PDA

Ver Versão Completa : Explorer na trilha

Páginas : [1] 2

Vinicius Hauagge
07/03/2009, 10:35
Pessoal, bom dia.
Acho que vou comprar uma Explorer 95 e pretendo usar a mesma em trilhas leves e médias. Será que vai? Tenho uma ranger v6 99 e acredito que os carros sejam semelhantes.
Claro que para isso não dá para usar o carro original, terei que fazer algumas adaptações (body-lifit, suspensão, etc).
Penso inclusive em "encurtar" o carro, deixando ela do tamanho de um cj5. Alguém já viu ou sabe onde posso encotrar fotografias e ou informações de uma explorer que sofreu tais alteracoes?

Renato Fraga
07/03/2009, 12:57
Pessoal, bom dia.
Acho que vou comprar uma Explorer 95 e pretendo usar a mesma em trilhas leves e médias. Será que vai? Tenho uma ranger v6 99 e acredito que os carros sejam semelhantes.
Claro que para isso não dá para usar o carro original, terei que fazer algumas adaptações (body-lifit, suspensão, etc).
Penso inclusive em "encurtar" o carro, deixando ela do tamanho de um cj5. Alguém já viu ou sabe onde posso encotrar fotografias e ou informações de uma explorer que sofreu tais alteracoes?

Olá Vinícius, em relação ao que você pretende, acredito ser uma boa opção no sentido e ser um carro relativamente barato(mais barato que muito Willis por aí), dimensionado para seu componentes e que vai te servir no dia a dia melhor que um Jeep.

Elevar a suspensão deste modelo é muito mais fácil que de qualquer outro, acredito que seja mais fácil que body lift, e te dará resultados melhores para o off road.

Agora em relação à mexer na carroceria, encurtando-a, não é tarefa fácil e credito inviabilizar o seu projeto devido ao alto custo e complexidade do procedimento. Existem alguns modelos de Explorer 2 portas, porém vieram ao Brasil por importação independente e a maioria é 4x2.

Não vejo problemas em relação ao comprimento de Explorer. Veja que tem muita Cherokee Sport sendo utilizada exclusivamente para o off road e o tamanho não chega a ser limitação. Tem situações até que um entre eixos maior favorece a superação de obstáculos.

Agora se dinheiro não é problema, te dou uma sugestão mais valiosa. Em vez de gastar com body lift, lift de suspensão, encurtamento da carroceria etc etc etc, compra um eixo rígido dianteiro de Troller e instala no carro. Vai virar um valente e confiável carro de trilhas, obtendo um resultado muito melhor e com o investimento bem menor que encurtar a carroceria, chassi, etc etc etc.

Dá uma pesquisada por aqui:
http://www.explorer4x4.com/tech.html
http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=230659
http://209.209.36.43/forums/showthread.php?t=121894
http://www.f150online.com/forums/other-models/346309-1993-ford-explorer-sas.html

Espero ter ajudado.

Abraços

Vinicius Hauagge
07/03/2009, 19:24
Renato, muito obrigado, é realmente isso que eu desejo.
Quanto ao eixo do Troller, voce saberia me dizer se serve de qualquer ano? E abusando, quanto será que eu gastaria nisso?
Nas fotos, vi algumas com spoa e o carro fica bem mais alto...E tirando os para-choques originais, ganha-se um pouco mais no angulo de ataque.
Sai hoje com o carro, gostei muito. Nunca tinha dirigido um carro automatico e realmente é fantastico. Ainda mais em descidas, transmite muita seguranca.
Acredito que minha frota de veiculos vai aumentar... Ranger, Explorer e um CJ5.
Abraço,
Vinicius!

Renato Fraga
08/03/2009, 00:16
Vamos lá, por partes:

Eixo do Troller: Qualquer ano serve, mas existem 2 modelos basicamente. 5 furos (até 2001), e 6 furos (de 2001 pra cá).

O 5 furos, não possui roda livre, porém a furação é compatível com as suas rodas originais. Suas peças são compatíveis com as da Cherokee.

O 6 furos usa roda livre, tem freios mais fortes, é bem mais valorizado, e peças da Toyota Bandeirante. Vai ter que trocar as rodas e realizar uma bela modificação no eixo trazeiro para adequar a furação.

Em relação ao custo, vai depender muito do quanto vai pagar num eixo, e de quem vai fazer a mão de obra. Não quero de dar espectativas

Só te digo que não é uma tarefa difícil não. Precisa ter apenas capricho e critério. Se quizer, poderá até utilizar os links originais do Troller. Vai precisar apenas criar um suporte no chassi para fixá-los e um outro suporte para fixar a barra panhard necessária para estabilizar o eixo transversalmente. No seu caso, até os suportes originais das molas helicoidais e até mesmo estas molas poderão ser utilizados. Nessa modificação você poderá ainda fazer um leve deslocamento do eixo para frente a fim de criar mais espaço para pneus maiores e vai conseguir um curso de suspensão fantástico. Sem contar que este eixo é bem mais resistente que o original da sua Explores que tenho minhas dúvidas quanto à resistência.

Um detalhe muito importante é com o casamento das relações dos diferenciais. O troler usa 4,09/1 se não estiver enganado. Precisa ver qual relação sua Explorer usa. Talvez será necessário a troca de um dos conjuntos, e como o eixo Troller é dana 44, existe uma gama muito grande de relações e você não terá dificuldades em encontrar uma que seja compatível.

Finalmente, pense que além de tudo, vai sobrar todo o seu conjunto original para vender. Quem tem das Rangers Americanas e quizer transformá-la em 4x4 com esse conjunto, fica uma moleza. Basta trocar uma pela outra. Não será preciso fazer um furo ou mesmo uma solda.

Estou dando ênfase nessa tese pelo fato de você ter dito que quer prepará-la para trilhas. Na minha opinião esse é o caminho para a tranquilidade em relação a um investimento certo.

Dê uma olhada nas modificações que fiz na minha Dakota. Acho que vai te inspirar.

Abraços

Vinicius Hauagge
08/03/2009, 14:17
Renato, muito obrigado pela boa-vontade e paciência.
E parabéns pela Dakota!
Abraço,
Vinicius!

Loiro
08/03/2009, 14:25
Da uma olhada no topico do Caveirao no Frota.
Tem nos classificados 1 par de eixos de troller. Pense em adapta-los nas dimençoes do Caveirao (adaptaçao na suspensao e etc) e colocar uns 35". Vai ficar muito show a Explo, ainda mais se for pra trilha.
Pesquise ate mesmo no Pirate que tem conteudo de Explorer.
[]´s

Luizinho
08/03/2009, 16:18
Vinicius,

Pelo que li em outro tópico você acabou comprndo uma Explorer 94 para usar em trilha. Acho esta muito mais apropriada em comparação a 95 em diante pois o Twin-Traction-Bean funciona quase como um eixo rígido porém commais conforto e grades possibilidades de aumento de curso. Com certeza essa escolha vai lhe economizar a troca dos eixos.

Dê uma pesquisada no www.therangerstation.com que tem várias dicas de Lift para Explorer na seção Tech Library. No www.explorerforum.com tabém tem ótimas informações.

Eu começaria com BL, Calços (dianteira), Jumelão (traseira) para pneus 33', e dois bons bloqueios. Não esqueça que o eixo traseiro é o Ford 8.8 eo dianteiro Dana 35. Relações mais curtas são fundamentais pois as Explorer são originalmente bem longas.

Um novo para-choque dianteiro com suporte para guincho, há imuneras idéias no Explorerforum, também é recomendavél.

Para o futuro, incremento do curso na dianteira, seguindo umas dicas do TRS e SPOA na traseira.

Com a mecânica simples e robusta e também um tamanho razoavél, acho a Explorer 94 uma exelente opção para quem não se incomodar com as escoriações que irão surgir na carroceria.

Vinicius Hauagge
08/03/2009, 17:01
Pessoal, retificando, eu errei o ano do carro.
Ela é 1994, daquelas com frente quadrada. É de impressionar a grossura da lata do carro! Parace aquelas f100 antigas!
Ontem sai experimentar e achei bem bacana, nunca tinha dirigido um carro automático.
Então, pelo menos uma vez na vida levei sorte? Essa não precisa trocar o diferencial? Não sabia dessas diferenças...
Eu tenho uma ranger v6 4x4 99 que reformei recentemente, trocando varias peças.. elas tem a mesma suspensão? Pergunto isso, pois minha ranger está em Curitiba para resolver um problema no módulo de injecao e não posso comparar as mesmas.
Outra coisa.... Eu achei que o motor dessa explorer era o 3.0 (das rangers antigas), pois a aparencia dele é diferente da minha ranger, sobretudo o filtro de ar, algumas mangueiras, etc. E no documento, consta que ela tem 160 hp. Será que ela é 4.0? (pois no documento da minha ranger consta como sendo de 163 hp, se não me engado)
Quanto ao bloqueio, acho que ela deve ter o sistema lsd na traseira, pois fiz alguns testes e as duas rodas patinaram (a do lado do passageiro um pouco mais).
Outra coisa interessante, foi o preço, R$ 16.000,00, sendo R$ 8.000,00 de entrada e o restante, assumindo um financiamento de R$ 350,00 mensais.
Realmente pretendo fazer um bodylift de 4 polegadas, colocar pneus 33 e quem sabe um bloqueio traseiro (acho que de cabo, pq de ar é muito caro e sai do meu orcamento).
Vi um kit de suspensao para vender no e.bay, que consiste em várias buchas de polieretano, alguem sabe para que serve?
Obrigado novamente pelas dicas e paciencia,
Vinicius!

luiztacco
08/03/2009, 17:51
Segue um video das Explorer na trilha da Galopeira aqui em Minas
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=02hqL8B0Uxw]YouTube - Trilha da Galopeira[/URL]

Luizinho
08/03/2009, 18:07
A suspenssão dianteira é completamente diferente de um carro para o outro. Os eixos traseiros são quase iguais.

O motor é o mesmo., 4.0 com comando no bloco. Pequenas variações de potência são normais de um ano para o outro.

Carro automático é o correto, mecânico é gambiarra.

Ela deve ter LSD na traseira, mas você deve conferir o eixo comparando o código com as informações dos sites que te passei. LSD para trilha é pouco. Pelo que andei olhando,uma boa opção seria o Detroit Locker na traseira e ARB na dianteira. Não esqueça dos kits de instalação.

O preço correto dependendo do estado é este.

Não sei quais buchas você viu no e-bay, mas o ideal é usar o Master kit da Energy Suspenssion, preferencialmente na cor Preta. São duráveis, baratos e melhoram a performance.

BL no máximo de 3'. Porém antes de qualquer modificação dê uma estudada nos sites que te passei. O ideal na 1° fase da brincadeira é usar bl de 3', calço debaixo da mola dianteira (nos EUA usa-se o da F-150, aqui o Leonardo Rosa fornece inclusive com as buchas para correção da cambagem) e jumelos maiores na traseira (nos EUA, Warrior 153, se não me engano).

O fundamental para a Explorer ficar boa para dirigir é o uso de um jogo de amortecedores melhores, pois ela parece um barco. Na minha uso os Pro-Comp MX 6 e também o kit de direção. Não são trazidos regularmente pelo André (representante da Pro-Comp no Brasil) mas se o representante pedir, no meu caso foi através do Murilo da Todo Terreno, ele traz.

Posta umas fotos da criança, assim como da Ranger com frente nova.

Renato Fraga
08/03/2009, 19:28
Vinícius, eu volto a insistir. O melhor investimento é a troca do eixo dianteiro.

Como disse anteriormente, essa suspensão (TTB) é bem fácil de mexer, bem fácil de fazer um lift e chego a me arriscar a dizer que é mais fácil e barato que um Body lift, te dando um resultado melhor para o off road, pois não fica limitado apenas a 3 pol do body lift. Aliás o ideal para o off road é um lift de 6 pol principalmente para acomodar bem os pneus.

Em relação ao eixo original da sua Explorer, te digo que é fraco, limitado, e complexo demais. Utiliza "miolo" D35 e possui 3 cruzetas e semi eixo telescópico, além de rodas livres frágeis também. Veja que para o carro original, isso tudo é compatível pelo fato de utilizar pneus de diâmetro pequeno, e uso misto e ter uma proposta de uso diferente à que você está querendo destinar.
Estamos falando de um carro preparado para trilhas, onde é necessário tração (pneus maiores e mais agrecivos) e amplitude de suspensão. Esse sistema apresenta ainda uma grande limitação do curso, justamente devido ao semi eixo que é articulado e telescópico. Se a suspensão abre demais, estrangula as articulações e uma fratura é provável.

Portanto não dá pra comparar com um eixo rígido que possui apenas 2 articulações (homocinéticas), miolo D44 e possibilidade de obter um curso de suspensão mais que satisfatório, sem contar na facilidade de encontrar peças para reposição.

Esse sistema original é bastante difundido nos EUA, mas veja que a quantidade de veículos produzidos por lá com essa configuração é enorme, dando assim facilidade de repor peças e encontrar acessórios, tal como relações de coroa e pinhão, bloqueios, cruzetas e semi eixos mais resistentes, etc etc etc. Assim aqui no Brasil, não dá pra nos basearmos com o que é feito por lá. Nossa realidade é outra.

Finalizando, se você insistir em fazer as outras modificações sugeridas, tal como body lift, lift de suspensão, entre outras, gastará um bom dinheiro pra continuar com a suspensão limitada e fraca.

Trocando o eixo, vai gastar uma vez só pra ter um resultado incontestável.

Foi tudo isso que eu avaliei quando resolví tranformar minha Dakota em 4x4. Poderia perfeitamente instalar um sistema semelhante à tração dianteira da Ranger (eixo fixo e semieixos), porém iria continuar com buchas, pivos, terminais de direção, braço auxiliar, etc etc tudo pra dar defeito, desgastar e quebrar.
No eixo que eu escolhi, não tem nada disso.
E garanto que o carro ficou ótimo, em todos os quesitos, desde conforto até mesmo desempenho no Off Road. Resumindo, só ví vantagens e recomendo essa alternativa pra todo mundo que se dispõe a preparar um caro para of road.

Abraços a todos

Loiro
11/03/2009, 20:21
Sem falar que jumelo alto é horrivel!
Na minha opiniao devemos por em pratica as ideias boas dos gringos e nao jumelo alto da vida.
Cansei de ver o Elmer falar e apos ler uns topicos de sua pesquisa acho que é melhor ate fazer SPOA na traseira (se nao for).
EU seguiria a receita acima, do Renato.
[]´s

Renato Fraga
12/03/2009, 01:47
Pois bem me concentrei em falar da suspensão dianteira e não falei nada da trazeira.

Talves porque a solução seja óbvia e simples demais. Basta fazer SPOA.

Vai ganhar a altura referente ao diâmetro do tubo do eixo mais a espessura do molejo. Se ainda não for suficiente, um pequeno calço e por último mexer no jumelo.

Fazendo dessa forma, haverá o mínimo de alteração no comportamento da suspensão.

Não tem justificativa para fazer de outra forma.

Abraços a todos

Vinicius Hauagge
12/03/2009, 22:22
Pessoal, uma dúvida.
O cumprimento dos eixos (troller dianteiro e explorer traseiro) é igual?
Alguém possui tais dados?
Obrigado,
Vinicius.

Renato Fraga
13/03/2009, 00:48
Olá vinícius, essa pergunta é bem pertinente. Vai ter que pegar uma trena e medir um a um.Meça a partir da face onde as rodas se acentam.

Se houver discrepancia de umas 4 pol ou 5 pol, pode colocar um espaçador no cubo pra tentar compensar. Ou seja, será algo em torno de 2 ou 2,5 pol pra cada lado.

Por outro lado, será necessário checar a relação de coroa e pinhão e casar uma com a ourtra. Acredito que pro eixo Dana você encontra a relação igual ao eixo original da Explo. O contrário será mais difícil.

Cogite a hipótese de trocar o par de eixos. Em primeiro lugar pelo fato de só encontrar o par pra comprar até mesmo porque o dianteiro é que é mais procurado.

Segundo porque já virá com uma relação mais adequada para trilhas do que a original da Explo, e te dará a possibilidade de mudar isso conforme o necessário sem grandes dificuldades além da facilidade de acessórios tam como bloqueio.

Terceiro, seu eixo trazeiro tem certo valor no mercado. Tem gente que procura para instalar no Opala. Bem como o dianteiro para adaptar na ranger americana e transformá-la em 4x4.

Abraços

equipeminas4x4
13/03/2009, 10:59
Prezados Renato e Loiro,

Permitam-me discordar de tudo que vcs disseram, mas ninguem melhor pra falar de 1 Explorer do que o dono de 02 Explorers. Tenho uma 97 para uso diário, que acabou ficando parada na garagem depois que preparei a 94 para trilha. Pneus 35 maxxis trepador, calço na mola dianteira de 30mm, jumelos MKrawler com 3" a mais, bloqueio traseiro lockright e BL de 3". Inclusive no vídeo postado da Galopeira eu estava presente com minha Explorer.

A receita é das mais simples e baratas se comparadas as modificações necessárias para um carro original utilizar pneus 35".

O diferencial dianteiro, apesar de ser Dana35, é reverse cut, considerado mais forte do que o Dana44 rodando no sentido inverso, como é usado na maioria dos carros nacionais. Semi-eixo tem diametro bom e a cruzeta é mais que suficiente pra suportar os 35.

Andar a 130km/h, mesmo com estas modificações é muito tranquilo.

Trocar coroa/pinhão para um conjunto mais reduzido é uma boa sugestão, mas as relações originais atendem tranquilamente no caso da Explorer automática. Na trilha não falta força e a maioria dos obstáculos faço entre 1000 e 1500RPM.

Amortecedores estou usando o traseiro da F1000 até 89 na dianteira da Explo, pois ele permite maior curso e na traseira por enquanto continua os originais que são iguais da Ranger, por ainda não ter encontrado 1 par que permita todo curso da suspensão com custo aceitável.

De resto é o melhor carro para trilha que eu já tive e olha que não foram poucos. Acabou que estou andando nela no dia-dia.

[]´s

equipeminas4x4
13/03/2009, 11:04
to trabalhando agora no para-choque dianteiro com suporte pra colocar meu Ramsey 9.5E e com os pontos de ancoragem.

[]´s

Vinicius Hauagge
13/03/2009, 13:30
Marcel, boa tarde.
Sua receita é algo que eu estava pensando em fazer.
Tenho algumas duvidas:
1 - No diferencial traseiro, vc fez spoa ou apenas colocou jumelo maior? Se apenas colocou jumelo maior, será que eu conseguiria "fabricar" um ou é indispensável comprar um da marca que voce utiliza? Na hipotese de ser mais recomendado comprar, sabe onde encontraria para vender?
2 - Quanto ao calço dianteiro, de que material voce fez?
3 - Seria muito pedir para voce postar algumas fotos do seu carro para eu dar uma analisada?
4 - Caso quebre o diferencial dianteiro (ou o traseiro) as peças podem ser encontradas com certa facilidade? Tem noção do custo das mesmas?
Desculpe-me pelo interrogatório, mas to empolgado com o carro!
Obrigado,
Vinicius!

equipeminas4x4
13/03/2009, 13:38
Marcel, boa tarde.
Sua receita é algo que eu estava pensando em fazer.
Tenho algumas duvidas:
1 - No diferencial traseiro, vc fez spoa ou apenas colocou jumelo maior? Se apenas colocou jumelo maior, será que eu conseguiria "fabricar" um ou é indispensável comprar um da marca que voce utiliza? Na hipotese de ser mais recomendado comprar, sabe onde encontraria para vender?
2 - Quanto ao calço dianteiro, de que material voce fez?
3 - Seria muito pedir para voce postar algumas fotos do seu carro para eu dar uma analisada?
4 - Caso quebre o diferencial dianteiro (ou o traseiro) as peças podem ser encontradas com certa facilidade? Tem noção do custo das mesmas?
Desculpe-me pelo interrogatório, mas to empolgado com o carro!
Obrigado,
Vinicius!

vinicius,

Eu já não te passei 1 orçamento dessas peças??? Jumelo vc pode fazer, é só fazer ele 3" maior. O calço é de aço 1020.
Dependendo do que quebrar, não vai ser fácil, mas pelo que estamos fazendo aqui em BH acho pouco provável que ocorra alguma quebra. Estamos fazendo todas as trilhas, principalmente as mais difíceis.

Tem algumas fotos da Explorer nesse link
http://picasaweb.google.com.br/marcelfabreu/TATA2008 (http://picasaweb.google.com.br/marcelfabreu/TATA2008)#

Caso queira fazer o pedido das peças, segue preço:
Jumelo traseiro MKrawler = R$200,00 o par
Calço de mola 30mm = R$75,00 o par
Kit BL 3" = R$300,00 o jogo (10 calços e o conjunto de parafusos)

Só aconselho uso do BL se vc for colocar pneu maior que 33". Se for colocar 33, só o calço e o jumelo resolvem.

[]´s

Vinicius Hauagge
13/03/2009, 15:31
Marcel, mandei uma mp para vc!

equipeminas4x4
13/03/2009, 16:46
Marcel, mandei uma mp para vc!

MP respondida. :concordo::concordo::concordo: Desculpa as respostas rápidas, é q hj a correria tá brutal. :parede::parede:

[]´s

Renato Fraga
13/03/2009, 20:05
Prezados Renato e Loiro,

Permitam-me discordar de tudo que vcs disseram, mas ninguem melhor pra falar de 1 Explorer do que o dono de 02 Explorers................

.........de resto é o melhor carro para trilha que eu já tive e olha que não foram poucos. Acabou que estou andando nela no dia-dia.

[]´s

É isso aí Marcel falou a voz da experiência!!!!

Como você mesmo disse, nada melhor que alguém que tem um carro igual e preparado
para o mesmo fim que pretende o nosso amigo Vinicius

Apesar do seu relato, aliás importante relato e esclarecedor para o nosso amigo, eu só acho difícil esse sistema de suspensão TTB ser melhor que um SAS para desempenho em trilhas.

Toda a discussão estava girando em torno de uma receita de preparação para "TRILHAS".

O que você sugeriu é bem pertinente principalmente pelo fato de ser mais "BARATO".

Porém sempre se discute o que é o ideal, o melhor. Depois analiza o custo pra ver se é viável ou não.

Como já adimiti, eu não tenho experiencia sobre esse sistema original da EXPLORER. POrém sei fazer pesquisa, e já ví muitos relatos negativos a respeito do sistema. O curso da suspensão é bem mais limitado, mais complexo e não trabalha como um eixo rígido nem de longe.

Falando do sistema SAS com um eixo dianteiro do troller por exemplo, este sim eu posso falar com mais propriedades, é satisfatóriamente resistente, e principalmente, encontramos vários acessórios no mercado como seus FUX AIR por exemplo. Sem contar que dá mais liberdade para trabalhar a suspensão conseguindo um curso inigualável a qualquer outro sistema otimizando então a tração.

Agora pra fazer body lift, chego a arriscar em dizer que é bem mais fácil fazer lift de suspensão uma vez que esse sistema só tem 4 pontos de fixação ao chassi e não é nenhum bicho de sete cabeças para fazê-lo. Se pesquisar, vai ver que o kit de lift é composto basicamente de 4 peças para a dianteira (superlift).

E pra finalizar, acredito no que você disse a respeito das relações de diferencial. Porém, colocando um pneu 35, a relação final ganha um incremento aproximado de 20% em relação ao original. Pode até ser que consiga fazer a trilha numa boa, mas se tivesse relações mais curtas, certamente pouparia bem mais o carro.

Portanto a discussão toda está entre o ideal e o viável. E tem que fazer umas continhas pra ver se tudo vai compensar mesmo.

Body lift + jumelos + calços + amortecedores + mão de obra = a uma possível "necessidade" de up grade futuro, manutenção mais cara, menos eficiencia no off road e limitações para modificações e acessórios.

SAS na dianteira + relações mais curtas (de brinde com os eixo) + mão de obra - peças originais a serem vendidas = ao esquma mais consagrado de configuração para o off road, mais robusto, rústico, eficiente, manutenção barata e liberdade de usar a criatividade para fazer os up grades e oferta de acessórios.

Tô falando isso porque segui esse raciocínio quando decidí preparar minha Pick Up e felizmente só tô colhendo alegrias.

E já testou na trazeira da sua EXPLORER os amortecedores da S10 (ultimas) ou mesmo da F250 (motorcraft na agencia é o mais barato de todas as marcas) que são os mais longos do mercado com carga satisfatória para carros médios? Experimenta que tenho certeza que vai ter resultado muito satisfatório. Eu uso 4 da F250 trazeiros

Abraços a todos

equipeminas4x4
14/03/2009, 09:32
É isso aí Marcel falou a voz da experiência!!!!

Como você mesmo disse, nada melhor que alguém que tem um carro igual e preparado
para o mesmo fim que pretende o nosso amigo Vinicius

Apesar do seu relato, aliás importante relato e esclarecedor para o nosso amigo, eu só acho difícil esse sistema de suspensão TTB ser melhor que um SAS para desempenho em trilhas.

Toda a discussão estava girando em torno de uma receita de preparação para "TRILHAS".

O que você sugeriu é bem pertinente principalmente pelo fato de ser mais "BARATO".

Porém sempre se discute o que é o ideal, o melhor. Depois analiza o custo pra ver se é viável ou não.

Como já adimiti, eu não tenho experiencia sobre esse sistema original da EXPLORER. POrém sei fazer pesquisa, e já ví muitos relatos negativos a respeito do sistema. O curso da suspensão é bem mais limitado, mais complexo e não trabalha como um eixo rígido nem de longe.

Falando do sistema SAS com um eixo dianteiro do troller por exemplo, este sim eu posso falar com mais propriedades, é satisfatóriamente resistente, e principalmente, encontramos vários acessórios no mercado como seus FUX AIR por exemplo. Sem contar que dá mais liberdade para trabalhar a suspensão conseguindo um curso inigualável a qualquer outro sistema otimizando então a tração.

Agora pra fazer body lift, chego a arriscar em dizer que é bem mais fácil fazer lift de suspensão uma vez que esse sistema só tem 4 pontos de fixação ao chassi e não é nenhum bicho de sete cabeças para fazê-lo. Se pesquisar, vai ver que o kit de lift é composto basicamente de 4 peças para a dianteira (superlift).

E pra finalizar, acredito no que você disse a respeito das relações de diferencial. Porém, colocando um pneu 35, a relação final ganha um incremento aproximado de 20% em relação ao original. Pode até ser que consiga fazer a trilha numa boa, mas se tivesse relações mais curtas, certamente pouparia bem mais o carro.

Portanto a discussão toda está entre o ideal e o viável. E tem que fazer umas continhas pra ver se tudo vai compensar mesmo.

Body lift + jumelos + calços + amortecedores + mão de obra = a uma possível "necessidade" de up grade futuro, manutenção mais cara, menos eficiencia no off road e limitações para modificações e acessórios.

SAS na dianteira + relações mais curtas (de brinde com os eixo) + mão de obra - peças originais a serem vendidas = ao esquma mais consagrado de configuração para o off road, mais robusto, rústico, eficiente, manutenção barata e liberdade de usar a criatividade para fazer os up grades e oferta de acessórios.

Tô falando isso porque segui esse raciocínio quando decidí preparar minha Pick Up e felizmente só tô colhendo alegrias.

E já testou na trazeira da sua EXPLORER os amortecedores da S10 (ultimas) ou mesmo da F250 (motorcraft na agencia é o mais barato de todas as marcas) que são os mais longos do mercado com carga satisfatória para carros médios? Experimenta que tenho certeza que vai ter resultado muito satisfatório. Eu uso 4 da F250 trazeiros

Abraços a todos

Renato,

o sistema de eixo rígido, realmente permite cursos espetaculares, mas antes de optar por isso, devemos verificar o uso do carro. O sistema original, somente com a barra estabilizadora desconectada já melhora e muito o curso da suspensão dianteira e me atende muito bem em qualquer trilha onde qq jipe mais preparado passa. Td bem que as buchas originais não duram muito tempo na trilha com a barra solta, mas até mesmo antes de optar por eixo rígido, existe a possibilidade de fazer o mesmo sistema com braços mais longos, o que possibilita cursos tão espetaculares qto o sistema SAS, gastando bem menos. Depois posto 1 foto aqui pra vc ver.
A Explorer na configuração que está me atende perfeitamente bem tanto em qualquer trilha da região, como em viagens longas, com segurança e conforto. Tem como partir pra ignorância e usar pneus maiores?? Tem, mas ae eu perderia o objetivo do carro e já tenho 1 carro de rockCrawling parado na garagem justamente por ser um monstrinho e não ter condições de deslocamento até a trilha sem ser numa carreta.
falando sobre a relação de diferencial, com certeza o ideal é substituir por uma mais reduzida e está nos planos, mas na trilha a relação original não prejudica em nada o carro, já que o motor tem um torque excelente e a redução de 2,48 da tcase é mais q suficiente para esta configuração.
Sobre o body lift, mantendo a linha de raciocínio, é mais simples e barato q fazer o lift de suspensão, pensando no objetivo de colocar os pneus 35". Se vai partir pra pneu maior q isso é outra questão.
Se não me falha memória o amortecedor da F250 é simples ação, correto? Eu uso da Ranger q me parece ser o maior dupla ação do mercado. Mas se o da F250 for maior e dupla ação, com certeza vai atender na Explorer.

[]´s

Renato Fraga
14/03/2009, 09:58
Os amortecedores trazeiros da F250 são de dupla ação sim , e me lembro de ter pago algo em torno de R$ 92,00 em cada da marca motorcraft na agência.

Os trazeiros da S10 mais moderna, são maos longos ainda, porém um pouco mais fracos. Entretanto não tenho certeza, mas acredito ser de dupla ação também.

Abraços.

Vinicius Hauagge
14/03/2009, 13:09
Pessoal, obrigado pelas dicas.
Por enquanto, vou seguir os conselhos do Marcel, porém no futuro (espero que não muito distante) partirei para os eixos do Troller.
Porém, para isso preciso vender uma picape f75 que iria montar (chassis, diferencial, coroa, pinhão, motor 4.9 completo, blower, etc) para levantar $$$$.
Aproveitando o tópico, surgiram mais duas duvidas:
1 - Na hipotese de utilizacao do diferencial do troller a gasolina, a relacao dele é indicada para a explorer?
2 - Marcel, voce poderia me explicar o que devo fazer na barra estabilizadora para melhor o curso da suspensão?
Obrigado,
Vinicius

PS - Marcel, recebi sua mp e fico no aguardo!

equipeminas4x4
14/03/2009, 17:54
Por enquanto, vou seguir os conselhos do Marcel, porém no futuro (espero que não muito distante) partirei para os eixos do Troller.
Porém, para isso preciso vender uma picape f75 que iria montar (chassis, diferencial, coroa, pinhão, motor 4.9 completo, blower, etc) para levantar $$$$.
1 - Na hipotese de utilizacao do diferencial do troller a gasolina, a relacao dele é indicada para a explorer?
2 - Marcel, voce poderia me explicar o que devo fazer na barra estabilizadora para melhor o curso da suspensão?
Obrigado,
Vinicius

PS - Marcel, recebi sua mp e fico no aguardo!

To com o projeto pronto do pino que vai desconectar a barra estabilizadora, coisa bem simples, que vai no parafuso inferior da biela da estabilizadora. Solta esse pino e prende ela no chassi, só isso.
Se vai colocar eixo rígido, usa do Troller diesel, do Troller gasolina é pior.

[]´s

Renato Fraga
15/03/2009, 21:23
É isso mesmo, em relação aos eixos do Troller dê preferência aos do Diesel. Apesar de utilizarem a mesma relação de coroa e pinhão, e utilizarem os mesmos componentes, os eixos do gasolina têm fixações dos links diferentes do Diesel .

Assim para adaptações os links do Troller diesel facilitam o serviço.

Abraços

equipeminas4x4
16/03/2009, 08:14
É isso mesmo, em relação aos eixos do Troller dê preferência aos do Diesel. Apesar de utilizarem a mesma relação de coroa e pinhão, e utilizarem os mesmos componentes, os eixos do gasolina têm fixações dos links diferentes do Diesel .

Assim para adaptações os links do Troller diesel facilitam o serviço.

Abraços

Renato,

O eixo dianteiro do gasolina é completamente diferente do diesel, principalmente coroa/pinhão que no gasolina é right pinion. O traseiro somente a bola do diferencial com coroa/pinhão é igual.

[]´s

Renato Fraga
16/03/2009, 09:37
......é completamente diferente do diesel, principalmente coroa/pinhão que no gasolina é right pinion.

Marcel, você quiz diser "right" ou "high" pinion ??????

Pois o meu eixo é de um Troller diesel e é o tal modelo de pinhão alto, "high" pinion.

Abraços

equipeminas4x4
16/03/2009, 09:47
Marcel, você quiz diser "right" ou "high" pinion ??????

Pois o meu eixo é de um Troller diesel e é o tal modelo de pinhão alto, "high" pinion.

Abraços
ops.... high pinion. Se o seu eixo for do Troller 6 furos, com roda livre, seu diferencial é dana 44 comum, exatamente idêntico ao do Willys/Rural, idêntico ao diferencial traseiro.

[]´s

Vinicius Hauagge
16/03/2009, 15:27
Obrigado pelas dicas!
Estou ficando expert em explorer!
Abraço,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
20/03/2009, 09:40
Pessoal, e na dianteira, qual amortecedor voces recomendam?
O da F250 tb?
Abraço,
Vinicius!

mak (SP/ZN)
20/03/2009, 11:22

Vinicius

Melhor usar o do troller diesel com 6 furos... a relação original é 4.10 e a original da EXPLO é 3.73... ficara mais curta e boa pra pneu 33"... mas pode ser trocada por qualquer uma de Dana44... eu estou indo para 4,56.

aqui tem fotos de uma Explo com eixos de troller: http://picasaweb.google.com.br/jsebastianbr/JF#

Vinicius Hauagge
20/03/2009, 11:35
Obrigado pela dica! E parabéns pelo serviço, ficou um espetáculo!
É exatamente isso que pretendo fazer com a minha!
Abraço,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
20/03/2009, 11:41
Algumas dúvidas...
De qual veículo sao as barras da suspensão dianteira que voce colocou na sua Explorer?
E os suportes, voce comprou ou fez? Teria as medidas?
Obrigado,
Vinicius!

mak (SP/ZN)
20/03/2009, 13:20
projetado e feito por encomenda... mas eu tenho uma suspensão completa de troller para vender... completa meeeeeeeeeeeeesmo... tudo! R$2500 leva.

mak (SP/ZN)
20/03/2009, 13:22
ah! e um par de eixos de HIlux com a relação mais curtinha que tem... mosca branca de olho azul... R$5K leva...

Dá pra fazer um brinquedão com uma carcaça de Explo em cima...

Vinicius Hauagge
20/03/2009, 13:26
Mak, tenho interesse em adquirir a suspensão e os diferencias.
Porém, agora to sem $$$, pq acabei de comprar a explorer.
Tenho umas tranqueiras para vender (anunciadas aqui no fórum) e se entrar $$$ a gente negocia!

equipeminas4x4
20/03/2009, 13:44
Pessoal, e na dianteira, qual amortecedor voces recomendam?
O da F250 tb?
Abraço,
Vinicius!

Vinícius,

Na minha usei o amortecedor traseiro da F1000 até 89.

[]´s

mak (SP/ZN)
20/03/2009, 16:02
Mak, tenho interesse em adquirir a suspensão e os diferencias.
Porém, agora to sem $$$, pq acabei de comprar a explorer.
Tenho umas tranqueiras para vender (anunciadas aqui no fórum) e se entrar $$$ a gente negocia!

Ok... estão aqui guardados... não faço força pra vender porque é tudo material filé... volta e meia imagino algum uso pra eles... ;-)

Clifford
01/04/2009, 20:19
Olá pessoal, vou aproveitar o gancho no tópico para trocar uma idéia com vcs...a Explorer quadradinha é um carro que sempre esteve na minha lista de 4x4 favoritos, e queria saber se alguém faz ou fez o mesmo uso que pretendo pra ela, seria uasado como segundo carro, pra fazer algumas trilhas no fds ou mesmo alguns RAIDS, e uma Xplorer seria um "jipe" diferente do normal do que o pessoal usa por aqui, essa é a minha idéia :D, estou acompanhando este tópico com muito gosto, e espero logo também compartilhar experiências (uui) com vcs. Até mais.

mak (SP/ZN)
01/04/2009, 20:36
1º ou 2º carro... é boa de qualquer forma.

degfreitas
14/04/2009, 20:01
Amigos, estou de olho em uma explorer 4x2.. é fácil adaptá-la para 4x4? facil em termos financeiros.....

HOBERSON HENNING
14/04/2009, 22:40
Olá pessoal, vou aproveitar o gancho no tópico para trocar uma idéia com vcs...a Explorer quadradinha é um carro que sempre esteve na minha lista de 4x4 favoritos, e queria saber se alguém faz ou fez o mesmo uso que pretendo pra ela, seria uasado como segundo carro, pra fazer algumas trilhas no fds ou mesmo alguns RAIDS, e uma Xplorer seria um "jipe" diferente do normal do que o pessoal usa por aqui, essa é a minha idéia :D, estou acompanhando este tópico com muito gosto, e espero logo também compartilhar experiências (uui) com vcs. Até mais.
boa noite amigo, vc tem uma explorer? estou com uma 94 e é muito boa é um jipe muito bom no dia dia e na trilha é fera.

HOBERSON HENNING
14/04/2009, 22:57
Vinicius,

Pelo que li em outro tópico você acabou comprndo uma Explorer 94 para usar em trilha. Acho esta muito mais apropriada em comparação a 95 em diante pois o Twin-Traction-Bean funciona quase como um eixo rígido porém commais conforto e grades possibilidades de aumento de curso. Com certeza essa escolha vai lhe economizar a troca dos eixos.

Dê uma pesquisada no www.therangerstation.com que tem várias dicas de Lift para Explorer na seção Tech Library. No www.explorerforum.com tabém tem ótimas informações.

Eu começaria com BL, Calços (dianteira), Jumelão (traseira) para pneus 33', e dois bons bloqueios. Não esqueça que o eixo traseiro é o Ford 8.8 eo dianteiro Dana 35. Relações mais curtas são fundamentais pois as Explorer são originalmente bem longas.

Um novo para-choque dianteiro com suporte para guincho, há imuneras idéias no Explorerforum, também é recomendavél.

Para o futuro, incremento do curso na dianteira, seguindo umas dicas do TRS e SPOA na traseira.

Com a mecânica simples e robusta e também um tamanho razoavél, acho a Explorer 94 uma exelente opção para quem não se incomodar com as escoriações que irão surgir na carroceria.
o que presciso fazer para levantar um pouco uma explorer 94 at xtl original para usar em trilha? pode me ajudar........obrigado

HOBERSON HENNING
14/04/2009, 23:08
Ok... estão aqui guardados... não faço força pra vender porque é tudo material filé... volta e meia imagino algum uso pra eles... ;-)
boa noite, desculpa em encomodar, comprei uma explorer 94, vc trabalha com modificaçao, ou conhece alguem.

HOBERSON HENNING
14/04/2009, 23:41
Prezados Renato e Loiro,

Permitam-me discordar de tudo que vcs disseram, mas ninguem melhor pra falar de 1 Explorer do que o dono de 02 Explorers. Tenho uma 97 para uso diário, que acabou ficando parada na garagem depois que preparei a 94 para trilha. Pneus 35 maxxis trepador, calço na mola dianteira de 30mm, jumelos MKrawler com 3" a mais, bloqueio traseiro lockright e BL de 3". Inclusive no vídeo postado da Galopeira eu estava presente com minha Explorer.

A receita é das mais simples e baratas se comparadas as modificações necessárias para um carro original utilizar pneus 35".

O diferencial dianteiro, apesar de ser Dana35, é reverse cut, considerado mais forte do que o Dana44 rodando no sentido inverso, como é usado na maioria dos carros nacionais. Semi-eixo tem diametro bom e a cruzeta é mais que suficiente pra suportar os 35.

Andar a 130km/h, mesmo com estas modificações é muito tranquilo.

Trocar coroa/pinhão para um conjunto mais reduzido é uma boa sugestão, mas as relações originais atendem tranquilamente no caso da Explorer automática. Na trilha não falta força e a maioria dos obstáculos faço entre 1000 e 1500RPM.

Amortecedores estou usando o traseiro da F1000 até 89 na dianteira da Explo, pois ele permite maior curso e na traseira por enquanto continua os originais que são iguais da Ranger, por ainda não ter encontrado 1 par que permita todo curso da suspensão com custo aceitável.

De resto é o melhor carro para trilha que eu já tive e olha que não foram poucos. Acabou que estou andando nela no dia-dia.

[]´s
boa noite, vc poderia deixar a minha explorer como a tua..........me ajuda...vc tem foto da sua?

Vinicius Hauagge
15/04/2009, 00:13
Comprei os kits do Marcel - jumelo e calço na dianteira - e posso assegurar que o produto é de alta qualidade.
Com eles, vc consegue levantar sua explorer em mais de 2 polegadas!
Abraço,
Vinicius!

mak (SP/ZN)
15/04/2009, 00:36
boa noite, desculpa em encomodar, comprei uma explorer 94, vc trabalha com modificaçao, ou conhece alguem.

não trabalho mas indico quem possa fazer... o que pretende fazer?

equipeminas4x4
15/04/2009, 09:35
Amigos, estou de olho em uma explorer 4x2.. é fácil adaptá-la para 4x4? facil em termos financeiros.....
Não creio q seja viável financeiramente essa modificação, apesar dela ser um tanto simples. Mas pra vc comprar toda parte de suspensão dianteira, caixa de transferência e ainda por cima precisa da parte que conecta a tcase ao câmbio da Explorer 4x4, tenho certeza que sai mais barato comprar ela 4x4 de uma vez.

[]´s

Clifford
15/06/2009, 15:29
Alô pessoal, agora uma dúvida em relação ao cÃmbio, a explo mais que normalmente se encontra mais fácil é a com câmbio automático, certo? Não tenho experiência com esse tipo de câmbio mas já pesquisei bastante e tal e o pessoal que faz trilha com CA diz que vai melhor, blz. Masss, digamos que futuramente de um pau no CA, e o conserto saia caro, é viável a troca pelo câmbio manual, tanto em termos de custo e termos de adaptação? Swe alguem já fez isso, compartilhe conosco :D .

equipeminas4x4
15/06/2009, 17:05
Alô pessoal, agora uma dúvida em relação ao cÃmbio, a explo mais que normalmente se encontra mais fácil é a com câmbio automático, certo? Não tenho experiência com esse tipo de câmbio mas já pesquisei bastante e tal e o pessoal que faz trilha com CA diz que vai melhor, blz. Masss, digamos que futuramente de um pau no CA, e o conserto saia caro, é viável a troca pelo câmbio manual, tanto em termos de custo e termos de adaptação? Swe alguem já fez isso, compartilhe conosco :D .
manda pro Sebastian arrumar, q ele é especialista nesse câmbio de Explorer, aproveita e coloca um kit fodão q é vendido nos EUA q dá um upgrade nesse câmbio, e seja feliz.

[]'s

Clifford
17/06/2009, 19:38
Outra pergunta pra quem faz trilha com ela: Como se comporta em relação à água? Rios, alagados e outras coisas molhadas? Comparando com os diversos jeeps que tem por aí, ela fica devendo alguma coisa nessa parte?

[]'s

equipeminas4x4
18/06/2009, 10:50
Outra pergunta pra quem faz trilha com ela: Como se comporta em relação à água? Rios, alagados e outras coisas molhadas? Comparando com os diversos jeeps que tem por aí, ela fica devendo alguma coisa nessa parte?

[]'s
olhe estas fotos e tire suas próprias conclusões.:dance::dance::dance::dance:

http://picasaweb.google.com.br/marcelfabreu/TATA2008 (http://picasaweb.google.com.br/marcelfabreu/TATA2008)#

Tem tb este vídeo feito de dentro da Explorer

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=Y-rb_wqzSyE]YouTube - 18122008025[/URL]

[]'s

samukanvas
22/06/2009, 23:30

[]'s

Dukaraleo as fotos!! :palmas:

bjs

Supercharger
24/06/2009, 15:12
Qualquer levantadinha que dá na suspa dianteira ela "fecha as pernas", hehehe. Parecendo fusca quando levanta no macaco! :odedo:

Agora, pelas fotos, parece que ela esterça bagaraio!

[]'s
Gustavo.

Ronaldo B.
24/06/2009, 16:57

[]'s

O que aconteceu aqui ??? Não aguentou o peso do motorista ???:mrgreen: :mrgreen:

http://lh4.ggpht.com/_9Y3wYnD8nSs/SUugE_4dkUI/AAAAAAAAANU/xI4BZphsn7o/s512/IMG_3455.jpg

[]´s

Vinicius Hauagge
24/06/2009, 18:13
Um tanto quanto off topic, mas não tanto...
To procurando duas coisas para a minha explorer 1994 e não encontro...
Bloqueio para o diferencial traseiro e snorkel.
Alguem sabe onde tem, preço e se há algo nacional (pelo menos snorkel)?
Obrigado,
Vinicius!

equipeminas4x4
24/06/2009, 18:30
O que aconteceu aqui ??? Não aguentou o peso do motorista ???:mrgreen: :mrgreen:

http://lh4.ggpht.com/_9Y3wYnD8nSs/SUugE_4dkUI/AAAAAAAAANU/xI4BZphsn7o/s512/IMG_3455.jpg

[]´s
com a suspensão tem um curso espetacular, abriu tanto q a mola escapou do suporte, mas nada que um grampo colocado após a trilha não solucione.

[]'s

equipeminas4x4
24/06/2009, 18:31
Um tanto quanto off topic, mas não tanto...
To procurando duas coisas para a minha explorer 1994 e não encontro...
Bloqueio para o diferencial traseiro e snorkel.
Alguem sabe onde tem, preço e se há algo nacional (pelo menos snorkel)?
Obrigado,
Vinicius!
bloqueio só vai achar nos EUA, apesar que o Leo Valle tá com 1 q acho q irá vender.

[]'s

Vinicius Hauagge
25/06/2009, 11:05
Marcel, abusando da sua boa vontade...
Qual marca de bloqueio voce recomenda para a explorer?
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!

equipeminas4x4
25/06/2009, 11:37
Marcel, abusando da sua boa vontade...
Qual marca de bloqueio voce recomenda para a explorer?
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!
lock Right é barato e eficiente.

[]'s

LeoPOA
02/07/2009, 16:59
Pessoal,

Todas as Explorer possuem eixo rigido na dianteira ?

Possuo um vitara, e estou pensando em monstrifica-lo ou partir para um novo carro... maior e mais resistente...

O uso será 90 trilhas com banhados, resteva de arroz, beira de lagoas....

Qual o ano da explorer o mais indicado? Peças para esse carro é de fácil acesso ? ( tipo as do vitara)

Abç.

Léo

equipeminas4x4
02/07/2009, 18:17
Pessoal,

Todas as Explorer possuem eixo rigido na dianteira ?

Possuo um vitara, e estou pensando em monstrifica-lo ou partir para um novo carro... maior e mais resistente...

O uso será 90 trilhas com banhados, resteva de arroz, beira de lagoas....

Qual o ano da explorer o mais indicado? Peças para esse carro é de fácil acesso ? ( tipo as do vitara)

Abç.

Léo
Léo,

dif. dianteiro da Explorer não é rígido, é sistema TTB.

como resistência nem se comprara ao Vitara, já q o uso de pneus 35 não é problema em uma explorer. O ano indicado pra trilhas é até 94.

[]'s

LeoPOA
02/07/2009, 20:03
Léo,

dif. dianteiro da Explorer não é rígido, é sistema TTB.

como resistência nem se comprara ao Vitara, já q o uso de pneus 35 não é problema em uma explorer. O ano indicado pra trilhas é até 94.

[]'s

Tche,

Valeu pela resposta rápida!!!

É o seguinte, vi as fotos da sua explorer e alguns videos que achei aqui no forum...

O eixo dianteiro da sua é original ?? Se nao quebrou nada naquelas erosoes que aparece no video e nas fotos nao quebra mais né hehehehe

É possivel fazer uma comparaçao levando em conta custo x beneficio x desempenho entre a Explorer 94 x cherokee Sport ? ambas com o mesmo tipo de preparaçao ?

Estou apostando as ultimas fichas no vitara, mas já de olho nas explorer que estao com o preço bem em conta aqui no RS...

A ideia de preparaçao é bem parecida com a sua, porem nao pretendo usar pneus 35 mud, mas sim uns 31 recapados bem cravudos que ficarao com o tamanho maximo dos 33 mud. As trilhs que faço nao sao com erosao nem pedras, 99% é em banhado, mtos alagados, barro, dunas.... A explorer vai legal nesse tipo de terreno ? nao é mto pesada??

Valeu pessoal,

Perdoem o monte de perguntas!!!!

Abraço.

Léo

equipeminas4x4
03/07/2009, 09:01
Léo,

com relação a comparar explorer e xeroca, alguns vão preferir sempre uma ou outra por diversos motivos pessoais. Eu particularmente não gosto de carros que não tenham chassi (entenda 02 longarinas com a carroceria fixada nelas) e não creio que os diferenciais originais da xeroka tenham tanta resistência pra usar pneus 35. Mas como disse é uma questão pessoal, assim como outros lhe dirão outra coisa. Além da motivação pessoal, não há dúvida que a manutenção de uma Explorer é infinitamente menor do que uma xeroca. Como preparação, pra colocar pneus 33 numa Explorer, vc só precisa dos jumelos maiores e calço na mola dianteira.

Para o tipo de uso q vc pretende, realmente a Explorer não é um carro leve, mas somente colocando na prática pra saber, apesar que na lama eu acho que a relação peso/potência conta mais do que simplesmente o peso. Eu não usaria pneus menores que 33, até pra aumentar o vão livre.

Diferencial da minha é original.

[]'s

Vinicius Hauagge
09/08/2009, 12:55
Marcel, novamente vou abusar de sua sabedoria e boa vontade...
To muito tentando em colocar 4 pneus 35 na minha explorer...
Porém, meu mecânico e alguns jipeiros falaram que isso é loucura, pois os diferenciais ou a caixa não irao aguentar e logo quebrarão... Inclusive um colega que tinha um engesa, com motor diesel e pneus 35 disse que seu carro deu um monte de problemas depois que colocom os pneus maiores..
Mas vc já afirmou inúmeras vezes que a explorer aguenta tranquilamente.. Tem mais alguma recomendacao extra ou é simplesmente colocar os pneus (e fazer um lift, claro) e aproveitar o brinquedo?
Obrigado,
Vinicius!

gbomfim
09/08/2009, 19:04
Marcel, novamente vou abusar de sua sabedoria e boa vontade...
To muito tentando em colocar 4 pneus 35 na minha explorer...
Porém, meu mecânico e alguns jipeiros falaram que isso é loucura, pois os diferenciais ou a caixa não irao aguentar e logo quebrarão... Inclusive um colega que tinha um engesa, com motor diesel e pneus 35 disse que seu carro deu um monte de problemas depois que colocom os pneus maiores..
Mas vc já afirmou inúmeras vezes que a explorer aguenta tranquilamente.. Tem mais alguma recomendacao extra ou é simplesmente colocar os pneus (e fazer um lift, claro) e aproveitar o brinquedo?
Obrigado,
Vinicius!

não faça isto!! sua Explorer não vai aguentar.. hehehe

http://picasaweb.google.com.br/glbomfim/090808UrubuRei (http://picasaweb.google.com.br/glbomfim/090808UrubuRei)#
http://picasaweb.google.com.br/glbomfim/090729FormiguinhaTrapaCaverna (http://picasaweb.google.com.br/glbomfim/090729FormiguinhaTrapaCaverna)#
http://picasaweb.google.com.br/glbomfim/MorroDaSkol260709 (http://picasaweb.google.com.br/glbomfim/MorroDaSkol260709)#
http://picasaweb.google.com.br/glbomfim/Perdidas250709 (http://picasaweb.google.com.br/glbomfim/Perdidas250709)#
http://picasaweb.google.com.br/glbomfim/Galopeira_180709 (http://picasaweb.google.com.br/glbomfim/Galopeira_180709)#

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=2TUEz-war0E]YouTube - Xplo Bomfa - Urubu-Rei[/URL]
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=0MDYRY6_1rg]YouTube - Xplo Bomfa - Trapa Caverna[/URL]

equipeminas4x4
09/08/2009, 19:15
Coloca os pneus e seja feliz.

gbomfim
09/08/2009, 19:18
Coloca os pneus e seja feliz.

faltou a frase:

isso é explorer rapâ!!!

Vinicius Hauagge
10/08/2009, 09:41
Mais uma vez agradeço a atenção de voces!
Aproveitando a boa vontade, o diferencial da explorer é o ford 8.8 28 ou 31 estrias?
E quanto aos pneus, apareceu a oportunidade para comprar uns maxxis 35 8060 semi-novos...
Porém achei o desenho do mesmo bem menos agressivo que os VJ 910 que to usando...
Será que sentirei muita diferença no desempenho?
Obrigado,
Vinicius!

equipeminas4x4
11/08/2009, 22:03
Mais uma vez agradeço a atenção de voces!
Aproveitando a boa vontade, o diferencial da explorer é o ford 8.8 28 ou 31 estrias?
E quanto aos pneus, apareceu a oportunidade para comprar uns maxxis 35 8060 semi-novos...
Porém achei o desenho do mesmo bem menos agressivo que os VJ 910 que to usando...
Será que sentirei muita diferença no desempenho?
Obrigado,
Vinicius!
semi da explo é 31 estrias.
Tem fotos desse pneu??? Compra ele e qd acabar, manda recapar com VJ910, é isso q pretendo fazer com os maxxis trepador.

[]'s

mrcrema
01/09/2009, 10:20
semi da explo é 31 estrias.
Tem fotos desse pneu??? Compra ele e qd acabar, manda recapar com VJ910, é isso q pretendo fazer com os maxxis trepador.

[]'s

Marcel

as trilhas de BH na minha humilde opnião parecem ser secas, mais erosão que barro, estou certo disso ?

como vc acha que seria o comportamento das Explo´s nas trilhas aqui de SP, que tme barro pra tudo que é lado ?

estou super interessado em montar uma como a sua ou a do Bonfim.

valew

abraços

Supercharger
01/09/2009, 13:57

Monte uma como a do Bonfim, pois é a única Explorer de BH que faz trilha. As outras que você já ouviu falar que existem, não saem da garagem! :twisted:

equipeminas4x4
01/09/2009, 14:25
Monte uma como a do Bonfim, pois é a única Explorer de BH que faz trilha. As outras que você já ouviu falar que existem, não saem da garagem! :twisted:
as outras estão igual ao 4-link q uma certa pessoa diz q vai fazer.:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

[]'s

mrcrema
01/09/2009, 14:30
hahahahaha

caramba, algumas mensagens acima vc falava que não andava com o Kalango, somente em carreta, agora os caras estão falando que a explorer tb não anda, rsrsrrsrrsr

se defende ai meu,

valew pelas informações

equipeminas4x4
01/09/2009, 14:33
Marcel

as trilhas de BH na minha humilde opnião parecem ser secas, mais erosão que barro, estou certo disso ?

como vc acha que seria o comportamento das Explo´s nas trilhas aqui de SP, que tme barro pra tudo que é lado ?

valew

abraços
Marcio,

O rafael reis (cabrito) de caxias do sul, fez uma trilha com muito barro há umas 2 semanas. Aqui realmente 99% das trilhas são secas.

[]'s

equipeminas4x4
01/09/2009, 14:40
hahahahaha

caramba, algumas mensagens acima vc falava que não andava com o Kalango, somente em carreta, agora os caras estão falando que a explorer tb não anda, rsrsrrsrrsr

se defende ai meu,

valew pelas informações
Marcio,

Um pequeno problema com docs apreendidos que está sendo resolvido essa semana. O puliça teve a cara de pau de dizer que a Explorer estava com a suspa alterada, imagina.

[]'s

gbomfim
01/09/2009, 20:10
Marcio,

O rafael reis (cabrito) de caxias do sul, fez uma trilha com muito barro há umas 2 semanas. Aqui realmente 99% das trilhas são secas.

[]'s

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=HxS7_GrP-lw]YouTube - Trilha dos Pôneis VI (08/08/2009)[/URL]

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=0MDYRY6_1rg]YouTube - Xplo Bomfa - Trapa Caverna[/URL]

mrcrema
02/09/2009, 09:15
Marcio,

Um pequeno problema com docs apreendidos que está sendo resolvido essa semana. O puliça teve a cara de pau de dizer que a Explorer estava com a suspa alterada, imagina.

[]'s

Esses caras, tais de puliças, não tem o que fazer, vc acha, pensar que o carro tem a susp modificada, eles procuram pelo em ovo, rsrsrsrsrs

equipeminas4x4
02/09/2009, 11:07
Esses caras, tais de puliças, não tem o que fazer, vc acha, pensar que o carro tem a susp modificada, eles procuram pelo em ovo, rsrsrsrsrs
pra vc ver q absurdo.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]s

Vinicius Hauagge
02/09/2009, 16:46
Aqui tem um vídeo da minha explorer na trilha:
YouTube - Explorer na trilha!
Conforme vcs podem ver, há um barranco alto na saída do riacho... E acredito que a explorer nao saiu apenas pelo fato de algumas vezes não tracionar na dianteira... Por tais motivos, pergunto... Esse problema é da roda automática?
Espero que seja, pq já comprei um par de rodas livres da avm para instalar no lugar...
Obrigado,
Vinicius!

equipeminas4x4
02/09/2009, 17:15
Se a reduzida tá funcionando, com certeza é RL pois só engrena reduzida depois q aciona o 4x4. Já desmontou a RL pra ver a borra de graxa velha q fica dentro disso?? Nego atola essa porcaria de graxa, por isso q acaba dando prroblema.

[]'s

Renato Fraga
02/09/2009, 17:17
Não sei se as Explorers do modelo da sua seguem a mesma regra das mais novas, entretanto a tração dianteira funciona direto (awd) permitindo um certo deslizamento, funcionando parecido a um diferencial central, e para situações de necessidade, existe o acoplamento dos eixos o que tenta manter travado dividindo a força em 50% para cada tal como um bloqueio, mas esse acoplamento quando exigido em demasia escorrega e se sobrecarregado acaba estragando por completo.

É mais ou menos como um diferencial LSD com seus disquinhos, porém de acionamento magnético.

Dá uma verificada !!!!

Abraços

equipeminas4x4
02/09/2009, 17:20
Não sei se as Explorers do modelo da sua seguem a mesma regra das mais novas, entretanto a tração dianteira funciona direto (awd) permitindo um certo deslizamento, funcionando parecido a um diferencial central, e para situações de necessidade, existe o acoplamento dos eixos o que tenta manter travado dividindo a força em 50% para cada tal como um bloqueio, mas esse acoplamento quando exigido em demasia escorrega e se sobrecarregado acaba estragando por completo.

É mais ou menos como um diferencial LSD com seus disquinhos, porém de acionamento magnético.

Dá uma verificada !!!!

Abraços
Renato,

Não é dessa forma, é a mesma tcase do Troller, ou é 4x4 ou é 4x2.

[]'s

Vinicius Hauagge
03/09/2009, 11:20
Então certamente o desempenho dela melhorará com a roda livre manual...
Já fiquei impressionado com a roda automática, imagino então com a manual...
E mais uma vez obrigado pelas respostas!
Vinicius.

Renato Fraga
03/09/2009, 11:30
Renato,

Não é dessa forma, é a mesma tcase do Troller, ou é 4x4 ou é 4x2.

[]'s

Perfeito, mas eu não falei bobagem fazendo referência às Explorers acima de 98?????

Ou falei ????

A tcase usada pelo Vinícius é original???? Nesse modelo ela não funciona AWD???

Sendo assim, mais um ponto a favor para a escolha do carro da minha patroa, hahahahh

Explorer 95 em vista !!!!!!!!!!

Abração

equipeminas4x4
03/09/2009, 11:40
Perfeito, mas eu não falei bobagem fazendo referência às Explorers acima de 98?????

Ou falei ????

A tcase usada pelo Vinícius é original???? Nesse modelo ela não funciona AWD???

Sendo assim, mais um ponto a favor para a escolha do carro da minha patroa, hahahahh

Explorer 95 em vista !!!!!!!!!!

Abração
nas acima de 98 eu não sei dizer. Eu tenho uma 97 q tem o control track, ela aciona o 4x4 em situações de perda de tração, automaticamente. Mas qd vc liga o 4x4, não tem dessa de controle de deslizamento, é 4x4 e ponto final.

[]'s

Supercharger
03/09/2009, 12:03
Bacana este vídeo da trilha do Sul. O cara tem que ser muito corajoso para botar a Pathfinder pra ralar assim hein... Nada contra a capacidade do carro, acredito ser bruta como uma Explorer, mas penso que as peças já devem ser bem raras... Ou não?

Vinicius Hauagge
03/09/2009, 14:20
Meio off-topico...
Alguem sabe quem fabrica snorkel para a explorer?
Não encontrei nada... Apenas importado e custa o olho da cara...

equipeminas4x4
03/09/2009, 15:38
Meio off-topico...
Alguem sabe quem fabrica snorkel para a explorer?
Não encontrei nada... Apenas importado e custa o olho da cara...
Seba tem um esquema do picasa do Seba com o passo-a-passo. Muito simples.

http://picasaweb.google.com.br/jsebastianbr/OficinaSnorkelNaMazdaNavajoV640 (http://picasaweb.google.com.br/jsebastianbr/OficinaSnorkelNaMazdaNavajoV640)#

[]'s

Renato Fraga
03/09/2009, 15:52
nas acima de 98 eu não sei dizer. Eu tenho uma 97 q tem o control track, ela aciona o 4x4 em situações de perda de tração, automaticamente. Mas qd vc liga o 4x4, não tem dessa de controle de deslizamento, é 4x4 e ponto final.

[]'s

POis então Marcel, eu tava achando que estava louco, mas não estou.

O tal do control track é um sistema de deslizmento limitado que "trava" pela ação de um eletro-imã quando necessário. Nada mais é que uma embreagem com ação magnética. Ao acionar o 4x4 high ou 4x4 low, ele fica acoplado o tempo todo, mas entretanto não é uma tranferência tão eficiente quanto um eixo fixo. Na verdade difere bastante do sistema das Land Rovers que tem especificamente um diferencial central. Nas Explorers a trazeira está permanentemente acoplada e a dianteira sob ação da atuação do acoplamento. Quando na posição "auto" o eixo dianteiro tem tração mas com um torque muito menor e ao ser percebido uma grande diferença da rotação entre os eixos, o eletroímã entra em ação.

Se eu não estou enganado, o SEBA postou umas fotos da manutenção de uma Tcase dessas que foi toda danificada internamente por sobre-esforço. Alguns componentes estavam completamente derretidos pelo calor gerado pelo atrito do acoplamento.

MAs até pelo fato de as Explorers antigas possuirem rodas livres, acredito que esse sistema Control Track não esteja presente.

Abraços

equipeminas4x4
03/09/2009, 15:59
Exatamente Renato, este sistema não existe nas Explorer até 94, aliás só vi dele das 97 em diante. Não tenho certeza se entre 95 e 96 ele existe.

[]'s

Vinicius Hauagge
03/09/2009, 16:23
Valeu, obrigado Marcel!
Mais algumas dúvidas...
Aquele cano utilizado é do que? Pq notei que ele tem duas ranhuras na parte superior...
E o copinho colocado em cima, vcs sabem onde consigo encontrar?
Acredito que a coisa mais complicada é fazer o corte da lataria...
Obrigado,
Vinicius!

equipeminas4x4
03/09/2009, 16:38
Valeu, obrigado Marcel!
Mais algumas dúvidas...
Aquele cano utilizado é do que? Pq notei que ele tem duas ranhuras na parte superior...
E o copinho colocado em cima, vcs sabem onde consigo encontrar?
Acredito que a coisa mais complicada é fazer o corte da lataria...
Obrigado,
Vinicius!
caraio, ae vc complicou minha vida.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Dá uma olhada em lojas de acessórios pra caminhão, ou mesmo pra jipes q deve ter alguma coisa. Ou manda MP pro Seba q ele é cadastrado aqui no fórum acho q como jsebastian.

[]'s

Vinicius Hauagge
07/09/2009, 10:36
Beleza, vamos deixar esses detalhes de lado...
Mas fiquei com uma duvida....
Fazendo um snorkel desse jeito, nao há o risco de entar água no motor na hipótese de dirigir o carro numa chuva torrencial?
Pode parecer uma colocacao idiota, porém o motor v6 aspira uma quantidade absurda de ar, com uma força bem considerável...
Obrigado novamente,
Vinicius.

equipeminas4x4
07/09/2009, 22:17
só vc virar ele pra trás.

[]`s

DR. GIGGIO
08/09/2009, 21:12
Olá rapaziada,

Sou novo no pedaço, esta é minha primeira mensagem.
Tenho uma explorer 94 4x4, e acreditem o braço suporte do eixo dianteiro, lado direito (F52Z/3B402/A/), quebrou rodando no asfalto, alguem sabe onde posso encontrar o famigerado para comprar.

Giggio:cry:

Vinicius Hauagge
10/09/2009, 13:40
Obrigado Marcel, não havia pensado nisso (como sou burro...)
Dr. Giggio, seja bem vindo ao fórum...
Sinceramente, não entendi direito qual peça voce necessita, mas muita coisa da explorer (suspensão, freios e mecânica em geral) é compativel com as peças da ranger 1998 em diante... Há também peças que são muito parecidas com as da F1000 4x4...
Semana passada, eu precisei de um cilindro mestre de freio para a minha explorer...
Aqui, no Brasil, a peça mais barata que eu achei foi por R$ 650,00.
Fiz uma pesquisa no www.rockauto.com e achei a mesma peça por míseros US$ 27,00 (era queima de estoque antigo)!
Recebi ontem, e com frete, chegou para mim por menos de US$47,00, que não dá nem R$ 90,00! (não houve cobrança de imposto)!
Abraço,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
10/09/2009, 13:43
Esqueci de mencionar... o site tem um catálogo on-line, onde há fotografias da peça que voce está pesquisando... Caso tenha problemas com ingles, há também a opção em espanhol!

equipeminas4x4
10/09/2009, 14:39
giggio,

Ele trincou ou partiu por completo???

[]'s

DR. GIGGIO
14/09/2009, 12:30
Olá Marcel e Vinicius,

Obrigado pelas boas vindas e pelo o interesse e boa vontade de vocês.
A peça é o braço direito da tesoura do eixo dianteiro, ela quebrou na parte onde vai a bucha na articulação do braço direito com o esquerdo. Mandei soldar, mas sinceramente não confio muito não, prefiro trocar a peça, também estou atrás dos rolamentos e dos cubos de roda, o mecânico alega que devo trocar pois quando coloca a porca numa regulagem fica apertada demais e se voltar para a imediatamente anterior a roda fica com folga, achei estranho, portanto resolvi discutir com vocês, que pelo que eu li até aqui, entendem bastante. Voce podem me ajudar?

equipeminas4x4
14/09/2009, 13:02
Olá Marcel e Vinicius,

Obrigado pelas boas vindas e pelo o interesse e boa vontade de vocês.
A peça é o braço direito da tesoura do eixo dianteiro, ela quebrou na parte onde vai a bucha na articulação do braço direito com o esquerdo. Mandei soldar, mas sinceramente não confio muito não, prefiro trocar a peça, também estou atrás dos rolamentos e dos cubos de roda, o mecânico alega que devo trocar pois quando coloca a porca numa regulagem fica apertada demais e se voltar para a imediatamente anterior a roda fica com folga, achei estranho, portanto resolvi discutir com vocês, que pelo que eu li até aqui, entendem bastante. Voce podem me ajudar?
se soldou bem soldado não tem necessidade de soldar. Essa da porca tá muito estranho.

[]'s

DR. GIGGIO
14/09/2009, 16:14
Pois é, ele alega que houve um leve desgaste do cubo.
Pô mas o rolamento, segundo ele mesmo, tá bom e não vejo marca de desgaste.
Uma vez li em algum lugar na net que deveria usar um torquímetro para apertar a porca, não me lembro quando e depois voltar 1/8 e colocar a trava. Já outro dizia que a roda da explorer tem mesmo uma pequena folga e que é normal. E agora???? Comprar a peças para testar fica em R$800,00.

equipeminas4x4
14/09/2009, 17:49
Pois é, ele alega que houve um leve desgaste do cubo.
Pô mas o rolamento, segundo ele mesmo, tá bom e não vejo marca de desgaste.
Uma vez li em algum lugar na net que deveria usar um torquímetro para apertar a porca, não me lembro quando e depois voltar 1/8 e colocar a trava. Já outro dizia que a roda da explorer tem mesmo uma pequena folga e que é normal. E agora???? Comprar a peças para testar fica em R$800,00.
to achando estranho, pois se tiver folga no cubo, pode apertar a porca q não vai tirar a folga. Eu costumo regular isso sem torquímetro. Vai apertando até sumir a folga mas sem deixar travar demais o cubo. Confere sempre pra ver se não tem folga e boa.

[]'s

Vinicius Hauagge
14/09/2009, 23:23
Sobre isso, infelizmente nao tenho conhecimento, portanto nao posso opinar...
Segue mais um video da Explorer na trilha!
Abraço,
Vinicius!
YouTube - Camburão na erosão!

equipeminas4x4
15/09/2009, 11:11
vinícius,

Resolveu a RL???

[]'s

Vinicius Hauagge
15/09/2009, 14:36
Oi Marcel...
A explorer tá na oficina, para trocar a roda-livre e também o cilindro mestre de freios...
Só que deu um probleminha, pois as roscas do cilindro que eu comprei no rockauto sao diferentes... dai vou ter que fazer um nipel, mas nada muito complicado...
Nesse vídeo, que eu postei, ainda estava com a roda livre automática (foi no sábado).
Outra coisa... Sabe aquela bucha de borracha que fica no braço da suspensão (aquele braco que fica entre o diferencial e o chassis), já estourou duas vezes...
Segundo o mecanico é pq o suporte onde ela fica esta "afiado"... O que será que dá para fazer para resolver isso?
Pensei em fazer uma bucha de nylon, mas o mecanico disse que também nao resolve... Será que tem que tirar o suporte e enche-lo com solda?
Obrigado,
Vinicius!

equipeminas4x4
15/09/2009, 14:44
se tirar as rebarbas do furo do suporte, já vai poupar bastante a bucha. Qd coloca o calço na mola acaba q essa bucha trabalha mais forçada tb. Se fizer ela de poliuretano deve melhorar a resistência.

[]'s

DR. GIGGIO
15/09/2009, 15:42
to achando estranho, pois se tiver folga no cubo, pode apertar a porca q não vai tirar a folga. Eu costumo regular isso sem torquímetro. Vai apertando até sumir a folga mas sem deixar travar demais o cubo. Confere sempre pra ver se não tem folga e boa.

[]'s
Agora ele alega que a folga ocorre porque o pneu é muito grande (31x10,5), mas já vi que vcs usam maiores ainda. As demais peças (eixo, cubos e rolamentos) são originais? Acho que vou apertar até a próxima posição da trava que elimina a folga, embora ele diga que fica muito apertado, e vou rodar para ver se aquece ou ronca. Aliás, Vinícius, belíssimo camburão, um dia vou ser macho de por o meu na trilha como voce, até agora só rodei mesmo em estradas de terra, muito mal conservada e praias.

Giggio

equipeminas4x4
15/09/2009, 15:49
Agora ele alega que a folga ocorre porque o pneu é muito grande (31x10,5), mas já vi que vcs usam maiores ainda. As demais peças (eixo, cubos e rolamentos) são originais? Acho que vou apertar até a próxima posição da trava que elimina a folga, embora ele diga que fica muito apertado, e vou rodar para ver se aquece ou ronca. Aliás, Vinícius, belíssimo camburão, um dia vou ser macho de por o meu na trilha como voce, até agora só rodei mesmo em estradas de terra, muito mal conservada e praias.

Giggio
Giggio,

Estamos usando pneus 35x12,5" com as peças todas originais.

Não estou entendendo q posição da trava é essa q vc se refere. A porca que faz o aperto pode parar em qualquer posição.

[]'s

Vinicius Hauagge
15/09/2009, 16:35
Giggio, não precisa ser "macho" não! (se bem que não to abrindo mão da minha masculinidade!!!!).
Voce não tem noção do que esse carro é capaz, nem da robustez, muito menos do conforto...
Fiz trilhas muitos e muitos anos de jeep... Tenho o meu há mais de 14 anos...
Agora, desde que comprei a explorer, o coitado tá abandonado...
Trilha, de jeep, nunca mais...
Apenas passeios leves, praia, com a capota conversível baixada...
Do resto, é Explorer mesmo!

PS - "macho" é quem compra carro de 90~100k e poe o mesmo no mato!
Paguei 16.000,00 na minha explorer, gastei no máximo mais 10.000 para deixar ela no estado que tá, ou seja, alteracao na suspensao, guincho, pneus 33 recapados, abertura e revisão completa do motor e da caixa automática, som, insulfilm, alarme e mais algumas coisinhas... hoje não vendo o carro nem por 30k à vista!

mrcrema
15/09/2009, 16:41
Giggio, não precisa ser "macho" não! (se bem que não to abrindo mão da minha masculinidade!!!!).
Voce não tem noção do que esse carro é capaz, nem da robustez, muito menos do conforto...
Fiz trilhas muitos e muitos anos de jeep... Tenho o meu há mais de 14 anos...
Agora, desde que comprei a explorer, o coitado tá abandonado...
Trilha, de jeep, nunca mais...
Apenas passeios leves, praia, com a capota conversível baixada...
Do resto, é Explorer mesmo!

PS - "macho" é quem compra carro de 90~100k e poe o mesmo no mato!
Paguei 16.000,00 na minha explorer, gastei no máximo mais 10.000 para deixar ela no estado que tá, ou seja, alteracao na suspensao, guincho, pneus 33 recapados, abertura e revisão completa do motor e da caixa automática, som, insulfilm, alarme e mais algumas coisinhas... hoje não vendo o carro nem por 30k à vista!

Graças a esse tópico maluco do forum, Marcel e Gbomfim, comprei a minha hoje.

Vai chegar amanhã cedo, peguei uma 1994, 4x4, auto, azul, parece estar legal tanto de motor como de lata, esta chipada para alcool, não sei se isso é bom, mas estava a um bom tempo parada, injetei gasolina, dei na partida, a bichona pegou na primeira.

Vou encher muito o saco de vc´s, podem acreditar.

Prefiro encher o saco e fazer a coisa certa, para fazer somente uma vez e não errar novamente como errei com meu jeep, por falta de informações, fazia coisas que não tinha utilidade nenhuma, pneu errado, amortecedor errado, dinheiro jogado fora.

Como vc´s são expert´s no assunto, vc´s que vou recorrer, rsrsrsrsrsrsrs

Assim que chegar tiro fotos dela, toda original e coloco aqui pra vc´s acompanharem as mudanças.

Marcel, o kit será o seu mesmo, te aviso quando for pedir,

Abraços a todos

Vinicius Hauagge
16/09/2009, 00:15
Bem vindo ao clube!
Certamente voce ficará surpreso com a qualidade, desempenho, robustez e conforto do carro... Com pouquissimas adaptacoes, voce encara as trilhas mais pesadas com segurança e sem forçar o equipamento...
Falando nisso, os jumelos e calços fabricados pelo Marcel sao de primeira!
Pode comprar de olhos fechados, recomendo!
Abraço,
Vinicius!

mrcrema
16/09/2009, 07:11
Bem vindo ao clube!
Certamente voce ficará surpreso com a qualidade, desempenho, robustez e conforto do carro... Com pouquissimas adaptacoes, voce encara as trilhas mais pesadas com segurança e sem forçar o equipamento...
Falando nisso, os jumelos e calços fabricados pelo Marcel sao de primeira!
Pode comprar de olhos fechados, recomendo!
Abraço,
Vinicius!

Legal Vinicius

valew pela força

vou comprar sim com o Marcel, hoje vou buscar a viatura, vou mandar dar uma lavagem geral nela porque esta a mais de dois anos parada, tudo funcionando, mas tem 10 cm de sujeira em cima e troca de todos os lubrificantes, rsrsrsrsrs

abraço

equipeminas4x4
16/09/2009, 10:15
cuidado pro cara não colocar SAE90 na tcase. A tcase usax o mesmo óleo do CA.

[]'s

mrcrema
16/09/2009, 10:22
cuidado pro cara não colocar SAE90 na tcase. A tcase usax o mesmo óleo do CA.

[]'s

Opa

muito boa essa informação

te mandei essa MP, mas se quiser, pode responder por aqui mesmo.

peguei hoje o carro, encontrei uma 94, super nova, inclusive com manual e chave reserva.

coitada, não sabe o que vai acontecer com ela, rsrsrsrsrs

era de um Sr a mais de 10 anos, e ficou quase dois parada, porque ele comprou outro carro zero.

vou tirar umas fotos pra vc´s verem o carro, é aquela cor verde que parece azul escuro.

me fala uma coisa, se vc fosse comprar pneu para a sua, com a experiência que vc tem do carro, o que compraria na medida de 35 polegadas ?

com o kit do marcel consigo colocar esses pneus ou tem que ser 33" ?

valew

Me passa a relação certinha de lubrificantes, apesar que tenho o manual dela, não sei se consigo acompanhar por lá.

DR. GIGGIO
16/09/2009, 15:38
Giggio,

Estamos usando pneus 35x12,5" com as peças todas originais.

Não estou entendendo q posição da trava é essa q vc se refere. A porca que faz o aperto pode parar em qualquer posição.

[]'s
Entre o disco de freio e a ponta de eixo, vai um rolamento cônico, para ajustar esse rolamento, vai uma porca de mais de 2", com 8 ranhuras tranversais na rosca. uma vez colocada na posição esta uma destas ranhuras se alinha com outra ranhura da ponta de eixo e ai coloca-se uma pecinha retangular para travar a porta. É aí o problema, o ajuste ideal fica bem no meio, assim a trava não entra, se voltar para a ranhura anterior fica folgado, se adiantar para a próxima o mecânico acha que fica muito apertado, mas não trava a roda, portanto estou pensando em tentar nessa posição e ver que m..... vai dar. Depois eu conto. Se tiverem outra sugestão mandem.
Ah! Achei super legar o clube só de Explorer que montaram em BH, tomara que a moda pegue, depois vou falar com o pessoal para entrar para a turma.

Giggio

mrcrema
16/09/2009, 15:52
Chegou a viatura

EXPLORER 94.

andei um pouco com ela, a única coisa que não achei legal é que ficou um cheiro forte de queimado, mas acho que é porque esta a muito tempo parada

ainda toda suja, passei no posto para colocar alcool, não sabia, mas ela roda com alcool e tem inclusive injetor, não sei se é kit flex, o que é, mas assim é mais facil.

ficou mais de dois anos parada, injetou gasolina, deu na partida, pegou na primeira, uiiiiiii

tá toda suja, cheia de cimento em cima, como podem ver nas fotos, as manchas brancas são cimento, quando lavar sai tudo, joguei uma agua em uma parte e não ficou marcada.

primeiro passo, lavar e trocar todos os lubrificantes, se alguém tiver a lista recomendada pelos fabricantes eu agradeço, apesar que ela tem manual e pode ter no manual, mas ainda não peguei com o antigo dono.

segundo passo Kit´s By Marcel, depois te aviso quando vai ser tá, não vai demorar nada, mas prefiro esperar um pouco até acertas tudo por aqui.

terceiro passo : rodas modulares 15x8 com pneus 35 x 12,5 x 15, ainda não sei qual, quero sugestões.

Bom, obrigado pela atenção de todos

Sou mais um louco que tenho esse gosto no sangue, então vou encher muito a paciencia de vc´s

Mais um integrante do Jaca Clube do Brasil, vamos abrir uma filial São Paulo, rsrsrsrsrsrsrssrs

equipeminas4x4
16/09/2009, 16:47
eu coloquei os 35 nas rodas originais mesmo, assim como todos daqui de BH.

Eu não tenho essa relação dos fluidos, mas sei que tem q ser especificação Dexron III para câmbio e tcase.

[]'s

mrcrema
16/09/2009, 16:51

Eu não tenho essa relação dos fluidos, mas sei que tem q ser especificação Dexron III para câmbio e tcase.

[]'s

Legal

um gasto a menos

vou manter essas rodas, depois troco mais para a frente

valew Marcel

vou procurar a relação no manual dela.

gbomfim
16/09/2009, 16:54

[]'s

X2!

apesar de que to começando a pensar em colocar uns beadlock e ai vou ter que trocar as rodas né...

mrcrema
16/09/2009, 17:01
X2!

apesar de que to começando a pensar em colocar uns beadlock e ai vou ter que trocar as rodas né...

é verdade, tem que trocar né

na Gama4x4 tem um modelo de roda, modular, marca rodax, não conheço, o valor esta legal

http://www.tratorgama.com.br/imagens/produtos/Modular_Rodax.JPG (http://www.tratorgama.com.br/produto_mostra.asp?cat_descricao=Oportunidade da semana&subc_descricao=&prod_id=2224)
Roda Modular Rodax em Aço 15x8 (5 furos)
R$ 155,00 cada

gostei do valor

alguém tem interesse em rodas originais ? Posso vender as minhas e pegar essas.

uma duvida

essa roda livre abaixo serve no meu carro ?
(http://www.tratorgama.com.br/produto_mostra.asp?cat_descricao=Oportunidade da semana&subc_descricao=&prod_id=921)
Jg de Roda Livre Manual AVM para Jipe Ford Ranger de 1990 ate 1997 e Explorer 1990 em diante / 27 estrias Mod:465 (O PAR)

Grato pela atenção de todos

Vinicius Hauagge
20/09/2009, 13:00
Eis mais um vídeo da explorer na trilha ontem...
YouTube - MOV05743
Mas infelizmente ficarei alguns finais de semana à pé, pois como mencionei em outro tópico, a mesma virou e quebrou o parabrisa e o vidro da porta traseira esquerda....

Vinicius Hauagge
20/09/2009, 13:01
Esqueci de mencionar...
Essas rodas livres dao certo na explorer sim...
Foram as que coloquei na minha....
Se vc reparar, no video, da pra ver que ela cabe certinho, na roda original...
Abraço,
Vinicius!

equipeminas4x4
20/09/2009, 18:11
YouTube - MOV05743 (http://www.youtube.com/watch?v=7xVckdKqIhM)
Mas infelizmente ficarei alguns finais de semana à pé, pois como mencionei em outro tópico, a mesma virou e quebrou o parabrisa e o vidro da porta traseira esquerda....
show o vídeo.

Cara, troca o para-brisa, mete um policarbonato no vidro e volta pra trilha. O Bonfim já desistiu de arrumar a ameixa dele.

[]'s

mrcrema
20/09/2009, 23:55
YouTube - MOV05743 (http://www.youtube.com/watch?v=7xVckdKqIhM)

SHOW DE BOLA

Sabado me ofereceram um jogo de pneus 33x12,5x15, modelo Savero, acho que vou pegar esses mesmo, gostei do desenho.

o que vc´s acham ? fica legal esse tamanho de pneu ? o desenho parece bastante com o buckshot.

valew

http://www.piecesauto-tuning.com/boutique/images/savero_mtb.jpg

equipeminas4x4
21/09/2009, 08:33
35 e seja feliz.

gbomfim
21/09/2009, 10:02
show o vídeo.

Cara, troca o para-brisa, mete um policarbonato no vidro e volta pra trilha. O Bonfim já desistiu de arrumar a ameixa dele.

[]'s

Policarbonato Rulez!!!

Vinicius Hauagge
21/09/2009, 14:52
Então, quanto ao policabornato, tenho algumas dúvidas (ou melhor, muitas)...
Moro em uma cidade do interior e as vezes é dificil de achar mão de obra especializada....
Como é para fazer um "vidro" com o tamanho certo do mesmo?
Basta tirar o molde e colocar no lugar do vidro? Qual é a espessura que deve ser utilizada?
Além disso, colocando o policarbonato no lugar, é possivel levantar e baixar o "vidro"?
Tem como colocar também no último conjunto traseiro (porta-malas)?
Com o tempo não vai ficar amarelado e todo riscado? Tem como aplicar insulfilm sobre o mesmo?
E por último, alguem tem noção de custo?
Obrigado mais uma vez e peço desculpas pelo interrogatório!

equipeminas4x4
21/09/2009, 14:59
Então, quanto ao policabornato, tenho algumas dúvidas (ou melhor, muitas)...
Moro em uma cidade do interior e as vezes é dificil de achar mão de obra especializada....
Como é para fazer um "vidro" com o tamanho certo do mesmo?
Basta tirar o molde e colocar no lugar do vidro? Qual é a espessura que deve ser utilizada?
Além disso, colocando o policarbonato no lugar, é possivel levantar e baixar o "vidro"?
Tem como colocar também no último conjunto traseiro (porta-malas)?
Com o tempo não vai ficar amarelado e todo riscado? Tem como aplicar insulfilm sobre o mesmo?
E por último, alguem tem noção de custo?
Obrigado mais uma vez e peço desculpas pelo interrogatório!
-tira o vidro q tá inteiro e corta o policarbonato no mesmo tamanho. Usa mesma espessura do vidro original.
-como ele é reto, provavelmente vai ter um pouco de dificuldade pra abrir e fechar, mas dá pra fazer.
-O bonfim colocou policarbonato exatamente nesse vidro do porta-malas.
-se levantar e baixar, vai acabar arranhando sim. aplica-se insul-film exatamente como no vrido.
- não sei o preço.

Não usa acrílico, pois ao quebrar o acrílico cria aquelas pontas grandes q podem ser perigosas aos ocupantes do veículo.

[]'s

equipeminas4x4
23/09/2009, 12:33
mas 1 videozinho, dessa vez com 03 Jacas nas trilhas de Sabará.

YouTube - Trilha Bicudo Parte 2 (http://www.youtube.com/watch?v=vUM8GVuyZCs&feature=player_embedded#t=28)

[]'s

Vinicius Hauagge
24/09/2009, 09:19
Marcel, muito legal o vídeo!
E é interessante como as condições de terreno se alteram pelo Brasil (tá certo, vivemos em um pais com dimensões continentais)!
Minha explorer tá na oficina e os estragos da virada foram maiores do que eu imaginava...
Entortou razoavelmente o teto e a parte superior da porta traseira esquerda, mas vai dar para recuperar....
Já que (olha o amigo francês aparecendo) aconteceu isso e foi necessário tirar a forração do teto para arrumar, vou deixar o carro "pelado" por dentro, tirando todas as forrações do teto, assoalho e portas... E daqui um tempo, fazer uma gaiola interna....
Achei o para-brisa por 450,00 e o vidro da porta por 130,00...
Infelizmente na minha cidade nao encontrei as chapas de policarbonato para vender...
Será que tem em grandes lojas de material de construção?
Obrigado,
Vinicius!

equipeminas4x4
24/09/2009, 10:35
Marcel, muito legal o vídeo!
E é interessante como as condições de terreno se alteram pelo Brasil (tá certo, vivemos em um pais com dimensões continentais)!
Minha explorer tá na oficina e os estragos da virada foram maiores do que eu imaginava...
Entortou razoavelmente o teto e a parte superior da porta traseira esquerda, mas vai dar para recuperar....
Já que (olha o amigo francês aparecendo) aconteceu isso e foi necessário tirar a forração do teto para arrumar, vou deixar o carro "pelado" por dentro, tirando todas as forrações do teto, assoalho e portas... E daqui um tempo, fazer uma gaiola interna....
Achei o para-brisa por 450,00 e o vidro da porta por 130,00...
Infelizmente na minha cidade nao encontrei as chapas de policarbonato para vender...
Será que tem em grandes lojas de material de construção?
Obrigado,
Vinicius!
se fosse vc nem arrumava isso. Se o Bonfim tivesse arrumado na 1a tombada, tinha jogado grana fora.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

VictorMedeirosRN
27/09/2009, 20:52
Eh uma pena Vinicius sua virada.
mas, fazer o que? temos que estar aptos a isso.

Eu acho o Explorer um puta carro, potente,agil no fora de estrada.
Nada como um v8 americano.
kkkk

equipeminas4x4
28/09/2009, 09:52
Eh uma pena Vinicius sua virada.
mas, fazer o que? temos que estar aptos a isso.

Eu acho o Explorer um puta carro, potente,agil no fora de estrada.
Nada como um v8 americano.
kkkk
essas 94 que estamos usando são V6.

Falar em Explorer, a RL manual da AVM explodiu neste sábado.

[]'s

gbomfim
28/09/2009, 09:54

[]'s

Sr. Marcel, basta começar a fazer trilha que aparecem estes sintomas...
Bem vindo ao clube das ameixas!!! :odedo:

equipeminas4x4
28/09/2009, 10:16
Sr. Marcel, basta começar a fazer trilha que aparecem estes sintomas...
Bem vindo ao clube das ameixas!!! :odedo:
só pq explodiu a RL, não quer dizer q virou uma ameixa como a Jacameixa.:odedo: :odedo:

Jayme Lage Rocha
08/10/2009, 18:50
Sou mais um integrante deste grupo, pois acabei de comprar uma Explorer XLT 4x4 95/95.Gostaria de saber as especificações dos seguintes oleos: Caixa de marcha, diferenciais, embreagem, pois gostaria de trocar todos, apesar de o carro estar super conservado e o antigo e unico dono fazer todas as suas revisões em consecionaria. Ela está com 135000Km rodados.

equipeminas4x4
09/10/2009, 09:18
com 135mil km o motor está acabando de amaciar. Ele é projetado pra reistir ao menos 500mil km.
Pelo que falou da embreagem, seu carro deve ser manual, correto??

O melhor site para especificações de todos os componentes Explorer é o www.autozone.com (http://www.autozone.com) . Lá vc vai achar de tudo e mais um pouco.

[]'s

mrcrema
09/10/2009, 09:40
Sou mais um integrante deste grupo, pois acabei de comprar uma Explorer XLT 4x4 95/95.Gostaria de saber as especificações dos seguintes oleos: Caixa de marcha, diferenciais, embreagem, pois gostaria de trocar todos, apesar de o carro estar super conservado e o antigo e unico dono fazer todas as suas revisões em consecionaria. Ela está com 135000Km rodados.

Jayme

seguem algumas informações do manual da minha explorer 94

- lubrificação do motor
sae 20w50 - api-sg

- caixa de mudanças mecanica / transmissão automatica e caixa de transferencia 4x4
fuido atf especificação mercon ou dexron IIE

- caixa de direção
fluido atf tipo f - especificação ford esw-m2c33-f

- eixo dianteiro 4x4
sae 90 - especificação ford wsl-m2c191-a

- eixo traseiro
sae 90 - especificação - ford esp-m2c154-a

ao abastecer o eixo traseiro de veiculos equipados com diferencial anti-derrapante (trac-lok) adicionar 113 g do modificador de atrito especificação ford est-m2c188-a

- cilindro mestre do freio e cilindro da embreagem
sae-j-1703 dot-4

- sistema de arrefecimento
especificação ford m97b44-a

- roda livre 4x4
- arvore de transmissão
- fixo deslizante de saída da caixa de transmissão
- articulações
- eixo do pedal do freio e embreagem
graxa especificação ford esa-m1c75-b

- rolamentos das rodas diant 4x4
graxa a base de sabão de litio nlgi 2 - ford esa-m1c198-a

- guias do caliper do freio dianteiro
graxa nlgi 1 - 1/2 - ford esa-m1c1/2-a

Caramba, que aula heim Marcel

boa sorte na procura por esses lubrificantes com essas especificações, rsrsrsrsrsrsrs

VictorMedeirosRN
09/10/2009, 12:21

[]'s

:oops:
Nunca mais falo nada.
so falo besteira.
:x
eh bom que agora aprendo
:D

equipeminas4x4
09/10/2009, 12:34
CORRIGINDO,

Faltou as quantidades de cada sistema.

[]'s

Jayme Lage Rocha
09/10/2009, 12:42
Valeu pelas dicas, assim que der vou postar umas fotos da viatura aqui para constatarem o quanto ela está nova.

mrcrema
09/10/2009, 12:46
CORRIGINDO,

Faltou as quantidades de cada sistema.

[]'s

RSRSRSRRSRSRSRS

quer os valores tb ?

equipeminas4x4
09/10/2009, 13:11
RSRSRSRRSRSRSRS

quer os valores tb ?
3 cotações no mínimo.

Obrigado.

hugocsl
09/10/2009, 20:10
Pessoal tive o cuidado de ler praticamente o tópico inteiro e estou com algumas duvidas, mas elas são com referencia a IPVA, Seguro e Consumo. Eu sei que para um carro desses isso não é importante, mas como me interessei em entrar no clube gostaria de saber esses valores em média.
Ah e mais uma coisa, como é o comportamento do carro na cidade, no dia a dia?
Valeu ai rapaziada.

equipeminas4x4
09/10/2009, 20:18
Pessoal tive o cuidado de ler praticamente o tópico inteiro e estou com algumas duvidas, mas elas são com referencia a IPVA, Seguro e Consumo. Eu sei que para um carro desses isso não é importante, mas como me interessei em entrar no clube gostaria de saber esses valores em média.
Ah e mais uma coisa, como é o comportamento do carro na cidade, no dia a dia?
Valeu ai rapaziada.
IPVA ~R$600,00
Seguro só contra terceiro, já que ninguém rouba essa merda ~R$600,00
Consumo cidade ~5km/L
Consumo estrada ~8km/L
Carro na cidade é SHOW, conforto, segurança, todo mundo te respeita no trânsito, já q é do tamanho de um ônibus. Motor V6, câmbio automático, bancos elétricos c/ todas as regulagens possíveis, ar, direção, ABS, o que mais vc precisa de ítem de conforto??

[]'s

hugocsl
09/10/2009, 21:18
IPVA ~R$600,00
Seguro só contra terceiro, já que ninguém rouba essa merda ~R$600,00
Consumo cidade ~5km/L
Consumo estrada ~8km/L
Carro na cidade é SHOW, conforto, segurança, todo mundo te respeita no trânsito, já q é do tamanho de um ônibus. Motor V6, câmbio automático, bancos elétricos c/ todas as regulagens possíveis, ar, direção, ABS, o que mais vc precisa de ítem de conforto??

[]'s

Uma geladeira para por a cerveja :twisted:

Brincadeiras a parde, até que não é caro o IPVA e o seguro contra terceiros é o mesmo valor da minha Ranger, só o consumo que está um pouco maior, a Ranger faz 6 / 7 controlando o pé.

Só mais uma perguntinha. Se vc fosse passar pros 37" o que precisaria ser feito?

equipeminas4x4
20/10/2009, 14:55
Uma geladeira para por a cerveja :twisted:

Brincadeiras a parde, até que não é caro o IPVA e o seguro contra terceiros é o mesmo valor da minha Ranger, só o consumo que está um pouco maior, a Ranger faz 6 / 7 controlando o pé.

Só mais uma perguntinha. Se vc fosse passar pros 37" o que precisaria ser feito?
Pra passar pros 37" precisa ter pouca ou quase nenhuma dó, pois vai ter q correr a serra na lata. Outra preocupação minha é com relação aos semi-eixos e R&P dianteiros, pois mesmo sendo reverse cut, estamos falando de um Dana35. R&Po mais reduzidos, tb serão necessários, pois com os 3.73:1 originais vai ficar bem fraca.

[]'s

ferraz
20/10/2009, 15:37
Por favor a Explorer mecanica, é mais facil de fazer manutenção , é de melhor desempenho que o cambio automatico?

equipeminas4x4
20/10/2009, 16:09
Por favor a Explorer mecanica, é mais facil de fazer manutenção , é de melhor desempenho que o cambio automatico?
a diferença está somente no câmbio. Eu não troco a minha automática por uma manual, mas que é certo que 90% das Explorer automática não tem a manutenção preventiva feita da forma correta, isso é certo.

[]'s

gbomfim
20/10/2009, 17:57
Pra passar pros 37" precisa ter pouca ou quase nenhuma dó, pois vai ter q correr a serra na lata. Outra preocupação minha é com relação aos semi-eixos e R&P dianteiros, pois mesmo sendo reverse cut, estamos falando de um Dana35. R&Po mais reduzidos, tb serão necessários, pois com os 3.73:1 originais vai ficar bem fraca.

[]'s

logo, logo, digo como vai ficar... pois dó eu não tenho nenhuma...

hugocsl
21/10/2009, 10:51
37"... :twisted:
Depois posta ai a receita que vc utilizou... e se quiser vender os 35" me da um toque.

[]´s

equipeminas4x4
21/10/2009, 12:10
logo, logo, digo como vai ficar... pois dó eu não tenho nenhuma...
tenho esmerilhadeira com vários discos de corte à disposição. Favor marcar local e horário para as reformas.

[]'s

equipeminas4x4
21/10/2009, 12:15
tenho esmerilhadeira com vários discos de corte à disposição. Favor marcar local e horário para as reformas.

[]'s
Bonfa,

O para-choque tb está sendo finalizado. A Jacameixa vai ficar quase tão legal qto a Eddie Bauer.

http://lh4.ggpht.com/_9Y3wYnD8nSs/ShFoNgyM8bI/AAAAAAAAAbw/Ia9gVxOj03c/s640/27032009086.jpg
http://lh3.ggpht.com/_9Y3wYnD8nSs/ShFoQFpReFI/AAAAAAAAAb4/vxYZ48BJUjQ/s640/27032009088.jpg

gbomfim
21/10/2009, 12:26
Bonfa,

O para-choque tb está sendo finalizado. A Jacameixa vai ficar quase tão legal qto a Eddie Bauer.

http://lh4.ggpht.com/_9Y3wYnD8nSs/ShFoNgyM8bI/AAAAAAAAAbw/Ia9gVxOj03c/s640/27032009086.jpg
http://lh3.ggpht.com/_9Y3wYnD8nSs/ShFoQFpReFI/AAAAAAAAAb4/vxYZ48BJUjQ/s640/27032009088.jpg

Show!!! :concordo:

Jayme Lage Rocha
27/10/2009, 14:36
Pessoal, alguem sabe como faço para regular o freio de estacionamento da Explorer 95? Pois o meu está acionando mas não está segurando em ladeiras.

equipeminas4x4
27/10/2009, 17:20
freio de estacionamento é feito por um um tambor e lonas de freio nas rodas traseiras. É como regular o freio a tambor de qq carro, mas é bom verificar se as lonas não chegaram ao fim. Mesmo se a Explorer for freio à disco no diferencial traseiro, existe esse tambor para o freio de estacionamento.

[]'s

Jayme Lage Rocha
27/10/2009, 19:42
O freio de estacionamento da minha Explorer e a tambor nas rodas traseiras, pois vim seguindo o cabo que sai do pedal e ele vai até as rodas traseiras, mas não vi nenhum lugar que possa fazer uma regulagem. Preciso retirar a roda para ter acesso a regulagem? Esta regulagem é na parte da frente ou na parte de tras do tambor?

mrcrema
28/10/2009, 09:33
freio de estacionamento é feito por um um tambor e lonas de freio nas rodas traseiras. É como regular o freio a tambor de qq carro, mas é bom verificar se as lonas não chegaram ao fim. Mesmo se a Explorer for freio à disco no diferencial traseiro, existe esse tambor para o freio de estacionamento.

[]'s

Marcel,

recebeu meu deposito ? já esta preparando minhas peças ?

Valew

hugocsl
28/10/2009, 09:34
Marcel muito legal o para-choque. Essas milhas ai são de LED?
Qual o modelo de guincho que vc está usando?

equipeminas4x4
28/10/2009, 10:20
Marcel,

recebeu meu deposito ? já esta preparando minhas peças ?

Valew
que peças?? Que depósito???:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mr green:

Só falta fazer os calços de carroceria.

[]'s

equipeminas4x4
28/10/2009, 10:25
Marcel muito legal o para-choque. Essas milhas ai são de LED?
Qual o modelo de guincho que vc está usando?
Os milhas são os mais vagabas que achei na loja, pois acaba quebrando tudo na trilha mesmo. Estou usando o Ramsey 9.5E.
Semana passada instalei o controle interno de acionamento.

http://lh6.ggpht.com/_9Y3wYnD8nSs/St3adsIObiI/AAAAAAAAA0c/HEobKCWdPUg/s640/19102009382.jpg
http://lh4.ggpht.com/_9Y3wYnD8nSs/St3affyBp6I/AAAAAAAAA0k/jJz5YAyMrIw/s640/19102009383.jpg

[]'s

mrcrema
28/10/2009, 10:52
que peças?? Que depósito???:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mr green:

Só falta fazer os calços de carroceria.

[]'s

Sem problemas

suas peças que foram para a casa do Ronaldo estão comigo, ele me entregou sabado no BOR, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

brincadeira

sem problemas, fico no aguardo

[]´s

equipeminas4x4
28/10/2009, 11:03
Sem problemas

suas peças que foram para a casa do Ronaldo estão comigo, ele me entregou sabado no BOR, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

brincadeira

sem problemas, fico no aguardo

[]´s
se já estivesse na casa do Ronaldo tava bom. Tá parado na fiscalização desde o dia 9.

[]'s

sergio coriolano
30/01/2010, 18:02
Marcel,
sou o sergio da garra off road de brasilia.
me manda uma tabela dos seus produtos por email.
sergio@garraoffroad.com.br
abrção

marcio-NH-RS
02/03/2010, 10:49
bom dia

tipo criança no dia de Natal......

valeu
abraço
Márcio

equipeminas4x4
02/03/2010, 11:04
bom dia

tipo criança no dia de Natal......

valeu
abraço
Márcio
opááááá

É o Jaca clube do Brasil em franco desenvolvimento.

[]'s

Rafael_Reis
03/06/2010, 02:02
Juninhos... :odedo:

http://www.youtube.com/watch?v=gq5t59Q5taQ

http://www.youtube.com/watch?v=i2e2UxffaLs

http://www.youtube.com/watch?v=RKzoUr_VrsQ

http://www.youtube.com/watch?v=sI-DLesmzuI

equipeminas4x4
03/06/2010, 10:50
passa numa pocinha dágua e tá se achando.:odedo::odedo::odedo:

lcdalzoc
09/06/2010, 15:24
A quem interessar, achei um link onde tem faróis p/ Explo 95>01, pois sabemos que os originais iluminam uma piada...
http://www.carid.com/1995-ford-explorer-headlights/halo-projector-76755.html

Abrass...

christian govastki
14/06/2010, 16:35
Marcel

Eu estou estudando a viabilidade de comprar uma Explorer 97/98 para expedição e trilhas beeem leves.

No fundo, um critério importantissimo é que seja uma transportadora de bike, de preferência dentro, sem desmontar a bike e que seja fechada, mas cheguei a conclusão este carro não existe.

Embora eu tenha lido todo o tópico até aqui, qual você recomendaria mais, as até 94 ou após 95? Como coloquei, vou usá-la essencialmente na cidade ou como apoio eventual em corridas de aventura.

Não pretendo grandes arroubos, usar pneus gigantescos, modificações extensas e etc.

Outra dúvida, disponibilidade de peças? É difícil? Importação é simples?

Desculpe o questionário, mas a idéia é eu me juntar o mais breve possível ao clube.

equipeminas4x4
14/06/2010, 16:42
Christian,

Se não vai fazer trilha, as 95 pra cima atendem perfeitamente. Mecânica é a mesma da Ranger 4x4 gasolina, dessas 99, então peça é fácil e barato de achar.
Já vi nego colocar 1 geladeira + 1 máquina de lavar juntas no porta-malas de uma Explorer. Duvido que não caiba 1 bike.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]'s

christian govastki
20/06/2010, 22:46
Marcel, mais umas dúvidas.

Sábado fui namorar a Explo que estou pretendendo comprar, 97/8, 4.0l, 4x4 AT, BL de 2". O atual dono dela colocou uns Maxxis BigHorn que foram os que eu usei para testar o carro, além da zueira que os pneus fazem, ela me pareceu meio "devagar" na hora de arrancar e raspavam na carroceria quando esterçado. É assim mesmo? Será que só os pneus que fizeram esta diferença?

Estou pensando em passar numa outra loja para ver como anda uma Explo com pneus normais. Até mesmo porque se eu fechar negócio com esta ela virá com um jogo de Firestone Destination.

Meu carro de referência hoje é o Novo Ford Focus 2.0 AT (tá uma Explo nunca vai andar junto com ele e nem é para isto...), mas me deixaram meio com dúvida.

adams
20/06/2010, 23:02
Mesmo com 3" e pneus bF all 33", raspa um cadinho n hora de esterçar.
Mas o lance é comprar original, de velinho baixa quilometragem.
Ate 60 mil no maximo...

equipeminas4x4
21/06/2010, 12:20
Marcel, mais umas dúvidas.

Sábado fui namorar a Explo que estou pretendendo comprar, 97/8, 4.0l, 4x4 AT, BL de 2". O atual dono dela colocou uns Maxxis BigHorn que foram os que eu usei para testar o carro, além da zueira que os pneus fazem, ela me pareceu meio "devagar" na hora de arrancar e raspavam na carroceria quando esterçado. É assim mesmo? Será que só os pneus que fizeram esta diferença?

Estou pensando em passar numa outra loja para ver como anda uma Explo com pneus normais. Até mesmo porque se eu fechar negócio com esta ela virá com um jogo de Firestone Destination.

Meu carro de referência hoje é o Novo Ford Focus 2.0 AT (tá uma Explo nunca vai andar junto com ele e nem é para isto...), mas me deixaram meio com dúvida.
Com pneus 33 ela vai ficar meio xôxa mesmo, pois muda muito a relação para os pneus originais que são 30".
Como o Adams disse eu compraria uma original e se precisar vc mesmo levanta ela.

[]'s

christian govastki
21/06/2010, 15:28
Marcel e Adams

Este carro não era de trilha, o cara comprou estava começando a preparar ela para expedições mas o fator "ampliar a casa por causa do baby" apareceu na área.

As modificações até agora foram o BL, faróis de xenon, amortecedores pró-comp, um bagageiro maior e revisão geral e higienização.

Os pneus vai voltar para o Destination mesmo. Prefiro assim. Amanhã vou testar umas outras, com pneu original para ver "de qualé delas". Tem uma que é da minha cor favorita (verde com cromados), a outra é azulão

Outra dúvida, estava lendo o manual dela o câmbio AT é de quatro ou cinco marchas.

Por sinal, o manualzinho (americano, baixado da internet 97) ruim. Não tem o básico (relações de câmbio, tamanho e pressão dos pneus entre outros detalhes).

O que achei estranho (positivamente) é o fato de especificarem o óleo 5W30 ao invés daquela graxa do 20W50. Ponto para a Ford

equipeminas4x4
22/06/2010, 08:23
o CA é 4 marchas.
cuidado pra não colocar SAE90 na tcase.

[]'s

christian govastki
22/06/2010, 14:48
Marcel, grato pelas dicas, o povo deve achar estranho colocar o ATF na caixa de transferência...

Bom, fui dar uma olhada nas outras Explo disponíveis, mas no fundo queria era ver o desempenho dela com o pneu original (235/75R15). A impressão que tive é que estou mal acostumado com o desempenho do Focus mesmo (ahahahah, claro né...).

Na que eu andei o desempenho me pareceu de igual a pior do que a que está com os Big Horn. A única coisa que gostei foi a questão da cor, Verde, que me agrada mais, mas carro usado não dá para ficar escolhendo muito a cor, é o melhor e pronto (desde que não seja preto).

No preço o cara errou a mão, tá viajando...

Ah, outra dúvida, pelo que percebi, as funcionalidades do volante são iguais ao do volante do Focus, será que dá para trocar? Gosto mais de volantes mais grossos e o do Focus é o que tem a melhor ergonomia entre os carros nacionais.

Rafael_Reis
05/07/2010, 22:53
Juninhos 2.0 :odedo:

http://www.youtube.com/watch?v=Fcdr1L3sdCw

http://www.youtube.com/watch?v=5Q4cE_aoLMQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=i9UL6G6cw_E

http://www.youtube.com/watch?v=IHyUxSZz4WQ

lcdalzoc
06/07/2010, 09:01
Rafael,
Show d bola os vídeos...
Pena que minha Jaca, fora o motor diesel, ainda está original...

MARCELOLUCHESI
06/07/2010, 10:01
Muito Legal os videos Rafa!.

Você chegou a trocar eixo, (semi eixos).
Qual a ficha tecnica dela alem de ser auto.
pneu 35 ost?

abs
Marcelo

Rafael_Reis
06/07/2010, 10:40
Explorer 1994 XLT 4.0 v6

-Pneus 35"x13,5" recapados pelo OST
-Rodas beadlock (de ranger alargadas para 9")
-Relações de diferenciais 4.88 Yukon
-Bloqueio lockright nos dois difs.
-Lift de suspa de umas 2" eu acho
-Bodylift de 3"
-Cambio auto com upgrades by Seba
-Dois radiadores de ATF com ventoinhas elétricas
-Estribos de tubo parede 6mm soldados ao chassi
-Suportes de amortecedores traseiros modificados para maior vão livre
-Escudos para os granpos dos suportes de mola
-Snorkel
-Pontos de ancoragem
-Rodas livres AVM/queixo duro
-Muita lata cortada (para-lamas, caixas de roda...)

Estou fazendo os braços longos para a suspensão dianteira, hydro assist para a direção dar conta de girar estes pneus e o parachoque com berço para guincho.

Acho q ai vai ta quase como eu quero. :mrgreen:
http://lh3.ggpht.com/_HFmEy1zBBYY/TArBalQ6VrI/AAAAAAAAGEw/NxFTO1h-FZ4/s720/DSCN0078.JPG

http://lh6.ggpht.com/_HFmEy1zBBYY/TAh9BcGkOaI/AAAAAAAAGEw/HvhfcRfPEwg/s720/CIMG0130.JPG

http://lh3.ggpht.com/_HFmEy1zBBYY/TAh69O0uGFI/AAAAAAAAGEw/IDzGw4M5x3w/s720/DSCN2131.JPG

MARCELOLUCHESI
06/07/2010, 10:57
:concordo: vai ficar animal a viatura,.. a vantagem da explo é que é bem mais Robusta que a xeracola. Porem um pouco mais pesada.

Rafael_Reis
06/07/2010, 11:06
Reza a lenda que pesa o mesmo que um Troller.. Chuto algo como 2,5 ton

pdalazoana
06/07/2010, 16:33
Amigos

Sou novo no forum e estou querendo entrar no 4x4. Faço trilhas de moto e agora quero comprar uma viatura. Não quero fazer trilhas muito pesadas, mais sim alguns passeios e trilhas leves com a esposa e filhos. Estou interessado numa Explorer que encontro com mais facilidade na minha região. Ja li várias mensagens mais ainda tenho algumas dúvidas, se puderem me ajudar agradeço:
- Na trilha é melhor automática ou manual? na verdade encontrei mais manuais em condições melhores e com preço bons do que as automáticas.
- O porque que até 94 é melhor pra trilha, as demais não prestam?

valeu!

Rafael_Reis
06/07/2010, 17:49
Eu prefiro automática na trilha, o CA te dá mais controle e alguma redução extra no conversor de torque. o CA tambem ajuda a preservar a transmissão visto que diminui os trancos no sistema.

Não é que as >95 não prestem, é que as 94< são mais robustas, menos delicadas. Taí meus vídeos que não me deixam mentir. :twisted:

Para fins ilustrativos, em termos de robustez, eu diria que as explos redondas se equivalem as rangers e as quadradas as F1000.

juliano muller
06/07/2010, 23:00
Parabens pela Explo, Rafael! Muito bem feita!
Me interessei por esse modelo de pneus da OST que vi na Fenajeep e acho que são estes que vc usa, ficou bacana!

Abç...

Rafael_Reis
07/07/2010, 01:27
Juninhos 3.0 :odedo: :twisted:

http://www.youtube.com/watch?v=NIOS1ezUq_E

Rafael_Reis
07/07/2010, 01:31
Juliano, na verdade o desenho dos meus pneus fui eu quem fez. :idea:
Os pneus do Ost para trilha são muito bons. O que fiz nos meus foi deixar a linha do centro um pouco mais fechada para não trepidar tanto nos deslocamentos e ter um pouco mais de direção.

O resultado é que trpida igual e o pneu ficou pesado pacas, mas traciona que dá medo.

Abraço

Parabens pela Explo, Rafael! Muito bem feita!
Me interessei por esse modelo de pneus da OST que vi na Fenajeep e acho que são estes que vc usa, ficou bacana!

Abç...

ferraz
07/07/2010, 09:42
Bom dia.

Rafel, desculpe a curioidade, com os pneus, Pneus 35"x13,5" e a relações de diferenciais 4.88 Yukon, a Explorer não ficou longa demais, pelas imagens esta ótima.

Rafael_Reis
07/07/2010, 11:19
Pelo contrário, fica mais mais curta que original.

pdalazoana
07/07/2010, 11:36
Eu prefiro automática na trilha, o CA te dá mais controle e alguma redução extra no conversor de torque. o CA tambem ajuda a preservar a transmissão visto que diminui os trancos no sistema.

Não é que as >95 não prestem, é que as 94< são mais robustas, menos delicadas. Taí meus vídeos que não me deixam mentir. :twisted:

Para fins ilustrativos, em termos de robustez, eu diria que as explos redondas se equivalem as rangers e as quadradas as F1000.

Então Rafael, obrigado pelas dicas, mas pesquisando encontro ano 97 na faixa de 22K com CA, se for sem ate um pouco menos e as únicas 94 que achei as de melhor preço e condições razoáveis tava na faixa de 19,5K. Então achei a diferença pouca em relação a se comprar uma com 3 anos a menos de uso. Outra coisa a grande maioria tem GNV, isto pode atrapalhar depois que começar a fazer trilhas ou não pois todo ano tem que fazer vistotia do carro e ai não sei se mexendo em suspa, pneus e dando uma detonada não vai ficar ruim esta vistoria.

Outra coisa, a tua ta bruta e vc ta mesmo testando a viatura pelos videos, pelo jeito a Explo é bem valente!. Meu caso que quero so dar umas passeadas e talvez um RAID , não vou exigeir tanto dela.

Brax

equipeminas4x4
07/07/2010, 14:45
A suspa das 96 pra cima é completamente diferente. 96 pra cima é a mesma da ranger 4x4. Se vai fazer só passeio blz, mas se é pra trilha 94 rulez!!!!

[]'s

equipeminas4x4
07/07/2010, 14:57
Juninhos 3.0 :odedo: :twisted:

http://www.youtube.com/watch?v=NIOS1ezUq_E

Vai treinando...:odedo::odedo:

SHOW!!!!!

equipeminas4x4
07/07/2010, 14:58
A suspa das 96 pra cima é completamente diferente. 96 pra cima é a mesma da ranger 4x4. Se vai fazer só passeio blz, mas se é pra trilha 94 rulez!!!!

[]'s

ferraz
10/07/2010, 12:55
Bom dia.

Por favoe, equipeminas4x4 a suspa das 96 pra cima das Explorers é por omacinetica, em vez de eixo, como nas Jacas a té 94, e nas F-1000?

Rafael_Reis
11/07/2010, 15:12
Nas explos redondas (>95) a suspensão dianteira é igual a da ranger IFS (independente com homocinéticas e barra de torsão), já nas quadradas (<94) é TTB.

TTB Explorer
http://www.therangerstation.com/tech_library/diagrams/fs1.GIF
http://image.off-roadweb.com/f/17598291/0904or_03_z+1996_ford_bronco+coil_sprung_twin_trac tion_beam.jpg

IFS Ranger
http://www.explorerforum.com/data/500/22915000_0498_small.JPG
http://i132.photobucket.com/albums/q19/silvermach2002/Torsion.jpg

ferraz
12/07/2010, 09:33
Pois li em um anuncio no rolo 4x4, uma ofereta de:

Eixo Explore 98 dianteiro com coroa e pinhão novos, funcionando em ótimo estado, por R$ 500,00.

E os eixos são exatamento os das quadradas (<94) .

Rafael_Reis
12/07/2010, 09:42
Os caras manjam MUITO... :putz:

ferraz
12/07/2010, 11:38
Este é o mundo dos mexanicos e tecunicos.

Obrigado por tirar minha duvida.

Estou cada dia mais interessado na Explorer.
.

Walnei Boteon
14/09/2010, 23:40
All,

Tenho uma Explorer 94 há quase 4 anos. Está com 130 mil kms. Praticamente nova :grin: ...

Foi comprada inicialmente como 2º carro, para passeios e para rebocar o Porcão. Gostei tanto que acabou virando o carro do dia a dia. É excelente :palmas: ...

Ela veio com pneus 31" que já estão no fim da vida. Como acho ela um pouco longa com os 31", vou trocar coroa e pinhão traseiros originais pela 9x41 (4,56) da Ranger, já que estou colocando pneus 33". Pelos meus cálculos, vai ficar levemente mais curta que a original com os pneus 225/70/15.

Para não deixar ela manca, vou trocar tbm coroa e pinhão dianteiros. Encontrei essa relação dianteira no site da Yukon:

http://www.yukongear.com/ProductDetails.aspx?ProdID=4524

A especificação do eixo é para Explorer 1990 - 2003 (front), mas na descrição da peça diz que é Model 35 IFS :pensativo: ...

Será que é esta mesmo que vai no eixo da Explorer 94, que usa eixo TTB?

[]'s

Andre Canario
21/09/2010, 08:03
Pessoal,

Minha ultima experiencia com 4x4 foi bem traumatica... mas, depois de muito pesquisar, ler e reler os topicos, nao teve jeito... comprei uma explo 98. Nao vou usar p/ trilhas pesadas... apenas uns barros e uns morros de vez em qdo. Vou busca-la em SP e vir p/ RJ. Por um acaso alguem me indica uma boa oficina em SP p/ eu fazer uma revisao antes da viagem? Nao quero ter surpresas, e espero q com essa, meu trauma de 4x4 acabe... rssss

abs a todos

mrcrema
21/09/2010, 08:15
Pessoal,

Minha ultima experiencia com 4x4 foi bem traumatica... mas, depois de muito pesquisar, ler e reler os topicos, nao teve jeito... comprei uma explo 98. Nao vou usar p/ trilhas pesadas... apenas uns barros e uns morros de vez em qdo. Vou busca-la em SP e vir p/ RJ. Por um acaso alguem me indica uma boa oficina em SP p/ eu fazer uma revisao antes da viagem? Nao quero ter surpresas, e espero q com essa, meu trauma de 4x4 acabe... rssss

abs a todos

Bom dia amigo

Conheço duas para fazer uma bela revisão no seu carro :

Oficina do Gonzo - (11) 5842-9800 - Gonzo - Estrada do Campo Limpo
4x4garage - (11) 77539594 - Edison - Paralela a Avenida do Cursino

Valew

equipeminas4x4
21/09/2010, 08:40
All,

Tenho uma Explorer 94 há quase 4 anos. Está com 130 mil kms. Praticamente nova :grin: ...

Foi comprada inicialmente como 2º carro, para passeios e para rebocar o Porcão. Gostei tanto que acabou virando o carro do dia a dia. É excelente :palmas: ...

Ela veio com pneus 31" que já estão no fim da vida. Como acho ela um pouco longa com os 31", vou trocar coroa e pinhão traseiros originais pela 9x41 (4,56) da Ranger, já que estou colocando pneus 33". Pelos meus cálculos, vai ficar levemente mais curta que a original com os pneus 225/70/15.

Para não deixar ela manca, vou trocar tbm coroa e pinhão dianteiros. Encontrei essa relação dianteira no site da Yukon:

http://www.yukongear.com/ProductDetails.aspx?ProdID=4524

A especificação do eixo é para Explorer 1990 - 2003 (front), mas na descrição da peça diz que é Model 35 IFS :pensativo: ...

Será que é esta mesmo que vai no eixo da Explorer 94, que usa eixo TTB?

[]'s
O Walnei,

só agora que vi sua pergunta. Seguem os links da coroa/pinhão diant. e tras. da Explorer 94 relação 4.88 q é a q estou usando.

http://www.ringpinion.com/ProductDetails.aspx?ProdID=5412
http://www.ringpinion.com/ProductDetails.aspx?ProdID=1949

[]'s

Walnei Boteon
21/09/2010, 18:12
O Walnei,

só agora que vi sua pergunta. Seguem os links da coroa/pinhão diant. e tras. da Explorer 94 relação 4.88 q é a q estou usando.

[]'s

E aí, Marcel. Blz? :concordo: ...

Era essa confirmação que eu precisava. O modelo e a aplicação são os mesmos. Só muda a relação, pois vou usar a 4,56.

Coroa e pinhão traseiros já estão na mão. Comprei as usadas na Ranger.

Obrigado pela informação e pela dica do site :concordo: ...

[]'s

Guilherme A. Araújo
23/09/2010, 19:47
O Walnei,

[]'s
Marcel, como ficou de final sua xplo? com esta relaçao nao ficou muito curta nao?
o consumo, aumentou ou nao?
Outra coisa, todas as xplo auto sai em segunda na posiçao 2 ou nao?
Acho q vou partir pra uma xplo, tava querendo uma 96/99, e colocaria a frente da ranger 2005/09 nela, trocando os para lamas, que vai ser oq falta, pois o resto tenho tudo aki, isto só rpa mudar um pouco...

to meio em duvida entre cheroka e explo, mas acho q vou partir pra explo.
Com a ranger, as trilhas q costumo fazer nao me dao problema de susp. nem de diferenciais...
Sao mais barro mesmo e um pouco de agua, regia do pantanal né...
Sendo assim, acho q a xplo mais moderna com ifs aguenta né, a ranger tá zerada ainda....
Mas a minha duvida é, nas TTB o eixo é exatamente igual o da F1000? claro, em tamanho e dif menor??
E as RL, as da AVM nao aguentam o tranco nao?? é só tirar e colocar, como as ranger 98-01? a minha já é direto, nao tem RL, é uma beleza...
Li o topico inteiro, e se quiser me dar o maximo de informaçoes rapidas que puder, pra mim vai ser otimo...

equipeminas4x4
23/09/2010, 22:52
cara, pro meu uso com pneu 35 eu achei q ficou espetacular. Acho q com essa relação ainda tem espaço pra uns 37, mas isso num sei se chego a fazzer.
A RL AVM é uma verdadeira merda.
O TTB é diferente da F1000. Só saiu essa suspa até 94. 95 pra cima é a mesma suspa da Ranger.
Qualquer câmbio auto se vc coloca na posição 2 ela trabalha em 1a e 2a marchas somente.

[]'s

Rafael_Reis
30/09/2010, 01:43
Na verdade a informação do Marcel sobre cambio automático está errada. :twisted:
Com a alavanca seletora na posição 2, a explo usa somente a segunda marcha, ou seja, arranca em segunda e dela não sai.

Com a alavanca seletora na posição 1, a explo usa somenta a primeira marcha e dela não sai.

Na posição D vai até a terceira arrancando em primeira passando pela segunda

Na posição OD é o mesmo da D, porem tem o overdrive ou a quarta marcha.

Marcel NSCAB! :odedo:

Guilherme A. Araújo
30/09/2010, 12:21
Na verdade a informação do Marcel sobre cambio automático está errada. :twisted:
Com a alavanca seletora na posição 2, a explo usa somente a segunda marcha, ou seja, arranca em segunda e dela não sai.

Com a alavanca seletora na posição 1, a explo usa somenta a primeira marcha e dela não sai.

Entao Rafael, todas as explo, ou só que algum cambio expecifico?

Rafael_Reis
30/09/2010, 12:29
Todas as v6 pelo menos.
O Marcel não faz a menor idéia do que está falando...:parede:

Orleans
30/09/2010, 13:21

As informações descritas acima estão erradas.

Seguem abaixo as informações corretas.

OVERDRIVE
Na posição (D), a transmissão fará as mudanças ascendentes 1-2-3-4 automaticamente. Quando o overdrive for cancelado apertando-se a tecla, a transmissão bloqueará eletronicamente o engate da quarta marcha. Sendo assim, a transmissão se manterá em 3ª e haverá freio motor na 1ª, 2ª e 3ª marchas.

2ª MANUAL
A posição 2 possibilita ocorrer as mudanças 1ª e 2ª e mantém a transmissão em 2ª marcha, impedindo a troca para marchas mais altas. Quando a posição 2 é selecionada com o veículo parado, a transmissão sairá em 2ª marcha. Isso possibilita tração superior em superfícies escorregadias. Haverá freio motor efetivo na posição 2 quando o interruptor de controle da transmissão (TCS) estiver ligado ou desligado.

Portanto, a informação do Marcel está correta.

Abraço,

Orleans

Rafael_Reis
30/09/2010, 13:57
Sugiro procurar o manual do cambio A4LD, pois sua informação, assim como a do Marcel, não procede. Você tem explorer? Se tiver teste...

Nem sequer existe botão de overdrive... é uma posição da alavanca seletora.

leovalle
30/09/2010, 15:08
Sugiro procurar o manual do cambio A4LD, pois sua informação, assim como a do Marcel, não procede. Você tem explorer? Se tiver teste...

Posta aí aquele texto que fala sobre isso.

Rafael_Reis
30/09/2010, 15:56
When the selector lever is in D position, the
transmission will make all automatic upshifts except
the 3-4.
When the selector is at 2 (Second), the transmission
can operate only in second gear.
With the transmission in third gear and road speed
over 72 km / h (45 mph) the transmission should shift
to second gear when the selector lever is moved from
D (Drive) or 2 (Second) to 1 (First). This check will
determine if the governor pressure and shift
control valves are functioning properly

Orleans
30/09/2010, 17:09

Eu não sei onde você encontrou alguma pergunta se referindo ao câmbio A4LD, câmbio automático controlado hidraulicamente.

O Guilherme comentou que estava querendo comprar uma Explorer 96/99, que utilizam o câmbio 4R55E, 5R55E ou 4R70W - V8.

E você ainda chegou a comentar...

Todas as v6 pelo menos.

Isso acontece muito, não prestam atenção quando estão lendo e acabam viajando na maionese.:parede:

Guilherme A. Araújo
30/09/2010, 17:22
Hehe, calma galera...
É só pra confirmar.
Tinha visto em algum lugar quie ao colocar em 2 na explo, o cambio só usa a 2marcha, enqto nos outros AT o normal é usar 1a e 2a.
A vantagem de arrancar em 2a, é que no caso de usar a 4x4low, fica mais facil controlar em algum obstaculo, pois a 1a pode ser mto reduzida..

equipeminas4x4
30/09/2010, 19:29
Eu não sei onde você encontrou alguma pergunta se referindo ao câmbio A4LD, câmbio automático controlado hidraulicamente.

O Guilherme comentou que estava querendo comprar uma Explorer 96/99, que utilizam o câmbio 4R55E, 5R55E ou 4R70W - V8.

E você ainda chegou a comentar...

Isso acontece muito, não prestam atenção quando estão lendo e acabam viajando na maionese.:parede:
Orleans,

Nem liga, esse tal de rafael acha q entende td de explorer.

Sua informação está correta.

Rafael_Reis
30/09/2010, 20:32
Todas as v6 ate 99 são assim. Sei o q estou dizendo, tenho explorer...
Apesar do marcel ter duas e mesmo assim nao saber como o cambio delas funciona.

A info foi dada, e com propridade.
Se duvidam, não acreditam é um puta problema de vcs.:odedo:

Guilherme A. Araújo
30/09/2010, 21:34
Todas as v6 ate 99 são assim. Sei o q estou dizendo, tenho explorer...
Apesar do marcel ter duas e mesmo assim nao saber como o cambio delas funciona.

A info foi dada, e com propridade.
Se duvidam, não acreditam é um puta problema de vcs.:odedo:
kkkkkk...
a se fo... mas se diverte, rsrs

Vinicius Hauagge
01/10/2010, 10:16
Estava sumido do fórum, por uma série de fatores, mas vira e mexe lia algumas mensagens...
Virei expert em caixa da explorer, pois a da minha foi aberta quatro ou cinco vezes em menos de um ano... a explorer até 1994 possui o cambio a4ld, que não possui eletronica embarcada (apenas dois selenoides - tem um modelo que possui apenas um), mas do resto, o acionamento da caixa é de forma hidráulica e através de vácuo (tem um negocinho que parece uma válvula de fogareiro que vc regula a pressão)...
Da 1995 pra frente, a caixa depende do módulo para funcionar... e é por isso, que as pessoas que conhecem o carro, dizem que a quadrada é melhor para trilhas...
A minha está parada, esperando chegar o corpo de válvulcas que comprei no ebay (por 85uss), quando aqui no brasil tiveram a coragem de pedir R$ 1.000,00!
Para voces terem ideia, uma caixa recondicionada nos eua sai por 600uss... deve-se pagar mais 150,00 pq nao tem troca e mais ou menos uns 600 uss de frete.. tudo isso chega aqui, com imposto, por aproximadamente R$ 3.700,00...
Em curitiba, achei uma caixa pra vender e pediram pra mim 4.500,00, a base de troca, sem garantia!
Então, daqui um tempo certamente importarei uma, de reserva (tenho outra explorer para 'tirar peças, que apenas não tem a caixa e o diferencial dianteiro)

equipeminas4x4
01/10/2010, 11:20
Estava sumido do fórum, por uma série de fatores, mas vira e mexe lia algumas mensagens...
Virei expert em caixa da explorer, pois a da minha foi aberta quatro ou cinco vezes em menos de um ano... a explorer até 1994 possui o cambio a4ld, que não possui eletronica embarcada (apenas dois selenoides - tem um modelo que possui apenas um), mas do resto, o acionamento da caixa é de forma hidráulica e através de vácuo (tem um negocinho que parece uma válvula de fogareiro que vc regula a pressão)...
Da 1995 pra frente, a caixa depende do módulo para funcionar... e é por isso, que as pessoas que conhecem o carro, dizem que a quadrada é melhor para trilhas...
A minha está parada, esperando chegar o corpo de válvulcas que comprei no ebay (por 85uss), quando aqui no brasil tiveram a coragem de pedir R$ 1.000,00!
Para voces terem ideia, uma caixa recondicionada nos eua sai por 600uss... deve-se pagar mais 150,00 pq nao tem troca e mais ou menos uns 600 uss de frete.. tudo isso chega aqui, com imposto, por aproximadamente R$ 3.700,00...
Em curitiba, achei uma caixa pra vender e pediram pra mim 4.500,00, a base de troca, sem garantia!
Então, daqui um tempo certamente importarei uma, de reserva (tenho outra explorer para 'tirar peças, que apenas não tem a caixa e o diferencial dianteiro)
Se mandar pro frete comum a hora que chegar na receita federal eles não liberam pois é produto recondicionado.

Perdi uma caixa desse jeito.

[]'s

Vinicius Hauagge
01/10/2010, 11:51
Putz Marcel, que sacanagem!
Mas será que é possivel importar? Pelo que me informei com o povo do skybox, eles mandam e dizem que a receita libera...
Pelo valor do frete, já cogitei inclusive ir pros eua e trazer uma caixa na bagagem... Mas dai não sei se é possivel despachar no mesmo voo, em razão de peso, dimensões, etc...

equipeminas4x4
01/10/2010, 12:26
Se não for NOVA corre risco de perder.

[]'s

equipeminas4x4
01/10/2010, 12:30
bom o tópico é sobre qual assunto mesmo????

vai logo uma overdose.

http://www.youtube.com/watch?v=2K5CM_kCBe8
http://www.youtube.com/watch?v=n4wwUST6wzk
http://www.youtube.com/watch?v=zsyBeng45wo
http://www.youtube.com/watch?v=iV4GJ3zQ3zY
http://www.youtube.com/watch?v=pFeI-mzfhdk
http://www.youtube.com/watch?v=iFhR8I7Hvpk
http://www.youtube.com/watch?v=wMm1KN6gOSY

[]'s

Guilherme A. Araújo
01/10/2010, 13:52
Caraca...
Como que quebrou o vidro traseiro?
Deve ser meio dificil pra comprar um desses!

equipeminas4x4
01/10/2010, 14:00
Caraca...
Como que quebrou o vidro traseiro?
Deve ser meio dificil pra comprar um desses!
3o video da lista. Pegou no barranco.

Vai ganhar uma placa de pet reciclado.

Vinicius Hauagge
01/10/2010, 17:39
Marcel... voce tem bloqueio na sua (tanto na dianteira como na traseira?)
Sabe alguma boa opção para comprar nos usa (boa relacão custo x beneficio).
Tava pensando em colocar um na frente da minha, pq na traseira ela deve ter o sistema lsd... Digo isso, pq é bem facil fazer patinar as duas rodas traseiras no liso...
Abraço,
Vinicius!

equipeminas4x4
01/10/2010, 17:42
Marcel... voce tem bloqueio na sua (tanto na dianteira como na traseira?)
Sabe alguma boa opção para comprar nos usa (boa relacão custo x beneficio).
Tava pensando em colocar um na frente da minha, pq na traseira ela deve ter o sistema lsd... Digo isso, pq é bem facil fazer patinar as duas rodas traseiras no liso...
Abraço,
Vinicius!
a minha to usando o Detroit na traseira. Dianteira ainda não tem nada.
Melhor opção custo/benefício é o lock right que o Rafael reis usa na dele.

[]'s

Vinicius Hauagge
01/10/2010, 21:09
Abusando da boa vontade, seria esse daqui?
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/FORD-EXPLORER-1991-1994-DANA-35-12-BOLT-LOCK-RIGHT-2310-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem4149612e62QQitemZ28040 3979874QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccesso ries
Outra coisa... voce saberia me dizer o que tem no diferencial traseiro da minha? Com certeza é original, mas que faz ela patinar as duas rodas traseiras ao mesmo tempo!
Quanto aos detroit, qual é a diferença existente entre esses dois modelos?
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/FORD-8-8-F150-BRONCO-DETROIT-LOCKER-31-SPLINE-187C-145A-/270607753960?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3f017aa2e8 e
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/FORD-8-8-31-SPLINE-REAR-DETROIT-TRUETRAC-POSI-913A561-/270567819920?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3eff194a90
Obrigado mais uma vez e parabéns pela explorer!
PS - quanto tá esse parachoque dianteiro?

leovalle
02/10/2010, 02:17

[]'s

juninho........

Navajaca 100% bloqueada :mrgreen:

Rafael_Reis
02/10/2010, 11:42

[]'s

Exato uso lockright nos dois diferenciais, são muito bons e baratos. MAS se pode investir um pouco mais instale um bloqueio selecionavel na dianteira. Qualquer bloquio selecionável para D35 serve na dianteira da explo com TTB.

O LSD na traseira serve para pouco ou nada, na hora do aperto mesmo não resolve. LSD não é bloqueio, e ponto final.

Se for optar por instalar um único bloqueio só faça no eixo traseiro. O lado ruim é que vai precisar encontrar uma caixa satélite aberta para instalar o bloqueio. A caixa satélite original com LSD não permite isso. O bacana é que os rangeiros gostam muito do LSD, então pode ser até que vc consiga trocar seu lsd por uma caixa satélite aberta.

Bloqueios é um dos melhores investimentos que pode fazer em um 4x4 de trilha, a diferença é absurda.

Guilherme A. Araújo
03/10/2010, 19:22
Eu já acho que bloquio tem que ser na dianteira, mas pra mim tem que ser selecionavel e nao full time!!
Sou louco por um na minha "Amante", mas por enqto o preço nao me chama, hehe

Rafael_Reis
03/10/2010, 20:08
Bloqueio na dianteira ajuda certamente, mas o bloqueio na traseira com certeza dará melhor desempenho.

Rafael_Reis
03/10/2010, 20:12
Mais alguns vídeos :odedo:

Neste primeiro é possível ver o problema do bloqueio dianteiro, as rodas-livres normalmente não aguentam.

http://www.youtube.com/watch?v=jefESOL-psU

http://www.youtube.com/watch?v=e-Uwjf4kpqo

Vinicius Hauagge
03/10/2010, 20:56
Rafale, parabéns pela explorer, ta sensacional!
Uma duvida... na minha também ja estourou a roda livre da avm.... vc pode explicar para mim o pq daquele reparo com arame? trava a ponta de eixo dianteira?
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
03/10/2010, 21:00
Eis dois vídeos...
http://www.youtube.com/watch?v=7xVckdKqIhM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Z6Jl1W5X5sQ

Vinicius Hauagge
03/10/2010, 21:06
Aproveitando as informacoes que o Rafael passou, tenho uma ranger 4x4 v6 4.0... ela nao tem lsd (ou nao funciona), entao daria para eu fazer uma troca das caixas satélites das duas? Sera que a relacao da ranger é igual da explorer?
Obrigado,
Vinicius!

Rafael_Reis
03/10/2010, 21:57
Rafale, parabéns pela explorer, ta sensacional!
Uma duvida... na minha também ja estourou a roda livre da avm.... vc pode explicar para mim o pq daquele reparo com arame? trava a ponta de eixo dianteira?
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!

Valeu obrigado!!!

O que aconteceu é que a chaveta q segura o semi deixou ele escorregar para dentro do dif, fazendo com que pegasse pouco da estria da roda-livre e decapando as estrias. O arame é para fazer o papel da chaveta.
Terminei a trilha usando o que sobrou das estrias no miolo da roda-livre. ALias, fiz as duas trilhas destes vídeos deste jeito.

Quanto as caixas satélites, vc obrigatoriamente vai ter que tirar a coroa fora para trocara e depois refazer a regulagem. Coroa e pinhão são pares únicos, mesmo que a relação fosse a mesma teria que trocar.

Vinicius Hauagge
04/10/2010, 15:48
Obrigado mais uma vez!
No segundo vídeo, as rodas dianteiras não funcionaram, pois ainda estava com a roda livre automática (original).
Depois com as rodas AVM o desempenhor melhorou bastante, porém uma literamente estourou na segunda trilha...
Abraço,
Vinicius!

equipeminas4x4
04/10/2010, 16:41
Obrigado mais uma vez!
No segundo vídeo, as rodas dianteiras não funcionaram, pois ainda estava com a roda livre automática (original).
Depois com as rodas AVM o desempenhor melhorou bastante, porém uma literamente estourou na segunda trilha...
Abraço,
Vinicius!
O material dessa RL da AVM é uma verdadeira merd@. Ou importa dos EUA ou pega a original automática q vc tirou e solda as peças internas pra ficar ligada direto.

[]'s

Vinicius Hauagge
04/10/2010, 17:34
Pois é MArcel... tava vendo o site da warn, mas eles falam que alem da roda livre, tem que comprar um adaptador ou algo parecido... vc sabe o que é?
Obrigado novamente,
Vinicius!

equipeminas4x4
04/10/2010, 19:57
pelo q sei a da Warn é idêntica da AVM, porém com material melhor. O Rafael achou umas HD lá nos EUA, mas não sei qual site.

[]'s

Luiz Munhoz
27/11/2010, 02:45
Pessoal,

estava a fim de comprar uma Toy SW4, mas depois de ler esse tópico fiquei na dúvida.
Eu tinha um CJ5 e fazia umas trilhas médias com ele. Os problemas principais dos CJs são: deslocamento difícil - carro sem conforto algum. Ele não é 2V, pq vai e na maioria das vezes não volta...
Acredito que a Explorer resolva esses dois problemas na minha vida... Estou certo? .:p
Queria saber se existe algum modelo ou ano mais indicados pra trilha. Minha intenção é só fazer trilha, passeios off road e de repente, usar no dia do rodízio.
A Explorer se sai melhor que a SW4 nas trrilhas? Em ambos os casos pensava na V6.
Conto com a ajuda de vcs.
Abraços

equipeminas4x4
29/11/2010, 12:33
Se dúvida a Explorer terá manutenção mais barata que a SW4 gasolina, principalmente com peças de motor.
Até 94 é mais indicada pra trilha.
Se for pensar que uma Explorer custa o mesmo que estão pedindo num Willys, não tem o que pensar. Compre e seja feliz, mas se ficar de viad@agem que vai amassar e coisa e tal, deixa pra lá.

[]'s

Luiz Munhoz
29/11/2010, 15:31
mas se ficar de viad@agem que vai amassar e coisa e tal, deixa pra lá.

[]'s

Ahhh, vc não me conhece...:stop:
Tenho o carro do dia-a-dia que não encaro como carro, mas como FERRAMENTA DE TRABALHO :twisted:, se ralar, sujar, bater a porta no carro do lado (Carrefour é uma merda), sem problemas.
Tenho o carro de passeio, esse sim tenho UM POUCO de cuidado. Esse eu lavo uma vez por mês, cuido com as portas, manobro mais na manha, etc...
Agora eu quero um JIPE, pra por no pau mesmo!!
Em todos os casos a mecânica tem que ser sempre 100%, mas não ligo pra sujeira nem amassados no caso do "CARRO-BRINQUEDO" :dance:
O que dizem é que a SW4 não quebra e que as peças são relativamente baratas. Já dos carros americanos eu tenho um pouco de receio, tomando a Cherokee como exemplo, onde as peças são uma fortuna e quebra muito.
Outra consideração importante é a facilidade de adaptações: suspensão, pneus, Lift, acessórios... A Explorer aceita bem essas modificações? Dá pra colocar pneus 33" sem mexer muito?

equipeminas4x4
29/11/2010, 15:37
Motor da Explorer é o mesmo da Ranger. QQ buteco vc acha peça.
Não quebra com facilidade, apesar de nossa insistência... rsrsrs
Pra colocar 33 basta um calço de mola dianteira e 1 par de jumelos maiores na susp. traseira. (pra explorer 94). Pra colocar os 35", além disso precisa de calços de carroceria de 3" também.
O ideal pra trilha é colocar bloqueio traseiro que ajuda e muito na trilha. A Eaton tá vendendo tanto o detroit locker como o e-locker no Brasil para o diferencial Ford 8.8.

[]'s

leovalle
29/11/2010, 19:57
Veja se te ajuda a decidir Luiz.

Trilha Amarelão no finde passado - Sabará/MG (grande BH)

Vinicius Hauagge
24/01/2011, 11:35
Li o tópico inteiro novamente e encontrei algumas informações sobre trocar a coroa e pinhao dianteiros... (nesse site:http://www.ringpinion.com/ProductDetails.aspx?ProdID=5412).
A peça tá com um preço bom, cerca de 250uss... Porém me assustei com o valor do frete... passa de 500 uss... procurei no ebay e nao achei nada... alguem tem alguma sugestào?