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Ver Versão Completa : Explorer na trilha



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equipeminas4x4
24/01/2011, 12:00
Li o tópico inteiro novamente e encontrei algumas informações sobre trocar a coroa e pinhao dianteiros... (nesse site:http://www.ringpinion.com/ProductDetails.aspx?ProdID=5412).
A peça tá com um preço bom, cerca de 250uss... Porém me assustei com o valor do frete... passa de 500 uss... procurei no ebay e nao achei nada... alguem tem alguma sugestào?
vinícius, tem que trocar do eixo traseiro tb né????

O ideal é arrumar um migão pra trazer pra vc, ou alguém de lá colocar no correio. O conjunto é bem pesado.

[]'s

Vinicius Hauagge
24/01/2011, 13:07
Sim Marcel, trocar os dois! Só que por questão de $, to pensando em comprar aos poucos... pelo que vi no site, o peso de cada conjunto é de aproximadamente 12 libras, ou mais ou menos 6 quilos...
Outra coisa... por duas vezes, a ré da minha explorer parou de funcionar... na última vez, troquei a cinta... segundo o mecânico, as cintas que ele encontrou são um pouco mais "abertas" que a peça que ela deve frear e por tais motivos acontece esse problema...
Alguém já passou por isso, pq fiquei sem ré novamente no sábado...
Outra coisa... vi que alguem mencionou que colocou dois radiadores de óleo adicionais para o fluido ATF.
To pensando em fazer algo parecido na minha, pq vira e mexe a temperatura da água sobe e é por causa do fluido (nao é por causa do motor)...
Que tipo de radiador vcs indicam para colocar? Tava pensando em por o do fusca ou de alguma moto... E ele pode ser colocado em posição acima do radiador ATF original? Será que a bomba dá conta do trabalho?
Obrigado novamente,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
25/01/2011, 05:15
Segue um vídeo da trilha de sábado... notem que a ré já demora para entrar...
http://www.youtube.com/watch?v=pETFrbTztc0

equipeminas4x4
25/01/2011, 08:01
Se ja levou 2x no meca e continua com problema, sugiro trocar de meca.

Vinicius Hauagge
25/01/2011, 09:42
Pois é Marcel, o problema é que eu moro em uma cidade pequena no interior do Paraná e ele é o único que mexe com essas caixas...
E o cara é bom mesmo, ele que descobriu o problema no corpo de válvulas e mais outras coisinhas que um mecanico de outra cidade indicado pela Hidramático Barão não resolveu...
O negócio é ter paciência...

Orleans
26/01/2011, 22:35
To pensando em fazer algo parecido na minha, pq vira e mexe a temperatura da água sobe e é por causa do fluido (nao é por causa do motor)...

Como chegou a essa conclusão?

A Barão é boa para comprar peças, indicação é sempre usando o critério do mecânico que compra mais com eles. Comigo já aconteceu isso.

Confirmando... a dica que te passei também vale para o câmbio A4LD, converse com seu mecânico.

Vinicius Hauagge
27/01/2011, 11:51
Orleans, acredito que seja apenas o fluído atf, pq o motor nao esquenta e nao dá sinais de superaquecimento... porém o radiador do atf fica super quente, esquentando o radiador de água...
Obrigado mais uma vez pelas dicas!
Atenciosamente,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
08/02/2011, 18:08
Pessoal, boa tarde! (ja coloquei essa mensagem em outro tópico, mas acho que fica melhor aqui)
Hoje o mecânico abriu a caixa e me ligou... fui lá na oficina e as duas cintas estavam extremamente degastadas... (após a montagem até o defeito, fiz apenas uma trilha e nao rodei 100 km com o carro).
Ele disse que ligou para uns conhecidos e falaram para ele que tem dois tipos de cintas... uma verde e uma amarela... todas as vezes a utilizada na minha caixa foi a verde (ruim) e agora ele vai procurar essa amarela (que é de qualidade superior).
Voces saberiam algo sobre isso?
Obrigado novamente,
Vinicius!

equipeminas4x4
08/02/2011, 18:51
Continuo na mesma dica q já lhe dei anteriormente.

[]'s

Vinicius Hauagge
15/03/2011, 09:44
Pessoal, seguinte...
Conforme mencionei anteriormente, quero bloquear e reduzir a explorer...
FAzendo uma pesquisa no ebay, vi que tem algumas marcas de relação, sendo que a youkon (ou algo assim, que tem como logotipo um urso) tem um preço bem superior às demais... Ela é muito melhor ou as outras tb servem?
Outra coisa... to com uma duvida ferrenha, li vários topicos sobre bloqueios e não consegui concluir qual é a melhor opção, levando-se em conta vários fatores, sobretudo dirigibilidade do veículo, custo e confiabilidade...
Qual seria o conjunto recomendado (tanto na dianteira como na traseira)
ARB, ELOCKER, POEWERTRAX LOCKRIGHT, LOCKER POSI CONVERSION, AUBERN POLI LOCKER, DETROIT LOCHER POSI CARRIER dentre outros?
Obrigado novamente,
Vinicius!

Guilherme A. Araújo
15/03/2011, 09:47
Pessoal, seguinte...
Conforme mencionei anteriormente, quero bloquear e reduzir a explorer...
FAzendo uma pesquisa no ebay, vi que tem algumas marcas de relação, sendo que a youkon (ou algo assim, que tem como logotipo um urso) tem um preço bem superior às demais... Ela é muito melhor ou as outras tb servem?
Outra coisa... to com uma duvida ferrenha, li vários topicos sobre bloqueios e não consegui concluir qual é a melhor opção, levando-se em conta vários fatores, sobretudo dirigibilidade do veículo, custo e confiabilidade...
Qual seria o conjunto recomendado (tanto na dianteira como na traseira)
ARB, ELOCKER, POEWERTRAX LOCKRIGHT, LOCKER POSI CONVERSION, AUBERN POLI LOCKER, DETROIT LOCHER POSI CARRIER dentre outros?
Obrigado novamente,
Vinicius!

Depois que a Eaton lançou a truetrac, nao pensaria 2 vezs na hora de colocar algum tipo de bloqueio!
Além do mais, ela deixa de ser um bloquio e torna-se um controle de traçao, o que praticamente anula o risco de quebras, e a força vai ser transmitida por igua nas rodas conforme a necessidade.

equipeminas4x4
15/03/2011, 11:04
true-trac nem de longe pode ser considerado um bloqueio para trilha. Ele funfa como os originai de fábrica LSD.

[]'s

Guilherme A. Araújo
15/03/2011, 11:07
true-trac nem de longe pode ser considerado um bloqueio para trilha. Ele funfa como os originai de fábrica LSD.

[]'s
Negativo, é pq vc aind anao viu ele em funcionamento numa trilha.
É melhor q o bloqueio pq ele nao tem risco de quebras, e ele funciona com um controle de traçao, tranmite força pra roda que precisa.
Acho que no google tem a visao implodida do funcionamento dele...
Além de que os LSD muitas vezes na funcionam, ou nao tem tanta força na roda que precisa de força.

equipeminas4x4
15/03/2011, 11:13
Guilherme,

O truetrack é melhor que nada, mas dizer que é melhor que um bloqueio 100% vc está sonhando.

[]'s

Guilherme A. Araújo
15/03/2011, 11:26
Guilherme,

O truetrack é melhor que nada, mas dizer que é melhor que um bloqueio 100% vc está sonhando.

[]'s
Tá doidio Marcel, nao é mesmo com 200% de certeza
Mas sao as novas tecnologias que estao disponiveis no mercado...
um 100% acho que tem que ser selecionavel, pra diminuir os ricos no caso da hora que nao precisa ser usado.
Mas pelo preço e pelo que proporciona, a truetrac é uma ótima opçao.

Vinicius Hauagge
15/03/2011, 11:46
Mandei hoje cedo um email para o responsável da eaton... Ele já respondeu, nos seguintes termos:
FernandoCPiton@eaton.com para mim
mostrar detalhes 11:29 (10 minutos atrás)

Bom dia Vinicius,
O bloqueio mais recomendado para voce 'e o Elocker, uma vez que o mesmo tem a flexibilidade de ser acionado ou nao de acordo com sua necessidade, atraves de um simples toque no botao q sera instalado em seu painel.
Qdo nao acionado o mesmo tem a funcao de um diferencial aberto, ou seja, nao interfere em nada em sua dirigibilidade em terrenos urbanos, qdo acionado tem 100% de bloqueio.
Para identificar se temos disponivel este bloqueio para sua configuracao, peco que informe tambem a relacao da coroa e pinhao (qtde dentes) que geralmente 'e estampado no diferencial e a qtde de estrias do semi-eixo. Seu mecanico com certeza tera essas informacoes.

Vinicius Hauagge
15/03/2011, 11:52
Para ser sincero, as duvidas persistem... e quanto a marca da coroa e pinhão, alguém tem uma opinião?
Segue o link que tem a visão do diferencial truetrac:
http://www.youtube.com/watch?v=lZmsY2YvVsc&feature=player_embedded#at=158

equipeminas4x4
15/03/2011, 11:53
to usando na minha o e-locker do diferencial dianteiro e o detroit locker no dif. traseiro. Na época que comprei o detroit nos EUA, a Eaton ainda não tinha trazido os bloqueios pra cá. Hj colocaria o e-locker sem medo de ser feliz.

[]'s

equipeminas4x4
15/03/2011, 11:56
Tá doidio Marcel, nao é mesmo com 200% de certeza
Mas sao as novas tecnologias que estao disponiveis no mercado...
um 100% acho que tem que ser selecionavel, pra diminuir os ricos no caso da hora que nao precisa ser usado.
Mas pelo preço e pelo que proporciona, a truetrac é uma ótima opçao.
Guilherme,

Precisamos definir bem o uso do carro pra não falar besteira. Se estamos falando de um carro que só vai pro sítio aos finais de semana, muitas viagens em estradas asfaltadas, aí sim, o truetrack vai muito bem. Mas se estamos falando de TRILHA, erosões, Galopeira, rockcrawling, barro com vontade, buraco do Camel, etc... truetrack, LSD e NADA é a mesma mérdi@ (mérdi@a).

[]'s

Guilherme A. Araújo
15/03/2011, 12:18
Guilherme,

Precisamos definir bem o uso do carro pra não falar besteira. Se estamos falando de um carro que só vai pro sítio aos finais de semana, muitas viagens em estradas asfaltadas, aí sim, o truetrack vai muito bem. Mas se estamos falando de TRILHA, erosões, Galopeira, rockcrawling, barro com vontade, buraco do Camel, etc... truetrack, LSD e NADA é a mesma mérdi@.

[]'s
kkkk
Tá certo!..

Agora, me diz uma coisa, vc que usa o carro pra essas coisa e tem o e-locker, nao há risco de danos nos componentes, muito barro, lama, agua e etc, arrebentar fio, alguma coisa assim?? Ou é beem vedado contra estes tipos de coisas?

JUNINHO_BITTENCOURT
15/03/2011, 12:36
De butuca, para ilustrar o que o Marcel falou:

0:16 á 0:55 - 100% 2 eixos

0:55 á 1:09 - Sem bloqueio

2:21 á 3:00 - Truetrac 2 eixos

http://www.youtube.com/watch?v=Saar7ugF3no&feature=player_embedded

Bloqueio que não bloqueia para mim não é bloqueio :mrgreen:

equipeminas4x4
15/03/2011, 13:13
kkkk
Tá certo!..

Agora, me diz uma coisa, vc que usa o carro pra essas coisa e tem o e-locker, nao há risco de danos nos componentes, muito barro, lama, agua e etc, arrebentar fio, alguma coisa assim?? Ou é beem vedado contra estes tipos de coisas?
risco zero. É feito um furo na carcaça do diferencial pra passar a fiação. Vem uma guarnição pra montar nesse furo. Depois de montado vc pode passa a fiação até presa ao tubo de respiro se preferir. Fica show.

[]'s

equipeminas4x4
15/03/2011, 13:18
De butuca, para ilustrar o que o Marcel falou:

0:16 á 0:55 - 100% 2 eixos

0:55 á 1:09 - Sem bloqueio

2:21 á 3:00 - Truetrac 2 eixos

http://www.youtube.com/watch?v=Saar7ugF3no&feature=player_embedded

Bloqueio que não bloqueia para mim não é bloqueio :mrgreen:
Pô Juninho,

O cara colocou um cindo 4 pontos no Willys pra servir de enfeite???? Manda esse corno usar o cinto.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen :

[]'s

equipeminas4x4
15/03/2011, 13:22
Retomando o assunto, a diferença é nítida e absurda a hora que se vê esse jipe amarelo do vídeo. Nem to comparando com o vermelho, que já seria demais, mas numa vala dessa onde o jipe faz o X na suspensão, com truetrack vc não sai, mas com qualquer bloqueio 100% não fica agarrado nem fu.

[]'s

Guilherme A. Araújo
15/03/2011, 13:49
Nao dá pra eu assitir o video pq a net q to usando aki é do cel, deu pau na adsl daki da loja....

Agora quanto ao e-locker Marcel, a unica coisa que é ruim aki até mesmo pra um ARB ou algo do tipo, é que aki no pantanal, existe uma areia tao fina junto da lama e do barro, e ela parece uma especie de grafite de tao fina, mas detona tudo, ela entra em qqr burakinho e arrebenta tudo, precisa de ver, é igual uma lixa...

Assim que a net voltar a funfar eu vou ver o video, nem imagino como seja, mas em trilhas pesadas um 100% nao tem nem o q dizer realmente, a truetrac servirá mesmo com um quebra galho em coisas mais leves...

Vai ser até bom eu ver este video, talvez desencate de truetrac e parta pro risco com a Elocker.

Vinicius Hauagge
15/03/2011, 13:58
Mais uma duvida... minha explorer tem o bloqueio original, acho que e o lsd...
Tem que trocar a caixa satelite ou algo assim?
Obrigado,
Vinicius!

equipeminas4x4
15/03/2011, 14:34
Mais uma duvida... minha explorer tem o bloqueio original, acho que e o lsd...
Tem que trocar a caixa satelite ou algo assim?
Obrigado,
Vinicius!
tanto o detroit locker como o e-locker substituem a caixa satélite original, que vc guardará caso queira voltar ao carro algum dia.

[]'s

Vinicius Hauagge
15/03/2011, 15:00
Valeu pelas dicas Marcel e respondi sua MP! Só vou aguardar para pagar umas contas...
Segue video do elocker
http://www.youtube.com/watch?v=85-8IozvwVg&feature=BF&list=PL09D56843A0EACEAF&index=4
Outra coisa... e a diferença de qualidade das coroas/pinhão?
Obrigado,
Vinicius

equipeminas4x4
15/03/2011, 16:08
Cara, eu comprei Yukon.

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
15/03/2011, 22:37
Pô Juninho,
O cara colocou um cindo 4 pontos no Willys pra servir de enfeite???? Manda esse corno usar o cinto.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen :
[]'s

O cabeça esses cintos são aqueles separados, da para usar como 2, 4 ou 5 pontas.
Nesse momento estava em 2 pontas atoxado.
4 pontas quando a coisa ta feia
e 5 pontas jamais, pois preservo meu saco e ainda não tenho filhos :concordo: :mrgreen:

Sem cinto nunca :concordo: Cada um faz sua parte:

http://3.bp.blogspot.com/__WbuyLBHlXg/S4aw3kDMSQI/AAAAAAAAAUM/Z-aqXCAjG0k/s400/Cars-and-Girls.jpg

equipeminas4x4
15/03/2011, 23:38
Caraio, esse modelo tem até air bag. SHOW

Renato Fraga
16/03/2011, 22:42
Posso dar minha opinião???

Bom, eu sou fã dos bloqueios tipo Torsen. O TrueTrack é um deles e esse tipo de diferencial não é nenhuma novidade.

O que eu vejo de vantagem desse diferencial em relação a qualquer outro LSD é que ele não age por atrito, por embreagem de fricção. Simplesmente age por um conjunto de engrenagens helicoidais que limitam a diferença de rotação entre os semi eixos. Com isso você pode abusar dele que não acontece nada. Já um TrackLock, comum nos originais Explorer, Cherokee, etc etc etc, se você forçar na cituação de ficar patinando com uma roda no ar, vai cozinhar os discos e danar todo o bloqueio. Por outro lado, precisa usar óleo com modificador de atrito o que afeta na durabilidade das engrenagens.

Mas voltando a falar do Torsen, ele funciona no máximo na proporção de 1:3 Ou seja, ele atua enquanto uma roda pode virar no mpinimo 3 vezes menos que a outra. Assim, se uma roda ficar no ar, a outra estará parada. 0X3=0 Assim, bloqueio sem ação.

Repare que enquanto o Jeepeinho amarelo está com as rodas em contato com o solo, vai bem, distribuindo bem a força entre as rodas. Entretanto quando uma roda sai do chão as coisas mudam.

Mas para isso tem um macete, basta dar uma seguradinha no freio enquanto acelera que o bloqueio volta a agir. Admito que funciona melhor nos veículos com câmbio automático devido ao fato do motorista poder controlar melhor o freio.

Portanto, o bloqueio é excelente, mas tem suas limitações e é necessário algumas adaptações para tirar proveito máximo.

Já os selecionáveis, indiscutivelmente são superiores, mas vamos lembrar que em cituações on-road, bloqueios 100% só prejudicam o desempenho do veículo enquanto os LSD acrescentam muitas vantagens, melhorando a estabilidade, tração e até mesmo a frenagem naqueles veículos equipados com ABS trazeiro de um sensor apenas.

Eu particularmente acho o trosen uma relação custo benefício excelente, principalmente para queles veículos que servem o motorista para todas as cituações.

Já para os bólidos de trilha, um 100% é mais indicado, mas nessas, até mesmo um SPOOL resolve!!!!!!!!!


Abraços

equipeminas4x4
16/03/2011, 23:10
Vai manobrar na trilha com um spool depois vc me conta.

[]'s

Renato Fraga
16/03/2011, 23:50
Não não, vou manobrar com True Track !!!!!!!!!

equipeminas4x4
16/03/2011, 23:57
Minha opinião sobre o truetrack e o lsd está algumas págs. Pra trás.

Renato Fraga
18/03/2011, 01:50
Meu sonho de cosumo é o diferencial Electrack. É um Torsen com a opção de travá-lo 100% por um simples botão.

Reune o que há de bom dos 2 mundos.

Guilherme A. Araújo
18/03/2011, 09:59
Meu sonho de cosumo é o diferencial Electrack. É um Torsen com a opção de travá-lo 100% por um simples botão.

Reune o que há de bom dos 2 mundos.
Esse deve ser o bicho.
Qto custa um desse?

Vinicius Hauagge
04/04/2011, 09:53
Como é de conhecimento de vocês, minha explorer tem um problema na caixa automática desde que comprei ela... o cambio já foi aberto umas seis vezes, por tres mecanicos diferentes e o problema ocorre quando o mesmo esquenta... frio funciona que é uma beleza, mas depois de algum tempo, trava... dessa última vez (sexta-feira) ele literalmente travou, nao entrava nenhuma marcha...
Conversando com um conhecido que é preparador de carros (ele monta dragsters), a minha caixa está "condenada" pois o óleo já ferveu umas três vezes... troquei cintas, corpo de válvulas (com os solenóides), retifiquei o conversor de torque e o problema persiste...
A caixa parou de ferver depois que comprei um radiador de óleo gigante, no ebay, por aproximadamente uss96,00...
Estou em um dilima agora... encontrei uma caixa mecanica para vender (caixa, embreagem completa e pedal) por um preço razoavel (R$ 1.500,00) ou tenho a opção de comprar uma caixa automatica nos usa (esse cara do dragster importa, o preço de uma lá, com conversos de torque e upgrades está na faixa de uS$800, ainda não sei por quanto chegará aqui no brasil)...
Meu questionamento é o seguinte...
1 - essa caixa da outra explorer (1994) é plug and play? segundo o vendedor basta tirar a automatica e por essa no lugar, que se acopla perfeitamente na reduzida, nao sendo necessário nem alteração nos cardans...
2 - será que nao haverá um "down-grade" (sei lá se existe esse termo) no carro? pq realmente a caixa automáica é muito boa...

Vinicius Hauagge
04/04/2011, 09:54
boa quando funciona....

leovalle
04/04/2011, 10:01
Como é de conhecimento de vocês, minha explorer tem um problema na caixa automática desde que comprei ela... o cambio já foi aberto umas seis vezes, por tres mecanicos diferentes e o problema ocorre quando o mesmo esquenta... frio funciona que é uma beleza, mas depois de algum tempo, trava... dessa última vez (sexta-feira) ele literalmente travou, nao entrava nenhuma marcha...
Conversando com um conhecido que é preparador de carros (ele monta dragsters), a minha caixa está "condenada" pois o óleo já ferveu umas três vezes... troquei cintas, corpo de válvulas (com os solenóides), retifiquei o conversor de torque e o problema persiste...
A caixa parou de ferver depois que comprei um radiador de óleo gigante, no ebay, por aproximadamente uss96,00...
Estou em um dilima agora... encontrei uma caixa mecanica para vender (caixa, embreagem completa e pedal) por um preço razoavel (R$ 1.500,00) ou tenho a opção de comprar uma caixa automatica nos usa (esse cara do dragster importa, o preço de uma lá, com conversos de torque e upgrades está na faixa de uS$800, ainda não sei por quanto chegará aqui no brasil)...
Meu questionamento é o seguinte...
1 - essa caixa da outra explorer (1994) é plug and play? segundo o vendedor basta tirar a automatica e por essa no lugar, que se acopla perfeitamente na reduzida, nao sendo necessário nem alteração nos cardans...
2 - será que nao haverá um "down-grade" (sei lá se existe esse termo) no carro? pq realmente a caixa automáica é muito boa...

Sim é p-a-p, inclusive já existe o buraco na lata pra colocar a alavanca.

Minha Navajo é mecânca e faço trilha com ela. A única coisa que vai ter que fazer é instalar um fio no pedal de embreagem substituindo o sinal de neutro do câmbio automático, para que a redução entre.

Aceito doação do seu CA pra fazer uma experiência.

Vinicius Hauagge
04/04/2011, 10:11
Postando mais uma informação... a explorer que seria doadora do cambio manual é 4x2 e não 4x4...
Leo, se eu colocar a mecânica, podemos conversar sobre a automática... mas por enquanto, to propenso em comprar uma automática nos eua... (dai ficaria com essa caixa problemática para tirar algumas peças)...
Abraço,
Vinicius.

leovalle
04/04/2011, 10:25
Postando mais uma informação... a explorer que seria doadora do cambio manual é 4x2 e não 4x4...
Leo, se eu colocar a mecânica, podemos conversar sobre a automática... mas por enquanto, to propenso em comprar uma automática nos eua... (dai ficaria com essa caixa problemática para tirar algumas peças)...
Abraço,
Vinicius.

Pra usar da 4x2, tem que trocar o eixo piloto, pq o 4x4 e mais longo e tem tb uma flange original pra acoplar a t-case.

Dá uma olhada no tópico da minha jaca, que transformei de 4x2 pra 4x4:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=758993&postcount=19

Vinicius Hauagge
04/04/2011, 10:49
Valeu Leo, seu tópico possui ótimas dicas!
Com base nele vi que a adaptação nao é tão facil quando o vendedor havia me falado... essa flange que faz a ligação da reduzida com o câmbio é fácil de encontrar?
Acho que to mais propenso em manter a configuraçao original (automática), isso só depende do custo da mesma!
Aqui no Brasil liguei para mais de 30 desmanches (em curitiba, londrina, rio grande do sul e são paulo) e nenhum tem a caixa a4ld para vender! Também não tem no mercado livre e fiz um anuncio aqui no fórum e ninguem se manifestou...
Ninguém sabe onde posso encontrar alguma por aqui?
Abraço e obrigado novamente!

leovalle
04/04/2011, 10:54
Valeu Leo, seu tópico possui ótimas dicas!
Com base nele vi que a adaptação nao é tão facil quando o vendedor havia me falado... essa flange que faz a ligação da reduzida com o câmbio é fácil de encontrar?
Acho que to mais propenso em manter a configuraçao original (automática), isso só depende do custo da mesma!
Aqui no Brasil liguei para mais de 30 desmanches (em curitiba, londrina, rio grande do sul e são paulo) e nenhum tem a caixa a4ld para vender! Também não tem no mercado livre e fiz um anuncio aqui no fórum e ninguem se manifestou...
Ninguém sabe onde posso encontrar alguma por aqui?
Abraço e obrigado novamente!

não é fácil de encontrar a flange e se encontrar não é barata. Além disso lembra que vai precisar trocar o eixo piloto.

O fera em preparação em câmbios é o Seba (Jsebastian). Esse sabe tudo e tem todos os canais pra vc fazer o upgrade no CA pra aguentar o tranco pesado. Pesquisa pelo nome dele aqui no fórum e entra em contato.

Vinicius Hauagge
04/04/2011, 11:02
Já havia falado com ele, foi muito atencioso e realmente sabe tudo desse câmbio.. mandei um email perguntando se ele sabe de algum para vender....
Ainda tenho uma terceira opção... tenho uma ranger 4.0 V6 4x4... até pensei em tirar o cambio dela e colocar na explorer... e depois, com mais tempo, procurar um câmbio para colocar nela... mas isso seria a ultima das ultimas opções...

Vinicius Hauagge
04/04/2011, 11:08
Procurando aqui no fórum, tem esse para vender...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/newreply.php?do=newreply&noquote=1&p=1408347
Ao que parece, tá com reduzida e tudo.... nesse caso a adaptação é bem mais simples, ne?

leovalle
04/04/2011, 11:24
Procurando aqui no fórum, tem esse para vender...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/newreply.php?do=newreply&noquote=1&p=1408347
Ao que parece, tá com reduzida e tudo.... nesse caso a adaptação é bem mais simples, ne?

Vai ter que fazer o esquema do fio na embreagem.

Talvez tehna que mexer no comprimento dos cardãn. Tem que medir pra ver se é necessário. Preço tá excelente.

juliano muller
04/04/2011, 13:13
Acredito que pra fazer essa adaptação, vc tera que tirar o virabrequim do motor da Explo e mandar balancear junto com o volante que sera colocado no motor pra usar embreagem, pois o virabreq. de motor com caixa automatica é diferente de virabreq. de cambio mecanico! Eu tava fazendo a mesma coisa que vc e acabei desistindo, pois o molho ia ficar mais caro que o peixe!

Se vc colocar o volante sem fazer esse serviço, vai vibrar até o certificado da tua Explorer!

Abç:concordo:

j.sebastian
04/04/2011, 15:17
Acredito que pra fazer essa adaptação, vc tera que tirar o virabrequim do motor da Explo e mandar balancear junto com o volante que sera colocado no motor pra usar embreagem, pois o virabreq. de motor com caixa automatica é diferente de virabreq. de cambio mecanico! Eu tava fazendo a mesma coisa que vc e acabei desistindo, pois o molho ia ficar mais caro que o peixe!

Se vc colocar o volante sem fazer esse serviço, vai vibrar até o certificado da tua Explorer!

Abç:concordo:

Os motores (e os viras) das explos manuais ou auto (V6) são os mesmos. Só tem que checar que alguns são 6 furos e outros 8 (vira e volante/flex)

No caso das autos, existe um adaptador que fica entre o vira e o flex. Ao colocar embreagem (eca!), tem que tirar o adaptador. Só isso... Alias, esse adaptador original é feito de um sinterizado metálico, fraco e costuma quebrar. Existem substitutos billet para vender, vale a pena trocar ao mexer no flex.

Já fiz o caminho inverso (CM->CA) numa explo. Tanto chassis quanto carroceria são preparadas para os dois câmbios. Tem os buracos para alavanca, pedais, reservatorio de embreagem, etc...

Alias, para transformar ela em CM, vc vai precisar conseguir tudo isso, além do próprio cambio (alavanca, pedais, acionadores hidraulicos, mangueiras...)

Se tem como trazer um CA reformado de fora, demorou! Melhor opção...

Transformar em CM vai ser um downgrade.

Seba

leovalle
04/04/2011, 15:22
Os motores (e os viras) das explos manuais ou auto (V6) são os mesmos. Só tem que checar que alguns são 6 furos e outros 8 (vira e volante/flex)

No caso das autos, existe um adaptador que fica entre o vira e o flex. Ao colocar embreagem (eca!), tem que tirar o adaptador. Só isso... Alias, esse adaptador original é feito de um sinterizado metálico, fraco e costuma quebrar. Existem substitutos billet para vender, vale a pena trocar ao mexer no flex.

Já fiz o caminho inverso (CM->CA) numa explo. Tanto chassis quanto carroceria são preparadas para os dois câmbios. Tem os buracos para alavanca, pedais, reservatorio de embreagem, etc...

Alias, para transformar ela em CM, vc vai precisar conseguir tudo isso, além do próprio cambio (alavanca, pedais, acionadores hidraulicos, mangueiras...)

Se tem como trazer um CA reformado de fora, demorou! Melhor opção...

Transformar em CM vai ser um downgrade.

Seba

Teórico.

:mrgreen:

Vinicius Hauagge
04/04/2011, 17:51
Então, falei agora com o meu conhecido.... Ele viaja várias vezes para os estados unidos, pois prepara e monta carros de arrancada... (dragsters!!!!)
Ele tem um cara lá nos eua que compra as coisas e despacha para o Brasil (tem importadora, tudo certinho)...
O cidadão já achou a caixa, agora só falta a cotação da mesma aqui.... ainda nao é certeza, mas há grande chance de chegar por volta de R$ 3.000,00 (frete e impostos inclusos, vindo de avião).
Assim que tiver novidades, aviso voces!
Outra coisa... falei com ele e também consegue trazer bloqueios, motores (tanto V6 como V8), etc... é tudo para competição (arrancada), mas ele tem interesse em entrar no mercado off road.. Vou cotar o preço de bloqueios e também de coroa/pinhão, dai passo para voces!
Abraço,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
04/04/2011, 17:58
Esses são os brinquedinhos que ele monta... e o que é pior, que pilota também!
http://www.youtube.com/watch?v=cSI3trfHq2E&feature=related

Vinicius Hauagge
16/05/2011, 09:54
Depois de muita paciência e também ajuda do povo do fórum (sobretudo o Sebastian) minha explorer finalmente ficou pronta...
Ao que parece, está perfeita... fiz algumas alterações recomendadas, adicionei mais um radiador de óleo para o fluido atf, travei a ventoinha (agora trabalha direto), retirei a válvula termostática e a explorer está perfeita...
Porém ela está trabalhando muito fria (na trilha, forçando bastante, marcador de temperatura sequer mexeu)... Acho que vou colocar novamente a válvula termostática, para o motor trabalhar na temperatura ideal...
Achei que ela está muito bêbada (fez a média de 3km litro) rodando no asfalto, com pneus 33 (recape vj910 com 16 libras)...
Todos os filtros são novos e a única alteração que fiz foi justamente essas para diminuiur a temperatura do motor... Será que isso fez ela ficar tão gastadeira (minha ranger com a mesma mecanica, pneus 33 yokohama faz quase seis)...
Abraço,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
19/09/2011, 09:56
Pessoal, seguinte...
Mais uma vez tive problema na caixa automática da minha explorer e por tais motivos, infelizmente desisti de manter tal configuração no veículo...
Vou tirar a caixa e motor da mesma, e depois de arrumar a caixa (com peças novas, evidentemente) vou vender o motor com todos os periféricos e também a caixa automática com a reduzida...
Alguém tem noção do valor dos mesmos?
Com o valor da venda, quero abater parte do investimento, pois irei colocar um motor diesel power stroke 2.8 (ou quem sabe 3.0, ainda to analisando os prós e contras) com caixa da ranger 4x4...
Pelo menos terei um carro bem economico e usarei o mesmo para trilhas, viagens e expedições (ir para o ushuaia daqui uns dois anos).
Abraço e fico no aguardo de respostas!
Vinicius!

hugocsl
19/09/2011, 13:48
Meu sonho é por um 2.8 na minha Explorer. Se um dia ela der pau no cambio automático pode ser que eu faça esse mesmo upgrade!
Acho dificil esse powertrain de Explorer sair por mais de 8 mil... De qualquer forma boa sorte no projeto!

Vinicius Hauagge
19/09/2011, 16:46
Hugo, era mais ou menos o que estava imaginando....
Porém me assustei com o preço que estao pedindo no motor 2.8 e na caixa.... passa de 15k o conjunto...
Aproveitando, alguem poderia me dizer se procede a informação de que os motores 2.8 (sejam mwm ou internacional) e as caixas (todas eaton) da ranger, s10 e frontier são os mesmos?
Obrigado novamente,
Vinicius

Vinicius Hauagge
19/09/2011, 17:59
Dei uma pesquisada no fórum e vi que os motores são diferentes!
Obrigado,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
19/09/2011, 23:38
Amigos, mais uma dúvida... a reduzida de explorer 1994 é a bw1354.... alguem sabe se ela é plug and play nos cambios eaton?

Vinicius Hauagge
29/09/2011, 17:36
Bem, comprei um motor e caixa da ranger 3.0 para por na minha explorer...
Vamos ver no que vai dar...

lcdalzoc
29/09/2011, 22:08
Opa Vinicius,
Parabéns pelo upgrade. Agora abre um tópico lá no Frota e vai detalhando todas as etapas pra nóis ficá babando...
Boa sorte na empreitada.

Abraço,
Leonardo

hugocsl
30/09/2011, 11:44
3.0 Ui :twisted:

Vai ficar D+

Agora abre um tópico lá pra gente acompanhar plz!

Abração e boa sorte com a empreitada!

Vinicius Hauagge
09/07/2012, 11:20
Bem, as rodas livres da AVM não aguentam o bloqueio dianteiro... na trilha de sábado, sem dar qualquer tranco, as duas foram pro saco...
Vendo no ebay, achei essas da WARN, com garantia ilimitada... Warn 29071 4WD Manual Locking Hubs 1990-1994 Ford Explorer | eBay (http://www.ebay.com/itm/Warn-29071-4WD-Manual-Locking-Hubs-1990-1994-Ford-Explorer-/380452190130?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item5894b7b7b2&vxp=mtr)
No anuncio menciona que é necessário comprar, além da roda livre, um kit para adaptação (Warn 32720 Spindle Nut Conversion Kit 1/2 & 3/4 ton 4WD 00 12748 32720 2 | eBay (http://www.ebay.com/itm/Warn-32720-Spindle-Nut-Conversion-Kit-1-2-3-4-ton-4WD-/360211306784?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item53de445920&vxp=mtr))
Como eu já tinha roda livre manual (da avm) precisa comprar esse kit?
Obrigado mais uma vez,
Vinicius.

equipeminas4x4
13/07/2012, 12:36
opa, assunto já escraricidu por MP.

[]'s

LBR
21/09/2016, 18:20
Ressuscitando o tópico.

Para os amigos que fizeram ou estão utilizando explorer 94 na trilha. Para usar pneu 33 na roda original é necessário usar espaçador de roda?

Vinicius Hauagge
22/09/2016, 10:46
Na minha foi necessário, pois pega na parte interna quando vira o volante...

LBR
22/09/2016, 19:17
Legal Vinicius, era oque precisava saber. Valeu meu amigo.

Righetti27
21/12/2016, 12:53
Quem tem experiencia, sabe me dizer o que uma Expo sem nenhuma modificação aguenta de trilha? Ou seria no maximo umas estradas de terra/barro?

mak (SP/ZN)
22/12/2016, 15:20
Quem tem experiencia, sabe me dizer o que uma Expo sem nenhuma modificação aguenta de trilha? Ou seria no maximo umas estradas de terra/barro?

explo é pesada... pelo menos uns Pneus bons vc deve colocar...

Righetti27
22/12/2016, 15:38
explo é pesada... pelo menos uns Pneus bons vc deve colocar...

Então, esse pneu bom pode ser aro 15, ou tem que ser maior? E sendo 15, o que ela aguentaria sem modificação?

mak (SP/ZN)
03/01/2017, 15:25
Então, esse pneu bom pode ser aro 15, ou tem que ser maior? E sendo 15, o que ela aguentaria sem modificação?

o que determina o tamanho do pneu não é o aro... vc consegue até 36" em aro 15... coloca um jogo de BF MUD 31" que a brincadeira ja começa a ficar interessante... acima disso tem que mexer em suspensão ou carroceria.

Outra coisa que ajuda PRACARALEO é bloqueio 100% no eixo traseiro e um guincho eletrico na frente.

LBR
09/04/2017, 17:53
opção de Snorkel para Explorer 94? Alguem fez ou tem ideias de como fazer?

mak (SP/ZN)
10/04/2017, 11:50
opção de Snorkel para Explorer 94? Alguem fez ou tem ideias de como fazer?

Snorkel Explorer até acima de 95 por R$990,00 (http://www.gpartsbr.com.br/p-9034393-Snorkel-Explorer-ate-acima-de-95)
Snorkel Explorer até 94 por R$990,00 (http://www.gpartsbr.com.br/p-9034392-Snorkel-Explorer-ate-94)

LBR
10/04/2017, 17:46
Mak,

Vc que tem 50 explorer. Veja se pode me ajudar. Meu contagiros não funciona. Já troquei 3 paineis. Até a bobina. Sabe onde é ligado o contagiros?

mak (SP/ZN)
11/04/2017, 15:40
Mak,

Vc que tem 50 explorer. Veja se pode me ajudar. Meu contagiros não funciona. Já troquei 3 paineis. Até a bobina. Sabe onde é ligado o contagiros?

qual o ano do carro?

nas 95 pra cima vem da centralina pino 48 com fio de cor marrom claro com listra amarelo.
nas 94 pra baixo vem do pino 4 e se conecta ao modulo de ignição no pino 2 com fio de cor marrom claro com listra amarelo.

JEFFERSON GRISI
11/04/2017, 16:57
boa tarde,

comprei uma Explorer 97 e comprei toda suspensão reforçada nos estados unidos, e agora quero deixa ela off rod alta com pneus grandes e aquela barra frontal, porem com mesma roda.



Sou de são paulo teria alguma indicação de lugar bom pra fazer essas adptações e alguma peças tambem quero colocar e nao encontro com grade frontal.

e saber os prol e contra dessa adaptação.

se poder me ajudar agradeço a todos

segue meus contatos:jefferson.grisi@icloud.com


agradeço a todos pela ajuda

LBR
11/04/2017, 18:42
Obrigado Mak, a minha é 94. Irei ver o sinal da ignição.

LBR
11/04/2017, 18:43
To vendo uma outra para comprar, 94 automatica, só que a ré e o overdrive não estão funcionando. Tem ideia do problema?

mak (SP/ZN)
12/04/2017, 11:45
To vendo uma outra para comprar, 94 automatica, só que a ré e o overdrive não estão funcionando. Tem ideia do problema?

foda, CA quando quebra, quebra o dono do carro...

tira o cambio fora e troca por um mecanico... fica em uns 7K o kit completo.

jrasche
24/08/2017, 16:02
essa adquiri faz alguns meses, muito bruta


boa tarde,

comprei uma Explorer 97 e comprei toda suspensão reforçada nos estados unidos, e agora quero deixa ela off rod alta com pneus grandes e aquela barra frontal, porem com mesma roda.



Sou de são paulo teria alguma indicação de lugar bom pra fazer essas adptações e alguma peças tambem quero colocar e nao encontro com grade frontal.

e saber os prol e contra dessa adaptação.

se poder me ajudar agradeço a todos

segue meus contatos:jefferson.grisi@icloud.com


agradeço a todos pela ajuda

mak (SP/ZN)
25/08/2017, 11:58
essa adquiri faz alguns meses, muito bruta

nada contra o que vc quer fazer... eu usaria uns pneus menos agressivos. seguem algumas fotos para sua inspiração.

97 ford explorer off road - Pesquisa Google (https://www.google.com.br/search?biw=1280&bih=904&tbm=isch&sa=1&q=97+ford+explorer+off+road&oq=ford+explorer+97+off&gs_l=psy-ab.3.0.0i8i30k1.15936.21778.0.23263.7.7.0.0.0.0.10 0.620.6j1.7.0....0...1.1.64.psy-ab..0.6.529...0j0i30k1j0i24k1.LC3zkZrA7bA)

vê o que melhor se encaixa no que vc quer e manda bala...

João Vitor Carvalho
29/03/2018, 14:39
Boa Tarde,

Tenho uma Explorer XLT 4.0, v6, 97, já modifiquei o carro todo pra trilhas, hoje ele praticamente só se desloca por estradas... meu carro ta com a seguinte configuração hoje:

- Diferenciais Dana 44
- Freios a Disco de Kombi
- Suspensão de Braços
- Kit Reforçado HD
- Direção de Opala
- Pneus 275 Colossus Max
- Rodas com BeadLook
E algumas outras alterações...kkk
Próximo passo agora vai colocar a mecânica Diesel.

557040557041557042557043557044557045

pirata666
11/07/2018, 11:50
galera a mola dianteira da f250 serve na explorer 94?

Edu Bech
12/06/2020, 22:26
to trabalhando agora no para-choque dianteiro com suporte pra colocar meu Ramsey 9.5E e com os pontos de ancoragem.

[]´s

Cara, que Explorer. Tenho uma aqui e estou lutando muito principalmente com os diferenciais. Qual é a relação que está nesse diferencial? Vi que essa postagem é muito antiga, não sei se ainda tem ela, mas se puder me ajudar com dicas eu ficaria muito grato. Vi um contato procurando muito e te enviei uma mensagem no zap. Obrigado
Eduardo 11987528467

Cláudio Ferro
27/09/2020, 22:23
574452

Renovando os Amantes das Explorer's
Algum passo a passo para levantar a carroceria da 94?