PDA

Ver Versão Completa : Controle de freio individual...



walter.andreis
02/07/2003, 22:32
PessoALL,
Hoje eu estava pensando (sei, sei, momento raro :D ) se não daria pra fazer aquele esquema de freio individual nas rodas (como no CJ do Giovani) só que ao invés de "válvulas esféricas" utilizar selenóides elétricos parecidos com akeles de gabine de caminhão...
Desta forma teriam apenas 4 interruptores no painel, cada um com a função de "bloquear" o fluído para uma roda...
Alguém aki tem experiência com selenóides? Alguma dica?
A figura abaixo é um diagrama da idéia...

[]´s

monge
03/07/2003, 00:57
Fala viajante Walter :D :D :D :D :D

É uma boa idéia, mas alguém já fez isso... ou pelo menos parecido... e não foi o Giovani :D :D :D

Não sei o esquema, mas baixa o arquivo que está no files, se chma Dragão de Brasilia, eu tenho a revista com a reportagem, não sei se é o mesmo esquema seu, ou do giovani ou é exclusivo do Rubão, mas dá pra tirar algumas idéias e aperfeiçoamentos. :D :D :D


[]'s feliz com meu freio ABS (A Base da Sandália) ou se preferir, só parando em Atoleiro, Barranco ou Subida hehehehehe :D

Eugênio

walter.andreis
03/07/2003, 02:58
Fala viajante Walter :D :D :D :D :D

É uma boa idéia, mas alguém já fez isso... ou pelo menos parecido... e não foi o Giovani :D :D :D

Não sei o esquema, mas baixa o arquivo que está no files, se chma Dragão de Brasilia, eu tenho a revista com a reportagem, não sei se é o mesmo esquema seu, ou do giovani ou é exclusivo do Rubão, mas dá pra tirar algumas idéias e aperfeiçoamentos. :D :D :D


[]'s feliz com meu freio ABS (A Base da Sandália) ou se preferir, só parando em Atoleiro, Barranco ou Subida hehehehehe :D

Eugênio

Monge,
Eu tenho a revista que aparece o Dragon do Rubão aki...
Mas me parece que não tem nada a ver com o esquema de selenóides não... não dá pra ver certinho pela revista, mas está me parecendo mais ser acionamento por cabo... além de que ele tem um sistema de distribuição de frenagem que veio dos carros de Fórmula 3... que parece ser muito fácil de se fazer em casa também! hehehehehe...

[]´s

fpandur
03/07/2003, 08:36
Aê Walter !

Eu também já havia pensado nisso, mas esbarrei em encontrar uma eletroválvula adequada. Tem que ser uma que suporte a pressão do sistema quando está fechada e que seja feita de um material que não seja atacado pelo fluído de freio.

Se descobrir alguma que sirva, posta aqui por favor, porquê aí fica muito simples de instalar, pois não precisa trazer toda a tubulação do freio p/ o painel do Jeep ... :roll:

Abraços

ramiro_eli
03/07/2003, 09:46
Oi pessoal,

Me desculpem, mas eu não entendi qual seria o propósito deste sistema da super-máquina...

[ ]'s flutuantes...

walter.andreis
03/07/2003, 11:26
Oi pessoal,

Me desculpem, mas eu não entendi qual seria o propósito deste sistema da super-máquina...

[ ]'s flutuantes...

Fala Ramiro,
O propósito principal, é quando acontece de uma roda ficar girando no ar, e a outra parada no chão...
então utiliza-se este sistema de freios como um "bloqueio", saindo do enrosco mais facilmente.. =D
Rolou este assunto aki no fórum a algum tempo atrás...

[]´s

Cícero Franco
03/07/2003, 12:25
Achei bem interessante a idéia. Estou fazendo contato com um amigo meu, o Mauro, que tem uma fábrica de válvulas solenóides e, certamente, terá interesse em nos ajudar nisto.

[] freiados

walter.andreis
03/07/2003, 12:36
Achei bem interessante a idéia. Estou fazendo contato com um amigo meu, o Mauro, que tem uma fábrica de válvulas solenóides e, certamente, terá interesse em nos ajudar nisto.

[] freiados

Valew Cícero...
Quando falar com ele, pergunta se ele tem uma válvula com as seguintes características:

:arrow: Resistente ao fluído de freio
:arrow: Resistente a altas pressões
:arrow: Diâmetro de 1/4 polegada
:arrow: 12volts
:arrow: Volte automaticamente ao estado "aberta" quando não estiver acionada

Por estas e outras que o Fórum eh de grande valia... sempre tem alguém que conheçe o fulano que mexe com aquilo, e pode conseguir isso, e assim vai.. :D :D :D :D

4x4BRASIL - Os jipeiros que entendem disso, ajudando os jipeiros que entendem dakilo.... hahahahahaahaha que pérola....

[]´s

Cícero Franco
03/07/2003, 12:55
Walter, sabes qual é a pressão que a válvula tem que agüentar e o diâmetro do orifício?

E não vem com esta história de "entendidos" :lol: :lol: :lol: :lol:

[]s

walter.andreis
03/07/2003, 13:43
Cícero...
O diâmetro pode ser de 1/4 de polegada....
A pressão, eu não sei ao certo... mas não deve ser MUUITA coisa não...
talvez o Bill ou o Giovani devam saber...
ENTENDIDOS!!! TÃO EM QAP!??? :D :D :D

[]´s

Eduardo Chaves
03/07/2003, 14:26
PessoALL,

Achei muito interessante a solução :idea: , pois já estava disposto a fazê-lo com as válvulas esféricas.
Agora, e em relação à eficácia do sistema, não estaria mais sujeito à falhas e/ou panes, comprometendo desta forma a segurança ???

Já pensaram... A viatura em movimento... 8) um curto... :? rodas travadas... :shock: e...:cry: :cry: :cry: ...


[]'s :lol: :lol: :lol:

walter.andreis
03/07/2003, 14:36
A viatura em movimento... 8) um curto... :? rodas travadas... :shock: e...:cry: :cry: :cry: ...
[]'s :lol: :lol: :lol:

A viatura em movimento... 8) um curto... :? rodas travadas... :shock: e... :D 8) :idea: :D ... TCHANAM!!!! Uma valvula esférica de emergência!!!! =DDD Além de muito silicone pra não chegar a dar o curto DE JEITO NENHUM!!!
Ou então um sistema de relês dupls... se der pane em dois relês do mesmo interruptor, de uma vez só... é pq tinha que ir pro mato mesmo! hehehehehehe :D :D :D :D :D

[]´s

Cícero Franco
03/07/2003, 14:43
Pessoal, o Mauro só fabrica válvulas NF (normalmente fechada) e teria que ser NA (normalmente aberta). Eu conheço empresas que fabricam estas válvulas nos EUA, mas aí fica muito caro. Posso procurar em outras empresas que fazem isto. Só teremos que descobrir a pressão operacional das danadas, pq é a informação fundamental. Mesmo que seja aproximado, sei lá 50 libras, 150 libras, etc.

Se o sistema falhar, sendo válvulas NA, as quatro ficam abertas, com o freio operando normalmente.

[]s

walter.andreis
03/07/2003, 15:03
Cícero, segue comentários abaixo das suas citações...

Pessoal, o Mauro só fabrica válvulas NF (normalmente fechada) e teria que ser NA (normalmente aberta). Eu conheço empresas que fabricam estas válvulas nos EUA, mas aí fica muito caro. Posso procurar em outras empresas que fazem isto. Só teremos que descobrir a pressão operacional das danadas, pq é a informação fundamental. Mesmo que seja aproximado, sei lá 50 libras, 150 libras, etc.

Que pena q ele não fabrique as NA... dos EUA eh inviável mesmo... :(
150lbs acredito que sejam mais que sulficientes...



Se o sistema falhar, sendo válvulas NA, as quatro ficam abertas, com o freio operando normalmente.


Acho que o Eduardo quis se referir a um PANE em que todos os interruptores de fechem, consequentemente as válvulas também.... e não a uma PANE de não funcionar o sistema... mas isto tem como ser resolvido sim...

[]´s

Cícero Franco
03/07/2003, 15:10
Entendi :lol: :lol: :lol:

Os interruptores somente vão fechar todos se estiverem subdimensionados para o consumo de corrente das válvulas. Outro problema que pode acontecer é as quatro válvulas não abrirem. Aí é muito azar meeeesmo!!!!!!!!1

du
03/07/2003, 15:18
Podemos aproveitar e ligá-las no sistema de alarme do carro, dispara o alarme, trava o funcionamento do freio.

Abraços Du.

Cícero Franco
03/07/2003, 15:28
É. Aí o bandido rouba o veículo e foge num jipe a 100 km/h sem freio. Bate e morre.

[]

du
03/07/2003, 15:30
Menos um bandido na face da Terra. :lol:

Que maldade :twisted:

Realmente não vai fazer muito bem à viatura.

Abraços Du.

Cícero Franco
03/07/2003, 17:38
Só para vocês terem uma idéia de custo: As válvulas solenóide que usamos nas máquinas que fabricamos (elas são normalmente fechadas e com bobina para 110V) custam algo ente R$ 100,00 e R$ 150,00 cada. E isto que compramos no atacado. Mais os interruptores e fiação e, de repente, fusível para proteger o sistema, além dos componentes hidráulicos. Quer dizer, esta brincadeira ficará entre R$ 600,00 e R$ 800,00. Existem também registros para alta pressão. Talvez registro de esfera de latão ou aço. Isto ficaria mais barato, eu acho, só o problema é que o acionamento (no caso, manopla) é grudado no corpo do registro, o que faria com que o 'painel' dos acionamentos ficassem no piso ou no painel corta-fogo do veículo, o que deixa a coisa, de certo modo, pouco prática. Nós usamos registros de agulha de 1/2", que seria, sem dúvida, bem mais caros que os de esfera de 1/4" e eles saem pouco menos de R$ 100,00 cada. Não teria fiação elétrica, só alguma adaptação hidráulica. Acredito que aí a coisa fique em menos de R$ 300,00. Bem mais em conta.

Só que aí, se o ladrão roubar, ele não vai se espatifar com o jipe sem freios!!!! :lol: :lol: :lol:

[] freiados

Giovani
04/07/2003, 01:29
:D Salve Galera!

:D Podíamos pôr um anúncio da Hellmann's aqui e faturar algum... :lol: :lol: :lol:
:D Que viagem!!!!! :lol: Vão construir um Batmóvel??? :lol: Que tal assentos ejetáveis? Lança-chamas?? :lol: :lol:
:D Não sei dizer a pressão desses sistemas de freio, mas é possível que esteja escrito numa embalagem de fluído... :wink: Alguém tem uma aí??

walter.andreis
04/07/2003, 01:38
Hehehehehehhe....
Depois do Jeep do Monge servir café quente para os passageiros, isso tudo aki virou fixinha.... ( hehehehehehehehe... brincadeira vélho..)
Cícero... esse esquema de usar válvulas esféricas o Giovani já tem no CJ dele... fui ver o preço das válvulas aki, e cada uma custa R$8,50 (!!!), uma PEQUENA diferença dos selenóides né? hehehehehehehe...
Mas os selenóides de caminhão (sistema de ar) que já ví, custam pouco mais de R$30,00, e me pareceram muito robustos..... resta saber se são NA ou NF, e se suportam o fluído... na próxima ida a Guaíra vou ver isto...

[]´s

Cícero Franco
04/07/2003, 08:10
Walter, tens a descrição destas válvulas de caminhão? Marca, modelo, etc. Eu dando uma olhada nela, posso pensar em algo.

Quanto ao assento ejetável, é barbada! Ainda mais num CJ. O negócio é assim: coloca um soquete para lâmpada dentro do tanque de combustível. Pega uma lâmpada e, com cuidado, enrola-a num pano e quebra. Mas tem que ser com uma martelada suave para não rebentar o filamento. Aí coloca a lâmpada quebrada no soquete do tanque. Liga a fiação do soquete num interruptor e daí para a bateria. Quanto tu ligares o interruptor, o sistema dispara e teu acento é ejetado!!!!

Embaraça pela simplicidade!!!!!

[]s explosivos

billj
04/07/2003, 09:22
Hehehehehehhe....

Mas os selenóides de caminhão (sistema de ar) que já ví, custam pouco mais de R$30,00, e me pareceram muito robustos..... resta saber se são NA ou NF, e se suportam o fluído... na próxima ida a Guaíra vou ver isto...

[]´s

As válvulas utilizadas em freios pneumáticos são NF e não aguentariam as pressões de um sistema hidráulico.......

Quanto esse negócio todo, é muito perigoso IMHO. Se quiser freios individuais para cada roda, acho muito mais confiável e seguro utilizar válvulas manuais de esfera. Sim, terá que puxar tubulação em vez de fio (mais trabalho, mais custo). Porém, nunca terá que passar por uma experiência de pisar no freio e então descobrir que um dos solenoides entrou em curto e fechou a passagem de fluído. :shock:

Abraços seguidores do princípio KISS,

Bill

fpandur
04/07/2003, 09:53
Quanto à pressão em um sistema hidráulico, segundo uma mensagem do Bill tempos atrás na Jipenet:

Pressão nominal de sistemas convencionais - 1500 psi = 100 bar

Isto já contando com a margem de segurança.


Como disse antes, o meu "projeto" esbarrou justamente nessa dificuldade de encontrar uma eletroválvula adequada ... :?

Abraços

Cícero Franco
04/07/2003, 10:02
Realmente é uma pressão muito alta. É o mesmo que ficar embaixo de uma cachoeira com 1.000 metros de altura! Acho, inclusive, que as válvulas solenóides que falei em outra mensagem não serviriam. O sistema ficará com um custo totalmente inviável.

Mesmo com o uso de válvulas de esfera é preciso tomar cuidado para selecional válvula de alta pressão para que elas não rebentem. E também tomar cuidado nas conexões. Qualquer problema o líquido de freio vazará e aí....

[]s pressurizados

walter.andreis
04/07/2003, 12:01
É pessoal...
Melhor deixar de lado essa história mesmo.... afinal, uma eletrovalvula para 1000psi deve ser mais cara que os 2 bloqueios ARB pro CJ... =///
Mas valew todo o papo sim, soh temos a aprender (eu aprendi 1 bocado de coisa, até como fazer assento ejetável, e sistema de alarme :shock: :D :D :D :D :D )
[]´s a todos!

monge
04/07/2003, 12:20
Walter,

E a fazer café no jeep não se esqueça :D :D :D :D :D :D :) :D :P :P :P

[]'s

Eugênio

Cícero Franco
04/07/2003, 12:34
E mate no jipe? Alguém sabe cevar e manter o montinho arrumado em trilhas???? :lol: :lol: :lol:

Já que a idéia dos freios ficou muito cara, pelo menos daria para matear...

[]s

walter.andreis
04/07/2003, 13:34
E mate no jipe? Alguém sabe cevar e manter o montinho arrumado em trilhas???? :lol: :lol: :lol:

Já que a idéia dos freios ficou muito cara, pelo menos daria para matear...

[]s

Isso o Giovani TAMBÉM deve saber!!! heehehehehheheeehehe

[]´s

alexroschneider
04/07/2003, 22:34
PESOAL NÃO SERIA MAIS FACIL ENTRAR EM CONTATO COM O DONO DO DRAGÃO DE BRASILIA ELE TEM UM SISSTEMA PARECIDO TALVEZ ELE DESSE AS DICAS FIQUEI INTERESSADO NESSA IDEIA E PODE TER CERTEZA DE UMA COISA A PRESSÃO E BEM MENOR QUE 100 BAR CITADO ACIMA VOU VER SE CONSIGO A PRESSÃO CORRETA
ABRAÇOS ALEX

Giovani
05/07/2003, 00:32
E mate no jipe? Alguém sabe cevar e manter o montinho arrumado em trilhas???? :lol: :lol: :lol:
Já que a idéia dos freios ficou muito cara, pelo menos daria para matear...


Isso o Giovani TAMBÉM deve saber!!! heehehehehheheeehehe

[]´s

:D Salve Galera!

:D Essa é fácil! Existem umas tampinhas para pôr na cuia, que seguram a erva dentro. É uma maravilha para tomar mate na viatura... :D
:D Pensando nisso, alguém podia fabricar uma garrafinha, tipo àquelas de refrigerante, que vem com tampa e canudinho. Só que num material térmico, e com uma bomba no lugar do canudinho, seria show de bola!!! :lol:

monge
05/07/2003, 00:48
Fala Giovani... já existe isso... :D :D :D


Vai na seção Arado / implentos agrícolas... hehehehehee
:P :P :P

[]'s

Eugênio

walter.andreis
05/07/2003, 00:49
Giovani,
Já tem essas paradinhas...Já usei pra fazer "TERERE", que é tipo um chimarrão gelado, mas acho q dah pra fazer de mate também....
Vo testa aki e mando o resultado ... :D :D :D


Obs.: Esse que o monge tah recomendando, de tão funcional chega a ser inacreditável.... :D :D :D :D hahaahhahaa
[]´s

Giovani
05/07/2003, 01:14
Giovani,
Já tem essas paradinhas...Já usei pra fazer "TERERE", que é tipo um chimarrão gelado, mas acho q dah pra fazer de mate também....
Vo testa aki e mando o resultado ...

:D Fala Walter!

:D Tererê é gelado... Se fizer chimarrão nesses copinhos vai sapecar a mão... :lol: :lol:

monge
12/08/2003, 01:25
Fala gente! :mrgreen:

Agora na onda do demolition jeep man (eu :roll: )

Este final de semana fui dar uma voltinha, voltinha, não disse trilha, voltinha. :lol:

No sábado furou uma mangueirinha de freio da roda dianteira esquerda, que resolvi isolando a roda pra poder trocar a mangueirinha na segunda. :cry:

Blz? Não!! :roll: freiando em 3 rodas o cilindro de freio da roda traseira esquerda não aguentou e estourou também. Blz, vamo isolar ela também, freio só do lado direito do jeep, segunda arrumo tudo. :D

Se já não bastasse o freio, o radiador fura do nada quando eu estava entrando na garagem da casa de uma amiga. Assim sem mais nem menos. Era alguma coisa que já vinha sendo corroída.

Æ eu comecei a viajar novamente no sistema de freio independente que já amplamente discutido por aqui. Mas viajei de uma maneira mais racional, nada elétrico ou complicado, simples assim.

Se ao invés de toda aquela parafernalha que foi discutido, colocasse 4 torneirinhas que suportássem a pressão do sistema e fizesse todo o encamento passando pelo painel? Daria certo esta viagem minha?

Pensem bem, as torneirinhas teriam que ter força suficiente para segurar a pressão, e assim poderíamos isolar cada roda independentemente. Seria uma boa. :D :D

Viajei muito longe???? :?:

:arrow: Importante: Esta "torneirinha" existe? :roll:

[]'s viajantes

Eugênio

Cícero Franco
12/08/2003, 08:44
Existem umas válvulas de esfera de latão que segurariam a pressão. Tem com rosca ou com bico para mangueira. Precisaria saber a dimensão, provavelmente 1/4". O que teria que ver é a vedação interna da válvula. Não sei se o material comum utilizado (buna N) agüenta o fluido de freio. Mas pode-se conseguir ´com outro material.

[]s

Giovani
13/08/2003, 21:52
Se ao invés de toda aquela parafernalha que foi discutido, colocasse 4 torneirinhas que suportássem a pressão do sistema e fizesse todo o encamento passando pelo painel? Daria certo esta viagem minha?

Pensem bem, as torneirinhas teriam que ter força suficiente para segurar a pressão, e assim poderíamos isolar cada roda independentemente. Seria uma boa. :D :D

:D Grande Eugênio!

:D Eu já falei isso por aqui, mas vamos de novo. E uso uma válvula esférica de aço inox. A medida é 1/4". Já tenho à uns 6 ou 7 anos, a mesma! Precisa durar mais?? :lol: Uso como freio estacionário, bloqueando as pinças dianteiras. :wink:
:D Bom, um amigo meu fez esse sistema, independente nas 4 rodas. Duas coisas: válvulas de latão não são adequadas e os flexíveis devem ser de 3 lonas ou mais. Ou seja, não tão flexíveis assim... Ou se der usar tubos em tudo! O que acontece: se vc observar os flexíveis, no momento em que se pisa no freio, vc vai ver eles se "contorcendo". Isso diminui o poder de frenagem. Então com uma "maçarocada" de flexíveis, vc não terá um freio eficiente. :wink:
[]'s

mr.robles
14/08/2003, 10:29
Olá pessoal!!! :D

Realmente a idéia das solenóides é excelente, e ela tem que ser normalmente aberta NA, pois somente irá se fechar quando o solenóide for acionado.

Estou procurando na revista NEI, algum fabricante que tenha uma válvula para esta aplicação

Já volto!!! :D

Cícero Franco
14/08/2003, 11:00
Podes tentar os seguintes fabricantes:

Multicoil: multicoil@multicoil.com.br c/ Mauro

Thermoval: contato@thermoval.com.br c/ Maria Lúcia

Ascoval: helio.machado@ascoval.com.br c/ Hélio


O detalhe é que estas válvulas são bem carinhas.

[]s

mr.robles
14/08/2003, 11:09
Realmente são, as mais baratas seriam para aplicação pneumática, porém não dá para usar.

Talvez a ascoval tenha o melhor preço e a qualidade é tbm excelente.

Vou procurar com um amigo que tem uma revenda Bosch Rexroth, pois eles trabalham com hidráulica, outra possibilidade é ver em peças de empilhadeira se possuem válvulas seletoras que podemos aplicar a isto. :)

Nunca desistindo 8)

Mauro B.
18/08/2003, 00:38
Oi pessoal !!!

Olhem o mesmo esquema que vcs estão falando no site http://www.natal4x4.hpg.ig.com.br/sbs.htm . Achei tri legal o nome que o cara deu: SBS - Sistema de Bloqueio Seletivo. Vamos adotar esse nome SBS para designar esse assunto !

Espero ter ajudado

[]'s

walter.andreis
18/08/2003, 02:14
Oi pessoal !!!

Olhem o mesmo esquema que vcs estão falando no site http://www.natal4x4.hpg.ig.com.br/sbs.htm . Achei tri legal o nome que o cara deu: SBS - Sistema de Bloqueio Seletivo. Vamos adotar esse nome SBS para designar esse assunto !

Espero ter ajudado

[]'s

Aeeee Mauro!!!
Do fundo do baú hein!!!??
Era este mesmo o site que eu tinha visto, e pensei que o nome era Controle de Freio Individual! Dãããhhh!!! hehheehhe :P
Vou cadastrar novamente no meus favoritos pra naum perde-lo...
Valew!
[]´s

Cícero Franco
18/08/2003, 09:55
Acho melhor utilizar válvulas de esfera manuais mesmo. Claro que inox é melhor. Minha dúvida é quanto ao material de vedação. Deve ser resistente ao fluido de freio. E não sei se os anéis de buna N são. Válvulas solenóides são bem mais caras, embora tenha como vantagem colocá-las próximas ao sistema de freio e colocar as chaves no painel.


[]s

mr.robles
18/08/2003, 11:06
Tbm acho que o custo será bem menor utilizando-se válvulas de bloqueio tipo esfera, com vedação em teflon e anilhas de cravamento. Mas o material poderia ser em latão mesmo, a não ser pela estática. A diferença de preço é enorme!!! :?

O Edson, da empresa Premiere de SP tem esses produtos vários outros para controle, o telefone dele é 11-3044-7730. 8)

Abraços

Cícero Franco
18/08/2003, 11:23
Com rosca de 1/4" ou bico para mangueira? O que achas que seria melhor?

[]s

walter.andreis
18/08/2003, 11:38
Com rosca de 1/4" ou bico para mangueira? O que achas que seria melhor?

[]s

Rosca 1/4 para encaixe da tubulação.. :wink:
[]´s

mr.robles
18/08/2003, 12:07
O nome que se dá e por anilha de cravamento, é um sistema que pega direto na tubulação, ok?
:D

walter.andreis
18/08/2003, 12:10
O nome que se dá e por anilha de cravamento, é um sistema que pega direto na tubulação, ok?
:D

Hmm... acho que não entendi direito a sua colocação... :) :) :)
Pode explicar melhor Mr. Robles?
[]´s

Stephan Spremberg
21/08/2003, 14:17
Galera !
Muitos me conhecem da Jipenet, os que não, sou o Stephan de Pindamonhangaba - SP. Tenho um CJ5 4.1 mpfi e meu primo tem hoje o meu 4.3 V6 com esse sistema que vc falam.
A teoria com válvulas de inox etc fuinciona muito bem, o freio de estacionamento também, bloqueio idem mas a pressão se perde um pouco com o tempo (eu já destuí um portão por confiar 100% no sistema!)
Quanto ao acionamento em vez de passar a tubulação para dentro do painel (o que é um trampo) coloquem válvulas de 1/4 de volta e acionem elas com um comando de afogador (com lampadinha e tudo !) fica 100% e bonito/prático. :idea:

Giovani
21/08/2003, 20:25
A teoria com válvulas de inox etc fuinciona muito bem, o freio de estacionamento também, bloqueio idem mas a pressão se perde um pouco com o tempo (eu já destuí um portão por confiar 100% no sistema!)
Quanto ao acionamento em vez de passar a tubulação para dentro do painel (o que é um trampo) coloquem válvulas de 1/4 de volta e acionem elas com um comando de afogador (com lampadinha e tudo !) fica 100% e bonito/prático. :idea:

:D Grande Stephan!

:D Realmente perde um pouco de pressão, mas só quando o sistema está quente. Se vc deixa esfriar e então aciona, não solta meeesmo!!! :wink:
:D Brilhante idéia, essa do afogador!!! Se soubesse disso uns 7 anos atrás, teria feito no meu jeep... :lol:
[]'s

Thiago Rodeghel
21/08/2003, 23:20
:D Grande Stephan!

:D Realmente perde um pouco de pressão, mas só quando o sistema está quente. Se vc deixa esfriar e então aciona, não solta meeesmo!!! :wink:
:D Brilhante idéia, essa do afogador!!! Se soubesse disso uns 7 anos atrás, teria feito no meu jeep... :lol:
[]'s


Fala Aí Giovani :D

Outro dia tava vendo uma Band. com freio a ar do próprio caminhão 608, tava com um sistema de bloqueio nas 4 a ar. Não pude ver como ficou a instalação do compressor, mas será que ficaria viável no CJ5 :?: Tinha tbm os botões no painel tudo bem feito. Mas acho que para quem usa hidrovacuo acho q não seria viável adaptar um sistema desses. Me parece um sistema fácil de adaptar, vc já chegou a ver :?:

FLW Valeu :lol:

Giovani
21/08/2003, 23:48
Outro dia tava vendo uma Band. com freio a ar do próprio caminhão 608, tava com um sistema de bloqueio nas 4 a ar. Não pude ver como ficou a instalação do compressor, mas será que ficaria viável no CJ5 :?: Tinha tbm os botões no painel tudo bem feito. Mas acho que para quem usa hidrovacuo acho q não seria viável adaptar um sistema desses. Me parece um sistema fácil de adaptar, vc já chegou a ver :?:

:D Grande Thiago!

:D O que já estão fazendo... :roll: Não vi ainda. Mas essa Band, tem os 2 sistemas ou só o ar?? Creio que só seja viável instalar 1 deles.
:D Quanto à instalar no CJ, tudo é possível! Resta saber se compensa ($$). :wink: E também QUEM irá fazer o serviço... Com freio não se brinca! :wink:
[]'s

Thiago Rodeghel
22/08/2003, 00:05
Outro dia tava vendo uma Band. com freio a ar do próprio caminhão 608, tava com um sistema de bloqueio nas 4 a ar. Não pude ver como ficou a instalação do compressor, mas será que ficaria viável no CJ5 :?: Tinha tbm os botões no painel tudo bem feito. Mas acho que para quem usa hidrovacuo acho q não seria viável adaptar um sistema desses. Me parece um sistema fácil de adaptar, vc já chegou a ver :?:

:D Grande Thiago!

:D O que já estão fazendo... :roll: Não vi ainda. Mas essa Band, tem os 2 sistemas ou só o ar?? Creio que só seja viável instalar 1 deles.
:D Quanto à instalar no CJ, tudo é possível! Resta saber se compensa ($$). :wink: E também QUEM irá fazer o serviço... Com freio não se brinca! :wink:
[]'s

Então, tava usando o sistema a ar só. Acho q nem teria como colocar os dois :roll: Digamos colocar isso no Jeep, onde colocar o compressor :?: Teria q ser no cofre do motor certo :?: Mas acho que com esse sistema a ar, é mais simples para instalar, pq vc usa praticamente tudo dos caminhões. Agora QUEM para fazer o serviço como vc mesmo disse é complicado. :shock:

Giovani
22/08/2003, 00:12
Digamos colocar isso no Jeep, onde colocar o compressor :?: Teria q ser no cofre do motor certo :?:

:D Fala Thiago!

:D Onde colocar é o de menos... Põe onde tiver lugar... Mas veja bem, a tomada de ar deve ser devidamente "canalizada", como o Snorkel. Senão vai entrar água nas trilhas... :wink:
:D Se essa Band estiver "à mão" confira os detalhes, inclusive os cilindros de roda... :wink:
[]'s

elias flato
29/10/2005, 13:54
Alguem por aí instalou esse sistema?

Obrigado!

ortiz
30/10/2005, 12:53
Olas, to gostando das ideias......Sthefan, quantos e onde vc colocou os afogadores(qual lado do painel ou em outro .lugar) e sua chaves Giovani, quantas e onde foram colocadas? Aquele sitema de freio de mao duplo (gurgel) alguem ja usou?????? Que sistema e este citado do gurgel carajas?
valeu

Giovani
30/10/2005, 17:15
e sua chaves Giovani, quantas e onde foram colocadas?

No meu Jeep só tem uma, que bloqueia o freio dianteiro. Está embaixo do painel no lado esquerdo do volante.
Um amigo meu instalou 4, uma para cada roda, no mesmo lugar.
Também pode ser instalado mais próximo ao banco, no lado esquerdo, entre o banco e a porta. :concordo:

[]'s