PDA

Ver Versão Completa : Radiador



fag.online
06/03/2009, 10:42
Alguém usa radiador na frente da gaiola?
Estou pensando em colocar o meu lá, só tenho a dúvida é se a bomba vai conseguir dar conta.
De-repente instalar uma segunda bomba que empurre a agua enquanto a original puxa, o que acham?
Abracos

Rudynho
08/03/2009, 15:20
Nao acho boa ideia nao, no primeiro buraco com barro que passar, vai entupir e nao vao refrigerar, igual acontece com jeeps

bajeiro do sul
07/05/2009, 10:37
Alguém usa radiador na frente da gaiola?
Estou pensando em colocar o meu lá, só tenho a dúvida é se a bomba vai conseguir dar conta.
De-repente instalar uma segunda bomba que empurre a agua enquanto a original puxa, o que acham?
Abracos
Coloca atras , em cima do motor e faz uma coifa para puxar o ar para o radiador e não coloque na frente, vai esquentar igual as Kombi diesel. Até as Kombi novas motor ap, aquecem um pouco, parece que demora muito a inda e vinda de agua, deixando o motor na mão

eduardo

marcelo cenora
07/05/2009, 13:06
tbm desisti de colocar o radiador na frente, mode que esquenta pra carai mesmo, põe um radiador de santana com 2 ventoinhas.

Fernando Assis
08/05/2009, 09:58
tbm desisti de colocar o radiador na frente, mode que esquenta pra carai mesmo, põe um radiador de santana com 2 ventoinhas.

Cenora, vai colocar o radiador de lado? Vai fazer algo para direcionar o fluxo de ar para ele? Algum corte na lataria?

Sobre usar o radiador na frente do motor parece mais complicado né, tipo tem que acabar entrando para o chiqueirinho, cortar latas, etc ou cabe sem tanta adaptação?

bajeiro do sul
08/05/2009, 10:12
Cenora, vai colocar o radiador de lado? Vai fazer algo para direcionar o fluxo de ar para ele? Algum corte na lataria?

Sobre usar o radiador na frente do motor parece mais complicado né, tipo tem que acabar entrando para o chiqueirinho, cortar latas, etc ou cabe sem tanta adaptação?
Amigos
Eu tenho radiador do santana com duas ventoinhas, instalado lateralmente ao motor. Tive de cortar latas e o radiador chegou ate o interior do chiqueirinho. ficou meio imprensado mas o resultado foi otimo, nao me preocupo com temperatura

abraços

eduardo

marcelo cenora
08/05/2009, 13:29
Cenora, vai colocar o radiador de lado? Vai fazer algo para direcionar o fluxo de ar para ele? Algum corte na lataria?

Sobre usar o radiador na frente do motor parece mais complicado né, tipo tem que acabar entrando para o chiqueirinho, cortar latas, etc ou cabe sem tanta adaptação?

só vou poder me preocupar com o radiador quando o motor estiver no lugar com todos periféricos, mas ele vai atrás do carro, nem que seja numa carretinha kkkk

bajeiro do sul
08/05/2009, 13:53
só vou poder me preocupar com o radiador quando o motor estiver no lugar com todos periféricos, mas ele vai atrás do carro, nem que seja numa carretinha kkkk
na carreta é boa, aproveita e leva junto um de caminhao scania, nao deve ter problemas

eduardo

vinijost
13/05/2009, 18:09
Estou colocando Ap em meu fusca (baja) de trilha, e me falaram para pegar o radiador do gol com ar condicionado, mais não me explicaram o porque, alguem sabe me dizer?

Ahh, o radiador do santana não é daqueles grandão não?

Abraços,

Vinícius

bajeiro do sul
14/05/2009, 09:46
Estou colocando Ap em meu fusca (baja) de trilha, e me falaram para pegar o radiador do gol com ar condicionado, mais não me explicaram o porque, alguem sabe me dizer?

Ahh, o radiador do santana não é daqueles grandão não?

Abraços,

Vinícius
Sim, o do santana é aquele bem grandes, no meu baja vai do para choque traseiro ate o banco do caroneiro no lado de dentro, é um monstro que compensa, coloco 2 ventoinhas, uma com o termostato e outra com chave no painel. o do gol com ar condicionado tb ébom pois possui uma carreira a mais de tubos pelo fato que é para ser usado com ar condicionado, onde o motor teoricamente esquenta mais

eduardo

Fernando Assis
14/05/2009, 18:23
Estou colocando Ap em meu fusca (baja) de trilha, e me falaram para pegar o radiador do gol com ar condicionado, mais não me explicaram o porque, alguem sabe me dizer?

Ahh, o radiador do santana não é daqueles grandão não?

Abraços,

Vinícius

A diferença é que o radiador do gol com AC é mais eficiente. tipo assim, olhando de frente, são o mesmo, mas o do gol com AC é mais espesso. O radiador do gol tem tubos paralelos que correm na vertical, o sem AC tem duas "camadas" de tubos, já o com AC tem três dessas "camadas".
Só pra explicar melhor, se vc cortar o radiador e olhar de cima, fica assim
Com ar:
o o o o o o o o o o o o o o o
o o o o o o o o o o o o o o o
o o o o o o o o o o o o o o o

Sem ar:
o o o o o o o o o o o o o o o
o o o o o o o o o o o o o o o

Aí, no modelo com ar, aumenta a eficiência por ter maior área de troca e um pouco mais de volume de líquido refrigerante.

vinijost
14/05/2009, 19:10
entao eh melhor o do gol com ar condicionado, ou tambem o do santana que eh maior certo?

eu acho que vou pegar o do santana que tem 2 ventoinhas e fazer que nem o bajeiro falou..

vou colocar uma ventoinha com termostato e uma ventoinha com um botao no painel.

Obrigado pelas explicacoes pessoal.

Ps. nao to conseguindo colocar os acentos.. ta dando erro ---> n~ao, 'e..

sei l'a porque, e o meu teclado ta configurado :pensativo:

marcelo cenora
15/05/2009, 21:38
medi com um radiador de gol sem ar e vi que tem que fazr uma modificação na tampa de baixo pois a saida da magueira inferior sai pro lado da roda (contando que o radiador fique na posição paralela ao motor). tome-lhe modificação. será que do santana é assim tbm?

Patoloko
17/05/2009, 11:02
...
vou colocar uma ventoinha com termostato e uma ventoinha com um botao no painel. ...


Eu uso o radiador do santana com 2 ventoinhas, mas eu liguei as duas juntas. Tenho um marcador de temperatura mecânico no painel e quando as duas ligam vira um furacão!! :D
O radiador já tem uma área de contato com o ar muito grande e só isso já faz com que demore muito pra esquentar e quando as duas são acionadas, gela rapidinho!

vinijost
18/05/2009, 12:31
Eu uso o radiador do santana com 2 ventoinhas, mas eu liguei as duas juntas. Tenho um marcador de temperatura mecânico no painel e quando as duas ligam vira um furacão!! :D
O radiador já tem uma área de contato com o ar muito grande e só isso já faz com que demore muito pra esquentar e quando as duas são acionadas, gela rapidinho!

Cara. poe mais umas fotos da sua gaiola, da parte do motor e tal.
To fazendo algumas modificações na minha, quero ver como você fez as adaptações.

Qua chassis estas usando?

Se usa o ap 1.8? injetado ou carburado?

Abraços,

Vinícius.

bajeiro do sul
18/05/2009, 15:20
medi com um radiador de gol sem ar e vi que tem que fazr uma modificação na tampa de baixo pois a saida da magueira inferior sai pro lado da roda (contando que o radiador fique na posição paralela ao motor). tome-lhe modificação. será que do santana é assim tbm?
Oi Marcelo

O meu radiador de santana tb ficou a contrario, dai deixei ele de ponta cabeça, as saidas de agua pro lado do motor, não sei se pode, mas a temp.ficou boa

eduardo

Ademar Locks
18/05/2009, 19:47
Turma, na minha gaiola to com radiador de gol do antigo, todo de cobre, adaptei uma ventoinha de 6pás com duas velocidades, a lenta liga em 80graus e a rapida em 100, ficou instalado atraz com a ventoinha colada ao alternador, na aparencia da impressão que restringe o fluxo de ar , mas na pratica isso nao aconteçe, refrigera muito bem, e olha que eu esmirilho mesmo, nunca esquentou, tenho relogio de temperatura e acionamento das duas velocidades no painel, fiz uma caixa de proteção pro radiador que fica perto das rodas, tb funciona bem, nunca levo pedrada
abraço aos amigos
da uma olhada aqui que tem fotos
http://picasaweb.google.com/ademarlocks/MinhaGaiola?feat=directlink

Patoloko
18/05/2009, 20:22
Cara. poe mais umas fotos da sua gaiola, da parte do motor e tal.
To fazendo algumas modificações na minha, quero ver como você fez as adaptações.

Qua chassis estas usando?

Se usa o ap 1.8? injetado ou carburado?

Abraços,

Vinícius.

Vinicius, uso AP 1.8 alcool com comando de válvula 049h e carburador tdlz (aquele igual ao 2E, só que com corpo do 1º estágio maior).
Minha gaiola é toda tubular, com suspensão da kombi atras, inclusive amortecedor e caixa de kombi. Dá uma olhada em www.gaiolas.4x2.net que tem toda a construção dela.
Qualquer dúvida que tiver, entre em contato

Aecio_
18/05/2009, 20:32
Eu tenho radiador original do passat, coloque ele de pé na lateral da gaiola um pouco pra frente do motor e do eixo da roda traseira... Ele não pega muita lama já andei o dia inteiro no mato sem ter qualquer problema com aquecimento, sem falar que a frequencia com que a ventoinha liga é bem baixa.... Recomendo o local...

daniel matte
14/07/2009, 22:08
e prque o de gol com ar condicionado e mis grosso refrigera melhor!!!! valeu......

rodrigo carvalho
27/07/2009, 20:20
ae turma do forum tenho um baja com motor de pala o radiado esta ensima do motor esta mas perto do vidro trazelho estava pensado em por ele na trazelha do motor cortava a lata trazelha do baja e por ele para puchar o ar de dendro do baja à meu radiador e do pala com ar condicionado ele e muito grande(ai tutma tira esta duvida valeu)

Franco Fileppo
28/07/2009, 12:12
pode copia o meu esquema que eu garanto
meu motor demora a esquentar
nao suja o radiador
tem que ficar um pouco mais alto que o motor
assim facilita o cirquito da agua
a agua quente é mais leve entao tem facilidade para subir
a fria pesada e conseque descer
desse modo a posiçao ajuda a bomba
monte assim e seja feliz

rodrigo carvalho
29/07/2009, 19:40
Franco Fileppo
Quero fazer tipo o seu mais o meu e baja e é tudo fechado e o ar q ele vai puxa é de dentro do carro sera q nao vai esquentaa?

.

Franco Fileppo
30/07/2009, 19:47
Ah é baja,entao nao sei acho que tem que bolar outra coisa,nao sei talvez dois ligados em serie,eu ia por dois mas nao esquentou muito entao so coloquei 1
se o baja é so pra trilha,eu faria asim:cortaria um resalto na capota e fazia um duto fechado para o ar passar por ele,atraz outro duto,jogando o ar pra fora do carro,nao ia suja quase nada.
agora se vc utiliza o banco trazeiro entao tera que se desfazer do chiqueirinho,assim com uma caixa a mais pode por 2 ou 3...

spyder
30/12/2009, 18:09
Não pensou em inverter o chiqueirinho e colocar o radiador de santana ali, na transversal? Será que não teria vantagens ?