Conectar

Ver Versão Completa : Ajuda com desempenho do Samurai (potencia x redução)

diogo ludovico
07/03/2009, 11:30
Peço a ajuda de todos, mesmo que seja com pequenas informações amarradas as pedras.....(se for para apedrejar.....:oops:).
Meu samurai está com motor cambio e CT originais, porem com eixos de F75 (relação 5,38) e pneus 33". O carro é usado no dia a dia, trilhas e viagens (unico carro).
Pois bem, mesmo reduzido quase 36% no diferencial, o carro continua sentindo falta de uma forcinha a mais. Em uma ladeira, a primeira é forte, mas quando se passa para segunda o carro quase morre.
Aparentemente o conjunto está pesado para o motor original, inclusive, sem o freio de mão, se paro o carro em uma ladeira e desligo e engato a 1°(estacionado), mesmo assim o carro "anda" um pouco, dá para sentir o motor "girando" devido ao peso do conjunto:shock:.

Atualmente estou com um crawl ratio de 41,62, com velocidade maxima de 103,1km/h a 4000RPM

Minha duvida é: Qual seria a melhor solução para conseguir +- 15% de força?
-Turbinar o motor me foi indicado, mas já descartado pesquisando aqui no forum (destroi o motor e não rende em baixa RPM).
- Cambio de Chevette junior - 20% redução nas 3 primeiras marchas, mas achar um tá dificil......:roll:
- Kit 4.16 (meu preferido), porem fora o gasto com a troca da caixa, o carro ficaria super reduzido (crawl ratio de 81,74 e velocidade maxima de 86km/h a 4000RPM). Acabaria atrapalhando em deslocamentos:roll:.
- Troca de motor (AP), Seria a solução logica, e se fosse colocaria logo o 2.0, porem como meu motor foi totalmente retificado a menos de 5000km, e fora o trampo que é substituir motor $$$$, queria deixar como ultimo recurso....

Assim gostaria de saber o que pode er feito para melhorar o desempenho sem partir para a "faca"(troca de motor$$$$$) isso se for possivel:parede:
Desde já agradeço.
Um abraço:concordo:

Fernando Assis
07/03/2009, 12:00
Diogo, penso em pegar um vitara ou samuca, até já nos falamos por email. Em caso de samuca (e provavelmente de vitara também), a providência maior seria a troca por um AP 2.0.
Não penso em outro, o AP 2.0 esbanja torque, tem manutenção barata, muito robusto. Pra mim redução não vai ajudar, vc vai ter é canseira de ficar trocando de marcha a cada 10km/h de aumento de velocidade até deixar o motor berrando a 80km/h!!!!!
Um dos carros lá de casa é um gol TSi com o AP 2.0Mi. Não se compara o gol com o jipe, mas coloco primeira-terceira-quinta. A partir de 40km/h a quinta marcha já empurra o carro sem problema! É um trator aquele motor.
Sabendo dosar o pé pra não forçar demais o conjunto de transmissão do seu carro, acho a melhor escolha. Lembre-se que vc tem os eixos/diferenciais que aguentam bem o torque desse motor, mas entre o motor e o diferencial, tem o câmbio e t-case originais, que podem abrir o bico em um "abuso" maior.

Fernando Assis
07/03/2009, 12:03
E digo mais, eu tenho idéia de montar um motor que a VW não produziu, um AP 2.0 Mi flex! (o 2.0 flex do golf e polo é diferente do AP da linha gol/santana, pq é mais moderno, cabeçote com fluxo cruzado, bloco mais alto, bielas mais longas, menos vibração).
Mas enfim, como o sistema flex tem maior capacidade de adaptar o débito de combustível e ajuste de ponto de ignição de acordo com as necessidades, acho que uma central e bicos de AP 1.6 ou 1.8 flex vão "rodar" direitinho no 2.0 flex, desde que seja esse com taxa de 10:1. Aí fica show de bola e mais econômico! Meu futuro vitara ou samuca terá esse motor.

Fernando Assis
07/03/2009, 12:07
talvez sua transmissão atual fique até muito reduzida para a potência de um AP 2.0 (103km/h a 4000rpm). Para rodovia vai ficar "pedindo" mais uma marcha. Para cidade vai ficar show, vc vai poder dirigir pulando uma marcha (1ª-3ª-5ª ou 2ª-4ª) facilmente, com toda essa redução. Para off road, vai ficar uma indecência de bom!

Fernando Assis
07/03/2009, 12:08
Cara, aproveitando, já venderam aquele samuca azul com motor GM 2.2?
Falei pra vc que vi o carro, achei meio zoado ele! Muita coisa sem funcionar, muito detalhe pra fazer! Mas eles cairam muito o preço! Mesmo assim, fiquei cabreiro de pegar!!!

Alexandre X
07/03/2009, 12:28
Peço a ajuda de todos, mesmo que seja com pequenas informações amarradas as pedras.....(se for para apedrejar.....:oops:).
Meu samurai está com motor cambio e CT originais, porem com eixos de F75 (relação 5,38) e pneus 33". O carro é usado no dia a dia, trilhas e viagens (unico carro).
Pois bem, mesmo reduzido quase 36% no diferencial, o carro continua sentindo falta de uma forcinha a mais. Em uma ladeira, a primeira é forte, mas quando se passa para segunda o carro quase morre.
Aparentemente o conjunto está pesado para o motor original, inclusive, sem o freio de mão, se paro o carro em uma ladeira e desligo e engato a 1°(estacionado), mesmo assim o carro "anda" um pouco, dá para sentir o motor "girando" devido ao peso do conjunto:shock:.

Atualmente estou com um crawl ratio de 41,62, com velocidade maxima de 103,1km/h a 4000RPM

Minha duvida é: Qual seria a melhor solução para conseguir +- 15% de força?
-Turbinar o motor me foi indicado, mas já descartado pesquisando aqui no forum (destroi o motor e não rende em baixa RPM).
- Cambio de Chevette junior - 20% redução nas 3 primeiras marchas, mas achar um tá dificil......:roll:
- Kit 4.16 (meu preferido), porem fora o gasto com a troca da caixa, o carro ficaria super reduzido (crawl ratio de 81,74 e velocidade maxima de 86km/h a 4000RPM). Acabaria atrapalhando em deslocamentos:roll:.
- Troca de motor (AP), Seria a solução logica, e se fosse colocaria logo o 2.0, porem como meu motor foi totalmente retificado a menos de 5000km, e fora o trampo que é substituir motor $$$$, queria deixar como ultimo recurso....

Assim gostaria de saber o que pode er feito para melhorar o desempenho sem partir para a "faca"(troca de motor$$$$$) isso se for possivel:parede:
Desde já agradeço.
Um abraço:concordo:

Viajando na maionese...

Supercharger Eaton M24 (o do fiesta) + relacao dif4.88 + reducao X Crawler 4.16.

o meu vai ser Motor GM 2.2 + Eaton M62 + cambio auto vitara + relacao dif 5.29 + reducao 4.70

leo cabral
07/03/2009, 14:20
Viajando na maionese...

Supercharger Eaton M24 (o do fiesta) + relacao dif4.88 + reducao X Crawler 4.16.

o meu vai ser Motor GM 2.2 + Eaton M62 + cambio auto vitara + relacao dif 5.29 + reducao 4.70

Alexandre , e a T-CASE dual que vocÊ estava falando um dia desses, para o caso do Diogo não seria indicado?

MaGao
07/03/2009, 14:57
Fala Diogo,

sem sombras de duvidas eu meteria rel 4.16 =)
ficaria melhor.. e em low se ficaria bruto =)

eu ando com 2.65 e pneus 215,75,15 a 4k rpm o carro ta a 80km/h e acho super legal =) fica disposto pacas.. ehehehe então não ficaria MUITO reduzido.. porem ficaria com força =))

eh como o Bill fala.. redução D+ nunca é D+

e olhe que viajo 600km todo fim de semana..
to pondo os 31" como se sabe.. e ja to vendo como reduzir mais heuahaeuhuaeuae pq vo perder essa redução =)
fica show oc arro assim..

pega um voo pra ca pra andar no meu carro se vai gostar :P

Abraços,

diogo ludovico
07/03/2009, 20:23
X, esta configuração promete, mas será que os 12% do kit em 4x2 menos a diferença (alongamento) pela troca da relação 5.38 para 4,88 não deixaria o conjunto fraco?
Fiz as contas e a relação 4.88 é 11% mais longa que a 5,38 correto? sendo assim o kit só me acrecentaria 1% de redução, é isso mesmo?

Com o blower do fiesta consigo um aumento de força suficiente para suprir esta falta de força, já que nesta configuração o desempenho (com motor original) ficaria o mesmo do atual em 4x2:pensativo:?
Com o blower não correria o risco de estragar o motor?

Magao, vontade de colocar o kit 2.65 (na minha caixa por corrente) até que é grande, mas a velocidade final ficaria mais baixa que com o kit 4.16 sem o Crawl ratio do kit 4.16 (40% a mais)

Henanh
07/03/2009, 20:26
Diogo, se almejas apenas algo em torno de 15%... que tal um coletor dimensionado e um trato leve no cabeçote? Algo entre 6 e 10cv...

abraço

Alexandre X
07/03/2009, 20:32
X, esta configuração promete, mas será que os 12% do kit em 4x2 menos a diferença (alongamento) pela troca da relação 5.38 para 4,88 não deixaria o conjunto fraco?
Fiz as contas e a relação 4.88 é 11% mais longa que a 5,38 correto? sendo assim o kit só me acrecentaria 1% de redução, é isso mesmo?

Com o blower do fiesta consigo um aumento de força suficiente para suprir esta falta de força, já que nesta configuração o desempenho (com motor original) ficaria o mesmo do atual em 4x2:pensativo:?

Magao, vontade de colocar o kit 2.65 (na minha caixa por corrente) até que é grande, mas a velocidade final ficaria mais baixa que com o kit 4.16 sem o Crawl ratio do kit 4.16 (40% a mais)

Por isso a combinacao blower e relacao mais longa.

Minha experiencia pratica: Motor 1.3 original injetado com coletor da truck + cambio original + tcase com kit X Crawler 4.16 + diferencial 5.29 + Pneus 36" : 120km/h na BR sem esguelar o motor.

MaGao
07/03/2009, 21:33

sim to ligado..
minha velocidade de cruzeiro... 80km/h.. sem esguelar o motor.. e quando preciso pisar o pe.. vai pra 120 hehe facim facim.. mais tambem vai pra 5mil giros..
mais como não comprei jeep pra andar correndo.. com 80km/h e 600km todo fim de semana.. to nem ai =x
esse 2.65 fez uma PUTAAAAAAAAAAAAA diferença.. antes eu não tinha e dava 120 morrendo hehehe qualquer dubidinha.. tinha que por 4.. agora eu puxo em subida de 5 marcha a 60km/h kekeke ficou bom D+ não imagino eu alongando ele.. hehe

eu particularmente não curto "mecher" no motor..

Abraços

diogo ludovico
08/03/2009, 22:36
X, alem do blower do fiesta é necessária outra adaptação (cabecote etc)? esta relaçao 5,29 é de qual carro? o dana 44 sai de 9/44 (4,88) para 8/43(5,38). Aonde acho esta relaçao que voce indicou?

Magao, o problema de colocar o kit 2.65 é que com a maxima de 80km/h nao dá para viajar, pois forcaria demais o motor (giro alto).
X tem uma ideia de quantos cv se ganha com o coletor+blower indicado por voce?

Alexandre X
08/03/2009, 23:56
5.29 (37/7) é relacao de Toyota, para o meu preferia 5.38

Basicamente o que determina qtos quilos vai ser soprado(blower) para dentro do coletor é o tamanho da polia. Da pra tirar uns 80% a mais de potencia e torque. Mas eu seria mais modesto para nao comprometer a vida util do motor.
É uma brincadeira legal que aparentemente comeca barato (os 700 do blower), mas tem flange, bico extra, modulo de injecao pro bico e por ai vai.

X, alem do blower do fiesta é necessária outra adaptação (cabecote etc)? esta relaçao 5,29 é de qual carro? o dana 44 sai de 9/44 (4,88) para 8/43(5,38). Aonde acho esta relaçao que voce indicou?

Magao, o problema de colocar o kit 2.65 é que com a maxima de 80km/h nao dá para viajar, pois forcaria demais o motor (giro alto).
X tem uma ideia de quantos cv se ganha com o coletor+blower indicado por voce?

diogo ludovico
09/03/2009, 11:46
Meu medo é justamente este, gastar quase o mesmo da troca de motor e acabar destruindo o motor original....
Então poderei usar a minha relação 5.38, pelo menos é um gastoa menos hehehehe

Fernando Assis
11/03/2009, 08:46
Só a título de informação, o fiesta supercharged tem COMPRESSOR MECÂNICO e não BLOWER como estão falando.
São componentes bem diferentes, apesar de ambos serem acionados diretamente pelo motor (geralmenten por polia) ao invés de ser movimentado pelos gases do escape como o caso do TURBOCOMPRESSOR.
Se alguém tiver curiosidade sobre isso:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-charg.htm (http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-charg.htm)

http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-blowe.htm (http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-blowe.htm)

http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-snow.htm (http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-snow.htm)

leo cabral
11/03/2009, 09:23
Meu medo é justamente este, gastar quase o mesmo da troca de motor e acabar destruindo o motor original....

Diogo só com a venda de componentes do seu motor , você já paga quase um motor AP 2.0 a álcool. ( se não pagar todo).

Quer torque , velocidade final , esta ai a solução menos viagem na maionese.

Agora se colocar o AP cuidado com sua T-CASE.:concordo:

leo cabral
11/03/2009, 09:24
Só a título de informação, o fiesta supercharged tem COMPRESSOR MECÂNICO e não BLOWER como estão falando.
São componentes bem diferentes, apesar de ambos serem acionados diretamente pelo motor (geralmenten por polia) ao invés de ser movimentado pelos gases do escape como o caso do TURBOCOMPRESSOR.
Se alguém tiver curiosidade sobre isso:
[/URL]http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-charg.htm (http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-charg.htm)

[url]http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-blowe.htm (http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-blowe.htm)

http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-snow.htm (http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-snow.htm)

Legal Fernando!:concordo:

Alfredo Stavale
11/03/2009, 12:13
diogo, eu acredito que a solução de um eaton m24 é a mais fácil pra você.

v

Alexandre X
11/03/2009, 13:51
Vi o M24 zero bala na crestana e crestana por R$1000

cacanakagi
12/03/2009, 09:41
Poxa Diogo... com 34% de redução nos eixos não foi o suficiente pra suprir as subidas??? O meu com 24% onde antes eu colocava primeira, agora vai em 2ª numa boa... mas como existem subidas e subidas, vc já comparou com um Golzinho subindo a mesma subida por exemplo pra ver se forçar a 2ª é normal? Isso não tem a ver com algum problema no motor não??? Talvez o motor esteja um pouco cansado...

leo cabral
12/03/2009, 09:55
Poxa Diogo... com 34% de redução nos eixos não foi o suficiente pra suprir as subidas??? O meu com 24% onde antes eu colocava primeira, agora vai em 2ª numa boa... mas como existem subidas e subidas, vc já comparou com um Golzinho subindo a mesma subida por exemplo pra ver se forçar a 2ª é normal? Isso não tem a ver com algum problema no motor não??? Talvez o motor esteja um pouco cansado...

exatamente caca

Lembro de quando conheci o Diogo aqui no fórum ele relatou que tinha batido o motor e encamisado todo o bloco novamente usando pistões de Fiesta :shock:.

Já não é um motor 100% a muito tempo.:discordo:

E volto a dizer: a solução menos viagem nas estrelas e mad max II é usar o Motor AP 2.0 a alcool. Vai ter torque e potência de sobra.

Gastar em um supercharger???:parede:

Em um motor com mais de 10 anos e que já sofreu avarias sérias não tem sentido.

MaGao
12/03/2009, 09:55

o carro dele anda normal.. so que ele faz trilhas com erosoes pesadas =)
e ta com pneu 33" .. com os 34% não supri .. fica mais ou menos como original o carro.. pelo peso do conjunto do carro.. hehe

Abraços,

Fernando Assis
12/03/2009, 10:21
exatamente caca

Lembro de quando conheci o Diogo aqui no fórum ele relatou que tinha batido o motor e encamisado todo o bloco novamente usando pistões de Fiesta :shock:.

Já não é um motor 100% a muito tempo.:discordo:

E volto a dizer: a solução menos viagem nas estrelas e mad max II é usar o Motor AP 2.0 a alcool. Vai ter torque e potência de sobra.

Gastar em um supercharger???:parede:

Em um motor com mais de 10 anos e que já sofreu avarias sérias não tem sentido.

Apoio 100% o AP 2.0! Muito mais torque, manutenção fácil e barata, mais potência, mais confiabilidade. Se ficar reduzindo, daqui a pouco coloca primeira, 10km/h puxa a segunda, 20km/h enfia terceira, 30km/h espeta quarta, 40km/h já deixa de quinta, com final de 80km/h a 5000 giros!!!
Compressor mecânico: gasta o dinheiro do compressor, daí tem que ajustar o ponto (atraso) e adequar a alimentação quando o compressor pressuriza. Mais gasto e tem que ter bom profissional fazendo isso, senão fica gastão, xoxo ou bate pino e quebra. Isso num motor bom, pensa então num motor já meio zuado!!! Com o AP 2.0 tem-se torque a 1000rpm. O compressor entra bem mais cedo que o turbo, mas não deixa de ter um certo lag até pressurizar toda tubulação de admissão. Quem já andou num fiesta 1.6 e num 1.0 supercharged, ambos ROCAN e de 95cv, sabe que são diferentes em rotação bem baixa!

SergioTinoco
12/03/2009, 19:25
Meti um 2.0 no meu Samurai e é só felicidade:dance:. se vai quebrar tudo amanhã? só o tempo dirá. até lá ... o muleque tá o bixo!!!!
Tô na maior dúvida se coloco a X-crawler 4.16 ou não.
Estou sem parâmetros de comparação se vai melhorar ou piorar na areia e na cidade.

cacanakagi
13/03/2009, 10:16
Meti um 2.0 no meu Samurai e é só felicidade:dance:. se vai quebrar tudo amanhã? só o tempo dirá. até lá ... o muleque tá o bixo!!!!
Tô na maior dúvida se coloco a X-crawler 4.16 ou não.
Estou sem parâmetros de comparação se vai melhorar ou piorar na areia e na cidade.
Se só instalar a XCrawler, vai sentir um pouco na estrada e muito na trilha. Se instalar a 4,16 e colocar pneus maiores, vai ficar o bicho.....

diogo ludovico
13/03/2009, 12:12
Cacá, acontece o seguinte:
Meu motor está zero, foi refeito integralmente (totalmente desmontado), retificado tudo, sendo a unica modificação o encamisamento do bloco pois este estava com vão maior que o maior pistão para o samurai (0,5) e a solução seria ou encamisamento ou troca do bloco:parede:. Com o encamisamento voltei a usar a medida standard. poderia colocar o pistão original do samurai standard (novos), porem como são identicos ao do fiesta endura, e o fiesta possui bloco com camisa (o samurai não), decidiram colocar o do fiesta para ficar um conjunto uniforme (pistão e camisa do mesmo carro).
o motor foi testado em dinamometro e está perto dos 71CV.

Acontece, que atualmente este motor está tocando um par de eixos de rural (canela grossa), com bloquios 75% nos dois eixos, com cardãs com juntas CV (beeem mais pesadas), fora os pneus 33" x12,5" aro 15:concordo:.
Assim o peso do conjunto ficou beeem maior que o original. Colocar a redução de 25% no samurai "original" é perfeito, pois o unico aumento de peso é o pneu maior (do 205 para o 235), insiginificante para a redução.
Assim, mesmo estando 36% reduzido em relação ao original, só os 33" alongam 25%, resultando em 11% de redução final comparado ao original, porem estes 11% não estão compensando o maior peso do conjunto, e o carro acaba ficando fraco em determinadas situaçãos, principalmente erosões e pedras.Preciso de pouca coisa a mais de 10 a 15% de força, apenas para compensar o maior peso do conjunto.
Tenho a ideia de troca de motor como ultima solução, pois para mim só seria viavel trocar tudo (motor+cambio+caixa de tração), ai sim colocaria um AP2.0+cambio chevette+Xcraw4.16, ou um conjunto inteiro de L200 98 (já achei aqui por 6k).

leo cabral
13/03/2009, 13:20
Preciso de pouca coisa a mais de 10 a 15% de força, apenas para compensar o maior peso do conjunto.
.

Diogo , é uma situação complicada , pois:

10% a 15% é pouco para se justificar a troca de um motor e conjunto todo e é muito para conseguir extrair de potência do motor atual.

No conjunto atual você até conseguiria extrair essa potência , mas todas as soluções só funcionariam em alto giro.No seu caso a potência tem que começar de cara logo em baixo giro.

Ai colega... só trocando tudo , pois não existe uma solução que compense em termos de trabalho , eficiência , custo e conservação da durabilidade do seu motor.

Mas é como tinha escrevido , só com a venda separada de componentes do seu motor , você já praticamente paga um motor AP.

O conjunto da L200 acredito ser bem mais pesado ( não lembro o peso dele ) , você sabe me informar?

diogo ludovico
13/03/2009, 13:43
Leo não sei ao certo o peso total do conjunto, mas sei que só o motor pesa uns 200kg.
de qualquer forma a prmeira providencia será uma caixa de tração por engrenagem com kit 4.16, os 12% de redução que ela dará servirão de "base" para averiguar quanto realmente preciso de força.
Ai quem sabe depois de recuperar do golpe (R$4k do kit + caixa) não troco o motor.
O F.... é que quando eu decidir trocar o motor, não vou querer um meia boca, ai seria um 2.0 para cima, quem sabe um CA + tcase de hilux com kit 4.7....:concordo: mas ae é coisa pra lá de 10k......:parede:

diogo ludovico
13/03/2009, 13:52
Post duplicado, favor apagar......:parede:

Fabil
13/03/2009, 15:41
em primeiro.. ao Fernando..

se vc socar um AP 2.0 num samurai com o resto da mecanica original, pode ter certesa de que vc vai moer o resto da transmissao, seja cambio, tcase ( aqui em BH todos os samurasi 2.0 que conheco já moeram tcase uma vez) e eixos..

o AP 2.0 tem perto dos 18kg de torque contra os miseros 11kg de torque do G13 original. se abusar no pé vai quebrar mesmo!!

p/ samurai original o casamento perfeito é AP 1.6MI

p/ o Diogo..

nao existe como vc deixar o carro "bom p/ tudo"... vc melhora uma caracteristica mas piora outra.. se vc precisa do carro bom de estrada, obrigatoriamente ele vai ficar ruim de trilha e vice-versa..

um detalhe.. vc já PESOU atualmente seu samurai?? pq um samurai original tem 960kg p/ o motorico de 69cv que já nao é muito esperto... eu chuto que seu carro tenha agora uns 1250kg p/ o motorico de 70cv, é obvio que os pangarés ae estao sofrendo p/ empurrar o peso extra
esta nitido que falta potencia p/ empurrar seu carro

minha opniao:

- Turbo = eu descartaria, pois alem do seu motor já ser mexido ( sei que foi tudo novo na retifica) o turbo p/ trilha nao é interessate por causa do lag..

- supercharger = até hj ninguem aqui montou um samurai com supercharger ( eu já ouvi dizer , mas nunca soube dos resultados) eu mesmo tenho vontade de colocar no meu, mas nao é minha prioridade, portanto se vc encarar a empreitada, o faça sabendo que vc pagará o preco do PIONEIRISMO.. vai ser muita enchecao de saco até tudo ficar 100%, nao só a instalacao fisica mas tb a parte eletronica da injecao etc... efim, praticamente ninguem aqui tem informacao de como a IE do samurai se comporta em fase pressurizada, gerenciamento de ponto etc... ou seja.. vc VAI ter problemas a resolver. isso vale p/ turbo tb..

o custo da brincadeira ( supercharger ou turbo) eu DUVIDO que fique por menos de 3mil reais p/ montar..

e mesmo montando seu motor sobrealimentado e o resto??? será que o cambio e principalmente a tcase de corrente vao aguentar??? pq um motor de 70cv com sobrealimentaçao a 0.8kg ( menos do que isso nao vale a pena o investimento) vai render perto de 50% a mais de potencia e torque.. entao vai ficar proximo dos numeros de um AP 1.8MI

- seus eixos sao 5.38 certo?? talvez reduzindo p/ 5.83 melhore a falta de forca, mas vc perderá a velocidade de cruzeiro de 100km/h é a solucao mais barata

- usar o kit xcrawl 2.65, vai reduzir a velocidade de cruzeiro e vai precisar reduzir o diferencial p/ 4.88, caso contrario vai ficar muito reduzido em 4x2 e 4x4H

- usar Tcase 4.16 vai cair no mesmo problema de reduzir os eixos, porem vc ganha MMUUIITTTOO no offroad..

- socar um motor AP 2.0 ( ou mesmo um 1.8) vai resolver o problema de falta de potencia e torque, mas e o cambio e Tcase? quanto tempo irao dura?

colocar um AP 1.6MI, o custo vai ser praticamente o mesmo de colocar AP1.8 ou 2.0 porem sem o risco de quebras , mas o ganho de potencia nao vai ser taannnnttto assim p/ que justifique o investimento no seu caso..

a troca de motor, pode estimar algo perto dos 4~5mil reais..

na boa????? pega uma tcase de engrenagem, mete a xcraw 4.16 e curta seu samurai p/ TRILHA... compra um golzim veio p/ usar no dia-a-dia.. :mrgreen: é a melhor coisa.. esse lance de ter jipao preparado p/ trilha como unico carro é complicado..

diogo ludovico
13/03/2009, 17:00
Fabil, minha intenção com o topico foi justamente esta discussão sobre o que fazer e o custo disso. Concordo com voce que minha grande preocupação em mecher no motor original é justamente não saber como fazer e ser pioneiro, e isso cu$$ta caro.
Se for trocar motor pode ter certeza que será junto com cambio e tcase.
Sei quem mecheu no escapamento e ganhou alguns pocotós, outros mecheram no cabeçote e ganharam mais alguns......mas sei que seria muita grana para pouco resultado.
A principio a ideia é colocar a caixa de engrenagem com o kit 4.16, ficar com um p.... carro de trilha e comprar uma motoca (economica) para a cidade e ai juntar a $$$$ para um AP e cambio de chevette, comprar tudo e só desmontar o meu com o outro conjunto já montado alinhado e pronto.
Mais ou menos isso. Aproveitando a viagem, voce ainda está com aquela caixa? aceita a minha como parte do pagamento?hehhehehe

Fabil
13/03/2009, 17:21
Fabil, minha intenção com o topico foi justamente esta discussão sobre o que fazer e o custo disso. Concordo com voce que minha grande preocupação em mecher no motor original é justamente não saber como fazer e ser pioneiro, e isso cu$$ta caro.
Se for trocar motor pode ter certeza que será junto com cambio e tcase.
Sei quem mecheu no escapamento e ganhou alguns pocotós, outros mecheram no cabeçote e ganharam mais alguns......mas sei que seria muita grana para pouco resultado.
A principio a ideia é colocar a caixa de engrenagem com o kit 4.16, ficar com um p.... carro de trilha e comprar uma motoca (economica) para a cidade e ai juntar a $$$$ para um AP e cambio de chevette, comprar tudo e só desmontar o meu com o outro conjunto já montado alinhado e pronto.
Mais ou menos isso. Aproveitando a viagem, voce ainda está com aquela caixa? aceita a minha como parte do pagamento?hehhehehe

já que vc tá pensando em comprar a motoca, acho que essa é a melhor solucao mesmo.. coloca 4.16 e deixa sei motor original, p/ trilha nao vai precisar mais do que isso..

sobre a tcase de corrente, o problema é que nao vai dar p/ te pagar bem nela... tcase de corrente é foda.. ninguem quer

T+

Henanh
13/03/2009, 18:49
Esse risco de quebra da tcase ( no caso do 2.0 + chevette) aumenta ou diminui com o uso de pneus pequenos (195 65 15 crossara) e sem bloqueios?

A minha é por engrenagem, e como já abrir pra trocar rolamentos e engrenagens, não tenho muito confiança nela, ela tem um roncado quando reduzido, bem de leve... Comprando uma de corrente(menor valor de mercado) boa toda, aguentaria o tranco? Ou será melhor esperar a minah quebrar e ajeita-la novamente?

abraços

Fabil
13/03/2009, 18:54
Esse risco de quebra da tcase ( no caso do 2.0 + chevette) aumenta ou diminui com o uso de pneus pequenos (195 65 15 crossara) e sem bloqueios?

A minha é por engrenagem, e como já abrir pra trocar rolamentos e engrenagens, não tenho muito confiança nela, ela tem um roncado quando reduzido, bem de leve... Comprando uma de corrente(menor valor de mercado) boa toda, aguentaria o tranco? Ou será melhor esperar a minah quebrar e ajeita-la novamente?

abraços

quanto menor o pneu menor o risco de quebra..

um roncadinho bem de leve quanto tá reduzido é normal, mas o ideal seria só ouvindo mesmo.. o que pode ser um roncadinho de leve p/ vc pode ser alto p/ outra pessoa e vice-versa..heheheh
nao espere quebrar p/ revisar.. pois o estrago quase sempre é bem maior quando quebra alguma coisa dentro da tcase.. moe tudo.. abra e troque o que esta ruim

T+

Henanh
13/03/2009, 23:07
Valeu,

eu acho que não é tão de leve para parecer original, pois as engrenagens tem "idades" diferentes e desgastes idem. Da outra vez que abri, troquei quase tudo ( de rolamento e as engrenagens que quebraram, só ficou sobrando um rolamento de um eixo lá ( acho que entrada), ai quando coloquei o novo ficou com folga, ou seja, o próprio eixo estava comprometido, como o mec disse que aguentava um pouco mais, e de fato aguentou uns 2 anos para começar um roncado...

Resumindo se parar acho que tenho que trocar esse eixo e todos os seus agregados... vou indentificá-los e comprar, aproveitando que o carro vai ficar parado para troca de motor...

abraços

Perdão pelo OFF

leo cabral
13/03/2009, 23:20
Para mim o que quebra engrenagem não é um motor 2.0 , 1.8 ou o original 1.3.

É o pé de quem esta conduzindo a viatura.

Qualquer pessoa pode usar um motor de um torque grande normalmente basta saber dosar essa potência extra.

Pois existem dois tipos de condução em off road:

- a Técnica e a da base da ignorância.

Aqui em Fortaleza os donos de Troller são os mais amarrados em termos de off road, pois só conduzem seus jipes se valendo dos CVs de pontência dos seus motores.

E a maioria fica impressionada de como eu ando de igual para igual com eles em um samurai 100% original.

cacanakagi
14/03/2009, 10:07
É Diogo, realmente faz sentido esse peso a mais no carro... Mas tenta a opção/adaptação mais "barata" e mais testada... Um ap 2.0 que já tem um torque bom com o câmbio de chevette 5m que vai ter a relação reduzida em +/-11%.......
Tenho um pouco de medo de mitsubishi pq ultimamente 2 amigos só tiveram tristeza com suas l200... Era coisa de rodar 2 ou 3 semanas e dava zica... Ele chegou a falar pro gerente da concessionária se não dava pra consertar a caminhonete dele pra rodar de 1 a 2 meses sem quebrar...hehehehehhe Mas era pra uso mesmo em fazenda com carga, tração etc... Não era pra desfilar na cidade como muitas que vemos..... Mas talvez esses 2 amigos meus foram os sorteados de pegar coisa ruim tb, vai saber.........
Mas não esqueça de documentar suas modificações com fotos e exemplos aqui no site quando as fizer....

abs........

Cacá, acontece o seguinte:
Meu motor está zero, foi refeito integralmente (totalmente desmontado), retificado tudo, sendo a unica modificação o encamisamento do bloco pois este estava com vão maior que o maior pistão para o samurai (0,5) e a solução seria ou encamisamento ou troca do bloco:parede:. Com o encamisamento voltei a usar a medida standard. poderia colocar o pistão original do samurai standard (novos), porem como são identicos ao do fiesta endura, e o fiesta possui bloco com camisa (o samurai não), decidiram colocar o do fiesta para ficar um conjunto uniforme (pistão e camisa do mesmo carro).
o motor foi testado em dinamometro e está perto dos 71CV.

Acontece, que atualmente este motor está tocando um par de eixos de rural (canela grossa), com bloquios 75% nos dois eixos, com cardãs com juntas CV (beeem mais pesadas), fora os pneus 33" x12,5" aro 15:concordo:.
Assim o peso do conjunto ficou beeem maior que o original. Colocar a redução de 25% no samurai "original" é perfeito, pois o unico aumento de peso é o pneu maior (do 205 para o 235), insiginificante para a redução.
Assim, mesmo estando 36% reduzido em relação ao original, só os 33" alongam 25%, resultando em 11% de redução final comparado ao original, porem estes 11% não estão compensando o maior peso do conjunto, e o carro acaba ficando fraco em determinadas situaçãos, principalmente erosões e pedras.Preciso de pouca coisa a mais de 10 a 15% de força, apenas para compensar o maior peso do conjunto.
Tenho a ideia de troca de motor como ultima solução, pois para mim só seria viavel trocar tudo (motor+cambio+caixa de tração), ai sim colocaria um AP2.0+cambio chevette+Xcraw4.16, ou um conjunto inteiro de L200 98 (já achei aqui por 6k).

MaGao
14/03/2009, 18:27
Rapaz,

nego aki usa pra indoor.. samurai 2.0 turbo com beirando os 220cv.. (foi o que ele falo.. eu não vi no dyno)
não quebra =) caixa de chevete e tcase de corrente.. pneus pequenos 195/65/15

e tem outro samurai com cabeçote de swift gti .. que anda um do lado do outro.. esse eu não conheço... so vi meca falando..

acho que o pé de quem conduz tem uma relação de 90% nos casos de quebra haeuhuae

Abraços,

Henanh
14/03/2009, 21:34
Agora não tem mais volta, vai ser ap 2.0 todo original ( por enquanto) mais caixa de chevette...

abraços