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Ver Versão Completa : Preparando um Troller para a trilha



xalande
07/03/2009, 12:10
Estou preparando um Troller 2006 para trilhas e gostaria de receber indicações do que deve ser modificado para melhorar a performance dele, principalmente em erosões. Pneus 33 ou 35", Tamanho apropriado dos calços? Alguma modificação na suspensão como barra estabilizadoras, etc? Hoje ele está com pneus 31" BF Mud, mas o diferencial arrasta em qualquer facão. Obrigado pelas dicas

andres-tavares
07/03/2009, 14:25
Oi xalande ... eu tambem estou com um t4 com 31" bf e arrastra sempre...

Para melhorara a performance coloca 33" e so com isso a diferenca eh grande ... para mehlorar mais ainda coloca uns calcos de 2" o que te dara mais altura e vai mehorar os angulos de ataque, saida e angulo centra... alem disso pode tirar as barras estabilizadoras e colocar amortecedores de maior curso, bloqueios de diferencial, etc

Eu quero colocar 33" mas uns calcos de uns 5 cm e eu tenho certeza que a diferenca vai ser do ceu a terra porque ja vi em pessoa diferenca na trilha entre 31 vs 33 e eh muita coisa ... agora se gostar de fazer trilhas extremas coloca 35 de uma vez, so que ai precisa mexer em algumas coisinhas.

Isso contando que voce ja tenha guincho e snorkel.

Renato Fraga
07/03/2009, 23:07
Concordo com as dicas.

O que mata o Troller é a pouca amplitude da suspensão. E isso é relativamente fácil de ser melhorado.

Mas eu não colocaria calços nas molas nem mesmo removeria a barra estabilizadora.

Em relação à barra estabilizadora, um "Quick Disconect" seria mais interessante para manter a segurança no On-Road. E basta soltar apenas um lado para obter resultado.

Com realção às molas, eu colocaria molas mais compridas ao invés de colocar calços. Compatível com o Troller, existem algumas no mercado, porém a mais comprida de todas é a do Del Rey (antes do motor AP, enquanto usava so motores CHT). Tem cerca de 50cm de comprimento, porém é muito branda. Eu utilizo essas molas na trazeira da minha Dakota que está equipada com eixos Troller bem como os demais componentes da suspensão, mas estão reforçadas por molas do gol caixinha que entram dentro da mola maior, assim tenho amplitude e carga apartir de uma certa altura. Ficou ótimo. Fica a dica para uma possível experiência. Talvez na trazeira do Troller essas molas sozinhas dêem conta. Na dianteira, pelo peso do motor pode ser necessário a combinação das 2 molas. Vejam que fazendo desta forma , com essas molas, ganha-se amplitude, mas não ganha muita altura em relação ao original, o que é o mais correto.

Em relação aos amortecedores, o mais longo que encontrei com carga satisfatória foi o trazeiro da F250. Acredito que o trazeiro das últimas S10 sejam até maiores que os que citei anteriormente. A dificuldade, é que o Troller originalmente utiliza amortecedores com olhais muito grandes, apresentando parafusos muito calibrosos. Isso dificulta um pouco as adaptações, mas no meu caso eu confeccionei uma pequena bucha de aço e vestí a mesma dentro do suporte do amortecedor no eixo. Com isso pude utilizar parafusos compatíveis ao amortecedor. Se tiver mais condição de investir, a Kamonseki confecciona amortecedores sob medida a um custo de R$430,00 cada. Detalhe é o ajuste dos batentes da suspensão que devem ser posicionados de forma que nem amortecedor nem mola cheguem ao seu fim de curso.


Agora um detalhe muitíssimo importante a ser discutido, é que se você incrementar muita altura ao seu Troller, pode ter problemas com a geometria da direção e do cardã trazeiro.
Pelo fato da suspenção apresentar links simples, ao levantar a suspensão pode se anular o ângulo do cáster dificultando a dirigibilidade, e ainda modificar o ângulo de trabalho do cardã trazeiro adquirindo vibrações.
Se o aumento da altuda da suspensão for desejado, deverá ser realizado algumas alterações nos links, nada muito complicado, eu fiz isso na minha Dakota.


Abraços a todos

abreu
08/03/2009, 01:07
Depende muito do tipo de trilha que você quer fazer...

Para mim, pneu 33" é o pneu ideal para o Troller.
O 31" é pequeno e o 35" tem que mexer na relação do carro...

Uma sugestão é usar pneus 33" mud com calços de 1,5" na trazeira e 1" na dianteira.

Se estiver afim de mexer na relação dos diferenciais, ai vai de 35"...
Eu tenho muita vontade de bota-los, mas infelizmente a garagem do meu predio não permite.

Bem, depois dos pneus vem um bom guincho.
Depois bloqueios de diferencial.

Meu Troller hoje está exatamente assim.
Vai muito bem na trilha. Os bloqueios aliados aos pneus Mud 33", dão muita tração ao carro.
E o guincho te dá aquela segurança de que mesmo que algo de errado, você vai sair do buraco!

Abraços.

xalande
08/03/2009, 11:24
Obrigado pelas informações valiosas pois não sabia da necessidade de mudar a relação para pneus 35" . Quanto as modificações, vcs tem algum mecânico para indicar que possa fazer as modificações de: Colocar os calços, Bloqueio e mexer nas barras com um "Quick disconect". Abs Xalande

Thunder_ot
08/03/2009, 12:49
Xalande, realmente com os pneus 35" e relação original o carro sai muito devagar. No meu caso coloquei bicos 30% e trocarei a relação (está na estante me olhando agora) por uma 4,56:1. Aí sim deve ficar muito bom... mas só com os bicos já melhoou muito.
Abs

andres-tavares
08/03/2009, 14:23
Muito interessante sua resposta Renato

-Eu conheco esse sistema de quick disconnect, mas os conheco comprando o kit pronto so para jeeps, vale uns 150 dolares para cada barra, para troller nunca vi ... voce fez em alguma oficina ou comprou? ... eu tenho muito interesse nisso.

-Ate que altura eu posso levantar meu troller na trazseira sem que ele de problemas no carda?

-Eu queria levantar com calcos 5 cm atras e uns 4 cm na frente, so que acredito que 1cm de diferenca seja pouco e vai ficar ainda com a bunda caida entao penso em colocar 6 cm atras e 4 cm na frente .... sera que da certo?

-O que voce fez nos links para corregir o angulo do cardao?

-Eu tive uma ideia para nao ter que mexer nos links dianterios (se for preciso).. para corregir o caster no meu antigo carro (toyota landcruiser) eu utilizava uns "bushings" que nao tinham o buraco no meio para assim dar uns 2-3 graus ao caster e corregilo, naquele carro para cada polegada o caster tinha que ser corregido aprox. 1 grau ... aqui o que falo

no final deste link sai como instalam os "bushings" que corrigem o caster dianteiro dessa toyota

http://www.sleeoffroad.com/technical/tz_ome.htm (http://www.sleeoffroad.com/technical/tz_ome.htm)

http://www.man-a-fre.com/parts_accessories/casterbushings.htm (http://www.man-a-fre.com/parts_accessories/casterbushings.htm)

Acredito, caso o troller use bushings tambem, que seja possivel que alguem faca estas pecas e assim a gente poderia levantar mais nossos trollers e corregir o caster deles sem problema sem ter que mexer em nada. .. mas eh so uma ideia.


Agradeco desde ja


[] 's curiosos e ansiosos

AKPG
08/03/2009, 14:46
Muito interessante sua resposta Renato

-Eu conheco esse sistema de quick disconnect, mas os conheco comprando o kit pronto so para jeeps, vale uns 150 dolares para cada barra, para troller nunca vi ... voce fez em alguma oficina ou comprou? ... eu tenho muito interesse nisso.

-Ate que altura eu posso levantar meu troller na trazseira sem que ele de problemas no carda?

-Eu queria levantar com calcos 5 cm atras e uns 4 cm na frente, so que acredito que 1cm de diferenca seja pouco e vai ficar ainda com a bunda caida entao penso em colocar 6 cm atras e 4 cm na frente .... sera que da certo?

-O que voce fez nos links para corregir o angulo do cardao?

-Eu tive uma ideia para nao ter que mexer nos links dianterios (se for preciso).. para corregir o caster no meu antigo carro (toyota landcruiser) eu utilizava uns "bushings" que nao tinham o buraco no meio para assim dar uns 2-3 graus ao caster e corregilo, naquele carro para cada polegada o caster tinha que ser corregido aprox. 1 grau ... aqui o que falo

no final deste link sai como instalam os "bushings" que corrigem o caster dianteiro dessa toyota

http://www.sleeoffroad.com/technical/tz_ome.htm (http://www.sleeoffroad.com/technical/tz_ome.htm)

http://www.man-a-fre.com/parts_accessories/casterbushings.htm (http://www.man-a-fre.com/parts_accessories/casterbushings.htm)

Acredito, caso o troller use bushings tambem, que seja possivel que alguem faca estas pecas e assim a gente poderia levantar mais nossos trollers e corregir o caster deles sem problema sem ter que mexer em nada. .. mas eh so uma ideia.


Agradeco desde ja


[] 's curiosos e ansiosos
Um bom par de bloqueios resolve boa parte dos problemas do Troller.

Segue minha receita para um Troller ficar bom na trilha e bom para usar no dia-a-dia:
- Bloqueio ARB nos dois eixos;
- Pneu 35 em rodas tala 8. (Se usar tala 10, suas laterais irão agradecer bastante).
- Calço de 3 cm no eixo dianteiro e 3,5 no eixo traseiro
- Relação 4,56 ou 4,88
- Um bom guincho (seja elétrico ou seguindo a receita do AbreU, talvez hoje eu colocaria um hidráulico)

Com isto, vc vai fazer o Camel no FDS e na segunda-feira pode usar o carro para ir trabalhar....

JORGE DELMANTO
08/03/2009, 19:31
Srs;

Acompanhando o topico, vi o interesse de vcs na colocação de um "Quick Disconect" nas bieletas, para aumento de curso de suspensao.

Infelizmente no troller nao ha como fazer isso com segurança.

No Wrangler - assim como no JPX - a barra estabilizadora passa por baixo do radiador, ou seja, desconectando as bieletas ela fica solta, mas em posição onde nada pode pegar , entortar, ou danifica-las.

Já no Troller ela é fixada acima dos eixos, e a retirada das bieletas faz com q elas fiques soltas, com as pontas soltas, correndo risco de numa trilha serem danificadas, ou pior, danificar o carro em si!

No Troller , ou vc tira o conjunto todo - estabilizadora e bieletas - ou nao tira!!!

Abç

Advolouco
08/03/2009, 19:42
:dance: não pode esquecer de: um cooler com agua, cerveja ou wisk, gelo e pode ter vodk tb, sanduiches e tira gosto, para alguns cigarro(mais de 1 maço), lanterna e 1 celular com bateria cheia, e quando quebrar, nao pode esquecer de ter uma Boa desculpa quando chegar em casa:smile::smile::smile:


Abraços, desculpem se não gostarem, mas foi uma coisa que para mim nunk pode faltar!!!

Renato Fraga
08/03/2009, 21:44
Bom, como eu já disse anteriormente, na minha opinião o que mata o Troller é o curso limitado na suspensão.





andres-tavares: Muito interessante sua resposta Renato

-Eu conheco esse sistema de quick disconnect, mas os conheco comprando o kit pronto so para jeeps, vale uns 150 dolares para cada barra, para troller nunca vi ... voce fez em alguma oficina ou comprou? ... eu tenho muito interesse nisso.


JORGE DELMANTO Srs;

Acompanhando o topico, vi o interesse de vcs na colocação de um "Quick Disconect" nas bieletas, para aumento de curso de suspensao.

Infelizmente no troller nao ha como fazer isso com segurança.

No Wrangler - assim como no JPX - a barra estabilizadora passa por baixo do radiador, ou seja, desconectando as bieletas ela fica solta, mas em posição onde nada pode pegar , entortar, ou danifica-las.

Já no Troller ela é fixada acima dos eixos, e a retirada das bieletas faz com q elas fiques soltas, com as pontas soltas, correndo risco de numa trilha serem danificadas, ou pior, danificar o carro em si!

No Troller , ou vc tira o conjunto todo - estabilizadora e bieletas - ou nao tira!!!

Abç



Em relação ao quick disconect, existem kits para os mais diversos veículos, porém para o Troller não existe nada pronto.
A minha solução foi substituir o parafuso inferior da bieleta, aquele próximo à barra estabilizadora, por uma "blocagem", dispositivo utilizado em bicicletas para prender o selim e as rodas. Este permite remover a fixação sem a necessidade de nenhuma ferramenta. Dessa forma eu só desloco a bieleta em direção à longarina (pra tirá-la do caminho) e já basta.

Veja que soltando apena um lado, o dispositivo já fica nulo, deixando o eixo livre, sem oferecer risco algum.



andres-tavares:
-Ate que altura eu posso levantar meu troller na trazseira sem que ele de problemas no carda?

Precisamente, em números, não sei te dizer, mas se depois que você aumentar a altura da suspensão perceber que existe uma vibração principalmete quendo acelerar, pode saber que vem do cardã.



-Eu queria levantar com calcos 5 cm atras e uns 4 cm na frente, so que acredito que 1cm de diferenca seja pouco e vai ficar ainda com a bunda caida entao penso em colocar 6 cm atras e 4 cm na frente .... sera que da certo?

Dá certo sim se você quizer apenas incrementar altura. Se deseja melhorar o curso da suspensão, não vai mudar nada, pode até piorar pois estará enstrangulando os amortecedores. O correto para não perder em nada quando calçar as molas é passar a mesma dimensão do calço para o amortecedor, mudando sua fixação.



-O que voce fez nos links para corregir o angulo do cardao?

O ângulo foi corrigido cortando a solda, separando as duas barrar do link, e soldando-as na nova posição.



-Eu tive uma ideia para nao ter que mexer nos links dianterios (se for preciso).. para corregir o caster no meu antigo carro (toyota landcruiser) eu utilizava uns "bushings" que nao tinham o buraco no meio para assim dar uns 2-3 graus ao caster e corregilo, naquele carro para cada polegada o caster tinha que ser corregido aprox. 1 grau ... aqui o que falo


Sim, você se refere a uma bucha com furo excêntrico. Conforme a posição você consegue corrigir a angulação.
Na minha opinião, eu não mecheria nas buchas. Apesar do Troller ter uma bucha bem grande em diâmetro, o que daria uma margem bem grande de regulagem, trata-se de uma bucha bem resistente, praticamente livre de manutenção e que qualquer modificação poderia colocar essa resistência em jogo.

O mais indicado na minha opinião seria a confecção de rosca na barra menor do link para dar margem a qualquer regulagem necessária, algo parecido com o que existe na barra de direção, mas devidamente dimencionado para o serviço.


AKPG:
Um bom par de bloqueios resolve boa parte dos problemas do Troller.

Segue minha receita para um Troller ficar bom na trilha e bom para usar no dia-a-dia:
- Bloqueio ARB nos dois eixos;
- Pneu 35 em rodas tala 8. (Se usar tala 10, suas laterais irão agradecer bastante).
- Calço de 3 cm no eixo dianteiro e 3,5 no eixo traseiro
- Relação 4,56 ou 4,88
- Um bom guincho (seja elétrico ou seguindo a receita do AbreU, talvez hoje eu colocaria um hidráulico)

Com isto, vc vai fazer o Camel no FDS e na segunda-feira pode usar o carro para ir trabalhar....

É, você está bem certo na sua receita, mas veja que o custo total disso é bem alto. É certo que o resultado que um bloqueio oferece é inigualável, equipamento nenhum se iguala, mas tenho certeza que substituição de molas e amortecedores sai bem mais barato e também vai melhorar muito o desempenho chegando até a poupar o equipamento. Quanto mais tempo os pneus tocarem o solo, mais tração, e menos esforço aos diferenciais e semi eixos. Mas pode ser que você não consiga vencer certos obstáculos que um carro equipado apenas com bloqueios venceria.


Advolouco:
Não pode esquecer!!!!!!!!!

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não pode esquecer de: um cooler com agua, cerveja ou wisk, gelo e pode ter vodk tb, sanduiches e tira gosto, para alguns cigarro(mais de 1 maço), lanterna e 1 celular com bateria cheia, e quando quebrar, nao pode esquecer de ter uma Boa desculpa quando chegar em casa


Abraços, desculpem se não gostarem, mas foi uma coisa que para mim nunk pode faltar!!!

Hehehehe, certamente esta foi a sugestão mais sábia de todas, hehehehehehe, principalmente na parte que se refere na "boa desculpa pra quando chegar em casa" hahahaha !!!!!!!!!!!!!!

Fotos da tal da "Blocagem" de bicicleta que eu uso como "quick disconect"

Abraços a todos

Cesar (ºlllº)
08/03/2009, 22:25
Fala pessoal,

Já tive um Troller com bloqueio, guincho, pneus 33 recap, etc...
O problema maior é levantar o bicho para colocar os 35 ou maior e quick disconect, espero que os próximos projetos da Ford eles levem isso em consideração.
Na época fiz algumas pesquisas com o pessoal (Trilha Master e Garra 4x4) e eles possuem algumas saídas bem interessantes e sem perder segurança no on-road, porém precisa estar com tempo ($$$$) para isso, sem falar que o carro já é difícil de vender, muito descaracterizado então fica mais difícil ainda.

Em minha opinião tente colocar os 35, pois hoje em dia trilhas médias já estão dando muito trabalho para os 33 e o troller é um carro pesado. O quick-disconect também muda muito o desempenho nas erosões.

Lembrando que um jipe com bloqueios fica outro carro, os ARB são muito bons porém são bem caros, aqui no Brasa temos o Macrotorque que tem um bom desempenho e os caras trabalham bem, este será o próximo ítem de meu carro, mas devo optar pelos ARB's.

Agora o mais importante que posso te falar é leve seu troller para as trilhas e com o tempo vai melhorando de acordo com suas necessidades, este carro aguenta muita porrada é realmente um valentão.

Espero ter ajudado meu brother.

Valeu.

Christian
09/03/2009, 00:06
[quote

Fotos da tal da "Blocagem" de bicicleta que eu uso como "quick disconect"

Abraços a todos[/quote]


interessante sua solução pro "quick disconect" tem fotos do conjunto montado?

o grande problema da barra livre é no eixo traseiro que fica facil enroscar em pedras e tocos... eu tinha pensado em algo como uma "roda livre "
no meio da barra....

nos Wrangler 2007 existe um dispositivo eletromagnetico que desliga a barra dianteira tipo uma roda livre eletrica.... seria a solução ideal pro Troller

Christian

T4 2007
Full ARB + Ensimec axles / Grabber MT 35' / Reiko Ultimate....

Renato Fraga
09/03/2009, 00:52
Infelizmente não tenho fotos do conjunto montado. Na verdade essa peça da foto nem é a que eu estou usando. Essa eu tirei da minha bicicleta só pra fazer as fotos, mas a que está no carro é igual.

Em relação ao que você questionou de a barra ficar solta e enroscar em pedras e tocos, te digo que é bem pouco provável. Até agora nunca aconteceu nada do tipo comigo, e nem mesmo algo parecido. Lembre mais uma vez que a bieleta é solta apenas de um lado, no meu caso eu só solto do lado esquerdo.

O sistema com roda livre não é possivel instalar no esquema original do Troller. As barras ficando presas ao eixo, dificulta qualquer adaptação do tipo. Sem mudar o sistema das barras, somente mexendo com as bieletas para obter o resultado desejado.

Para dar um "plus" no esquema que fiz, basta soltar ambos os lados e prender a barra junto ao link para que não fique exposto e se enrosque de acordo com o seu receio.


A verdade é uma, não adianta querer fazer nada complexo, pois a solução é muito mais simples que parece.


Abraços

ojaneri
09/03/2009, 07:07
Srs;

Acompanhando o topico, vi o interesse de vcs na colocação de um "Quick Disconect" nas bieletas, para aumento de curso de suspensao.

Infelizmente no troller nao ha como fazer isso com segurança.

No Wrangler - assim como no JPX - a barra estabilizadora passa por baixo do radiador, ou seja, desconectando as bieletas ela fica solta, mas em posição onde nada pode pegar , entortar, ou danifica-las.

Já no Troller ela é fixada acima dos eixos, e a retirada das bieletas faz com q elas fiques soltas, com as pontas soltas, correndo risco de numa trilha serem danificadas, ou pior, danificar o carro em si!

No Troller , ou vc tira o conjunto todo - estabilizadora e bieletas - ou nao tira!!!

Abç

Eu tambem tentei fazer um quick disconnect mas desisti. Acabei tirando a barra toda e ando até hoje sem ela sem fazer falta (quando quero, posso corrigir um pouco na pressao dos Ranchos de trás).

Ahh, e se for fazer quick disconnect, tem que ser das duas bieletas, pois se tirar só uma, a outra ponta ligada ao chassi e ao eixo vai continuar limitando (menos, mas vai).

JapaTroller
09/03/2009, 09:48
Eu axo que o troller pra ficar bom de trilha num precisa de muita coisa! Usando um bom pneu e levantando um pouco já faz um belo estrago. Concerteza um bloquei faz muita diferença, alias é minha proxima aquisição! hehehe , No meu mesmo troquei os pneus , levantei 2,5", coloquei os ranchos e coloqui o kit da ensimec na traseira, e ta com um guincho eletrico!! To muito satisfeito do jeito que ele tá!! Valeu

Renato Fraga
09/03/2009, 11:10
Ahh, e se for fazer quick disconnect, tem que ser das duas bieletas, pois se tirar só uma, a outra ponta ligada ao chassi e ao eixo vai continuar limitando (menos, mas vai).

Discordo completamente.

A barra só funciona se estiver ligada aos dois lado. Se um lado apenas estiver solto ela perde totalmente a funçao. Portanto, não vai oferecer resistência nenhuma, não vai limitar nada.

Veja as fotos da minha Dakota no teste RTI com uma empilhadeira. Acha que a barra estabilizadora solta em apenas um lado tá limitando algo?????

Na verdade o Troller com seus amortecedores originais nem consegue amplitude igual a que consegui !!!!!


Faça um teste, solte um lado e veja, vai ver que não estou falando besteira !!!!!!!!!!


E como já falei antes, é muito mais fácil do que parece, não adianta querer complicar.

Abraços a todos

JORGE DELMANTO
10/03/2009, 19:04
Renato,

1) Acho q o Ojanieri está certo.

Imagine-se num lugar com eroses, onde passará em X.

Desconectando apenas uma bieleta, vc certamente terá uma abertura maior da suspensao deste lado, eis que nao estará limitada pela bieleta. A outra roda estrá para cima, sem limite pela bieletaa mas sim pelas molas ou batentes.

Neste caso, de uma bieleta solta apenas, ao passar com a outra roda, a suspensao continuará limitada pela bieleta, nao abrindo como do outro lado, mantendo o curso original.

2) Quando me referi à impossibilidade de tirar apenas as bieletas do troller, com um sistema "quick disconect" estava me referindo ao fato da barra ficar solta, pendente...

Obviamente q tirando uma das bieletas apenas, isso nao ocorrerá, mas vc tb nao terá o curso desejado.

3) Por que nao por bieletas maiores? Exatamente pela posição q a barra fica, tb causa limitação no tamanho delas, q se forem muito grandes, farao com q a bvarra pegue no eixo!

4) Solução: Criar uma barra diferente, copiando os wrangles e JPX; ou ainda andar sem (perigoso sim)...mas vcs verao q nao é tao diferente a forma de direção!


Abç

andres-tavares
10/03/2009, 19:42
E tirando uma so? acredito que melhoraria o desempnenho e nao seria tao perigoso no dia dia ... alis, que em SP se passa mais tempo no trafico no que na estrada ... e se for devagar acho que nao vai ter problemas, se for fazer rally ai sim...

Entao se for tirar uma barra so adianta?, qual seria melhor tirar perdendo menos estabilidade? dianteira ou traseira?

eu acho que melhor tirar a dianeteira, estou certo?

abs

Renato Fraga
10/03/2009, 20:45
JORGE DELMANTO:

Renato,

1) Acho q o Ojanieri está certo.

Imagine-se num lugar com eroses, onde passará em X.

Desconectando apenas uma bieleta, vc certamente terá uma abertura maior da suspensao deste lado, eis que nao estará limitada pela bieleta. A outra roda estrá para cima, sem limite pela bieletaa mas sim pelas molas ou batentes.

Neste caso, de uma bieleta solta apenas, ao passar com a outra roda, a suspensao continuará limitada pela bieleta, nao abrindo como do outro lado, mantendo o curso original.

2) Quando me referi à impossibilidade de tirar apenas as bieletas do troller, com um sistema "quick disconect" estava me referindo ao fato da barra ficar solta, pendente...

Obviamente q tirando uma das bieletas apenas, isso nao ocorrerá, mas vc tb nao terá o curso desejado.


andres-tavares E tirando uma so? acredito que melhoraria o desempnenho e nao seria tao perigoso no dia dia ... alis, que em SP se passa mais tempo no trafico no que na estrada ... e se for devagar acho que nao vai ter problemas, se for fazer rally ai sim...

Entao se for tirar uma barra so adianta?, qual seria melhor tirar perdendo menos estabilidade? dianteira ou traseira?

eu acho que melhor tirar a dianeteira, estou certo?

abs

Meu amigos, confiem no que eu estou falando. Eu já fiz essa experiencia.

Vejam nas fotos que tenho da Dakota no meu álbum (http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?u=4581)(clique aui, é um link). Lembrem-se que as bieletas estão soltas do lado esquerdo, e reparem na abertura da suspensão do lado direito onde as bieletas estão presas. A barra fica totalmente sem ação solta de um lado apenas. É como se não estivesse ali. E vejam que na minha Pick Up tenho curso muito maior que o Troller devido aos amortecedores e não existe limitação nenhuma prococada pela barra ou mesmo as bieletas.

Mas se o problema é esse, solta dos dois lados. Basta "amarrar" a barra junto ao link que ela não vai ficar caida e não vai atuar também. Vai ter mais trabalho pro mesmo resultado.

Agora removendo a barra inteira, a trazeira apenas muda pouco o comportamento do carro no asfalto e na trilha oferece uma amplitude maior na trazeira, mas a dianteira continuando ligada, vai trabalhar menos ainda. Imagine num X, com as duas barras, ambas atuando, a tarefa estará dividida. Como a barra dianteira é mais forte apesar da frente ser mais pesada, ela vai puxar o carro pra frente, resultando que a trazeira vai abrir, mas a dianteira vai tarbalhar menos ainda, inclinando o veículo inteiro.

Por esse raciocínio, se manter a barra trazeira talvez a suspensão dianteira fique obrigada a trabalhar mais, o que pode dar um resultado melhor quando o carro ataca um obstáculo.

Exemplo: Vejam que nas minhas fotos, quando a Dakota está erguida pela dianteira, a suspensão dianteira pouco trabalha, se encolhe pouco do lado mais alto devido o fato de a trazeira ter mais facilidade de abrir. No meu caso isso está acontecendo porque as molas não estão devidamente dimencionadas na ocasião das fotos. Se mantivesse a barra trazeira ligada, aplicaria mais força na dianteira obrigando o chassi torcer-se mais, a suspensão dianteira trabalhar mais ou ainda o indesejável , erguer a roda trazeira do chão. Vejam que quando erguida pela trazeira isso também acontece, mas as molas se comprimem mais que no caso da dianteria. Esse resultado visto nas fotos ainda não me agradou, mas está sendo corrigido recalibrando as molas.

Mas voltando a falar da barra trazeira, manter apenas ela pode deixar o carro mais instável, podendo inclusive aumentar a tendencia ao carro "sair de trazeira". Na trilha, pode ser que tenha um resultado mais satisfatório que a configuração original.

Deixando apenas a dianteira o carro mudará muito pouco seu comportamento, tendendo mais a "sair de frente". Mas na trilha, acredito piorar o desempenho comparando à configuração original.

Portanto mais uma vez eu insisto, testem antes de contestar. Eu já fiz isso e estou passando essa experiência a vocês.


E como já falei antes, é muito mais fácil do que parece, não adianta querer complicar.

Grande abraço a todos

Fernando Pasqualino
29/06/2009, 15:13
Galera estou preparando meu primeiro troller para fazer trilhas, até agora só troquei os pneus originais por um BF AT 33''.

Esta semana colocarei um quebra-mato e snorkel.

O que mais vcs recomendariam para que eu já pudesse fazer as trilhas? (infelizmente não tenho dinheiro para guincho no momento, e nem pretendo fazer trilhas muito pesadas por enquanto)

Andei pesquisando em alguns sites de assessórios e percebi que o T4 tem muitos protetores, mais do que a maioria dos 4x4 do mercado, como por exemplo:

Peito de Aço
Protetor de Cambio
Protetor de Carter
Protetor de Reduzida
Protetor de Tanque
Esses protetores são importantes? vale a pena colocar?
valeu

Thunder_ot
29/06/2009, 17:37
Fernando, de uma olhado no fórum sobre as seguintes coisas:
- tem um post do Abreu sobre a confecção de um snorkell realmente selado, dá uma olhada.
- existem, vários quebra-matos tabajaras no mercado, fique ligado para não precisar fazer um monte de adaptações numa coisa que deveria ser p&p.
- protetores, tem outro tópico, a maioria acha impressindivel o protetor do tanque.... no meu ponto de vista, após detonar minhas barras de direção 2 vezes, um peito de aço talvez seja uma boa ( o problema é que, como rodo com pneus 35", teria que ser sob medida.

Com uso meu carro no dia a dia, uma coisa que consifero importante foi a instalação dos 35 em rodas com offset bem negativo (no meu caso, 15x8 -41 as infames rodabras!!!:mrgreen:) que me servem como uma luva e não limitam o esterçamento do carro.
Outra adaptação fácil e prática é a instalação de um bujãozinho nos diferenciais, o que facilita a troca de óleo dos mesmos... principalmente no meio do pantanal, com o óleo do diferencial dianteiro altamente contaminado por água.... só pra variar :mrgreen:.
Abraços.