por ter ABS também não significa que tenha freios traseiros a disco, é muito comum ABS com tambores na traseira...

Desculpe, depois que postei vi a resposta do Nava...

imoveisbranco
14/03/2009, 15:50
Mas, pq tamos querendo abs heim? Essa porcaria na trilha nao serve pra nada, pois nao funciona abaixo de 20km/h.

O assunto ABS era porque eu pensava que se tem ABS deveria ter freios a disco traseiros

Ma você fala que assim não e,então aprendi mais uma de mecânica :concordo:

Eu não sabia disso :-?

Nava
15/03/2009, 23:54
Tenho que colocar mais umas fotos novas lá no post: sportage na lama...risos
Tem que ver os videos dela em acao, mas eu nao tenho saco de esperar 20mb de upload....

CarlinBC
16/03/2009, 13:55
Vou aguardar ancioso...

JPSilva
02/04/2009, 16:16
:parede: Estou terminando esta adaptação...

Oi Carlin,voce terminou esta adaptação? Não falou mais nada

CarlinBC
03/04/2009, 11:09
Oi Carlin,voce terminou esta adaptação? Não falou mais nada

Olá JPSilva...
Estou de "resguardo" problemas na coluna central ou pino de centro quebrado.Acredito que semana que vem próxima, volto ao paraiso...
Darei notícias quando concluir.Abçs...

imoveisbranco
10/04/2009, 19:03
Olá Carlin

Eu já fiz esta modifica em um Karmann Ghia e deu certo, coloquei discos e pinzas do Audi A3.

Peguei as dicas da aqui http://planetabuggy.com.br/mecanica/freiodiscotras.htm (http://planetabuggy.com.br/mecanica/freiodiscotras.htm)

Mas o carro estava parado na oficina para reforma tive tempo para fazer e adaptar tudo

Abs.

Mattia

CarlinBC
10/04/2009, 20:05
Olá Carlin.Eu já fiz esta modifica em um Karmann Ghia e deu certo, coloquei discos e pinzas do Audi A3.Peguei as dicas da aqui http://planetabuggy.com.br/mecanica/freiodiscotras.htm (http://planetabuggy.com.br/mecanica/freiodiscotras.htm)
Mas o carro estava parado na oficina para reforma tive tempo para fazer e adaptar tudo.Abs. Mattia

Mattia...
Estou fazendo porque a SPTG não tinha nada dentro do tambor tras.esq. e não achei tudo p/comprar. Acredito que ficará bom depois de pronto.Eu ví este serviço na internet e me motivou mais ainda.O meu problema é que comecei fazer um monte de coisas juntas. Suspensão, bagageiro, lavagem do interior completamente,etc...Aí complicou tudo.Quando melhorar da coluna, vou terminar os freios e depois vou fazer o body lift.
Abçs...

imoveisbranco
10/04/2009, 20:51
Mattia...
Estou fazendo porque a SPTG não tinha nada dentro do tambor tras.esq. e não achei tudo p/comprar. Acredito que ficará bom depois de pronto.Eu ví este serviço na internet e me motivou mais ainda.O meu problema é que comecei fazer um monte de coisas juntas. Suspensão, bagageiro, lavagem do interior completamente,etc...Aí complicou tudo.Quando melhorar da coluna, vou terminar os freios e depois vou fazer o body lift.
Abçs...

Quando pronto os freios posta aqui ;-)
Tenho certeza que vai ficar show
Os meus próximos objetivos são rodas livre AVM e levantar um pouco a suspensão com a receita do Nava
Melhoras para a tua coluna :concordo:
Abs

Mattia

CarlinBC
10/04/2009, 21:50
Quando pronto os freios posta aqui ;-)
Tenho certeza que vai ficar show
Os meus próximos objetivos são rodas livre AVM e levantar um pouco a suspensão com a receita do Nava
Melhoras para a tua coluna :concordo:
Abs Mattia

Olá Mattia...
Já postei fotos no inicio do tópico. Falta só ligar o conduite. A minha já veio com AVM manual. A suspensão eu conseguí fazer eu mesmo, seguindo quase todos os passos do Nava. Obrigado p/desejo de melhora.
Abçs e boa noite...

jarsrx
11/04/2009, 09:01
bomdia carlinho,espero que tenha melhorado da coluna,talvez vc tenha que usar uma valvula no sistema traseiro para equalizar o freio,e quanto ao freio de mão, o que vc vai fazer?

CarlinBC
11/04/2009, 09:33
bomdia carlinho,espero que tenha melhorado da coluna,talvez vc tenha que usar uma valvula no sistema traseiro para equalizar o freio,e quanto ao freio de mão, o que vc vai fazer?
Olá Jarsrx...
A coluna tá quase no ponto.O problema é que, em tudo que vai mexer, tem que ficar curvado forçando a coluna.
Depois de montar vou verificar a nescessidade desta equalização. Para o freio, farei um sistema semelhante a trava carneiro antiga. Pisa no freio, fecha um registro e o óleo não retorna. Talvez use uma trava carneiro mesmo.
Abçs...

jarsrx
11/04/2009, 09:37
eu ja vi carros com freio a disco nas quatro com freio de mão,mais não não observei como era o sistema, se ue ver por aqui eu posto foto para vc.

jarsrx
11/04/2009, 09:43
carlinho,saindo um pouco do assunto,é normal a 2.2 ter um retardo na hora de acelerar?
fui ver uma na agencia e quando acelerei e como se o motor estvesse dormindo,pisava e depois que ela respondia,pensei logo na bomba.

CarlinBC
11/04/2009, 10:45
Na minha e em outros carros diesel que já viajei, esta sensação acontece quando se tenta retomar velocidade. Parece que tem um"buraco" na aceleração. Não sei dizer se é bomba ou não.

jarsrx
11/04/2009, 11:09
detalhe isso com o carro parado,nem andei nele

CarlinBC
11/04/2009, 11:16
Transporte este assunto p/ o tópico "motor e transmissão" que com certeza alguem saberá dizer o que é.

CarlinBC
11/04/2009, 11:25
eu ja vi carros com freio a disco nas quatro com freio de mão,mais não não observei como era o sistema, se ue ver por aqui eu posto foto para vc.

O correto seria usar pinças próprias para a traseira. Ou seja, já vem com dispositivo mecanico do freio de estacionamento para ligar no cabo do freio de mão.Como já tinha estas pinças e discos de Uno em casa, resolví baratear meu projeto usando-os.:concordo:

Nava
13/04/2009, 21:05
Vc pode fazer um freio de estacionamento para as 4 ou somente as duas traseiras usando valvula esfera. Vc pisa no freio, aciona a valvula e o oleo nao volta, travando. O sistema ´simples, parrudo e nao da problemas...é uma saida caso nao use pinça com freio manual...

CarlinBC
13/04/2009, 21:16
Vou travar nas quatro com duas valvulas distintas.

jarsrx
14/04/2009, 06:03
E ainda serve como segredo,depois de feito, se vc mandar uma pessoa que não saiba do esquema dirigir,ela não conseguira sair com carro.

DouglasMac
26/07/2009, 18:50
Só para contribuir. Não saiu SPT com ABS e AIR BAG para o Brasil.
Se acharmos, serão duas que vieram para a diretoria KIA (Gandini). Ninguem dá o paradeiro delas.
LAMA!!

CarlinBC
30/07/2009, 23:52
Douglas,airbag na trilha, será se funciona legal? ABS deve ser interessante para evitar derrapagens involuntárias.

DouglasMac
31/07/2009, 00:02
Pois é Carlin. E tem gente que acha que é vantagem ter air bag.
Uma pancada e tá de olho no balão...:parede:
ABS até serve, mas tira a graça do sufoco. O frizin naispinha!!!
Mas, postei aqui porque não achei onde estavam comentando a respeito.
LAMA!!

CarlinBC
31/07/2009, 00:07
Não tem tópico sobre este assunto ABS. Este tópico, fui eu mesmo que abrí para relatar a adaptação dos discos tras.que fiz.

claudinho10001
21/06/2011, 19:07
Uma das maiores vantagens do freio a disco sobre o sistema a tambor é a facilidade de dissipação de calor, uma vez que o conjunto (disco e pastilhas) fica exposto à passagem de ar. O sistema a tambor, por conter as lonas num compartimento fechado (a "panela"), está mais sujeito a perda de eficiência por superaquecimento, conhecida por fading -- termo erroneamente traduzido como fadiga por alguns, já que o verbo fade em inglês significa desaparecer.
:news-coffee:
Outros benefícios do disco são a regulagem automática de folga (as pastilhas se aproximam dele conforme se desgastam, principal razão para a queda do nível de fluido no reservatório), facilidade de verificação do desgaste e de substituição das pastilhas, menor peso, menor dilatação e melhor equilíbrio das pressões exercidas no disco, reduzindo reações indesejáveis no eixo.:concordo:

Todavia, sua ausência não acarreta prejuízo à segurança, pois é no eixo dianteiro que se concentra o peso do veículo numa frenagem. Em sua grande maioria os veculos automotores são equipados com freios bem mais potentes no eixo dianteiro. Quando equipados com discos nas quatro rodas também é possível notar a diferença de potência: Discos dianteiros de maior diâmetro, duplos (como os da Sportage), com maior quantidade de pistões nas pinças, etc.:pensativo:

Salvo situações de mudanças radicais, em função de adaptações para corridas, ralis e outros, eu acho recomendável manter o sistema original, considerado suficiente pelo fabricante. Basta seguir algumas recomendações para conservar a eficiência dos freios por longo tempo. Caso exista mesmo a intenção pelo sistema a disco, é preferível recorrer ao conjunto utilizado no mesmo modelo. No nosso caso eu desconheço algum modelo da Sportage que tenha saído com freios a disco nas rodas traseiras. :discordo:

Caso haja um superdimensionamento nos freios de um dos eixos, as consequências podem ser imprevisíveis como, no mínimo, um travamento prematuro das rodas ou o contrário que, mesmo sendo a disco, pode acontecer de ficar subdimensionado, prejudicando a equalização correta na frenagem das rodas:!:

A propósito, achei interessante a idéia de usar o circuito hidráulico para travar o carro estacionado. Pretendo eliminar a alavanca de freio de mão para instalar um frigobar ali.

Ruylson
08/01/2022, 22:39
Boa noite.
Essas pinças são de qual veiculo?
Elas tem freio de mão acionado por cabo?